Como Remover Tintura de Cabelo Sem Danificá-lo

Screenshot_1

Já notou que celebridades, como Katie Perry e Rihanna, mudam a cor de seus cabelos como mudam de roupas e eles continuam lindos? Vá tentar fazer isso em casa ou mesmo no salão e veja o que acontece… você pode destruir seus cabelos e até ficar careca! Colorir e descolorir os cabelos é coisa séria e pode causar sérios danos.

Eu recentemente descobri que os profissionais mais renomados dos EUA usam um produto revolucionário que remove a tintura dos cabelos sem danificá-los, deixando-os no seu estado virgem, sem descolorantes agressivos ou amônia.

Este produtinho milagroso chama-se Vanish e é considerado o melhor removedor de tintura no mercado. Ele é a base de enxofre e dissolve os pigmentos artificiais no cabelo, sem ressecá-lo. Você não voltará a sua cor natural, mas você deixará seu cabelo pronto para receber a tintura desejada.

Remover tintura de cabelo não é fácil e é algo que já se foi muito discutido no PB, mas nos nunca falamos de descolorantes à base de enxofre. No mercado brasileiro, o Dekapcolor é provavelmente o método mais popular para remoção de tintura, mas ele não é ideal para cabelos com química que já se encontram fragilizados.

O que faz o Vanish tão eficaz é que ele quebra as moléculas dos pigmentos artificiais possibilitando que sejam removidas ao lavar. O processo deve ser repetido várias vezes em cores mais escuras, mas vale a pena, pois seus cabelos ficarão em boas condições e poderão ser tingidos novamente sem problemas.

O Vanish é importado e custa cerca de $30 dólares. Você pode encontrar o kit (são 2 passos) em sites como EBay e Amazon. No entanto, você pode dar uma de cosmetóloga e química (coisa que eu adoro fazer) e misturar sua própria fórmula para retirar a tintura dos cabelos sem agredí-los.

Você vai precisar de:

  • 2 colheres de sopa de enxofre em pó
  • 4 colheres de sopa de vitamina C em pó (amasse comprimidos)
  • suco de 1 limão
  • 6 colheres de sopa óleo de rícino
  • shampoo anti resíduo
  • água oxigenada volume 20
Misture o enxofre, vitamina C, suco de limão e óleo de rícino e passe no cabelo todo (os cabelos devem estar secos, sem lavar). Coloque um touca de plástico e aqueça com o secador por 20 minutos. Espere mais 10 minutos e lave com o shampoo anti resíduo em água morna por 5 minutos, massageando bem.
Seque o cabelo com a toalha e em seguida passe a água oxigenada e deixe agir por 10 minutos. Isso vai oxidar os pigmentos da tintura e assim eles podem ser dissolvidos. Lave seu cabelo novamente com o shampoo anti resíduo, se seu cabelo ainda estiver escuro, repita o processo até chegar a um tom mais claro. ‘
Geralmente é preciso repetir o processo 2 ou 3 vezes, mas isso pode ser feito no mesmo dia. No fim, vale a pena, especialmente se seu cabelo já está danificado. Você pode tingir o cabelo também no mesmo dia. Este processo não clareia os cabelos, apenas remove a tintura.
author avatar

Maquiadora e cabeleireira nas horas vagas, blogueira e professora de inglês. Adoro o estilo dos anos 60, músicas dos Beatles, Xbox 360, política de esquerda e filmes de terror.

  • luana

    entao ju pq nao usa todos os itens da lista para passar no cabelo? por exemplo o enxofre e a OX de 20 volumes? onde elas entram no procedimento?

    • Geysy Medeiros

      Se você ler com atenção, verá que todos os itens, incluindo o enxofre e a ox de 20 estão descritos no procedimento…

      “Misture o ENXOFRE, VITAMINA C, SUCO DE LIMÃO e ÓLEO DE RICÍNIO e
      passe no cabelo todo (os cabelos devem estar secos, sem lavar). Coloque
      um touca de plástico e aqueça com o secador por 20 minutos. Espere mais
      10 minutos e lave com o SHAMPOO ANTI RESÍDUO em água morna por 5
      minutos, massageando bem.

      Seque o cabelo com a toalha e em seguida passe a ÁGUA OXIGENADA e
      deixe agir por 10 minutos. Isso vai oxidar os pigmentos da tintura e
      assim eles podem ser dissolvidos. Lave seu cabelo novamente com o SHAMPOO ANTI RESÍDUO, se seu cabelo ainda estiver escuro, repita o
      processo até chegar a um tom mais claro”.
      Coloquei em caixa alta só pra te ajudar a localizar. Espero ter ajudado, Beijos.

