A Verdade sobre Cosméticos Testados em Animais

empresas que testam em animais 3

Eu já tentei escrever este artigo várias vezes e sempre acabo desistindo… Primeiro porque o tema é triste e eu não quero arruinar o dia de ninguém. Segundo pois é um assunto muito controvérsio e difícil de abordar. Eu adoro animais, não hesito em contribuir à organizações que os protegem e eu adotei meus dois gatinhos de um canil municipal. Eu sou contra comprar animais em lojas, sou contra manter pássaros em gaiolas em casa, sou contra usar peles exóticas, sou contra animais em circo e sou contra zoológicos, pois acredito que eles não passam de uma prisão para animais inocentes e indefesos.

 

No entanto, eu como carne, uso couro e uso cosméticos testados em animais, aliás TODO MUNDO usa! Há várias empresas que alegam ser cruelty-free, ou seja elas dizem não testar em animais – mas a verdade é que essas empresas “boazinhas” usam ingredientes que já foram extensamente testados em animais por outras empresas. Conclusão – TODAS as empresas de cosméticos testam em animais, direto ou indiretamente.

 

Veja alguns fatos sobre testes en animais:

 

  • Todos os produtos relacionados ao tratamento de pele (skincare), como cremes anti-rugas, sérums, produtos contra acne, etc… são testados em animais, de acordo com o FDA isso [e um requerimento. O teste mais comum é feito em coelhos albinos, que têm a pele muito mais sensível do que humanos. O teste geralmente consiste em observar a substância reagir na pele dos coelhos por 72 horas.
  • Outro teste comum testa ingredientes usados nos olhos para medir níveis de irritação, coelhos albinos são geralmente usados.
  • Alguns testes são feitos em porquinhos da índia e envolvem a injeção de substâncias sob a pele.
  • 90% dos animais usados em testes de cosméticos e remédios são ratos.
  • Cerca de 1 milhão e meio de animais testados nos EUA são maiores, como porquinhos da índia, gatos, cachorros, coelhos e macacos. A metade desses animais são sujeitos à testes que causam dor e desconforto.
  • A maioria dos animais são mortos após o primeiro teste.

Minha paixão por maquiagem e cosméticos, me levou a pesquisar profundamente sobre a indústria, tanto que a nossa engenheira química, a Lô, diz que eu sei mais sobre certos ingredientes do que muitos químicos por aí. Eu não clamo ser uma especialista, mas aqui vão as minhas opiniões (bem informadas, diga-se de passagem), sobre questões comuns relacionadas á testes em animais.

 

1) Você acredita que testes em animais deveriam ser banidos? 

 

Eu odeio a idéia de que animais tenham que sofrer com esses testes, mas para que haja inovação na indústria cosmética e de remédios, infelizmente os testes não serão completamente banidos no momento. Eu acredito que um dia testes em animais irão se tornar um ato bárbaro do passado, pois outros métodos mais efetivos e sofisticados irão ser desenvolvidos. Os testes em animais não precisam ser cruéis, ou usar tortura. Além do mais, novos ingredientes devem ser testados em seres humanos antes de serem aprovados, eu acredito que os animais usados em testes devam ser nós mesmos, assim os testes são mais eficazes e feitos sem abuso.

 

2) Você usa cosméticos que são testados em animais?

 

Sim eu uso, assim como TODO MUNDO que usa cosméticos e produtos de beleza em geral. Como disse antes, empresas que não testam em animais, usam ingredientes que já foram testados por outras empresas ou elas terceriarizam os testes, ou seja outras empresas fazem o trabalho sujo, no qual as empresas “éticas” se beneficiam. Por exemplo a MAC não quer ter os problemas de imagem associados com testes em animais, mas eles usam um laboratório independente para testar a matéria prima usada em seus cosméticos ou eles usam ingredientes já testados pela Loreal, que pelo menos assume testar em animais e acaba sendo mais honesta. No entanto, o sofrimento dos animais usados em testes deve ser aliviado, a indústria deve mudar para que animais testados não sejam abusados.

 

Desculpe se as informações apresentadas neste artigo foram de qualquer maneira ofensivas, eu acredito na defesa dos animais, mas é importante que nós sejamos honestas em relação as decisões que fazemos diariamente. Eu admiro as atitudes de veganos e vegetarianos, mas é preciso ter uma revolução cultural mundial e principalmente avanços tecnológicos para que animais possam realmente ser protegidos de maneira compreensiva.

