Aspirina Faz Mal para Pele e Cabelos?

aspirina-para-pele-cabelo

Mais uma vez o PB vem ao resgate para acabar com rumores e informações errôneas. Já recebi a pergunta acima várias vezes. Se você já conhece o PB, já sabe que muitas receitas caseiras para pele e cabelo levam aspirina, ou seja ácido acetilsalicílico e por causa disso já ouvi de tudo.aspirina para pele e cabelo” Ju, o farmacêutico falou que eu vou queimar meu rosto todo se usar aspirina e que não é a mesma coisa que ácido salicílico! ”

” Ju, uma blogueira que diz que estuda que estuda química, falou que ácido acetilsalicílico faz mal pro cabelo e não é a mesma coisa que ácido salicílico!”

Aff, eu fico de saco cheio de ouvir essas coisas! Mas eu sei que não é culpa das leitoras, é culpa da falta de informação de certas pessoas que tem a audácia de fingir que sabem o que não sabem. Eu pedi socorro para a Lô, que além de ser blogueira aqui do site é estudante de engenharia química e manja MUITO dessas coisas.

Eu já tinha uma ideia que ácido acetilsalicílico vira ácido salicílico, pois o acetil não é instável. Na aspirina, ele serve para intensificar o efeito do ácido salicílico pois o acetil quebra a barreira do cérebro, o que faz a aspirina mais efetiva para aliviar a dor, mas e na pele e cabelo? A Lô me explicou que ácido acetilsalicílico vira ácido salicílico quando hidrolizado, ou seja em contato com água.

hidrolise acido acetilsalicilico

Na verdade é bem simples, com a reação de hidrólise, o ácido acetilsalicílico se torna ácido salicílico que não faz mal para a pele ou para o cabelo. Mesmo o acetilsalicílico sozinho não faria mal, mas esse não é o caso, o acetil COCH3, se dispersa e o ácido salicílico é o que resta como ingrediente ativo quando usamos aspirina nas nossas receitas caseiras.

Aspirina não faz mal para a pele e cabelos, o ácido acetilsalicílico (composto principal da aspirina) ao ser hidrolisado, torna-se ácido salicílico, um ingrediente muito usado em cosméticos. Ácido salicílico é um ótimo esfoliante e também tem muitos outros enefícios para a pele e cabelo. Nossas hidratações que contém aspirina são muito populares e funcionam muito bem, assim como nossos tônicos e misturas para peles oleosas que também levam o ingrediente.

Nós do PB temos um compromisso muito sério com nossos leitores e por isso, fazemos testes e pesquisas exaustivas antes de publicarmos nossas receitas e artigos. É claro que todo mundo erra, mas nós fazemos o possível para minimizar essa possibilidade. Muitas pessoas vêm no site e tentam nos desbancar com argumentos infundados, mas nós sempre temos dados científicos e provas empíricas de que nossas receitas funcionam e não põem em risco a sua saúde.

author avatar

Maquiadora e cabeleireira nas horas vagas, blogueira e professora de inglês. Adoro o estilo dos anos 60, músicas dos Beatles, Xbox 360, política de esquerda e filmes de terror.

  • luvzdevonwfuney

    D2P Last years i used to be extremely low on $$ and debits were eating me from everywhere. That was Right Until I decided to generate money.. on the Internet. I landed on surveymoneymaker d-o-t net, and started filling in surveys for cash, and really, i have been much more able to do my things!! i am very glad, that i did this!!! CNE

  • Fafá

    Explicação fantástica! Parabéns!
    Traz confiança aos leitores, mostrando q vcs estudam aquilo q escrevem!!!
    Eu sou bióloga e acho um máximo qndo o site explica por “dentro” a dica e não só superficialmente ;)
    Bjãooo

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      ownnn, obrigada, querida!! beijos :)

      • Fabi

        É isso aí! Confiança acima de tudo. Amei conhecer vcs! :D

  • deize Santos

    olá, gostaria de saber como faço caseiro tendskin e tb o creme para passar no rosto para quem tem espinhas é 50 g de creme oil free e 2 a 3 aas, posso deixar o dia todo ou apenas alguns minutos, obrigada!!!

  • josieli magnus

    Já usei tanta coisa nos meus cabelos, mas juro que nunca tinha ouvido falar de aspirina, vou tentar né…

  • Tatiana Paiva

    Ok, mas pra que colocar aspirina no cabelo se já tem tanta coisa boa nas prateleiras de salão?

