A Misturinha Ivo Pitangui Funciona?

misturinha do pitangui

Nem sei quantos emails já recebi sobre essa misturinha milagrosa usada pelo famoso Ivo Pitangui que consiste de pomada hipoglós, bepantol, vitamina A e E. Essa mistura foi muito propagada pela net afora e garante ter efeitos anti-idade espetaculares. Em primeiro lugar, não há nenhuma evidência de que esta misturinha seja do Pitangui e muito provavelmente não foi criada pelo renomado cirurgião plástico, apesar da Gloria Maria parecer estar envolvida na história. Mas isso não importa, o que importa é se essa misturinha funciona ou não.

misturinha do pitangui como fazerUma das propostas do PB é analisar os ingredientes em cosméticos e verificar de forma científicas suas capacidades. Então vamos lá:

Ingredientes

  • Hipoglós – vitamina A, vitamina D, zinco, óleo de fígado de bacalhau e hidroxianisol butilado, lanolina anidra, talco, água purificada, vanilina, essência de lavanda, EDTA dissódico, óleo mineral, petrolato, polietileno, butilenoglicol, glydant plus (DMDM hidantoína e iodo-propinilbutilcarbamato.
  • Bepantol – água purificada, Panthenol 5% (Dexpanthenol) miristato isopropílico, álcool cetílico, álcool estearílico, Propileno Glicol, Lanolina, Cetil fosfato de potássio, butirolactona (Pantolactone), Phenoxyethanol..

Ambos os produtos acima, logo após as vitaminas e óleos contém preservantes, silicones e possíveis irritantes, como talco e óleo de lavanda. A pomada hipoglós e o bepantol certamente não são as melhores opções para a pele do rosto, pois possuem ingredientes que podem obstruir os poros, como a lanolina.

Porém, vários dos ingredientes são benéficos, como as vitaminas A, D e B5 (panthenol), zinco e óleo de fígado de bacalhau.

Sendo assim, algumas pessoas que possuem pele seca e que não sofrem com alergias, podem se dar bem com essa misturinha. Porém, acredito que o uso prolongado da misturinha do Pitangui pode causar excesso de sebo, cravos e espinhas. Quanto aos efeitos anti-idade ou anti-rugas, apenas a vitamina A pode realmente fazer alguma diferença e você se beneficiaria mais, usando a vitamina A mais concentrada, como a encontrada no óleo de Rosa Mosqueta.

Concluindo: a misturinha do Ivo Pitangui não funciona muito bem… Há opções melhores e baratas, como o óleo de Rosa Mosqueta, que são mais eficazes e não prejudicam a pele.

author avatar

Maquiadora e cabeleireira nas horas vagas, blogueira e professora de inglês. Adoro o estilo dos anos 60, músicas dos Beatles, Xbox 360, política de esquerda e filmes de terror.

  • Nanda Araujo

    Bom, eu sempre ouvi falar dessa mistura, mas só acreditei na tal historia quando vi a própria Gloria Maria falando em um video no youtube, ai sim, acreditei e resolvi testar, mas antes disso, tenho uma grande amiga que em um dia de consulta com seu dermatologista perguntou a ele e ele aprovou! Enfim, acredito que a Gloria Maria não ia criar essa historia, pois ela sabe que poderia até ter processo em cima dela, então resolvi testar, afinal, indicação de dois médicos, um renomado dentro e fora do país e o outro da minha amiga, muito respeitado na cidade, quem sou eu que não estudei medicina para dizer algo contra. E para a minha felicidade ameiiii… eu uso o hipogloss, o bepantol e a vitamina A(arovit) só isso, apenas esse trio!! E uso a noite, antes de dormir, amei o resultado, acordo com a pele mais lisinha, mais viva e continuarei usando até velhinha… sei de uma senhora que usa a anos, com 85 anos e tem pele de uma senhora de 60, isso presenciado por mim!!!! Tenho a pele muiiiiiito oleosa e acneica e não tenho o que reclamar, não aumentou as minhas espinhas, muito pelo contrario. Mas lógico que cada pele é um caso, pode ter alguma que não vai se adaptar…mas eu aprovei, minha mãe que tem pele oleosa também ama, diz até que diminuiu uma mancha no rosto. Enfim..esse é meu depoimento.. Bjs

