Alternativa ao Cronograma – Tratamento para Cabelos muito Danificados

tratamento para cabelos danificados

Como prometido, este artigo será sobre uma alternativa ao Cronograma Capilar, mas primeiro vamos fofocar um pouquinho! Bom, depois que escrevi o artigo explicando que o cronograma capilar não funciona exatamente como clamam por aí, fui contatada pela criadora do grupo no Facebook que se especializa no assunto. Dei uma passadinha por lá e fui recebida com mil pedras nas mãos de suas seguidoras. Eu fiquei sempre na minha explicando calmamente a minha posição e tal, expondo estudos e dados científicos.

Parecia estar tudo bem, porém hoje eu voltei por lá e comecei a falar de shampoos sem sulfatos, óleo de pequi e a dar outras dicas sobre como resgatar cabelos danificados, pois é isso que o pessoal que está lá realmente quer. E aparentemente, os administradores não gostaram disso e me baniram do grupo, além de mudá-lo para um grupo fechado que até ontem era aberto. Fiquei surpresa que uma diferença de opinião pudesse ter causado tanto rebuliço no grupo, uma das participantes veio até o PB me xingar sem nem mesmo ter lido o artigo! Outras diziam que ciência não sabe de nada e suas próprias experiências falavam mais alto do que pesquisas.

Achei muito engraçado que uma das participantes do grupo indagou confiante: Se shampoo com sulfato fosse tão ruim, por que ele existiria em 90% dos shampoos no mercado? Ela fez esta pergunta para desbancar meus argumentos, dava para notar pelo tom, mas daí quando eu ofereci minhas explicações e ofereci provas com links de estudo e tal, ela deu uma volta de 180 e começou a comentar que informação é muito importante e que ela iria agora usar shampoos sem sulfato.

Acho que se tivesse ficado por lá mais tempo iria converter muita gente e por fim, fui banida! (RISOS) – Parece até coisa de igreja… Enfim, não é que o cronograma não tenha seus méritos, tem sim, mas enfatizo que a parte de nutrição não funciona, pois cabelo é tecido morto e não come, e além disso a parte de reconstrução não funciona tão bem quanto os marqueteiros querem que nós acreditemos.

A VERDADE SOBRE A INDÚSTRIA

A indústria bilionária de produtos para cabelos, lideradas pela L’oreal (dona da Kerastase, Matrix, Garnier, La Roche Posay, Vichy, Redken, Mizani, Shu Uemura e mais 28 marcas!) que controla quase 30% do mercado, gasta rios de dinheiro em pesquisa e desenvolvimento (R&D) e mais rios e rios de dinheiro em marketing. O intuito das empresas é ganhar lucros e não há nada de errado nisso.

No entanto, a maneira que esses lucros são adquiridos nesse nosso mundinho corporatista muitas vezes não é das mais corretas. Não vou colocar culpa em uma marca específica, nem mesmo na indústria, mas existe uma cultura de lavar os cabelos, especialmente no Brasil, país quente e étnico, que faz com que as empresas lucrem horrores.

Pode até parecer loucura ou teoria de conspiração, mas os sulfatos existem nos shampoos para dar aquela sensação de limpeza nos fios, que absorvem mais cremes após o uso deles, o problema é que sulfatos danificam os cabelos e os cremes NUNCA os reparam! A lógica é bem simples – quanto mais danificado seu cabelo, mais desesperada você irá ficar atrás de produtos que prometem resgatá-lo e assim as empresas lucram.

Eu sou capitalista, consumista ao extremo, mas eu me recuso a comprar coisas que vão me fazer mal! Acho que todo mundo pensa assim, não é possível! Então faça testes, pesquisas e se convença de uma vez por todas que sulfatos fazem muito mal aos cabelos e se já está cansada da ladainha aqui do PB, veja outras fontes como esta: http://revistapesquisa2.fapesp.br/?art=3292&bd=1&pg=1 que demonstra que cosméticos, em muitos casos, danificam os cabelos.

CABELO É TECIDO MORTO E NÃO SE REGENERA

Shampoos fortalecedores, máscaras regeneradoras, cremes pro vitaminas, ampolas de vitaminas não adiantam nada! O cronograma capilar fala muito em nutrir e reconstruir os cabelos, mas isso é impossível.

O QUE DANIFICA OS CABELOS

  • Shampoos com sulfato
  • Esfregar o cabelo com shampoo na água quente
  • Pentear ou escovar cabelos molhados
  • Secador e Chapinha
  • Relaxamentos
  • Alisamentos
  • Escovas Progressivas, Inteligentes, Definitivas, etc
  • Queratina ou proteína em excesso

Quanto mais exposto o cabelo está às ações citadas acima, mais vulnerável ele fica. Primeiramente as cutículas se abrem e se separam, fazendo com que a camada mais externa dos fios fique cheia de buracos e fissuras. Com a abertura das cutículas, o shampoo e água conseguem penetrar o córtex do cabelo e assim os feixes de queratina nessa parte se separam e o fio perde a sua estrutura, ficando mais áspero, sem brilho, com pontas duplas e consequentemente com o aspecto elástico.

MAS MUITAS FAZEM O CRONOGRAMA E O CABELO MELHORA SIM!

Pode melhorar, sem dúvida, mas saiba que os efeitos são temporários e há outras formas de tratamento que podem fazer com que seu cabelo melhore bem mais! Ao invés de de Hidratação – Nutrição – Reconstrução, como diz o cronograma, cabelo precisa de Hidratação – Proteção, algo bem mais simples.

Você pode também usar ácidos para alterar a estrutura do fio de forma gradativa, minimizando danos, como por exemplo usando ácidos lácticos e glicólicos.

Reconstrução dos fios funciona apenas de forma temporária e parcial e deve ser feita semanalmente, após a aplicação de ácidos.

Cabelos devem ser lavados suavemente, você nunca deve esfregá-los vigorosamente e NUNCA, NUNCA deve usar algo que faça espuma (com sulfatos), pois isso acaba com as cutículas e consequentemente com a estrutura dos fios.

ALTERNATIVA AO CRONOGRAMA – Hidratação e Proteção

Uma vez por semana, faça uma máscara com creme de leite, açúcar e abacate. O ácido láctico (creme de leite), ácido glicólico (açúcar) e ácidos graxos do abacate penetram o córtex e têm a capacidade de realinhar os fios de forma gradual, sem danificá-los. Misture 4 colheres de sopa de creme de leite, 2 colheres de sopa de abacate amassado e 1 colher de sopa de açúcar, bata no liquidificador.

