Como Arrumar Cabelos Cacheados

Savannah Jayde

Eu nunca tive cabelos cacheados e confesso que antes de me envolver com o ramo de beleza não sabia nada de como lidar com cachos ou ondas. Eu imaginava que bastava usar um pente ou escova a qualquer momento, esteja o cabelo seco ou molhado, para poder colocar os fios no lugar – assim como a gente faz com cabelo lisos – grande engano!

A atriz Savannah Jayde tem os cachos lindos – aprenda abaixo a modelar seus cachos como ela!

Cabelo cacheado é delicado, é sensível e para ficar bonito requer cuidados especiais. Em primeiro lugar, cabelo cacheado exige cuidado dobrado! Já cansei de falar isso aqui no PB, mas vale sempre a pena repetir – é preciso usar shampoo sem sulfato em todos os tipos de cabelo, mas principalmente em cabelo cacheado ou crespo – não basta ser shampoo sem sal, tem que ser shampoo sem sulfato!

Outra coisa: não é preciso lavar o cabelo todos os dias! Principalmente se seus cabelos são cacheados – lavar o cabelo, estraga o cabelo, simples assim!

Veja abaixo o comentário da leitora Priscila Zimmer sobre a descoberta de que lavar o cabelo demais faz mal!

Oi! Há mais ou menos um mês conheci o blog e a condenação do shampoo normal e a lavagem frequente (até deixei um recado dizendo que era tudo muito louco pra mim). Agora venho falar dos resultados que obtive. Não comprei ainda meu shampoo sem sulfato, mas deixei de lavar todos os dias (meu cabelo é oleoso), agora lavo dia sim dia não. No início foi tenso, mas agora sinto ele muuuuuito macio e com brilho! Isso que meu cabelo é platinado, pra brilhar é difícil. Percebi a agressão que a lavagem, por incrível que pareça, estava causando nos meus fios. Beijo e valeu pelas dicas! 😀

Pois é, pode parecer loucura para alguns, mas por favor, pare de lavar seu cabelo todos os dias! Especialmente se você tem cabelo cacheado ou quimicamente tratado. Você pode deixá-lo limpinho e cheiroso com shampoo a seco, óleos essenciais e perfumes próprios para cabelo.

Por fim, cabelo cacheado precisa de mais hidratação do que cabelo liso ou ondulado, sendo assim, use uma máscara capilar ao invés de condicionador normal sempre que lavar.

As regras básicas de cuidados com cabelos cacheados são: 1) usar shampoo sem sulfato, 2) usar máscara capilar ou creme condicionador mais concentrado (como o Yamasterol) sempre que lavar após o shampoo, 3) não lavar o cabelo com muita frequência – até 3 vezes por semana no máximo.

Após lavar e cuidar direitinho – como arrumar o cabelo cacheado? Há várias opções, mas vamos começar com o básico. É importante modelar os cachos e para isso, você precisa dos métodos e produtos certos.

Desembarace o cabelo com os dedos ao lavar ou use um spray desembaraçador como o da Johnson&Johnson ou o da Schwarzkopf. Passe o mousse no cabelo úmido com os dedos, espalhando bem.

 

 

Use gel (como o gel de semente de linhaça) para definir os cachos, passe no comprimento e pontas. Com as mãos aperte o cabelo todo e ao mesmo tempo seque com o secador.

 

 

Use pomada ou cera para cabelo para modelar as pontas.

 

 

Passe um pouquinho de sérum no comprimento e pontas para dar brilho e tirar o frizz.

 

 

Finalize com um spray fixador (laquê), cuidado para não usar demais e ficar com resíduos brancos que parecem caspa.

Links Úteis: Lista de Shampoos Sem Sulfato

Receita Caseira de Gel para Modelar Cachos

Hidratação Caseira para Cabelos Danificados

Receita Caseira de Shampoo a Seco

O melhor tratamento para o cabelo é lavá-lo menos

 

author avatar

Maquiadora e cabeleireira nas horas vagas, blogueira e professora de inglês. Adoro o estilo dos anos 60, músicas dos Beatles, Xbox 360, política de esquerda e filmes de terror.