  • Adriana Scotá

    Eu resolvi fazer a misturinha, pois passei anos fumando , sou muito branquinha e sardenta kkkk, conclusão cheia de ruginhas, achei que a mistura iria me ajudar e tals, pq minha pele e bem oleosa , e a unica coisa que a dermato receita é Ácido e mais ácido, encheu ne? só que ….. me ferrei apareceram umas espinhas que vem lá de dentro da alma sabe, enorme , dolorida, dificil de curar etc etc, conclusão parei, agora gostaria de saber de este oleo de Rosa Mosqueta que vc usa, é aquele da embalagem vermelhinha, antigo , gostaria de comprar para experimenta-lo , bjkas e adorei que eu não sou a unica problemática kkkkkkkk :))

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      é esse mesmo, veja a formulação, tem que ser rico em vitamina A. beijos

      2014-03-18 19:25 GMT-04:00 Disqus :

  • Milena

    quem tem acne pode usar a receitinha? e sera que elas diminuem ?

  • Kika

    Parabéns Ju, o PB sempre dedicado no bem estar de todos!

  • Paola Oliveira de Camargo

    Me lembrou da mistura que minha mãe usava quando eu era criança: creme nívea, hipoglós e vitamina e. Durante a gravidez, ela desenvolveu uma dermatite horrível, que abria fissuras na pele, especialmente se ela usasse qualquer espécie de maquiagem – por isso que eu cresci sem ver minha mãe se importar com maquiagem. Aí, alguém disse pra ela usar essa mistura, e a dermatite sumiu. Mas devia ser bem problemático uma pessoa com pele oleosa e acneica (minha mãe tem espinhas até hoje, e poros imensos) usar hipoglós no rosto…

  • Vanessa Cristina

    gostei!Vou já experimentar!!!

  • Claudia

    Estou desesperada! Talvez vcs possam me ajudar. Estou com manchas na pele que são escuras. Começou com um mancha pequena do lado da minha barriga. Era bem envelhecida a pele, ai comprei sabonete propolis e tirou aquele aspecto bem envelhecido e grosso. Mas a mancha continuou, e espalhou para o meu corpo todo. Nunca peguei sol no corpo porque tenho uma deficiencia entre os seios então não curto muito a praia, mas porque causa destas manchas esta parecendo que peguei sol no corpo, esta cobrinfo a minha pele toda, a minha sorte que sou morena, então não se percebe tanto. Mas tem umas partes que são bem mais escuras então da pra se notar. E esta mancha cada vez mais lentamente esta cobrindo meu corpo e me deixando mais morena, esta mancha deixou minha pele bem mais seca do que já era antes, a minha pele perdeu o brilho completamente, e tem um aspecto longe de envelhecido, e se eu deixar de usar cremes a pele fica um pouco grossa. já fui em varios dermatologista, sempre me passam cremes para pele seca mas nada resolve, eles falam que e um tipo de ressecamento. Tem pessoas que tem este problema só que é mais avançado, tem pessoas que onde é escura a mancha a pele racha dando casca. Não sei mais o que fazer o que usar, queria usar algo que acaba-se de vez com estas manchas. Quem sabe vcs possam me ajudar. obrigada

    • Anastacia Jack

      Pode ser hormonal ou alguma doenca de pele. Melhor procurar um dermatologista (daqueles que lidam menos com estettica e mais com doenca de pele) e checar.

      • Claudia

        OBRIGADA, UM ABRAÇO!

        Subject: Re: New comment posted on A Misturinha Ivo Pitangui Funciona?

