Alisamento Natural – Escova de Ácido Lático e Uréia

alisamento natural

Aqui no PB estamos sempre testando receitas mirabolantes para alisar os cabelos e já chegamos à fórmulas de sucesso, no entanto várias foram um fracasso. Confesso que não é fácil encontrar um ingrediente que alise os cabelos naturalmente sem danifocá-los, que seja eficaz em todos os tipos de cabelo e que não ofereça nenhum risco à saúde e se eu soubesse deste milagre venderia para Loreal por milhões de dólares antes de publicar aqui no PB!

No entanto, acredito ter chegado à uma combinação satisfatória de Ácido Lático e Uréia que alisam o cabelo gradualmente, além de hidratá-lo. Ácido lático e uréia quebram as moléculas de queratina fazendo com que os fios possam ser alinhados com o calor da chapinha. Além disso a uréia hidrata os cabelos, deixando-os saudáveis e sedosos.

Para esta receita eu usei um creme a base de uréia para os pés! Ai meu Deus, que coisa mais Creuza, creme para os pés nos cabelos! Ahhhh!! É o fim do mundo mesmo… se não gostou da ideia, não precisa fazer a receita. O creme que usei tem uma concentração de uréia muito alta, além de outros ingredientes que ajudam a quebrar as moléculas de queratina e hidratar os cabelos. Chama-se XÉRIAL 50 EXTREME, é de uma marca francesa e é considerado um dos melhores hidratantes no mercado. Eu o comprei online pela Amazon por $23 dólares.

Descrição da marca:

XÉRIAL 50 EXTREME

Indicações:

Cuidado queratoregulador intenso para calosidades muito severas (pés, mãos, cotovelos, unhas e excrescências córneas). Indicado nos pés secos dos diabéticos devido à sua dosagem adaptada em ácido salicílico.

Propriedades:
Baseado no complexo queratoregulador inovador (ureia pura, ácido láctico, glicoesferas de ureia) reforçado pelo glicerol, o ácido salicílico e a forte concentração de protease, XERIAL 50 EXTREME elimina eficazmente as escamas e opõe-se ao espessamento excessivo da camada córnea. Concebida para uma tolerância máxima (sem perfume) e enriquecida em elementos que aliviam (alantoína) e relipidantes (manteiga karite), a textura esfoliante A/O específica de XERIAL 50 EXTREME participa na ação prolongada do produto e volta a dar flexibilidade e conforto às zonas cutâneas mais ásperas.

Conselhos de utilização:
Aplicar sobre as zonas a tratar em massagem prolongada (cerca de 3 minutos) de seguida eliminar mecanicamente a queratina friccionando energicamente. Uma sensação ligeira de picada é normal e ligada à eficácia do produto. Não aplicar em crianças com menos de 3 anos. Utilizar Xérial 30 na manutenção. Uso externo.

Composição:
Ureia pura concentrada 50%, Protease, Ácidos aminados, Manteiga de Karité, Vitamina B5, Alantoína, Ácido Salicílico.

Todos os ingredientes nesta composição são comunmente usados em tratamentos capilares, por isso tive a ideia de usar este creme em mais uma escova progressiva. Resolvi usar iogurte natural, que é ótima fonte de ácido lático e assim cheguei a uma nova receita.

Alisamento Natural – Escova de Ácido Lático e Uréia

Ingredientes:

  • Shampoo anti resíduo
  • 30ml de creme de uréia (20%, 30% ou 50%) – recomendo o Xerial 50, mas há outras marcas como Uremol ou Ureadin
  • 30ml de iogurte natural
  • 40ml de silicone, eu recomendo o da Natustrato
  • 6ml de queratina líquida ou em gel, eu recomendo Natustrato ou Minas Flor
  • 60ml de defrizante, eu recomendo Nicaza ou Keramax
  • 10ml de vitaminas A e E

IMPORTANTE: Mulheres grávidas NÃO devem usar cremes de uréia com mais de 3%, porque a uréia atravessa a barreira placentária, por isso, se você está grávida, não faça esta escova!

Materiais Extras:

  • Luvas de silicone
  • Uma vasilha de plástico
  • Um borrifador vazio e limpo
  • Um pincel largo médio
  • Um pente de dentes largos de madeira
  • Secador
  • Chapinha
  • Neutralizador

Procedimento:

1)Lave o cabelo com shampoo anti resíduo e seque-o com a toalha

2) Divida os cabelos em mechas, de 6 a 10.

3) Misture o creme de uréia e iogurte e com o pincel passe a mistura em cada mecha começando pela nuca. Continue até passar no cabelo todo.

4) Volte a área da nuca e aplique mais na raíz, penteie o cabelo com o pente de madeira para espalhar bem a mistura.

5) Espere 45 minutos

6) Enxágue os cabelos

7) Seque até 70%, deixando os cabelos húmidos. Penteie com o pente de madeira.

8)Misture as vitaminas, a queratina (6ml), silicone, defrizante. Aplique essa mistura nos cabelos com o pincel, mecha por mecha.

9)Seque com o secador penteando com o pente (não use escova, pois ela retira os produtos dos cabelos).

10) Passe a chapinha em seguida, de 12 a 15 vezes por mecha.

11) Lave após 2 horas com shampoo e condicionador e use neutralizador para selar as cutículas.

As fotos acima são de um cabelo ondulado que foi alisado com a receita acima, a terceira foto foi tirada 3 dias após o alisamento. O cabelo ficou muito macio e sedoso, bem mais liso, com menos volume e sem frizz. Ácido lático e uréia alisam gradualmente e esta escova pode ser feita a cada 2 meses. Você pode usar a mistura do creme de uréia e iogurte a cada 2 semanas como máscara de hidratação e tratamento gradual para alisar e diminuir o volume dos cabelos.

