Alimentos que Fazem o Cabelo Crescer

suplementos para cabelos e pele

Vamos nutrir nossos cabelos de verdade!! De dentro para fora, como deve ser! O cabelo é feito de uma proteína (a queratina) que  é formada a partir de aminoácidos. A maioria dos aminoácidos é produzida pelo seu próprio corpo. Outros (os chamados de “aminoácidos essenciais”) devem ser obtido a partir da alimentação. Não é difícil obter esses nutrientes através da dieta, a não ser no caso dos vegetarianos que estão mais expostos a riscos de queda de cabelo causada pela  deficiência de  ferro (Eflúvio telógeno crônico – CTE).

  • Vitamina A (retinol) - Promove crescimento saudável dos cabelos e impede que o cabelo fique seco e quebradiço e que sua pele torne-se áspera. Fontes naturais: fígado, peixes oleosos, ovos. A vitamina A também é formada a partir de beta-caroteno (cenoura, por exemplo). Sem exageros, por favor!
  • B3 (Niacina) – Pode ajudar a aumentar a circulação do couro cabeludo. Fontes naturais: galinha, peru, peixe, germe de trigo.
  • B5 (ácido pantotênico) – O ácido pantotênico é considerado a melhor vitamina para queda de cabelo, perda de cabelo e manutenção da  cor do cabelo. Fontes naturais: cereais integrais, fígado, rim, gema de ovo.
  • Vitamina B6 (piridoxina) – bom para manter a cor do cabelo, e sua deficiência pode causar a perda de cabelo. Fontes naturais: germe de trigo, fermento, soja.
  • Vitamina B12 (cobalamina) – A deficiência desta vitamina causa perda de cabelos. Fontes naturais: carnes, peixes, aves, ovos.
  • Ácido fólico – Possivelmente o mais importante de todas as vitaminas para queda de cabelo e perda de cor do cabelo. É também muito importante para a mulher (especialmente se estiver grávida). Fontes naturais: frango, nozes, soja e cereais matinais fortificados.
  • Ácido para-aminobenzóico (PABA) – Pode ajudar a devolver ao cabelo a sua cor original! Tava pensando que cabelo branco era só por causa da velhice?? Fontes naturais: cereais integrais, levedo, rins e (especialmente) no fígado.
  • Inositol – falta de inositol pode causar irritação da pele / eczema, problemas nos nervos e até mesmo calvície! Fontes naturais: lecitina de soja, gérmen de trigo, cevada e ervilhas.
  • Biotina (vitamina H) – biotina ajuda a metabolizar os ácidos graxos (Deficiências de ácidos graxos essenciais são associadas com a perda de cabelo, resecamento e descamação de pele). Fontes naturais: gemas de ovo, fígado, leite, fermento e rim.
  • Vitamina C (ácido ascórbico) – este nutriente vital ajudará outras vitaminas (por exemplo, ajuda a absorção de ferro) e é essencial para uma pele saudável, vasos sanguíneos, formação de colágeno, etc. Fontes naturais: frutas vermelhas, frutas cítricas e vegetais verdes folhosos.
  • Vitamina E: Pode ajudar a prevenir cabelos brancos e queda de cabelo. Este antioxidante também promove o fluxo sanguíneo saudável, que pode ajudar a manter a circulação de sangue no couro cabeludo. Fontes naturais: a maioria dos óleos vegetais, avelãs, amêndoas, soja.

Não exagere!

Um excesso de vitamina C fará com que as células da pele do couro cabeludo passe a se reproduzir muito rapidamente. Da mesma forma, a vitamina A vai acelerar a reprodução celular em seus folículos pilosos: enquanto o seu cabelo pode crescer mais rápido, ele  chega ao fim de sua fase de crescimento natural mais rapidamente! Vitaminas A, D e E podem ser armazenadas em seu corpo, porque eles são solúveis em gordura. Com o tempo, o acúmulo pode causar efeitos secundários não benéficos.

Aminoácidos importantes para o crescimento do cabelo:

Metionina e homocisteína – importante para a circulação do couro cabeludo. Encontrados em alimentos de origem animal, como as carnes. Porém, o consumo exagerado de carnes poderá acelerar o processo de envelhecimento do sistema nervoso. Então, mais uma vez: a chave está no equilíbrio!

