Clareamento Dental Caseiro

como clarear os dentes em casa

Antes, até pra fazer clareamento caseiro, era necessário ir ao dentista, pois ele precisava fazer um molde e mandar confeccionar uma peça de acrílico ou silicone que era usada pelo paciente, todas as noites, com um gel clareador, disponível em diversas concentrações (a mais usual é de 16% para peróxido de carbamida).

Alguns profissionais chegavam a cobrar entre 300 e 600 reais para fazer isso. Hoje em dia, a técnica já não é nenhum mistério e as moldeiras TERMOLDÁVEIS surgiram para facilitar a vida de todos e podem ser adquiridas facilmente com ótimos preços, em torno de 18 a 30 reais.

Basta ter um pouquinho de paciência para moldá-las e utilizar bons clareadores que também são vendidos facilmente, e custam em torno de 12 reais uma bisnaga de peróxido de carbamida a 16%. As moldeiras funcionam perfeitamente bem e foi com elas que eu fiz meu clareamento. É claro que não fica com os resultados do clareamento a laser em consultório, mas ficam bem naturais e branquinhos.

Aqueles kits vendidos na internet com um aplicador de luz azul, NÃO funcionam!

 

É importante saber de alguns detalhes para ter bons resultados. Estes detalhes, também não são nenhum segredo:

Os dentes vão ficar sensíveis e você deverá usar um creme dental apropriado, como o Sensodyne (é o melhor, outras marcas podem não funcionar bem). Se a dor persistir, um analgésico é muito bem vindo. Porém, na maioria das vezes, não é necessário.

A gengiva também vai sofrer um pouquinho e é normal que elas fiquem avermelhadas e descamem um pouco. Neste caso, elas voltam ao normal completamente com o fim do tratamento.

Você não deverá tomar refrigerantes, café e outras bebidas com corantes. Além de ter que evitar frutas vermelhas durante o tratamento.

Comece usando a bisnaga de clareador a 10% para acostumar. Na segunda semana use a 16% e mantenha esta concentração até adquirir a cor desejada. O clareador a 22% também já é liberado para uso caseiro, porém causa mais irritação da gengiva. Clareadores a 35% ou mais, somente em consultório, pois precisará isolar a gengiva. Resumindo, use 10% e 16%, mesmo que demore mais para obter seus resultados. É mais seguro.

Não exagere na quantidade do gel clareador. Em geral, uma gotinha bem pequena do gel para cada dentinho já é muita coisa! A melhor marca de peróxido de carbamida é a Whiteness Perfect e você encontra as bisnagas (que duram uma semana se você for cauteloso em aplicar pouco gel) facilmente em lojinhas de produtos odontológicos e mesmo na internet. Nestas lojinhas, uma bisnaga custa em torno de 12 reais. Lembre-se de usar as concentrações indicadas. Não se arrisque!

No clareamento em consultório, a gengiva é isolada por uma barreira de silicone e o gel específico é aplicado sobre os dentes. Quando o paciente busca efeitos imediatos, o clareamento no consultórioé a melhor alternativa. Neste caso, utiliza-se agente clareador em concentrações mais altas, ativados por laser ou outras fontes de luz.

O clareamento caseiro é mais barato do que o feito no consultório, embora seja um pouco mais demorado e exige mais disciplina da parte do paciente. A moldeira é preenchida com o gel e o paciente dorme com a substância na boca ou passa pelo menos 3 horas por dia. O clareamento caseiro demora cerca de 15 dias para começar a dar resultados, mas varia de pessoa para passoa, de acordo com a necessidade de clareamento.

Antes do Clareamento
- A superfície dental deve estar perfeitamente limpa todas as vezes que for aplicar o gel;
- A gengiva tem que estar sadia, sem inflamação e sem tártaro;
- Caso faça uso de soluções de enxágüe bucal, é recomendado que tal procedimento seja temporariamente interrompido. Caso tenha sensibilidade espontânea nos dentes, tratar desta sensibilidade antes do início clareamento;
- Certifique-se que os dentes a serem clareados não contenham cáries ou infiltrações nas restaurações.

