Curso de Auto Maquiagem Parte 4 – Como Escolher Base

como escolher base

Existem no mercado 1 milhão de tipos de base e 500 mil tipos de aplicação, foi difícil decidir que técnicas ensinar neste curso. A escolha da base é um dos passos mais importantes em uma boa maquiagem e não pode ser feita de qualquer jeito. Em primeiro lugar, quero dizer que não é todo mundo que precisa de base, quem é mais jovem e não tem muitas espinhas, marcas ou descoloração não precisa passar base, um corretivo na área dos olhos  um pó, já bastam. Mas para pessoas como eu, que não têm pele perfeita, uma boa base é essencial.

Escolher a base ideal para sua pele é um processo de tentativas e erros, não adianta, você tem que experimentar vários tipos e texturas até encontrar o que funciona melhor para você. Eu uso base desde os 15 anos de idade, pois foi nessa idade que comecei minha batalha contra acne, que até hoje ainda estou lutando e apesar de saber as bases que funcionam para mim, eu estou sempre experimentando bases diferentes.

Minha pele é oleosa, com espinhas ocasionais e marcas avermelhadas. Já usei todos os tipos de base e essas são minhas conclusões sobre cada tipo.

  • Base Líquida – este é o tipo mais popular e que oferece as mais variadas cobertura: leve, média ou completa. Dependendo da fórmula pode dar certo para todos os tipos de pele. As melhores que já experimentei são: Vichy Dermablend, Revlon Colorstay, Laura Mercier Silk Cream.
  • Base Cremosa ou em Bastão – este é um tipo versátil ideal para peles mistas, normais e secas, a cobertura varia de média a completa. As minhas favoritas são: Mac Studio Fix Cream e Mehron Celebré Professional.
  • Base em Mousse – este tipo é relativamente novo e é uma base cremosa mais leve, é ideal para peles mais secas e a cobertura é leve ou média. Eu não recomendo esta base para peles oleosas, por isso não tenho uma favorita. A mais popular no mercado é a Maybelline Mousse.
  • Base Mineral – este tipo de base oferece cobertura leve ou média e é ideal para todos os tipos de pele, especialmente peles oleosas. É uma base em pó que deve ser aplicada com pincél. É considerado o tipo de base mais saudável para a pele, pois a deixa respirar e contém geralmente ingredientes orgânicos. Minhas favoritas são: GloMinerals, BareMinerals e Mineral Hygienics.
  • Base Compacta ou Duo Finish – este tipo de base é em pó compacto e geralmente oferece cobertura média e completa, é ideal para peles normais, mistas e oleosas. Podem ser aplicadas a seco ou molhadas. As minhas favoritas são: MakeUp ForEver Duo Mat e Milani Powder Foundation.

Dicas para selecionar a base perfeita para sua pele

  1. Escolha uma base de cobertura Média ou Completa – ideais para todos os tipos de pele e pode se tornar uma base de cobertura leve dependendo da aplicação.
  2. Determine se seu tom é frio (rosado) ou quente (amarelado). A maioria das pessoas têm a pele de tom quente. Escolha uma base com o tom certo da sua pele.
  3. Se sua pele é oleosa escolha uma base matificante e sem óleo. Se sua pele é seca escolha uma base com hidratante. Bases com protetor solar são uma ótima opção para o dia a dia, mas não use essas bases para tirar fotos, pois elas refletem o flash e te deixam com cara de fantasma.
  4. Sempre tenha bases em 2 cores, uma que combina com sua pele e uma em um tom mais escuro para fazer contorno ou para ser usada no verão, quando sua pele está mais bronzeada.
  5. Sempre escolha a base que desaparece na área do seu maxilar, a função da base é fazer com que seu rosto combine com seu pescoço.
  6. Sempre determine a cor ideal de sua base à luz natural, ao comprar base, teste cores diferentes na loja, passe 3 swatches de cores diferentes no seu maxilar, saia da loja e à luz do sol, determine qual a cor que desaparece na sua pele.
  7. Se você não consegue encontrar sua cor perfeita, escolha a que for um pouco mais escura, para um look mais natural. Outra opção é misturar 2 cores de bases até que encontre a sua cor.

