A Verdade Sobre Shampoos Anti- Resíduo

shampoo anti residuo

Outro dia recebi mais uma pergunta de uma leitora sobre o que fazer para restaurar cabelos danificados, quebradiços e elásticos (eu recebo umas 10 dessas por dia… kkkk), mas essa foi diferente. Ela relatou que seus cabelos eram tingidos, quimicamente tratados e que ela usava shampoo anti-resíduo no dia a dia, pois ela achava que o condicionador era assim melhor absorvido pelos cabelos.

Ai, ai… eu não sei de onde essas idéias vêm e talvez isso seja uma concepção até comum. Mas vocês vão me desculpar, isso é a maior asneira do mundo!

Não é culpa da leitora, existe muita informação errônea pelos blogs e que sai das bocas de profissionais de cabelo, vizinhas, amigas, tias, enfim… todo mundo parece ter uma dica, um método milagroso quando o assunto é cabelos. Mas uma coisa que a gente insiste aqui no PB é em informar nossos leitores.

Se você conhece o site, deve ter visto que todas nós somos defensoras dos shampoos orgânicos, sem sulfatos e até mesmo do método No Poo (lavar os cabelos sem shampoo), portanto a idéia de shampoo anti resíduo para o dia a dia me faz querer arrancar os cabelos! Não faça isso, NUNCA!!

Fios de cabelo são compostos por células mortas, portanto são imensamente sensíveis. Imagine a pele de uma múmia, ela facilmente se desfarela e deve ser manejada com muito cuidado, afinal a pele da múmia está morta! Se você se atrever a limpar a múmia com uma substância forte e corrosiva, como Ajax, com certeza irá ser despedido do museu! Você vai destruir a pobre da múmia.

Ao lavar seu cabelo com shampoo anti-resíduo que possui altas quantidades de sulfatos e sal você está lavando seu cabelo com um agente corrosivo!

É claro que devido ao fato de seu cabelo ficar mais poroso (as cutículas se abrem devido ao shampoo anti resíduo), o condicionador vai sim aderir mais firmemente aos fios, mas isso é apenas temporário. No dia seguinte você irá notar que seu cabelo está com frizz e aos poucos você irá ver que ele ficará elástico e quebradiço, pois como disse antes os fios estão sendo corroídos pelo shampoo anti-resíduo.

Quando usar Shampoo Anti-Resíduo

Shampoo Anti-Resíduo (de alto PH com cor transparente que deixa seu cabelo fazendo barulhinho ao enxaguar), só deve ser usado pré tratamento com queratina, ou seja antes de escovas progressivas, alisamentos, ou selagens. Pois a queratina é uma protéina dura que repõe as cutículas.

 

Quer dizer que se eu usar queratina com freqüência não tem problema usar shampoo anti resíduo?

Tem problema SIM!! Não se deve usar queratina com frequência, pois ela em excesso endurece os fios que se tornam quebradiços e depois elásticos. Pra quê você quer porque quer usar shampoo anti-resíduo? PÁRE JÁ!!

Shampoos anti-resíduo retiram os óleos naturais que protegem os fios e além do mais eles corroem as cutículas, deixando os fios mais porosos e causando frizz. Você não precisa deixar seus cabelos tão limpos assim! Não há necessidade! Mesmo que seus cabelos forem super oleosos, você não precisa de shampoos com sulfatos (que fazem muita espuma), e muito menos de shampoos anti-resíduo.

Como Deixar os Cabelos Limpos Sem Usar Shampoo Anti-Resíduo

Se você precisa retirar os resíduos de produtos de que se acumulam nos fios e couro cabeludo, como cremes leave-in, sprays, defrizantes, óleos, etc… Use BICABORNATO DE SÓDIO! É natural e não agride seus cabelos.