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Questão escolha, livre arbítrio, economia, sustentabilidade ambietal, anti-cosumerismo… tantos argumentos… rsrsr

      • Tatiana Paiva

        Continuo achando desnecessário, apesar de seus razoáveis argumentos. Mas, a despeito de qualquer opinião, a matéria está muito boa. Eu não usaria, mas é minha visão.

        • Paola Oliveira de Camargo

          É aquela coisa… Nem todo mundo tem condições e/ou saco para ir sempre ao salão de beleza ;)

  • Anônima

    Arrasou na resposta!

  • Anne

    Olá, eu comecei a ler o blog ontem e gostei muito mas tenho um certo receio de usar aspirina nos cabelos pois tenho medo dela desbotar um pouco a cor do meu cabelo (ele tem luzes loiras), e também gostaria de saber porque a aspirina é tão boa pro cabelo assim, quais são os benefícios da aspírina pros cabelos. Obrigada desde já.

    • Lô Magalhães PB

      Vai desbotar sim!

  • Sheila

    Lô, tenho uma dúvida quanto a aspirina nos cabelos, eu uso ela no cabelo e gosto muito, muito, em um grupo do facebook quando eu disse que fazia o uso do AAS quase fui crucificada, foi um show de grosserias pra o meu lado, uma delas que dizia ser química me falou que é muito perigoso usa-las no cabelo e na pele em grande quantidade porque ela pode ser absorvida pelo organismo, como eu não sou uma profissional venho perguntar a você, isto é verdade? estou te perguntando porque estou proibida pelo médico de consumir AAS porque estou com um problema muito chato no estômago e que está me incomodando muito, me desculpe se a pergunta for muito idiota, mas usando nos cabelos pode afetar o estômago? um beijo.

    • Lô Magalhães PB

      Gente grosseira é sinônimo de gente burra e sem estudo. Não há problemas em usar, até pq o ácido salicílico é muito comum em cosméticos e, a aspirina, ao ser hidrolisada, torna-se ácido salicílico. Mas, se vc tiver problemas de alergia, se for intolerante à ácido salicílico, não pode mesmo usar, pois ele é facilmente absorvido pela pele. Pra quem não tem problemas com a substância, o nível de absorção é muito baixo, nunca será prejudicial. Mas pra quem tem, sim! Se afaste delas e de todos os cosméticos adstringentes, com essa substância na fórmula. Obs.: eu ESTUDO química, não sou mestra, AINDA.;-) Mas meu mestrado será na área, pois amo muito!

  • Nessa

    Oi meninas! Não conhecia o blog, vim parar aqui pq usava e amava de paixão um hidratante para o rosto da Clean&Clear com ácido salicílico mas há muitos meses que não encontro ele na minha cidade, e os cravos começaram a se criar. Conversei com amigas farmacêuticas que trabalham com manipulação e me contaram exatamente essa história da hidrólise da “aspirina”. Testei e funciona. Misturo com qualquer creme para pele oleosa e o efeito é o mesmo. Bom seria olhar exatamente a composição e ver se nada briga com o ácido salicílico, e importante também cuidar a concentração (que nos cremes comerciais gira em torno de 2%), então um creme de 50g vc deve misturar 2 comprimidos, ou no máximo três de aspirina (que contem 500mg de ácido acetilsalicílico).
    Bjos

    • Lô Magalhães PB

      Que bom! Profissionais da área concordando com a gente! Dá pra aumentar um pouco a porcentagem, sem problemas.

  • Fabiana schaper

    Ola Juliana,tenho 38 anos moro em Nashua NH ha 8 anos e desde entao venho sofrendo c acne e melasma,depois de muitos dermatologistas um me disse q era por descontrole do hormonio de fundo emocional ok e ai? como cuido?dolares e mais dolares c produtos e nada realmente funcionou!somente tri luma p melasma,mas agora nem isso parece q a pele acostumou!Enfim to cansada de ir a novos dermatos ,baixo astral ,e agora devido a algumas chateacoes tudo ta muito ruim. Estou tomando ibuprofen q li no blog e ajudou,mas queria a sua ajuda p entre suas dicas(sei todas)qual seria a melhor ou uma combinacao delas.p me ajudar a ter coragem novamente de me olhar no espelho!Confesso q ta dificil!Aguardo ansiosaaaaa suas dicas.bjs no coracao