De acordo com a minha experiência, bases de farmácia geralmente não se comparam às bases mais caras, especialmente bases cremosas e bases minerais, mas existem sim opções baratas e boas. Eu acho que vale a pena investir em uma base mais cara.

Eu vejo muitas meninas aí no Brasil curtirem muito a base da Maybelline Mousse ou as bases líquidas da MAC e, na minha opinião elas não chegam nem perto das melhores fórmulas no mercado. Experimentem outras marcas se tiverem a oportunidade, caras ou baratas, não faça uma escolha somente porque todo mundo diz que é bom. Como não moro no Brasil eu não posso opinar sobre bases nacionais, se vocês tiverem dicas sobre o assunto por favor comentem abaixo.

 

author avatar

Maquiadora e cabeleireira nas horas vagas, blogueira e professora de inglês. Adoro o estilo dos anos 60, músicas dos Beatles, Xbox 360, política de esquerda e filmes de terror.

  • Bárbara Balbi

    Ei meninas, uma base
    de fácil acesso no Brasil mesmo sendo importada é a base liquida time
    wise da Mary key, ela é ótima para pele oleosa e não transfere ao longo do dia,
    minha pele é oleosa e com tendência a acne, e eu adoro ela! Não sou vendedora,
    mais se vc gosta de um produto, vc fala sobre o q vc gostou de verdade! A única
    coisa desta base é q custa R$54,00, e eu acho caro! Mas como a Ju disse no
    post, os produtos de pele vale investir uns mais caro. bjosssssss
    Obs: não possui filtro solar

  • Fabiananinha

    Meninas, leio quase tudo que vc escrevem. Adoro!
    Queria opniões sobre a maquiagem da Contem 1g. Alguém já usou as bases deles? Gostaram? Vale a pena, já que são carinha (+/- R$140,00)?

    • Bárbara Balbi

      eu não sou especialista mas vejo mto blogs pela net, e já vi mta resenha de bases da contem 1g, eu pesquisei muito antes de comprar uma base boa! eu fui na loja experimentei base, corretivo, qndo via akeles valores, dau vontade de sair correndo! juro pra vc! acabei comprando da Mary kay, por recomendação da minha irmã q gostou mto tbm! Mas eu sugiro q vá ate a loja e veja as bases q vc tem vontade experimente no rosto e volte para casa e pesquise no famoso GOOGLE “resenha NOME DA BASE” vc lê os post e vê o q vc gosta! ai vc compra. pois se comprar sem ir pra casa, vc pode cometer erros, como: cor errada devido a iluminação da loja, se a base transfere ou craque-la de acordo com seu tipo de pele, e mtas outras coisinhas. espero q tenha ajudado! bjosss

  • juliana

    oi ju…uso a base make b da boticario…porem qd eu tiro uma foto a minha cara sai um pouco branca …mas ainda assim qd aplico ela em meu rosto a tonalidade é perfeita!! o q fazer …eu estou aplicando errada ??ou a base tem agum efeito q eu desconheça!??

    • Anônimo

      Sim, é porque a base contém filtro solar e por isso sua pele fica branca nas fotos. Maquiagem própria para fotos como as da MAC ou MUFE não tem filtro solar. A sua base é ideal para o dia a dia, tenta trocar de base para usar a noite e para quando tirar fotos.

      beijos

  • Anônimo

    Aonde moro tem Revlon Colorstay, acho que a Revlon é uma marca muito desconsiderada e tem marca nacional mais cara e que não faz o que a Revlon faz, mas essa é a minha opinião.

  • Thamires

    Sinceramente eu n sei se as bases da avon sao nacionais, porem eu me dou mt bem cm ela principalmente as q sao base e po juntos custam em media 30 reais deepende a epoca a avom tem disso rsrsr to adorando esse cursso og juh

    • http://produtosdebeleza.com/ juliana

      Eu adoro a Avon, não é tecnicamente nacional, mas eles são fáceis de encontrar no Brasil e são baratos.

      beijos