Curso de Auto Maquiagem Parte 5 – Como Passar Base Líquida

esponja para po

Tiramos uns dias de folga com o curso, mas já estamos de volta e espero que minhas alunas queridas (e alunos) estejam prontos para aprender um dos passos mais importantes em uma boa maquiagem, a aplicação de base.

Confesso ter sido difícil escrever este artigo, pois há tantos métodos e técnicas que fica difícil escolher o que ensinar para alguém que queira aprender se maquiar casualmente. Veja abaixo algumas das maneiras de se passar base:

  • com os dedos
  • com a esponja
  • com a esponja húmida
  • com o pincél
  • com a máquina airbrush

A maquiadora amadora que vos fala, já aprendeu todos esses métodos, estou inclusive encantada com meu novo brinquedinho, minha máquina airbrush da Luminess Air. Mas isso fica para outro post. Na parte anterior do curso, ensinei como preparar a pele para base e eu acredito que usar primer é importante, pois com ele sua base vai se espalhar mais facilmente e também irá durar mais, o primer certo faz milagres, eu recomendo muito um produto que é na verdade 3 em 1 – primer, hidratante e protetor solar (além de já ter uma corzinha para uniformizar a pele). Ele se chama Miracle Skin Transformer e vale muito a pena, se quiser comprar aqui dos EUA, basta clicar neste link.

Como a base líquida é certamente a mais popular, resolvi focalizar nas formas de aplicação desta base. Veja as opções:

  • Com os dedos – não é errado aplicar a base com os dedos, desde que eles estejam bem limpos, para evitar contaminação e bactéria. Mas se você tem pele muito oleosa, esta técnica acaba transferindo os óleos dos seus dedos para seu rosto, o que não é uma boa idéia. Muitos maquiadores profissionais preferem aplicar base com os dedos. A aplicação é simples, basta colocar alguns pingos na testa, bochechas e queixo, espalhe bem. Se precisar de mais cobertura, espere a primeira camada secar, cerca de 30 segundos e aplique a segunda camada. Não acumule base em apenas certos pontos do rosto (é para isso que serve o corretivo) e não exagere na dose.
  • Com a esponja - você pode usar a esponja molhada ou seca, em vários formatos, redonda, triagular ou oval. A aplicação com a esponja é uma boa opção, pois o acabamento é natural, porém com a base líquida esta técnica acaba desperdiçando muito produto, especialmente se a esponja estiver seca, pois a esponja absorve muita base. Para aplicar, coloque um pouco de base na parte de cima da mão, pegue o produto com a esponja e comece pela testa, bochechas e queixo, espalhe pelo rosto todo, espere a primeira camada secar por 30 segundos e aplique outra camada da mesma maneira, caso necessário. Se deseja uma cobertura mais leve, use a esponja molhada.
  • Com o Pincél – esta é a melhor técnica para a aplicação de base líquida, o único problema é que é necessário manter o pincél sempre limpo, para evitar contaminação e bactérias. Coloque a base na parte de cima da mão, mergulhe a ponta do pincél na base e comece a passar na testa, bochechas e queixo, espalhe bem, espere 30 segundos e aplique outra camada, se desejar.

 

clique na imagem para aumentar

Não se esqueça de passar base no pescoço e embaixo do queixo, o objetivo da base é igualar o rosto ao resto do corpo, para um look uniforme.

Erros ao aplicar base:

  1. Passar base logo após hidratante – Espere 1 minuto após passar o hidratante e protetor solar, antes de passar primer e base, é necessário que a pele tenha tempo de absorver o hidratante para que a base fique uniforme.
  2. Passar base demais – é preciso esperar para que a base seque antes de aplicar outra camada, nunca use mais de 2 camadas, senão a base fica que nem uma máscara e começa a craquelar após algumas horas. Base não deve ser usada para esconder imperfeições, é usada apenas para deixar a pele mais uniforme.
  3. Usar base escura ou clara demais – sempre escolha a base que desaparece na área do maxilar, a base serve para fazer com que o pescoço e rosto fiquem da mesma cor, nunca escolha um tom baseado no seu braço ou mão.
  4. Passar corretivo antes da base – corretivo da cor da pele (sem ser os corretores, que podem ser verdes ou alaranjados) devem ser usados após a base líquida para esconder imperfeições como espinhas e olheiras.

Após aplicar a base e corretivo, use pó compacto ou pó translúcido para fixar a base. O melhor acabamento é feito com uma esponja macia, própria para pó, o pincél geralmente não dá um acabamento tão natural quanto a esponja.

 

 

Produtos que recomendo:

Primer – Miracle Skin Transformer

Base Líquida – Vichy Dermablend

Pincél de Base Duo Fiber – Confidential Brushes

Esponjas – Cinema Secrets

Na próxima aula, iremos rever em mais detalhes a aplicação de corretivos. Não percam!

 

 

author avatar

Maquiadora e cabeleireira nas horas vagas, blogueira e professora de inglês. Adoro o estilo dos anos 60, músicas dos Beatles, Xbox 360, política de esquerda e filmes de terror.

  • Annemarques

    Poxa, porque continuoi não achando a sexta aula, o curso parou??? vai continuar?? saudades de encotrar essa dicas tão boas, alías dicas não, aulas messssssmoooooo. Me dê uma boa notícia, please!!!!!

  • claudya renatta

    Nossa, muito legal, vou ter que anotar prá me lembrar, especialmente dos produtos!

  • Annemarques

    Estou curtindo muitoooooo suas aluas, não acho a sexta aula, sobre corretivos e como já tem um tempinho que não tenho um tempinho para entrar, rs, gostaria de saber se já foi postada, se tem algum filtro de busca que me ajude a encontrá-la. Bjs e Parabéns pelas dicas estão ótimas.

  • Natalia

    Juliana, algumas dúvidas: este primer Miracle Skin Transformer é bom para peles oleosas? Vi no site que ele também tem cor, não funciona como base ao mesmo tempo?

    • http://produtosdebeleza.com/ juliana

      Oi Natalia, ele pode ser usado como base, se vc não precisa de muita cobertura. É ótimo para pele oleosa, basta usar pó por cima. Minha pele é oleosa e eu simplesmente amo este produto. Eu uso o corretivo deles como base e cobre perfeitamente.

  • Thamires

    Aprendi bastante bjjj

    • http://produtosdebeleza.com/ juliana

      Que bom Thamires, beijocas!