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      desculpe a demora em responder, Fabi. O óleo de tamanu e o tendskin (caseiro ou comprado) são as coisas que tem funcionado melhor pra mim. experimente esse ratamento que deve ser feito diariamente. beijos

  • http://www.facebook.com/tania.soares.56808 Tânia Soares

    A única ressalva que faço em relação a algum tipo de procedimento é se a pessoa tem alergia, tirando isso acho balela o povo colocar Terror na Net, meninas nós aprendemos aqui no PB várias receitas e colocamos as nossas variações nelas, mas JAMAIS colocamos algo que não dá certo, pois nós testamos em nós mesmas, né? e ainda temos a Lô p nos ajudar, então não tem como dar errado-kkkk.
    E meninas francamente, se Aspirina-AAS- fosse TÃO ruim, a indústria cosmética não usaria tanto, ne?
    Bjs
    Carpe Diem

  • Bia

    Ju, uma observação a respeito do layout que eu percebi agora:

    Na página principal está aparecendo ao lado do post a palavra comentário no singular, tipo “43 comentário”…rs

    Acho que é só criar uma regra pra a partir de dois virar comentários…

    =D

  • http://www.facebook.com/people/Vivian-Diniz/100001964888250 Vivian Diniz

    por isso amo o PB sempre nos mantendo informadas S2

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002178022906 Andressa Pereira

    Olha só as frases das leitoras gente… Tem que pensar antes de falar. A Aspirina ou mesmo o AS têm a mesma formula ÁCIDO ACETILSALICÍLICO. Já fiz várias hidratações com a aspirina (dicas do PB) e pelo contrário meu cabelo ficou sedoso, não apresento nenhuma queixa.

  • ADRIANA

    Adoro tudo isso ,amo as coisa que podemos fazer sem ter que gastar uma fortuna ,e sobre a aspirina faço uso constante ate no progrma doctoroz ,canal pago ela fala da linda aspirina

  • Paola Oliveira de Camargo

    Aspirina faz mal, sim… Quando ingerida com muita frequência. Realmente, jamais imaginei que ela pudesse fazer mal usando externamente, mas tem gente que gosta de procurar chifre em cabeça de cavalo…

  • Daniela

    Juuuuuuuuuu isso ai desmistificando como sempre alguns mitos (e que seja de uma vez por todas este caso da aspirina kkkk) por isso adoro o PB, amoooooo. Ah ia te perguntar já que vê Dr Oz, de vez em qdo eu vejo tb rsrs Ele usou no rosto de uma moça pepto bismol, disse que até não parece mas é uma receita caseira, vc conhece algo sobre isso? Ah e obrigada pela sua dica dos meus cabelitos ameeeeei. bjbjbj

  • Poli

    EXATAMENTE o que eu estava pensando!!!!

    EU confesso que sou uma “novinha” aqui no blog e ainda estava pensando em fazer as receitas,(e já comprando os ingredientes, rsrs) e ONTEM eu li esse artigo que assusta muito sobre o uso de medicamentos em cosméticos e fiquei realmente na dúvida….. PORÉM não achei NINGUÉM que que se queimou ou se prejudicou de alguma forma com a aspirina!

    minha conclusão é: Meninas estou com vocês! e também quero compartilhar a minha receitinha para acabar com as CASPAS que fiz hoje:
    coloquei uma colher de trigo em uma xícara de água ….misturei… e depois de ferver deixei ficar morno e daí acrescentei o suco de dois limões….passei na raiz…fiz uma massagem e enxaguei……o cabelo ficou limpo e sem caspa!

    O que acharam do meu “head & COVER” kkk!

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      Faz uma foto do antes e depois do couro cabeludo pra gente? Pode mandar pra produtosdebeleza.com@gmail.com ;-) Aí a gente publica, q tal?

  • Nega

    Olha desde que conheci o PB sempre fiz as receitas e sempre confiei nas gurias ,não sei porquê?kk,elas sempre demonstram confiança em tudo o que ensinam,e sabem o que falam posso fazer de olhos fechados e sem medo.Hoje meu cabelo está melhor e minha pele também graças as receitas delas.Só tenho que agradecer elas por essa dedicação para nos fazer mais felizes!!!Bjus

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      ;-) Fofa!

