Como Clarear Axilas e Virilha

virilha-clarear

“Como clarear axilas e virilha” é um dos artigos que mais me pediram aqui no PB. É um tema complicado, que eu levei muito tempo pesquisando soluções viáveis para o bolso da maioria. Há muitas receitas caseiras para clareamento pela net, mas, pessoalmente, eu não concordo com nenhuma.

Esfoliações e peelings sem agentes despigmentantes só funcionam para quem não tem problemas com cicatrização, ou seja, para aquelas cuja pele não intensifica a produção de melanina no processo, o que não é o caso da maioria das brasileiras, embora algumas (poucas) pessoas tenham algum sucesso com esses métodos. Há muitos outros efeitos para analisar antes de pensar em receitas caseiras. Há a possibilidade de efeito rebote, riscos de queimaduras, etc.


Eu confesso que consegui chegar a um ótimo, e eficaz, método caseiro, mas é extremamente perigoso, caso não sejam seguidas todas as recomendações. Eu fiz vários testes , com ótimos resultados, mas ,como nem a Ju (que é especialista em receitinhas caseiras) conseguiu seguir as recomendações direitinho e acabou machucando a pele (sim, as escritoras do PB testam as dicas de verdade), nós decidimos não publicar o método, pois temos responsabilidade com o que postamos.

Eu dividi as soluções neste post para que cada leitora possa analisar o melhor método por si.

Soluções seguras para uso em casa:

• Produtos de uso caseiro: Há vários produtos para clareamento sem substâncias perigosas, com autorização para uso em casa como a hidroquinona, sendo vendidos na net. Não encontrei sites nacionais que vendam estes produtos, portanto, o jeito é usar o seu Paypal se quiser experimentar. Eu experimentei alguns alguns (tenho umas manchinhas no rosto que, vez ou outra, me incomodam) e achei que nenhum dá um resultado em apenas 2 meses de uso. Deve haver muita paciência, usar por, pelo menos, 6 meses, e fazer esfoliações antes de aplicar os produtos para garantir que a primeira barreira da pele seja removida.

A Ju costuma fazer isso com uma esfoliação de bicarbonato de sódio e limão. O produto mais eficaz, neste caso, é o Celabright, que você pode adquiri no site da marca. Mas, lembre-se: muita paciência! Faça a esfoliação de bicarbonato e limão, lave bem (cuidado com o limão), depois aplique o produto. Pela manhã, use filtro solar Loreal (é o único que eu tenho certeza que realmente protege a pele) ou pomadinha de óxido de zinco (que além de trabalhar como bloqueador solar, também ajuda na cicatrização). O tempo para os resultados é de 6 meses.

• South Beach Skin Solutions: A South Beach Skin Solutions tem um bom kit. O despigmentante não é tão eficaz, mas tem uma linha interessante de desodorante e hidratante para complementar o tratamento. Eles prometem uma “luminosidade” instantânea da pele. De fato, o hidratante ilumina a pele e fica com uma “aparência” mais clarinha, é bem sutil. Eu não sei se todos vão gostar, pois eu sou branquela e, em mim, ficou bom, mas, talvez, não fique tão bom em outros tons de pele. Os produtos também são vendidos na página da marca e o envio é seguro – geralmente não é taxado.

• Arbutin: O Arbutin é um despigmentante que, no Japão, é chamado de “hidroquinona natural”. Ele é bem seguro, pois não danifica os melanócitos. 3% é a concentração ideal! Apesar de ser seguro, o Arbutin pode trazer o efeito rebote quando usado em concentrações muito altas (vai irritar demais a pele e acabar escurecendo mais ainda). A ação despigmentante do Arbutin é maior do que a do Ácido Kójico e da Vitamina C estabilizada. Ele é um derivado estável da Hidroquinona e age bloqueando a ação da tirosinase, sem causar irritação. Ele impede a produção de melanina no ponto da aplicação. O resultado é o desaparecimento visível das manchas sem provocar efeitos tóxicos no usuário. O ideal é que seja usado pela noite, após uma leve esfoliação (a de bicarbonato de sódio e limão, da Ju, é ideal) e não esquecer o filtro solar pela manhã. É difícil de ser encontrado, mas achei na loja salestore.com.br, que tem o envio seguro e é de confiança.

