Clareamento Dental Caseiro

como clarear os dentes em casa

Antes, até pra fazer clareamento caseiro, era necessário ir ao dentista, pois ele precisava fazer um molde e mandar confeccionar uma peça de acrílico ou silicone que era usada pelo paciente, todas as noites, com um gel clareador, disponível em diversas concentrações (a mais usual é de 16% para peróxido de carbamida).

Alguns profissionais chegavam a cobrar entre 300 e 600 reais para fazer isso. Hoje em dia, a técnica já não é nenhum mistério e as moldeiras TERMOLDÁVEIS surgiram para facilitar a vida de todos e podem ser adquiridas facilmente com ótimos preços, em torno de 18 a 30 reais.

Basta ter um pouquinho de paciência para moldá-las e utilizar bons clareadores que também são vendidos facilmente, e custam em torno de 12 reais uma bisnaga de peróxido de carbamida a 16%. As moldeiras funcionam perfeitamente bem e foi com elas que eu fiz meu clareamento. É claro que não fica com os resultados do clareamento a laser em consultório, mas ficam bem naturais e branquinhos.

Aqueles kits vendidos na internet com um aplicador de luz azul, NÃO funcionam!

 

É importante saber de alguns detalhes para ter bons resultados. Estes detalhes, também não são nenhum segredo:

Os dentes vão ficar sensíveis e você deverá usar um creme dental apropriado, como o Sensodyne (é o melhor, outras marcas podem não funcionar bem). Se a dor persistir, um analgésico é muito bem vindo. Porém, na maioria das vezes, não é necessário.

A gengiva também vai sofrer um pouquinho e é normal que elas fiquem avermelhadas e descamem um pouco. Neste caso, elas voltam ao normal completamente com o fim do tratamento.

Você não deverá tomar refrigerantes, café e outras bebidas com corantes. Além de ter que evitar frutas vermelhas durante o tratamento.

Comece usando a bisnaga de clareador a 10% para acostumar. Na segunda semana use a 16% e mantenha esta concentração até adquirir a cor desejada. O clareador a 22% também já é liberado para uso caseiro, porém causa mais irritação da gengiva. Clareadores a 35% ou mais, somente em consultório, pois precisará isolar a gengiva. Resumindo, use 10% e 16%, mesmo que demore mais para obter seus resultados. É mais seguro.

Não exagere na quantidade do gel clareador. Em geral, uma gotinha bem pequena do gel para cada dentinho já é muita coisa! A melhor marca de peróxido de carbamida é a Whiteness Perfect e você encontra as bisnagas (que duram uma semana se você for cauteloso em aplicar pouco gel) facilmente em lojinhas de produtos odontológicos e mesmo na internet. Nestas lojinhas, uma bisnaga custa em torno de 12 reais. Lembre-se de usar as concentrações indicadas. Não se arrisque!

No clareamento em consultório, a gengiva é isolada por uma barreira de silicone e o gel específico é aplicado sobre os dentes. Quando o paciente busca efeitos imediatos, o clareamento no consultórioé a melhor alternativa. Neste caso, utiliza-se agente clareador em concentrações mais altas, ativados por laser ou outras fontes de luz.

O clareamento caseiro é mais barato do que o feito no consultório, embora seja um pouco mais demorado e exige mais disciplina da parte do paciente. A moldeira é preenchida com o gel e o paciente dorme com a substância na boca ou passa pelo menos 3 horas por dia. O clareamento caseiro demora cerca de 15 dias para começar a dar resultados, mas varia de pessoa para passoa, de acordo com a necessidade de clareamento.

Antes do Clareamento
– A superfície dental deve estar perfeitamente limpa todas as vezes que for aplicar o gel;
– A gengiva tem que estar sadia, sem inflamação e sem tártaro;
– Caso faça uso de soluções de enxágüe bucal, é recomendado que tal procedimento seja temporariamente interrompido. Caso tenha sensibilidade espontânea nos dentes, tratar desta sensibilidade antes do início clareamento;
– Certifique-se que os dentes a serem clareados não contenham cáries ou infiltrações nas restaurações.

Durante a Aplicação do Gel
– Não mastigar nem ingerir alimentos com a moldeira na boca;
– Evitar o contato do gel com a gengiva. Aplicar na moldeira somente a quantidade necessária para cobrir os dentes evitando excesso.

CONTRA INDICAÇÕES
– Grávidas ou lactantes;
– Pessoas portadoras ou com pré-disposição ao câncer;
– Pessoas com patologias periodontais;
– Pessoas com dentes sensíveis;
– Pessoas com problemas gástricos;
– Pessoas com reação alérgica aos componentes do produto;
– Pessoas com colo exposto por retração gengival;
– Pessoas menores de 17anos
– Pessoas em uso de medicamentos a base de sulfato ferroso e minociclina;
– Pessoas que apresentem fraturas nos elementos dentais ou com desgaste incisal pronunciado.

Como usar a moldeira Termoldável – Como o nome diz você pode moldar a moldeira de clareamento com o calor para que ela sirva direitinho na sua boca. Você pode comprar a sua online por um bom preço, veja eta aqui.

  1.  Aqueça água até ferver e tire do fogo. Coloque a moldeira dentro da água quente por cerca de 10 a 12 segundos. Observe que a moldeira irá se contrair e formar um “C”; ATENÇÃO Evitar deixar a moldeira submersa na água quente por um período prolongado, o que pode causar danos irreversíveis à mesma.
  2. Retirar o excesso de água e manusear a moldeira somente após perceber que a temperatura é aceitável ao tato. Posicionar a moldeira ainda maleável, na arcada desejada, forçando-a para cima (arcada superior) ou para baixo (arcada inferior) e nas superfícies frontal (vestibular) e traseira (palatino/lingual) ( com a língua). Succionar (importante!) com força e morder firmemente a moldeira e aguardar seu resfriamento.
  3. Depois de fria a moldeira estará pronta para o início do tratamento. Coloque a placa na boca e verifique se está confortável e segura. Caso seja necessário algum ajuste, pode-se fazê-lo repetindo o processo de moldagem.
  4. A moldeira termo moldável deverá ser remoldada para a utilização na outra arcada, repetindo-se as etapas anteriores.

Como clarear os dentes em casa

  1. Aplique a quantidade necessária de gel clareador com 10 ou 16% de Peróxido de Carbamida na moldeira evitando excessos (uma gota por dente).
  2. Encaixe a moldeira na arcada dentária.
  3. Retirar o excesso de gel com algodão ou com a escova dental.
  4. Enxaguar a boca com água.
  5. Obedecer ao tempo de permanência de 3 a 4 horas. Se houver sensibilidade significativa, interrompa o tratamento.
  6. Terminado o tratamento, remova a moldeira. Lave e escove os dentes com pasta de dente livre de corante

IMPORTANTE – Estamos apenas dando as dicas, saiba que há riscos em clarear os dentes em casa. Consulte se dentista antes de iniciar o tratamento. Eu pessoalmente fiz este tratamento caseiro sem complicações, além de sensibilidade nos dentes, o que causou desconforto. No entanto ao usar quantidades maiores de clareador (peróxido de carbamina) você pode causar danos à sua gengiva, não exagere na dose. Nós não nos responsabilizamos por danos causados devido ao tratamento, o tratamento funciona muita bem e é uma alternativa barata, mas assuma seus próprios riscos!

Por Lorena e Juliana

author avatar

Maquiadora e cabeleireira nas horas vagas, blogueira e professora de inglês. Adoro o estilo dos anos 60, músicas dos Beatles, Xbox 360, política de esquerda e filmes de terror.