Como Clarear Cabelos Alisados e Relaxados Naturalmente

cabelos-relaxados-com-mechas

Atendendo a pedidos, aqui vai uma receita caseira bem simples e eficaz de como clarear os cabelos em casa sem danificá-los. Esta técnica é recomendada para cabelos tratados quimicamente ou para cabelos danificados, mas pode ser feita em todos os tipos de cabelo.

Cabelos relaxados ou alisados são sempre mais frágeis do que cabelos sem química. As cutículas já estão mais abertas e o cabelo tratado quimicamente tende a ressecar e ter pontas duplas. Por isso, métodos normais de clareamento não são ideais, pois a tintura e pó descolorante danificam ainda mais os cabelos.

Como Clarear ou Fazer Mechas nos Cabelos sem Danificá-los

Você vai precisar de:

  • Mel
  • Água Oxigenada Volume 10
  • Bicarbonato de sódio
  • Papel Alumínio (se for fazer mechas) ou Touca de Plástico (se for clarear o cabelo todo)
  • Secador
  • Um pincel largo para aplicação
  • Shampoo (de preferência sem sulfato)
  • Máscara de tratamento para Cabelos Coloridos (como a da Eco Therapy)

Acima estão os 3 ingredientes que você irá misturar para clarear os cabelos. Use 50ml de água oxigenada, 30gr de bicarbonato e 1 colher de sopa de mel. Faça uma pasta líquida que você aplicará nos cabelos. Passe a mistura no cabelo todo ou apenas em mechas, caso este seja o look que quer. Aumente as quantidades proporcionalmente caso for clarear o cabelo todo.

Abaixo, você pode ver o teste que foi feito em uma manequim usando cabelo preto natural alisado. Após passar a mistura nas mechas, envolva-as com papel alumínio. Se você for passar a mistura no cabelo todo, use uma touca de plástico.

Siga com o secador por cerca de 10 minutos sem retirar o papel alumínio ou a touca de plástico, depois espere mais 30 minutos até chegar a cor mais clara. O tom final não chega a ser loiro, mas fica um tom marrom claro ou caramelo.

Retire o papel alumínio ou touca e lave os cabelos na água morna com shampoo e passe a máscara de tratamento e deixe-a agir por 10 minutos. Enxágue os cabelos e seque como de costume.

Esta técnica vai ressecar um pouco os cabelos, mas bem menos do que os outros métodos de descoloração. Use a máscara de tratamento semanalmente ou outros métodos caseiros de hidratação profunda.

author avatar

Maquiadora e cabeleireira nas horas vagas, blogueira e professora de inglês. Adoro o estilo dos anos 60, músicas dos Beatles, Xbox 360, política de esquerda e filmes de terror.

  • nilza

    ola Juliana td bem? bom e a primeira vez q entro neste blog estou amando.tenho umas duvidas o meu cabelo nao descolore do meio para baixo com facilidade queria saber se esta receitinha maravilhosa daria certo para mim ah a cor dele e castanho medio em cima e mas para o preto do meio para baixo.e tb gostaria de saber se apos eu fazer esta aplicaçao nos cabelo eu tb poderia esta fazendo a receitinha do bepantol e asperina?no dia seguinte ou tenho q espera algun tempo?quanto tempo? obrigada e q DEUS continui de dando sabedoria bjoss no seu coraçao……

  • Elaine Soares

    Oi Juliana estou super afim de fazer pois parece ser menos agressivo. Gostaria de saber se posso passar a mistura no couro cabeludo ? não tenho nem relaxamento e nem alisamento mas uso biondina para clarear ( um produto que contém água oxigenada e alguns metais pesados ) posso passar a mistura mesmo que já tenha usado a biondina ? quando eu passar essa mistura, depois que a raiz estiver crescida eu terei que retocar somente a raiz sem passar no comprimento do cabelo ? POR FAVOR me responda essas três perguntas… quero fazer com segurança. Gostaria de agradecer por compartilhar seu conhecimento. Obrigada.

  • Jéssica

    Olá, eu clareio meus cabelos já a algum tempo com Loiro 80 da Kolleston, mas quero clarear mais alguns tons,mas tenho medo de agredi – los mais, -pois já relaxo com Salon Line Guanidina , e estão fracos. Eles já estão meio claros, será que consigo clarear alguns tons a mais com esta receita? Me indique também por favor algumas técnicas boas de hodratação, ou sugira um creme? Obrigada!