Soluções com acompanhamento profissional:

• Triderm + pelling de ácido glicólico em gel: Minha dermatologista receitou a pomadinha Triderm para minhas manchinhas no rosto . Ela contém hidroquinona, que é uma substância perigosa e proibida em alguns países, porém, muito eficaz. É preciso acompanhamento médico, pois, a hidroquinona pode causar efeitos irreversíveis (como a descoloração exagerada e permanente da pele). Eu esfolio a pele e , em seguida, aplico a Triderm.

A hidroquinona é extremamente perigosa quando ao sol. É necessário muito filtro solar, todos os dias, sem vacilo. Após 15 dias de aplicação da Triderm com esfoliação, eu faço peeling químico de ácido glicólico a 70%em gel, muito bem feito, na clínica, por minha esteticista e continuo o aplicação da Triderm, todas as noites, além de muito filtro solar e hidratante pela manhã. Esse período de 15 dias é extremamente necessário, para garantir que minha pele não produza melanina para cicatrizar após o peeling. O resultado é muito eficaz!

Porém, nunca, jamais, em nenhuma hipótese, faça sem acompanhamento profissional. A triderm custa 40,00 reais, em média, e a sessão de peeling ,que faço 1 vez por mês, custa 70,00 reais. Tratamento barato e com resultados superiores aos tratamentos com peelings físicos e aquela coisa toda que algumas clínicas de estética oferecem para meter a mão no seu bolso, pois o tratamento vai demorar uma vida (e muito dinheiro) para dar certo.

A triderm não deve ser usada por muito tempo, por causa da hidroquinona, portanto, quando o resultado é alcançado, o profissional suspende a Triderm e receita um hidratante facial com vitamina c, apenas para manter os resultados (a Avon tem um ótimo, a Natura também, eu uso um da Anna Pegova ,que não e caro, mas, os melhores são da Clinique). Eu adoro este método e o peeling de ácido glicólico em gel é maravilhoso e ainda ajuda a reduzir linhas finas. Tratamento barato e eficaz, que dá certo!

• Depilação definitiva (laser): A depilação a laser é feita com luz pulsada. A pele recebe disparos de raios luminosos que destroem a melanina acumulada na pele, assim, o laser também destrói as manchas. São necessárias, no mínimo, dez sessões. Um despigmentante é muito bem vindo para auxiliar no processo.
Preço: de R$ 150 a R$ 450, por sessão. Muito caro, mas eficaz.

Soluções que não funcionam:

• Desodorante clareador: Não achei nenhum que funcionasse. Talvez, sejam bons para manter os resultados de algum tratamento, pois a depilação vai acabar fazendo com que as manchas reapareçam. Neste caso, funciona apenas para manutenção.

• Hidratantes clareadores: Só para manutenção. Não adianta querer comprar os cremes das revistas de cosméticos e esperar que clareie uma região muito escura. Ele vai ser um ótimo coadjuvante para o tratamento de manutenção, mas, geralmente, não são muito eficazes para despigmentar áreas muito escuras. Algumas pessoas conseguem resultados usando apenas estes hidratantes, mas, como já expliquei no começo, não será eficaz para a maioria.

Sempre que eu encontrar alguma outra nova solução que seja testada, barata e eficaz, vou postar aqui para vocês. Procurem bons profissionais e nunca esqueça o filtro solar, caso contrário, todo o esforço irá por água abaixo…

author avatar

Engenheira e pesquisadora. Adoro fazer testes e fórmulas exclusivas para o PB. Amo química, neurociência e sorvete.

  • Nike34285 .

