Aprenda a Extrair Óleos Naturais em Casa

como fazer oleo de coco

A dificuldade de encontrar óleos naturais que nós receitamos aqui no PB para cuidar da pele e cabelos fez com que a leitora Nacar  Xavier inspirasse este artigo, me pedindo para desenvolver uma forma de produzir óleos naturais em casa. Como a Nacar está grávida de gêmeos e dá azar negar desejo de grávida, lá foi a escrava Lô arrumar um jeito fácil e prático para as adoradoras de óleos naturebas (não é o meu caso, vocês sabem). Estou muito feliz com a comunidade PB que, vocês, queridas leitoras, estão formando! Mas olha… Tenham pena de mim, viu? A escravidão já acabou!

 

Bom, no laboratório a extração do óleo é fácil, rápida e eficaz com o uso de prensas e solventes, uma beleza! Amo tudo isso! Porém, vocês não possuem os recursos, é claro, e vão ter que fazer da forma artesanal, como as comunidades tradicionais das regiões produtoras fazem. Então, despertem a cientista maluca que há dentro de toda mulher (ou bruxinha, índia, sábia, tanto faz) e mãos à obra, já que vocês vão ter que usar um pouquinho da capacidade de “intuição” de vocês para acertar a quantidade da matéria in natura (pequi, abacate, coco, buriti, etc.). Mas não é difícil não. Vou dar uma ideia aqui pra vocês. Talvez, nas primeiras vezes, vocês façam óleos pouco concentrados, mas depois que pegarem a “manha” da coisa produzirão ótimos óleos! E vão ficar viciadas em fazer. Garanto!

 

Eu prometo que vou tentar ser didática kkkkkk e não vou usar palavras técnicas, tá? Vou falar bem fácil! E vou contar um segredo para vocês: eu sou neta de índia. Meu olho puxado não é oriental não! É de índio mesmo! Então, esses métodos de extração de óleos e outras técnicas fitoterápicas são coisas muito comuns nos cadernos de receitas aqui em casa. Mamãe é craque nisso e minha avó, diga-se de passagem, vive disso. Meu irmão, por exemplo, odeia remédios e se cura com chás. Eu que sou do contra e resolvi amar química, laboratório, engenharias,cálculos e essas coisas de doido.

 

Espero que gostem!

  1. A primeira coisa a fazer é separar uma boa quantidade de polpa! Um prato cheio de polpa tá bom. É o suficiente para uma boa garrafinha! Então, meninas, retirem a polpa da fruta ou fruto que vocês escolheram e amassem bem (ou triturem no liquidificador com um pouquinho de água morna, esprema a massa num pano de algodão bem limpo até extrair o máximo de líquido- esprema muito, horrores kkkk Esta é a parte da prensa mecânica que vocês não possuem, então, vai ser no braço mesmo). Usem o cérebro! Cada fruto tem uma característica, então, uns precisarão triturar, outros não! Confiem em vocês!
  2. Aí, deixe esse líquido que você extraiu na geladeira por 12 horas.
  3. Após as 12 horas, o líquido já deve estar separado (você observará uma massa de textura pastosa em cima e um líquido embaixo). Descartem o líquido (parece um soro) e fiquem com a massa pastosa.
  4. Aí, vocês vão colocar a massa pastosa extraída em banho maria. Toda dona de casa sabe fazer isso! Fogo beeeeeeeeeeeem baixinho (se tiverem um termômetro culinário, tentem manter entre 45 e 50 graus-dica da minha mãe). Aí fiquem mexendo com uma colher de pau. Mexam, mexam (estão vendo como eu estou melhorando minha didática?) kkkkkkk atéeeee evaporar a água da polpa! A pasta vai fritando e o óleo vai separando naturalmente.  Não se preocupem que vocês vão perceber quando a água está evaporando. Sabe quando a gente faz brigadeiro? A gente coloca o leite condensado lá todo aguado e depois de um tempinho ele começa a ficar consistente. Pois é… É a mesma coisa! Vamos lá meninas, façam! Sem medo!
  5. Aí é só coar! Fácil, né? Etiquetem e guardem na geladeira. Usem frascos/garrafinhas esterilizados (esquenta lá o bicho até matar tudo quanto é coisa ruim)! Dica da minha mãe: deixem um pouquinho da polpa coada junto com o óleo no vidrinho que fica chique.


