Camuflagem Definitiva para Vitiligo e Manchas

tratamento vitiligo

Lendo os comentários do PB, vi uma leitora nos questionar sobre como curar o Vitiligo. Acho que eu e a Ju estamos com muita moral, não é mesmo? (RISOS).  Confiar uma pergunta dessas a nós duas? Não somos médicas, meninas! Nós só fazemos bons artigos nos baseando em muito estudo, muita pesquisa e muito trabalho escravo no laboratório. No caso, a Ju me escraviza. ;-)

Enquanto nós não sabemos, infelizmente, a resposta para tal questão, podemos indicar um procedimento muito interessante, com ótimos resultados que eu mesma já testei: dermopigmentação reparadora. A idéia aqui é camuflar a pele com uma “maquiagem ou tatuagem” definitiva.

A dermopigmentação médica é um procedimento onde através de um dermógrafo (aparelho que através de rotação acoplado a uma agulha, pode-se implantar pigmentos de diferentes cores na pele do paciente), corrigindo imperfeições, cicatrizes, estrias e pequenas áreas afetadas por doenças de pele, como o vitiligo. Segundo o Dr. Fábio Alex em sua coluna no Portal Bragança, a diferença entre a dermopigmentação e a  tatuagem é que, na tatuagem, o pigmento usado é diferente e é implantado numa camada mais profunda da pele, abaixo da derme, fazendo com que este pigmento permaneça por um tempo indeterminado, não se sabe por quando tempo, podendo até ser definitiva.

Já na dermopigmentação o pigmento será implantado acima da derme, fazendo com que a renovação celular amenize este processo com o tempo, ou seja, a coloração tende a diminuir com o passar dos anos, fazendo com que o procedimento não seja definitivo e sim permanente. Havendo então a necessidade de se refazer o procedimento a cada três ou quatro anos em alguns pacientes. Os pigmentos usados na dermopigmentaçao são à base de óxido de ferro e vegetais, não alergênicos e liberados para o uso, pela ANVISA.

 

Minha opinião: Eu construí, no laboratório, um dermógrafo e  comprei tintas para dermopigmentação para testar os efeitos reais. Pensei em comprar um kit composto pelo aparelho (dermógrafo) +  tintas, que encontrei sendo vendido  no Mercado Livre, mas como custava R$600,00 reais, resolvi, eu mesma, fazer um, já que eu não iria fazer nenhum procedimento complexo, era somente um teste.

Eu aproveitei uma cicatriz esbranquiçada que eu tinha nos pés para observar como a pele iria reagir! Realmente funciona muito bem, mas é super difícil acertar a cor das tintas,por isso, nada de tentar isso em casa, nada de comprar um dermógrafo e sair se “tatuando”, pois não vai dar certo. Você vai acabar com outra mancha. Agora, se quiser procurar uma clinica especializada para fazer o procedimento, eu aconselho muito, pois fica perfeito!

Abaixo há um vídeo mostrando a pigmentação de paciente com vitiligo. Os preços não são caros e os resultados são, realmente, surpreendentes!

author avatar

Engenheira e pesquisadora. Adoro fazer testes e fórmulas exclusivas para o PB. Amo química, neurociência e sorvete.

  • VALERIA

    QUERO SABER SE ESSE METODO PODE SER USADO PARA TAMPAR TATUAGEM

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Bia

      Oi Valéria,

      Acho que não pega.

      Tatuagem só cobre com outra tatuagem ou remove com laser, infelizmente.

      Beijo

  • Candy

    Há alguma clínica no Rio de Janeiro para fazer este procedimento ?

  • andre

    oi tenho vitiligo onde posso fazer esse tratamento?

  • Deivd Siqueira

    Tenho extremo interesse nesse processo de dermopigmentação nas áreas afetadas pelo vitiligo. Ficarei bastantemente grato pela ajuda de vocês. Abraços!

  • Ana

    Olá. .Sou de Manaus e me interessei muito nesse tratamento para a vitiligo. Estou indo para o Rio em outubro. Gostaria de mais informações sobre o tratamento.

  • Rose

    Há alguma clínica em Belo Horizonte que faça esse procedimento?

  • Anderson Barbosa de Sousa

    Onde posso fazer esse procedimento na cidade do Rio de Janeiro?

  • valquiria

    Olá!! Tenho vitiligo e gostaria de saber como faço para proceder nesse processo, tenho mto interesse.

