Como Disfarçar Cabelos Brancos Sem Tingí-los

cabelos grisalhos

Eu nunca falei de cabelos brancos aqui no PB – que vergonha! Cabelo branco é extremamente comum entre mulheres que estão na casa dos 40, mas também acontece com mulheres bem mais novas. Tenho uma amiga que começou a ter cabelos brancos aos 17 anos de idade!

Vários fatores causam o aparecimento de cabelos brancos, mas a genética é geralmente o fator principal. Os cabelos grisalhos ocorrem devido à redução da função do melanócito, o que causa a diluição de melanina ao longo dos fios. Quando se tem poucos melanócitos no folículo piloso, o fio parece branco.

Muitas pessoas optam por assumir seus cabelos grisalhos, que podem sim serem bonitos e terem uma aparência saudável. Mas a maioria das mulheres ainda preferem mascarar seus cabelos brancos com tintura. Geralmente, os fios brancos têm uma textura diferente dos fios normais e por isso tendem a absorver tintura de forma diferente, tornando-os mais difíceis de pintar em casa. Você pode tingir seus cabelos brancos em casa com sucesso, mas isso será assunto para outro artigo.

As vezes a solução mais prática acaba sendo dar uma visita ao seu salão mais próximo e deixar sua cabeleireira de confiança fazer mágica nas suas madeixas e deixá-las da cor que você deseja. Mas convenhamos, é um saco ter que ir ao salão pintar os cabelos a cada 3 ou 4 semanas, ou seja, sempre que suas raízes grisalhas começam a aparecer.

Além do mais, tingir os cabelos com tanta frequência pode danificá-los e custar caro. Então, o PB vai te dar algumas dicas que lhe possibilitarão disfarçar os cabelos brancos sem usar tintura entre as visitas ao salão.

Como Disfarçar Cabelos Brancos:

  • Parta seu cabelo em zig zag – basta usar a ponta fina de um pente. Desta forma suas raízes não ficarão tão visíveis. Esta também é uma ótima técnica para disfarçar raízes em cabelos loiros tingidos. Abaixo, você pode assistir o vídeo que demonstra como partir os cabelos em zig zag.

  • Dê mais volume aos seus cabelos.
  • Evite usar rabos de cavalo.
  • Use rímel para pintar apenas as raízes dos cabelos. Este é um ótimo truque temporário que dá um resultado super natural. Há vários tons de rímel no mercado e você pode optar por um tom marrom que não irá combinar exatamente com a cor do seu cabelo, mas irá com certeza quebrar um bom galho para disfarçar as raízes até que você tenha que tingir de novo.
  • Use sombra matte (opaca) para disfarçar as raízes brancas. Se seu cabelo é mais claro e você não puder usar o truque do rímel, use uma sombra opaca da cor do seu cabelo para maquiar suas raízes grisalhas. Coloque um pouco de sombra em uma escova de dente que não usa mais, e pinte temporariamente suas raízes.

Essas dicas te proporcionarão apenas uma solução temporária, mas elas são fáceis de fazer e rápidas, podendo ser incorporadas em sua rotina diária sem problemas.

author avatar

Maquiadora e cabeleireira nas horas vagas, blogueira e professora de inglês. Adoro o estilo dos anos 60, músicas dos Beatles, Xbox 360, política de esquerda e filmes de terror.

  • denise

    tenho cabelo branco des os 14 anos

  • http://www.facebook.com/anamaria.vieira.9404 Ana Maria Vieira

    Sabe Jú, tenho muitos cabelos brancos e pintava sempre, passei a fase do loiro menopausa,kkk, parti para as luzes, mas estou cansada, não quero mais tanta química, estou deixando os cabelos o mais natural possível, sigo as dicas daqui, mas gostaria de utilizar algum produto que uniformizasse o cabelo. Não quero pintar, e sim tonalizar, acho, pois com o tempo quero que ele seja bem natural, assumindo os brancos. Vocês já teriam alguma dica? Agradeço a atenção de vocês e parabéns por este trabalho maravilhoso de informação. Beijos

  • Kalepema

    achei esse cabelo lindo tenho 24 anos alguns fios brancos e gostaria que meu cabelo ficasse assim, meu cabelo e castanho claro o que devo usar……sem descolorir axiste algm produto que deixa acinzentado cabelo escuro sem descolorir?

    obrigada!!!!