    Oi,eu usei um creme da UNT chamado plush blush e,além de ser muito caro e a embalagem ser minúscula,não vi resultado algum!Puro gasto de dinheiro,usei 2 frascos e fiquei frustrada…Usei na virilha,lábios e mamilos e nada…Estou pensando seriamente na hidroquinona pra clarear partes intimas,pode ser o triderm ou clariderm?E por quanto tempo posso usar(já que tem um prazo por causa dessa substancia)?obr

  • heloisa

    Oi ,eu queria saber se nas axilas e virilhas e preciso usar protetor solar depois do uso de trinulox é a mesma hidroquinona né?

  • Letícia

    Oi, queria uma orientação sua… Eu tinha manchas de cravos de espinhas nas costas, passei VITANOL A 0,25 mg, clareou muito, minha pele ficou lisinha e o resultado foi excelente! Eu fazia depilação com cera, mas parei pq não tenho paciência para deixar meu pelos crescerem até determinado ponto, voltei a fazer depilação com gilete nas axilas e queria saber o que é melhor passar hidroquinona ou vitanol a para clariar?

    • Lô Magalhães PB

      Se vc está se dando bem com o Vitanol nao tem pq trocá-lo

  • Izadora

    Oi, primeiramente gostaria de parabenizar o blog adorei…
    Estou precisando de um help de vocês meninas… A minha região intima é um pouco escura. E eu estava pensando em usar hidroquinona mas tenho medo de acabar agredidinho minha pele também não sei se quando pedir para manipula-la eles me entregam ela pura ou se confeccionam um produto (com agentes hidratantes por exemplo) que contenha hidriquinona. E aí como faço, por questão de vaidade e sexualidade quero muito clarear esta área.

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      mesmo com hidratantes, um creme a base de hidroquinona deve funcionar bem, não se preocupe, cremes assim geralmente não dão reações adversas nessas regiões. beijos

      • Wal

        O Triderm pode ser utilizado para fazer clareamento anal/clareamento genital? Li na internet que os clareadores para esta região levam hidroquinona, então, pode ser feito? Obrigada!

        • Lô Magalhães PB

          Pode sim! Mas eh uma região tão sensível e dificil… Nem sei se tem resultados satisfatórios. De qlqr forma, o triderm eh o melhor clareador.

          • Fernanda

            Tem como pedir para manipular hidroquinona + ácido glicólico na mesma composição? Qual a porcentagem de cada um? o objetivo é clareamento anal/genital.

  • Caroline Fernandes

    Minha dermato receitou um desodorante clareador manipulado, estou usando e espero ver resultados.

  • julio

    só uma duvida, antes de aplicar esses cremes, é preciso esfoliar a pele(no caso axilas e virilha?

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      sim

      • julio

        mais uma duvida, como é esse arbutin, procurei em tudo que é canto e só achei cremes com ele na formula, sera que serve????

        • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

          aqui tem: http://www.lojasalestore.com.br/produto/106056/Serum_Clareador_Facial_White_Dermier_30_ml.html

  • Taiz

    Olá meninas. Adorei o blog de vcs, mto legal vcs toparem dividir o conhecimento de vcs! Eu sofro com essas manchas há uns anos, no meu caso, elas aconteceram por conta de obesidade na epoca de infância e perduram até hje! E eu já usei de um tdo nessas manchas mas senti um resultado mto tímido, fiz 6 sessões de dep a laser, que doeram mto já q o laser lê melanina, Passei hidroquina 4% por 4 messes com indicacao de uma demartologista, nenhum resultado! Antes de vir pros Eua (sou estudante intercambista) numa consulta com ultimo demartologista que visitei, o mesmo disse que precisava “afinar” a minha pele e indicou sabonetes com acido salicilico, como senti um resultado fraco com sabonete, comprei o acido numa concentração maior pela amazon e faço peelings quinzenais com ele misturado com acido glicolico ( por um acaso vi que sao os dois acidos da formulacao do celabright) tenho até notado diferença Mas eu realmente vou precisar começar a usar um agente despigmentante. Vi algumas opções de creme com arbutin. Vcs tem algum que consideram melhor? Pensei tb em comprar alpha arbutin em natura aqui nos EUA e misturar com vaseline. Desde já agradeço a resposta. Sucesso com o blog! Bju

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      Compra o in natura e faz do jeito que c ta pensando em fazer que tá no caminho certo.