  • Kerolen Falette

    NOSSA TO SUPER ANSIOSA PARA FAZER JÁ USEI DEKAPCOLOR E NÃO FUNCIONOU NADA E A 25 DIAS TO USANDO COLOUR REMOVEDOR DA ALPHA LINE FOI O QUE TIROU BASTANTE A TINTURA PRETA DE ANOS MAIS A RAIZ TA CASTANHO BEM CLARO O MEIO MARROM AVERMELHADO E AS PONTAS QUASE UM LOIRO DOURADO TO CONFIANTE QUE ESSA RECEITA DARA CERTO ASSIM ESPERO JÁ GASTEI MUITO COM O COLOUR REMOVEDOR

  • Marlize Jeane Santos

    Ola! li o artigo gostei, pois vi no faceboock um cabeleireiro lançando um produto parecido a base de enxofre aliás no chat onde ele anunciava o produto perguntei a composição e ele não respondeu só me respondeu em mensagem privada depois então fiz uma pesquisa rigorosa a respeito pois tenho um blog marlizejeane.blogspot.com.br que fala para profissionais da beleza que estão ingressando na carreira ou aqueles que já veteranos no assunto com curiosidades e dicas e li algumas das mensagens do publico do site e gostaria de dizer que exofre não é compatível a princípios ativos como por exemplo sódio e ou nitrato de prata como relacionado em um comentário … desculpe a intromissão rs… amei seu site e voltarei mais vezes e parabéns pelo post…

  • Natalia

    Fiz luzes e no mesmo dia joguei uma tinta loiro escuro. Só que com o passar do tempo onde ficou pintado ficou laranja. Acha que consigo tirar essa tinta com isso??

  • claudiane

    meu cabelo é castanho medio.. mas eu tingi algumas vezes e o resultado foi castanho claro com umas partes loiro escuro meio loiro claro seila, ams queria deixar ele como o da Julia Petit, me ajuda? :((

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Bia

      Vai ter que igualar o tom primeiro, senão vai ficar manchado.

      Vai de dekapcolor até remover os pigmentos castanhos, descolore e depois pinta de loiro acobreado. Não vai ter jeito de fazer sem,descolorir por causa da cor do seu cabelo e porque ele não é mais virgem. Se vc passar a tinta sem descolorir vai manchar. ;)

  • deise felix

    posso fazer esse procedimento para o tom preto e fazer luzes depois?

  • Rafaella

    Oi Ju, posso usar a oxi de 10 volumes?

  • Gisele

    Oi Ju, sempre acompanho seus post e muitas das receitas aqui do pb eu faço em casa, agora preciso de sua ajuda, no início deste ano eu fiz californiana e algumas mechas,como não gostei do resultado eu pintei o cabelo com tinta castanho escuro, pois a cor natural do meu cabelo é castanho escuro, só que agora meu cabelo tá ficando meio vermelho, no sol aparece mais, se eu fizer esta receita para retirar a tinta (pois gostaria que meu cabelo ficasse com a cor mais próximo do natural e não quero ficar pintando) como vai ficar onde tinha as luzes? As luzes não foram feitas com tinta, meu cabelo foi descolorido e matizado. Bjs amiga!!!!

  • Line

    Olá, meninas!!! Por gentileza, quem tem progressiva COM FORMOL pode fazer este processo???? Meu cabelo não vai derreter e cair todo no chão??? Desde já agradeço!!! bjoooooooooooooooooooooooooooooo

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      pode sim, é exatamente pra isso!

  • Marta

    Bom dia meninas , Ju meu anjo da pra explicar qual a finalidade de cada componente nesta receitinha?? estou querendo usa-la mas tenho receio de detonar meu cabelo por não ter experiencia no assunto me da uma forcinha querida

    bjkas

  • Ariane

    Boa Noite.
    Fiz ombré hair no cabelo(mas devido a ficar mega ressecado e minha paciência ser zero para hidrata-los sempre no salão a não ser a hidratação em casa mesmo.) não quero mais. Neste caso meu cabelo é castanho escuro, preciso fazer este procedimento para depois pintar com alguma tinta do tom do meu cabelo? Ou é mais aconselhável pintar de preto?

    • Bia

      Oi Ariane!

      Você não precisa remover tinta mais clara, tinta não clareia tinta mas cobre as mais claras!
      Pinte direto, na cor mais próxima que encontrar do seu tom.

