Dermatite Atópica – Tratamento

dermatite atopica

Hoje eu vou falar um pouco sobre dermatites e como combatê-la. Sempre tive problemas sérios com dermatite atópica e , quem tem, sabe a luta que é. Parece uma luta sem fim, sem efeitos, sem remédios. Um inferno!

Mas tudo tem um jeito não é mesmo? Eu encontrei um jeitinho de manter a pele controlada e vou dividir com vocês! Já falei sobre dermatite em outro post aqui no PB, mas hoje vou explicar melhor sobre a receitinha simples que salvou a minha pele, literalmente, depois de muito dinheiro gasto com hidratantes sem efeito algum!

O que é?

Dermatite atópica é uma doença crônica que causa inflamação da pele, levando ao aparecimento de lesões e coceira. Cerca de 30% dos indivíduos com dermatite atópica têm asma ou rinite alérgica e 15% têm surtos de urticária. Há estudos que apontam 70% dos pacientes com antecedentes familiares de atopia (asma, rinite alérgica ou dermatite atópica).

Como se desenvolve ou se adquire?

O indivíduo com dermatite atópica tem um aumento da reatividade cutânea frente a inúmeros estímulos. Os mecanismos responsáveis por esta reatividade alterada não são completamente conhecidos. Sabe-se que fatores genéticos, imunológicos e não-imunológicos, contribuem para o aparecimento.

Como se trata?

Por não existir nenhum recurso para a cura definitiva, o objetivo do tratamento deve ser o controle da afecção, enquanto se aguarda por uma possível involução espontânea da dermatose. Assim, o tratamento deve ser orientado para diminuir a sintomatologia e a reação inflamatória, reconhecendo, afastando ou excluindo fatores que agravam o quadro.

A hidratação cutânea é ponto fundamental no tratamento. Podem ser utilizados os antiinflamatórios tópicos (creme ou pomadas de corticosteróide), anti-histamínicos por via oral, para controlar a coceira e diminuir as erupções na pele. Os imunomoduladores e imunossupressores também são indicados para auxiliar no tratamento.

Bom, eu parti do ponto que fala sobre hidratação cutânea, pois como estudante de química, é o que eu poderia estudar e testar em laboratório, pois todo o resto só um médico alergista pode diagnosticar e tratar. Eu testei por anos e anos, todos os hidratantes que me prescreveram, todas as fórmulas manipuladas e nada resolvia. Apelei para cremes caríssimos e nunca obtive nenhum resultado satisfatório. O problema da dermatite são todas as outras doenças de pele que adquirimos pela situação delicada em que já estamos.

Uma coisa vai puxando a outra e vira um inferno!

Misturinha:

Uma parte de Bepantol líquido para 3 partes de Glicerina. É quase um vidrinho de Glicerina e uma pomada ou 1/3 do vidro de Bepantol líquido!

Recebi um feedback muito positivo das leitoras que usaram essa fórmula básica que eu já havia publicado aqui no PB e resolvi falar com mais detalhes sobre o assunto.

A leitora Dianne Nobrega, deixou um comentário sobre a fórmula que indicamos aqui no PB:

“Nao estou acreditando!!! Tenho 43 anos e sofro de dermatite desde sempre. Moro em Brasília onde fica nada mais nada menos que 4 meses sem chover, Em setembro os níveis de umidade do ar chegam a ser comparados com as do deserto do Saara. Bem isso td começa em junho e vai até setembro. Estamos no fim de junho e minha pele já estava de fazer dó. Meu ritual de cremes acontece umas 4 vezes por dia e a pele continua extremamente seca, coçando, com placas vermelhas horríveis! Já tentei tds os cremes, inclusive importados. Tudo que o dermatologista diz pra eu fazer eu faço e nada! Bem… ha quatro dias estou usando o bepantol com glicerina e no dia seguinte minha pele já estava apresentando melhoras. Na primeira vez (por a pele estar mt lesionada) ardeu mt e a pele coçou mais ainda, até pensei que nao iria usar de novo, mas como no dia seguinte minha pele amanheceu ótima continuei usando. Agora nao arde mais e minha pele é outra! As placas já estão sumindo! Mt, mt obrigada!!!!”