Durante a Aplicação do Gel
- Não mastigar nem ingerir alimentos com a moldeira na boca;
- Evitar o contato do gel com a gengiva. Aplicar na moldeira somente a quantidade necessária para cobrir os dentes evitando excesso.

CONTRA INDICAÇÕES
- Grávidas ou lactantes;
- Pessoas portadoras ou com pré-disposição ao câncer;
- Pessoas com patologias periodontais;
- Pessoas com dentes sensíveis;
- Pessoas com problemas gástricos;
- Pessoas com reação alérgica aos componentes do produto;
- Pessoas com colo exposto por retração gengival;
- Pessoas menores de 17anos
- Pessoas em uso de medicamentos a base de sulfato ferroso e minociclina;
- Pessoas que apresentem fraturas nos elementos dentais ou com desgaste incisal pronunciado.

Como usar a moldeira Termoldável – Como o nome diz você pode moldar a moldeira de clareamento com o calor para que ela sirva direitinho na sua boca. Você pode comprar a sua online por um bom preço, veja eta aqui.

  1.  Aqueça água até ferver e tire do fogo. Coloque a moldeira dentro da água quente por cerca de 10 a 12 segundos. Observe que a moldeira irá se contrair e formar um “C”; ATENÇÃO Evitar deixar a moldeira submersa na água quente por um período prolongado, o que pode causar danos irreversíveis à mesma.
  2. Retirar o excesso de água e manusear a moldeira somente após perceber que a temperatura é aceitável ao tato. Posicionar a moldeira ainda maleável, na arcada desejada, forçando-a para cima (arcada superior) ou para baixo (arcada inferior) e nas superfícies frontal (vestibular) e traseira (palatino/lingual) ( com a língua). Succionar (importante!) com força e morder firmemente a moldeira e aguardar seu resfriamento.
  3. Depois de fria a moldeira estará pronta para o início do tratamento. Coloque a placa na boca e verifique se está confortável e segura. Caso seja necessário algum ajuste, pode-se fazê-lo repetindo o processo de moldagem.
  4. A moldeira termo moldável deverá ser remoldada para a utilização na outra arcada, repetindo-se as etapas anteriores.

Como clarear os dentes em casa

  1. Aplique a quantidade necessária de gel clareador com 10 ou 16% de Peróxido de Carbamida na moldeira evitando excessos (uma gota por dente).
  2. Encaixe a moldeira na arcada dentária.
  3. Retirar o excesso de gel com algodão ou com a escova dental.
  4. Enxaguar a boca com água.
  5. Obedecer ao tempo de permanência de 3 a 4 horas. Se houver sensibilidade significativa, interrompa o tratamento.
  6. Terminado o tratamento, remova a moldeira. Lave e escove os dentes com pasta de dente livre de corante

IMPORTANTE – Estamos apenas dando as dicas, saiba que há riscos em clarear os dentes em casa. Consulte se dentista antes de iniciar o tratamento. Eu pessoalmente fiz este tratamento caseiro sem complicações, além de sensibilidade nos dentes, o que causou desconforto. No entanto ao usar quantidades maiores de clareador (peróxido de carbamina) você pode causar danos à sua gengiva, não exagere na dose. Nós não nos responsabilizamos por danos causados devido ao tratamento, o tratamento funciona muita bem e é uma alternativa barata, mas assuma seus próprios riscos!

Por Lorena e Juliana

author avatar

Maquiadora e cabeleireira nas horas vagas, blogueira e professora de inglês. Adoro o estilo dos anos 60, músicas dos Beatles, Xbox 360, política de esquerda e filmes de terror.

  • ALINE

    ONDE EU ACHO UMA MOLDEIRA TERMO?

  • Jaque Carvalho

    Meninas, gostaria de saber quanto tempo demorou o clareamento de vocês. Eu estou usando o de 16% por 3 horas faz 6 dias e não percebi nenhuma mudança que me desse alguma esperança. Demora mesmo? ou será que meus dentes não tem salvação?