  • irma

    tenho vitiligo e gostaria de fazer esse procedimento como fazer

  • Edna

    Oi tenho bitiligo gostaria muito de fazer este procedimento , faço tratamento de raios uva e muito lento. Será que aqui em Brasília tem alguma clínica que vcs possam me indicar?

  • vitoria

    Oi lo magalhães, tenho melasma e sardas em meu rosto, ja fiz varios tratamentos com acidos e laser fracionado sem nenhum resultado, gostaria de saber se a maquiagem definitiva pode me ajudar tenho pele clara, obrigada.

  • Morgana

    Queria muito saber se alguém fez o teste da dermopigmentação. Carol vc conseguiu fazer no seu namorado?? Fiz um teste na minha mão! Está um pouco machucada mas a esteticista pediu que eu esperasse um mês para saber se ficou bom! Estou ansiosa mas com um pouco de medo. Quero fazer nos meus pés mas não sei se vou suportar a dor!

  • paulo anderso

    moro hem rondonia mas naum sei si temos esse tratamento!!!
    e quero muito fazer!!!

  • Analice Quinteiro

    tenho vitiligo e preciso q vcs me ajuda com esta teguinologia de vcs ja fiz de td mais ñ tive nem um resultado me ajuda por favor bios

  • Carol

    Lo, meu namorado tem vitiligo e isso tem afetado muito o humor dele.
    Ele queria muito fazer maquiagem definitiva. Achamos um salão perto de casa que faz. Só nas manchas do rotos, que são relativamente poucas, cobraram R$1240 e segundo o cara ele esta cobrando um dos preços mais baratos de são paulo, pq o salão é da periferia, mas se fosse em Perdizes ele cobraria o triplo!

    Pesquisando o preço do dermógrafo meu noivo achou que vale a pena comprar o dermógrafo, pq poderia fazer tb nas mãos, e eu fazer a aplicação nele. É muito complicado ou perigoso manipular o parelho? Vc acha mais seguro pagar, ir em um lugar que só faz isso ou é possível fazer esse procedimento por conta?? O que deve ser mais complicado é acertar no tom da pele…

    • Lô Magalhães PB

      Num salão? Carol, cabeleireiro não é um profissional formado em estética como a nossa Tânia, por exemplo, que investiu tempo e dinheiro em estudos sobre a pele, dermatologia estética, química, etc.. Se for pra fazer com um cabeleireiro eu concordo com seu namorado. O tom nao eh tao dificil, na verdade, já vende tinta especial pra maquiagem definitiva no tom da pele: http://www.melmaquiagemdefinitiva.com.br/maquiagem-definitiva/pigmentos.html. POrém, é preciso treinar para que não pressione muito a agulha nem deixe tao superficial ao ponto de nao ficar bom. Mas de qlqr forma, dá pra fazer vários retoques. Se vc achar uma tinta compativel com o tom de pele, ficaria um bom trabalho. Eu nao arriscaria e pagaria, mas nao pra um cabeleireiro e nem faria num salão! EU Procuraria um ótimo estúdio de tatuagem, muitos deles já fazem a técnica há anos e cobram bem mais barato que este moço deste salão aí!

      • Carol

        Rsrsrsrrsrs, o cara até diz que estudou, mas vai saber, né?

        Sugeri de comprarmos um corretivo a prova d’água e ele não gostou muito da ideia.
        Agora com essa possibilidade de corrigir as manchas de forma mais duradoura esta deixando meu noivo em polvorosa, e ele quer por quer que eu faça, só tenho medo de ficar uma coisa medonha (sou medrosa sim). Ele sugeriu de fazermos uns testes nas manchas das mãos que são pequenas e não incomodam tanto, e se ocorrer tudo bem passamos para o rosto.
        Outro ponto esta sendo o dermatologista dele que foi contra a primeira vez que tocamos no assunto maquiagem definitiva. Ele acha que pode ocasionar o surgimento de outras manchas, ele foi mais favorável ao uso somente de pomadas. Como vitiligo não tem uma causa definida, não da para afirmar o que vai ou não ocasionar o surgimento de mais lesões, nós vamos procurar a opinião de outro médico.
        Mas vou procurar também um estúdio de tatuagem, boa ideia!

        bj

        • Lô Magalhães PB

          Ah desculpa mas esse medico ai …nao vou nem falar. Nunca ouvi falar do surgimento de outras manchas por camuflar uma com dermopigmentação. Vou te contar, hein! Mas há ótimos medicos que apoiam a tecnica e otimas clinicas tmb! Vi na net uma, nao sei se ainda funciona em SP. http://www.daureamachado.com.br/estetica-facial/microdermopigmentacao-cutanea.asp

          • Carol

            Ele ja encontrou cada médico! Com uma teoria mais doida q outra e até mesmo sem vontade nenhuma de atender e de ajudar. Da vontade de denunciar da o CRM.
            E esse médico foi tão se noção q a dermopigmentação para o caso do meu noivo é uma ótima solução, pois ele tem retinose pigmentar, então para ele tem ser tratamento tópico, nada de ingerir remédios que ajudem a pigmentar a pele, pois podem piorar a retinose.