Mas, tem um porém. Há frutos que precisam de um passo a mais pois produzem pouco óleo com muita polpa, tornando o processo ineficaz. Para resolver isto, sigam as instruções:

  • No primeiro passo, adicionem um óleo (uma parte de polpa para uma parte de óleo). Pode de ser óleo de oliva, milho, qualquer um cheirosinho. Batam essa gororoba no liquidificador e depois sigam os outros passos descritos acima.
  • A dica é que, quando a água estiver evaporando, a mistura da polpa com o óleo começa a ficar meio transparente!
  • Este óleo que você vai adicionar à polpa vai ajudar a extrair os lipídios. Confiem que é assim mesmo!

O último óleo que minha mãe fez foi o óleo de coco babaçu. Diz que é para passar no cabelo para proteger a cor e para evitar a queda. Vocês estão cansadas de saber o meu posicionamento quanto a isto, por isso, eu peguei o óleo e fritei um ovo! Ficou uma delíiiiicia!! Comi até enjoar com farinha amarela bem torradinha! Huuummmmmmmm

 

Experimentem!!!

Meninas, não tem segredo! O método é por tentativa e erro. Tentem fazer que vocês irão aprendendo, aos poucos, os tempos, as texturas… O mais fácil de fazer é o óleo de coco. Comecem por ele!! O óleo de coco (usado como alimento e não pra passar no cabelo, tá gente?) faz maravilhas impressionantes para a saúde, principalmente para as mamães e bebês, e merece uma matéria especial!
Se ninguém acertar fazer, me avisem aqui nos comentários que eu vou filmar a minha mãe fazendo um, prometo!

author avatar

Engenheira e pesquisadora. Adoro fazer testes e fórmulas exclusivas para o PB. Amo química, neurociência e sorvete.

  • Médilen

    Quero saber se manteiga cupuacu que se usa pra fazer sabonete caseiro ex do Petersburgo Paiva pode se passar no cabelo alguém sabe? Me formar…..

  • Amanara Bandeira

    Olá,
    Gostaria de saber se é possível extrair óleos vegetais por prensagem a frio de frutas como manga, banana, goiaba; ervas: camomila, erva cidreira, alecrim; especiaria: canela, alecrim. Fiquei muito desconfiada ao encontrar esses produtos sendo vendidos pelo site http://www.mundodosoleos.com/oleos-funcionais. Rola isso mesmo, são matérias primas que podem render óleos vegetais?

  • Lana Rubia

    Oii, muito legal a matéria, tenho uma dúvida pra extrair óleo da mutamba é o mesmo procedimento?

  • Vivi Moreira

    Oi, Lô! tenho uma perguntinha …qual é o segredo pra separar a massa do oleo de manga?

  • http://jeniferfcruz.blogspot.com.br/ Jenifer Cruz

    Amei a ideia vou testar com manga!
    Um beijo obrigada por compartilhar!

  • ADRIANA DAMASCENO BASTOS

    VOCÊ É REALMENTE UM MÁXIMO ADOREI, SUA MATÉRIA ESTAVA PESQUISANDO PARA PARA COMPRAR O OLEO DE COCO QUANDO A ENCONTREI COMO FAZER , SAI BEM MAS BARATO MUITO OBRIGADO, MAIS SE VOCÊ QUISER FILMAR SUA MÃE FAZENDO VAMOS AMAR, UM ABRAÇO.

  • Dinair

    oi i eu gostaria mesmo que vc filmace seria mais viavel pra quem tem dificulaldade como eu. oleo de abacate de tomate. e outros inclusive de babosa abrigada aguardo seu retorno te encontre procurando como fazer oleo vegetais .

  • Marcio

    como faço para extrair o oleo da babosa?

    • Profª Meriane Pires

      Oi Márcio, a babosa não possui óleo! O que ela possui e tem propriedades hidratantes é o gel composto por mucilagem!