A suplementação de lisina pode ser feita através de alimentos naturais ricos neste aminoácido, tais como carne vermelha, peixe, frango, leite e derivados, ovos, batata e soja.

Tirosina: ajuda a manter a cor e o brilho natural dos seus cabelos. É encontrado em alimentos ricos em proteínas e que ajuda o cérebro a produzir substâncias químicas que induzem ao relaxamento e, ao mesmo tempo, elevam o estado de alerta. Quanto maior o stress, mais o cérebro consome tirosina. Por isso, é preciso repor o que foi perdido. Fontes: atum, carnes magras, peito de frango, queijo, lentilha, tofu (queijo de soja), ovos.

Cistina: melhora a qualidade, textura e crescimento do cabelo.
As fibras do cabelo são conectadas entre si através da cistina, que faz com que o cabelo não se dissolva na água. Encontre cistina em alimentos de pimentos vermelhos, alho, cebola, couve-de-bruxelas, aveia e gérmen de trigo.

Agora, se seus cabelos não estão te deixando feliz, de jeito nenhum, e estão acabando com sua autoestima, experimente aumentar a quantidade de selênio: uma dieta rica em selênio aumenta a confiança e reduz a ansiedade. O baixo consumo pode levar à depressão. Fontes: castanha do pará, ostra, fígado, salmão, atum, carnes magras, peito de frango, farinha de aveia, pão integral.

author avatar

Engenheira e pesquisadora. Adoro fazer testes e fórmulas exclusivas para o PB. Amo química, neurociência e sorvete.

  • Tatianegalvao002

    jhgggthh

  • Rafaela A.T.

    Estava vendo as discussoes abaixo e, na verdade, eu sou vegana e acho que consumo praticamente todos os nutrientes e vitaminas citados neste artigo. 

    Claro que tanto um vegano, quanto um nao-vegano pode ter uma dieta nao-balanceada. O importante eh cada um cuidar bem da alimentacao com moderacao. 

    O que eu notei eh que como eu nao como carnes, e sabemos que os animais que usamos para alimento possuem muitos hormonios, tanto pe^los, quanto unhas, te^m crescido do jeito certo, mas mais devagar do que quando eu comia carnes aqui nos EUA. Eu moro nos EUA e as carnes aqui te^m mais hormonios que carne mesmo.

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Mas existem opcoes sem hornonio, eu como carne, mas somente organica. Hormonios sao proibidos em aves.

  • Ana Paula

    como faço para meu cabelo parar de cair e encher novamente

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Isso pode ter varias razoes. Nao da para adivinhar, consulte um dermatologista. Beijos

  • Ppatricia

    Olá meninas, procurei aqui algo sobre apliques e não encontrei. Meu cabelo cresce um milimetro por ano eu acho (mentira né!!!hehe) mas é por ai, quero muito que ele chegue na cintura e ele esta no peito. Mas eu gasto, regasto, compro tudo que dizem dar certo + nada do meu cabelo chegar lá . Já mandei manipular shampoo e  cremes de pentear e de hidratação, já usei monovim, bepantol, isso, aquilo e tudo mais.  To pensando agora em colocar aplique, na minha cidade são só uns 4 salões que coloca, então o cabelo humano custa um absurdo!!! Daí chega a questão achei na internet uns sites que vendem cabelo, eis as questões será que dá certo comprar o cabelo pela net? Já viram falar de alguem que comprou pela net? Será que estraga muito, pois no meu cabelo tem quimica pois faço relaxamento!
    Estou muiito na duvida, mas estou sonhando com cabelo longo!!!