E a leitora Regina Louredo, também nos deixou um comentário muito carinhoso, relatando que não sabia mais o que fazer antes de ler nossa dica aqui no PB:

“Adorei a dica de Bepantol misturado com glicerina,com três dias de uso minha filha já estava com a pele super boa.Não sabia mais o que fazer,comprei muitos cremes e remédios.Obrigada.”

O comentário da Dianne é muito importante pois descreve bem a sensação da pele. A glicerina esquenta um pouco quando entra em contato com a pele e não é fácil quando você já está tomada por lesões. O importante é lavar bem a área com sabonete em barra (pelo amor de deus, não usem sabonete líquido) de preferência natural e fitoterápico, depois aplicar a fórmula hidratante de bepantol e glicerina durante a noite.

Para que serve o Bepantol na fórmula? Para acelerar a cicatrização! Um estudo sobre as doenças de pele de 2002 revelou que o uso tópico da vitamina B5, melhora a hidratação da pele, mantém a sua elasticidade e aumenta a sua suavidade. O estudo também sugeriu que a vitamina B5 tem propriedades anti-inflamatórias, tornando-a útil no tratamento da descamação da pele, aspereza e ressecamento.

O Dexpantenol, substância ativa do Bepantol, é rapidamente transformado nas células em ácido pantotênico. Este último é um componente da coenzima A, elemento essencial que, além de ser fator de acetilação ocupa uma posição-chave no metabolismo celular.

O ácido pantotênico é indispensável ao bom desenvolvimento do metabolismo dos tecidos epiteliais da pele e das mucosas. O dexpantenol, conhecido como vitamina B5, estimula a cicatrização, regenerando a pele. Também previne a dermatite de contato causada por fraldas.

E a Glicerina? Só usando pra você saber o quanto é eficaz. Alguns cremes caríssimos são totalmente à base de Glicerina e cobram 800 reais por um potinho. A Glicerina pura é vendida por 6 reais em qualquer farmácia! Pesquisadores norte-americanos acreditam que a glicerina, muito usada em cosméticos, possa ter valor terapêutico para a pele, sob determinadas condições.

A glicerina, ou glicerol, é bastante empregada em produtos cosméticos porque atrai água e ajuda a pele a ter uma aparência melhor. O novo estudo sobre a glicerina foi realizado pelo Medical College of Georgia.

Segundo os cientistas, a glicerina ajuda as células da pele a se desenvolver apropriadamente.

Eu indico que você use a misturinha pela noite, depois de higienizar bem a pele com sabonete em barra fitoterápico e, pela manhã prossiga com o seu tratamento normal indicado pelo seu alergista ou dermato (eu prefiro os alergistas , neste caso específico de dermatites).

Perguntas freqüentes:

  • Posso usar óleo de amêndoas no lugar da glicerina? NÃO!
  • Posso usar qualquer outro óleo no lugar da Glicerina: NÃO!
  • Posso usar outro cicatrizante no lugar do Bepantol? NÃO!
  • Qual o motivo de não poder usar sabonete líquido? Por conter Lauril éter sulfato de sódio, ou laureth sulfato de sódio (SLES)! Ele é um detergentee surfactante que faz parte de muitos produtos de higiene (sabonetes, shampoos,cremes dentais, etc.). É um desengordurante muito eficaz e barato. Produtos contendo essas substâncias podem afetar quem tenha propensão a eczemas e outras irritações. Essas substâncias ajudam na produção elevada de espuma nesses produtos, permitindo uma melhor distribuição do produto durante a lavagem do cabelo, pele ou dentes. Quando enxaguado, o produto terá lavado a área mas, em contrapartida, terá também removido a humidade das camadas superiores da derme. Em pessoas com pele sensível (dadas a dermatites, acne, eczema, psoríase e sensibilidade química), as propriedades hidrófilas desse tipo de detergentes podem causar o ressurgir de problemas de pele ou piorar condições já existentes.