  • Lily

    Gostaria de saber se sabem como extrair o oleo das sementes de girassol, se souberem peço que postem, por favor!
    Gosto muito do PB, parabéns a todas!
    Bjos!

    Fico aguardando! Obrigada!

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Temos um post novo sobre a prensa de extrair oleos, veja na pagina inicial

  • http://www.facebook.com/jessya.ssilva Jéssia Santos Silva

    Bom dia Lo, descobri seu blog procurando como extrair o óleo de abacate, e agora gostaria de aprender como faço para extrair o de sementes de girassol, é o mesmo processo? então seria assim: 1- descascar a semente; 2- bater no liquidificador com agua; 3- espremer (bem) no pano para tirar o caldo; 4- deixar descansar na geladeira por 12:00 hs; e por ultimo levar ao fogo em banho maria até absorção do óleo?

  • Carlos

    Boa tarde Lo.

    Certamente não sou uma “menina” mas leio tudo que se refere a confecção de cosméticos, e gosto de aprender como fazer manualmente tudo oque vc imaginar; Até sei que alguma coisa é mais prático e muitas vezes mais barato comprar pronto mas eu gosto é de fazer.

    Adorei seu blog muito didático.
    Sua ideia de postar vídeo, passo a passo tb é muito legal. Você deveria colocar em prática.

    Parabéns. Já coloquei nos meus favoritos.

    Carlos

  • http://www.facebook.com/amandacristina.camposdealmeida Amanda Cristina Campos de Alme

    Lô, esse processo serve pra extrair tambem óleo de plantas? porque eu quero extrair o óleo de mutamba, e queria saber se posso usar o mesmo processo?

  • Carolini

    Lô, simplesmente amei amei amei, tava doida procurando exatamente isso, maravilhoso dividir tuas descobertas!! Gostaria de saber sobre os óleos de semenentes, mistura com água e outro óleo, ou só água mesmo. Outra coisa que fiquei aqui pensando, amo química também e aí pensei, será que essa massa que sobra não conseguimos fazer cremes hidratantes? ou usar para fazer sabonetes vegetais? Desde já te agradeço, superrr beijooo.
    Carolinireis@yahoo.com.br

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      Com sementes é outra coisa! :-) Hidratante com a massa que sobra? Hummm acho melhor usar o próprio oleo pra hidratar! ;-)

  • Sirleisantana

    E o óleo de babosa (aloe vera) é o mesmo procedimento, tem que acrescentar algum outro óleo?
    Grata,
    Sirlei 
    e-mail: sirleisantana@yahoo.com

  • Alessandra Rt2000

    Oii tem cmo extrair o oleo da babosa tbm?
    Alessandra

  • Convidada

    Boa tarde gostaria de saber se para extrair óleo de girassol é o mesmo procedimento de frutos que produzem pouco óleo com muita polpa. Desde já grata

  • Rosaflaviaelle

    para extrair o óleo de abacate, e a mesma dica. bato no liquidificador com um pouco de água morna.e deixo descançar por 12 hs?

  • Clara lins

    com a polpa verde ou o côco seco, todas as receitas que já ví é com côco seco e nas fotos é visívil que é polpa de côco verde, fiquei toda confusa!!!

  • Shirleiglima

    gostei da dica vou fazer esse oleo de coco,sera que ele faz o msm efeito para emagrecimento?

  • Pingback: Hidratação Para Cabelos Tingidos » |()

  • Msouzaatsanato

    obrigada mesmo, acabei de chegar da roça com quase dez quilos de coquinho e tava morrendo de medo de perder todo meu trabalho em “catar coquinhos, agora sei o provérbio na prática.kkk”. vou fazer logo que puder.

