Dermatite Atópica – Tratamento

dermatite atopica

Hoje eu vou falar um pouco sobre dermatites e como combatê-la. Sempre tive problemas sérios com dermatite atópica e , quem tem, sabe a luta que é. Parece uma luta sem fim, sem efeitos, sem remédios. Um inferno!

Mas tudo tem um jeito não é mesmo? Eu encontrei um jeitinho de manter a pele controlada e vou dividir com vocês! Já falei sobre dermatite em outro post aqui no PB, mas hoje vou explicar melhor sobre a receitinha simples que salvou a minha pele, literalmente, depois de muito dinheiro gasto com hidratantes sem efeito algum!

O que é?

Dermatite atópica é uma doença crônica que causa inflamação da pele, levando ao aparecimento de lesões e coceira. Cerca de 30% dos indivíduos com dermatite atópica têm asma ou rinite alérgica e 15% têm surtos de urticária. Há estudos que apontam 70% dos pacientes com antecedentes familiares de atopia (asma, rinite alérgica ou dermatite atópica).

Como se desenvolve ou se adquire?

O indivíduo com dermatite atópica tem um aumento da reatividade cutânea frente a inúmeros estímulos. Os mecanismos responsáveis por esta reatividade alterada não são completamente conhecidos. Sabe-se que fatores genéticos, imunológicos e não-imunológicos, contribuem para o aparecimento.

Como se trata?

Por não existir nenhum recurso para a cura definitiva, o objetivo do tratamento deve ser o controle da afecção, enquanto se aguarda por uma possível involução espontânea da dermatose. Assim, o tratamento deve ser orientado para diminuir a sintomatologia e a reação inflamatória, reconhecendo, afastando ou excluindo fatores que agravam o quadro.

A hidratação cutânea é ponto fundamental no tratamento. Podem ser utilizados os antiinflamatórios tópicos (creme ou pomadas de corticosteróide), anti-histamínicos por via oral, para controlar a coceira e diminuir as erupções na pele. Os imunomoduladores e imunossupressores também são indicados para auxiliar no tratamento.

Bom, eu parti do ponto que fala sobre hidratação cutânea, pois como estudante de química, é o que eu poderia estudar e testar em laboratório, pois todo o resto só um médico alergista pode diagnosticar e tratar. Eu testei por anos e anos, todos os hidratantes que me prescreveram, todas as fórmulas manipuladas e nada resolvia. Apelei para cremes caríssimos e nunca obtive nenhum resultado satisfatório. O problema da dermatite são todas as outras doenças de pele que adquirimos pela situação delicada em que já estamos.

Uma coisa vai puxando a outra e vira um inferno!

Misturinha:

Uma parte de Bepantol líquido para 3 partes de Glicerina. É quase um vidrinho de Glicerina e uma pomada ou 1/3 do vidro de Bepantol líquido!

Recebi um feedback muito positivo das leitoras que usaram essa fórmula básica que eu já havia publicado aqui no PB e resolvi falar com mais detalhes sobre o assunto.

A leitora Dianne Nobrega, deixou um comentário sobre a fórmula que indicamos aqui no PB:

“Nao estou acreditando!!! Tenho 43 anos e sofro de dermatite desde sempre. Moro em Brasília onde fica nada mais nada menos que 4 meses sem chover, Em setembro os níveis de umidade do ar chegam a ser comparados com as do deserto do Saara. Bem isso td começa em junho e vai até setembro. Estamos no fim de junho e minha pele já estava de fazer dó. Meu ritual de cremes acontece umas 4 vezes por dia e a pele continua extremamente seca, coçando, com placas vermelhas horríveis! Já tentei tds os cremes, inclusive importados. Tudo que o dermatologista diz pra eu fazer eu faço e nada! Bem… ha quatro dias estou usando o bepantol com glicerina e no dia seguinte minha pele já estava apresentando melhoras. Na primeira vez (por a pele estar mt lesionada) ardeu mt e a pele coçou mais ainda, até pensei que nao iria usar de novo, mas como no dia seguinte minha pele amanheceu ótima continuei usando. Agora nao arde mais e minha pele é outra! As placas já estão sumindo! Mt, mt obrigada!!!!”

E a leitora Regina Louredo, também nos deixou um comentário muito carinhoso, relatando que não sabia mais o que fazer antes de ler nossa dica aqui no PB:

“Adorei a dica de Bepantol misturado com glicerina,com três dias de uso minha filha já estava com a pele super boa.Não sabia mais o que fazer,comprei muitos cremes e remédios.Obrigada.”