Bom, fica a dica de alguém que lutou a vida inteira contra dermatites!
Esse artigo é especial para a leitora Naiara Borges.

Você Provavalmente Irá Curtir...

  • Kessya

    OI, Como faço para fazar?
    quantos ml de bempantol e de Gricerina?
    tem que colocar agua tambem?

    • Paola Oliveira de Camargo

      Nada de água, só bepantol e glicerina.
      Quando uma receita diz 1 parte de x pra 1 parte de y, quer dizer que a quantidade de uma coisa é igual à quantidade da outra, seja 10ml, seja 1 litro. Se diz 1 parte de x para 2 partes de y, então a quantidade de um será o dobro da quantidade do outro. Simples assim.

      2015-08-25 16:03 GMT-03:00 Disqus :

  • Walmar

    Obrigado Lô Magalhães, estou usando a 2 semanas e deu muito certo. : )

  • Sandra Moreira

    Obrigada, Lô por sua ajuda. Meus dois filhos tem dermatite atópica e o mais novo, de 3 anos, estava sofrendo horrores com as pernas com feridas.Tinha dificuldade para dormir, pois se coçava muito. Para aliviar eu dava Hixizine. Usei a mistura e em menos de uma semana a pele dele parece outra;está lisa e ele está bem melhor. Você é um anjo abençoado por Deus nas nossas vidas. Que Deus continue lhe abençoando hoje e sempre. Obrigada por tudo. #LôAnjoHumano#

  • Natália

    Muito obrigada pela dica! finalmente consegui acalmar minha pele. Tenho dermatite atopica nos cantos do nariz, que fica vermelho e com casquinhas, e faz anos que nao conseguia controlar a situação. Usei todo tipo de remedio e tudo irritava ainda mais. Hoje, com o uso dessa dica maravilhosa consegui fazer a vermelhidão e as casquinhas sumirem. Por isso serei eternamente grata a este post que me ajudou como nenhum medico antes conseguiu.
    Pessoal repassem essa dica porque é muito importante, inclusive vou dizer as minhas várias dermatologistas para que elas possam ajudar a quem passa por esse problema.

  • karina

    Meninas, primeiro gostaria de agradecer a dica. Em 3 dias de uso, minha pele já apresentou melhora significativa.
    Mas estou com uma dúvida, essa mistura pode ser usada a vida toda? Posso aposentar os cremes caros? Ou uso por um tempo, depois suspende, depois volta. Como vocês fazem?

  • Adriana Lima

    Boa tarde, o meu bebê tem 8 meses e tem dermatite atópica, conforme orientação médica dou banho nele com sabonete granado glicerina (líquido) e hidrato com hidra kids ou umiditá, ele está tomando hixizine pq deram umas crises mais severas, agora apareceram bolhas maiores no rosto e uma inclusive inflamou. Essa mistura pode ser usada em bebês? Se puder, quantas vezes ao dia? Quanto ao sabonete posso continuar usando o granado? Estou bem apreensiva pelo meu bebê.

    • Paola Oliveira de Camargo

      Essa mistura pode sim ser usado no teu pequeno, Adriana. No início, ele vai reclamar, porque a glicerina esquenta, e calor em ferida arde. Mas ela também o deixará super hidratado, o que prevenirá novas crises. Além disso, o bepantol vai acelerar a cicatrização, então ele logo logo não terá mais feridas.
      Quando ao sabonete, o glicerinado da Granado tem um sulfato como primeiro (principal) ingrediente, o que significa que ele é bastante agressivo para uma pele que já sofre tanto. Os sabonetes infantis em barra da Natura Naturé podem ser uma boa pedida para o caso.

      • Adriana Lima

        Obrigada, eu tenho em casa tbm os sabonetes da johnsons baby em barra, ele é bom?