  • Elis

    Estava lendo os comentarios e percebi…VC’s SÃO TUDO DOIDAS MESMO kkkk adooooro.
    Mas tô na duvida, afinal o óleo de côco é para fins culinários ou cosméticos???Ñ entendi Lô. Ou é somente a tua opinião?
    Se for somente pra comida nem vou gastar meu tempo, pq aqui no sul ñ temos o hábito de usar esse tipo de óleo pra comer.
    bjs a vc’s todas 

    • Lô Magalhães PB

      óleo de coco serve para fins terapeuticos, para passar no cabelo e para comer tmb. Se vcs aí do SUL não tem o hábito, não sabem o que estão perdendo. É bem mais saudável e gostoso que os outros óleos culinários. Nos cabelos possuem uma emoliencia inigualável e para fins terapeuticos, so em outro post, pq é muita coisa!! Beijos, amada!!

      • Paola Oliveira de Camargo

        Pior que, aqui no sul, a maior parte das pessoas só usa os clássicos de soja, canola, milho ou girassol (qual deles, depende do quanto a pessoa se dispõe a gastar em óleo de cozinha). Fora esses, algumas pessoas (eu inclusa) usam também o de oliva. Fora isso, não existe nenhum outro óleo pra comer. Nos mercados, às vezes encontro também óleo de dendê, mas imagino que seja apenas para o pessoal de outras regiões que vem morar aqui. Triste mesmo!

        Em 17 de janeiro de 2012 23:55, Disqus
        escreveu:

  • Raquel

    oi tudo bem! descobrir seu blog por acaso e amei! achei lindo a formar como vc fala,tudo simples e com uma linguagem que todos entendem.amei!
    mas aproveitando isso que vc descreveu serve para a manga, também sou louca poe esse oleo e onde eu moro,não tem casa de produtos naturais.
    beijos lindas e feliz ano novo!

  • Cida

    Boa tarde
    Lo eu descubri seu blog pesquisando escova sem formol e vi o qto voce é uma jovem interessante e cincera e gostei de saber ao ler as materias colocadas  a forma como voce trata as pessoas.
    Ei garotas é muito edificante sentir que tem nesse mundão de meu Deus pessoas que fazem o bem sem egoismo e ganancia, vendo como este olhos a vida  eu tenho certeza que voces serão muito felizes e conseguirão realizar muitas coisas.

    Parabens por tudo que fazem e da forma que fazem e sou tambem grata pois estou entendendo direito tudo que voce explica com detalhes e sinto a verdade nas sua palavras.

    Obrigado por tudo

    Atenciosamente

    Cida 

    • Paola Oliveira de Camargo

      Isso que é elogio… Lô, lê isso aqui!!!

      Em 18 de novembro de 2011 15:13, Disqus <

      • LÔ Magalhães PB

        lindo Pao!!!!!

    • LÔ Magalhães PB

      Ai, Cida. Não sei o que dizer! A Ju, A Bruna e eu damos um duro danado, sabe? Não falem assim comigo pq eu sou muito sensível, aí eu choro com qlqr coisa!!!
      Um beijo no coração pra você!! E fica aqui com a gente, comentando sempre que puder! Nós adoramos!

  • Tania Soares

    Sorry, olhando com meu olho míope sismei que era coco verde!!!!!!
    vou fazer a receita o mais rápido possivel e vou fazer a seção:”Mata a Cobra e Mostra o Pau” do PB
    Bjs

    • LÔ Magalhães PB

      kkkkkkkkkkk deleta essa parte, Tânia! kkkk

  • Tania Soares

    Lô eu vi no youtube, um metodo p extrair de Côco Seco: 1 coco fatiado c a casquinha marrom e tudo, a água daquele coco e um copo d’agua. Bata no liquidificador, esprema com um pano e deixe na geladeira por 12h, qndo tiver aquela parte separada, use a de cima e leve ao fogo p secar a água e o q ficar é o óleo. Qual a Sua opinião?, vse positivo, vou fazer e tiro a foto e posto. Os cocos do meu coqueiro ainda estão pequenos, por isso tenho que adptar. Aguardo seu veredicto.
    Bjs

    • Lô Magalhães PB

      Ô Tãnia, larga de doidice, foi exatamente isso que eu disse pra fazer aí no post, né? DÃAAAA kkkkkkk ;-)

      • Lô Magalhães PB

        Só que tem muita água aí nessa tua receita do youtube. Faz como eu falei! Tira a polpa do coco e coloca um pouquinho de água morna! Não tem óleo na casca do coco!