  • http://www.facebook.com/joyqs Joyce Araujo

    Sabe me dizer se de fato o Bebantol ajuda nesse caso, Lo?

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      Não. Bepanotl é só pra cicatrizar mais rápido, ão é clareador. Mas tem efeito psicológico, se vc acreditar que funciona, vai funcionar.

  • Keila

    Olá,eu tenho manchas escuras que surgiram na gravidez,na virilha e no bumbum,e eu parei de tomar sol pra tentar igualar a pele,e estou dando um tempo,vou comprar a hidroquinona e o protetor solar e usar,já entendí que tem que fazer a esfoliação,mas eu queria que vc me informasse se eu posso apenas lavar com sabão de côco pra limpar a area,ou um sabonete esfoliante,pra mim não ter que todos os dias fazer a esfoliação de limão com bicarbonato?

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      vc tem que fazer a esfoliação, sabão de coco não clareia.

      2013/1/13 Disqus

  • zélia

    Gostaria de saber se vc tem alguma receita caseira para manchas escuras nas maõs,pois as minhas tem bastante,bjs.

  • Fernanda Nery

    Aquela receita de peeling para o rosto que é bom pra espinhas pode ser usada na axila e virilhas? E depois a noite usar um creme ou pomada clareadora?

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      Seria ótimo fazer isso. Pode usar sim!

  • Karenparente

    oiii Lo, ameiii o blog…
    achei por acaso pesquisando sobre manchas na pele… No meu caso eu tenho manchas no joelho :/ detesto… Já tentei quase de tudo, não sei mais o que fazer.
    Vc axa q essa sua receita daria certo??? Queriaaaa muitooo dá uma olhada, será q vc poderia enviar para meu imail??
    Desde já obrigada e parabénssss pelo o blog…
    bjusss
    ;*****

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      OI, querida|! Dá certo sim, claro! Obrigada por entrar no PB! Fique sempre por aqui! Pode tirar suas dúvidas aqui pelos comentários! 

  • Espaço Lis

    Olá !!! gostaria que vc me mandasse a receitinha dessa formula. Sou esteticista e queria dar uma olhada…
    #Lembrando que a hidroquinona não pode ser usada por mais de 6 meses e só pode ter uso noturno…… 
    # E o acido kojico é um despigmentante lento usado mais em peles sensiveis e reativas. 
    # outro despigmentante para peles sensiveis e reativa é o acido fitico que não da reação adversa e é eficaz, tbm tem ação anti-inflamatoria, anti-oxidante, hidratante(otimo para peles acneica e desvitalizadas). Substitui a hidroquinona, só que é mais “light”,mais fraco.

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      Não posso enviar a receita, não é segura, deve haver um preparo maior em laboratório para manipulá-la com segurança. Desculpe-me! :-( Tenho que cuidar da segurança das leitoras! 

  • Paula

    Solaquim (hidroquinona 4%) – vende em qualquer farmácia, mas realmente, se não tiver cuidado com o sol é melhor nem chegar perto da pomada. Usei para clarear uma mancha de queimadura, funcionou muito bem.

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      É ótima mesmo!!

  • Thati

    Optei pela de´pilação a laser – é caro, mas funcionou bem… estão claras as regiões da axila e virilha e não nascem mais pelos…. eu tenho sorte que minha amiga é fisioterapeuta e me fez desconto de 50%…. funciona mesmo como vc disse!

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      É ótima, se aliada a um despigmentante fica melhor ainda. Beijos!

