Como Fazer Shampoo Orgânico

shampoo organico

Esta receitinha caseira é para meus leitores queridos que querem se livrar dos shampoos tradicionais que contém sulfatos que ressecam e estragam os cabelos. Mas especialmente para a nossa nova contribuidora do site e futura doutora em química, Lorena, que não consegue achar shampoos orgânicos com facilidade no Brasil. Eu não uso mais shampoos com sulfato e 99% dos shampoos no mercado contém esse ingrediente que é terrível! Sulfato retira os óleos naturais dos seus cabelos, expondo a cutícula e causando frizz.

Se você quer cabelos saudáveis e sedosos, livre-se de shampoos com sulfato, especialmente o lauril sulfato de sódio, que só serve mesmo para fazer com que seu shampoo espume, não adiciona nada de positivo aos shampoos.

Fazer o seu próprio shampoo orgânico é bem simples e barato. Mas primeiro é necessário ter o sabão castela (ou sabão caseiro), o que talvez não seja fácil de encontrar. O sabão castela é apenas um sabão caseiro à base de azeite.

Como Fazer Sabão Castela (sabão caseiro)

Veja os ingredientes necessários para a receita:

As proporções são:  10 partes de óleo, 4 partes de água e 2 partes de soda cáustica

  • azeite ou óleo de cozinha (aquecido ou morno)
  • soda cáustica
  • água filtrada ou mineral
  • essência de coco ou erva doce (ou outra que preferir)

Passo a Passo:

  1. Dilua a soda na água fria mexendo com cuidado por 5 minutos, a soda vai esquentar a água bastante, espere esfriar até que fique morno.
  2. Esquente o óleo até que fique morno (49 graus Celcius)
  3. Adicione o óleo (morno) á soda e mexa bastante até que a mistura fique com a consistência de sabão líquido (15 a 20 minutos).
  4. Adicione a essência.
  5. Embale, tampe e identifique a embalagem com a data em que foi feito – dura cerca de 6 meses.

Não se esqueça de tomar muito cuidado e de usar luvas ao lidar com soda cáustica. Todo sabão, caseiro ou não, contém soda cáustica, sem soda não há sabão. Não precisa ficar com receio, mas tome as devidas precauções. Sabão castela não produz muita espuma.

Como Fazer Shampoo Orgânico

Ingredientes:

1 copo e meio de água mineral

meio copo de ervas secas (camomila, lavanda, alecrim)

1 colher de óleo de jojoba

meio copo de sabão castela

1 colher de essência de lavanda (ou a que preferir)

Passo a Passo:

  1. Leve 1 copo e meio de água mineral ao fogo em uma panela grande, adicione meio copo de ervas variadas, como camomila, lavanda, alecrim (pode usar chás comprados, de preferência orgânicos). Espere até que a mistura ferva e desligue o fogo.
  2. Tampe a panela bem e deixe curtir por pelo menos 30 minutos.
  3. Use um coador para retirar as ervas e transfira a mistura para uma panela média. Acrescente 1 colher de óleo de jojoba e misture bem.
  4. Acresente meio copo de sabão castelo líquido e 1 colher de essência de lavanda ou a que preferir. Misture.
  5. Ponha tudo em um frasco plástico com tampa e escreva a data de fabricação.
  6. Guarde seu shampoo orgânico na geladeira. Dura cerca de 2 meses.

Espero que tenham gostado. Se você tem cabelos tratados quimicamente, especialmente cabelos alisados com progressiva ou relaxados, shampoos orgânicos são uma necessidade! Pois cabelos tratados quimicamente tem as cutílas abertas, sem nenhuma proteção dos sebos naturais e por isso são geralmente ressecados e frizados. Shampoos comuns pioram muito o problema, pois o sulfato resseca as cutículas ainda mais, literalmente quebrando-as.

O shampoo orgânico limpa os cabelos sem danificá-los, mas ele não faz muita espuma como os shampoos comuns. A espuma é causada pelo sulfato que, como disse antes, é terrível para os cabelos. Você se acostuma com shampoos que não espumam, acredite em mim, seus cabelos ficarão limpos e cheirosos, hidratados e sem frizz.

author avatar

Maquiadora e cabeleireira nas horas vagas, blogueira e professora de inglês. Adoro o estilo dos anos 60, músicas dos Beatles, Xbox 360, política de esquerda e filmes de terror.

  • http://bemnaturalsaboaria.blogspot.com.br/ Mara Maria

    Sobre a segurança ao preparar a soda: devemos utilizar roupas que protegem a pele do vapor da soda, calça comprida, blusa de manga comprida, avental para proteger as roupas, mascaras com válvula de segurança, óculos de proteção, luvas nitrílicas. E ainda preparar a solução de água e soda em local ventilado, sem crianças e animais domésticos por perto.

