Como Arrumar Cabelos Cacheados

Savannah Jayde

Eu nunca tive cabelos cacheados e confesso que antes de me envolver com o ramo de beleza não sabia nada de como lidar com cachos ou ondas. Eu imaginava que bastava usar um pente ou escova a qualquer momento, esteja o cabelo seco ou molhado, para poder colocar os fios no lugar – assim como a gente faz com cabelo lisos – grande engano!

A atriz Savannah Jayde tem os cachos lindos – aprenda abaixo a modelar seus cachos como ela!

Cabelo cacheado é delicado, é sensível e para ficar bonito requer cuidados especiais. Em primeiro lugar, cabelo cacheado exige cuidado dobrado! Já cansei de falar isso aqui no PB, mas vale sempre a pena repetir – é preciso usar shampoo sem sulfato em todos os tipos de cabelo, mas principalmente em cabelo cacheado ou crespo – não basta ser shampoo sem sal, tem que ser shampoo sem sulfato!

Outra coisa: não é preciso lavar o cabelo todos os dias! Principalmente se seus cabelos são cacheados – lavar o cabelo, estraga o cabelo, simples assim!

Veja abaixo o comentário da leitora Priscila Zimmer sobre a descoberta de que lavar o cabelo demais faz mal!

Oi! Há mais ou menos um mês conheci o blog e a condenação do shampoo normal e a lavagem frequente (até deixei um recado dizendo que era tudo muito louco pra mim). Agora venho falar dos resultados que obtive. Não comprei ainda meu shampoo sem sulfato, mas deixei de lavar todos os dias (meu cabelo é oleoso), agora lavo dia sim dia não. No início foi tenso, mas agora sinto ele muuuuuito macio e com brilho! Isso que meu cabelo é platinado, pra brilhar é difícil. Percebi a agressão que a lavagem, por incrível que pareça, estava causando nos meus fios. Beijo e valeu pelas dicas! :D

Pois é, pode parecer loucura para alguns, mas por favor, pare de lavar seu cabelo todos os dias! Especialmente se você tem cabelo cacheado ou quimicamente tratado. Você pode deixá-lo limpinho e cheiroso com shampoo a seco, óleos essenciais e perfumes próprios para cabelo.

Por fim, cabelo cacheado precisa de mais hidratação do que cabelo liso ou ondulado, sendo assim, use uma máscara capilar ao invés de condicionador normal sempre que lavar.

As regras básicas de cuidados com cabelos cacheados são: 1) usar shampoo sem sulfato, 2) usar máscara capilar ou creme condicionador mais concentrado (como o Yamasterol) sempre que lavar após o shampoo, 3) não lavar o cabelo com muita frequência – até 3 vezes por semana no máximo.

Após lavar e cuidar direitinho – como arrumar o cabelo cacheado? Há várias opções, mas vamos começar com o básico. É importante modelar os cachos e para isso, você precisa dos métodos e produtos certos.

Desembarace o cabelo com os dedos ao lavar ou use um spray desembaraçador como o da Johnson&Johnson ou o da Schwarzkopf. Passe o mousse no cabelo úmido com os dedos, espalhando bem.

 

 

Use gel (como o gel de semente de linhaça) para definir os cachos, passe no comprimento e pontas. Com as mãos aperte o cabelo todo e ao mesmo tempo seque com o secador.

 

 

Use pomada ou cera para cabelo para modelar as pontas.

 

 

Passe um pouquinho de sérum no comprimento e pontas para dar brilho e tirar o frizz.

 

 

Finalize com um spray fixador (laquê), cuidado para não usar demais e ficar com resíduos brancos que parecem caspa.

Links Úteis: Lista de Shampoos Sem Sulfato

Receita Caseira de Gel para Modelar Cachos

Hidratação Caseira para Cabelos Danificados

Receita Caseira de Shampoo a Seco

O melhor tratamento para o cabelo é lavá-lo menos

 

author avatar

Maquiadora e cabeleireira nas horas vagas, blogueira e professora de inglês. Adoro o estilo dos anos 60, músicas dos Beatles, Xbox 360, política de esquerda e filmes de terror.