 

Testes em animais podem e devem ser feitos de maneira mais humana, não é preciso que animais sejam torturados e forçados a viver em condições terríveis. Este é um mal necessário que deve ser feito de uma maneira menos barbárica. Assim como frangos não precisam ser criados em granjas ou gaiolas lotadas, ou vacas criadas em cubículos. Eu pago muito mais caro por produtos orgânicos e locais que são produzidos de maneira mais humana, onde animais são bem tratados e respeitados. Como consumidores, nós devemos exigir que os animais que nos beneficiam sejam tratados com dignidade, sejam eles usados como comida ou em testes cosméticos.

 

Abaixo há um vídeo sobre testes em animais pela indústria cosmética. Não é fácil de assistir, mas não é tão traumático e violento como muitos outros vídeos que se encontram pela internet.

author avatar

Maquiadora e cabeleireira nas horas vagas, blogueira e professora de inglês. Adoro o estilo dos anos 60, músicas dos Beatles, Xbox 360, política de esquerda e filmes de terror.

  • Juliana

    Falar que é necessário realizar testes em animais pra mim é muito antiético e imoral, porque não é… Estamos usando um produto para nosso bem usando para isso seres que não podem dar nem sua opinião sobre isso.. temos leis que proibem que os testes sejam realizados em humanos, porque nós podemos nos defender, mas eles não… Também somos acostumados que não precisamos realizar sacrificio pelo futuro da humanidade.. Acredito que o mais honesto, moral e humano seria realizar os testes em humanos com autorização dos mesmos por escrito, se fosse necessário teriamos que conviver com isso!!

  • Esther

    Pois e, vc nao sabe nada mesmo…. Da uma pesquisada, minha filha, um monte de marcas NAO testam em animais, e sao tao boas ou melhores que… E dizer que um video sobre teste animal nao e “tao traumatico ou violento” como outros videos, e brincadeira, nao e? Vc afinal e uma vaidozinha sem cabeca, que prefere ver seu rostinho lindo maquiado a qualquer preco? Entao…..

    Esther (Rio de Janeiro)

    • rose

      amo os animais , não uso maquiagem, mais infelizmente tem( seres humanos) que não sabem que e amor a si próprio quanto mais a um animal, tenho um lindo cachorrinho idoso que eu amo muito , apesar da idade ele e tido em casa como um bebe,,,,,,,,,,,,,,

  • Fatima_facanha

    dou minha vida pelo um cachorrinho ou qualquer animal   ser humano  e que e o verdadeiro animal 

  • Fatima_facanha

    para que fazer maudade com os animais se quando desencarna vai ficar feio ou feia e fedorento podre e ainda  vai pena muinto  na cidade do pé junto  quem copera com iso eu quero que vcs tenha um câncer metaso ou um pelo de um acidente e vão para escuridão e fiquem vagando

  • http://www.facebook.com/mmichelefreitas Michele Freitas

    Não Julianam você não pode afirmar que TODO MUNDO usa produtos testados em animais. Os phytocosméticos estão cada vez mais em alta… E outra, o que a gente prega é que as políticas mudem a partir de agora. quer dizer que você vai viver no passado e apoiar empresas que testam atualmente simplesmente porque as que deixaram de testar um dia já fizeram isso? Não faz sentido nenhum isso! Se um dia uma empresa testou e ela mudou isso… ótimo! Se um dia um tipo de substância foi testada isso é passado! Olhe pra frente! A gente tem que mudar as coisas com nossas atitudes e posturas, mas só podemos mudar o futuro… Não ache que você não pode fazer nada quanto a alguma coisa simplesmente porque pode fazer pouco… 

    • Caroline Vieira

      Comentário mais sensato de todos aqui. Se o produto já foi testado em animais, é só não testá-lo novamente (até porque… pra quê, né?) e deixar que ele seja aproveitado em empresas e produtos desvinculados de testes em animais. Simples assim, o que passou passou, neste caso, pois não há como desfazer os testes, ora.

      • Caroline Vieira

        ops, se a substância* já foi testada

    • Agni Teresa

      Michele, TODO MUNDO USA PRODUTOS TESTADOS EM ANIMAIS SIM. INFELIZMENTE. A tinta da roupa que vc está usando foi testada em animal, a luz da tela do seu e do meu computador foi testado no olho de um animal, TUDO. “Se o produto já foi testado, é só não testá-lo novamente”. LOL. A indústria de cosméticos fatura é com as novidades, e o que isso significa? Novo produto, novos testes. Essa história de cruelty free é uma balela, as empresas não testam mas pagam outras pra testarem. Não adianta comprarmos estas porcarias e nos julgarmos politicamente corretos, pensar que estamos contribuindo por um mundo sustentável, que estamos boicotando as empresas que testam em animais, que estamos contribuindo pela diminuição do aquecimento global!! No fundo queremos tirar o nosso da reta e dormir com a consciência tranquila, e estamos é nos LIXANDO pra questão animal. Ou não acreditaríamos nessas mentiras que nós mesmos contamos.