    • Lara

      Existem algumas tintas e até tonalizantes dessa cor. A Kert tem um banho e brilho que deixa bem acinzentado. Não faço ideia de como ficaria no cabelo claro, mas, sendo só banho de brilho, não custa tentar!
      http://www.kert.com.br/kert-keraton-banho-brilho.php 
      Se quiser igual ao da foto, você pode tentar uma tintura mesmo. Em lojas de produtos de beleza grandes sempre tem aquelas tintas ”fantasia”, cor-de-rosa, azuis, vermelhos amarelas e cinzas. Procure pela marca Exotic, que tem produtos ótimos! http://www.exoticcriativ.com/ Acho que a Ice Metalic seria exatamente essa.
      Acho que por ser castanho claro não precisa descolorir, mas talvez seja melhor perguntar para um cabeleireiro antes… Pra não danificar, se tiver que descolorir, passa queratina pura. Quinze minutinhos e o cabelo perfeito.
      Boa sorte!

      • Bia

        Meninas, esse esquema da queratina que a Lara falou antes de descolorir, comofas??? fica bom, não prejudica a descoloração nem nada???

        Descolorir meu cabelo é uma tragédia porque ele é claro mas fica laranja…tem que deixar uma vida e eu morro de medo de ferrar ele todo (igual já aconteceu…)

        • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

          Mas e claro como? Me manda uma foto produtosdebeleza.com@gmail.com

  • Paola Oliveira de Camargo

    Hahaha, adorei! Vou passar já pra minha mãe! :)

  • Carla Melo

    Confesso que até acho meio charmoso algumas mulheres mais velhas de cabelo branco! Como a 
    Miranda Priestly, interpretada pela Meryl Streep no filme O Diabo veste Prada. Ficou super elegante, combinou demais com ela! Eu ainda não sofro com isso não, mas também nunca pintei o cabelo e quero   que isso leve um bom tempo até ser necessário mesmo!
    Beijos

    • http://produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Realmente, ela arrasou de cabelos grisalhos! E muita gente fica bem sim, mas eu pessoalmente devo optar por tingir quando meus cabelos ficarem brancos. Eu ainda não tenho nenhum, mas também não sei, pois tinjo sempre!! Sou viciada em mudar a cor sos meus cabelos! Mania feia…rsrsrsrs – beijos

  • Vivian Diniz

    Ah esqueci de comentar nunca consegui  ”zig-zaguear ” meu cabelo direito, não sei se eu não me acostumo ou se ficou esquisito mesmo, vou tentar a dica do vídeo, comprei aqueles pentes da avon que fazem o zig – zag e o outro que é uma onda mas perdi as instruções , não sei  usar aquilo

    • http://produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      É bem fácil de fazer e vc se acostuma, eu acho bom para dar volume e fica um look mais natural! beijos

    • Tauh

      Procura as instruçoes no google. Com certeza deve ter alguma coisa lá.

      • Vivian Diniz

        vdd , vou fuçar para ver se  acho :)

      • http://produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

        Eu vou fazer o post, prometo! Mas é que o PB está com muito post de cabelo! rsrsrs – tenho que variar um pouco! beijos

  • Vivian Diniz

    to com 27 e já tenho uns 3 desde o ano passado , ódio mortal, falei para os meus alunos que foram eles que causaram isso kkkk, meu cabeleireiro falou que ainda não to precisando mas se for colorir usar tonalizante

    • http://produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      3!!! Puxa os danados!! rsrsrsrs

  • Bia Marinho

    Além de tudo nosso corpo tambem produz amônia que junto a falta de melanótico, acelera esse detalhe, tenho 33 e convivo com meus branquinhos desde os 20. por mais que pinte, eles sempre se pronunciam, o melhor e se acostumar, e brincar com eles, eu costumo fazer mechas extras (brancas acizentadas claro!!) e ninguém percebem os verdadeiros. O Look fica bom!! E o bastão que vende na Hermes é gorduroso, como se fosse batom, não me adaptei. Quem quiser não custa experimentar. Bjos!!