Rotina Saudável Para os Cabelos

  • Lave os cabelos com shampoo sem sulfato no máximo 4 vezes por semana (3 vezes é ideal)
  • Use condicionador bem consistente que contenha óleos (ou adicione óleo de coco ao seu condicionador) após lavar com shampoo
  • Use um leave-in, serum ou óleo de coco após sair do banho e no dia seguinte diretamente no cabelos seco para controlar frizz
  • Uma vez por semana após lavar com shampoo, passe uma colher de sopa de bicabornado de sódio no cabelos todo, do couro cabeludo ás pontas. Esfregue e espalhe bem. Enxágue com água morna e por fim enxágue com vinagre de maçã. Siga com condicionador somente nas pontas.

Especialmente se seus cabelos estiverem danificados, passe longe de shampoo anti-resíduo. Veja aqui uma lista de shampoos sem sulfato e não deixe de checar o tratamento com óleo de pequi, que é a melhor coisa do mundo para restaurar cabelos quebradiços.

Não se esqueçam – Shampoo anti-resíduo remove os agentes umectantes e hidratantes do cabelo, ressecando-o e causando danos. E mais – os ingredientes de shampoo anti- resíduo são praticamete os mesmos de detergentes de lavar louça, ou seja, péssimos para seu cabelo!

author avatar

Maquiadora e cabeleireira nas horas vagas, blogueira e professora de inglês. Adoro o estilo dos anos 60, músicas dos Beatles, Xbox 360, política de esquerda e filmes de terror.

  • Lidia

    Se Eu Vou Relaxar Meu Cabelo Em Casa I Nao Tenho O shampoo Anti-Residuo Da Mesma Marca Eu Posso Usar De Outa Marca?

  • Bia Doern

    Muito obrigado pelas dicas, nao boto mais antiresiduos no meu cabelo. Só to em duvida se gasto o meu vidro de antiresiduso que está quase cheio para lavar o chão ou a louça, rsrsrs.
    Eu andava lendo já ha algum tempo sobre as tecnicas de low pow e no pow mas estava sem coragem de abandonar meus potes de novex e nazca power, agora sabendo que os sem sulfato tbm sao capazes de limpar bem o cabelo vou atraz de um para testar. Falando alguma dica de um que caiba num bolso apertado?

    • Paola Oliveira de Camargo

      Da Natura, tem o Mamãe e Bebê e o Naturé Splack! (esse último deve custar menos de 12,00). Subindo um pouco o preço, tem o Bioextratus pós-progressiva e o Amend Eco-Therapy para cabelos coloridos, que custam quase 20,00. Pra quem se dispuser a pagar um pouco mais que isso, recomendo o xampu sem sulfato da Idná Borges.

  • Camilla Lima

    se usado em excesso resseca os fios

  • A CM

    Olá!
    Eu tenho seborréia (pois é), num nível baixo, mas tenho. Tenho que lavar meu cabelo dia sim dia não ou ele cria crostas de cascas oleosas que sangram quando saem. Nem preciso por a mão para isto acontece :/
    Eu comecei a usar shampoos sem sulfatos devido o que eu li aqui no blog, mas não deu certo!
    Meu cabelo perdeu o brilho (completamente) e a seborréia triplicou assustadoramente! Eu experimentei vários produtos, mas não adiantou.
    Eu tenho uma rotina capir muito rígida, uso bons produtos (não necessariamente caros), livres de certos componentes que deixam resíduos.
    O que fazer em meu caso?
    O shampoo que melhor funcionou no meu cabelo foi o BlondMe da scharzkopf, o que é para todos os tipos de loiro. Meu cabelo fica totalmente limpo, sem caspas oleosas! Eu posso até mesmo ficar dois dias sem lavar sem problemas…
    Isso me deixa meio chateada porque faço descoloração do meu cabelo, pois uso tintas fantasia.
    Alguma dica?
    Obrigada!