  • http://bemnaturalsaboaria.blogspot.com.br/ Mara Maria

    Como saboeira não posso me omitir nessa postagem porque um sabão “mesmo só com azeite de oliva” se não for feito dentro das normas de segurança e com matéria prima adequada, pode prejudicar quem usa e quem faz o sabão……pode queimar o couro cabeludo, irritar a pele e causar sérios problemas dermatológicos, além de prejudicar quem manipula a soda se não estiver utilizando equipamento de segurança, também pode afetar quem esta próximo da preparação irritando vias respiratórias e podendo até mesmo queimar o pulmão. E, se esse sabonete não passou por um período de cura de 45 dias (três a seis meses no caso do castille) ainda pode prejudicar, muito mais do que ajudar.
    Mas é preciso que entendam que o único sabonete sem soda é feito com surfactantes sintéticos. o nosso conhecido lauril. Depois da saponificação não existe soda no sabão, se foram feitos os cálculos corretos e se passou por todo o processo adequadamente. A soda para ser utilizada em produtos de higiene pessoal tem que ser uma soda com alto grau de pureza, tem que ser uma soda 99º PA grau analítico, de preferencia. Uma soda comum por ter impurezas pode causar irritações, ardência, alergias, queimaduras, etc….A soda com alto grau de pureza não é vendida em supermercados e sim em lojas de produtos químicos e quem é pessoa física tem que apresentar documentos porque a compra fica registrada….é um produto químico e como a maioria dos produtos químicos perigosos são controlados pela policia federal. O custo de um quilo de soda 99º não sai por menos de 30 reais em escamas e de 50 reais a perolada.
    A água tem que ser apenas H2O, uma água pura e sem metais pesados, por isso não serve a água mineral….é necessário uma água deionizada, desmineralizada ou de osmose reversa. A água mineral pode inclusive provocar reações com a soda e com outros componentes da receita.
    Para fazer um sabão é necessário que se faça cálculos precisos, através do índice de saponificação de cada óleo utilizado na formula, nada pode ser medido e tudo deve ser pesado por causa da diferença de densidade dos líquidos, um quilo de óleo é diferente de um quilo de água……fazer um sabão do zero não é tão simples como fazer o sabonete com base pronta e muito menos pegar uma receita sem saber se é confiável e ir fazendo. Não podemos ser irresponsáveis e nem temos o direito de prejudicar a saúde do outro sendo negligente no que fazemos ou no que postamos na internet por causa do alcance e da repercussão que pode ter….
    Depois do sabonete pronto e curado, por período minimo de 45 dias, temos que medir o pH para verificar se esta adequado para uso.
    O sabão artesanal limpa e não deixa o cabelo oleoso…..se isso ocorre é porque não é adequado ao seu cabelo ou tem erros de processo e esses erros podem ser inclusive que a saponificação não tenha ocorrido de forma correta e dessa forma vai ficar com óleo livre e com soda sem reagir com os óleos, consequente essa soda vai no minimo irritar pele e couro cabeludo……e com o tempo de uso pode causar sérios problemas de pele, difíceis de diagnosticar e com longos tratamentos dermatológicos. Lembrem-se, sensibilidade pode ser para sempre!!!
    Temos produtores de sabonetes artesanais e naturais em barra e também de shampoo liquido natural e pode ser mais seguro comprar uma barra de azeite de oliva ou mesmo o shampoo pronto.
    Posso listar diversos muito saboeiros responsáveis e que trabalham dentro das normas de segurança.
    Franciana da Aromas de Aldeia
    Monalisa da ÉWE
    Erika da Sementes e Gaya
    e a Bem Natural Saboaria
    Sou especialista desde 2005 em técnicas artesanais de saponificação a frio e a quente, proprietária da Bem Natural Saboaria, ministro cursos de saboaria natural desde 2008. Também sou de um grupo que esta lutando pelo reconhecimento da saboaria artesanal no Brasil e e temos uma petição publica: http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=sabaoartesanal
    Grata a quem puder assinar para tornar o uso do sabonete artesanal cada vez mais seguro.

    • Gmg

      está difícil darem a devida atenção à segurança… já mandei e-mail e ninguém me respondeu, até comentei aqui embaixo há 3 semanas e nada.

      Obrigada pela atenção, Mara!

      • http://bemnaturalsaboaria.blogspot.com.br/ Mara Maria

        Minha obrigação dar alertas e agora postei sobre EPI, obrigado por me lembrar desse detalhe. Abraços!

  • Gmg

    Gente, não é bom acrescentar na receita que o sabão precisa curar?

  • Vivi Moreira

    Pq meu cabelo ficou oleoso com o shampoo? Eu fiz o meu com sabão de coco, mas esta ficando mt oleoso…será porque eu coloquei oleo de amendoa no lugar do oleo de jojoba?