        • Paola Oliveira de Camargo

          Os Johnson’s Baby são bons sim :)

          • Deby Santus

            EU USO UM SABONETE INDICADO PELA PEDIATRA DO MEU BEBE CHAMADO CETRILAM, É UM POUCO CARO MAS FUNCIONA BEM.

  • Leca

    Oi, Lô!
    Sempre tive dermatite atópica. Mas dessa vez ela atacou a região ao redor dos olhos. Tenho a sensação de que nunca mais poderei usar maquiagem. Estou fazendo tratamento com um alergista, mas está muito difícil desmamar o corticoide via oral. Você acha que seria seguro usar a misturinha nas pálpebras e pele ao redor dos olhos? Já testou nessa região ou em outras áreas do rosto? Mais uma dúvida, o post fala de uma medida de Bepantol para 3 de glicerina e nos comentários leio que seria um para um, qual a medida correta? Muito obrigada por compartilhar a experiência.

    • Paola Oliveira de Camargo

      A medida é variável, Leca 😉
      1 para três fará a mistura mais hidratante. 1 para 1 a deixa mais cicatrizante. Logo, depende da tua necessidade no momento.

      • Leca

        hum… boa! vou começar com a mais cicatrizante e passar para a mais hidratante assim que melhorar… (só hoje encontrei a glicerina) …obrigada!

    • Ellen

      Olá Leca, estou com o mesmo problema que o seu antes aparecia DA só nas bochecas agora ao redor dos olhos não sei o que fazer, usei a mistura de glicerina com bepantol e ardeu muito, então misturei a glicerina com água mineral, mas não vejo resultado, deu ceto com você?

      • Paola Oliveira de Camargo

        Ellen, o bepantol é fundamental para a cicatrização das feridas. A ardência se deve à glicerina, que é termogênica (ela aumenta a temperatura da pele). Qualquer coisa que esquente aplicada a uma ferida arde, não tem jeito. Mas, se aplicares a mistura de bepantol e glicerina, em poucos dias as feridas se fecharão, e tua pele estará hidratada como nunca, o que evitará novas crises.

        Em 18 de agosto de 2015 15:36, Disqus escreveu:

    • Mayara

      Leca, também estou com essa alergia em volta da pálpebra inferior. Nossa, muito ruim, porque não consigo ficar sem maquiagem. Você fez o teste?

  • Natalia

    Bom dia Paola, você sabe me falar se é recomendável também para dermatite seborreica? Minhas crises são esporadicamente o que afeta o coro cabeludo e o rosto, porém, consigo controlar no couro cabeludo, mas, meu rosto fica cheio de manchas avermelhado e descamando, o que torna uma aparência nada agradável, .. Desde já parabenizo pelas postagens que assim como eu existem milhares de pessoas que sofre com isso.

    • Paola Oliveira de Camargo

      Não, Natalia. Dermatite atópica e dermatite seborreica são coisas completamente diferentes. A crise de DA é causada por uma pele extremamente ressecada. Já a DS surge de uma superprodução de oleosidade combinada com irritação da pele. Em síntese, poder-se-ia dizer que a dermatite seborreica é o exato oposto da dermatite atópica.
      Nessa linha de raciocínio, parece lógico que essa misturinha, que é um remédio milagroso para a DA, será ineficaz ou mesmo prejudicial para a DS. Considerando-se que eu, após anos de tranquilidade, voltei a apresentar seborreia no couro cabeludo após adicionar uma quantidade não exagerada de glicerina no shampoo, eu desaconselho completamente qualquer pessoa com tendência à seborreia de usar essa mistura (ao menos no que se refere ao couro cabeludo. O resto é mais fácil de resolver).
      Uma coisa que foi ótima para a minha DS na beira da pálpebra foi óleo de rícino. Eu peguei um pote velho de rímel, removi todo o conteúdo, lavei umas 50 vezes (é mais fácil remover o conteúdo acrescentando óleo antes de lavar) e enchi de óleo de rícino (custou R$ 3,50 um potinho de 50ml anos atrás e ainda tenho o dito cujo). Com a escovinha, apliquei o óleo nos cílios por algumas noites antes de dormir (cuidado pra não entrar em contato com o olhos, é meio desagradável). Os cílios que eu havia perdido por causa da dermatite voltaram a crescer, e nunca mais tive uma crise. Talvez esse óleo ajude a resolver o problema também em outras regiões, mas eu só usei nos cílios mesmo.