  • Waleska

    Olá,mto bom o post me esclareceu bastante! estou fazendo o clareamento em casa com as moldeiras,estou usando o gel porcentagem de 10%.Já estou na sexta aplicação mais não to vendo muito resultado não. é normal?ou posso aumentar o gel para 16%.?

  • Priscila

    Lô e Ju, como faço com as duas placas de silicone que vem na caixa do produto? é com elas que eu faço as moldeiras? To super perdida quanto a isso, não comprei nenhuma moldeira a parte, só a caixa que diz já ser um Kit mesmo. A marca é a Whiteness Perfect 22%.
    Obrigada!!!

  • Mauro

    Que perigo este post. Deveria ser apagado. Muita informação tendenciosa e equivocada. NUNCA FAÇA CLAREAMENTO POR CONTA PRÓPRIA! Consulte um dentista regularmente.

  • Moises Eduardo

    oie, legal artigo, o 10 e 16 % recomenda ficar de 3 a 4 horas, agoro to fazendo com o 22% recomenda este uma hora, sera q devo ficar mais? beijo Moises Eduardo

    • Lô Magalhães PB

      Oi Moisés! Eu dormia com o de 22 e consegui resultados ótimos em pouco tempo. Porém, a gengiva ficava sensível! 

  • Débora

    Olá Meninas! Gosto muito de vocês. Mas infelizmente não gostei desse post. Explico, sou cirurgiã-dentista e como profissional digo que não é recomendado fazer um clareamento caseiro por conta própria, apesar da facilidade de comprar o produto e a moldeira.O correto é consultar e ter o acompanhamento de um dentista pois como vocês mesmas disseram :”Certifique-se que os dentes a serem clareados não contenham cáries ou infiltrações nas restaurações”. Apenas um dentista poderá dizer se seus dentes estão aptos a passar pelo processo de clareamento. Entendo que vocês quiseram esclarecer sobre o processo do clareament, porém gostaria de lembrar as leitoras que a supervisão do dentista é indispensável.

    • http://produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      fica ai a dica! Tudo certo, querida, e bom mesmo ter cuidado! beijos

    • Lô Magalhães PB

      Olá, querida! Que bom que gosta do nosso site! Bom, quem recomendou o clareamento caseiro foi meu próprio dentista e eu confio muito nele. 

      • http://twitter.com/MaiMoraes_ MaiaraMoraes

        O post foi bem amplo, mas me incomodou um pouco..
        Curso odonto e realmente existem riscos.
        Clareamento caseiro é uma boa sim, mas as indicações não são iguais pra todos os casos. Como comentaram antes, tem a questão de restaurações em dentes anteriores, infiltrações, cáries, etc. Fora que nem sempre isso funciona.
        Existem pessoas em que não adianta se fazer clareamento comum caseiro nem em consultório, porque o caso é pra técnica de “clareamento interno”.
        Também tem a questão que dependendo da concentração e da quantidade de aplicações (intervalo curto), poder acabar com seus dentes, deixando-os muito fragilizados.
        Quanto a gengiva, se deve utilizar a barreira gengival, como citado no artigo (modo consultório), se não queima mesmo, podendo causar danos sérios.
        Dentre esses e outros motivos que normalmente o clareador caseiro é de concentração menor. O Paciente quer tanto um resultado que as vezes não seguem as instruções recomendadas, por isso tenham muuuito cuidado.
        Quanto ao “clareamento a laser” vale lembrar que não será o laser em si que irá clarear ou potencializar o efeito clareador, ele só irá ativar a substância, fazendo com que o processo seja mais rápido (o que também foi citado).
        Mas em geral, gostei mesmo do post, porque foi um dos poucos que senti ter sido pesquisado e pensado antes de ser postado, além de ter dado informações importantes pra nós mulheres que somos meio louquinhas e fazemos quase de tudo pela beleza rsrs.
        Parabéns meninas!

        • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

          Obrigada, querida! Geralmente esse post incomoda os odontólogos mesmo. A maioria dos casos são resolvidos com o clareamento caseiro, deixando para o profissional apenas casos mais difíceis. O clareamento caseiro ( e o procedimento) é autorizado pelo FDA, é seguro e bem mais barato do que o absurdo que alguns profissionais cobram para fazer algo, na maioria das vezes, simples. Adorei seu comentário! Beijão!

        • Nick Pinoquinha

          please!!!me explique (Existem pessoas em que não adianta se fazer clareamento comum caseiro nem em consultório, porque o caso é pra técnica de “clareamento interno”).como assim? não entendi clareamento interno? será o meu caso já fiz clareamento a lazer e não clareou muito não queria saber porque de não clarear.

  • Endyaguiar1

    Oi Ju! Queria saber que site confiável posso comprar apenas uma bisnaga, pq no link que vc colocou não tem mais. Beiijos ;**

    • Lô Magalhães PB

      Não conheço outra loja confiável que eu tenha testado… Mas em qualquer loja de produtos odontológicos tem essas bisnagas. É impossível não ter uma loja dessas na sua cidade, a não ser que na sua cidade não tenha dentista hahahaha ;-) Beijos!

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=1555426947 Paola Olliveira de Camargo

    Fora o Sensodyne, dizem que a Colgate específica para dentes sensíveis é excelente. Não posso dar certeza, pq eu nunca usei, mas uma dentista me disse que há indícios de que a Collgate (não lembro o nome da linha) é melhor que a Sensodyne.

    Pra minha sensibilidade, eu tenho ingerido um pouco de dolomita. Sério, se eu passo dolomita nos dentes, eles tendem a ficar menos sensíveis, e as crises duram menos. Já o meu namorado, que não tem dentes sensíveis, achou que os dentes dele pareceram mais fortes. De quebra, como dolomita nada mais é do que cálcio e magnésio, e como ela é engolida depois de passar pelos dentes, os ossos como um todo se fortificam.

  • Ni

    Eu fiz há um ano atrás, e meus dentes ainda estão brancos, é complicado seguir as orientações de não comer e tomar alimentos com corantes, mas vale a pena!

  • Anônimo

    E quando a pessoa acaba de fazer um clareamento e toma café,mesmo a dentista proibindo…..essa sou eu,vou fazer um clareamento dia 25 agora e desde ja estou prometendo a mim mesma não tomar café…os clareamentos caseiros para mim não surtem efeito pois eu sou muito desregrada,uma vez esqueço de por,na outra bate a preguiça e por ai vai…

    • Lô Magalhães PB

      ôÔÔ claudia!!! Nao vai jogar dinheiro fora de novo, moça linda! Pra quem é preguiçosa, a melhor alternativa é clareamento a laser rrrrsss
      Beijos!!

  • Lugomes12

    Juliana voce é tudo  de bom ,uma pessoa pra cima omundo precisa de mais pessoas assim

    • Anônimo

      Oh Lu, obrigada querida! Esse carinho todo me dá uma energia positiva que vc não imagina! Vou começar minha semana de bem com a vida por causa de vc! rsrsrsrs, amanhã todos meus alunos vão ganhar 10.

      beijos

    • Lô Magalhães PB

      Fiquei com ciumes! Eu e a Bruna tmb somos legais! Eu juro! kkkkkk

  • Nacar

    Queria só adicionara lgumas coisas a esse artigo: quem tem restaurações nos dentes anteriores tem que ficar alerta porque o clareador clareia os dentes e não as resinas, então se for esse o seu caso após o clareamento troque as restaurações da frente; A Colgate lançou um creme dental que é tão bom quanto o sensodyne  chama-se Colgate Sensitive Pro-Alívio se estiver com alguma sensibilidade esfregue o creme dental no local por 1 minuto melhora bem. E também tem um Kit clareador da FGM que vem com 5 Bisnagas que custa +/- R$ 70,00 e que você só precisa de ficar com ele 1 hora, tem a caixinha preta, só esqueci o nome. E se por acaso tiver muita sensibilidade use um dia sim e o outro não. Até mais. Bjos

    • Bruna de Souza

      Bem lembrado Nacar! Se tiver restaurações nos dentes da frente, espere fazer o clareamento e troque! pq dá diferença na cor… tem um vídeo super gracinha p vcs verem: http://www.youtube.com/watch?v=G8Cq_PrugzE
      bjos

    • Lô Magalhães PB

      É mesmo! Nem lembrava que existia gente com restaurações nos dentes da frente!

