Como Se Livrar de Uma Espinha Gigante em 24 Horas

acne cistica

Se você acompanha o blog, sabe que eu lido com pele oleosa e acnoleica. Porém, ultimamente, minha pele anda ótima! Eu nunca usei tretinoína ou nada do tipo, sempre optei por tratamentos menos invasivos e mais naturais, depois eu falo da minha rotina atual de cuidados com a pele, pois o post de hoje é sobre como acabar com uma espinha monstro da noite para o dia.

Será que isso é possível? Em primeiro lugar, a espinha monstro que aparece de um dia para o outro e custa a sair é geralmente uma espinha cística. Com esse tipo de espinha, não há tratamento tópico que dê jeito. A única maneira de se livrar dela rapidamente é com uma drenagem ou injeção de cortisona diretamente nos cistos feitas por um dermatologista.

O termo técnico para este procedimento é a injeção de corticóide intralesional onde um dermatologista usa uma agulha bem fininha para injetar o esteróide na área afetada. O procedimento é bem rápido e os efeitos aparecem dentro de 24 horas. O cortisona é um esteróide, mas como nesses casos ele é administrado localmente, não apresentem efeitos colaterais quando usados esporadicamente. importantes. Você pode notar apenas uma descoloração na pele ou dor localizada, nada mais. tratamento com cortisona

Então se você ganhou de presente uma espinha gigante cística 2 dias antes da sua formatura, corre no dermatologista. Muitos médicos aceitam pacientes nesses casos sem hora marcada, pois o procedimento é bem rápido e simples. Os preços variam muito entre $30 e $100 reais por aplicação. acne cistica diagrama

Esta é a única opção que é realmente eficaz e quase imediata. Porém, este é o PB e eu não resisto uma opção caseira, DIY. Então, se você é cabeça-dura e não quer ir ao dermatologista, você pode tentar tratar a espinha cística com uma pomada de sulfoictiolato de amônio, também conhecida como ictiol e ibuprofeno (Advil).

Ictiol é incrível e é capaz de “trazer para fora” impurezas e infecções da pele. É usado para tratar furúnculos, picadas e farpas e também ajuda a tratar acne cística. Lave bem a pele, coloque a pomada de ictiol sobre a espinha, cubra com um band-aid, deixe a noite toda. No dia seguinte, retire o band-aid, lave a pele e passe o ibuprofeno diretamente na espinha. Veja como neste artigo. Á noite, use a pomada de ictiol novamente, repetindo todo o procedimento. Eventualmente, você poderá espremer a espinha cística sem muito esforço, pois o pus virá à tona.

Muito nojenta essa coisa toda, mas espinhas são assim mesmo… Agora você tem algumas escolhas. Eu sei o quanto é frustrante e até deprimente ter espinhas e infelizmente não existe uma poção mágica que as elimine instantaneamente. Tem uma espinha gigante? Respire fundo, tenha calma, não esprema ou machuque a pele e trate-a da forma correta.

author avatar

Maquiadora e cabeleireira nas horas vagas, blogueira e professora de inglês. Adoro o estilo dos anos 60, músicas dos Beatles, Xbox 360, política de esquerda e filmes de terror.

  • Camila

    Você é de São Paulo? Se sim, pode indicar sua dermato por e-mail?

  • jaque

    O que eu faço
    tenho espinhas, mas minha pele as vezes fica descamando

    • Paola Oliveira de Camargo

      Esfolia pelo menos três vezes por semana, e hidrata todo dia. Se tá descamando, pode ser falta de hidratação – afinal, pele oleosa também resseca, se mal cuidada.

  • Tânia Soares

    Aqui em SG essa pomada não tem, mas até ai, nenhuma novidade-kkk, as “espinhas” q aparecem, caso não estejam infeccionadas, eu uso vapor p dilatar os poros e espremo bem delicadamente, c as mãos limpas, até q saia a massa e aplico 1 pomada cicatrizante

  • Nega

    Ju na minha cidade nenhuma farmácia de manipulação ou farmácia normal trabalha mais com o Ictiol.Só achei uma online Manipulart,e demora para chegar,logo agora que saiu uma bola enorme no meu queixo,vou enche-la de ibuprofeno!Bjus

  • Bia Doern

    Pedi na farmacia essa pomada, eles ligaram no laboratorio e ninguem tinha ouvido falar nela. :( Tem me vindo ultimamento só essas espinhas que demoram horrores pra sumir.

    Vou tentar encontrar argila verde.

  • Isadora_Rezende

    Adorei a dica, mesmo! Nunca tinha pensado em ir ao médico em casos emergenciais…pq mesmo quase n tendo espinha, eu sou craque em inflamar um cravo em vésperas de datas comemorativas.

