Dúvidas Sobre Pomadas de Óxido de Zinco

hipoglos para o rosto

No mês em que o nosso PB bate recorde de visitas, recebemos uma linda notícia! Uma de nossas leitoras mais queridas e assíduas espera um bebê! A Tânia Soares está conosco desde 2010 e é uma das leitoras que mais nos envia resenhas, além de ter criado o grupo “amigas do PB”,no facebook, com a finalidade de aprofundar a amizade iniciada entre as leitoras aqui nos comentários do blog.

Nos sentimos muito honradas por saber que o PB consegue ser tão verdadeiro e capaz, até mesmo, de incentivar amizade entre as comentaristas! Acho que somos privilegiadas por isso! Talvez o nosso estilo diferente de nos tornarmos muito acessíveis e sem marras com as nossas leitoras tenha facilitado essa atitude entre vocês, queridas! O fato é que somos muito gratas por isso!

Como as nossas leitoras que passam por este momento lindo adquirem privilégios aqui no PB, este artigo é especial para nossa Tânia, mamãe do mês!

A dúvida da Tânia é quanto ao nosso super indicado “óxido de zinco”, presente em várias receitinhas para pele aqui no PB. Ela não conseguia encontrar nenhuma pomada de óxido de zinco e gostaria de saber se a famosa “hipoglós” poderia ser usada no lugar.

Bom, a resposta é NÃO. As receitinhas que temos aqui no PB para peles secas, dermatites e proteção solar, necessitam de pomadas de óxido de zinco de, no mínimo, 200mg/g. Até onde eu lembro (me corrijam se eu estiver errada, ou se a fórmula mudou) a hipoglós não tem essa concentração. Além disso, a hipoglós possui outros princípios ativos que, se eu tivesse a pele oleosa, passaria bem longe.

As pomadinhas de óxido de zinco são facilmente encontradas nesta concentração de 200mg/g associadas à nistatina. O problema é que, no Brasil, a nistatina não é convenientemente usável por mais de 7 dias, além de não poder ser usada por mulheres grávidas, por motivos ainda não comprovados, porém, já estudados. Apesar da nistatina não ser absorvida por pele intacta, não sendo prejudicial quando usada da forma que a indicamos aqui no PB, em nossas receitinhas, o melhor é evitar.

Neste caso, a solução é procurar por pasta d´água (e tentar se adaptar à pasta, que tem uma textura estranha) ou pomadas de PREVENÇÃO (e não de tratamento) de assaduras que não estejam associadas a outras inúmeras substâncias hidratantes (como o caso da hipoglós). Estas pomadas, geralmente, não possuem a nistatina em sua composição e possuem uma boa concentração de óxido de zinco, ideal para ser usada em nossas dicas aqui no PB, como as receitinhas de BB cream caseiro e protetor solar,tratamento de dermatite e tratamento para pele seca.

Porém, é preciso testar a marca da pomadinha de prevenção que se adapta melhor. Cada pele vai reagir de uma forma diferente e, quem tem a pele oleosa, deve tomar cuidado redobrado para não acabar com mais acne que antes e, geralmente, gosta mais do efeito da pasta d´água. Quem tem a pele seca, geralmente, não gosta do efeito da pasta d´água e se adapta melhor a pomadinhas de prevenção de assaduras! É só ir testando!

Eu espero ter conseguido tirar as dúvidas da mamãe Tânia que, carinhosamente, me chama de “Sinhazinha” do PB. Eu prefiro não querer saber o motivo deste apelido, mas tenho certeza de que é com muito amor, não é, Dona Tânia? Aproveita os 9 meses em que a Sinhazinha é você! (Risos).

Parabéns pelo momento e um grande abraço para todas as leitoras mamães!

author avatar

Engenheira e pesquisadora. Adoro fazer testes e fórmulas exclusivas para o PB. Amo química, neurociência e sorvete.

  • Adriana Siqueira Albuquerque R

    OI meninas eu posso misturar a pasta d’água com o óleo rosa mosqueta?

  • jessica martiniano

    oi gostaria muito de saber se posso usar a nistatina de zinco com rosa mosqueta e bepantol para estrias ?? obg deis de já

  • Dayana

    Alguém me ajudeeee!!!! Gente eu só encontro a pasta d’ água liquida! Ela serve ou tem que ser em creme?

  • Thaiane Assumpção

    Meninas, vcs sabem me dizer se a concentração do óxido de zinco desse creme muriel é de no mínimo 25%?
    E qual creme é? Um potinho verde?

    Obrigada!

  • laine

    oi tenho pele oleosa com cravo e acne posso usar a pomada p bebe que tem nistatina +oxido de zinco 100.0000ui/ 200mg???

    • Paola Oliveira de Camargo

      Pode sim, tranquilamente. Lava bem o rosto antes, pra remover o excesso de oleosidade, e aplica a pomada. Ela vai hidratar, matificar e proteger contra o sol.