  • Vivi Moreira

    Ola meninas! Tenho uma duvida aqui…quero saber se posso usar o sabao castela, logo apos eu faze-lo, ou se tenho q esperar o tempo de cura? Se tiver q curar o sabao liquido, como faço?
    No caso eu fiz o sabao, e logo apos fiz o shampoo, mas o shampoo nao limpou meu cabelo, ardeu o couro cabeludo, e ainda deixou td oleoso…perdi o shampoo ou tenho q esperar 15 dias psra usa-lo?
    Bjus querias e obrigada

    • Cristiane Corrêa

      Tem que esperar a cura. Se usar logo após a fabricação, o shampoo ainda vai ter NaOH livre, que é muuuito cáustica. E pra neutralizar, só com o tempo. Um mês ou mais.
      Acho que vais conseguir usar o shampoo depois sim, Tenta deixar o frasco aberto, com uma telinha ou um tecido fino em cima pra não entrar poeira e bichiinhos.

  • Liliane Barroso

    Acho que minha receita deu errado,o sabão endureceu do nada,qdo fui tentar fazer o shampoo tive a “brilhante ” ideia de bater no liquidificador,resultado:tá parecendo água suja.:(

    • Paola Oliveira de Camargo

      O meu também endureceu, e eu também bati no liqüidificador. Ficou razoável…

      • Liliane Barroso

        Então,mas ai a parte do sabão ficou dura dentro da embalagem,não dá p usar :( acabei jogando fora….estou usando só o de mandioca e consegui comprar um da amend da embalagem vermelha.

        • Paola Oliveira de Camargo

          Eu cravo a faca no sabão. Raspo, raspo, e dá pra usar. Também fiz uma quantidade muito grande :(

          • Liliane Barroso

            Menina,a loka aqui fez com 1l de óleo kkkkkk queria a família inteira usando shampoo sem sulfato kkkkk,nem sei o q fazer com o que sobrou….:(

          • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

            A Pao faz sempre esse shampu, ve com ela direitinho. Isso e chato mesmo, as vezes da errado… fazer sabao e dificil. beijos, queridas!

          • Cristiane Corrêa

            Gente, desculpa me intrometer, mas acho que posso ajudar. Faço sabonetes desse tipo, a frio, há uns anos. Seguinte: provavelmente o houve foi a incompatibilidade do sabão com a essência. Há essências específicas para “cold process”, esse tipo de sabão à frio. A maioria das que não são específicas talham a massa, ou fazem esse efeito de endurecer rápido demais. Minha dica é usar soda de boa qualidade (que diga no rótulo que é 99%pura, aqui em SC acho em agropecuárias) e não usar essência na hora de fazer o sabonete, só acrescentar ela depois, na hora de diluir com mais água e as outras coisas. Com isso a chance de dar errado fica bem pequena. =)
            Isso de separar as fases e endurecer uma delas é normal no sabão feito com NaOH, a soda. Normalmente chacoachar um pouco o frasco resolve o problema.
            Uso shampoo feito com sabão de óleo de oliva há anos, ele é ótimo mesmo. Dá pra achar informações sobre ele procurando por “castille soap” (nunca tinha visto essa tradução “castela”, mas tá valedo também).
            Estou aqui descobrindo o site hoje. Muito legal, ein. Parabéns, gurias!

          • Vivi Moreira

            Oi cristiane…tenhu uma duvida: este sabão castela naun faz espuma? Pq o meu nao fez. Ficou com uma textura legal, mas naun espuma de jeito nenhum…tô apreensiva.
            Se puder me ajude!
            Bjuss

          • Cristiane Corrêa

            Normal não fazer espuma. Cada óleo tem características diferentes quando vira sabão. O óleo de Coco, por exemplo, espuma muito, forma um sabão mais duro, mas resseca um pouco a pele. O de oliva, não espuma, mas limpa bem e tem a textura hiper-suave. Há quem faça um semi-castille, juntando os 2 óleos, pra agregar as características dos dois. Mas há de se lembrar que espuma não caracteriza limpeza. =)

          • Paola Oliveira de Camargo

            Também usei 1l de óleo… u.u
            Ficou duro em menos de 3 dias, e a maior parte dos potes nos quais guardei tinham abertura pequena. Peguei uma faca comprida, raspei o sabão pra encher o copo, e bati o shampoo no liqüidificador.

          • Kamila

            a minha tia faz sabão caseiro há muito tempo, mas tenho quase certeza que no dela vai alcool, aí não dá, ne? deve ressecar o cabelo e tal. Eu, que (re)comecei minha luta com os sem-sulfato, tô pensando em fazer esse, mas e a preguiça de fazer o sabão?!! Será que não dá pra substituir por um do mercado não? tipo o de coco

          • Paola Oliveira de Camargo

            Bom, aí terias de perguntar pra Ju. Por que não tentas fazer o de mandioca, que dá menos trabalho e não leva sabão?