      • Tania Soares

        Pode deixar q vou fazer o q vc sugeriu na matéria, vou ter q ter paciência e esperar os cocos ficarem no tamanho certo, pq se fosse pela força de pensamento…, já teria feito o óleo ontem!!!!-kkkk

  • Tania Soares

    Lô consegui fazer o de abacate e usei o óleo de Girassol como condutor e sabe o que aconteceu com a “Sobra” do processo???, vai virar uma bela hidratação depois que eu acrescentar os outros ingredientes!!!(já dizia Darwin: Nada se Perde…, Tudo se transforma-kkkk, no caso vira hidratação), mas o de manga não ta dando certo pq ta virando manteiga!!!! ao invés de separar, esta agregando tudo e ja aumentei a qntidade de óleo, e p semana vou ver se faço o óleo de Mamão.
    Bjs Flor
     

    • http://www.facebook.com/people/Nacar-Xavier/100002470564655 Nacar Xavier

      Que legal Tânia, fez tão rapidinho. 
      Hoje se der certo faço aquele hidratação que vc me passou. bjão

    • Lô Magalhães PB

      Eu até pensei em te dizer pq está virando manteiga, mas não vou dizer não. Vc entra na faculdade de química ou no curso de tecnologia em estética e descobre! kkkkkkk Não posso permitir que um talento seja jogado fora! rrrssss Só falo com vc de novo quando me apresentar sua matrícula!

      • http://www.facebook.com/people/Nacar-Xavier/100002470564655 Nacar Xavier

        Tadinha Lô conta para ela,
        Quem sabe ela não começa a fazer óleo para vender tbm!

      • Tania Soares

        Nacar!!!!, só vc me ama( Tauh, Claudia vcs também, viu!!!), A Lô ta quase fazendo campanha p eu fazer uma facul de química ou um Téc. em Estética!!!, ai ai ai, o que faço se Amo a Lô apesar de ela ser tão delicada…
        Bjs a vcs meninas
        Carpe Diem

        PS: Lô ou vc me conta ou a Nacar vai te jogar um terçol duplo, pq eu vou mandar p ela o óleo que eu fizer de Manga, viu???
        E faz sim Nacar!!!!
        Vc vai Adorar, depois me conta!!!!

        • http://www.facebook.com/people/Nacar-Xavier/100002470564655 Nacar Xavier

          Mais é claro que eu te amo.Vou dar uma pesquisada e se achar alguma coisa te falo, e se a Lô não te contar o segredo vou colocar terçol duplo nela, é só me falar. Háháháhá vou ganhar um óleo de manga.
          Beijão querida, tenha um ótimo fim de semana.

          • Lô Magalhães PB

            Tem alguém falando comigo? Ann?? Não estou ouvindo. Não conheço nenhuma Tãnia.

          • Tania Soares

            Tô chocada!!!!
            Dentro deste peito bate um coração de Pedra!!!!
            Magoei.
            Vou perguntar a outro químico, já que a minha favorita tá com o coração duro, snif, snif, snif.

          • http://www.facebook.com/people/Nacar-Xavier/100002470564655 Nacar Xavier

            Eu tbm Tania.
            Vamos abandonar a Lô?

          • Tania Soares

            Olha amada, APESAR dela ter um coração de pedra, nós a amamos e como tô em divida com vc e a Lô não dá resposta, vou ver se outro químico me ajuda, pq estou determinada a fazer o óleo e mandar p vc, mãezinha.
            Bjs tô c saudades.

          • http://www.facebook.com/people/Nacar-Xavier/100002470564655 Nacar Xavier

            Ela não  será mais nossa química né?!
            Mas mesmo assim ão deixamos de amá-la.
            Saudades.

      • http://www.facebook.com/profile.php?id=1555426947 Paola Olliveira de Camargo

        Manteiga de manga? Será que isso é comestível?
        Se o gosto for decnte, até eu me meto a fazer isso, porque não aguento só ver pasta de gergelim na casa do meu namorado!