    • Lô Magalhães PB

      So pra vc saber, este kit da FGM é exatamente o que mencionamos da whiteness perfect e 1 hora não vai ser o suficiente não, apesar de estar escrito isso lá nas indicações. Vc vai passar 6 meses pra conseguir algum resultado. Faça com esta descrito no artigo. Já usei o colgate sensitive e ainda acho o sensodyne mais eficiente. Antes de escrever o artigo, creia, já testei todos. Abraços.

      • http://www.facebook.com/people/Nacar-Xavier/100002470564655 Nacar Xavier

        Falei isso pois trabalho num consultório odontológico e os pacientes fazem o uso 1 hora por dia, mas se você disse Lô tá falado. bjosss

  • Lô Magalhães PB

    É um clareamento super tranquilo de fazer a 16%. Adorei os resultados! As moldeiras são duplas, uma para a parte superior, outra para a inferior. Moldei as duas em 20 minutinhos. As minhas eu comprei em tamanho médio e dormia com elas, sem problemas. É normal entrar saliva nas moldeiras ( o contato do gel com a saliva faz parte do processo de clareamento) e você pode dormir tranquilamente com elas e nao precisa ficar paranóico com medo de engolir um pouco do gel durante a noite, ele foi quimicamente formulado levando esta hipótese em consideração! É claro que não deve ser usado por quem tem problemas gastricos sérios, né? A gengiva descama um pouco. Agora… é realmente preciso estar com a boca saudável, com as cáries tapadinhas, viu? rrrsss
    Beijos!

  • Bruna de SOuza

    Fiquei ate orgulhosa de vcs meninas! muito boa a materia! parabéns…

    • Anônimo

      Obrigada Bruna, mas foi mais a Lô, eu não fiz quase nada… rsrsrs, mas ela é medrosa e não quis assumir a responsa sozinha caso umas malucas aqui do site queimem a gengiva! kkkkkk! Cuidado minha queridas maluquinhas… Mas Bru, vc é expert em dentes, tem outras dicas sobre clareamento dental caseiro?

      beijos

      • Lô Magalhães PB

        sua falsa!

        • Anônimo

          Gente meu deus que MEDA!!!! O que foi que eu fiz dessa vez Lô? Falei a verdade, agora ela tá com raiva de mim, gente! Socorro! kkkkkkk

          • Lô Magalhães PB

            kkkk eu nao caio mais nessa de que tu vai assinar os artigos não, viu?? falsa! Olha… nao fala muito senao eu digo a tua idade huhuhuhHAUHAUHAUHAUHUAHUAHU

        • Bruna de Souza

          hihiihihihih a casa caiu! se quiser, podem falar que fui eu! ficou otimo o artigo!

          • Lô Magalhães PB

            kkk é o nosso amor que é grande, Bruna! A gente vive se esculhambando. Se tu visse a homenagem que eu fiz pra ela… c ia se emocionar! kkkkk

      • Bruna de Souza

        kkkkk o artigo ficou bem completo, claro que o clareamento caseiro não fica igual ao feito em consultório, mas o resultado é ótimo tbm e bem mais acessível $$…ainda não conheço essa moldeira que nós mesmos fazemos (fiquei muito curiosa, doida p experimentar – mas vou ter que parar de fumar antes).
        Bom, no mais, só evitar café, refrigerante, alimentos com corantes quando se esta fazendo o clareamento e depois diminuir – para que dure mais tempo!
        Sensodyne é super indicado p sensibilidade (agora a linha whiteness é fantástica mesmo! tem pasta, enxagante…aff)