  • Carliinha Alves

    Vou testar ;)

  • Paty

    Só pra dar uma força no blog: Fiz uma vez com oxig. vol. 10 e não pegou pois meu cabelo é muitíssimo preto. Experimentei com volume 20 e clareou de 1 à 2 tons (não sei definir). Cada pessoa tem o cabelo diferente, veja o que mais se encaixe com o seu.

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      :)

      • amanda

        oi juliana, meus cabelos é tingido de preto castanho escuro quero clarear. por favor me ajude

      • amanda

        esqueci esta um puco fracos os meus cabelos posso fazer assim mesmo…

  • Lais da rosa

    oi, sera que isso funciona com cabelo tingidos de preto?

    • amanda

      tb quero saber pq meus cabelos é tingido de preto estou querendo clarear.

  • binha

    olá,primeiramente adorei a dica porem uma duvida ; eu posso misturar com um tonalizante da minha preferencia?

  • Val Nogueira

    Oi boa noite, fiz uma mecha pra testar mas não pegou só no meio, na raiz e na ponta pegou, tem alguma forma de fazer pra não manchar?

  • Cate Archer

    Oi, o bicabornato de sódio não anula o alisamento como o sal ( cloreto de sódio)?

  • Natália

    Oi Juliana, eu fiz a técnica e meu cabelo abriu uns 2 tons. Meu cabelo não ressecou, nem danificou…gostaria de saber em quanto tempo posso fazer novamente?

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      está certinho, é isso mesmo que abre, cerca de 2 tons. Pode fazer a cada 30 dias se seu cabelo estiver saudável. beijos

      • Natália

        obrigada :D

  • tamires

    eu acabei de usar fiz em uma mexa fiz tudo certinho meu cabelo é loiro médio e não fez nada perdi tempo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk serio não adianta porem ressecou muito

    fiz em uma generosa mexa…. gente não adianta mas como sei q mulher é insistente faz em uma mexa só.
    E juliana nada contra ti mas posta um vídeo mostrando tudo certinho sem cortes com embalagens todas fechadas novas para agente ver se clareia mesmo. Mas desde já agradeço a as dicas q tu da…………. xau xau

  • Flavia Fraga

    Meu Deus por que a pessoa escreve um posto, sabendo que vai gerar dúvidas, se ela não responde? Aff

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Tenho muito comentario pra responder!!! ;-)

  • Flavia

    Olá Juliana. Estou pensando em descolorir todo o meu cabelo, no entanto, estou com algumas dúvidas. Primeiro eu gostaria de saber se eu posso usar ox de 20vol? Tb gostaria de saber se posso colocar touca de alumínio ao invés de touca de plástico? Outra coisa, de quanto em quanto tempo posso fazer esse procedimento? Nossa quantas dúvidas, mas sei que sendo competente e sabia como você é, me responderá a todas, rs. Bj e que Deus te abençoe poderosamente

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      1) Se seu cabelo estiver saudável, pode sim. 2) Pode usar touca de alumínio. 3) Pode fazer 1 vez por mês se seu cabelo não estiver ressecado. Por favor, leia os outros comentários, muitas das suas dúvidas já foram respondidas. beijos

  • http://www.facebook.com/ariadne.klemann Ariadne Oliveira Klemann

    Oi, Ju, tudo bem? Parabéns pelas ótimas dicas de sempre! Bom, me interessei muito por este método de clareamento! Entretanto, meu caso é o seguinte: tinjo meus cabelos de preto há anos, sendo que tem mais ou menos um ano e meio que venho pintando as raízes de um castanho mais claro (que é minha cor natural), mas caí na besteira de usar Surya Henna castanha escura no ano passado, acho que por umas 4 vezes apenas. Mas, parei com a henna, pois não cobria nada os meus cabelos brancos e venho usando a Color Wear N°5 da Alfaparf na raiz há meses, mas as pontas continuam negras e cheias de resíduos da henna. Mas gostaria muito de clarear meu cabelo por inteiro para voltar a ser castanha! A pergunta é: este método que ensinou é compatível com a henna? A água oxigenada não danificaria muito um cbelo com henna? É que ouvi dizer que henna não é compatível com nenhum tipo de química que contenha amônia, por isso pergunto. Quero muito clarear meu cabelo todo para usar um castanho mais claro, mas ainda não o fiz pois ouví dizer que para descolorir o preto, só com decapagem. Mas, pelo meu cabelo ter henna ainda, me foi desaconselhado este método. Dekapcolor também não fez nenhum efeito nos meus fios, que mantiveram-se negros. Ah, meus cabelos são longos, ondulados e bastante finos. Enfim, poderia me dar uma dica? Abração grande, Ariadne