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Geralmente o cabelo precisa passar por um período de ajuste quando vc começa a usar shampoos sem sulfato e se vc continua a usar, insistir por umas 2 semanas, seu cabelo se adapta e não fica com o aspecto sujo mais. minha dica seria, usa o shampoo sem sulfato e bicarbonato de sodio na couro cabeludo e ve se da certo. beijos

      2013/6/15 Disqus

      • A CM

        Muito obrigada pela dica :) Irei tentar mais uma vez, pois realmente acredito em todos os benefícios dos shampoos sem sulfato!
        Bjs

  • Vitória

    Hello , queria saber se posso usar outro shampoo em vez de usar shampoo anti-resíduo e passar queratina líquida , mais fazer o mesmo processo , como tivesse usando shampoo anti- resíduo.?

  • Johnny

    Oi, Juliana! Uma dúvida: e se eu usar detergente de lavar louças (ex.: Ypê, Minuano, Limpol) ao invés de um shampoo? No que isso ajudaria e no que isso traria algum problema? Grazie desde já! :)

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Da na mesma, e pessimo pro cabelo!

  • Mi

    Oi Ju, acompanho a pouco tempo sem me manifestar aqui no blog, mas minha mãe e meu namorado piram com as misturinhas que você indica e estou sempre usando aqui em casa, rs… Acham que estou pirando! E quando peço alguma coisinha do mercado pro meu namorado ele já pergunta se é pro cabelo e quer saber qual a receita da vez, rs.. muito obrigada pelas dicas, são realmente ótimas! Tenho um problema que talvez não tenha solução e você é minha última esperança, rs… Desisti da progressiva! Mas não sei como me livrar dela sem a tesoura já que o shampoo anti residuos não é o mais aconselhavel e já ouvi dizer que não resolve. Já fiz a de formol, carbocisteina e venho fazendo de turmalina. Minhas pontas não ficam boas se deixo naturais, só na prancha e haja escravidão, não quero mais cortar, então estou sempre virando a pontinha e fora isso, estou com saudades dos cachos agora que tenho mais tempo e dicas espertas pra cuidar deles… Beijoo Mi

  • Paula

    O trideceth sulfate é sulfato normal, desses que fazem mal pros cabelos?

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      ele [e um pouco menos abrasivo, mas pode ressecar o cabelo sim.

      • Paula

        Obrigada, Ju!

  • grasiela

    uso shampoo anti-residuo uma vez por semana porque quero tirar rapido residuo da tinta castanho medio que esta no meu cabelo, para depois da luzes estou errada.Ju me ajuda manda uma resposta pra mim,bjs.

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Vc não deve usar shampoo anti resíduo uma vez por semana, é melhor vc usar dekapcor uma vez só e retirar a tintura, assim vc causa menos danos.

  • http://www.facebook.com/bibi.terra2 Bibiana Terra

    É pra passar o bicarbonato em pó? sem misturar ele com agua? no cabelo molhado? muitas dúvidas hehe

  • manu

    mais o bicarbonato em pó? vc recomenda alguma linha do oleo de coco?

  • Jujubinha1

    Bom, eu já li algumas matérias da PB e outros sites, que fazem críticas aos produtos de alisamento e escovas progressivas,e fiquei assustadíssima ao perceber que todos meus conceitos e práticas sobre cabelos estavam errados. Fiz um realinhamento térmico muito feliz por não conter formol e decepcionei-me depois ao saber das artimanhas utilizadas pelas empresas de cosméticos para enganar o consumidor. E ao ler algumas matérias da PB confirmei que sabia nada de cabelos! E que talvez por isso, apesar de relativos gastos custosos, nunca obtive resultados satisfatórios que perdurassem por longos tempos. E o primeiro está na escolha do shampoo e no uso indiscriminado do meu anti-resíduos. Como pretendo lavar meus cabelos hoje vou já já adquirir, a princípio  o pré-shampoo da Éh ou o orgânico (quais dos 2 é melhor?). É melhor Éh ou Amend Phytoterapic? E de todos os existentes, qual o melhor tipo de shampoo, na sua opinião, sem LSS, parabenos e outros derivados do petróleo (se influenciar, meu cabelo é oleoso, castanho e com escovas de alisamento, as quais pretendo parar também)? 
    E minha última dúvida: em relação a limpeza profunda que você sugeriu, depois do enxague com água morna eu passo vinagre de maça? Porque acho que li em outra matéria sua aconselhando a mistura de água com o vinagre de maça em determinada proporção. Desde já, obrigada!