  • ana

    use o derivamicro que é um remedio receitado pelos dermatologistas aplique só na região do nariz,se tiver outras areas com cravos aplique também nesses locais na hora de dormir e retire no dia seguinte. Use três vezes por semana e qndo possivel consulte um dermatologista porque oleosidade na pele é para sempre só diminui conforme a idade vai passando.

  • Clara

    Eu tenho cravinhos pretos na área do nariz, sempre tiro e sempre os danados voltam. o que vcs sugerem meninas?? Obrigada

    • Helena Amorim

      Esfolie apenas o nariz, todos os dias, com o sabonete facial e açúcar. Está resolvendo pra mim.

  • Beatriz Medeiros Noleto

    Eu passei só bepantol e hipoglós e gostei muito, mesmo tendo a pele oleosa e com espinhas. A minha pele estava ressecada por causa de ácido, mas ainda assim oleosa. Usei produtos ditos específicos para o rosto de pele oleosa e eles não funcionaram NADA. Deixaram um oleozinho sem que eu sentisse hidratação nenhuma. Apliquei a misturinha piorada mesmo e realmente hidratou, senti minha pele restaurada, mas usei como máscara, não como creme, eu lavo depois. O problema era assustar o pessoal de casa com a minha cara toda branca. Agora a minha dermatologista me passou um creme gel para resolver o ressecamento, e ele funciona sem me deixar parecendo um fantasma, mas não hidrata tão rápido e custa muuuuuito mais caro. De qualquer forma, valeu pelo post, vou procurar esse óleo de rosa mosqueta.

  • Vivian Diniz

    rosto com cravos e espinhas? ah não passo longe, já sofro com a pele oleosa, agora acho que vou testar a rosa mosqueta na testa

  • Pam

    Mais um mito derrubado pelo Pb!! Tenho uma dúvida, tem algum creme bbb que vcs indicam p uma pele mista?! Usava o baratinho creme de aveia Davene, mas lendo a composição vi q tem mtos tipos de parabenos, existe alguma opção mais barata e mais natural?

  • Vanessa Moreira

    Por isso eu gosto de vcs, mata a cobra e mostra o pau, kkkkkkk

  • Odi Reis

    Aprendi a receita de hipoglos + bepantol creme+creme nívea azul… Minha pele nao se deu nem na primeira passada…pele oleosa e creme nao dá certo…mas minha mãe amou! Ela tem a pele muito maltratada, melasma e etc… Muito enrugada mesmo, e ela gostou dos efeitos. Pra ela deu, nao sei até quando, mas uma pele diferente deve requerer cuidados.
    Bjssss meninas
    Odi

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Bia

      Pele oleosa e hidratação oleosa não dá certo mesmo…mas pele seca melhora o aspecto quando bem hidratada, e dá até um efeito visível de redução das linhas de expressão.

      Beijo Odi

  • Fernanda Loydi

    Não resisti a comentar….. Comecei a usar esta misturinha no rosto e colo no ano passado (a pele do meu rosto é mista) pq percebi que a pele estava manchando por conta do sol (moro em Cuiabá). Não era nada exagerado no rosto, mas a vermelhidão do colo e seu aspecto envelhecido me deixavam com a auto estima lá embaixo… Passava todos os dias à noite, e com relação às manchas melhorou muito. O colo praticamente voltou à cor normal (claro que o uso do protetor é regular, fator 50, e sempre evito decotes qdo me exponho ao sol) e as manchinhas do rosto desapareceram. Meu marido tbem estava com o rosto manchado e aliviou bastante. Mas com relação à oleosidade, espinhas e cravos…. aumentam mesmo. Fiquei decepcionada com isso, pq vi que depois de uns meses o rosto passou a ter uns pontinhos pretos que não estavam lá. Suspendi o creme no rosto, mas continuo usando no colo, mas com menos frequencia… Bjs!!

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Bia

      Olha, Fernanda…posso te afirmar: a disciplina no protetor fez com que as manchas parassem de se agravar, e como a pele vai escamando e elas eram superficiais, com o tempo saíram.