Deixe a máscara agir por 2 horas no cabelo seco, sem lavar e enxágue com água morna. Aplique em seguida uma mistura de óleo, ceramidas e queratina. Para cabelos muito danificados use óleo de pequi (que é capaz de conectar ligas e pode agir desta forma no córtex), mas você pode usar qualquer óleo – óleo de coco, óleo de abacate, óleo de argan, azeite de oliva, etc. Misture 2 colheres de sopa de óleo, meia ampola de ceramidas e 1 colher de sopa de queratina (pode ser em creme, gel ou líquida).

Deixe a mistura acima agir por 2 horas ou a noite toda se puder, coloque uma touca plástica na cabeça. Em seguida lave os cabelos com shampoo sem sulfato, sem esfregar em água morna, quase fria e passe condicionador e enxágue com água e no último enxague use vinagre e água para neutralizar o pH do cabelo.

IMPORTANTE - Use a queratina na segunda fase da mistura apenas 1 vez por mês, o restante dos ingredientes da hidratação podem ser usados semanalmente. Cuidado: queratina demais quebra os fios!

LAVE OS CABELOS SEM DANIFICÁ-LOS

No resto da semana, tente não lavar muito o cabelo. Sabe qual é o melhor óleo para o cabelo? O próprio sebo das glândulas capilares que são produzidos para hidratar os fios e se você não usar shampoo com sulfatos, essas glândulas produzem a quantidade exata que os fios capilares precisam para ficarem saudáveis. Ao lavar seu cabelo demais ou com shampoos transparentes, mais óleo seu couro cabeludo irá produzir para compensar e assim seu cabelo fica ensebado e oleoso.

Lave os cabelos com shampoo sem sulfato ou com condicionador de limpeza no máximo 3 vezes por semana! Após lavar use óleos e silicones como leave-in nos cabelos secos.

Tente sempre deixar os cabelos secar ao ar livre e nunca penteie ou escove cabelos molhados, apenas desembarace as pontas com um pente de dentes largos ao sair do banho.

No início, você pode achar que seu cabelo está ensebado e sujo, mas aos poucos, ele produzirá menos óleo e se normatizará. E o que é melhor, seu cabelo ficará mais saudável e protegido.

author avatar

Maquiadora e cabeleireira nas horas vagas, blogueira e professora de inglês. Adoro o estilo dos anos 60, músicas dos Beatles, Xbox 360, política de esquerda e filmes de terror.

  • Vanessa Tolloczko

    Oi Ju amei as suas dicas aqui no blog da PB, eu nao sabia sobre esses shampoo com sulfato so soube hoje lendo aqui no blog que essa composicao estragava mais o cabelo do que ajuda-los a melhorar, o problema e como sou viciada em cabelo shampoos condicionadores hidratacoes, saio comprando um monte de marcas que promete tratar cabelos danificados e quimicamentes tratatos pois sempre faco progressiva no meu cabelo eu mesma, que aprendi aqui no Blog tambem, e continuando entao eu tenho quase um estoque de shampoos e todos tem Sulfato, e agora o que voce me indicaria? nao posso jogar todos fora ne?, Aqui na Alemanha eles nao vendem nas pratileiras de supermercados tantas opcoes de cosmeticos para cabelo como Brasil e estados Unidos, as unicas marcas que encontro sao. Elseve, Garnier, Pantene, gliss kur schwarzkopf e outras marcas do mesmo fabricante schwarzkopf, e Dove, quando quero um produto mais profissional compro na internet num site Polones, e to louca pra esperimentar essas hidratacoes marcaras capilares, e plasticas capilar natural que aprendi aqui no blog, mas vou fazer isso quando chegar no Brasil pois vou achar mais facil, Aqui nesse buraco da Europa nao se encontra coisas pra cabelos tao facil ampolas de vitaminas, oleos de pequi, de argan e tantos outros ta dificil, entao quando chegar no Brasil vou sair comprando pra meus cabelos experimentar jaaaaa. mas me da uma dica como faco entao depois que usar esses shampoos de sulfato pois preciso terminar com eles, pra comprar novos sem sulfatos isso se eu encontra-los aqui. Beijosss

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Uau! Que orgulho me deu dessa PBéte independente!! rsrsrs – shampoo sem sulfato vale muito a pena, a diferença é gritante! schwarzkopf tem umas opções sem LSS (sulfatos) como a linha Bonacure Color Save. beijos

  • Romulopb

    Para quem tem cabelo crespo a fase de nutrição pode ajudar muito mais que as outras, estes cabelos geralmente não precisam de reconstrução, ficam duros com isso, e por serem cabelos naturalmente mais porosos, todas estas curvas dificultam o alinhamento das escamas…

    Nutrição é apenas um nome, realmente cabelo não come… A verdade é que é a faze em que nos inserimos os hidratantes lipídicos (óleos, manteigas, ceramidas, etc) com mais intensidade, esses dificultam que a hidratação a base de água deixe o cabelo mais facilmente pois estas substancias diminuem o contato do cabelo com o ar seco…

    outra coisa, estas 3 fases garantem que vc use uma variedade de substâncias saudáveis para seu cabelo/couro cabeludo, muito grande… na fase de hidratação você estara em contato com fibras, extratos vegetais, emolientes como glicerina e outros elementos glicólicos… na nutrição você estará exposto a lipídios, ceramida, manteigas, óleos, etc e na reconstrução, você vai selar e tentar “cimentar” buracos no seu cabelo, eu não gosto de chamar de maquiagem pois maquiagem vai rapido, acho que daria pra chamar de remendar rsrs

  • Andreia Tavares

    Amei o site! Todas as coisas que li, até agora, têm fundamento. Nada foi escrito baseado no ctrl+c, ctrl+v. Até agora n tinha encontrado um lugar seguro, com coisas novas para me ajudar nos meus cachos e em outras áreas. Obrigada! Sucesso! :)

  • http://www.facebook.com/mihcatgirl Noemi Jordana

    Oi Ju e todas as leitoras lindas! rss… Vim contar a minha mais nova adaptação!

    Como muitas vezes eu quero fazer uma boa hidratação sem muita demora resolvi adicionar o creme de leite à minha máscara, tudo numa cumbuca de vidro. Misturei minha máscara (atualmente tenho usado a de óleo de argan da Lanca) uma colher de creme de leite, pq meus cabelos são curtos e 5 gostas de óleo de pequi. Misturei tudo na cumbuca e passei nos cabelos úmidos depois de ter lavado com shampoo sem sulfato. Deixei agir por uns 30 min enxaguei e finalizei com um leave en. Meus cabelos ficaram macios muito brilhosos e super comportados :)

  • http://www.facebook.com/mihcatgirl Noemi Jordana

    Menias vim dizer como meu cabelo ficou mara depois que fiz essa hidratação com abacate e creme de leite. Porém eu adaptei a minha conforme eu achei melhor.