  • Valéria

    Oi, Lo
    depois de usar alguns produtos para o meu melasma no rosto, que apareceu devido a sensibilidade ao sol e a idade mesmo…rsrs eu pesquisando na net achei um produto da La Roche Posay num blog, onde ela tinha tido um resultado muito satisfatório com uma mancha no ombro… Resolvi tentar, pois é pra pele mesmo e amei o resultado, pq eu detesto e me recuso a fazer aqueles peelings agressivos, que só faltam cair o rosto, ainda mais morando em lugar quente,  esse é um peeling, mas gradativo, suave, não sinto nem arder na pele, e é incrível como funciona… Então, quem sabe não dá resultado para as axilas tb??? Não é um produto barato, mas sua eficácia comigo valeu cada centavo, fora que  uso uma gota em cada lado do rosto, então rende muiiiiitoooo…
    Vou enviar o produto e a fórmula, se ajudar, perfeito…
    Bjs

    Biomedic Pigment Control LA ROCHE-POSAY
    Composição:
    Aqua, Alcohol Denat., Glycolic Acid, Propylene Glycol, Potassium Hydroxide, Kojic Acid, Ammonium Polyacryldimethyltauramide/Ammonium Polyacryloyldimethyl Taurate, C12-13 Alkyl Lactate, Disodium EDTA, Hydroxyethycellulose, Capryloyl Salicylic Acid, Vitreoscilla Ferment Extract/Vitreoscilla Ferment.

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      é um peeling de ácido glicólico com baixa concentração, só isso! :-) 

  • Marcela

    olá, o que você acha do blancy para clarear a região da virilha? 

    • Lô Magalhães PB

      Não conheço! Vc pode colocar a formula dele (o principio ativo) aqui pra mim? deve estar escrito na caixinha! 

      • Marcela

         Oi, Lô, segue a composição:
        Citric Acid, Sodium Citrate, Shea Butter Oleyl Esters, Glyceryl
        Stearate, Cetearyl Alcohol, Stearic Acid, Sodium Cocoyl Glutamate,
        Behenyl Alcohol, Lecithin, Glycine Soja Sterols, Diisopropyl Adipate,
        Sodium Acrylates Copolymer, Hydrogenated Polyisobutene, Phospholipids,
        Polyglyceryl-10 Stearate, Helianthus Annuus Seed Oil, Canola Oil,
        Glycerin, PEG-14M, Brassica Napus Extract, Disodium EDTA, Saccharide
        Isomerate, Undecylenoyl Phenylalanine, Alpha-Arbutin, Kojic Acid,
        Caprylhydroxamic Acid, Caprylyl Glycol e Aqua.
         
        Obrigada!

  • Deniselem

    Lo que peerling  e esse que vc faz por 70 reais??? (e o peerling quimico?)…
    Lo eu posso usar a triderm depois do dermaroller? ou e melhor eu usar a vitamina c???
    arde? ou e suportavel? to querendo fazer o dermaller no rosto e nao sei o que usar apos! Bjs…

    • Lô Magalhães PB

      Peeling de ácido glicolico em gel a 70%! Vc quer usar o dermaroller no rosto para que? Me explica direitinho pra eu poder te ajudar! Manda um email através do contato do site que a gente conversa melhor, ta? To esperando. beijos!

      • Deniselem

        rsrs e 70% nao sei da onde tirei esse reais ai kkk… te enviei o email! obrigada…
        Bjs!

  • Nyelle Moraes

    Bebantol funcionou muito bem pra mim!!

  • Ana

    Passa o filtro solar nas axilas antes ou depois do desodorante? Fiquei confusa… ótimo post!

    • Lô Magalhães PB

      Não precisa de filtro solar nessas áreas!:-)

  • Vivian Diniz

    li em alguma revista que esses desodorantes não passaram mesmo em testes para ver se clarearam alguma coisa, dinheiro jogado no lixo, ainda bem que eu não tenho tanto problema com isso

  • Marisa Orbelli

    Oi Lô!!! nossa que saudade daqui!!! eu uso triderm (no rosto) e passo com dermato a cada 4 meses, tenho melasma e tô percebendo que demora uma eternidade mesmo pra clarear esse treco!!! adorei o artigo, bem esclarecedor!!! mil beijinhossssssss