      Voto no maravilhoso protetor solar para esse efeito!

      Beijoo

  • Ester Moreira

    Ju, comprei um óleo de rosa mosqueta que achei que fosse puro, mas tem na composição: rosa canina fruit oil, BHT, paraffinum liquidum, essence, , isopropyl e myristrate. Será que posso passar isso no rosto?

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Bia

      Se sua pele for oleosa, vai dar xabu…tem óleo mineral, mega comedogênico!

      • Ester Moreira

        Ah, então ferrou. Porque além de oleosa já não tem mais espaço de tanta espinha!

  • Cilene

    Ju ,como disse em um dos comentários, eu já fiz essa misturinhas mas aff…
    Navegando e pirando nas dicas do PB, sobre glicerina e afins… estava lendo os comentários(eu sempre leio, pois ali tiro mtas dúvidas), e perguntaram a Lo sobre o anti rugas que ela usava, ela disse que não usava … , disse que usava glicerina pura a noite , em dias de período menstrual que costuma aparecer espinha ela passava pasta d’água nas regiões que apareciam as espinhas, passava bepantol qdo fazia peeling… só que a pele da Lo é seca , mas fiz esse teste na minha pele que é mista e estou gostando bastante!
    Tenho óleo de rosa mosqueta aqui… agora quero saber… entre usar a glicerina que hidrata bastante e o óleo de rosa mosqueta, qual é o melhor?Ou tanto faz …uma vez que me adaptei bem a glicerina?
    Obrigada , adoro o PB , bjsssssss

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Oleo de rosa mosqueta, nao curto glicerina na minha pele, que e oleosa. O rosa mosqueta e absorvido facilmente. beijos

  • Helena Amorim

    A receita oficial do Ivo é Hipoglós + Nivea da Latinha Azul ou Branca + Arovit.

    Mas o óleo que o hipoglós possui em sua composição é bom contra a acne, não? Lembro de ter pesquisado sobre isso. Eu tenho a pele acneica e usei hipoglós durante meses, enquanto dormia. Só parei de usar por causa do cheiro e da dificuldade que era tirar aquela “massa” branca do rosto.

    Ju, estava aqui pensando… será que não é uma boa usar a mistura de Cicatricure com óleo de rosa mosqueta? =)

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      pode ser sim, se puder me manda a composicao do cicatricure. Nao e facil encontrar a composicao certa em portugues, a do bepantol so achei em ingles e tive que traduzir… beijos

      • Helena Amorim

        Demorei, mas comprei o Cicatricure Gel (já que não achava a composição em lugar nenhum) e aqui está:

        Aqua, Propylene glycol, PEG, Glycerin, Allium cepa extract, Ostrea shell extract, Centella asiatica extract, Chamomilla recutita extract, Thymus vulgaris extract, Carbomer, Juglans regia leaf extract, Triethanolamine, Diazolidinyl urea, Aloe barbadensis extract, Allantoin, Sodium benzoate, Methylparaben, Propylparaben, Polysorbate 20, Citrus aurantium bergamia oil.

        Os extratos de plantas estão em itálico e o último ingrediente também. Acho que pra gente saber o que realmente faz alguma coisa na pele.

        Fui teimosa e estou usando só esse gel na pele, antes de dormir e uso no decorrer do dia apenas nas espinhas ou marcas e percebi que ele desinflama rapidamente e clareia também. Notei que a pele descama quando vou lavá-la e deve ser isso mesmo que tem que acontecer para o tratamento fazer efeito.