  • a cada 15 dias use a mistura de creme de uréia e iogurte como máscara de hidratação
  • a cada 60 dias faça a escova de ácido lático e uréia

Com o uso contínuo dessa escova e da mistura de ácido lático e uréia você irá notar que seus cabelos ficarão bem mais lisos e hidratados.

author avatar

Maquiadora e cabeleireira nas horas vagas, blogueira e professora de inglês. Adoro o estilo dos anos 60, músicas dos Beatles, Xbox 360, política de esquerda e filmes de terror.

  • Samanta

    Qual o Neutralizante que vc utilizou? poderia dizer a marca ?

  • Cristina

    Por favor alguém me ajude, fui ao cabelereiro fazer luzes e reclamei da secura e das pontas de meu cabelo, ele sugeriu um tratamento com uréia, eu disse que não queria perder meu crespo e ele disse que era uma hidratação… resultado, meu cabelo está mega liso e eu odiei, como faço pra voltar com ele ao normal (crespo)?????

  • Adriana Scotá

    Este silicone, pode ser trocado por oleo de argan, da Inoar?

  • gleici

    tive uma certa dificuldade em diluir a ureia q parece graos de açucar, coloquei a agua e nao diluia sabe, adicionei o creme de leite e nada continuava os graos, será q nao é esse tipo de ureia? comprei em casa de jardinagem, pra dissolver ela por total coloquei no liquidificador e bati tudo….rssss passei no cabelo estou com ela agora…será q fiz errado?

  • gleici

    esclareci minhas duvidas pelos comentarios abaixo, fiz outras receitas e nossa meu cabelo melhorou bastante. Agora vou fazer essa receitinha aqui. volto pra dizer o que achei, claro né ja sei q vou adorar. obrigada garotas por compartilhar essas dicas maravilhosas. aproveitando a oportunidade so estou em duvida sobre anti-rugas, tenho 26 pele oleosa uso peeling caseiro, serum vit -c e o oleo de rosa mosqueta puro e a pasta dagua…kkkkk mas ainda falta um anti-idade, to perdida, elas sao caros e nao sei se funcionam!!! qual usar? bom e barato? será bom manipular? qual formula usar? obrigada!

  • gleiciane

    Esclarece aqui por gentileza, to com uma duvida cruel. Achei a ureia em pó……quantos gramas devo usar nessa receita? visto q ela é pura né… e outra… ja q esse alisamento é bem hidratante nao poderia usar tipo de mes em mes? minha raiz é muito crespa, ta me deixando louca ja…e meus fios tem mechas claras! obrigada

    • gleiciane

      em pó assim né…umas “pelotinhas brancas” rssss uns graozinhos sei lá….. como posso usa-la? qual seria a quantidade?

  • tati

    Meu cabelo é muito fino, arma muito, frizz. É raiz lisa e levemente ondulado pra baixo. Escova no meu cabelo não dura meia hora…queria um jeito de baixar o armado.

    • Paola Oliveira de Camargo

      1. Use shampoos sem sulfato, como o Amend Color Therapy
      2. Jamais lave o cabelo todo dia
      3. Use um condicionador com poliquartênio de alta densidade, como o Phytoervas Ojon 4. Use leave-in, creme para pentear ou modulator de cachos, preferencialmente com poliquartênio de alta densidade, como o modelados 24h da Capicilin 5. Somente penteie o cabelo molhado, logo após o banho. Pentear o cabelo seco o deixa muito armado e com frizz 6. Use fronha de cetim, para reduzir o frizz
      7. Após lavar, condicionar e pentear o cabelo, amasse-o bem e deixe-o secar naturalmente 8. Jamais use secador sem difusor ou algo que o substitua
      8. Leia todos os tutoriais sobre cachos que a Bia escreveu aqui no PB

      • tati

        Mas o meu cabelo não é cacheado, essas dicas são válidas assim mesmo?

        Sabe cabelo de criança que fica meio voando? É nesse estilo.

        • Paola Oliveira de Camargo

          Não disseste que teu cabelo é liso na base e ondulado no comprimento? Essas dicas são para cabelos ondulados e cacheados. Pentear cabelo a seco só funciona em cabelo liso de verdade, do contrário faz armar. E as primeiras dicas são pra absolutamente qualquer cabelo.

  • elaine

    Olá, sie que a queratina ajuda no processo de alisamento, mas vai fazer muita diferença se eu fizer sem? Posso trocar por algum outro ingrediente? É que to com overdose de queratina, mas a raiz que ta crescendo ta me deixado louca por favor alguma solução.

  • Bianca

    Olá! Queria saber se tendo o ácido lático a 80% dá pra usar na fórmula e qual seria a quantidade? Obrigada.

  • Janaina Rodrigues

    Olá…gostaria de saber se posso fazer em meus cabelos com luzes? plss bj bj

    • Paola Oliveira de Camargo

      Pode sim!

  • Fabi

    Nossa! Descobri seu site e achei o paraíso! Rarissimo hoje em dia: informação de qualidade e de graça!. Vocês não existem! Bom, gostaria de saber se posso fazer esse alisamento de uréia e nos intervalos fazer a hidratação com o creme de leite e a aspirina. Detalhe: tenho cabelos alisados por amônia e estou querendo retirar a definita aos poucos. Muito obrigada ;) vocês são demais!

    • Paola Oliveira de Camargo

      Pode sim, sem problemas.

      • Fabi

        muito obrigada :D