Como Remover Manchas de Espinhas

acne-marcas

Eu recebi várias perguntas sobre este assunto, afinal acne é algo que afeta tanta gente entre adolescentes e adultos e nos afeta não somente em aparência, mas também psicologicamente.

Eu sofro com espinhas e estou sempre à procura de tratamentos naturais, eficientes e baratos. Eu pessoalmente nunca procurei um dermatologista, nem nunca tomei remédios fortes com Isotretinoína, simplesmente porque eu não sou fã de médicos e os efeitos colaterais desses remédios são terríveis. Portanto eu tento usar outras alternativas. Eu não sou muito disciplinada com a minha pele e eu também estou sempre espremendo meus cravos e espinhas, sendo assim é minha culpa que a minha pele não está em melhores condições.

Pelo fato de eu estar sempre espremendo espinhas, eu obviamente acabo tendo marcas e manchas no rosto. Eu encontrei algumas dicas caseiras para acabar e diminuir manchas de espinhas e andei usando algumas que estão dando certo.

  • Bicabornato de Sódio – Exfoliar com bicabornato de sódio é uma ótima maneira de retirar células mortas. Bicabornato de Sódio é usado em microdermabrasão (um processo que remove as camadas de pele mais externas, promovendo rejuvenescemento) e isso ajuda a eliminar marcas e cicatrizes causadas por acne. Basta exfoliar o rosto com bicabornato misturado com um pouco de água em movimento circulares. Eu coloco o bicabornato com água em uma fralda limpa (ou outro tecido fino) e exfolio meu rosto, este processo pode ser um pouco agressivo para peles sensíveis, por isso tome cuidado e não use muita força ao exfoliar seu rosto.
  • Vitamina E – Eu uso Vitamina E em óleo ou eu furo as cápsulas de vitamina E e passo nas áreas do rosto que contêm marcas de espinhas. Este método é eficiente, mas as manchas não desaparecem da noite para o dia. Use diariamente antes de dormir, não se preocupe pois a vitamina E não causa espinhas e não deixa a pele oleosa.
  • Limão e Salsinha – Muita gente acha que limão causa manchas, isso é verdade, mas somente se houver exposição ao sol. Misture suco de meio limão com um punhado de salsinha amassada, fazendo uma pasta. Espalhe a mistura no rosto e deixe agir por 1 hora. Enxágue bem e use protetor solar antes de sair ao sol. O limão é uma ótimo agente clarificador que ajuda muito em diminuir manchas de acne.
  • Tomate – Amasse meio tomate fazendo uma pasta, espalhe no rosto e deixe agir por 30 minutos. Tomate faz com que espinhas e manchas sarem mais rapidamente, pois contêm vitamina A e antioxidantes.
  • Máscara de iogurte, limão e aveia – Faça uma máscara com esses ingredientes e passe no rosto, deixe-a agir por 15 minutos e enxágue bem.
  • Máscara de Enxofre – Faça uma máscara com pó de enxofre e água, espalhe pelo rosto e deixe agir por 1 hora. Enxágue bem. Enxofre é um excelente cicatrizante.

Há outros métodos mais drásticos, como tratamentos com laser e também há produtos no mercado que contêm Vitamina K que ajuda a cicatrizar a pele. Há também sabonetes com enxofre como Soapex que podem ajudar a combater manchas no rosto. Se vocês sabem de outras receitas e dicas, divida-as conosco abaixo nos comentários.

Ter espinhas é uma droga, mas não se desespere, há soluções. Seja paciente e procure um dermatologista se seu caso for muito sério e persistente.

author avatar

Maquiadora e cabeleireira nas horas vagas, blogueira e professora de inglês. Adoro o estilo dos anos 60, músicas dos Beatles, Xbox 360, política de esquerda e filmes de terror.