        • Tania Soares

          Menina é dicinho, quase que eu como!!!!-kkkk
          acho q dá uma boa sobremesa!!!!
          Pode tentar q dá uma iguaria legal.

          • Tania Soares

            docinho

          • http://www.facebook.com/profile.php?id=1555426947 Paola Olliveira de Camargo

            Hum… Se fica uma pasta docinha, então bem que poderia ser um recheio de torta vegana! :D

  • Bruna de Souza

    Nossa Lô, vc leu meus pensamentos… óleo de coco é oque há de bom!
    Tanto p o cabelo qto para tomar – ajuda a emagrecer!!! 
    Parabéns viu linda, ótimo artigo!

    • Lô Magalhães PB

      Pra tomar merece uma matéria especial, né? Vamos fazer juntas!

  • http://www.facebook.com/people/Nacar-Xavier/100002470564655 Nacar Xavier

    Êbaaaaaaaaaaaa fui inspiração desse artigo, obrigada viu Lô.
    Se vc não fizesse esse artigo colocaria tersol em você e olha que seriam 2. hihihihih
    Mas acredita que encontrei o dico cujo do óleo de pequi! Fiquei super, hiper, mega feliz. Estava tendo uma feira ontem e como adorooooooo feiras fui lá e encontrei.
    Mas vou tentar fazer outros óleos e te conto viu.
    Obrigada mais uma vez. 
    Beijão.
    E Tânia está aqui a solução dos nossos problemas.
    Agora é só correr atrás da polpa. rsrsrsrs

    • Lô Magalhães PB

      Nacar, agora abre uma fábrica de óleo de pequi caseiro. Vais ficar rica! hhihi

      • http://www.facebook.com/people/Nacar-Xavier/100002470564655 Nacar Xavier

        Acho que vou abri mesmo, porque em toda esquina tem pequi.
        E olha que farei a publicidade aqui no PB!

    • Tania Soares

      UEBA!!!! Menina!!!!, num credito q vc Achou!!!, já tô ate imaginando vc dando púlos de alegria pela feira!!!!( eu fiquei catatônica qndo achei o meu!!!!!, caso raro isso-kkk), e sabe que to atras de um Buritizeiro!!!!!!, sério!!!!!
      Viu, Lô a sutil ameaça de Terçol duplo???!!!!
      Contraria a mãezinha p ver!!!!!
      Bjs mãezinha!!!
       

  • Nadia

    Oi Lô, para fazer oleo de abacate que tipo de oleo devo misturar? De coco, glicerina, amêndoas?
    Será que também posso fazer oleo de cenoura para usar no cabelo?
    Fazendo oleo de coco desse jeito posso usar no cabelo?
    Beijo

    • Lô Magalhães PB

      Pode usar no cabelo sim! ÓLeo de coco extra puro! Muito bom ;-) Faça a polpa de uns 3 ou 4 cocos pra render bastante óleo. ro coco não precisa adicionar óleo. O óleo é a seu gosto, tanto faz! Não use glicerina… Pode ser óleo de amêndoas. Pode fazer de cenoura sim. Mas eu recomendo muito que vc possa ingerir os óleos (nesse caso, use o azeite como condutor, ok?)
      Beijos

  • Elaine Maia

    Lô, óleo de coco faz verdadeiro milagre no meu cabelo rsrsr, é o único que não deixa aquela coisa sebosa!!! Vou experimentar extrair outros óleos pra ver no que dá.

    • Lô Magalhães PB

      É mesmo, Elaine??Que bom!! Faça outros e mande as fotos pra gemte, tá??  Experimenta tomar uma colher de café por dia de oleo de coco!! Vc vai potencializar o milagre, com certeza!! Vou fazer uma materia sobre ele.
      Beijos!!!

      • Lô Magalhães PB

        * GENTE con N, foi sem querer…

      • Lyky25

        Lô Magalhães
        como fazer render mais o óleo de coco natural cada coco da muito pouco óleo…

    • Lô Magalhães PB

      ;-)

  • Lô Magalhães PB

    Quanto mais eu leio menos eu acho que consegui explicar alguma coisa! kkkkk Gente…mamãe fazendo é tão rapidinho…não é difícil não!