  • Vivian Diniz

    adorei a receitinha PB e gostei bastante tb de saber desse tratamento na dermato pena que não posso fazer pq sou alérgica a corticoide (causa dermatite em mim e ai já viu …)

  • silvia borba

    Oi ju, adoro o PB as dicas de vocês são incriveis. Também sofro com as espinhas desde as pequenas até as gigantes. Durante muito tempo tomei flutamida a pele ficou linda mas em compensação a parte superior do meu cabelo( a área da coroa) caiu todo porque eu alisava com tioglicolato parecia que tinha passado máquina 1. Entre ficar careca e ficar espinhenta preferi ficar com o cabelo. Hoje em dia eu cuido da minha pele com levedo de cerveja, tratamento barato(em torno de 5 reais), fonte de energia(por causa das vit. do complexo B) e cuida muito bem do intestino(o órgão é conhecido como o segundo cérebro e então funcionando bem tudo funciona bem).
    Eu tomo uma colher de sopa todos os dias ou duas capsulas e nos 15 dias anteriores da menstruação modero sal, açúcar e gorduras(parece uma dica boba mas essa moderação antes ajuda a evitar o inchaço, dores de cabeça e as cólicas – eu sei disso pois sou nutricionista )

  • Renata Piovani

    de 3 dias pra cá eu tava parecendo um unicórnio: um vulcãozinho mto dolorido e nada bem-vindo tava crescendo na minha testa. passei advil (o líquido é vermelhinho! lembra groselha) ontem à noite e hj de manhã. 24h depois ainda se vê uma marca na minha testa, mas bem baixinha tipo uma pinta vermelha, e indolor. me surpreendi.

    qto a pomada de ictiol vou procurar amanhã. sofro com furúnculos desde a infância e depois dos 15 tenho hidradenite constantemente. só pra ilustrar: tenho uma mesma inflamação intermitente no bumbum há 20 anos… já passei por procedimentos cirúrgicos tanto pras hidradenites (em ambas virilhas) qto para os furúnculos. sou obrigada a tomar uma quantidade enorme de antibióticos e antiinflamatórios tempos em tempos. fora a dor q mtas vezes me impede de andar. já usei emplastos de cará com gengibre (tb funciona pra “puxar pra fora” a podrera) mas sinceramente são mto desconfortáveis por fazerem uma melequeira danada qdo se aplica, e no dia seguinte ser bem chato de se retirar pq simplesmente empedra.

    Ju, mais uma vez obrigada pelas dicas!
    volto pra contar o resultado.

  • Nega

    Ju ficou uma dúvida dá para fazer naquelas que só resta o cisto?Pois minhas espinhas aparecem enormes e depois de uns dias elas para de doer e não vem para fora fica aquela bola horrível no rosto!Bjus e Obrigado Ju!

  • Fabiana Girardi

    Bom, eu tenho uma dica caseira bem mais rústica que a da Jú para estas ocasiões: o uso de argila.
    Costumo usar um cataplasma de argila para todas estas inflamações cutâneas, que vão desde espinha, a cutícula ou unha inflamada, furúnculo, etc, etc.
    É só fazer uma pastinha com argila, que se adquire facilmente em qquer farmácia ou loja de produtos naturais. Aplicá-la sobre a região inflamada ao dormir, que no dia seguinte o vermelhidão, dor e entumecimento terão diminuído consideravelmente, ou até mesmo desaparecido.

    No caso de espinhas, vc pode aplicar a argila várias vezes antes de ir para cama, já que superfície afetada não é extensa. Tomando o cuidado de substituir o “mini cataplasma” cada vez que a argila secar e consequentemente começar a esfarelar.
    É bom colocar aproximadamente 1/2cm de argila sobre a região inflamada.
    Garanto que é tiro e queda, façam o teste!

  • Paola Oliveira de Camargo

    Muito bom! A opção médica é meio inviável, porque conseguir uma consulta com dermato assim de última hora, é impossível (chego a esperar um ano por uma consulta por aqui, pelo convênio). Muito bom saber da alternativa com pomadas de fácil acesso.

  • Lila

    Obrigada pela dica caseira! Muito boa mesmo, inclusive a do dermatologista, nem sabia que existia esse procedimento!
    Vou aproveitar para questionar sobre o uso da isotretinoína (Roacutan), meu dermatologista indica o uso de pequenas doses (também tenho pele acnéica e oleosa) para ajudar na oleosidade e melhorar a pele, e realmente melhora, é bastante eficaz, porém gostaria de saber sobre possíveis implicações do uso no corpo.
    Obrigada

  • Camila Natalia

    adorei a dica Ju ^^

    Ja notei no caderninho do PB :)

  • Vanessa Moreira

    Gostei da opção! Obrigada! Bjim

  • Joice Reis

    Ótimo artigo!!! Parabéns!!!

  • Fafá Alves Santos

    dica fantástica!!!