    Misturei o óleo de pequi juntamente com o abacate, açúcar e o creme de leite, tbm add óleo de tutano. Lavei os cabelos com anti resíduo, porém só para fazer essa hidratação profunda! 
    Depois e lavar os cabelos desembaracei com muito cuidado para ñ quebrar os cabelos, que já estão fracos. Dei uma secada assim uns 70% nos cabelos, passei a mistura e deixei por mais de 2 hras, (mas isso pq estava limpando a casa enquanto a mistura agia rss…) Depois enxaguei os cabelos, dei uma secada novamente e passei a segunda mistura que eu adaptei. 
    Misturei a queratina em gel com óleo de argan, 2 colheres de Bepantol em solução, uma ampola de vitamina E, mais uma colherzinha de creme para hidratação, para dar uma encorpada na mistura, pq como adicionei 2 colheres de Bepantol, ela ficou muito mole. Daí então passei nos cabelos e deixei por mais de 2 hras, novamente pq como falei estava atarefada com a casa. Depois enxaguei os cabelos só com água mesmo e coloquei 1 gota de shampoo sem sulfato no couro cabeludo pq minha raiz é muito oleosa, mas só passei na raiz mesmo, ñ passei no comprimento( O meu shampoo é da Bio Extratos pós pregressiva, é uma linha nova que saiu agoraque ñ tem sulfato nem adição de sal) depois enxaguei passei com um condicionador. Depois dos cabelos lavados e um pouco úmidos, dei uma borrifada de queratina líquida, pq meu cabelo está muito elástico e quebradiço, mas só por isso! Pq sei que queratina demais no cabelo, sem necessidade acaba quebrando por endurecimento; E finalizei com uma gota de leve in misturada a uma gota de óleo de pequi e um tisquinho de uma pomada que uso as vezes da salon line a base de queratina. 

    E o resultado foi um cabelo maravilhosamente brilhante e macio! Claro as pontas ñ ressuscitaram, mas o aspecto melhorou bastante, deu pra disfarçar bem aquelas pontas mastigadas. E Eu estou super feliz! Amei a receita da Ju! Adaptada por mim rss…

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      É isso aí! Fique a vontade para fazer suas misturebas, espero que o PB inspire todas as leitoras a fazer isso. beijos

      2012/10/21 Disqus

      • Bia

        A gente devia criar a seção “receitas mirabolantes adaptadas por leitoras”….hahahahahahahahhaha

        Eu tb faço as minhas às vezes…rs

        • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

          kkkk! Amei essa Bia, temos mesmo! Me ajuda, amiga – vou deixar esta por sua conta! abusada nem um pouco… rsrsrs

  • Luciene

    Ju, é válido lavar o cabelo com sabão de coco? pq quando lavo com sabão de coco ele fica com um brilho espantoso? Bjus

  • Michelesilveira

    bom juliana eu faço assim incluo alimentos com vitaminas cenouras etc… nas refeições todos dias e faço  hidratação olha meu cabelo tava detonado e com queda tres cabeleiras falaram que eu tinha que corta pelo menos uns 5 dedos não tive coragem corrir para a hidratação e mudei os habitos alimentares e olha só adeus queda cresceu e voltou a cachear mas uma coisa eu sempre achei shampoo detona meu cabelo e creio sim que o creme as vezes e uma capa que protege o cabelo ou como o casaco quardado no saco beijo querida!!!!!!!!

  • lilian

    sinceramente vc tem todo meu respeito tai uma pessoa que realmente falar a verdade sobre produtos de cabelo !!! e outra coisa meu anjo a onde eu encontro esse óleo de pequi?

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Obrigada querida! Vc encontra em lojas que vender produtos nordestinos e feiras em Minas e Goias, ele e de uso culinario. Vc tambem pode encontrar online, joga no google! :) beijos

      • Tânia Soares

        Vá numa loja que vende produtos nordestinos q vc acha fácil!!!
        Bjão

  • Paola Oliveira de Camargo

    Ótimo artigo, Ju. Mas tem uma coisinha só que me incomodou: não se pode pentear o cabelo molhado??? Eu SÓ penteio o meu cabelo quando ele está molhado, e sempre uso um pente fino pra isso… :(

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      nãaaaaaaao! Pode parar já! Se vc pintasse seu cabelo ou usasse qualquer química iria notar mais os danos, mas eles estão acontecendo, pelo menos use um pente de dentes largos. beijos

      2012/10/13 Disqus

      • Paola Oliveira de Camargo

        Ai, tá bom. Saí do banho agora há pouco, e penteei com os dedos mesmo.

  • Herykka

    Juliana sou leitora do PB e nunca tinha comentado, primeiro quero dizer que amo o PB nossa como são úteis as suas informações..menina tinha dermatite e nunca pensei que a glicerina com bepantol resolveria, mas resolveu…nossa como a gente gasta dinheiro à toa com cremes caros sem resolver..
    Agora voltando aos cabelos, eu conheci o cronograma capilar através de um determinado blog e super empolgada comecei a fazer(não participo do grupo), gastei pra caramba em mascaras de todo tipo, óleo de rícino pra umectar e tal..achando que o meu cabelo iria amenizar o aspecto poroso e pontas duplas..mas percebi que isso de cronograma capilar não faz muita diferença….a umectação ajuda bastante, mas mascaras de vários tipos e tal é balela..então um dia vc postou sobre o oleo de pequi e o creme de leite…comprei e comecei a usar..amei!! como o creme de leite derrete o cabelo…e depois pra minha surpresa vc começou a dizer q cronograma não adianta..menina fiquei admirada! justamente o que eu tinha concluído por experiência própria..sabe internet tem muita coisa boa, mas tb tem muito comércio..o mundo gira em torno de lucros, é triste, mas é verdade.
    Parabéns pela sua iniciativa!!!!
    Espero que o PB continue sempre assim…com receitas que dão resultado, sem fazer com que a gente dê tanto dinheiro pra empresário..

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Obrigada Herykka, fico muito feliz! E trata de comentar mais, vc ta em casa, menina! Sempre que tiver suvidas, criticas e elogios, rasga o verbo! Vc tem razao e a minha intencao e apenas dividir minhas experiencias, nao e que eu nao goste de produtos comprados, as vezes eles sao muito bons sim, mas como moro nos EUA, sei que nao sao tao acessiveis e eu adoro um DIY! rsrsr – beijos

      2012/10/11 Disqus

      • Herykka

        :)) vou comentar mais sim :))) concordo com vc tem muito produto bom sim!! (me controlo pq sou compulsiva demais :)) mas um DIY que dá resultado é perfeito!!