  • Camila Barros

    Oi Paola…estava a bastante tempo procurando algo me ajudasse a combater a dermatite e graças a Deus encontrei seu post. Hoje comprei os dois produtos e estou testando. Já senti uma umidificação diferente na pele. Logo que eu terminar essa semana lhes contarei o resultado.
    Beijos

    • Paola Oliveira de Camargo

      Fico muito feliz, Camila, mas agradece a Lô, que o post foi escrito por ela 😉

  • Gabi

    Olá querida! Já que vc conhece tão bem e sabe como é chato a dermatite, gostaria de saber qual o tratamento adequado para tratar as manchas de antigas lesões. Um beijo grande! Adorei sua dica! 😘😘😘

  • Helena Ramos

    por gentileza meu marido tinha psoriase na cabeça, principalmente atras das orelhas, mãos e cotovelos. Passei em toda area afetada, enxofre com oleo comum de cozinha. Na cabeça sumiu tudo, nas no cotovelo e nas mãos nao. Alias começa coçar as mãos dele e depois estoura umas bolhinhas e ele fura tudo. Dai fica aquela pele grossa e ele vai arrancado acabando prq ficar a palma da mão fininha, até q comece td de novo. E cotovelo parece que brigou e esfolou tudo rss. Sabe algum medicamento que cura isso?

  • karina

    Obrigado Paola você me ajudou muito .
    Porem não consegui acessar o link que voce me mandou , poderia me informar o nome do sabonete para que eu possa ver.
    Eu dei uma olhada no site da natura e achei um chamado natura nature, ele contem sodium palmate esse também faz mal ?
    johnson’s eu descarto pois minha filha é alergica.
    Sobre o sulfate/disodium eu notei que tem sim na composição do shampoo que eu uso na minha filha e esta em segundo lugar na composição .
    A uns dias minha filha vem apresentando muita coceira nos olhos e dermatite praticamente todos os dias, concerteza deve ser do shampoo, obrigado pela dica , pois irei suspender o uso.
    Obrigado

    • Paola Oliveira de Camargo

      Karina, a coceira é quase certamente culpa do shampoo.

      Os links que enviei são para o Bololô sabonete em barra e para o Mistureba sabonete em barra sortido – ambos da linha Natura Naturé. Tem também o Tchurminha, mas esse eu não vi na minha primeira pesquisa. Ainda na linha Naturé, o Splack! Shampoo para cabelos lisos é isento de sulfato (os demais shampoos da linha contêm sulfato como segundo ingrediente, então passa longe).

      Os shampoos da linha Baby Dove não levam sulfato em suas fórmulas, mas, como vi que estavas querendo alternativas ao sabonete deles, acho que não terás interesse.

      Ah, lembrei agora que outro dia uma moça que sofre de dermatite atópica nas mãos postou um comentário super positivo sobre a loção de limpeza de aveia que a Ju colocou nesse link: . Trata-se, basicamente, de aveia e água – mais suave, impossível.

  • Karina Tavares

    Muito obrigado paola.
    Eu vou fazer a mistura , mesmo assim devo comprar o hidratante neutrogena?
    Quanto ao sabonete , LO vc poderia me dar uma dica , pois uso apenas sabonete de bebe na minha filha , geralmente glicerinado e hipoalergenico . Mesmo assim apos o banho ela se coça muuito .
    Se puder me ajudar agradeço.
    Beijos

    • Paola Oliveira de Camargo

      Karina, a mistura é, ao mesmo tempo, cicatrizante e super hidratante. Logo, em princípio, não há necessidade de outro hidratante. Atenção: podes usar sim outro hidratante além da mistura, mas também podes não usá-lo.