  • Ester Moreira

    Eu cuido bastante dos meus cachos e nunca gastei fortunas. Até cortar eu corto em casa. Confio mais em mim (q não entendo mto de cabelo, mas entendo do meu) do que em alguns poucos cabeleireiros q frequentei. Ótimo post.

  • Nt

    Onde encontrar esse Yamasterol amarelo?

  • http://www.facebook.com/people/Nacar-Xavier/100002470564655 Nacar Xavier

    Nossa preciso de todos os produtos, não tenho mousse nem gel, nem nada! aff
    todo mundo fica impressionado com meu cabelo, ele é bem loiro e não é quebrado, sempre falo q é por causa do óleo de pequi. rs
    lavo meu cabelo poucas vezes por semana, uso sempre mascara(agora quero fazer a receita do yamasterol) e agora vou fazer o shampoo caseiro, e vê se eu compro esses produtos proprios para cabelo cacheado,
    cortei uns 2 palmos do meu cabelo para tirar a tinta loiro e se ele está sem escovar só fico com ele preso, acho q com essas dicas poderei exibir meus cachos.
    Jú vc é d+. bj

  • Agnes

    Bom fiz o pentado nos primeiros 30 minutos nã ficou muito bom, mais depois fico lindo fi o penteado 12:00 eesta lindo até agora brigadão lindas

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      ai que bom que curtiu Agnes! O cabelo tem que acertar com o penteado, leva um tempinho mesmo. beijos

  • Ana Clara

    Eu lavo o cabelo todo dia, mas como não uso shampoo, fico tranquila com isso.

    Aliás, faz quase seis meses que abandonei o shampoo. Antes, quando ia cortar o cabelo, era quase 4 dedos só de “”"”pontas”"”" secas. Atualmente nem tenho mais pontas secas. Desde que parei de usar o shampoo, meu cabelo é outro. Mais brilhante, mais definido, mais macio, mais comprido [SIM, começou a crescer muito rápido!]

    Pra quem tiver interesse, é o método do No Poo. Ou Low Poo.

    • http://www.facebook.com/vanessa2m Vanessa Moreira

      Ana Clara eu tenho interesse. Como funciona isso?

      • Ana Clara

        Vanessa, funciona assim:

        O shampoo só é realmente necessário no cabelo por usarmos produtos com substâncias que não saem na água. Entre elas está o petrolatum, a parafina líquida, óleo mineral e diversos silicones, como o dimethicone, o amodimethicone e etc. Se usarmos produtos sem essas substâncias [ou seja, produtos que vão sair do cabelo apenas com água], um condicionador é o suficiente para lavar o couro cabeludo.

        Eu uso o Yamasterol amarelo para limpar o couro cabeludo. Passo na raiz mesmo e esfrego com a ponta dos dedos. Para o comprimento do cabelo, eu uso outro. Todas as minhas máscaras, condicionadores, cremes de pentear e etc, são totalmente solúveis em água.

        Muitas pessoas que possuem a raiz oleosa [meu caso, com a raiz oleosa e as pontas secas], na verdade, apenas sofrem de uma reação do couro em relação ao shampoo. O Shampoo agride demais o raiz e para compensar isso, há uma super produção de sebo. Desde que parei de usar o shampoo, até isso eu consegui controlar. Nas primeiras semanas meu cabelo ficou realmente…. Terrível. Depois de um mês ele realmente começou a melhorar.

        Esse esquema de limpeza se chama Noo Poo. Quem usa shampoo sem sulfato [e apenas duas vezes por semana] faz o Low Poo.

        Lista de produtos solúveis em água: https://docs.google.com/document/d/1JOPUQSfvgARB3rJHSf6gQ1mgPqH9EskKC_smkvfAyAc/edit?pli=1

        Lista de silicones solúveis ou insolúveis na água: https://docs.google.com/document/edit?id=1To9XuxyxepheryvCpDS6EMiXVyNX1vx24eQNqBV7h3o&pli=1

        Comunidade do orkut: http://www.orkut.com/Main#Community?cmm=66975041&hl=en

        Foi um resumão bem rápido, mas no geral a técnica é isso. Espero ter ajudado!