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=1555426947 Paola Olliveira de Camargo

    Seria mesmo legal ver o vídeo com a tua mãe! :D

    Pelo menos, coco e abacate eu consigo encontrar fácil no mercado, dependendo da época do ano. Só não imagino abrindo o coco… Da última vez que vi alguém abrir um coco (em 1994), a coitada acabou cravando a faca na própria mão! Sim, cravando mesmo, foi um corte muito profundo, uma coisa horrorosa! Meu pai – que tinha dito pra ela não fazer aquilo – a levou direto pro hospital e agradeceu aos céus por ser um bom patrão e pagar direitinho o INSS dela.

    Mas abacate eu sei abrir, fácil fácil! XD

    Ótimo artigo, Lô! Adoro receitas desse tipo, mas nunca imaginei que veria uma receita de extração doméstica de óleo!

    • Lô Magalhães PB

      O abacate vai precisar adicionar outro óleo para “carregar” os lipídios, tá? Ele produz pouco óleo com muita polpa. Já o coco produz uns 60ml com polpa de 3 cocos!

      • Tania Soares

        Peraí, deixa eu ver se saquei…, vc ensinou a fazer o óleo de Côco, mas não é p passar no cabelo???(COMO ASSIM???, JÁ TAVA CHEIA DE PLANOS C O COQUEIRO AQUI DE CASA-KKKKK) NNNNNAÃÃOOOO!!!! e Lô como extrair óleos  de sementes(  tipo Manga)? e a Babosa, funciona como o processo do Côco???

        E já to pensando em quem tem um Buritizeiro-kkkkkk
        Surto do Buritizeiro
        Bjs
        Carpe Diem

        • Anônimo

          kkkkkk! Não Tânia, pode e deve passar nos cabelos sim! A Lô não gosta de passar óleos de nada (a não ser o de pequi) nos cabelos, mas eu amo óleo de coco nos cabelos, faz em casa e use sim!!

          beijos

          2011/11/2 Disqus

          • Lô Magalhães PB

            A Tânia descobriu o Brasil ontem, ela disse: vitaminas no cabelo= efeito psicológico. kkkkkkkkkkkk

          • Tania Soares

            kkkk- Viu??? explicação científica!!!!, Vai dizer que não adoramos ouvir q TAL vitamina é bom p os cabelos???!!!!-kkkkkkkk

          • Tania Soares

            Menina, ela quase me matou do coração!!!–kkkkk

      • http://www.facebook.com/profile.php?id=1555426947 Paola Olliveira de Camargo

        Ai, que pena que rende tão pouco!
        Vou esperar as próximas férias de inverno, então, pra fazer o óleo e aproveitar o resto praquela hidratação de abacate da Tânia!

        Sim, tem que esperar o inverno, que abacate só dá no inverno!

        • Tania Soares

          Menina e a massa que sobra, dá p fazer outras hidratações, assim vc envasa o óleo e deixa armazenado e usa a massa de abacate, ai qndo acabar vc usa o óleo!!!
          Show o abacate, né???

          • Paola Oliveira de Camargo

            Muito show! Abacate é tudo de bom. No cabelo, pelo menos. Na boca, me faz um mal…

          • Tania Soares

            Paolla, faz Guacamole Menina!!!!
            Assim: 1/2 abacate amassado no garfo, tomate, cebola picados a gosto, cheiro-verde ou coentro a gosto, Sal e suco de limão a gosto( tipo um pouquinho de tudo isso aí) misture e coma c Doritos , torradas ou biscoito.
            Depois vc me diz.
            Aqui em casa é um sucesso, e olha q não curto abacate( o doce).
            Bjs

          • Paola Oliveira de Camargo

            Mas eu curto muito abacate batido com açúcar mascavo e limão (porque abacate sem limão não dá). O problema é que uma colherinha de abacate me faz sentir como se estivesse com a boca cheia de fissuras
            internas, e um pode de sobremesa me dá um peso no estômago que nem te conto (embora eu não tenha sentido isso quando meu namorado usou
            leite de aveia junto, estranho…). Guacamole não me apeteceu quanto
            o experimentei num restaurante de comida mexicana que tinha aqui, mas sei lá se eles fizeram direito, né? Agora, com Doritos eu não como. Nunca suportei Doritos. O único salgadinho que como é o Ruffles sabor original (e seus genéricos, é claro). Deve ser porque Doritos é de milho, e eu detesto milho…

      • Tania Soares

        Lô aquela receita do youtube não seria uma opção p a Paolla, pq pelo visto lá é complicado de achar coco verde.