      Quanto ao sabonete, a Lô acabou de me dizer o seguinte: “qualquer um sem sulfato. mantém o sulfato longe, beeem longe dele, e não esquece de usar shampoo sem sulfato também. Tem em barra em lojas on line, mas são difíceis de achar em supermercado. Porém, tu bem sabes que tem na natura sem sulfato pra criança, e da johnson’s também!”

      Aí eu fui no site da Natura, só pra confirmar que os sabonetes de criança não têm sulfato (e têm glicerina). Podes testar esse ou esse . E podes também verificar a lista de ingredientes dos da johnson’s – se estiver escrito “sulfate”, não compres. Atualmente, os shampoos johnson’s baby não têm mais sulfato, então podes experimentá-los sem problemas.

  • Karina Tavares

    Oi minha bebe tem 3 anos e tem dermatite atópica já não sei mais o que usar vou tentar essa mistura .
    Porem tenho uma duvida o que siguinifica esse sulfato que VC disse ?
    Seria sulfate disodium ?
    No caso oq ele causa na pele ?
    Você poderia me indicar algum sabonete que não seja o baby dove
    Obrigado

    • Paola Oliveira de Camargo

      Karina essa mistura fará maravilhas, verás.
      Sulfatos são agentes responsáveis pela formação de espuma em produtos de higiene e limpeza, como o lauril sulfato de sódio e outros. Em rótulos com ingredientes em inglês, aparecem sim como sulfate. O problema deles é que são agentes de limpeza muito agressivos, que removem toda a oleosidade da pele. Para alguém com dermatite atópica, cujas crises surgem justamente por causa do ressecamento da pele, eles são terríveis.
      Quanto aos melhores sabonetes, melhor perguntar pra Lô, e também dar uma olhada nos comentários aqui.

  • egiani

    ola tenho a dermatite alergica as formulas de kathon cg quais os hidratantes que poderia usar

  • Fabiane Andrade

    Ólá boa noite gostei muito da dica e queria fazer pra passar na minha filha de 2 anos e 8 meses ela tem dermatite e ultimamente esta muito atacada cosando muito, gostaria de uma ajuda pedi pro meu marido comprar a bepantol liquida e ele comprou a creme baby será que tbm da certo com ela? Se pode ser como faço a mistura me ajudem meninas obrigada! Já estou desesperada sem saber o que fazer nos braços dela ta muito feio.

    • Paola Oliveira de Camargo

      Dá certo sim. É melhor usar o líquido (até porque é mais fácil mensurar), mas pode sim usar a pomada.

  • F.B

    Olá..tenho 26 anos e tenho DA fazem 5 anos, já fui em tudo qnto é medico, já tomei muitos medicamentos, cremes, pomadas e até aquele “banho” luz ( ultravioleta ) e nada resolvia.
    Minha DA é nas pernas, desde que descobri e começou as feridas, nunca mais usei short, saia, vestidos, nada que mostrassem minhas pernas, nem dentro de casa, hoje a unica pessoa que vê minhas pernas é meu namorado e mesmo assim morro de vergonha.Só quem tem sabe o inferno que é, o tanto que coça, o qnto é feio olhar suas pernas, as vezes não dá vontade nem de sair de casa pois vejo as meninas de vestido, de short me bate uma triste, descobrir no 2 anos da faculdade, nas festas só dava eu de calça , e qndo as pessoas falavam: nossa com esse calor e vc de calça, pra mim era a morte, já acabava meu dia.Não durmia direito a noite, rancava sangue de tanto coçar, é horrivel..esses ultimos dias eu já não estava aguentando mais e resolvi procurar na internet alguma coisa para melhorar, pois a unica coisa que melhorava por uns dias era o prednisolona com o creme diprogenta ( tudo corticoide ) e eu como profissional da saúde sei que não pode tomar direto, porém já não estava nem ai, pois eu queria uma melhora e sem conta o tanto que me engordo. Qndo coloquei no google foi a primeira imagem que eu vi e me chamou atenção, já abri o blog na hora e qndo vi os depoimentos não pensei em duas vezes e fui lá e compreie hoje estou no terceiro dia passando a misturinha e nem acredito o que eu estou vendo, desses 5 anos é a primeira vez que vejo minha pele assim, está cicatriando muito rapido e estou me controlando ao maximo para não coçar, pois coça muito, a pele está hidratada e estou muito feliz..só tenho a agradecer a quem postou isso e que Deus te abençõe demaaaaais…muitoooo, muitoooo obtigada mesmo, do fundo do meu coração …