  • solange

    Bom dia Flor, gostei desta receita de sabao, mas aonde encontro a Soda Caustica nestes mercados americanos.?. Dia destes vi uma receita de Sabao de Coyol (palmeira) usado muinto na Nicaragua entre os igredientes uma maravilha de oleo (Oleo de Moringa) e tudo de bom Juliana alem das folhas desta Arvore da Vida ser um super alimento. Fica minha dica obrigada bjus. Solange

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Nos EUA vc acha soda na Home depot. Beijo

  • Michele Tomazani

    Mesmo cabelo com alisamento quimico pode usar? Pergunto por causa da soda caustica, não sei se agride ou não o cabelo…

    • Carol

      Poode sim, a mistura (sabão castela) não faz mal algum, nem vai tirar seu alisamento.
      O shampoo fica bem suave e bem menos agressivo que o shampoo normal que voce usa.

      Obs: como eu não gosto de fazer o sabão eu compro (fiz com o de coco) ou pego de alguem que já faz com prática. Pois apenas no PREPARO precisa-se ter cuidado sim com a soda.

      • Michele Tomazani

        Muito obrigada pelo esclarecimento. Com certeza irei testar, acredito que quanto mais natural melhor.

  • Cláudia

    Olá,
    Obrigada pela receita. Já fiz o sabao castela e ficou óptimo! Agora quero fazer o shampoo mas tenho uma dúvida: nos ingredientes indica meio copo de sabão castela. Como faço isso? Como passo do sabão solido para líquido de forma a poder medi-lo num copo?
    Cláudia

    • Paola Oliveira de Camargo

      Cláudia, eu geralmente pego o sabão em colheradas/pedaços, e vou colocando no copo até completar. Aí, pra misturar bem, cabo colocando todos os ingredientes no liquidificador.

  • Adriana Castro

    Olá Juliana! Como já havia informado, eu realmente estou lendo e relendo o PB. Falarei sobre as minhas impressões mais tarde.
    Vamos lá…Sobre a receita acima. Achei um tantinho complicada, principalmente com relação a medidas. Lí todos os comentários (como sempre tenho feito), para que possam me ajudar no esclarecimento…dessa vez não ajudaram. Percebí muitas dúvidas sem resposta.
    Minha dúvida principal: Qual a melhor receita de shampoo…(A que leva limão na formulação) OU essa?
    De qualquer forma gostaria de testar essa…Por gentileza poderia ser mais específica com relação as medidas?
    Desde já agradeço sua atenção.
    Bjs!

    • Paola Oliveira de Camargo

      Em uma panela, fervo coisa de 50g de alecrim seco e mais ou menos a mesma quantidade de tomilho seco. Deixo um tempo em repouso, e côo. Então, bato no liquidificador (pra misturar bem direitinho, e porque meu sabão castela endureceu):
      • 1 copo e meio do chá
      • meio copo de sabão castela (feito exatamente como na receita do PB)
      • 1 a 2 colheres (sopa) de óleo de coco
      • 2 colheres (chá) de pó de guaraná.
      • óleos puros de lavanda, alecrim e anis, mais essências de canela e madeiras do oriente.

      Fica marrom escuro, meio líquido, mas bastante agradável. Tenho planos de acrescentar um pouco de carvão ativado em pó, mas até hoje não comprei o dito cujo.
      Boa sorte!

      • Carol

        Vou deixar a minha também, como eu entrei uns dias atrás, a procura de variações, alguem pode aproveitar.

        Em 1 copo de água fervida adiciono o alecrim e camomila. deixo curtir até que a agua esfrie.
        No liquidificador eu bato com o chá coado:
        -2 col. de sopa de óleo de pequi,
        -2 col. de sopa de pantenol (ou bepanol solução),
        -1/2 col. de sopa de bicarbonato de sódio.
        -meio copo de sabão castela (ou de coco), que para diluir eu apenas corto em pedaços no copo e adiciono um pouquinho de água quente, ele fica quase líquido e fácil de bater.
        A consistencia fica de mousse, com cheiro de chá e precisa ser guardado na geladeira.

        Opções: já crescentei essencia de lavanda, já fiz com óleo de argan, de ricino, e algumas gotas de vitamina E.
        Já penso no próximo: que vai ter pó de guaraná (que a Paola me deixou com vontade kk), algum extrato glicólico para caspa, e no lugar de bicarbonato de sódio vou acrescentar anfótero betainico (agente limpador suave-encontrado em lojas de produtos quimicos).
        Para Adriana: eu nunca faço nada de receita natural com limão, EU não gosto, já fiz e não repito mais, portanto essa receita de shampoo no meu caso é muito melhor.

        *A foto é antiga de uma receita que levou óleo de argan, e ficam sempre cremosas como esta.

  • yara

    posso acrescentar CAFEÍNA/PÓ DE GUARANÁ na receita do shampoo orgânico ?

    • Paola Oliveira de Camargo

      Pode sim! Acrescentei no último que fiz, e meu namorido disse que esse não foi apenas o melhor shampoo que fiz, mas o melhor shampoo que ele já usou. :)

      • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

        Pao, faz pra vender! :-)

        • Paola Oliveira de Camargo

          Poderia ser, né? Mas dá uma preguiça…

          • Carol

            Qual o benefício do pó de guarana neste caso, please.
            gosto de fazer meu shampoo e gostei dessa dica.