  • Thamires Moretto

    Boa tarde, me chamo Thamires e acompanho o blog há pelo menos 6 meses, apesar de nunca ter comentado antes…Adoro todas as receitinhas, matérias, comentários e afins…e confesso já ter feito várias das receitinhas aqui publicadas. Inclusive, resolvi comentar justamente pelo assunto ” pasta d’água”, que eu tinha comprado uma vez pra ir em uma festa à fantasia e pintei meu rosto todo de branco, e depois ficou jogada no fundo do meu armário, sem eu saber sua utilidade…até ver as matérias aqui e eu resolver misturar no meu hidratante facial que uso todo santo dia…e foi a melhor coisa que fiz: pelas propriedades antissépticas e secantes dela minha pele ficou muito melhor, menos oleosa e com beeeeeem menos cravinhos, e espinha não tenho faz um bom tempo!!! Vou continuar acompanhando sempre o blog! Parabéns pelas matérias e obrigada pelas dicas de cada dia! Beijinhoss

  • Michele

    Olá, pessoal sou nova por aqui, descobri o blog por acaso quando fui fazer uma pesquisa no google sobre zinco e espinhas e encontrei vcs e estou amando não paro de ler. Quero só ter certeza se entendi tudo o que li e não fazer bobagens na pele. Tenho a pele oleosa daquelas que nenhum filtro se adapta (todos me deixam com cara de que lavei o rosto com óleo de cozinha rsrs). A noite estou usando hidroquinona (pomada claripel) para apagar as manchinhas escuras que a acne deixa então preciso usar filtro para proteger minha pele. Se eu usar a pasta d’água com óxido de zindo 25% ele dá conta dessa proteção?

    • Paola Oliveira de Camargo

      Dá conta e segura muito bem. Inclusive reduz a oleosidade, e, se não estiver muito quente (tipo inferno), deixa a pele com aspecto bem sequinho.

      • Michele

        Obrigada!!! Vi sua resposta comprei usei por esses 2 dias e estou adorando!!!

        • Michele Santos

          Oi Paola como disse na resposta acima comprei a pasta d’água (Farmax) e estou adorando principalmente pq ela não arde os meus olhos (esse é o motivo de eu sempre ter odiado FPS). Moro no RJ e ao sair na rua derrete tudo cai nos olhos e eu fico lacrimejando e em desespero pq parece que caiu shampoo nos meus olhos. E com a pasta não (AMÉM) rsrs. Durante esses dias passei ela e para não ficar com cara de Michael Jackson (sou mulata) usei minha base Maybelline Dream Matte mousse (que só não é dos deuses pq não tem FPS) mas a pasta resolveu o problema dela. Só qq hj sáb, geralmente não uso make e me dei conta que estava com cara esbranquiçada. Tem alguma sugestão para que eu possa misturar a pasta sem ser oleoso li em outras postagens várias misturas mais todas são de pele seca só de pensar em bepantol no meu rosto já me lembro da sensação de óleo de cozinha rsrs. Obrigada pela sua orientação e ainda estou na fase de devorar todas as postagens e é uma pena eu só ter encontrado esse blog agora.

          • Paola Oliveira de Camargo

            Bah, não sei dizer. Algumas meninas disseram que passar hidratante por cima da pasta d’água tirava a brancura. Mas dá o mesmo trabalho que passar a base, e imagino que o efeito da base seja melhor.

        • Paola Oliveira de Camargo

          Fico feliz em saber, Michele! :)

  • Wes

    Olá gurias – homem na área.
    Efeito mate – foi o que me trouxe ao blog e pra minha surpresa, a galera por aqui ama óxido de zinco.
    Eu já havia experimentado uma minancora cheia disso, mas deixava o rosto bem vampirizado e o efeito acabou sendo contrário (prometia ser anti acne mas desperdiçou tudo).
    Agora, sob influência do blog, comprei uma pasta d’água.
    Primeira dificuldade foi espalhar o trem. Depois de diversas tentativas… Rosto molhado, mãos molhadas, ponta do dedo mergulhada de leve na pasta, esfrego nas mãos, aplico.
    A aplicação é fácil, rosto fica branco, então… Jogo de leve, sem esfregar, uma água, e seco só encostando a toalha.
    O rosto ainda retém o OZ, mas bem menos gritante. Bem menos vampirizado, mas pra mim, notável – Apesar de eu ter perguntado a outras pessoas e ninguém ter visto nada de anormal.
    Não sei se esse procedimento acaba com o fator ‘proteção solar’ mas matifica levemente.
    Apenas relatando. Se alguém tiver algo a acrescentar…
    PS, valeu pela dica, gurias. Testado e aprovado.

    • Paola Oliveira de Camargo

      Olá, Wes!
      Experimenta depois mandar manipular uma loção hidratante com 25% de óxido de zinco e 25% de silicone (dimeticona+ciclometicona). Eu fiz numa bisnaga de 30g, perfeita pra testes. Passei, e não fiquei nada branca. Achei que tinha passado pouco, e apliquei mais uma camada. Sério, não teve diferença nenhuma entre com ou sem o creme, em termos de cor da pele. Aí, andei horas no sol, a 40ºC, suei horrores (o suor sim dic esbranquiçado), sequei parte do suor. Claro que estava com o rosto vermelho no fim do dia, mas o vermelho se deveu a muito caminhar no calor, e não ao sol. Uma vez de banho tomado (eu passei o protetor às 8h, caminhei no sol o dia inteiro, cheguei em casa já de noite), descobri que o dito cujo segurou direitinho, mesmo eu tendo secado o suor branco com toalha e pego muito sol depois, minha pele não queimou nadinha.

    • Angélica

      Oi, existem diversos sites que vendem oxido de zinco e dá para misturar a quantidade necessária a um creme de pele ou óleo de coco. Segue um site que vende 1 kg por 20,00 RS: http://www.casadosaboeiro.com.br/produto.php?cod_produto=852307

  • Paula

    Comprei uma pasta dagua liquida, da Cimed. Ela não fica branca e no rosto e espalha bem até. Mas vi muitos comentários reclamando sobre a brancura que ele deixa e dizendo que é dificil espalhar. Será que minha pasta tem algum problema?