  • Michele

    Juliana, muito boa sua matéria,muito consciente. Eu passo resignada por esse assunto.

  • gege

    eu serei desonesta em mentirosa se eu dissese que não uso produtos, mais com ceretza vou diminuir os produtos como os cosméticos feitos da avon  

  • Flora_agni

    “Eu como a carne dos animais que eu adoro.”
    “Eu adotei meus dois gatinhos em um canil municipal, mas eu uso couro arrancado de corpos animais.”
    “sou contra animais em circo e sou contra zoológicos, pois acredito que
    eles não passam de uma prisão para animais inocentes e indefesos, mas uso cosméticos testados em animais, mesmo sabendo que, dentre mil outras coisas que li em minha pesquisa profuuuuuunda, A maioria dos animais são mortos após o primeiro teste.”
    Precisamos revisar nossos conceitos a cada dia. Somos boas pessoas, que queremos fazer algo de bom para o mundo, e etc… mas só conseguiremos isso quando deixarmos de ser “sepulcros caiados”, como muito bem dizia a minha avó. É pura matemática, não adianta um bom feito contra um mal feito, +1-1 é sempre igual a 0.
    É pra consciência pesar mesmo, galera!! Errar é humano, mas a hipocrisia é nojenta.

    • http://www.facebook.com/mmichelefreitas Michele Freitas

       Flora você disse tudo…
      Esse comportamento da Juliana é super comum e tem nome! é o que o professor Gary Francione chama de ‘esquizofrenia moral” em um dado momento você se sensibiliza com um animal e empatiza com a dor e o sofrimento dele, e em um momento seguinte você está patrocinando a morte e o massacre de outros animais, tão capazes de sofrer e com tanta vontade de viver quanto você mesma…

  • Tania Soares

    O Jú o que acha de fazer uma Resenha com maquiagens da Cleópatra???
    Afinal eram naturais, né???
    Eu Acho-kkk

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=1555426947 Paola Olliveira de Camargo

      O problema é saber a receita das maquiagens dela… :(

  • Lô Magalhães PB

    Eu acho que as empresas deveriam fazer que nem eu a Ju e a Bru: os animais testados somos nós mesmas kkkkkkk Olha… a gente testa tudo na gente, viu? Pergunta pra Ju se ela já nao ficou igual o Freddy Krueger num teste? Perguntem!! kkkkkkk

  • Lô Magalhães PB

    Ei Tânia, eu não contribui na matéria não! Só disse a verdade: a Ju sabe muito mais sobre química que muitos “químicos-formados e pós graduados” por aí. Já li cada burrice na internet…Afffff
    Maaaasss- porém-contudo-todavia ( como diria minha avó) há soluções sendo desenvolvidas. Há uma união de empresas fornecedoras de matéria- prima para indústrias cosméticas e outras afins que estão se especializando em fornecer tais materiais sem testes em animais e sem agressões ambientais. O vínculo com esses forncedores com certificação será o diferencial e passará aos consumidores a decisão real de optar ou não por esse tipo de cosmético. Sei que a Natura está na frente nesta corrida por fornecedores destas mateias -primas. O mais interessante é que isto só esta´acontecendo NO BRASIL. O Brasil que todo mundo adora criticar.

  • Vivi

    eeeé, mais ou menos… ninguém quer ver os animais sendo maltratados, mas todo mundo quer os benefícios. e sobre teste de cosméticos, tudo bem, ninguém precisa de cosméticos. mas quando se trata de remédios, o que eles devem fazer, testar desde o início em humanos? duvido que a fda e a vigilância permitiriam… e nós já sabemos o que aconteceria se isso fosse norma. se não me engano, aquele filme “o jardineiro fiel”  fala disso. e quando se trata de comida, aí não tem jeito mesmo. acho legal quem topa pagar mais caro pelos orgânicos, mas vivemos num mundo de 7 bilhões de pessoas, não dá pra criar bicho solto pra esse tanto de gente.