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Escrevi um artigo sobre isso, acho que vai te ajudar http://www.produtosdebeleza.com/henna-tudo-que-voce-precisa-saber.html – beijos

      • http://www.facebook.com/ariadne.klemann Ariadne Oliveira Klemann

        Muito obrigada! Beijão

      • http://www.facebook.com/ariadne.klemann Ariadne Oliveira Klemann

        PS: Estou usando uma vez por semana uma mistura do meu shampoo com bicarbonato de sódio, pois ouví dizer que ajuda na remoção da henna de maneira menos agressiva. Infelizmente aqui no Brasil, jamais ouví falar do tal removedor de henna à base de frutas e tal, que você cita no artigo, e que poderia encontrar nos salões. Uma pena, pois seria perfeito mesmo para remover a Henna sem danificar os fios. Tenho tentado com este método do bicarbonato mesmo. Porém confesso que estou bem cansada dos meus cabelos negros e queria realmente muito voltar a ser castanha, sem precisar cortar meu cabelo pelo ombro! Rs! Seguirei tentando… Abraços!

  • sandra

    quero saber se é água oxigenada vol 10 cremosa ou liguida

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      cremosa

  • lucelia

    Meu nome Lucélia acabei de jogar dinheiro fora o meu cabelo não clareou nada nada, porém também não ficou muito ressecado

  • lucelia

    Meu nome Lucélia acabei de jogar dinheiro fora o meu cabelo não clareou nada nada, porém também não ficou muito ressecado

  • lucelia

    Meu nome Lucélia acabei de jogar dinheiro fora o meu cabelo não clareou nada nada, porém também não ficou muito ressecado

  • lucelia

    Meu nome Lucélia acabei de jogar dinheiro fora o meu cabelo não clareou nada nada, porém também não ficou muito ressecado

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      não funciona de primeira em todos os tipos de cabelos, é mais gradual.

  • http://www.facebook.com/joanacristina15 Joana Cristina

    Oi Juliana, meu nome é Joana, tenho o cabelo que é alisado com guanidina e a minha dúvida é se eu clarear os meus cabelos com oxigenada, bicabornato de sódio e mel posso depois relaxar a raiz do meu cabelo normalmente, sem medo de quebra? E a minha dúvida após clarear os cabelos se eu posso pintar, posso pintar no mesmo dia ou devo esperar quanto tempo

    • Yasmin Costa

      Oi Joana eu faço definitiva e eu fiz mechas com oxigenada 20 volumes e tonalizante ficou lindo meio mel nas pontas mas bem sutis nada exagerado afinal nossos cabelos ja ficam frageis com a quimica. Depois fiz hidratação com aloe vera, mel (que ajuda a clarear as mechas) e própolis coloquei papel aluminio e deixei por 30 minutos o resultado brilho intenso e nenhuma quebra pois aloe vera e o propolis ajuda na restauração fica lindo alem de tirar as pontas duplas repita a cada 15 dias .Pode pesquisar sobre o mel a aloe vera e o propolis são otimos na restauração espero ter ajudado bjs

  • mag Mazucato

    Olá..
    um cabelo alisado com guanidina e com tinta, tom caoba, 5.65, funciona usar essa tecnica? pergunto para saber se vai clarear a tinta..ou se funciona somente em cabelo natural.
    Obrigado

  • Patii

    Usei somente o bicarbonato com máscara, deixei alguns minutinhos só. Clareou pouco, mas visivelmente, mas o cabelo ficou uma bucha. srsrs Vale a pena

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Que bom!! Hidrata bastante querida. Beijos

    • http://www.facebook.com/juliana.r.keller Juliana Keller

      Legal, eu quero clarear apenas um tom, vou fazer hj!

  • adriana

    olá ju
    meu cabelo tava preto e usei dekapcolor 3vzs e ficou vermelho se eu usar esta tecnica de clareamento vai pegar???ele esta danificado

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Pega sim!