    • Paola Oliveira de Camargo

      Talvez o calor a teha deixado mais espalhável. Minha pomada de nistatina e óxido de zinco ficava bem fácil de espalhar no calor, e horrível no frio. Isso não interferia em nada na qualidade da mesma.

      • Paula

        Caso eu queira misturar a pasta d’agua com algum hidratante qual seria a proporção ideal?

        • Paola Oliveira de Camargo

          A mistura irá diluir a pasta d’água, que perderia a função de protetor solar. Podes usar uma coisa e depois a outra, mas a mistura diluiria, e isso não seria legal.

          • Paula

            Mas me lembro de ter lido alguma coisa sobre misturar a pasta d’agua com o hidratante.

          • Paola Oliveira de Camargo

            Fizzeste uma pequena confusão. Aqui nos comentários, uma leitora falou sobre usar a pasta d’água e, depois, por cima, passar hidratante, o que reduzia consideravelmente a brancura da pasta d’água. e eu e outra leitora falamos sobre misturar hidratante e óxido de zinco em pó, mais algumas outras coisas, para fazer protetor solar em casa.

  • Egna Stekoulis

    Olá meninas.

    Desejo-lhes fazer uma pergunta. Desejo incluir na minha rotina de cuidados diários o oxido de zinco e pesquisando em uma farmácia do meu bairro, me deparei com a marca de pomadas para assaduras BEBEX que possui três formulações diferentes. A Bebex Previne (com oxido de zinco a 200mg), a Bebex ADE (com retinol, colecalciferol e oxido de zinco a 150mg) e a Bebex N (com niastina e oxido de zinco). Quanto a Bebex N, já compreendi que não é recomendada por possuir niastina uma vez que no Brasil não se recomenda utilizar por mais de 7 dias seguidos, portanto já está descartada. Minha dúvida se faz a seguinte amei a fórmula da Bebex ade MAS esta possui uma concentração menor que a recomendada por vocês. Assim sendo, caso eu opte pela “ade” quais os riscos que estarei correndo ??? Obs* minha pele é mista, tenho 30 anos e já tive problemas com acne. Atualmente tenho apenas as “sardas” deste tempo. Grata pela atenção

    • Paola Oliveira de Camargo

      A ADE vai deixar tua pele linda e matificada, mas não vai proteger do sol. A Previne já vai ser capaz de proteger – embora o ideal seja de 250g/mg, 200mg/g já consegue proteger bem, se não for diluída com alguma outra coisa.

      • Egna Stekoulis

        Olá Paola.

        Obrigada por responder.
        Como, no momento estou precisando cuidar um pouco mais da pele, ficarei com o ADE e continuar a usar o protetor solar, conforme já faz parte da minha rotina diária.

  • Dinha

    Oi meninas, eu gostaria de saber se posso mandar manipular?? como faço? Obrigada.

  • Giselle

    Olá, tenho uma duvida.
    é só passar a pomada direto na pele?

    • Paola Oliveira de Camargo

      Exatamente.

  • Ingrid RM

    Oi…eu gostei muito da matéria. Eu gostaria de saber se eu posso mandar manipular? Só q eu tenho a pele bem oleosa, e estou usando ácido retinóico, tem problema? tem algum outro componente bom pra pele q eu poderia acrescentar??
    Obrigada! Bjs

  • Rose Esther

    Oi Lô , comprei uma pasta d ´água , ela é bem líquida fácil de espalhar , na composição vem talco , glicerina, álcool , metilparabeno e essência de erva doce , cada 100 gramas 25 g de óxido de zinco , posso usar no rosto ? algum componente acima é contra indicado ? agradeço

    • Paola Oliveira de Camargo

      A não ser que sejas alérgica a talco, podes usar sem problemas!

      • Rose Esther

        Obrigada :) se não for pedir muito Paola , sabe me dizer com relação a transpiração o óxido de zinco sai ? devo aplicar de quanto em quanto tempo ?

        • Paola Oliveira de Camargo

          Em termos de proteção solar, uma aplicação dura no mínimo umas 8 horas, ao menos em mim. Mas eu não suo muito. Ainda assim, quando uso no verão, consigo sentir o óxido na pele por muito tempo, mesmo suando. Pessoalmente, aplico uma vez no dia, sem problemas. Mas, se moras numa região de muito calor, e estiveres com medo de a proteção não durar tudo isso, podes dar uma lavada no rosto depois do almoço e reaplicar. Depois disso, não precisa mais mesmo. Mas eu só usaria de manhã, até porque já passei de manhã cedo uma pasta com a concentração mínima (20%, não 25%), passei horas caminhando embaixo do sol mais forte, suando muito (era um dia absurdamente quente), e sequer fiquei avermelhada.

          • Rose Esther

            Beleza , obrigada vou começar a testar o meu então … Boa semana :)

          • Paola Oliveira de Camargo

            Pra ti também! :)

  • Ana Paula Parrella

    por causa do melasma comprei bloqueador 60 da loreal (o de tampa amarela) mas fica muito oleoso e me da espinhas, será q posso misturar a mesma quantia de pasta dagua e base para anular o branco q fica? sera q vai segura o dia todo essa mistura??? ai gente me ajuda <3

  • Patrícia

    Boa noite! eu estava lendo as receitas e fiquei na dúvida, eu posso usar uma pomada para assadura com dexpantenol 50mg/g no lugar do óxido de zinco ?