    • Tauh

      É soltos nao da pra criar, mais bem que os animais poderiam ser pelo menos um pouco melhor tratados, nao é? Alem do mais, coisas como sopa de nadadeiras, por ex.(são feitas com nadadeiras de tubarão, eles cortam as nadadeiras com o animal ainda vivo e depois jogam ele de volta no mar), poderiam muito bem ser evitadas, se ninguem comprasse mais, ninguem venderia. Tem muita coisa que poderia ser proibida e/ou evitada.

      • http://www.facebook.com/profile.php?id=1555426947 Paola Olliveira de Camargo

        Sopa de nadadeiras de tubarão? Que grotesco!
        Sorte que eu nunca tinha nem ouvido falar disso!

        Pra mim, sopa não pode ter carne de qualquer espécie. Eu detestava sopa. Até que um dia, acho que já na faculdade, minha mãe resolveu fazer uma sopa de vegetais liquidificados, sem nenhum bicho morto dentro, e eu descobri que eu amo sopas, eu apenas não gosto de carnes!

        • Tauh

          Infelizmente é verdade a tal sopa existe mesmo!

          Eu tambem amo uma sopinha! Principalmente em dias frios…mas na sopa a carne é totalmente dispensavel.

          • http://www.facebook.com/profile.php?id=1555426947 Paola Olliveira de Camargo

            Diz isso pra minha vó, diz… Ela diz que precisa pôr carne na sopa, pra dar aquele gostinho. Mas ela também coloca arroz… Aff, pra mim, sopa de arroz com carne ou galinha é igual a comida de hospital :(
            Eu detesto a sopa da minha avó! D:

          • Tauh

            Nossa sopa com arroz realmente é comida de hospital!!Lembra doença…kkkkkk
            Pra carne nao fazer falta a sopa tem que ser bem encrementada..eu amo colocar abobora e gosto de substituir o arroz por macarrao, fica bem mais gostoso!huuumm deu ate vontade-kkkkk

          • http://www.facebook.com/profile.php?id=1555426947 Paola Olliveira de Camargo

            Eu fiz uma sopa hoje com abobrinha, cebola, gengibre, pimentão amarelo, tomate, brócolis, pimenta, ovo, queijo, coentro, manjericão… E macarrão cabelo de anjo quebrado, é claro. Eu sempre uso cabelo de anjo nas minhas sopas!

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=1555426947 Paola Olliveira de Camargo

    Agora que eu fui assistir o vídeo… Gostei de uma coisa que o narrador disse: se é possível realizar os testes com pele humana sintética, então porque voltar aos testes com animais?
    Sinceramente, certos estudos sequer deveriam ser feitos…

    • Tauh

      So que com pele sintetica deve ser bem mais caro, e o principal objetivo é lucrar, quanto mais lucro melhor! Já que a maioria das pessoas nao se importam com os animais… 

      • http://www.facebook.com/profile.php?id=1555426947 Paola Olliveira de Camargo

        Isso é óbvio… Mas também é mais preciso, já que os produtos serão usados por humanos, não é mesmo?

        O que mais me espantou no vídeo foram os testes de rações para gatos e cachorros. Não faz sentido maltratar um gatinho pra testar comida para outros gatinhos. Eles não podiam ser menos cruéis, não? Aquilo me pareceu altamente desnecessário!

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=1555426947 Paola Olliveira de Camargo

    Só que existe uma grande diferença entre usar um ingrediente cuja segurança já foi comprovada anteriormente, sem realizar novos testes, e continuar realizando testes em produtos já testados, como faz a L’Oréal, não achas?

    No mais, boa matéria!

    • Anônimo

      Nao defendo nem gosto da Loreal, mas pelo menos nao tentam passar por uma empresa cruelty free, como faz a MAC. A MAC e otima, mas nao e cruelty free.

      • http://www.facebook.com/profile.php?id=1555426947 Paola Olliveira de Camargo

        Eles trazem o selo “Cruelty Free”? Espero que não, ou nunca mais confiarei no PETA!

        • Anônimo

          Nao sei por certo, mas eles falam q nao testam em animais, porem eles pagam laboratorios q o fazem…

          • http://www.facebook.com/profile.php?id=1555426947 Paola Olliveira de Camargo

            Acabei de olhar a lista de companhias que não testam, no site do PETA, e… A MAC Cosmetics está na lista. :(
            A L’Occitane também. Aí, fiquei me perguntando: será que a L’Occitane também paga laboratórios para os testes?

            Ao menos, não vi o selo Cruelty Free no site da MAC.

          • http://twitter.com/barbaraKq Bárbara K Quaresma

            pelo que eu sei essas empresas comprovam através de documentos oficiais que não usam substâncias testadas em animais, eu li em um site de defesa de animais, nao lembro qual..