          • Paola Oliveira de Camargo

            Pó de guaraná é riquíssimo em cafeína, Carol. A cafeína estimula a circulação, auxiliando no crescimento dos fios. ;)

          • Carol

            Obrigada, como preciso comprar outro óleo de pequi (que eu uso no meu), vou aproveitar e comprar esse também. =D.
            li a matéria do pó de café/guaraná, deu mais vontade ainda.

          • Paola Oliveira de Camargo

            Tava agora mesmo pensando que deveria ter te passado o link daquela matéria. Que bom que a encontraste! :)

  • solange

    Oi Ju eu moro em Boston, aonde encontro a soda, o sabao castelo pode ser aquele do.whole foods? . Ah! Encontrei oleo de pequi na Sultana de Everett. Obrigada

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Oi que bom Solange!! A gente poderia se encontrar um dia desses. Use o sab’ao castela do Trader Joes ou do Whole Foods, soda no supermercado procure por Heavy Duty Crystal Drain Opener que é 100% Sodium Hydroxide (soda caustica) – beijos

  • Adriana

     pessoal esse site tem os melhores shampoos orgânicos a preços muuito baratos , aprendam a comprar dele e não vão se arrepender http://campoalpha.blogspot.com.br/2012/08/como-importar-suplementos.html

  • Talminha Almeida

    Não existiria algum conservante (que não comprometa a fórmula) para não precisar guardar em geladeira?

  • Michele

    Boa noite, gostaria de saber se ao invés de eu fazer o sabão eu posso comprar o sabão de coco..????

  • Marcela

    Adorei a dica e adoro vcs meninas
    só uma duvida se tem que esperar o tempo de cura da soda caustica?
    se é segura logo após que eu fizer o shampoo usa-lo?
    desde já agradeço !! bjs

  • HAROLDO VILAS BOAS

    COMO MEDIREI 10 PARTES DE OLEO, 4 DE AGUA E 2 DE SODA ?  SE O SABÃO DURA 6 MESES PQO SHAMPOO DIRA 2 ?   QUAL A MEDIDA DE 1 COPO E MEIO D AGUA PRO PASSO A PÁSSO DO SHAMPOO ?  A COLHER DE OLEO DE JOJOBA É D CHA, CAFÉ OU SOPA ?  O SABÃO CASTELO NÃO É SOLIDO, COMO TRANSFORMA – LO LIQUIDO ? ESTOU ANCIOSO PRA FAZER E USAR ESSE SHAMPOO ORGANICO,  PÓREM QUERO ACERTAR NAS MEDIDAS. FAVOR ESCLARECER AS DUVIDAS.

  • Fabiana_mangueira

    Olá gostei do seu site, e das receitas, posso usar óleo de tutano ao invés de óleo ou azeite?

  • Carla Melo

    Posso colocar perfume como esse^ncia no shampoo?

  • Dani

    sera que posso usar soda caustica no shampoo? eu faço relaxamento com tioglicolato de amonia.

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      pode, todo sabonete tem como base soda caustica.

      2012/4/28 Disqus

  • Andreia Deialoirinha

    Bom dia!! adorei a dica de como fazer seu shampoo sem LSS, tenho algumas dúvidas, no shampoo antiresiduo é a mesma coisa? Quero fazer para revender sabe, já que comercializo algumas coisas , então, queria muito saber se tbm posso colocar outro tipo de sabão, tipo o de coco ao fazer o shampoo sem LSS. Qual a medida para 1 litro..Gente to viciada no PB, Meu marido fala, já ela ficar horas procurando informações… sendo eu estudante de Administração , quero montar meu proprio negocio depois que finalizar o bacharel. Quero dar continuar estudando. Mas amo cabelo e derivados, então já viu né? achei o lugar certo, com as pessoas certas…MENINAS AMO VCS!!! TODAS AS LEITORAS , MAS EM ESPECIAL JU, LÔ E  BRUNA . bjo grande no coração de cada uma…

  • Naty

    gente, eu acho que já favoritei no meu navegador pelo menos 90% dos posts de vocês… TO AMANDO ESSE SITE!! E olha que eu descobri só hoje hein kkkkkkkkkkkk E não poderia deixar de agradecer, vocês estão ajudando uma ‘pobre’ mulher a ficar com cabelo, pele e corpo de diva!

    vocês são ótimas, o melhor site de beleza que eu já vi e provavelmente irei ver! Também, depois desse eu nem preciso procurar outro né…

    beijos meninas!

    • Lô Magalhães PB

      Owww lindona! Obrigada! Nós ficamos muito felizes quando temos comentários assim! Aproveita e, qualquer dúvida, é só perguntar!

    • Bruna de Souza

      Que gracinha gente!!! que bom que está gostando linda! O PB é seu!! sinta-se em casa!

    • Tânia Soares

      Bem- vinda a Família PB Naty!!!!