    • Paola Oliveira de Camargo

      Patrícia, o Dexpantenol tem propriedades bem diferentes do óxido de zinco. Dexpantenol é bom pra passar nas bolsas sob os olhos, ou mesmo em todo o rosto, antes de dormir. Óxido de zinco serve, dentre outras coisas, como matificante e protetor solar, excelente para ser usado durante o dia.

  • Tarcila Rosas

    E a Minâncora, poos usar como protetor solar?? Minha pele é bem oleosa!

  • robson

    Alguém pode me responder se eu comprar uma pomada contendo 200mg de óxido de zinco esses 200mg equivalem a que fator de proteção solar? tipo 15, 30, 40 ou 50?

    • Paola Oliveira de Camargo

      Robson, a diferença no nível de proteção do FPS 30 pro 60 é praticamente nula. Uma pomada de óxido de zinco a partir de 20% equivale a um FPS 30, mas com uma duração bem superior à dos protetores solares tradicionais.

      • robson

        Então 20% equivale a 200mg de óxido de zinco certo? Me corrija se estiver errado.

        • Paola Oliveira de Camargo

          Exato, 200mg/g, ou 20%. O ideal mesmo é usar 25%, ou 250mg/g, mas a partir de 200mg/g já tem esse efeito, e não deixa a pele tão branca.

          • Robson

            Essa pomada não pode ser usada por 7 dias como cita lá em cima? não entendi. Outra coisa, percebi que essa pomada deve ser tipo Bepantol e se no caso eu que sou homem for passar vai ficar parece que eu acabei de correr 8 mil léguas por causa do aspecto ” seboso “, então eu já uso um da manipulação que é FPS 45 hidratante com vitamina E , mais como esses dias está quente demais ele fica desbotando e não tenho tempo de ficar reaplicando dai eu pensei que se comprar essa pomada ou um protetor solar aqueles oleoso que protege mesmo, poderia adicionar talco ? para dar uma secada já tentei fazer esse teste com o Bepantol pomada misturei um pouquinho da pomada e de talco e misturei e passei no rosto e nem dá pra perceber que passei nada, pois o protetor da manipulação quase que dava o mesmo efeito. Será que pode? ou diminui a eficácia do protetor? Principalmente porque moro no nordeste e pra sair de tarde é uma luta tremenda pq quando sai no sol já começa a escorrer a cara todinha. Obrigado por ter respondido Paola foi uma gentileza da sua parte.

          • Paola Oliveira de Camargo

            A nistatina pode dar um pouco de oleosidade em peles oleosas, mas o óxido de zinco em si deixa a pele super opaca, nada parecido com o bepantol. O negócio dos 7 dias é sobre a nistatina, apenas. Então, poderias usar algo com mínimo de 20% de óxido de zinco, mas sem a nistatina. Eu manipulei uma loção com 25% de óxido de zinco e 5% de dexpantenol. Infelizmente, fiquei branca demais e não fica fácil de espalhar. estou pensando em adicionar algum tipo de óleo não gorduroso para melhorar a emoliência, mais um pouquinho de cor pra não ficar com cara de fantasma. Agora, talco eu não colocaria, porque pode dar alergia, e o óx. zinco já deixa a pele bem matificada.

          • Robson

            Pois é me aceitei com o velho protetor mermo se dá dando certo pra que mecher né? Outra dúvidakkk, posso usar esta pomada de oxido de zinco e nistatina a noite para ajudar a secar as espinhas? porque o oxido de zinco que tinha no hiplogos secava perfeitamente só n uso mais pq estava nascendo novos pêlos em meu rosto, n queria ficar parecendo um lobisomem k , se vc souber uma pomada que tenha oxido de zinco sem vitamina a , ficaria agradecido. Mais é claro que venda por essas redondezas.

          • Robson

            Pois é me aceitei com o velho protetor mermo se dá dando certo pra que mecher né? Outra dúvidakkk, posso usar esta pomada de oxido de zinco e nistatina a noite para ajudar a secar as espinhas? porque o oxido de zinco que tinha no hiplogos secava perfeitamente só n uso mais pq estava nascendo novos pêlos em meu rosto, n queria ficar parecendo um lobisomem k , se vc souber uma pomada que tenha oxido de zinco sem vitamina a , ficaria agradecido. Mais é claro que venda por essas redondezas.

  • Fernanda

    Oi pessoas do PB como já disse antes sou nova por aqui,mais amei tudo!!! Vim aqui agradecer,olha só que confusão, amei a matéria ai em cima, fiquei com uma dúvida e perguntei para Ju,a Paloma muito atenciosa me respondeu. Ai entrando aqui novamente vejo que a matéria foi escrita pela Lô Magalhães.Aff coisa de principiante! Mais o agradecimento e geral!!! Obrigada meninas!!!!

  • Fernanda

    Oi Ju sou nova por aqui e tô alucinada!!! Não vejo a hora de parar de chover para ir as compras!!! Me ajuda por favor adorei saber sobre o zinco como protetor solar,mas acontece o seguinte tenho a pele um pouco oleosa e tenho em casa uma pomada de prevenção de assaduras o nome é Hipoderme= palmito de retinol 5.000ui+ colecalciferol 900ui + óxido de zinco 150mg. Posso usar como protetor solar?