  • Tania Soares

    Infelizmente é a realidade, mas pior que comprar de empresas que afirmam testes em animais, são as que dizem que não testam e “camuflam” esta prática!!!, prefiro as que falam na cara se fazem ou não os testes, mas para que quer radicalizar de vez, basta pesquisar sobre maquiagem natural,
     Afinal como Cleópatra ficava toda maquiada, se naquele tempo não existiam tais componentes que existem HJ???

    Lugar de animal é em seu Habitat!!!

    Mas não condeno para fins terapeuticos, desde que se tenha respeito por que esta arriscando a vida em nosso lugar.
     Bjs Jú Amei sua matéria e Lô por ter contribuido por ela.

    Carpe Diem

  • Sandra

    É ISSO AI MENINA CONCIENTIZAÇÃO É TUDO. PARABÉNS PELO POST ADOREI.

  • Tauh

    Eu fico muito triste de saber que de uma forma ou outra eu contribuo com isso. Não assisti o video por que sinceramente nao tenho coragem, assim como nao tenho coragem de ver ou ouvir coisas sobre maltrato a animais. Eu acho que nao é necessario um animal sofrer o tempo que está vivo so por que vai morrer depois. A humanidade é realmente muito desumana! tambem sou defensora dos animais e totalmente a favor de adoçoes, todos os gatos e cachorros que já tive foram adotados, nunca comprei um animal. Infelizmente é cultura da cidade onde moro assim como em muitos lugares, maltratar os animais…mas se Deus quiser um dia isso vai ser coisa do passado!!! 

  • Anônimo

    Sou amante e defensora dos animais,mais como você bem ressaltou todos nós direta ou indiretamente usamos produtos que foram testados em animais e não apenas cosméticos as pessoas muitas vezes se esquecem que muitos dos remedios que hoje salvam muitas vidas também tiveram seu começo em laboratórios que testam em animais,acredito que num futuro isso será visto como bárbaro , cruel e primitivo,mais por enquanto essa pratica  é usada e por nos usufruída !

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=1555426947 Paola Olliveira de Camargo

      As pessoas também utilizam medicamentos testados em pessoas que não sabiam ser cobaias de testes…

      • Anônimo

        É verdade,até cirurgias investigatórias ,autopsias e muitas outras coisas foram feitas pelo homem sem o consentimento/conhecimento das cobaias  ! 

  • Adriana

    Não adianta, não acho certo testar em animais… Os testes devem ser feitos em humanos voluntários, coisa que os animais não podem fazer, não há escolha, eles simplesmente são obrigados.
    Não como carne, não uso ou compro nada de couro e quanto a cosméticos anti-sinais há outras formas de se prevenir, com drenagens, esfoliantes e outros tratamentos em clínicas estéticas. 
    Já passei por momentos bem engraçados por ser assim,rs Fui comprar uma bota que amei quando a vi, e a vendedora toda animada, é de couro legítimo! E eu: A é? Ixi, não vou levar então, rsrs Assim qdo fomos comprar nosso carro… A mesma coisa, o vendedor todo feliz, esse carro nós damos o banco de couro grátis! E não fechei negócio justamente pq só tinha essa opção… rsrsrs
    É ser defensora dos animais dá trabalho… rs

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=1555426947 Paola Olliveira de Camargo

      Nunca entendi a moral do banco de couro. No calor, deve ser uma coisa horrorosa, né não? A pele grudando no banco, e tudo… Affe!

      • Tauh

        No calor é horrivel mesmo, as pessoas colocam so pra mostrar pros outros que tem!

        • Tania Soares

          Isso é o chamado status social, q particularmente eu abomino, no calor q faz no Brasil seria melhor fazerem acentos com tecidos naturais, pois são térmicos, acho uma burrice sem fim isso, viu??? 

          • http://www.facebook.com/profile.php?id=1555426947 Paola Olliveira de Camargo

            Bota burrice, isso… Ok, aqui faz muito frio no inverno, e tal… Mas ontem, em plena primavera, eu estava derretendo quase toda, e o carro era um forno toda vez que eu entrava. Imagina se eu estivesse com uma roupa aberta nas costas (amooo) e os bancos fossem de couro? Eu grudava e não desgrudava mais!

  • Alessandra Caldeira

    Cramba, Ju, muito bom o seu artigo, o vídeo não consigo ver daqui do trabalho pq é bloqueado, mas vou assistir em casa.

    É um assunto bem triste, mas sempre quis saber um pouco mais sobre isso.

    Bjocas, gatona!