  • Tauh

    Eu ja vi pra vender em uma revista (acho que era da Hermes), um bastao tipo um batom pra pintar o cabelo. Nunca testei por que ainda nao tenho cabelos brancos mas, parece que da certo e tem varias tonalidades. Como é bem barato (acredito que menos de 10,00 reais), da pra testar ne?! fica a dica…bj

    • http://produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Boa dica! Já vi desses também, são uma cera com pigmentos bem fáceis de aplicar. Funciona bem! beijos

  • deisinha

    Gostei das dicas!Eu tbm já tenho alguns fios brancos e uso tintura.Mas,os meus cabelos estão tendo queda e tive que dar um tempo na tintura.Bjs

    • http://produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Espero ue as dicas ajudem! beijos

  • Lavinia23

    Oi,Querida!Que transmimento de pensacao,estava pensando em escrever pra vcs perguntando isso….estou com 37,meus cabelos sao bem escuros e eu ja tenho alguns fiozinhos esquisitinhos que estao aparecendo quando eu faco rabo-de cavalo,justamente!Ainda nao e o caso de pintar,quero retardar isso o maximo que puder,porem……tambem nao curto esses danadinhos,nao!Vou usar o truque do rimel,depois eu conto como me dei-:)Ah,ja ia esquecendo…o novo look do PB esta lindo de morrer!!E ate mais gostoso de ler ainda(juro!)
    Mil beijos e continuem o bom trabalho-:))

    • http://produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Ai que bom que vc curtiu, linda!! Vc parece ser tão nova!! Te dava uns 28 no máximo!! Esconde mesmo os danados, querida, esse seu cabelão lindo não merece esses fiozinhos brancos! beijos

  • Vanesinhakk

    Gostei da dica do zig zag, minha dúvida é se fica bom em cabelos mega cacheados como os meus. Vou fazer o teste. Alguém já fez?

    • http://produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Fica sim!! Dá um look bem natural. beijos

    • Tauh

      Meus cabelos tbm sao mega cacheados tbm, mas eu nunca fiz. Se fizer conta pra gente. heheh. bj

  • http://www.facebook.com/claudianderson Cláudia Anderson

    Santo rímel, tenho um só para isso!!! marido quase morre de tanto rir, mas o danado funciona que é uma beleza!!!

    • http://produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      kkkk – funciona mesmo! Tem uns que são vendidos para isso, para os cabelos, mas eles não são tão bons quanto o rímel para cílios mesmo! beijos

  • Pri H.

    Ahh, gostei da dica, super útil e fácil eim =D

  • carol

    adorei a dica vou fazer pois estou coberta de cabelos brancos e é desde os 18 anos e estou com 32. obrigada !!!!!!!!!!!

  • Ritanff

    Esses dias fui secar meu cabelo e ao ajeitar com a escova fiquei chocada com o tanto de fios brancos, quase morri rsrsrsrss acho q minhas luzes ajudam a disfarçar..

  • Bia

    Eu tenho 23 anos…e pelo menos uns seis fiozinhos….=(

    Minha mãe tem 46 e com o cabelo PRETO natural só tem uns três…

    Puxei a genética mais podre possível nesse sentido…rs

    Por enquanto eles não são mega visíveis pq meu cabelo é claro, mas…coming soon…rs

    óooootimas dicas…vou guardar para um futuro recente….rs

  • Jane Bruna

    Otimo post , acho que tem ate no mercado um rimel proprio .  Uma coisa que muitas pessoa fazem errado e escurecer o cabelo(aquele pretão mesmo),nããããoo, mulher não fica velha fica loura, um tom mais claro e otimo pra disfarçar, tmb quando os brancos nascerem não vai dar muito contraste. BJOS 

    • http://www.facebook.com/people/Sarah-Vasconcellos/100001001870781 Sarah Vasconcellos

      Adorei a parte que “mulher não fica velha, fica loira” concordo plenamente!
      Uso vermelho desde que comecei a pintar, aos 18 anos, mas tenho certeza que um dia terei que ficar loira, pois tenho muuuuitos cabelos brancos e olha que ainda estou longe dos 40. Bjos

  • http://www.facebook.com/people/Mara-Lucia/100002664251351 Mara Lucia

    Oi Ju, cabelos brancos é um caos!!! Desde novinha já tinha alguns fios brancos e agora já está me incomodando… :(
    Suas dicas são muito boas. As vzs não dah tempo de pintar e então uso o rímel para disfarçar. Dá super certo!!! E o que é melhor, uso a prova d’água, não sai de jeito nenhum, só lavando.hehehehe
    Essa da sombra opaca é novidade…rs
    Muito boa essa materia. ;D

    Bjoooos Linda

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Isso! Rimel a prova dagua!! Devia ter mencionado!! Valeu a dica! beijos