    • Paola Oliveira de Camargo

      Fernanda, o ideal para esse fim é ter o óxido de zindo a 250 mg/g. O mínimo é 200 mg/g. 150 mg/g é muito pouco…

    • Angélica

      Olá,existem diversos sites que vendem oxido de zinco e dá para misturar a quantidade necessária a um creme de pele ou óleo de coco. Segue um site que vende: http://www.casadosaboeiro.com.br/produto.php?cod_produto=852307

  • http://www.facebook.com/vanessa2m Vanessa Moreira

    E parabéns a nossa mais nova mamãe!!!

  • http://www.facebook.com/vanessa2m Vanessa Moreira

    Boa, Lo! Esse óxido de zinco é tudo!!!

  • Marisa Orbelli

    Que lindoooo Lô! primeira resenha dedicada a nossa querida futura mamãe Dona Tânia Pereira Vasconcelos! kkk

    Primeiro já dei os parabéns pra nossa querida amiga e vou dar de novo: PARABÉNS Tânia lindo pelo anjinho que vc trará a esse mundo!

    Quanto a resenha, muito explicativa Lô, adoroooo sua experiência e carisma!
    Agora eu voltei hein, muitos coments! kkk

    Bjsssssss

  • http://www.facebook.com/people/Nacar-Xavier/100002470564655 Nacar Xavier

    Ai q lindo vou ser titia! rs
    A Tânia é muito querida, é uma fofa, linda e agora estará mais linda ainda. rs
    Tânia aproveita da Lô pq ela morre de medo de pegar tersol. rs
    eu tenho a pele muito oleosa, não encontreia com camomila, então posso add óxido de zinco na de nistatina?
    se sim quanto?
    bjjj

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk usa pasta dagua, nacar. tem uma que é bem liquida, deve ter ai na sua cidade. tudo tem ai. pega a pasta e mistura com um pocuo de base liquida mais escura. ai fica no seu tom.

      • http://www.facebook.com/people/Nacar-Xavier/100002470564655 Nacar Xavier

        kkk, quase tudo né Lô. rs
        eu acho as coisas pq procuro em tudo q é lugar, pego a lista telefônica e começo a ligar em tudo q pode ter a ver, e se não tem pergunto onde posso comprar. rs
        Sou insistente.
        bj

  • Maria Fernanda Machado

    Queria deixar os meus Parabéns para a mamãe Tânia. fase maravilhosa. eu tenho uma bebÊ que hoje está com 9 meses e a coisa mais linda do mundo e por isso mesmo eu ja tinha todos esses cremes para assadura e inclusive a pasta d’agua. Eu havia comentado antes que a minha é numa consistência mais líquida, ela vem num potinho, e não em bisnaga. é da FARMAX. tudo de bom e deixa a pele uma beleza. até meu marido ja aderiu, pois nenhum protetor solar deixava a pele dele seca. abraços. ótimo post viu Lô. adooooro demais as matérias do PB. me sinto em casa viu.

    • http://www.facebook.com/tania.soares.56808 Tânia Soares

      Maria Fernanda sua Linda!!!, parabéns por esta linda jóia q é o seu bebê e muito obrigada por suas palavras.
      Bjs!!!

    • Paola Oliveira de Camargo

      Maria, muito obrigada por informar a marca!!!

  • http://www.facebook.com/people/Zill-Fraga/100001510327840 Zill Fraga

    Querida Lô, Parabéns, ótimo artigo. Tânia Meegaaa Parabéns pra vc e Mil Bênçãos!!!Felicidades pra vcs.

    • http://www.facebook.com/tania.soares.56808 Tânia Soares

      Zill, muito obrigada por suas palavras.
      Bjs

  • herica de paula

    amei, amei, amei, como sempre um artigo maravilhoso do PB..parabéns Lô….amo esse blog, desde quando conheci não consigo deixar de ler, fazer as receitas e gravar todas as matérias que eu gosto…quero entrar nesse grupo do face tb!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!..
    parabéns à Tânia pelo momento lindo!!!!

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      Ai que fofa! Obrigada!

    • http://www.facebook.com/tania.soares.56808 Tânia Soares

      Venha mesmo Hérica!!!
      E a todas as meninas q queiram entrar, venham e sejam Bem-vindas!!!!

  • herica de paula

    amei, amei, amei, como sempre um artigo maravilhoso do PB..parabéns Lô….amo esse blog, desde quando conheci não consigo deixar de ler, fazer as receitas e gravar todas as matérias que eu gosto…quero entrar nesse grupo do face tb!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!..
    parabéns à Tânia pelo momento lindo!!!!

  • herica de paula

    amei, amei, amei, como sempre um artigo maravilhoso do PB..parabéns Lô….amo esse blog, desde quando conheci não consigo deixar de ler, fazer as receitas e gravar todas as matérias que eu gosto…quero entrar nesse grupo do face tb!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!..
    parabéns à Tânia pelo momento lindo!!!!

  • Araceli Marrôa

    *-* Uma chuva de bençãos para a Mamãe ;D

    • http://www.facebook.com/tania.soares.56808 Tânia Soares

      Ô Araceli, obrigada!!!!

  • Bia

    Eu sou beeeem branca (rosa, na verdade), então o embranquecimento me afeta pouco…mas nos dias em que a minha pele tá mais seca, eu misturo uma base, um hidratante e mando ver! Costuma funcionar….

    Lô, a pasta dágua é melhor que a pomada? Qual é o problema da nistatina? É só com gestante ou com todo mundo?