  • http://www.facebook.com/vanessa2m Vanessa Moreira

    ADOOOOOORO!!!
    Meu cabelo é cacheado e amo isso! Sou super assumida com meus cachos.
    Fico super feliz quando posta algo para ajudar.

    A questão fundamental pra mim é sempre cortar e trocar os produtos, depois de um certo tempo, meu cablo “cansa” e começa a ficar feio, daí tenho que começar novamente a peregrinação de achar bons produtos.

    Bjim

    • http://www.facebook.com/vanessa2m Vanessa Moreira

      Ah! Esqueci de dizer que esse gel de linhaça é o melhor!!!!

  • http://www.facebook.com/tania.soares.56808 Tânia Soares

    Assino em baixo!!!
    Eu uso Creme da Yamasterol, shampoo da Surya Brasil( sem sulfatos!!!) e gel de linhaça.
    Meninas façam mesmo pq o resultado é impressionante, fica melhor q muito tratamento de salão Carrérrimos q tem por ai, é garantido!!!
    Bjs
    Carpe Diiem

  • Bia

    Sou dona de cachos mais soltos, meu cabelo eh mais liso na raiz…e de vez em quando ele soh ondula (teclado desconfigurado…pffff)…

    Depondo a respeito do PB…

    ^^

    As pessoas olham pro meu cabelo hoje…e chamam de BEM TRATADO (ouvi isso três vezes essa semana, inclusive do meu NAMORADO ^^) bem tratado eh mais legal que bonito…

    Não me dei bem com shampoo sem sulfato, lavo no poo…e sumiu a caspa, a oleosidade estranha da raiz…passei do cabelo misto pro normal em dois meses! Sensacionaaaal…

    O gel de linhaça eh muito bom tb…

    O que n rola pra mim de jeito nenhum eh secar com difusor…fica uma porcaria…deixo secar ao natural mesmo…

    Lavo duas ou tres vezes por semana, mas algumas vezes eu molho pq tah muito zoneado e preciso reaplicar o leave in ou gel quando acordo…hahahahahaha

    Tomou chuva, descabelou no vento: meio dedinho de pomada, ajeitadinha e bora! Ando com a minha na bolsa….rs

    Mais uma vez, belissimo post juju! ^^

  • http://www.facebook.com/people/Vivian-Diniz/100001964888250 Vivian Diniz

    que legal esses posts que vc colocou ju, eu não sei arrumar meu cabelo ou ele tá preso em rabo baixo/alto ou ele tá solto só , adorei mesmo, o PB tá me fazendo mais feminina a cada dia rs adoro muito

    • Bia

      Muda o corte Vivian! Quando eu lavava e passava raiva era pq o corte n tava ajudando no caimento…a frente do cabelo tem que ser mais curta e o comprimento pelo menos em camadas! Faz toda a diferença…

  • Nega

    Tu sabes que eu achei o blog de vocês depois de ver uma reportagem na tv local sobre como revitalizar os cachos e incrível que pareça o cabeleireiro mandou usar shampoo sem sulfato.Eu boba fui pesquisar o tal sem sulfato e me deparei com VOCÊS.Minha vida mudou totalmente faço tudo que vocês ensinam ,realmente funciona,meu cabelos simplesmente não cresciam,eram quebradiços e fracos .Agora graças as suas dicas ele tá mil vezes melhor,sem contar a pele kkk. Muito Obrigado Bjs E continuem cada vez mais!!!

  • Cintia

    Adorei o post,Ju!!!
    Meu cabelo é beeeeem cacheado e fino (uma juba…hehehe),mas eu adoro ele assim,só faço escova as vezes pra alguma ocasião especial!!!!
    É dificil achar dicas boas para as cacheadas,pois agora o povo só quer cabelo de india,né…:P
    A sua hidratação com aspirina ta funcionando muito bem pro meu cabelo,ja deu uma boa amenizada no volume!!!!
    Bjsssssssss