  • Lô Magalhães PB

    Olá, Paola!
    1-Carne é importante em quantidades moderadas. Os vegetarianos que não buscam outras fontes de ferro ficam com deficiencias sim, Paola, é só ler livros de nutrição que vc vai saber; ou procurar um nutricionista. O nutrólogo que cuida do meu tio ( que é vegetariano desde os 15 anos) receita uma alimentação com muito cuidado para não perder vitaminas e aminoácidos importantes, pois ele já adoeceu pela carência de uns, ele usa suplementos alimentares e outras fontes de ferro, com muito controle para não perder os benefícios. Ele evita excessos de carne de soja. Também já li sobre os probleminhas da soja, mas se vc ler o artigo direito verá que são várias opções de carnes, não só a vermelha.
    2- Falei em carnes e o artigo foi so um alerta, não sou nutricionista, as fontes são de livros comuns e não foi um artigo para vegetarianos. Mas se vc quiser aumentar a lista, pode deixar seu comentário.
    3- Falei bem do selênio e NÃO ESQUECI DE FALAR DE EXCESSOS! É so ler direito que vc verá que eu digo que não é para exagerar em nada, pois além do selênio, vários outros nutrientes em excesso causam problemas.
    Ser vegetariano náo é pra qualquer um, mas sinceramente, não escrevi o artigo para isso e nem irei escrever, pois não sou especialista. Só estou falando de cabelos..  

    Beijão, Paola!! Deixe sempre seu comentário, adoramos!

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=1555426947 Paola Olliveira de Camargo

      Eu não disse que vegetarianos não têm deficiências. Disse apenas que, estatisticamente, vegetarianos têm uma dieta mais balanceada, e acabam tendo menos deficiências. Eu sempre detestei ter que comer carne, então meu consumo sempre foi muito abaixo do de uma pessoa normal. Há um ano e meio, aboli-a completamente do meu cardápio. Deficiência de ferro? Nenhuma. Minhas deficiências são outras… Só não devo ter deficiência de B12 por causa da suplementação. E carne de soja… Essa, não como há séculos. Quase toda a soja que consumo se resume à lecitina de soja contida em alguns alimentos industrializados.

      Quanto ao selênio, minha observação foi que falaste, sim, dos excessos de tudo, menos do selênio. ;)

      Tudo bem, sei que estavas falando de cabelos para onívoros. Eu apenas queria ver se ampliarias a lista ou não. Às vezes, faço esse tipo de coisa, só pra incomodar mesmo. Incrível a minha capacidade de ser um pé no saco quando me empolgo com algo. XD

      • Lô Magalhães PB

        Ah que bom que entendeu então. Beijos.

        • Tania Soares

          Tudo tem que ser equilibrado para alcançar o resultado desejado, sendo vegetariano ou não, a variedade e que conta.
          Bjs  

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=1555426947 Paola Olliveira de Camargo

      Eu não disse que vegetarianos não têm deficiências. Disse apenas que, estatisticamente, vegetarianos têm uma dieta mais balanceada, e acabam tendo menos deficiências. Eu sempre detestei ter que comer carne, então meu consumo sempre foi muito abaixo do de uma pessoa normal. Há um ano e meio, aboli-a completamente do meu cardápio. Deficiência de ferro? Nenhuma. Minhas deficiências são outras… Só não devo ter deficiência de B12 por causa da suplementação. E carne de soja… Essa, não como há séculos. Quase toda a soja que consumo se resume à lecitina de soja contida em alguns alimentos industrializados.

      Quanto ao selênio, minha observação foi que falaste, sim, dos excessos de tudo, menos do selênio. ;)

      Tudo bem, sei que estavas falando de cabelos para onívoros. Eu apenas queria ver se ampliarias a lista ou não. Às vezes, faço esse tipo de coisa, só pra incomodar mesmo. Incrível a minha capacidade de ser um pé no saco quando me empolgo com algo. XD

  • Paola Olliveira de Camargo

    Nada como uma alimentação equilibrada para manter-se sempre saudável, por dentro e por fora. Mas esse artigo tem alguns probleminhas básicos. Vejamos:

    1. Vegetarianos têm deficiência de ferro desde quando? Tempos atrás, vi várias pesquisas que apontavam para a conclusão de que vegetarianos tinham menos deficiências nutricionais – de ferro, inclusive – do que carnívoros, porque eram obrigadosa buscar novas fontes de nutrientes.

    2. Deste muita ênfase em carnes. E os vegetarianos? Pior: e os veganos, de onde tiram esses nutrientes? Eu pediria para aumentar a lista.

