Aspirina Faz Mal para Pele e Cabelos?

aspirina-para-pele-cabelo

Mais uma vez o PB vem ao resgate para acabar com rumores e informações errôneas. Já recebi a pergunta acima várias vezes. Se você já conhece o PB, já sabe que muitas receitas caseiras para pele e cabelo levam aspirina, ou seja ácido acetilsalicílico e por causa disso já ouvi de tudo.aspirina para pele e cabelo” Ju, o farmacêutico falou que eu vou queimar meu rosto todo se usar aspirina e que não é a mesma coisa que ácido salicílico! ”

” Ju, uma blogueira que diz que estuda que estuda química, falou que ácido acetilsalicílico faz mal pro cabelo e não é a mesma coisa que ácido salicílico!”

Aff, eu fico de saco cheio de ouvir essas coisas! Mas eu sei que não é culpa das leitoras, é culpa da falta de informação de certas pessoas que tem a audácia de fingir que sabem o que não sabem. Eu pedi socorro para a Lô, que além de ser blogueira aqui do site é estudante de engenharia química e manja MUITO dessas coisas.

Eu já tinha uma ideia que ácido acetilsalicílico vira ácido salicílico, pois o acetil não é instável. Na aspirina, ele serve para intensificar o efeito do ácido salicílico pois o acetil quebra a barreira do cérebro, o que faz a aspirina mais efetiva para aliviar a dor, mas e na pele e cabelo? A Lô me explicou que ácido acetilsalicílico vira ácido salicílico quando hidrolizado, ou seja em contato com água.

hidrolise acido acetilsalicilico

Na verdade é bem simples, com a reação de hidrólise, o ácido acetilsalicílico se torna ácido salicílico que não faz mal para a pele ou para o cabelo. Mesmo o acetilsalicílico sozinho não faria mal, mas esse não é o caso, o acetil COCH3, se dispersa e o ácido salicílico é o que resta como ingrediente ativo quando usamos aspirina nas nossas receitas caseiras.

Aspirina não faz mal para a pele e cabelos, o ácido acetilsalicílico (composto principal da aspirina) ao ser hidrolisado, torna-se ácido salicílico, um ingrediente muito usado em cosméticos. Ácido salicílico é um ótimo esfoliante e também tem muitos outros enefícios para a pele e cabelo. Nossas hidratações que contém aspirina são muito populares e funcionam muito bem, assim como nossos tônicos e misturas para peles oleosas que também levam o ingrediente.

Nós do PB temos um compromisso muito sério com nossos leitores e por isso, fazemos testes e pesquisas exaustivas antes de publicarmos nossas receitas e artigos. É claro que todo mundo erra, mas nós fazemos o possível para minimizar essa possibilidade. Muitas pessoas vêm no site e tentam nos desbancar com argumentos infundados, mas nós sempre temos dados científicos e provas empíricas de que nossas receitas funcionam e não põem em risco a sua saúde.

author avatar

Maquiadora e cabeleireira nas horas vagas, blogueira e professora de inglês. Adoro o estilo dos anos 60, músicas dos Beatles, Xbox 360, política de esquerda e filmes de terror.