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Oi Juju, é normal ficar confusa com tanta informação por aí! Trate seu cabelo como algo muito frágil, eu sempre faço a analogia do casaco caro, que vc não lava quase nunca e quando lava é com sabão especial e só a mão. Cabelo é assim, precisa de cuidado, de ser protegido. O melhor shampoo é sem LSS, quanto aos parabenos, etc, isso não faz muita diferença, silicones em máscaras caras são derivados de petróleo e não fazem mal aos cabelos. Lave seu cabelo apenas 3 vezes por semana, no máximo, com shampoo sem sulfato. Enxague com o vinagre de maçã puro ou diluído em água, não importa. Qualquer outra dúvida estamos sempre à disposição! beijos

      2012/10/28 Disqus

      • Jujubinha1

        Oi Juliana, acabei de chegar das compras e não achei o Éh orgânico, mas achei outro: o shampoo pós-progressiva Bio-Extratus, o único da marca que é 0% em sulfatos, parabenos e petroquímicos. Você o conhece e o recomenda?

        • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

          Não conheço, mas eu gosto da marca e deve ser bom sim! beijos

          2012/10/28 Disqus

  • Rapha Franco

    Eu gostei mto da matéria, só não concordei com o “ (…)PH ácido – acima de 7…”
    PH só é ácido, abaixo de 7, acima de 7, é alcalino . Com tudo, eu sei q vcs sabem mto bem disso e considerei como um erro de digitação.Porém surgiu uma ENORME duvida. O shanpoo anti resíduo, é ácido ou alcalino????
    Beijos meninas!Leia mais: http://www.produtosdebeleza.com/a-verdade-sobre-shampoos-anti-residuo.html#ixzz20ktDlirG

    • Rapha Franco

      Ah, Desculpa copiei a frase da matéria e o “leia mais” foi junto, rs.

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      foi um erro de digitação sim, desculpe. Shampoo anti residuo é alcalino, de Ph 9, geralmente. beijos

      2012/7/16 Disqus

  • Andreia Deialoirinha

    Vamos lá as minhas grandiosas duvidas. Que historia é essa de No Poo? Desculpe minha franqueza, mas não tenho a minima ideia do que é isso…rsrsrsrs…Minha maior duvida vai sobre o tal vinagre Ju, devo utiliza como neutralizante? é seguro? depois do que preciso usar ele? Já agradeço todas as respostas..bj sua linda !

    • Andreia Deialoirinha

      Ops desculpe mas já achei o artigo sobre No poo… já entendi tudinho…bjo

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      ok querida, veja esse artigo para o No Poo http://www.produtosdebeleza.com/no-poo-lave-seu-cabelo-sem-usar-shampoo.html
      Vinagre e otimo para os cabelos! Beijos

      2012/4/26 Disqus

  • Paola Oliveira de Camargo

    Shampoo anti-resíduo no dia-a-dia? Que horror! Mesmo o pessoal que recomenda o uso desses shampoos como rotina diz “a cada 15 dias”!

    Mas Ju, tem um probleminha aí nesse texto. Ou o PH é menor que 7, ou ele é básico. Ácido acima de 7 não dá. Provavelmente, ele é muito básico, e a comparação seria com a soda, não com ácido.