  • Andressa Santos Lima

    Não entendi as quantidades: “Uma parte de Bepantol líquido para 3 partes de Glicerina” o Bepantol vem com 50ML e a Glicerina com 100ML como seria isso? Poderia me ajudar, não consegui entender =(

    • Sara

      É 10 ml de Bepantol para 30 ml de glicerina.

      • Andressa Santos Lima

        Muito Obrigada!!!!

  • Samantha

    Boa tarde Lô, gostaria muito de deixar o registro da minha experiência e meus sinceros agradecimentos!

    Desde criança tenho dermatite e já utilizei inúmeros medicamentos e produtos, sem sucesso. Ela sempre ia e vinha as vezes mais ou menos intensa.
    Há 10 meses a dermatite está mais forte e nenhum tratamento estava funcionando. Realizei consultas médicas e uso de pomadas e cremes dermatológicos.
    Hoje faz uma semana que estou utilizando a fórmula que você sugeriu e o resultado é impressionante! A pele está regenerada e sedosa.

    Aqui deixo o meu Muito obrigada!!!!!!
    Parabéns pela iniciativa e auxílio!

    Grande abraço!
    Samantha

  • Flavia Reis

    Tenho dermatite seborreica no couro cabeludo , posso passar a Glicerina com Bepantol também , como se fosse um banho de creme ou uma hidratação , será que ajuda a saírem as crostas ?

    • Paola Oliveira de Camargo

      Essa mistura serve pra dermatite atópica, não pra seborreica. Uma coisa que me ajudou a acabar com a dermatite seborreica (mas nas pálpebras, e não no couro cabeludo) foi o óleo de rícino (mamona) aplicado direto na região afetada. Mas não posso te dizer pra usá-lo no couro cabeludo porque se trata de óleo extremamente pesado, que provavelmente deixará teu cabelo super oleoso. Tenta aplicar óleo de melaleuca. E, se possível, também gel de babosa.

      • Flávia Reis

        Obrigado! Vou tentar , se der certo deixo a dica ok !

    • Paola Oliveira de Camargo

      Ah, abandona os shampoos sem sulfato e não laves o cabelo todo dia, pra evitar o ressecamento.

  • Rosi Lopes

    Gostaria de deixar registrado meus sinceros agradecimentos a quem fez este post e ao desenvolvedor desta formula, tão simples, porém, bastante eficaz no tratamento da dermatite atópica. Há 15 dias atrás, estávamos eu, minha filha, seus avós e marido, aflitos com a aparência da pele da minha filha Déborah de 16 anos, em um estágio terrível da doença, não aguentávamos olhar pra pele dela. Iniciei uma busca na internet, para encontrar algum indicativo de um novo tratamento eficaz, diferente dos que ela já fez e me deparei com o link do blog, nem pensei duas vezes, comprei os componentes da mistura e passei na pele dela e ela passou novamente à noite, no outro dia nem acreditamos no que vimos, a melhora já era aparente e hj, depois de 15 dias de tratamento a pele dela que já estava com a aparência de envelhecida melhorou 90%. Acreditem! Estamos felizes, ela parou de coçar e a pele está com um aspecto ótimo. Parabéns ao blog, que Deus os abençoe muiiiitooo!!!

  • Liudmila Amaro

    olá Lorena! Que belo trabalho, parabéns. Estou muito aflita com a minha menina de 7 meses, a cara é a zona mais afectada, será que posso experimentar esta formula nela?

    • Paola Oliveira de Camargo

      Experimenta sem medo!