        Bem, Ju, dê seu “parecer” sobre esse produto! Beijos

        • http://www.produtosdebeleza.com/ Bia

          Florzinha, acompanhe com fotos esse processo. Sou muuuuuito curiosa pra saber se esse trem funciona. Vou dar uma analisada na fórmula com calma, mas é uma boa fórmula e MUITO simples para o preço que eles cobram…como sempre…

          2014/1/14 Disqus

          • Helena Amorim

            A luz está diferente nas fotos, mas garanto que o rosto tá bem melhor. Não tive 1 espinha há mais de 4 dias (isso é um sucesso hahaha), esse ponto inflamado perto do queixo foi um cravo que resolvi tirar e não deu certo :(
            O ruim do Cicatricure gel é que vem pouca quantidade para o preço… =/

          • Helena Amorim

            Pensei que a imagem tinha ido, aiaiai

            Vou mandar o link, então http://imageshack.com/a/img199/8059/isx2.jpg

          • http://www.produtosdebeleza.com/ Bia

            Gente! Esse trem é bom mesmo!

            Tá ficando ótimo, Helena!

            Eu achei mega caro e como nem tenho muita marca aparente (só umas cicatrizes hiperpigmentadas na mão, onde machuco MUITO) fiquei mão de vaca de comprar hahahahahahaha

            Mas pelo visto vale o investimento.

            Vou estudar essa fórmula pra ver se eu descubro que combinação é essa.
            Sempre morri de curiosidade pra ver esse treco em ação, obrigada, Helena!
            beijooo

          • Helena Amorim

            Ah, passe com o cotonete só nas cicatrizes! Eu faço assim no decorrer do dia. Só passo no rosto inteiro antes de dormir =)
            Assim economiza

        • Juri

          “Citrus aurantium bergamia oil” nada mais é que o Óleo de Bergamota, um tipo de Tangerina. Ele tem ação clareadora, mas tmb favorece a pele com sua carga de Vitamina C.
          :)

  • Celeste

    Acho que a mistura de Ivo Pitangui não tinha a vitamina E (em ampola) mas apenas a A o arovit,, que por sinal é muito difícil de encontrar nas farmácias.

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      use oleo de rosa mosqueta no lugar de arovit. beijos

  • Isadora_Rezende

    Só imagino que essa mistura seja muito melequenta, rsrs. :/

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      sim, com certeza! beijos

  • Miriam Guiraldelli

    Eu fiz essa mistura, mas no artigo que li, dizia que era para evitar estrias, tenha passado na barriga, quadril, culote. Será que faz mal????

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      pode ser sim, hidrata bem e ajuda sim a evitar estrias. beijos

  • Camila Natalia

    o PB sempre nos esclarecendo sobre as possíveis “misturas milagrosas” da internet…
    beijinho

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      hehehe – PB destruindo sonhos… beijos

  • Aline Canteiro

    segundo o que me consta a receita original é hipoglós, Nivea de latinha azul e Aerovit(vitamina A)…

    • Celeste

      Isso mesmo Aline, a receita era esta mesma, nivea da latinha azul e arovit

      • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

        nivea tudo bem, mas hipoglos no rosto nao rola! beijos

        • http://www.produtosdebeleza.com/ Bia

          Dependendo da pele, nem o nívea. Cheio de parafina!

          Eu tenho pele seca, de descascar. Pra mim é mara, mas pra quem tem a pele muito oleosa é melhor o nívea soft, latinha branca.

  • Lara M

    Só queria dizer … volta Lô! Saudade absurda dos seus posts!
    Bjo, Ju.

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      tambem!! to vendo q so eu nao basta… :( hehehe

  • Renata Piovani

    pelo que me consta (= até onde minha memória permite) a receita original não contém bepantol, data da década de 80 e naquela época era creditada sim ao Dr Ivo Pitanguy. me lembro da minha vó misturando as ampolinhas no creme nívea (uma latinha azul… nossa, que lembrança boa!). talvez ela tivesse preconceito em passar no rosto pomada pra bumbum de neném.