    Bjooo sinhazinha…rs

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      A concentração da pasta é mais alta! Não há problemas com a nistatina, ela não é absorvida por pele intacta. O problema é com a anvisa, pois a nistatina é um antifúngico antibiótico… Daí, por ser antibiótico, não deveria ser usada por muito tempo, nem sem receita. Mas ela só tem essa função antibiótica em mucosas, não na pele intacta. Sacou? Quanto às gestantes, dizem que atrapaha o desenvolvimento fetal, mas, de novo, só em mucosas, ela não é absorvida pela pele intacta. E vou ter que repetir isso umas 500 vezes, portanto, quando perguntarem, c já explica, pois vc está no lugar da Tânia. hahahaha

      • Bia

        Beleza!

        Podexa que eu replico…hahahahahahahahahahahahhahahahahaha

        Valeu Lô!

        Bjo

  • Cleide

    Socorro!!!, Lõ desde a primeira receita da Ju do prime caseiro que eu uso a hipoglós achando a melhor coisa da vida, pensei q, qd se tratasse de pomada para assaduras , falasse indiretamente da hipoglós, e agora??? tenho um frasco cheio de prime q a Ju ensinou mas com hipoglós…. tem algum problema p a pele???

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      eu sempre deixei bem claro qual a pomada que eu usava pra não acontecer isso!;-)Como vi que muitas leitoras questionavam sobre a hipoglós, fiz este artigo para esclarecer. Bom, o que vai acontecer é que o seu bb cream não terá a proteção solar máxima. Compre pasta d água e misture de novo, é simples! Se ficar claro demais, ajuste a cor com uma base mais escura. Não vai estragar nada.:-)

  • Isadora_Rezende

    Peeense numa fase maravilhosa Lô! Ser mãe é a melhor coisa do mundooo e ser paparicada nesta época é muito bom e a Tânia merece! Parabéns mais uma vez, Tânia querida, e pra você Lorena, pelo artigo. ;) Bjos.

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      Aiii quando me chama de Lorena, eu acho que estão brigando comigo hahahhahaha

      • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

        *chamam

    • http://www.facebook.com/tania.soares.56808 Tânia Soares

      Obrigada pelas palavras Isa!!

  • Ana Clara

    Eu acho que me perdi um pouco, rs!

    Então a nistatina não pode ser usada diretamente? Ou só as mulheres grávidas devem evitar? Eu comprei esse final de semana a minha pomada de óxido de zinco + nistatina e estava feliz da vida andando por aí protegida e com a pele sequinha ):! Tem que ter intervalos?

    • http://www.facebook.com/tania.soares.56808 Tânia Soares

      Creio q as gravidas devem evitar e o não pode ser usado por mais de 7 dias consecutivos( me corrija se estiver errada Lô!!!).
      Bjs

      • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

        Mamãe Tânia está certíssima. NIstatina é antibiótico e grávidas devem passar longe.

        • Ana Clara

          Ufa, que susto! Tânia, Lô, obrigada!

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      Não há problemas com a nistatina, ela não é absorvida por pele intacta. O problema é com a anvisa, pois a nistatina é um antifúngico antibiótico… Daí, por ser antibiótico, não deveria ser usada por muito tempo, nem sem receita. Mas ela só tem essa função antibiótica em mucosas, não na pele intacta. Sacou? Quanto às gestantes, dizem que atrapalha o desenvolvimento fetal, mas, de novo, só em mucosas, ela não é absorvida pela pele intacta. Na verdade, a nistatina vai ajudar com a acne e o ox de zinco vai deixar a pele sequinha!

  • Jane Bruna

    Eu ja comprei desta pasta d’agua e é mega dificil de espalhar, mas vale a pena. Minha pele é mega oleosa então protetor me da agonia, me da a impressão que vou derreter.rsrs

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      Tem um tió de pasta d´água que é mais líquida e bem fácil de espalhar. Tente encontrá-la.

      • Jane Bruna

        Lo sou leiga nessas composições, vou recorrer a vc, ha 4 anos eu tive queimadura de 3° grau em 35% do rosto, sou uma sortuda, quase não se percebe, mas se me exponho ao sol ja viu ne? escurece, mancha, eu uso qualquer coisa que me ensinam(quando me lembro), eu usei por um tempo um creme de assaduras e pos sol, que se chama “cutisanol gel” lembro de ter visto que tem oxido de zinco na composição dele, ele me dava a impressão que clareava as manchas do local lesionado, e não me dava espinhas e cravos…Então…pergunta cretina, era so impressão ou ele serve como protetor solar tambem?Bjinhos

        • Bia

          Isso mesmo Jane, o óxido de zinco é protetor solar…se a concentração for alta, protege mesmo. Só cuidado com as associações dessa pomada, que podem ser prejudiciais para uso prolongado!

          Beijo

          • Paola Oliveira de Camargo

            Faltou dizer o que é alta concentração de óxido de zinco: a partir de 20%, ou 200mg/g. Fiz uma busca pela bula do cutisanol gel. Na maior parte dos sites, a gente só tem acesso aos componentes, sem quantidades. Essas eu só achei no site de uma farmácia, então é bom olhar a bula pra confirmar. Na internet, o que vi foi Galato de Bismuto Monobásico 1,5mg/g + Óxido De Zinco 45,5mg/g. Logo, a concentração do cutisanol é ainda menor que a do hipoglós e, portanto, não serve como proteção solar.

          • Bia

            Ai Paola, obrigada!