  • Nega

    Olha desde que conheci o PB sempre fiz as receitas e sempre confiei nas gurias ,não sei porquê?kk,elas sempre demonstram confiança em tudo o que ensinam,e sabem o que falam posso fazer de olhos fechados e sem medo.Hoje meu cabelo está melhor e minha pele também graças as receitas delas.Só tenho que agradecer elas por essa dedicação para nos fazer mais felizes!!!Bjus

  • Nega

    Olha desde que conheci o PB sempre fiz as receitas e sempre confiei nas gurias ,não sei porquê?kk,elas sempre demonstram confiança em tudo o que ensinam,e sabem o que falam posso fazer de olhos fechados e sem medo.Hoje meu cabelo está melhor e minha pele também graças as receitas delas.Só tenho que agradecer elas por essa dedicação para nos fazer mais felizes!!!Bjus

  • Nega

    Olha desde que conheci o PB sempre fiz as receitas e sempre confiei nas gurias ,não sei porquê?kk,elas sempre demonstram confiança em tudo o que ensinam,e sabem o que falam posso fazer de olhos fechados e sem medo.Hoje meu cabelo está melhor e minha pele também graças as receitas delas.Só tenho que agradecer elas por essa dedicação para nos fazer mais felizes!!!Bjus

  • Nega

    Olha desde que conheci o PB sempre fiz as receitas e sempre confiei nas gurias ,não sei porquê?kk,elas sempre demonstram confiança em tudo o que ensinam,e sabem o que falam posso fazer de olhos fechados e sem medo.Hoje meu cabelo está melhor e minha pele também graças as receitas delas.Só tenho que agradecer elas por essa dedicação para nos fazer mais felizes!!!Bjus

  • Ellys

    As receitas com aspirina dão muito certo na minha pele e cabelos, graças ao PB! E graças, que há muito tempo não compro produtos caríssimos pois eu mesma faço em casa! Todo mundo pergunta onde vc arranja essas receitas? Digo:É uma mestra em Química ( Lô) e uma MaCgyver dos cabelos ( Jú)!

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      Ela fica super metida quando a chamam de Mcgyver dos cabelos! hahaha Obrigada pleo “mestra” ;-)

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100005244991369 Paula Santos

    olha eu faço questão de por em pratica quase tudo o que eu aprendo aprendo desde que conheci o PB, no ano passado, mas eu fico com uma raiva danada de gente que acha que eu sou doida de ficar colocando comida no meu cabelo…. ai que raiva….

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      hauhauahuhaa não ligue! fiquei com os cabelos lindos e pronto!

  • http://www.facebook.com/joyce.fonsecadesouza Joyce Fonseca DE Souza

    Ju,eu tbm quero agradecer a vocês do PB, Depois dessas receitas o meu cabelo virou outro. Esse final de semana eu fiz a receita do creme de leite com a aspirina ,como não achei o bepantol líquido, coloquei óleo de coco caseiro que tbm aprendi a extrair com o PB. Meu cabelo ficou super hidratado e bem liso e olha que os meus cabelos são bem crespos e com química…Por isso garanto a credibilidade do PB é irrepreensível!!!
    Bjus!!!

  • http://www.facebook.com/joyce.fonsecadesouza Joyce Fonseca DE Souza

    Ju,eu tbm quero agradecer a vocês do PB, Depois dessas receitas o meu cabelo virou outro. Esse final de semana eu fiz a receita do creme de leite com a aspirina ,como não achei o bepantol líquido, coloquei óleo de coco caseiro que tbm aprendi a extrair com o PB. Meu cabelo ficou super hidratado e bem liso e olha que os meus cabelos são bem crespos e com química…Por isso garanto a credibilidade do PB é irrepreensível!!!
    Bjus!!!