    • Lô Magalhães PB

      Usa o dermaroller antes de passar a triderm que vai acelerar os results! ;-) 

      • Marisa Orbelli

        brigadinha Lô! :D

    • Tânia Soares

      E nunca esqueça do Oxido de Zinco p bloquear os raios solares.
      Bjão Amiga

      • Fernanda Nery

        Quer dizer que usar aquela pomada famosa é melhor que filtro solar? Mas como faz pra não ficar parecendo uma palhaça? Ou tem outra pomada ou produto com óxido de zinco melhor que não deixe a cara branca? E no meu caso que tenho a pele do rosto MEGA oleosa? é boa tb?

        • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

          Tem que saber passar para não ficar uma palhaça. Mas é muito simples mudar acor do ox. zinco, nós já ensinamos diversas vezes no PB. É só misturar a uma base em pó ou a outra base que vc goste.

  • Idnaborges

    Lô eu fui na dermatologista e ela disse q se passar hidroquinona sem ácido glicólico não adianta pq senão ela nao penetra na pele, essa pomada triderm tem ácido entao?

    • Lô Magalhães PB

      Não tem não, amor! Leia o post direitinho que vc vai ver que eu uso com ácido glicólico em gel! Beijos! 

  • Tânia Soares

    Eu sabia que o Clariderme tão alardeado era Balela!!!
    Lero-lero!!!

    Valeu Lô!!!!

    • Lô Magalhães PB

      Clariderme tem quase a mesma fórmula da Triderm, Tânia. Ela é ótima, tem hidroquinona e precisa de peeling para penetrar melhor. Só que a Triderm é bem mais barata. :-) Mas hidroquinona, só com acompanhamento! 

      • Tânia Soares

         e o peeling caseiro ajudaria ou só o feito em clinicas?

        • Lô Magalhães PB

          O peeling caseiro é perigoso. Só dou a receita pra vc que é esteticista! :-)

          • Tânia Soares

            Com a influência positiva de todas vcs, vou entrar na facul p me tornar 1 Tecnóloga em Estética. 
            Valeu Amigas

          • Alinne Andrade

            Sou designer gráfica, mas gosto tanto dessas coisas que já cheguei a pensar várias vezes em estudar cosmetologia e ainda não tirei da cabeça. Química era minha matéria preferida na escola. Rsrsrs

  • Marisa-thomaz

    Não posso garantir o resultado pois não testei, e tbém não é caseiro, mas vi um video no youtube onde uma garota afirmando que a pomada b-pantol é eficaz no clareamento da pele e custa baratinho aomesmo tempo ainda hidrata. Fica a dica! Abraços Marisa Thomaz

    • Lô Magalhães PB

      Bepantol (vitamina B5) é apenas um cicatrizante, Marisa. Muito bom pra ser usado após a depilação, mas não é agente clareador. Beijos! 

  • Jυรรy .”.♥.”. .

    Uma pena que a receitinha caseira não pode ser repassada aushaushauhs, mas tudo bem! As dicas que você deu também serviram para alguns esclarecimentos, o ideal vai ser procurar uma dermato mesmo ^^

    bjss!

    • Lô Magalhães PB

      De jeito nenhum! Vcs iriam se machucar! ;-) Guardada a sete chaves! 

  • http://twitter.com/DeisinhaP29 Deisinha

    Gostei muito dessa postagem!Foi de grande esclarecimento,pois eu sofro com essas manchas e faço tratamento com hidroquinona indicada pela médica por tempo determinado..Tem que abusar do filtro solar..Bjs

    • Lô Magalhães PB

      Isso mesmo! Ainda é o melhor despigmentante. 

  • Biadidya

    Excelente  post Lorena, gostei da departamentalização das propostas. XOXOXO. BiaDidya.

    • Lô Magalhães PB

      ;-)

  • Isadora Rezende.

    Vocês todas do PB estão de parabéns pelo empenho e comprometimento! Obrigada por isso. Bjinhos.

    • Lô Magalhães PB

      Um beijo, Isadora!