    3. Falaste dos benefícios do selênio, mas esqueceste das consequências de uma super dose, coisa nada difícil de acontecer com compulsivos por castanhas: dores de cabeça, unhas fracas, queda de cabelo.

    4. Em vários momentos, citaste a soja. Porém, soja é um alimento controverso, e que, consumido como costuma-se consumi-lo, pode causar graves problemas de saúde, como excesso de hormônios femininos (para os homens, isso pode significar pouca potência e mesmo infertilidade) e hipotireoidismo. O blog Cozinha Natureba fez um artigo maravilhoso  trazendo vários estudos sobre os problemas da soja. Vale a pena conferir! (E não, eu não tenho nada a ver com aquele blog, descobri-o por acaso, procurando uma receita… Do mesmo modo como descobri o PB, aliás! :D)

    • Tania Soares

      Gente, não precisa ser adivinho p saber que o segredo da boa saúde e EQUILÍBRIO, não importa se a dieta e Vegetariana ou não, o que importa de verdade e o que vc põe no prato, se tiver excesso ou falta de nutrientes é OBVIO que vc terá problemas decorrentes da escolha alimentar. Se é vegetariano se informe com um especialista o que pode substituir a carne e variar da mesma forma é ignorância não entender uma coisa tão simples como esta e não está escrito em blog ou site algum.
      Varie, invente e viva bem.
      Carpe Diem    

  • Anônimo

    Excelente as dicas !!

    • Lô Magalhães PB

      Pois é… são só DICAS! ;-) Beijos, Claudia!! Fiz um artigo pensando em vc, viu? Daqui a pouco ta aí postado!

  • Bruna de Souza

    Amei viu Lô! parabéns pela qualidade do artigo viu…

    • Lô Magalhães PB

      Bruninha linda!

  • Tania Soares

    Lô este magnífico post só ressalta o que ouvi o Dr. Dráuzio Varela falou certa vez:”A melhor fonte de saúde está nas prateleiras do supermercado”, é claro que ele também falou outras coisas associadas a boa saúde e EU digo que um VERDADEIRO SALÃO DE BELEZA está no supermercado!!!!! kkkkk
    É claro que não vamos abandonar as queridas cabeleireiras(os), mas toda ajuda que der-mos a eles serão muito bem-vindos.
    Bjs Flor
    Carpe Diem

    • Lô Magalhães PB

      kkkk Afff Tânia, bons cabeleireiros são a causa da felicidade!!

      • Tania Soares

        Entre OTRAS COSITAS MAS…-KKKKKKK
        E mesmo, por isso temos que ajudá-los cuidando da saúde, pq assim NADA DÁ JEITO.

      • Paola Olliveira de Camargo

        Serei eu a única pessoa no mundo com medo de ccabeleireiros? :O

        • Tania Soares

          Ai tô rindo a beça, tem gente com medo de altura, de cobras e a Paola de cabeleireiros(kkkkkkk).
          Ai meu Deus, so no PB encontramos essas pérolas… 

          • Lô Magalhães PB

            tem gente pra tudo, Tania! kkkk

        • Fernanda

          Não vc não é a unica vai por mim, eu tenho verdadeiro PAVOR de cabeleireiros, somente 1 foi realmente boa na minha vida, mais ela morreu… e de lá pra cá foi só decepção, até que aprendi cuidar sozinha de minhas madeixas… e não deixo cabeleireiro nenhum por a mão no meu cabelo, nem pra cortar! cansei de pedir para tirarem 2 e tirarem 1 palmo quando eu queria deixar meu cabelo crescer, então deixo minha mãe doida e ponho ela pra cortar! rsrs não se preocupe vc não está sozinha
          Beijos

          • Paola Oliveira de Camargo

            hahahaha
            Que tristeza, Fernanda!
            E passei quase a vida toda tendo o cabelo cortado pela minha mãe. Aí, um belo dia, eu disse para ela cortar 3 dedos, e ela cortou uns 20cm. Aí, fiquei 3 anos sem cortar, e depois só cortei com cabeleireiros. Estranhamente, as que encontrei às vezes parecem ter mais medo de cortar meu cabelo do que eu mesma.

    • Lô Magalhães PB

      kkkk Afff Tânia, bons cabeleireiros são a causa da felicidade!!