            O jeito é procurar um médico mais competente mesmo

          • Lô Magalhães PB

            Espero que vc faça logo a dermopigmentação nele e mostre os resultados com fotos antes e depois aqui no PB! é só entrar em contato por email que a gente faz questao de publicar pra ajudar o pessoal que nao tem coragem ou tem duvidas.

          • Carol

            Pode deixar que eu mostro sim. Vou começar a fotografa-lo desde agora, fazer um diário. E depois da dermopigmentação vou passar a anotar se aparecem mais lesões, pq acredito que vai ajudar muito no emocional dele, e como o emocional é um fator importante na vida de quem tem vitiligo vamos ver o que acontece.

          • Bia

            Eu acho que isso vai dar um post sensacional e de utilidade mais que publica! capricha Carol!

  • elisandra

    Olá flor sou portadora de vitiligo e gostaria muito que você me incasse algum lugar aqui em são paulo que faça esse procedimento…

    • Bia

      Oi Elisandra!

      As meninas não moram em SP…eu moro, mas realmente não sei. Procure o seu dermatologista de confiança, tenho certeza que ele poderá indicar um lugar bem legal pra fazer o procedimento.

      Cuidado com as clínicas do Groupon…rs. Procure uma clínica de estética que já tenha um tempo de funcionamento, profissionais que estudam etc. Por isso acredito que pegar a opinião de um médico deve ajudar!

      Bjooooo

    • Carol

      Olha eu moro em São Paulo e descobri que próximo da minha casa (moro na Freguesia do Ó) tem um cabeleireiro que faz. Achei tb essas clínicas na internet:

      http://www.clinicavisia.com.br/tratamentos/faciais-corporais/dermopigmentacao-medica.htm

      http://www.vitiligo.med.br/index.php

      Mas, como destacou a Bia, procure primeiro seu dermatologista DE CONFIANÇA.

    • Lô Magalhães PB

      Procure estúdios de tatuagem, alguns possuem esteticistas e profissionais que já realizam a técnica há anos.

  • http://www.facebook.com/people/Nacar-Xavier/100002470564655 Nacar Xavier

    q tudo esse artigo, tá de parabéns Lô.

    deve ser muito ruim ter vitiligo, eu com a minha psoríase já fico constrangida, as pessoas olham e pensam q vc tem alguma doença transmissível, mais para quem tem acho q vale á pena fazer essa dermopigmentação, os resultados parecem ser ótimos.

  • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

    Morro de dó da minha escrava, Lolozinha… kkkkk Te adoro! beijos 

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      Quando ela me chama assim, de lolozinha, é que ela já tá querendo alguma coisa. huahuahuahuah OU entao ela ta carente! Um dos dois. 

  • Maria Lúcia

    Lô querida adoro todos os seus post, é tudo que queriamos saber, por isso gostaria de pedir para você falar sobre gengivas, se for possivel claro. Bjão!

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      Oxi! Obrigada!!! ;-) 

  • Paola Oliveira de Camargo

    Muito legal saber que existe isso. A única outra solução para uniformizar uma pele com vitiligo que eu conhecia era a despigmentação geral, no melhor estilo Michael Jackson.

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      kkkkkkk eu só lembrava disso tmb! Pao, mas é tão dificil despigmentar. O MJ deve ter gasto bilhões!! 

      • Paola Oliveira de Camargo

        Sério? Estranho… Eu tive uma professora de italiano cuja mãe tinha vitiligo. Ela disse que o médico deu pra mãe dela um tratamento para o problema. Ela comprou o remédio e começou a tomar. Umas duas semanas depois, percebeu que as manchas brancas continuavam brancas, mas o resto da pele estava clareando. Entendendo o que estava acontecendo, ela simplesmente jogou o remédio fora.

        • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

          kkkkkkkkkkkk curiosidade pelo nome do remedio mode on!! 

          • Bia

            Agora eu também…efeito MJ em pílulas OMG!!!