  • Julia barbara

    oi tb não entendi a quantidade pr fazer o sabão cautela sou val de sp da pra vcs me mandarem mas esplicado por favor obrigado

  • Tania Manzioni

    Olá a receita do sabão por ter soda caustica, tudo bem mas, não e preciso deixar decantar a soda para uso… vc não diz na sua receita sobre isso o uso direto assim que fica pronto vc não acha que é perigoso… aguardo sua resposta
    Tânia

  • Rita de cassia

     Olá jú!
    Gostaria de fazer o shampoo orgânico, já li a receita porém não consegui entender as
    medidas, você poderia me dizer a quantidade que devo usar de soda, óleo etc
    Um abraço, sou fã de vocês
    ,Rita

  • Flav

    Olá,
    Eu tentei fazer esse shampoo, mas o meu também não deu certo. As partes não se juntaram, decantou e depois que eu deixei na geladeira, a parte de cima (sabão castilha) endureceu. Acho que o problema foi o sabão, porque depois eu fui verificar a composição da soda cáustica e vi que não era simplesmente soda cáustica, tinha outros componentes, que podem ter atrapalhado. Vou tentar outra vez, com sabão de côco, ou soda cáustica pura.

  • Anderson & Mariana Noivos ‘-’

    Vcs são de onde???? Eu moro em joão Pessoa e ainda não achei o sabão castela, mas vou tentar procurar, mas se tiverem uma dica eu agradeço

  • Andressa-saito

    Então na verdade ainda n comprei, mas sei que tem no supermercado e tem tbm no mercado livre, um que é natural… vou fazer então, obrigada pela dica!!

  • Andressa-saito

    Na verdade queria substituir pelo oleo de pequi, pode ou não?

    • W Carol

      Onde voce compra o oleo de pequi?

  • Andressa-saito

    Oi, sera que posso substituir o oleo de jojoba por um outro na receita do shampoo?Se sim por quais?Obrigada.

    • W. Carol.

      pode Andressa, eu fiz minha receita com óleo de argan. Ficou legal.

    • W Carol

      Pode Andressa, eu fiz minha receita com óleo de argan. Ficou legal.

  • Cristina

    Olá Juliana,
        Fiz o sabão castela usando a proporção que vc coloca no artigo: 10 partes de óleo + 4 partes de água + 2 partes de soda. P/ ser mais exata fiz o sabão castela assim: 100 ml de óleo + 40 ml de água + 20 g de soda.  Ficou grosso, só que achei meio oleoso. Quando misturei uma parte deste sabão c/ a água p/ fazer o shampoo, as fases se separaram, e ficou óleo + água.Não ficou homogêneo. O que fiz de errado? .Por favor, me esclareça. bjos! 

    • Anônimo

      Deve ter sido na hora de mexer. Tem que achar o ponto certo… Vou ver se encontro uma receita mais facil.

      • Liliane Barroso

        O meu endureceu do nada Ju,mesmo duro ele ainda serve p alguma coisa ou vou ter q jogar fora,acabei fazendo medidas grandes com 1l de oléo.

  • jessica gomes

    oi tudo bom sou nova aki e vou fazer esse shampoo ja comprei tudo,mas eu quero saber a quantidade de soda que eu devo dissolve para a quantidade da água.

    bjos adoro as sua dicas!!!

  • Caroline

    Olá PB.

    Fiz o meu shampoo orgânico- Com alecrim e camomila, no lugar do óleo de jojoba usei o de argan, e coloquei uma essência dove.
    Tenho algumas dúvidas…
    -Você indica usar esse shampoo em todas as lavagens ou intercalar com outro?
    -Qual a maneira que você me indica para amolecer (derreter) o sabão em barra para acrescentar na receita?

    Resultado: Nos dias seguintes o meu cabelo ainda estava bem limpo.Gostei do resultado.

    • Anônimo

      Que bom! Vc pode usar no lugar dos shampoos comuns. Veja aqui no site o metodo no poo.

  • http://www.facebook.com/people/Sabrina-Duarte/100003176697655 Sabrina Duarte

    Meninas essa ideia e otma, vou fazer esse mes. eu sabia q tds aqueles potes vazios de shampoo irião servi para alguma coisa, rsrsrs, agora ja tenho aonde guarda o meu shampoo.vou fazer  e da um pouco tambem para minha sobrinha, ela adora q eu cuide de seus cabelos. BJS.

  • http://www.facebook.com/people/Maria-Magdalena-Viana-Eugenio/100002402180743 Maria Magdalena Viana Eugenio

    NAO SEI SE O SABAO E LIQUIDO OU EM BARRA POR FAVOR , EXPLIQUE OBRIGADA MLENA

    • Anônimo

      Tanto faz, vc vai derreter o sabao em barra.

      • Weilian Inocencio

        Ju, vou tentar fazer, mas com o sabão de coco em barra…. como faço para derreter-lo? Aguardo.

        • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

          Em banho maria. Beijos

  • Mônica Neves

    Olá Juliana, descobri o PB recentemente e já estou viciada. hehe! Meu cabelo estava um lixo, fiz um shampoo baseado no que você ensinou, mas ao invés de fazer o sabão usei sabão de côco, (aqui onde moro – Anápolis – Goiás) vende um sabão que se chama Geo e é muito bom, contém só óleo de côco e soda; acrescentei também um pouco de bicarbonato de sódio (como agente anti caspa – dica do PB)  e glicerina líquida comprada em farmácia. Não é que ficou super hidratante e resolveu o problema da caspa? Foi um verdadeiro sucesso para todos aqui em casa. Agora estou tentando descobrir uma forma de fazer sabonete líquido e em barra. Alguma dica?

  • Karmine

    Olá! tdo bem?/ sou nova por aqui, mas gostei muito do PB!!! tenho uma dúvida…ao invès de fazer o sabão, não dá para substituí-lo por sabão de côco??
    Obrigada, bjo
    Karmine

    • Anônimo

      Olha e uma boa ideia, nuncio tinha pensado nisso, mas acho q pode sim! Seja bem vinda!!! Beijos

      • Karmine

        Olá!!muito obrigada!bjo

  • Katia C Silva

    Vi uma reportagem na tv que falava de um shampoo orgânico e sem espuma. Desde então comecei a procurar nas lojas e ninguém conhece. onde posso encontrar este tipo de shampoo? Tenho o cabelo mto grosso, volumoso com progressiva e reflexo. Espero que possam me ajudar. 
    bjos!!!    Katia S.

    • http://www.facebook.com/people/Nacar-Xavier/100002470564655 Nacar Xavier

      Katia meu cabelo é mais ou menos como o seu, tente fazer esse shampoo, acho que será muito bom para você. bjossss

    • http://www.facebook.com/people/Nacar-Xavier/100002470564655 Nacar Xavier

      Há e tem alguns artigos sobre shampoo aqui no site, dê uma olhada. bjossssss

  • Paola Olliveira de Camargo

    Mas não tem como fazer sabão sem soda? Ouvi alguma coisa sobre usar cinzas… Mas aí, acho que teria muito resíduo, né?

    • Kamila

      A cinza, Paola, faz o papel da soda caustica, ou seja, o papel alcalino. Esse método ao qual você se refere, foi um dos primeiros utilizados para se fazer sabão (se não me engano, os egípcios usavam). E sabão é bem isso mesmo: gordura+base. Há muito tempo, quando não se encontrava hidróxido de sódio com tanta facilidade, colocava-se em uma lata cheia de furinhos uma mistura de água e cinza e dessa mistura era adquirido um material alcalino para a confecção do sabão (hidróxido de potássio ou alguma outra base da família dos metais alcalinos terrosos, não lembro ao certo). Resumindo, usar o hidróxido de sódio ou de potássio não faz diferença nenhuma já que todas as bases da família 1 são fortes e, como a Ju mesmo disse, não existe sabão sem uma substancia alcalina. /Sei que já se passaram dois anos desde a sua pergunta, mas, convenhamos, outras pessoas podem ter essa mesma dúvida e eu, como verdadeira amante da química, não pude deixar de responder. Alias, esse é meu primeiro comentário aqui no PB, se eu disse alguma loucura, por favor, me corrijam.

      • Paola Oliveira de Camargo

        Nossa, Kamila, muito legal teres respondido. Quando vi sobre cinzas, fiquei encucada, mas ninguém tinha me explicado o fundamento disso. Muito obrigada mesmo.

  • Gleiciane A S

    bom, estou aqui pra falar do shampoo que eu fiz…ficou super esquisito! rs rs mas é aquela coisa né acostumada com muita espuma agente acaba estranhando! eu fiz algumas adaptações…como eu queria o condicionador que limapa o bblo tanbem, aquele do gel de babosa…ja tava com todos os ingredientes aqui…eu deixei de lado e fiz só o shampoo e no lugar das ervas acrescentei extrato de alecrim e babosa (puro) e fiz , só nao precisou ir ao fogo né esperei esfriar e coloquei…fiz isso porque como comecei hidratar e tal to usando muito óleo no cabelo..e fiquei meio assim com o condicionador …
    mas jú o condicionador ele só fexa as escamas nao é nao? como lavar o cabelo com condicionador(que fecha as escamas) e depois hidratar? 

    rs rs rs  so muito ansiosa eu queria usar os dois dia shampoo organico e dia condicionador de limpeza….aiai viu é so eu pra complicar assim nunca vi!
    sampooo normal nunca mais!
    rs bjosssssss

  • Gleiciane A S

    oi juliana tudo bem?
    esse shampoo realmenmte é eficaz? eu posso usa-lo sempre…corre risco do cabelo se acostumar?  e quando eu for fazer uma reconstrução/ cauterização ele vai limpar profundamente? eu lavo o bblo 3 vezes por semana e tenho sentido meu cabelo muito ressecado, quem sabe com esse shampoo ele hidrata mais
    e a essencia coco e lavanda onde eu encontro?

    brigadaaaa…todos os dias dou uma passadinha aqui adoooro!