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100004216331979 Jaqueline Silva

    Nossa eu amo seu site tem dicas muito boas nele *–*

  • Tainan Tinum

    Acho que vacilei agora……… esse sabão é ruim né………rsrsrsr

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Sabao tem soda caustica, mas nao e necessariamente ruim, acho essa receita ate legal, bem natureba! Acho que esta tudo bem! Beijos

  • Tainan Tinum

    jú dando uma olhada aqui na net me deparei com essa receitinha…………….         http://www.encaracoladas.com.br/2009/06/shampoo-caseiro-de-camomila.html

    Shampoo Caseiro de Camomila!Aqui vai a receitinha de um shampoo caseiro feito com camomila e bem baratinho, você vai precisar de:6 saquinhos de chá de camomila1,5 colher de sopa de glicerina (vegetal de preferência)4 colheres de sopa de sabão em flocos (vendido em lojas de produtos para fazer cosméticos, mas, se não encontrar, rale uma barra de sabão puro, sem corante e sem perfume) e1 copo e meio de água.Ferva a água e faça o chá, deixando os saquinhos ali por cerca de 20 minutos. Em seguida, jogue fora os saquinhos e coloque o sabão em flocos na bebida.Deixe os flocos amolecerem bastante. Por último, adicione a glicerina e mexa até misturar bem. Guarde em uma garrafa fechada longe do sol e do calor.  

  • Bia

    Acho que o problema de dizer algo contra o discurso fundamentalista de certas pessoas é trazer pessoas passivo agressivas para os comentários….tsctsc

    O mundo e o PB são melhores sem gente louca….hahahahahahhahahahahahahaha

  • Nine_b2

    Ai, sou muito pata pra fazer essas receitas caseiras… =o( Com a hidratação de banana PENEI pra tirar os pedaços do cabelo… E agora estou tentando fazer a de abacate aí de cima, mas ele não ficou nem um pouco igual ao creme da foto aí em cima, será que ele não tá maduro o suficiente??

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Vc bateu no liquidificador? boa sorte! 

  • Paula

    Comecei a ler os artigos do PB e estou gostando muito das dicas de vcs. Eu sempre investi em produtos para cabelo e lógico já fiquei muito decepcionada com a maioria deles. Muitos dão certo nas 1ªs usadas, mas realmente a longo prazo o cabelo fica pior do que estava antes.  Fiz hidratação dom óleo de coco (recomendado pelo site) e foi a primeira vez em muito tempo que realmente notei uma melhora significativa em meus cachos, que estavam sem vida e sem forma. Vou tentar usar a técnica low poo no meu cabelo, só sei que não posso aderir completamente pois sofro de caspa severa. A caspa tbm é o motivo do meu comentário, já usei inúmeros shampoos anti-caspa, com ou sem sucesso no resultado e a principal causa da destruição dos meus cabelos. Até que eu encontrei o Klinse, lógico agride o cabelo, mas em comparação aos outros anti-caspas é o menos agressivo que funcionou no meu cabelo… bom, aí está a minha dica para quem sofre com caspa e cansou de ter cabelo piaçava. 

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      veja essas dicas aqui http://www.produtosdebeleza.com/como-eliminar-caspa-de-cabelos.html beijos
      2012/10/10 Disqus

  • Talminha Almeida

    Dica: No site http://www.drogasmil.com.br/Cuidados-pessoais/Shampoo/Shampoo-creme-bioderm-oro-argan-250ml.html?acao=DT&prod_id=204878&dep=4502&secao=13542&pedido=68209422&marca=109 tem o shampoo sulfate free da bioderm por 10,99 com frete grátis para todo o Brasil.

    • Mihcatgirl

      Nossa Talminha adorei sua dica pois esava no maior sufoco para encontrar um shampoo sem sulfato, ontem andei passei em varias perfumarias e ñ encontrei… estava procurando o eco therapy da amend, mas muito difícil mesmo ñ achei, nem o da Éh, nenhum o único que achei foi o da Belo fio mas andei pesquisando e vi que ele é parcialmente liberado e eu quero me livrar de todos os tipos de sulfato Bjss Linda :)

  • Patymelo_30

    Ju, adorei o post.. but, somos todas mulheres que se ocupam demais e temos pouco tempo.. por isso, gostaria de saber sugestões de produtos prontos do mercado mesmo que devemos usar. Ajudaria muito!

    • Flávia

       Acho que sua sugestão foge completamente da proposta do blog, não? Um dos propósitos do PB não seria justamente encontrar alternativas acessíveis (e caseiras) aos produtos disponíveis no mercado?

      • Tânia Soares

        Flávia, o Site também tem o dever público de alertar e sugerir também, mas a decisão final cabe a vc. Idéias sempre surgirão, mas cada 1 sabe o que faz e o que cabe na consciência.
        Carpe Diem

        • Lu

          Tânia-rainha-do-discurso-clichê.

          • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

            Oi Lu, te tenho com carinho e respeito por ser uma das nossas leitoras assíduas, mas a Tânia é parte do PB e tem um coração enorme e somente o intuito de ajudar. O que vc disse me ofendeu e com certeza ofendeu a Tânia e foi um comentário que não adicionou nada à discussão. 

          • Tania Soares

            Jú, muito obrigada. Com a sua opinião e de mais 99% do Site, me importam, pois são importantes e relevantes para mim. O RESTO continua sendo IRRELEVANTE para mim e não merecem sequer 1 segundo da minha atenção.
            Bjs Amiga.
            Carpe Diem

          • Bia

             Tânia, vc é mara!

            Minha parceira no bom humor hahhahahaahahhaah

            Jamais nos abalaremos pela deselegância alheia pq somos divas…hahahahahahaha

            Vc é uma das pessoas que faz parte da alma dos comentários e torna a coisa toda mais divertida…(cadê a Paola, gente???)

            A gente te amaaaaa =D

          • Tania Soares

            Bia, Eu t-Adoro Sua Linda!!!]
            E sim, nós somos Divas e Maras!!
            Gentinha invejosa é assim mesmo amiga. Bjs T-Amo d+++

          • Tania Soares

            Lú, minha querida, não sabia que estava respondendo a vc, me desculpe pq achei que sei nick era: Flávia, então me desculpe a indelicadeza. E PENSAR E TER INTELIGENCIA em ajudar as pessoas não me torna Clichê, sim solidária.
            Por mim vc pode ter a opinião q quiser, pois ela não me importa. Só dou IMPORTÂNCIA PARA QUEM TEM ALGO DE RELEVANTE A DIZER OU MOSTRAR PARA O BENEFICIO das pessoas.

      • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

        Oi Flávia, aqui no PB indicamos coisas que realmente funcionam, sejam elas compradas ou não. Vc tem razão em parte, mas nós aqui damos dicas de produtos que gostamos no mercado também, não focamos somente em misturas caseiras, apesar de ás vezes parecer assim, rsrsrs – pois eu amo um DIY! :) 

  • Juliana

    Oi Ju, muito bom seu post. Percebi que não sei definitivamente nada sobre cabelos… Aliás, faço tudo que não deveria ser feito. :p

    Enfim, fiquei com uma dúvida (bem parecida com a de algumas meninas que comentaram, aliás): meu cabelo é bem grosso mas tem algumas “falhas” ao longo do fio (olhando parece que algumas partes são mais finas que outras, não se isso é normal dele por ser ondulado/cacheado ou se é porque está muito danificado) e ele está meio elástico. Não tem problema passar ceramidas e engrossar mais ainda o cabelo e deixá-lo frágil ao invés de forte? Uma vez ouvi que engrossar demais o cabelo o deixa fragilizado, é verdade?
    Quanto a queratina, com o tempo o excesso de uso deixaria o cabelo rígido e fragilizado, certo? Quanto tempo mais ou menos devemos usar essa mistura de óleo+ceramidas+queratina?
    Obrigada. :)

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Vou adicionar essas informacoes ao texto hoje mesmo! :)

      • Juliana

        Valeu pela resposta, Ju. Vou testar a máscara aqui em casa. :)

  • Vivian Diniz

    nossa faço a maioria das coisas que danificam o cabelo, dá para usar outra coisa no lugar do abacate? 

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      pode fazer sem o abacate, sem problemas. beijos

      2012/10/9 Disqus

  • Alineaparecida40

    Ju
    Estou com sorte achei um shampoo super barato sem sultfato e sem sal, a imagem dele esta no link http://rodrigobarboza.files.wordpress.com/2011/01/conj_ooshe_acai.png eu o  estou comprando por $5,00 o kit shp+condici. Meu cabelo esta bem melhor.. só falta eu parar de lavar todos os dias.pois estoiu com excesso oleosidade devido ao que explicou..

  • Bia

    (Daqui a pouco o Disqus vai me bloquear achando que eu sou spammer)

    Juju, recebi minha revistinha de menina desse mês (sim, eu leio isso às vezes…rs) e adivinha:

    Tchachananan….

    Escrito em dicas para os cabelos…..

    USE SHAMPOO SEM SULFATOS…

    Quase chorei de emoção….!

    A partir do momento que as pessoas começam a divulgar e a demanda aumenta, as marcas têm que se adaptar ao perfil de consumo…espero mesmo que isso aconteça!

    A propósito, dona Idná Borges poderia se antecipar e criar logo sua linha para cabelos…com shampoos sem sulfato….rs

    Tô achando que a moda vai pegar….

    Mas eu já sabia lá-lá-lá-lá…graças ao PB…=)

    Bjoooo

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      kkkkk- Linda!! Te adoro muuuuito!!! Ela já está trabalhando em uma linha de shampoos! Estou muito empolgada, mas é aos poucos, amiga, afinal, ela não tem muito…cacife! rsrsrs – Mas é isso aí! Espero que o PB tenha contribuído, mesmo de forma pequena, a esta onda e eu acho ótimo que empresas lancem produtos de qualidade! beijocas

  • Amelia corlaite

    ;) ok…mas ainda prefiro os produtos apesar de fazer receitas caseiras ensinadas pela mamãe e vovó…eles tbm são bons rsrsrs…

  • Flavia

    ju apesar da reconstrução nao ser tao eficaz, vc nao tem nenhuma receitinha pra passar pra nós???

    • Bia

      Dá uma olhada nos posts antigos…tem a hidratação com o óleo de pequi, menina do céu vc vai amar… também vê a queratinização se for o caso que as receitas das meninas são legais e baratinhas!

      =)

  • Dinah Araujo

    Ju e Lô, parabéns pelo trabalho de vcs!!! Vcs são mto dedicadas, umas lindas. Confesso que estou viciada no PB…
    Outro dia estava navegando pelas dicas de cuidados com os cabelos e li tudo que vocês postaram sobre essa questão dos sulfatos e pensei se eu poderia lavar meus cabelos apenas com sabão de coco… O que vcs acham?

  • Flávia

    Ju, você MUDOU MINHA VIDA CABELÍSTICA! Menina, vc não faz ideia de como meu cabelo melhorou por causa do PB. Tenho o cabelo cacheado, odiava ele antes, ele vivia preso. Ele sempre ficava armado e cheeeeio de frizz. Agora tô fazendo o alisamento de creme de leite com aspirina (ótimo!), e usando só shampoo sem sulfato etc. Meu cabelo tá me rendendo mts elogios, estou mto feliz! Obrigada!

    A minha 1a. dúvida é a mesma da Cau: sobre a necessidade de finalizar com óleo, ceramida e queratina. A queratina não vai fazer o fio quebrar?

    Outra dúvida: essa mistura de quratina, óleo e ceramida tem que ser feita dps do alisamento de creme de leite com aspirina?

    bjs

     

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Obrigada querida, fico feliz de poder ter ajudado! Queratina vai quebrar cabelos normais, sem danos e que não passaram pelo tratamento de ácidos. Como parte do tratamento, ela funciona bem. Isso, vc faz depois do creme de leite. beijos 

      • Flávia

        Oi, Ju, obrigada por responder! Outra pergunta: O meu cabelo não é exatamente danificado (dia desses eu mesma tosei em casa, ficou ótimo, e as pontas secas foram pro ralo kkk), mas tenho feito o alisamento de creme de leite com aspirina toda semana. Por ser um tratamento com ácido, devo usar a máscara de queratina semanalmente ou com menos frequência?

        Sabe, eu fiz este tratamento ontem (alisamento+queratina), mas achei q meu cabelo ficou com aspecto meio ressecado. Por que será?

        Nossa, a cada dia eu adoro mais este site, não me canso de fazer propaganda dele pra td mundo que conheço!

        • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

          Vc tem que ver com que seu cabelo se adapta, se ele nao esta danificado nao precisa de queratina, use apenas 1 vez por mes e bad outras vezes use os acidos e oleos sem a queratina. Vc tem que alterar de acordo com seu cabelo. Valeu o apoio, querida! Beijos

  • Cau

    Ih, Ju, agora tô com uma dúvida sobre o processo da receita
    acima. Vc falou que deve ser feita uma vez por semana e em um 
    comentário aqui embaixo disse que obrigatoriamente deveria finalizar com óleo+ceramidas+queratina.
    A queratina com o tempo não iria causar um processo de endurecimento dos fios?
    E o uso de silicone que vc indica, tb não iria se depositar nos fios e com o
    tempo causar um desgaste já que para tirar a lavagem tem que ser mais vigorosa?

    bjus

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Se seu cabelo esta muito danificado e com o tratamento de acido, isso significa que ele precisa de queratina, depois que seus fios estiverem em melhoir estado, nao use mais queratina toda semana.

      2012/10/9 Disqus

  • Nine_b2

    Estou usando o shampoo da Amend, Eco Therapy apra cabelos coloridos, e só lavo meu cabelo 3x por semana no máximo. E isso que falou no post do cabelo ficar menos oleoso é verdade, porque percebo que antes, eu tinha que lavar o cabelo de 2 em 2 dias porque no 2ºdia já estava oleoso, e agora, não, está bem melhor e controlado. Porém estou querendo usá-lo natural (com alguns cachos e ondas), mas como não gosto de ficar com o cabelo molhado e secando naturalmente (pois sempre precisa de uma mãozinha pra ficar bonitinho), comprei um difusor pra secar e ficar com cachos definidos (peguei a dica na net), acha que só secando com o difusor, vai agredir muito meu cabelo? Já que comentou que a chapinha danifica menos… Ou quando falou escova estava falando do ato de escovar, e não só do secador? Adoro o blog e estou aqui todos os dias! Essa receita que passou aqui é maravilhosa e com certeza vou seguir as dicas!!! Parabéns!

    • Bia

      Eu tenho cachinhos/ondinhas (depende do humor deles…rs)…não sinto agressão intensa quando uso o difusor com o secador morninho, até pq vc usa de longe, não quase colado como quando faz escova… o meu fica legal secando com o secador… experimenta o gel de linhaça que foi postado recentemente…vc vai gostar!

    • Tânia Soares

      Bem, qndo eu quero dar AQUELE CACHO nos cabelos uso o gel de linhaça e toalha, seco amassando p formar os cachos e deixe secar, vc vai AMAR!!!!
      Carpe Diem

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Falei do ato de escovar, so o secador com protetor termico dedos para ajeitar, nao faz tao mal. Gostei da ideia do difusor, depois me conta se deu certo. Tenha um otimo dia, querida. Beijos

  • Isadora Rezende

    Jú, adorei mais este artigo! Sabe o que é que acontece? Sinceridade incomoda, principalmente quando vem de uma pessoa querida como você. Eu ADORO sinceridade e acho que vc as pontua com muito bom senso. Beijos querida.

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Obrigada, Isa! Foi duro enfrentar tanta hostilidade, seu carinho ajuda muito! Beijos

  • Joseane Magro de Lima

    Nossa eu estou pasma! Faço o cronograma…. Excelentes dicas e página salva em favoritos sem dúvidas eu vou fazer isso sim! Engraçado que cometo quase todos os pecados acima :( Escova, chapinha… Shampoo com Sulfato… :( Jú percebo que após lavar meus cabelos eles ficam um pouco danificados, sei lá não sei se é neurose huahau. Será que tem algum Shampoo sem sulfato, fácil de achar e com precinho bacana? (Tipo até uns R$: 25,00…). Vi seu comentário lá no Grupo sobre a minha dúvida com as pontas difíceis… Qdo faço a escova e chapinha ficam lindos… Mas no dia seguinte…. Todo frisado nas pontas uma bosta! Vou sem dúvidas tentar o óleo de pequi! Parabéns pelo blog e é bom saber que além de consumidora e testadora huahauau, existe uma profissional para nos orientar. Seguinto-te… Se desejar retribuir…http://blogdajhosy.blogspot.com.br/

    • prizim

       A Diana do Help dos Cabelos sugere o Shampoo Orgânico da Eh :) http://www.onofre.com.br/shampoo%20eh%20organico%20antioxidante%20todos%20os%20tipos%20de%20cabelos%20300ml/36264/05

      • Bia

        O da Eh é legal, mas eu acho ruim de achar, mas se vc encontrar, é realmente muito bom….tem o da amend eco therapy para tingidos tb…que fica em torno desse preço mesmo, mais ou menos R$ 25,00 (aqui em São Paulo).

    • Mariana

      tem um da bio extratus pós progressiva
      https://www.google.com.br/search?q=bio+extratus+pos+progressiva&hl=pt-BR&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=CWJ0ULqfCfDW0gG-roGYCQ&sqi=2&ved=0CDsQsAQ&biw=1350&bih=571

    • Tânia Soares

      Menina, produtos da Éh, cosméticos tem precinhos MARA!!!
      tenta q sei q vai achar.

  • Gessica

    Gostei muito do blog e estou adorando as dicas. 
    Uma duvida: você disse que pentear os cabelos molhados danifica ele, é isso mesmo? Tenho cabelos cacheados e sempre li e ouvi que deveria penteá-los molhados para não desfazer os cachos. Será que fiz algo errado durante toda minha vida? Agora estou em dúvida. Se puder responder… 
    (:

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      vc pode pentear so as pontas com um pente de dente largo ao sair do banho, passe um protetor a base de silicone e desembarasse levemente. Proteja seu cabelo, gata, trate-o com carinho e cuida bem cabelo e muito sensivel.
      2012/10/9 Disqus

    • Bia

      Cachinhos desfazem se pentear seco…mas o que agride mesmo é pentear no banho! tenta desfazer os nozinhos com calma, debaixo do chuveiro, usando um bom creme e as mãos…daí você só penteia fora do chuveiro, com ele úmido, e só pra tirar os nozinhos mais difíceis…ainda sim, cuidado e paciência!

  • Marisa Orbelli

    Ju essa receitinha me proporcionou uma viagem ao passado… me lembro que meu cabelo era muito mais bonito que hoje em dia e eu fazia muito essas receitas, usava babosa, abacate, iogurte… depois que aderi a vida moderna, meu cabelo antes liso e soltinho, virou esse fuá ensebado! kkkkkk vou voltar as origens! mil bjinhossss e adorei o artigo!