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      acho q esta certa, bepantol e coisa de agora. beijos

      • Renata Piovani

        apesar de ter a pele oleosa e acneica, costumo passar hipoglós no rosto de x em quando. com mais frequencia no inverno que no verão, claro. talvez por usar apenas esporadicamente não tenha tido problemas com cravinhos.

        agora, bepantol… uso todos os dias e simplesmente amo! claro q uso a versão líquida. após lavar e secar o rosto, coloco um pouquinho (o que não é fácil…) na palma da mão e molho meu rosto todo com o bepantol; só depois passo vit C, gel firmador, etc… nem sei se tem um resultado tão efetivo mas adoro a sensação.

        qto à misturinha, nunca fiz.

        JU, eu não comento mto então vou aproveitar a oportunidade para agradecer ao PB. obrigada Ju, Lô, Bia, Paola e todas as meninas que colaboram com o site por todo empenho, dedicação, cuidado, carinho… e tanta informação relevante! sou grata a vcs de todo coração.

        bjbj

        *

  • Nega

    Tenho a mesma dúvida da Gleici,pois meu rosto é muito oleoso,até a pasta d’água deixou meu rosto com os poros obstruídos parecia que eu tinha envelhecido 15 anos,pele oleosa realmente é um caos e essa misturinha do Pitangui para mim é um veneno pois é muito óleo!Bjus

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      o oleo de rosa mosqueta e absorvido rapido pela pele, eu tenho pele oleosa e uso sem problemas. beijos

      • Nega

        Oi Ju !Já tentei e não dá o meu rosto não aceita nenhum tipo de óleo!Sofro com essas malditas espinhas,qualquer produto que tenha um pouquinho de óleo se quer no outro dia tem uma enorme bola no meu rosto.E o que é mais engraçado é que é só no rosto e colo,no resto do corpo uso normalmente sem problemas nenhum!Bjus e Obrigado!

  • gleici

    sofro com cravos….ok entao, o oleo de rosa mosqueta funciona, mas usa-lo como? com o que? pode me dar uma dica bacana? obrigada…ah e quanto aos ainti-idades qual comprar? avon ou natura? aqui pra mim sao os mais acessivel

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      pode passar puro depois de lavar o rosto, antes do hidratante. use a noite antes de dormir. Funciona bem em peles oleosas. beijos

  • Rubia Carla Pereira

    Sabe que eu Te comprei tudo pra fazer essa mistura, mas desisti por que ninguém merece melecar a fronha toda e traumatizar o coitado do marido a tal mascara milagrosa, e além do mais minha pele é oleosa, entaum jah sabe do resultado’ espinhas cravos e muito mais!!!!
    Vc acha que o oleo de rosa mosquete funciona para linhas de expressão mesmo em pele oleosa?????

    Beijinhux e uma maravilhosa semana a todas as PBetes de plantão.

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      beijos querida!!! vc fez bem! :)

  • Cilene

    Eu já usei essa misturinha, …no começo foi uma beleza, depois … cravos e espinhas… aff…

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      e isso que acontece mesmo… beijos

  • Laura Bethânia

    Hipoglós?? já usei pensando q era bom pra espinhas, mas é grudento demais esse troço, provavelmente só me rendeu mais espinhas!

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      o zinco e bom para espinhas, mas e melhor usa-lo puro ou em uma pomada q contenha uma quantidade maior de zinco. beijos

  • Tânia Soares

    mais 1 lenda da internet q veio abaixo-kkkkk
    bjs jú!!!
    carpe diem

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      isso mesmo! beijos

  • Denise

    Hummmm por isso eu gosto do PB desvenda tudo! Obrigada bjs…

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      hehehe – somos implacaveis! beijos

      • Ana Carolina

        Oi, conheci o blog a pouco, eu tenho a pele muito muito oleosa, já usei bepantol, hipoglos e nada no dia seguinte era óleo puro, tenho cravos no nariz e espinhas, morro de dificuldade de encontrar algum produto que me ajude a reduzir a oleosidade e diminuir is cravos e espinhas, ja usei assepxia mas nao deu certo, ja tentei dois sabonetes de farmacia par diminuir a oleosidade, na hora é uma maravilha a pele fica sequinha mas no dia seguinte ta pior. me ajudem. grata ana