    • Anônimo

      Oi linda, obrigada pelas visitas e pelo carinho. Shampoo orgânico funciona sim, mas vc tem que se adaptar, ele não faz espuma e no início vc vai sentir que seus cabelos estão sujos, mas é só uma transição, na segunda lavada vc vai sentir que seus cabelos estão limpos e hidratados. As essências podem ser encontradas em farmácias homeopáticas, supermercados ou aquelas lojinhas que vendem coisas esotéricas que tem aromaterapia. Se vc preferir compre um sahmpoo sem sulfato, a loreal tem uma linha nova que é muito boa. Eu adoro coisas naturais e caseiras, por isso eu faço o shampoo. Eu recomendo vc lavar os cabelos 2 vezes por semana e usar shampoo a seco. Tenho a receita aqui no site do shampoo a seco. 1 vez por semana lave seus cabelos só com condicionador e enxague com vinagre de maçã.

      beijos

      Ju

      • Gleiciane A S

        o negócio é suor sabe eu to malhando e ta osso ficar com ele sujo, coça de mais sem contar o cheiro! acho q esse shampoo seco nao vai fucionar ju…e por isso mesmo q to querndo fazer esse shampoo pra agredir menos nas lavadas! como é que é lavar o cabelo só com condicionador? como é isso?

        bjossss
        brigada pela atenção…

  • Marina

    O que eu fiz de errado?
    Tipo eu fiz o sabao castela do jeito que ta aqui, mas ele nao criou consistencia alguma, ta ralo, ralo, não espuma e também ficou oleoso, tipo da pra sentir o oléo!
    Minha mãe acha que a medida ta errada, tipo tem pouca soda e muita agua.
    Eu nem fiz o shampoo.

    • Anônimo

      Ola querida, vou esclarecer a receita e simplificar um pouco, dai nao tem erro. São 10 partes de óleo para 2 partes de soda e 4 partes de água. Assim fica a proporção. Vou adicionar isso à receita acima.

  • Marina

    Eu posso colocar ampolinhas de vitaminas?

  • Marina

    Eu posso colocar ampolinhas de vitaminas?

  • Nacar

    Gostaria de saber se posso colocar outro óleo ao invés do de jojoba, pois não encontro. e outra coisa essas ervas podem ser aquele sachês de chá. obrigada. bjos

    • Anônimo

      Pode usar oleo de amendoas, ou de argan e pode usar os chas.

  • Nacar

    Gostaria de saber se posso colocar outro óleo ao invés do de jojoba, pois não encontro. e outra coisa essas ervas podem ser aquele sachês de chá. obrigada. bjos

  • Tani

    OI JU A SODA NAO VAI DANIFICAR MEUS CABELOS? ME EXPLIQUE POR FAVOR>>>RSRS

    • Anônimo

      Todo sabao ou shampoo contem soda, e o que tira excesso de sebo. Nao estraga.

      boa sorte

      Ju

  • Ana2mil_e9

    Legal a receita, mas não dá pra chamar de orgânico.
    Porque pra isso os ingredientes têm de ser orgânicos também.
    Além do que soda cáustica não tem nada de natural também.
    Apesar de ser difícil, já dá pra encontrar shampoos e outros cosmeticos orgânicos.
    Eu uso os da Surya (Preciosa), compro no Ikesaki da Liberdade.
    Mas por telefone dá pra perguntar onde mais encontra, dá pra comprar direto também: 0800 770 7411.

  • Lorena Magalhães

    Meus problemas estão resolvidos! E fiquem atentas às embalagens! Muitas dizem: shampoo orgânico, shampoo mineral, shampoo de ervas, shampoo sem sal, ph balanceado, shampoo natural, sem parabenos; aí vamos ler a composição e está lá o tal do sulfato, meio camuflado com alguma nomenclatura complexa que só químico entende! Uma tragédia! Vou já fazer o meu shampoo! E ainda escolher a essência!! Não é ótimo!?

    • http://www.facebook.com/juliana.lino1 Juliana Lino

      Isso mesmo! Boa alerta, eles tentam fazer o consumidor de bobo! Ler o rótulo é muito importante. Que bom que vc gostou Lo, depois me conta como ficou. 

      beijos

      • Kethelin

        OLÁ SERÁ SE TEM COMO PASSAR A FORMULA COMO ML NÃO EM PARTES…TENTEI FAZER MAS O SABÃO NÃO SE MISTUROU COM O CHÁ…FIZ ALGO ERRADO OBGRIGADA

    • Kethelin

      OLÁ SERÁ SE TEM COMO PASSAR A FORMULA COMO ML NÃO EM PARTES…TENTEI FAZER MAS O SABÃO NÃO SE MISTUROU COM O CHÁ…FIZ ALGO ERRADO OBGRIGADA