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      que bom que conseguiu extrair o óleo! eu sempre acho que não sei explicar as coisas direito! ;-)

  • thati

    queria tanto que falassem se antitranspirante causam cancer mesmo… ouço tanto isso por conta do aluminio (nem sei se é) que parei de usar…mas confesso que faz falta. Seria muito bom ler isso aqui bjo

  • thati

    queria tanto que falassem se antitranspirante causam cancer mesmo… ouço tanto isso por conta do aluminio (nem sei se é) que parei de usar…mas confesso que faz falta. Seria muito bom ler isso aqui bjo

  • Cátia

    Sou mais uma de muitas que diz que o PB é o MELHOR. xoxo

  • Cátia

    Sou mais uma de muitas que diz que o PB é o MELHOR. xoxo

  • http://www.facebook.com/people/Ériica-Barbosa/100002694708086 Ériica Barbosa

    Ótimo post!
    só serviu para aumentar a credibilidade que tenho no PB!!
    Bjúú

  • http://www.facebook.com/vanessa2m Vanessa Moreira

    Vanessa de volta para dizer que sinto muito orgulho do PB porque não tem medo de desmentir essas teorias falsas e tem um compromisso sério com as leitoras.
    Já estava com saudades de vcs!
    Bjim

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      Owwwww não suma de novo!

  • soraia

    so sei uma coisa desde que comecei a ler vcs todo dia e fazer as receitas , meu cabelo melhorou muito e cresceu esta no meio das costas . E ja pesquisei e sei que o que vocês dizem esta bem fundamentado , por isso meu agradecimento e meus parabéns a vocês do PB . bjokas

  • brunalaignier

    e viva a quimica, sua linda!! e ao Pb eh claroo!

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      Viva a quimica!!

  • Crislaine Batista

    Sabemos que vocês são muito responsáveis, por isso confiamos tanto nas suas receitas, já que vocês não dizem apenas que “tal receita” é boa, vocês explicam sempre o porquê, além de estarem sempre abertas a questionamentos. Obrigada por divulgarem essas informações de utilidade pública . Bjs queridas, que Deus continue iluminando os seus caminhos

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      Oww que fofa!!

  • http://www.facebook.com/people/Camila-Natalia/100001998834645 Camila Natalia

    Ju obrigada por esclarecer :)

    Muito interessante….

    Beijinho….

  • http://www.facebook.com/biancabmarinho Bianca Marinho

    Olá!!! É verdade, só tem um porém meninas! CUIDADO a quem tem ALERGIA ao AAS, pois pode causar alguns efeitos desagradáveis, sei pois sou alergica e tem que ser usado com muita cautela. Bjs

  • Carla

    Obrigada Ju por levar a sério nossos cabelos e pele, eles agradecem rsrsrs, meu cabelo melhorou muito desde que acompanho o PB, aprendi a ler os rótulos antes de comprar os produtinhos, só não consigo usar shampoo sem sulfato ainda, :( Meu cabelo é muito oleoso na raiz e a sensação que tive foi que não limpou nada… será que eu não lavei direito, sei lá…

    • http://www.facebook.com/joyce.fonsecadesouza Joyce Fonseca DE Souza

      Oi,Carla.
      No começo tbm tive esta sensação, pois tbm tenho a raiz muito oleosa. Mas aos poucos fui me rendendo ao shampoo sem sulfato por causa dos resultados visíveis. Continue insistindo, eu uso o Éh!Orgânico ele deixa o meu cabelo ótimo, não vivo mais sem ele!!!

    • Isadora_Rezende

      Carla, no meu caso, passo o shampoo duas vezes. Na segunda vez vc notará que seu cabelo ficou realmente limpo. Bjos.

  • AnLuí

    Todo mundo tem direito de ter blogs…..até as ignorantes. Não liga não e obrigada pelo carinho de explicar pra quem não sabe, né? Lindinha, continua , que tão bão dimaissssssssssssss.bjs.

  • Isadora_Rezende

    Pra quem tinha dúvida, foi bom pra esclarecer, e pra quem quer ‘desbancar’, pra mostrar que o PB é um site sério e que zela pela sua boa reputação.

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      Isadora, vc eh linda!

      • Isadora_Rezende

        Vc tb Lô! ;****

  • Gisele Vargas

    Gostei muito da matéria ! De grande utilidade e clareza nas explicações.
    Parabéns, PB, conquistando minha credibilidade cada dia mais ;)

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      ;-)

      • isadora gomes

        lô vc já usou em alguma receita sua o azeite de mamona,é otimo para os cabelos. fiz um creme com
        mel,azeite de mamona,abacate e creme de hidratar,meu cabelo ficou perfeito.

  • Gisele Vargas

    Gostei muito da matéria ! De grande utilidade e clareza nas explicações.
    Parabéns, PB, conquistando minha credibilidade cada dia mais ;)