            Esqueço que só eu (e vc, a Tânia e as demais PBétes…rs) lemos todos os comentários….Valeu =)

            =*

          • Paola Oliveira de Camargo

            Em regra eu leio todos os comentários feitos depois de eu ter comentado (porque antes disso eu não recebo emails do disqus).

          • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

            AI AI… adoro não ter trabalho nenhum! kkkkkk

  • Mariane Ribeiro

    Lô, você saberia me dizer a que fps equivale o óxido de zinco?

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      o máximo de proteção!tem um artigo meu que fala sobre até onde chega, bem explicadinho…

      • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

        isso depende da concentração, mas oxido de zinco tem fps de cerca de 50, é realmente a melhor forma de proteção contra o sol.

        • Mariane Ribeiro

          Ah, que bom. Tenho a pele bem clara, então fico com medo de usar algo que não proteja bem. Vou correr atrás do meu óxido de zinco, então :) Obrigada, meninas!

          • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

            Procure por uma pasta d´água mais líquida, é mais fácil de espalhar. Se vc é branquinha. não terá problemas com a cor.

  • http://www.facebook.com/tania.soares.56808 Tânia Soares

    Queridas Meninas!!!!

    Ainda estou num momento de assimilação da gravidez, então estou num estado letárgico total-kkk

    Em relação ao Oxido de Zinco, fiquei chocada em saber q não posso usá-lo com a nistatina nessa fase, Treva Total!!!, mas q tem alternativas-UFA!!

    O negócio e tentar mesmo, eu ja tinha estudado sobre a pasta d’agua na facul, como bloqueador solar, mas eu não tinha pensado em usá-lo, por causa da consistência, mas nessa fase todo cuidado é pouco.

    Bjs amigas.
    Carpe Diem

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Oi linda! Tadinha, descansa bastante e mais uma vez, parabéns! Te adoro, amiga! beijos

      • http://www.facebook.com/tania.soares.56808 Tânia Soares

        Ai, amore tô c saudades, pode deixar. Senão a Lô se descamba do Maranhão só p me dar uns puxões de orelha-kkk
        Bjs!!!

        • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

          Só 9 meses, viu? Te dou mais aí uns 40 dias depois que o menino nascer. Depois, volta pro tronco.

          • Bia

            hahahahahhahahhahaha

    • Bia

      Adorei sua foto num mega bronze…rs

      De onde a Lô roubou essa…? hahahahahahahhaha

      Beijo e descanse mesmo que o calor tá teeeeensoooo amiga!

      • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

        Foi a Ju que roubou!

      • http://www.facebook.com/tania.soares.56808 Tânia Soares

        Menina, to quase entrando no freezer do trabalho, e ainda a previsão do tempo e enganosa, pq diz q vai fazer uns 35, qndo na verdade faz uns 40 facim…, e a foto, foi d 1 materia q fiz p o pb e ai eu tinha acabado d chegar da cachoeira, vou postar 1 foto minha no meu niver(24/12) p vcs verem como estou c 2 meses d gravidez!!!

        Vão se surpreender!!!
        Bjs Amiga!!!!

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      Tem uma pasta que é bem liquida, Tânia. ótima consistencia pra espalhar. Ruim é achar. Mas a Nacar deve achar, pq tudo tem naquela cidade dela. afffff

      • http://www.facebook.com/tania.soares.56808 Tânia Soares

        Será q lá tem a pasta d’água mais cremosa por lá!!!

        Amada, tem ai na sua cidade??!!

        Diz q sim!!!!!

  • adriana

    Amiga, entâo para ir a prais a pasta dagua é melhor que a nistatina + oxido de zinco? ou tanto faz? bebe de 1 ano pode usar uma das duas para ir a praia? bj

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      é sempre melhor evitar a nistatina. pasta dagua é dificil de espalhar sozinha, mas é a melhor. tente as outras pomadas…

  • Daniela

    Fiz o BB Cream com a pasta d’água líquida, morrí de medo de me confundirem com o Gasparzinho!rsrsrs Ela deixa bem branca gente. Fui testando e misturando aos óleos de rosa mosqueta, óleo de tomate, vitamina E (tudo mais da receitinha de BB Cream), e coloquei a base líquida mais escura e fui ajustando. Ficou ótimo, com textura de mousse, e a pasta d’água para pele oleosa é mto legal pois deixa mais matte, não sei responder sobre as pomadas como tenho pele mais oleosa fiquei com medo de ficar mais oleosa, já que estou em guerra com algumas espinhas (essa adolescência eterna me mata!rs). E vou contar mais uma coisa comprei um BB pronto e não sei porque raios o inventaram para pós peeling, acho que isso é marketing pois pra espalhar machuca a pele até quem não tem peeling nenhum, a textura é grossa e difícil de espalhar, imagina em uma pele mais sensível? Melhor escolha: façam o BB Cream do PB! Vocês colocarão óleos próprios para seu tipo de pele ajudando a tratar, ajustar a cor exatamente ao seu tipo de pele. E acredito que não tem problema para grávidas, tem Lô?bjks

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      não tem não. pasta dagua tem que acertar o tom com base liquida mesmo.

  • http://www.facebook.com/people/Taise-Mancuso/100000546290446 Taise Mancuso

    Eu não me adaptei muito bem com a pomada de nistatina + oxido de zinco… como tenho a pele oleosa, tenho a impressão de que deixou mais oleosa ainda. Então comprei o protetor solar mineral com óxido de zinco que a Lô indicou aqui, e achei ótimo!