          • http://www.facebook.com/people/Vivian-Diniz/100001964888250 Vivian Diniz

            tb fiquei curiosa, eu se ficar mais branca viro fantasma rs

          • Paola Oliveira de Camargo

            Isso eu nunc fiquei sabendo.

          • Carol

            Geralmente os remédios indicados para quem tem vitiligo são corticoides, mas eles não tem ação despigmentante (até onde sei tb). Mas há pomadas especificas para isso e há tb remédios despigmentantes que são usados no tratamento de hiperpigmentação, não sei se no caso do vitiligo eles usam os mesmos.

    • Carol

      Meu noivo tem vitiligo e o médico falou que a despigmentação só é recomendada quando as manchas tomam uma certa porcentagem do corpo (mais de 60%, eu acho). Mas parece tb q o paciente tem que concordar….

      Eu não sabia, mas a Luiza Brunet tb tem vitiligo!

      É uma doença q afeta muito o emocional da pessoa, ainda mais qnd o médico diz q o que pode desencadear a doença é o emocional, a pessoa vira uma bomba prestes a explodir. E o que percebi foi a falta de tato dos médicos ao diagnosticar um paciente com vitiligo, não são todos claro, mas principalmente os de convênio. E quando vc vai a uma clinica particular, o médico é contra esse tipo de tratamento (maquiagem definitiva), só na pomada (que é cara) e pagando 500 na consulta! Me revolta!

      • Lô Magalhães PB

        Ah, alguns médicos são contra tratamentos eficazes que eles mesmos não fazem. Sacou? ;-) Tipo remover estrias com dermaroller. Eles vão te encher de laser caro, encher o bolso e vc avai continuar com as estrias.

      • Paola Oliveira de Camargo

        Isso sim é terrível. Certos médicos revoltam mesmo!

  • Brenda Rodrigues

    Ah meninas tão lindo o esforço de vocês <3
    é muito amor em um blog só :)

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      kkkkkkk que fofo!!

  • Bia

    Nossa, que coisa legal…não sabia que existia…já tinha visto a correção e reconstrução da auréola com tatuagem, que fica beeeem bacana também… 

    Lô, qual é a vantagem desse método sobre a tatuagem (considerando que você faça com um tatuador especializado nesse procedimento, claro…)???

    Porque sei lá, a tatuagem é definitiva, não seria melhor???

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      É que as lesões de vitiligo, diminuem, aumentam, ficam constante… Acho que por isso seria melhor fazer algo “não definitivo”. Mas é só por isso mesmo… ;-)

      • Bia

        Ah, entendi…

        Muito legal mesmo a matéria… auto estima é qualidade de vida, é importante que as pessoas saibam que existem meios, mesmo que paliativos, para se sentirem melhores!

  • http://www.facebook.com/vanessa2m Vanessa Moreira

    Muito bom o post, o Vitiligo incomoda muito a pessoas que sofrem desse mal, eu mesma tenho 3 amigos que se sentem mal por isso, vou indicar seu post para eles. 
    Arrasou como sempre!

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      Beijão, Van! 

  • Adriana

    Lo como sabemos o vitiligo não tem cura e sua origem e emocional, então dependendo de como a pessoa esta emocionalmente elas vão e voltao ou aumentao e diminuem… Vá tatuou uma cicatriz q seria de uma outra origem ou seja ela como o próprio nome diz e uma cicatriz ela não esta ligada ao seu emocional. Minha pergunta e, como pigmentar uma mancha q as vezes aparece em um lugar as vezes aumenta ou diminui? Concorda?

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      Não concordo não…Beijos!

      • Violinos Vermelhos Mari

        Oi Lô! E quanto as manchinhas da mãos? Uma tatoo cobre com tinta cor da pele? Eles fazem maquiagem definitiva e creio que pintar as manchinhas com tinta cor da pele seria uma boa solução para as manchas marrons das mãos.

        • Lô Magalhães PB

          Sim, meu amor! Se eles fazem tattoo def, saberao fazer legal!

  • Talminha Almeida

    Lô, eu tenho leucodermia gutata, conhecida como sarda branca, nas panturrilhas e antebraço para este caso serve? pois são milhares de pintinhas…! Fiz tratamento com nitrogênio liquido uma época mas foi eficiente só um por um tempo nas pintas maiores.

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      Serve sim! Beijão! 

  • Maristela da Graça Rezende

    Muito interessante esse post. Gostei muito.

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      Beijão!