    • Bia

      Nossa Marisa…agora eu lembrei de uma receita que ia óleo de semente de uva, glicerina e não sei o que mais que eu fazia há um tempinho….Ju, óleo de semente de uva é legal mesmo pro cabelo?(época em que eu testava as coisas sem saber para que serviam pq alguém me falava que era bom…hahahahahahahaha)

      • Tânia Soares

        Bia é bom sim, mas tenta achar 1 puro, sem adição de óleo mineral, pois esse sim pode prejudicar com o tempo.
        Carpe Diem

  • Fernanda_psilva

    Eita Jú que coisa…nem jesus agradou à todos né?! O importante é a boa intenção que o PB tem em ajudar a quem…como eu ,que já estava cansada de cosméticos que não funcionavam eu e muitas leitoras estamos satisfeita com os resultados das receitas caseiras do PB,além de tudo vcs tem muita credibilidade todos seus artigos não ofende e sim esclarecem,e qdo o produto é bom vcs falam e elogiam tbm.

  • http://www.facebook.com/vanessa2m Vanessa Moreira

    Oi,Ju!!! Faço tudo errado definitivamente!!!! Vou fazer suas receitinhas que sempre são um sucesso total pra mim, me ajudam muito! Gracias linda!

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      De nada, chica! Espero que goste – beijos

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100003303530762 Annie Donato

    Olha eu sou participante do grupo de cronograma e eu não vi nenhum post seu e tb não ofenderia ninguém por falar algo ao contrário do que está dando certo pra mim…
    Eu adequo o crono as minhas necessidades, acho que vc não deveria generalizar …
    Gosto mto do seu blog e não será por 1 matéria que deixarei de visitá-lo ou de fazer o crono da minha maneira.
    Bjos

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Obrigada Annie,

      aparentemente adms apagaram meus posts no grupo, se está dando certo, ótimo – é isso que importa, só quis expressar minha opinião e demonstrar fatos sobre como age o cabelo, mais nada, não quis causar nenhum drama… vc é sempre bem vinda no PB! beijos

      2012/10/8 Disqus

  • Daniela Mendonça

    Olá Juliana! Gostei muito do post mas fiquei com uma dúvida, se secador, chapinha, escovas progressivas, alisamentos e afins fazem mal ao cabelo, o que vc recomenda então p/ alisá-los? Faço sempre uma escova rápida depois de lavar, o meu cabelo é muito fininho e pouco, é ondulado bagunçado, sem forma, então precisa ser modelado, progessiva tira todo o volume dele, é um horror! Faço escova com spray de volume. O que quero na verdade ainda não existe, que é alisar e encorpar ao mesmo tempo, o que vc sugere? Desde já agradeço!

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Fazendo os tratamentos com ácidos citados acima, vc domará aos poucos seus cabelos. Nesse caso fazer chapinha no cabelo seco danifica menos do que a escova, que fisicamente arrebenta os fios. Use protetor térmico e silicone antes de usar a chapinha para diminuir os danos. beijos

      2012/10/8 Disqus

  • Mary

    Ótimo post ;) E, assim, será que você não divulgaria alguns exemplos de shampoos sem sulfato para ajudar suas leitoras??? Obrigada!

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Temos aqui no site várias listas de shampoos sem sulfatos, basta dar uma olhada pelo site, temos muita informação por aqui, use a caixa de procura e passeie a vontade! beijos

  • Neuza Vieira

    Como profunda conhecedora dos meus cabelos, devo dizer que as dicas são as melhores que já vi em sites/revistas – os shampoos caros e rebuscados não funcionam, fico c/os cabelos pesados e s/brilho e já está difícil de encontrar aqueles mais simples e baratinhos….aliás, o preço está diretamente ligado ao volume de propaganda dos mesmos.
    Com relação  a Escova Progressiva, usei a Exxa Marroquina. da Salon, e adorei em cabelo médio dá p/3 vezes, no cabelo tingido clareia, mas o tom ficou bom, nada p/se alarmar.
    Bjs, Neuza.

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Obrigada Neuza, fico feliz que tenha gostado e obrigada por dividir suas dicas também! beijos

      2012/10/8 Disqus

  • http://twitter.com/NatashaValente Natasha

    Olá! Estou conhecendo o blog agora! Só não ficou muito claro pra mim uma coisa: no final, vc recomenda ou não a compra de máscaras para o cabelo? Ou só essas receitas caseiras, nesse passo-a-passo que vc escreveu? Isso quer dizer que 1 vez por semana se usaria essa receita caseira e nas outras lavagens só shampoo sem sulfato + condicionador?
    Beijos

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Na verdade máscaras são quase exatamente como cremes condicionadores normais, só possuem mais emulsificantes para que a textura fique mais espessa. Se preferir pode usar máscaras sim, mas sempre adicionde um pouco de óleo nelas para que tenham melhor efeito. Não sou contra as máscaras, nem condicionadores, possuem silicones e óleos que protegem bem os fios, mas nenhuma máscara faz milagre.

      2012/10/8 Disqus

  • Rosistamaria

    Oi.
      Obrigado pela dica. Deixei de usar shampoo com o tal sulfato , disse que era um veneno e quase apanhei. Mas vivo em guerra com meus cabelos , vou fazer a maácara .
    bjs. Rosi

  • Aline

    Meninas, vocês conhecem a escova madameliss? Eu fiz a portier da outra vez, mas acho que pranchei muito pouco, então saiu rapidinho.

    Muito obrigada!

  • prizim

    Puxa! se eu fico dois dias sem lavar o cabelo, começa a cair da raiz! Como proceder? Cheguei por aqui agora (ironicamente vim por meio do grupo do cronograma capilar :P), vou olhando os posts com tempo pra ir entendendo a sua lógica tão diferente da de outras blogueiras… Beijo!

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Justamente porque vc usa shampoo com sulfatos, assim seus cabelos produzem mais oleo para compensar o oleo que foi retirado pelos shampoos comuns que sao muito adstringentes e fazem mal aos cabelos. Nao acho ser muito diferente! Acho estranho que esta ideia e tao estranha! Rsrsrs – moro nos EUA e aqui essa ideia de que shampoo faz mal e bem aceita. Seja bem vinda ao PB! Beijos

      • Aline

        Achei o blog muito interessante! Tenho muitos produtos de cabelo e fiquei super ansiosa para testar essas receitas caseiras!