  • TAMARA

    Nossa que ótimo, passo pelas mesmas coisas que todos citaram e hoje tenho 23 anos e já usei vários medicamentos e pomadas também. Vou testar sua formula, parabéns pelo empenho e dedicação e por nos ajudar,que Deus te abençoe muito..bjos

  • iére

    Oi, boa noite LORENA! Eu tenho dermatite atopica desde uns 7 meses, já gastei muito com médicos e cremes, até ir a dermato e ela falou o que eu tinha pq até então não sabia e pensava que era alergia a algum alimento. Quando descobrir já gastei com vários cremes, mas a dermatite insiste. Sou negra e nos locais da coceira está preto e a pele grossa. Vou utilizar essa mistura e vou ver o que acontece e contarei aqui. Bjos

  • Vitoria Affonso

    Olá, será que posso usar esta mistura como primer para pele seca? ou é melhor a receita de água mineral e glicerina?

    • Lô Magalhães PB

      Acho que vc pode tentar usa sim como primer. Veja se não vai ficar pesado demais…

  • Bárbara

    Olá Paola, fui diagnosticada com dermatite seborreica na região do nariz na lateral e tenho algumas acnes pelo rosto tbm.. uma dermatologista me indicou o sabonete liquido ACTINE e uma pomada chamada Micolamina que parei de usar por que me ardia muito e começou a piorar, ficou cada vez mais vermelho e com casquinhas…Queria saber se no meu caso posso fazer essa dica que vc passou? e se posso continuar usando esse sabonete que para mim não vejo diferença alguma na pele. Obrigada 😉

    • Lô Magalhães PB

      OI, Bárbara! Bom, meu nome não é Paola, é Lorena! kkkkkkk Mas enfim, não, não pode usar essa minha misturinha. Dermatite seborreíca é outro caso… :-) Qulaquer coisa, tô por aqui! Um beijão pra vc e se cuida!

  • Igor

    eae,eu sofro de dermatite ah 8 meses e nunca conseguir curar.ja fui em varios dermatologistas e sempre as mesmas coisas.hoje eu resolvi fazer essa misturinha mais eu comprei a benpantol em pomada e nao liquida.mas fiz do msm jeito sera que vai funciona?

    • Monica

      Oi Igor, eu não sou do site, mas eu acho que essa mistura com bepantol em pomada deve ficar muito pegajoso e talvez ruim pra passar no corpo. Pra vc não comprar o bepantol de novo pq é mais caro, compra o genérico dele e faz outra misturinha se não tiver dando certo.

    • Lô Magalhães PB

      Oi, Igor. Vai funcionar sim, do mesmo jeitinho. Tem genérico tmb, tem líquido. Vc pode até mandar manipular! É só pedir dpantenol- 5% em uma farmácia de confiança. É só vc ver qual forma fica melhor pra vc usar no corpo todo.

  • alessandra tavares

    Boa noite minha filha vem sofrendo desta dermatite atopicaa estamos a 1 semana sofrendo com isso, ja fomos ao médico 2 vezea várias pomadas remedios e nada hoje pelas 20:30 li e decidi fazer a misturinha gente minha filha esta dormin do sem coceira alguma agradeço a vcs hoje vamos dormir !!!!!!!!!!

    • Lô Magalhães PB

      owwww que maravilhoso!! Muito obrigada pelo retorno! fico emocionada…não esqueça de cuidar e nao usar nada que possa trazer tudo de volta, como xampu e sabonete com sulfatos..

  • Fabia

    Boa tarde!
    Gostaria de saber se vcs estao usando diariamente esta misturinha como um hidratante, inclusive no rosto, pois na regiao dos olhos ficam mto secas, a DM da em toda parte, tenho uma filha de 5 anos, e mto dificil, super sensivel, qualquer coisa ataca DM.
    OBRIGADA.

    • Paola Oliveira de Camargo

      Essa mistura é muito hidratante e deve ser usada sim todo dia.

      • fabia

        Paola,

        Obrigada pela dica!