    Essas pomadas preventivas pra assaduras de bebê (tipo dermodex prevent) têm a mesma proporção de óxido de zinco que têm as que são de cura pra assaduras?

    Não conhecia essa pasta d’agua, mas já me interessei.. pelo que li, tem função secativa pra feridas, então imagino que além de proteger do sol, também ajude a curar espinhas, não? Beijos!

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      ajuda sim e é otima pra pele oleosa. ajuste a pasta dagua com base liquida mais escura que sua pele que fica muito bom, protegida e ainda cobre um pouco…

  • jaqueline

    GOSTARIA MUITO DE ENCONIRAR UM CREME PARA CLAREAR MINHAS PARTES INTIMAS, COMO AXILAS E VIRILHAS POIS JA TENTEI VARIOS MEIOS E NAO OBTIVE RESULTADOS, MORRO DE VERGONHA ME AJUDE POR FAVOR.

    • Bia

      Jaqueline, dá uma olhada nos posts sobre clareamento. Tem um que é simples: folha de mamoeiro. Use no banho. Coloca clareamento na caixa de busca e divirta-se!

      Dependendo do caso é importante verificar os fatores: atrito, feridas, cicatrização. Eu, por exemplo, tenho hiperpigmentação em cicatrizes (principalmente as queimaduras). Dá uma olhada nos posts da Lô a respeito, tem pelo menos uns três!

      Beijo

  • Paola Oliveira de Camargo

    Da última vez que vi, o hipoglós tinha 150mg/g de óxido de zinco. Agora, essas pomadas aí eu nunca vi.

    Sabe o que eu fiz esses dias? Fui na farmácia de manipulação e encomendei uma loção corporal com 25% de óxido de zinco e 5% de D-Pantenol. A princípio, eu tinha pensado em creme corporal com 25% de óxido de zinco, nada mais (o bom é que eu ia pagar R$ 23,00 por 300g). Aí, fui lá pedir o orçamento com mais 5% de D-Pantenol, e perguntei sobre como seria a textura, porque fiquei com medo de não conseguir espalhar direito. Aí, a farmacêutica sugeriu fazer uma amostra de 30g, com loção ao invés de creme. Mas acho que ainda terei de ajustar a fórmula, porque minha pele ficou toda manchada de branco. Será que resolve eu reduzir o óx. de zinco pra 20%, que nem na pomada?

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      reduz não. pede pra colocar alguma cor que vai ficar bem melhor e nao te deixar branca…

      • Paola Oliveira de Camargo

        É, eu não queria reduzir. Hoje até que espalhou melhor, mas fiquei ligeiramente esbranquiçada. Pior que, além de colocar uma cor, terei de pedir pra colocar alguma essência, porque o Mat detestou o cheiro!

        • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

          hahahaha tem cheiro estranho, é?

          • Paola Oliveira de Camargo

            Ele achou horrível. Minha mãe e eu não achamos nada demais. Ele também detestou o óleo de tamanu, que eu achei até gostoso. No caso do meu protetor, talvez o cheiro seja do D-pantenol, sei lá. Enfim, ele pediu que eu colocasse uma essência de baunilha, ou de uva, ou de alguma coisa gostosa de comer. Eu fiquei só rindo da cara dele.

          • Bia

            De comer? hahahahahahahahahahahhahahahaha

            Eu apelaria pra lavanda, mas não é de comer…hahahahahahhaha

          • Paola Oliveira de Camargo

            Eu pensei em lavanda, mas o boy quer cheiro de comida. Juro que ele pediu umas três vezes por essência de uva! Sério, a baunilha até vai, mas uva? Na pele? Meninos… Aff!

  • Nineb2

    Eu uso a pasta d’água no lugar de um protetor solar? É só passar e pronto? De quanto em quanto tempo tenho que repassar? =o)

    • http://twitter.com/HelenaUrashima Helena Amorim

      Também gostaria de saber!

      • Paola Oliveira de Camargo

        Se vocês conseguirem espalhar direito, sim, usa ao invés de protetor solar. A proteção dura umas 8 horas, 4x o tempo do melhor protetor solar que encontrares.

        • Maria Fernanda Machado

          eu conseguir espalhar bem. mas ao invés da pasta d’agua q está mostrada na foto do post, eu comprei ela numa consistência mais líquida. deu super certo. e como o rosto fica mais branco, eu passei por cima uma base dois tons mais escuro que o meu. o efeito ficou melhor que o de uma base normal, pois a consistência da pasta d’água deixou a pele bem sequinha e a maquiagem durou um tempão. percebi tb q clareou um pouco minha pele. adooreeeei. bjos

          • Paola Oliveira de Camargo

            Coisa boa, Maria! Podes mandar a marca que compraste? Se espalha bem, quando acabar minha pomada de nistatina vou comprar a pasta d’água. Na minha farmácia favorita, só tem de uma marca, a Lifar, mas eu nunca usei.

          • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

            tem uma que é liquida, pao! uma maravilha!

          • Fabielle

            Qual marca, posso misturar a pasta com a base de uma vez só?

          • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

            Pode e deve! :-)

          • http://www.facebook.com/dulcemara.alvesdefigueiredo Dulce Alves de Figueiredo

            que legal!! vou tentar fazer isso tb!

          • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

            que bom! é isso mesmo que se faz! ou misture logo a base e a pasta!

        • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

          otima resposta pao!!

          • Paola Oliveira de Camargo

            :)