      • prizim

         Então, fiz o teste. Fiquei um dia sem lavar os cabelos por duas vezes. Da primeira vez foi ok, não percebi tanta queda. Mas da segunda vez caiu bastaaante. Talvez comece intercalando até o couro se acostumar, tipo uma vez fico um dia sem lavar, lavo dois dias seguidos, depois fico sem lavar denovo, quem sabe ele não começa a entender? :P Mas os que não caíram agradeceram o menor número de lavagens :) Ah, pesquisei por aqui e vi que o óleo de melaleuca pode ajudar, né? Vou tentar. beijo!

    • Tania Soares

      Em relação a queda de cabelo, visite 1 dermatologista para que possa estar investigando o pq disso estar ocorrendo.
      Carpe Diem

      • prizim

         Poisé, há um tempo fiz um tratamento caríssimo com dermato e não resolveu muito. melhorou com o tempo só… o/

  • Tânia Soares

    Muito boa Jú, mandou bem!!!

    A verdade dói sempre em quem não tem boa Fé, e nós sabemos por A+B que o povinho não quer que a mina seque-kkk.
    Mas aos poucos a verdade vêm a tona . 
    Bjs Amiga.
    Continue sempre com sua Generosidade.

    Carpe Diem 

  • Flavia Silva

    Ju .. amei o post desde agosto/2012 não uso mais shampoo com sulfato demorei me acostumar porque acreditava antes que quanta mais espuma fazia significava que o meu cabelo estaria limpo.. depois que o PB entrou na minha vida mudanças radicais aconteceu no meu cabelo e para melhor.. e sempre quando alguém me elogia euu falo graças a PB.. fiz um caderno onde anoto todas as receitas e sempre utilizo adorei o azeite+ abacate e o shampoo bomba realmente deu resultado.. virei a sua fã.. sou negra e cabelos crespos com todo tipo de quimica tratamento que você possa imaginar escova + chapinha nem se fala.. mas não tenho preguiça em fazer qualquer receita mirabolante para o meu cabelo ficar impecavel.. o resultado do meu cabelo depois que o PB entrou na minha vida é magnifico.. Obrigada por dispensar o seu tempo dando essas dicas que para muitos não faz a minima diferença.. mas pelo menos pra mim É TUDO DE BOM….bjoooss

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Oi Flavia, obrigada de coração, querida! Esse fim de semana foi duro pra mim, após ter sido massacrada por outras blogueiras e pessoas que preferem acreditar que os produtos no mercado tem que ser bons senão não estariam no mercado e coisas do tipo… um comentário como o seu me inspira e me motiva! beijos

      2012/10/8 Disqus

      • Nadia

        Não se abale por isso Ju.
        Não acredito que você escreveria o post sem ter certeza de cada letra.
        Não agradou a todos? Era de se esperar.
        Mas nós, suas leitoras, adoramos. E sempre esperando por + post interessantes.
        Bjs

  • Endyaguiar1

    Oi Ju! Parabéns pela matéria! Muito esclarecedora. Vou seguir as dicas ;D

    Queria saber se posso usar um shampoo infantil no lugar de um sem sulfato, ou se é melhor usar o sem sulfato mesmo.

    Obrigada, beijos.

  • Cau

    Olá!!! Dá mais umas receitinhas de hidratação caseira fora essa do abacate+creme de leite+açúcar e creme de leite+óleo de coco. Falar em óleo, quais seriam os ideais para o uso capilar?
    Ah, uma dúvida a mais: é somente o shampoo que deve ser excluído por conter sulfato ou os condicionadores tb entram nessa? Tem um grupo que faz loo/no poo que abomina inúmeras coisitas além do sulfato. A paranóia deve se estender msm ou excluíndo somente os shampoos com sulfato já iremos fazer um bem enorme aos nossos fios?
    bjks

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Eu tento não ser ultra paranóica, acredito que há outros ingredientes que podem não fazer bem, mas em termos de desgastar os fios, eles não são tão ruins assim. Tirar sulfato das nossas vidas já é complicado, mas se vc quer ir no poo, vc opta por algo mais natureba que não inclui quase nada que seja desenvolvido em laboratórios, eu não sou assim, apesar de curti receitas naturais. Aqui no PB temos muas receitas, são aquse mil artigos, dê uma passeada na categoria cabelos e divirta-se! beijos

      2012/10/8 Disqus

  • Nadia

    Oi Ju, 

    belo post, como sempre.
    só terei problemas em adquirir ceramidas e queratina liquida, pois aqui não aparece.
    você indica alguns produtos? como alternativa para mim.
    sei que você (e eu tb) adora as receitas caseiras.
    beijo grande

    • Tânia Soares

      Tem a Keramax q tem estes itens. Bjs
      Boa Sorte

      • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

        Oi Nadia, como vc está na Angola, é melhor comprar essas coisas online. Não sei de uma loja que tenha, mas vou ver pra vc. beijos e obrigada Tania, a Keramax manda pro exterior? beijos pra ti tambem! :)

        2012/10/8 Disqus

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      esses ingredientes nao tem como serem substituidos, seu cabelo precisa deles depois do tratamento com os acidos. Mas nao custam caro e podem ser encontrados online. vou ver isso pra vc! beijos

      2012/10/8 Disqus

  • Janaína Franciane

     “Se Deus quer que todos acreditem nele, por que ELE inventou logica?”

    Eu vi essa frase no twitter do PB. Vc não acredita em Deus, é isso?
    É só curiosidade. Sem julgamentos.
    Já que vc publicou no twitter do blog acho que (como leitora) convém eu perguntar.

    Bjs

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      é coplicado responder essa pergunta.. rsrsrsr – vou deixar a coisa meio no ar, mas não curto religião em geral.

      2012/10/8 Disqus

      • Janaína Franciane

        Deus não é religião.
        Mas eu te compreendo…
        Beijos

        • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

          Concordo! Obrigada – beijos! :)

  • Debby

    Demais esse post Ju!!! Tem tanta gente por aí que se nega a acreditar que esses shampoos comuns com sulfato danificam o cabelo, eu já desisti de tentar convencer muitas delas viu!

    Vou fazer esse passo a passo da hidratação, estou precisando….Ju eu não consigo me libertar do secador e da chapinha, tem alguma maneira de continuar usando-os sem danificar tanto o cabelo? Eu não coloco o secador numa temperatura muito alto e uso a prancha de cerâmica… Mas ainda assim sei que danifica :-( 

  • Fla

    JU AMEIII O POST! MTO OBRIGADO POR ESCLARECER AS DUVIDAS DE TDS NOS! E NAO LIGUE PARA OS COMENTARIOS MALDOSOS, SEMPRE HAVERA GENTE Q PREFERE CRITICAR AO INVES DE ESCUTAR! AMO O BLOG ! FOI UMA DESCOBERTA E TANTO!