    • http://www.facebook.com/people/Nacar-Xavier/100002470564655 Nacar Xavier

      Paola para abri o coco seco, tem uma dica bem simples:
      Esquente ele no fogo até queimar bem a casca, aí ele ficará oco por dentro e aí é só jogar no chão e pronto! Lá sairá sua polpa.

      • http://www.facebook.com/profile.php?id=1555426947 Paola Olliveira de Camargo

        Opa, dá pra quebrar sem faca nem martelo? Que beleza, Nacar!
        Agora, só falta achar o coco e o tempo livre! :D

        *Vocês sabem, coco é fruta importada… Mas dá pra encontrar no verão, sim. Só tenho que observar melhor a seção de frutas, e ir ao mercado certo*

        • http://www.facebook.com/people/Nacar-Xavier/100002470564655 Nacar Xavier

          Tenta no mercado municipal da sua cidade, quem sabe vc acha.

          • http://www.facebook.com/profile.php?id=1555426947 Paola Olliveira de Camargo

            Nacar, o mercado municipal mais próximo daqui é provavelmente o de Porto Alegre, a 4h de bus!

          • Tania Soares

            Não teria algum entreposto por ai, aqui temos o Ceasa, não sei como chamaria aí em sua cidade, em geral lá vende. Aqui em são gonçalo, tem carreta fechada vindas do Nordeste!!!!
            Maravilha!!!!

          • Paola Oliveira de Camargo

            Aqui só tem feiras de produtos orgânicos e/ou coloniais, vindos da zona rural e das cidades vizinhas. Carreta vinda de fora? Não, temos caminhões vindos de Terra de Areia, no máximo, e só no verão. Eles vendem melancia, abacaxi… Céus, não lembro o que mais eles vendem! :O

            Ah, também temos lojas de produtos naturais e cooperativas de produtores, mas, além das do pessoal que vende em feiras, só lembro de uma cooperativa de produtores de mel. Ô, desgraça.

            Meu consolo é que eu não sou a única ignorante por aqui. Meu pai participou do projeto Rondon há uns 35 anos, e foi pra Goiás. Perguntei pra ele ontem se ele conheceu uma fruta chamada pequi. Resposta: “a fruta mesmo, não, mas conheci o licor de pequi, que é uma delícia!” É, eu tenho a quem puxar…

        • Lô Magalhães PB

          Coco é fruta importada?? Annnn? Vishi Maria! Aqui tem coco até no meio da rua! kkkkkk Acho que no nordeste não é preciso importar, é só botar a cara lá fora!

          • http://www.facebook.com/profile.php?id=1555426947 Paola Olliveira de Camargo

            Leia o jornal virtual O Bairrista, e saberás que qualquer coisa não produzida no RS é importado. (Em tempo: não compactuo com aquelas ideias, mas é bom pra dar muitas risadas.)

            Por aqui, só vejo coquinho. Coco, mesmo, só vi no mercado e nas bancas da praia (mas, como moro no centro do estado, coisas vindas do litoral também são produtos importados). No verão, vejo muitos e muitos caminhões cheios de abacaxis de Terra de Areia (é uma cidadezinha gaúcha semi-litorânea que parece produzir todos os abacaxis vendidos no estado inteiro), mas nunca vi caminhão de coco. Logo, os do supermercado devem vir de outros estados, mesmo.

    • Tania Soares

      Paola!!!, depois de tirar a água do Coco seco, eu apoio na pia e taco o martelo!!!!, gente é ótimo se vc ta c aquela raiva do marido!!!!!-kkkkkk