      Dê preferência a castanhos acinzentados pra não ficar laranja.

      Só pinte de preto se quiser mesmo, que depois, pra tirar, é dor de cabeça.
      Beijooo

  • Mila

    Boa noite ju! Posso usar um volume de oxigenada maior, como 30 ou 40?

    • Bia

      Agride muito!

  • Ana Maria Vieira

    Meninas, pergunta básica, onde posso comprar enxofre????

  • gicelia

    gostei da dica…muito boa…

  • http://www.facebook.com/anapaula.donascimentocruz Ana Paula Do Nascimento Cruz

    oi ju sou super fã do pb quero saber s posso subistituir a vitamina c por bicabornato.

  • Fabi_loira1979

    Ju, tudo bem?
    Tira uma dúvida. Alguém já usou essa receita que você indica para remoção de tintura?
    Gostaria de saber, porque pretendo experimentar, mas li alguns comentários que o enxofre pode causar alergia e meu cabelo esse ano passou por várias agressões químicas. Meu cabelo natural é loiro claro e passei tinta castanho escuro. De tantas tentativas e lamentavelmente péssimos profissionais, meu cabelo ficou um horror, todo quebrado e agora está com três cores, sem falar que tive que cortar meu cabelo. Estou gastando uma grana com cremes, shampoos e afins, mas a estrutura dele está desesperadora. Já usei dekapcolor, mas não ajudou muito, puxou para o acobreado, misturado com um tom meio alaranjado. Quero tirar essa tinta do meu cabelo ( que já está bem mais claro) e depois só esperar crescer e ir recuperando aos poucos.
    Aliás, fica uma dica: Quem quiser escurecer o cabelo, tem que ser muito bem pensado, porque só eu sei o terror que está sendo pra mim, meu cabelo era perfeito e hoje está caótico!!!

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      depende se vc for alergica, faz um teste de mecha e espere ate o dia seguinte. Eu mesma ja usei este metodo, pois testo as receitas antes de postar, funciona bem. Use shampoo sem sulfato e nao lave com frequencia, apenas 2 vezes por semana, use shampoo a seco quando nao for lavar. beijos
      2012/9/17 Disqus

  • Natalialgouveia

    Ola, o meu cabelo tem luzes e ta saindo, se eu usar vai voltar a cor nafural de antes?

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Nao volta a cor natural, mas clareia todo pra pintar, vc pode pintar da cor de seu cabelo.

  • ilda bmano

    tenho hene nos cabelos,que ja sao naturalmente pretos.mas nao aguentava mais o cheiro e agora estou fazendo desmineralizaçao.a duvida é,posso usar essa receita para mudar a cor dos cabelos sem ter que fazer decapage, quando terminar o tratamento de desmineralizaçao? por favor me responda

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Pode, mas eu nao sei se sera efetivo. Vc pose tentar, mas retirar o preto do hene e mais dificil.

  • Maria aparecida

    Este processo da certo tb em cabelos brancos tingidos de preto?

  • Vivian Diniz

    pq o Brasil não lança essas coisas …

  • Maria Assun;ao

    este processo de remo;ao da  tinta tambem e aconselhado para cabelos com colora;ao preta e vermelha

  • Gilmara

    Olá meninas, uma dúvida, a cor natural do meu cabelo é castanho escuro e  está tingido de vermelho borgonha se eu usar essa mistura o cabelo vai voltar ao castanho escuro ou vai ficar alaranjado ??????  Por favor me ajudem nessa dúvida. 

  • Caarol

    Jú, tem uma amiga minha que pinta o cabelo com natucor e quer fazer
    californiana no tom de mel precisa fazer esse processo pra não manchar?
    beijooostem como me responder?
     beijooos

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Se for fazer mechas com po descolotantes e oxigenada nao precisa, mas se for apenas usar tintura precisa sim.

  • Paola Oliveira de Camargo

    Muito legal a dica! Essa eu vou ter que passar pra minha tia favorita, que, depois de décadas com cabelo quase preto, tá querendo clarear (e o coitado já anda bem castigado).

  • Talita

    Tá, agora eu quero ver alguem fazendo essa receita e vindo mostrar as fotos. Foto de gringa não conta. Ou você mesma teste por favor. 

  • Milly Nogueira

    Lembrando que a questão não é a alergia ao enxofre em si, e sim que ele é um componente químico altamente tóxico e corrosivo!

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Nao na quantidade usada na receita.