O comentário da Dianne é muito importante pois descreve bem a sensação da pele. A glicerina esquenta um pouco quando entra em contato com a pele e não é fácil quando você já está tomada por lesões. O importante é lavar bem a área com sabonete em barra (pelo amor de deus, não usem sabonete líquido) de preferência natural e fitoterápico, depois aplicar a fórmula hidratante de bepantol e glicerina durante a noite.

Para que serve o Bepantol na fórmula? Para acelerar a cicatrização! Um estudo sobre as doenças de pele de 2002 revelou que o uso tópico da vitamina B5, melhora a hidratação da pele, mantém a sua elasticidade e aumenta a sua suavidade. O estudo também sugeriu que a vitamina B5 tem propriedades anti-inflamatórias, tornando-a útil no tratamento da descamação da pele, aspereza e ressecamento.

O Dexpantenol, substância ativa do Bepantol, é rapidamente transformado nas células em ácido pantotênico. Este último é um componente da coenzima A, elemento essencial que, além de ser fator de acetilação ocupa uma posição-chave no metabolismo celular.

O ácido pantotênico é indispensável ao bom desenvolvimento do metabolismo dos tecidos epiteliais da pele e das mucosas. O dexpantenol, conhecido como vitamina B5, estimula a cicatrização, regenerando a pele. Também previne a dermatite de contato causada por fraldas.

E a Glicerina? Só usando pra você saber o quanto é eficaz. Alguns cremes caríssimos são totalmente à base de Glicerina e cobram 800 reais por um potinho. A Glicerina pura é vendida por 6 reais em qualquer farmácia! Pesquisadores norte-americanos acreditam que a glicerina, muito usada em cosméticos, possa ter valor terapêutico para a pele, sob determinadas condições.

A glicerina, ou glicerol, é bastante empregada em produtos cosméticos porque atrai água e ajuda a pele a ter uma aparência melhor. O novo estudo sobre a glicerina foi realizado pelo Medical College of Georgia.

Segundo os cientistas, a glicerina ajuda as células da pele a se desenvolver apropriadamente.

Eu indico que você use a misturinha pela noite, depois de higienizar bem a pele com sabonete em barra fitoterápico e, pela manhã prossiga com o seu tratamento normal indicado pelo seu alergista ou dermato (eu prefiro os alergistas , neste caso específico de dermatites).

Perguntas freqüentes:

  • Posso usar óleo de amêndoas no lugar da glicerina? NÃO!
  • Posso usar qualquer outro óleo no lugar da Glicerina: NÃO!
  • Posso usar outro cicatrizante no lugar do Bepantol? NÃO!
  • Qual o motivo de não poder usar sabonete líquido? Por conter Lauril éter sulfato de sódio, ou laureth sulfato de sódio (SLES)! Ele é um detergentee surfactante que faz parte de muitos produtos de higiene (sabonetes, shampoos,cremes dentais, etc.). É um desengordurante muito eficaz e barato. Produtos contendo essas substâncias podem afetar quem tenha propensão a eczemas e outras irritações. Essas substâncias ajudam na produção elevada de espuma nesses produtos, permitindo uma melhor distribuição do produto durante a lavagem do cabelo, pele ou dentes. Quando enxaguado, o produto terá lavado a área mas, em contrapartida, terá também removido a humidade das camadas superiores da derme. Em pessoas com pele sensível (dadas a dermatites, acne, eczema, psoríase e sensibilidade química), as propriedades hidrófilas desse tipo de detergentes podem causar o ressurgir de problemas de pele ou piorar condições já existentes.

Bom, fica a dica de alguém que lutou a vida inteira contra dermatites!
Esse artigo é especial para a leitora Naiara Borges.

Você Provavalmente Irá Curtir...

  • alessandra tavares

    Boa noite minha filha vem sofrendo desta dermatite atopicaa estamos a 1 semana sofrendo com isso, ja fomos ao médico 2 vezea várias pomadas remedios e nada hoje pelas 20:30 li e decidi fazer a misturinha gente minha filha esta dormin do sem coceira alguma agradeço a vcs hoje vamos dormir !!!!!!!!!!

  • Fabia

    Boa tarde!
    Gostaria de saber se vcs estao usando diariamente esta misturinha como um hidratante, inclusive no rosto, pois na regiao dos olhos ficam mto secas, a DM da em toda parte, tenho uma filha de 5 anos, e mto dificil, super sensivel, qualquer coisa ataca DM.
    OBRIGADA.

    • Paola Oliveira de Camargo

      Essa mistura é muito hidratante e deve ser usada sim todo dia.

      • fabia

        Paola,

        Obrigada pela dica!