    • Anônimo

      Pois e eu vi, tenho q consertar. Beijos

  • Grazi

    como  faco pra tirar o emborrachamento de um cabelo sem usar tesoura rsrsrs ouvi falar de gel chamado quinoa mas o encontro 

    • Anônimo

      oleo de pqui vai salvar suas juba, amore!!

      beijos

      2012/2/11 Disqus

    • Anônimo

      Nossa escrevi correndo com o celular, ficou um horror! Foi mal – mas use óleo de pequi, ele vai salar seus cabelos, acredite! beijos e boa sorte
      2012/2/11 Disqus

  • victoria

    verdade que shampoos Anti- Resíduo retiram a tintura do cabelo??

    • Anônimo

      é verdade sim!!

    • Anônimo

      é verdade sim.

      2012/2/1 Disqus

  • Zuis Vanessabeleza

    adorei essas dicas que vc ensina continue desse jeito adoro suas dicas!!!

    • Anônimo

      Obrigada querida! Volte sempre! beijos

  • Marcebn_a2

    adorei as dicas!!! continue assim
    bjsss

  • http://www.facebook.com/people/Sabrina-Duarte/100003176697655 Sabrina Duarte

    Ju adorei a materia, parei de lavar meus cabelos com shampoo, agora faço uma mistura com, “1(sopa) colher de conticionador, 1/2(sopa) de vinagre de maçã e 1/2 (cha) de bicabornato”  2 vezes por semana, e parei tbm de usar, creme de masagem, agora so faço idratações naturais nos meus cabelos. Tds tem elogiado mt, uma pergunta freguente sobre os meus cabelos, e ” vc faz o beleza natural”  (Quem mora no rio sabe q e uma rede de salões especializados em cabelos crespo, mas mesmo quem mora fora tbm ja deve ter ouvido falar pois o salão e bem famoso e ja apareceu em varios programas de tv. Meus cabelos melhoraram tantoq a ultima vez q  minha mãe veio me vizitar, ela sautol a seguinte perola, “e Sa brina agora q vc parou de usar guarnidina, e ta indo ao salão seus cabelos tão muito melhores.” eu ñ parei de usar guarnidina e nem to indo ao salão so to cuidando melhor do meu cabelo em casa mesmo. ABREJOS   

  • Jenifer

    Juliana, creio que ouve um pequeno equivoco na frase onde você diz “(o que deixam seu PH ácido – acima de 7)”, se o PH ficar acima de 7 não seria uma substância básica ao invés de ácida? Portanto a frase seria “PH ácido – abaixo de 7″
    =]

    • Anônimo

      Sim abaixo!! Sem duvida! Nem notei, obrigada, vou consertar. Beijos

      • Jenifer

        De nada :D, alias adoro suas matérias e o blog como um todo, parabéns pelo trabalho.

        Beijo

  • Lô Magalhães PB

    Engraçado a Ju misturando ingles com portugues nos artigos hihihihhih

    • Anônimo

      Aonde? Gente eu não vejo essas coisas… ai, ai

      2012/1/28 Disqus

      • Lô Magalhães PB

        por mim, fica sem ver! eu acho bonitinho… ;-)

  • Deby

    Oi….
    O vinagre de maçã indicado para a pele e para o cabelo é aquele com alcool mesmo?
    Não sei se existe vinagre sem alcool é que passei um pouco na pele, metade água metade vinagre e ardeu bastante, achei que fosse pelo alcool do vinagre.

    • Anônimo

      Eu uso puro vinagre com agua, ja e vendido assim. Nao possui alcool. Nunca use alcool nos cabelos!

  • Thamires

    Shampoo anti residuos pode ser usado sim por qem nao faz progressiva qem tem cabelo oleoso a cada 15 dias e cabelos secos uma vez no mês, afinal de contas o xampoo anti residuos tira a sujeira q nda tira , ate residuos quimicos do cabelo , logico q nao eh bom usar sempre mais uma vez perdida ate ajuda!!!!