    • Bia

      Vou perguntar aos universitários(rs):

      Lô, nossa química favorita: qual concentração de enxofre é necessária para ele ser tóxico ou nocivo???

      Isso porque na minha pequena experiência entendo que até água sanitária é tóxica e corrosiva, mas a gente usa até para lavar comida…depende da concentração…Todo elemento químico tem potencial nocivo quando usado errado, não é isso???

      • Lô Magalhães PB

        Oxi! Obrigada pela confiança, Bia! Isso tudo que vc falou está certíssimo, mas quando a Ju posta uma receita, já está tudo bem contadinho e na quantidade certíssima! Pode confiar na baixinha! ;-) Arrasa aí no seu cabelo! Beijão!!! 

    • Lô Magalhães PB

      Olá, Milly! A quantidade está correta. Não ficará tóxico nem corrosivo nesta quantidade. Beijão! 

  • Polly-moreirabh

    Oi Juliana…Não tenho o óleo de rícino…Posso substituir por outro???Tipo azeite de oliva ou óleo de coco???Bjuuuu

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Oleo de ricino e bem grosso e adstringente, tem que ser ele! Se nao der, use oleo vegetal, mas nao e a mesma coisa. Beijos

    • Paola Oliveira de Camargo

      Polly, o óleo de rícino a gente encontra em praticamente qualquer farmácia, e é super barato! Compra, e o que sobrar (se sobrar) depois desse processo aí em cima tu usa nos cílios antes de dormir, com uma escovinha de rímel (só toma cuidado pra não passar a escovinha no olho), que dá um resultado super bacana.

  • Biadidya

    Nossa, que simples! E concordo com a Ana, respeito e confio no trabalho que vc faz aqui no PB. Beijos .Didya.

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Obrigada, linda! Isso no motiva como vc nem imagina! beijos 

  • Bia

    Just perfect!

    Eu AMOOOO o PB!

    Tks Ju!!!

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Obrigada, amore! Sempre as ordens. Beijos 

  • Elianessantos

    Jú, tbm já virei fã de suas dicas! amei esta receitinha, só me esclarece uma coisa por favor… onde encontro este enxofre em pó???rs
    aliás são duas coisas…rs No caso das tinturas a base de nitrato de prata (geralmente as que são diluidas em agua, como a natucor), não são compatíveis com  amonia, agua oxigenada, esta misturinha não vai quebrar estes fios???

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Vc encontra o enxofre em farmácias de manipulação, é bem baratinho. Essa mistura é compatível com qualquer química e não quebra os cabelos, não se preocupe. O único risco é para quem tem alergia a enxofre. Beijos 

  • Ewelyn Benitez

    Ju Funciona pra quem passa preto no cabelo e pretende clareá-lo?

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Funciona, mas vc devera fazer varias vezes. Beijos

  • Ewelyn Benitez

    Arrasou no post!! 

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Obrigada, querida! beijos 

  • http://twitter.com/claudianderson Claudia Anderson

    Vou anotar essa receita para uma eventual necessidade!!!!!

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      É inevitável fazer porcaria nos cabelos, Clau! Eu e vc que o diga! kkkkk – beijos 

  • Caarol

    Jú, tem uma amiga minha que pinta o cabelo com natucor e quer fazer californiana no tom de mel precisa fazer esse processo pra não manchar? beijooos

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Se ela for fazer as mechas com po descolotante e oxigenada, nao precisa, pois a amonia descolore tudo, cor natural e pigmentos da tintura. Mas se ela vai fazer as mechas com tintura, ai sim precisa remover a cor antes. Beijos

  • Mirna

    Oi Juliana, tdo bem? sou muito grata a vc e todas desse blog por tantas dicas bacanas que vcs sempre compartilham conosco. Que pena que essa receita não é recomendada para cabelos com química (no caso o meu), mas já aproveitei várias outras dicas. Muita luz e sorte pra vcs!!!

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Obrigada querida! A receita e exatamente para cabelos com quimica, pois nao tem amonia ou descolotantes, experimenta que vc vai gostar! Beijos

      • karina sales

        oi juh o suco de limao e em po ou natural

  • Fernanda_psilva

    Mais uma dica mara…Jú o PB é a solução de qualquer problema!

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Ai Nanda, vc e um amor!!! Obrigada, linda! Beijos

  • Ana Pereira

    Ju vc é demais! Muito obrigada por compartilhar tantas preciosidades. Confio muito em suas dicas.

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Obrigada! Que fofa que vc e!! Fico ate sem jeito! Beijos