  • Elanemilla

    Olá meninas!Estou com uma dúvida .: estou pensando em fazer um tratamento pra alisa meus cabelos, que são um pouco ondulado, mas sem muito volume, só que na franja ele está meio crespo.Gostaria que vocês me indicassem o mais indicado pro meu caso.
    Abraço,
    Elane

  • Carla Melo

    Conseguir um vidrinho de óleo de pequi com minha avó e estou simplismente amando, n volto mas nem a pau a usar shampoo anti-resíduo,e estou usando ampoula de jaborandi que dizem ser bom p/ crescimento dos cabelos,pois quero muito que eles cresçam saudáveis. Ju o exenplo que você deu sobre a múmia foi perfeitooo. Amei o artigo, parabéns!

    • Anônimo

      KKKKK! Que bom Carla! O oleo de pequi [e um milagre para cabelos e pele.
      beijos

      2012/1/27 Disqus

  • http://www.facebook.com/people/Nacar-Xavier/100002470564655 Nacar Xavier

    Jú uma cabeleireira lá perto de casa usava detergente para lavar os cabelos das clientes antes da progressiva, isso pq ela dizia q fazia o msm efeito do shampoo ante resíduos e é mais em conta. Absurdo né? 
    Mais hj vou começar a usar o método No Poo e conto pra vcs o resultado e o óleo de pequi é claro q vou continuar usando.
    Beijossssssssssssss

    • Anônimo

      Isso amore, tenta. Mas de primeira seu cabelo pode produzir mais oleo, mas ele acostuma com o tempo. Tente algumas vezes. Beijos! Love u!!

      • http://www.facebook.com/people/Nacar-Xavier/100002470564655 Nacar Xavier

        Obrigada Jú pelo carinho.
        Meu cabelo é bem seco, mais acho q vai valer a pena.
        Beijossssssssssssss

  • Biadidya

    Foi justamente procurando receitas de shampoo sem sulfato q conheci o PB e meus cabelos renasceram das cinzas quando parei d usar shampoo e adoteii  os óleos d pequi e de coco.Bjs. Bia

    • Anônimo

      Que bom linda!! Fico feliz de poder ajudar.

  • Ritanff

    Ai meldels… preciso fazer um curso com vc..rsrsrsr faço td errado!!! 
    Vi esses dias por aí q para lavar/limpar os cabelos, devemos usar shampoo transparente, na segunda lavada, o shampoo cremoso/leitoso e após o enxague do shampoo um condicionador ou mascara… 
    Aí eu comprei um shampoo transparente de bebê, e  uso os meus q já usava antes. Qdo vou pentear, passo um pouquinho de Bepantol líquido nas pontas. Tem ficado legalzinho, mas lendo seus artigos, vejo q preciso aprender demais!!!

    • Anônimo

      Shampoo de Bebe geralmente nao tem sulfato, mas nao tem componentes hidradantes. E melhor usar somente shampoo leitoso sem sulfato. Seja gentil com seus cabelos, esse e o segredo! Beijos

  • Debora

    Olá

    Quem tem progressiva e tintura pode usar bicarbonato e vinagre?

    Obrigada
    Abraços

    • Anônimo

      Pode sim, ate deve!

  • Deby

    Oi Ju.

    Valeu pelas dicas viu, já tirei o shampoo anti resíduos da minha rotina e vou a procura de óleo de pequi e Shampoo sem Sulfato…
    Agora que vi o que escreveu lembrei que esqueci de comentar que além do shampoo anti residuos eu tbm usava queratina líquida antes de escovar o cabelo, isso umas três vezes na semana…. Sério!!! Não imaginava que estava fazendo mal à ele.

    Ví o as dicas sobre tratamento com óleo de pequi e fiquei com dúvida na quantidade de cada ingrediente o óleo e o leite de côco. Outra dúvida é esse óleo de pequi não é o culinário e o leite de côco é aquele de cozinha mesmo?

    • Monikinhaflor

      amei as dicas e as informaçoes. Parabéns! 

    • Anônimo

      Sao os culinarios mesmo. Misture 15ml de pequi e 30ml de coco. Beijos