Escova de Álcool – Fórmula

escova de alcool

Fui questionada sobre a “nova” escova progressiva a base de álcool que anda circulando por aí prometendo alisamento “natural” sem o uso de formol. Consegui ter acesso aos componentes destas tais escovas e constatei várias coisas que não são legais de dizer rrrssss

A primeira e mais importante é: não confie no que você lê.  Outro dia, eu mesma fiquei encucada com uma marca chamada portier fine. Tava doida pra ler os componentes dela e ver do que se tratava. Mas aí, como foi levantado o assunto aqui no site, eu pesquisei até achar a bendita fórmula ( a de verdade, não a que eles declaram no rótulo) e vi que era só mais uma enganação.

Olha, eu não tenho nada contra escovas progressivas, vocês sabem! Eu  uso e aprovo, caso contrário não seria escritora do PB! Mas eu acho uma sacanagem MUITO GRANDE uma empresa de fundo de quintal, se declarar “alemã, americana, japonesa e etc.” e ainda por cima vender um produto escondendo seu princípio ativo dos consumidores. Tem gente que não quer usar formol/glutaral  e tem o direito de não usar, certo?

Aí essas novas escovas dizem que seus componentes naturais de mel, arginina, creatina, aminoácidos, e não sei o quê mais lá, alisam seus cabelos naturalmente! Ahhh gente…Sacanagem isso! Olha… Nenhum desses componentes alisa os seus cabelos, DE JEITO NENHUM! Se vocês encontrarem isso escrito em algum rótulo por aí, desconfiem! Aí depois eu ouvi falar que havia uma  escova nova que prometia que seus aminoácidos, juntamente com uma incrível patente de pedra preciosa (turmalina) alisavam seus cabelos de forma natural, sem o uso de formol!

Antes, era uma invenção de que aminoácido, arginina e creatina alisava cabelo, agora vão dizer que pedra preciosa, esmeralda, rubi, seja lá qual for, alisa também? Eu acho isso horrível… Não se faz isso com ninguém! O nome disso é mentir! Mas LÔ, eu fiz esta escova fulana de tal e meu cabelo ficou lisinho! Ele ficou liso por um desses três motivos:

  • Formol
  • Glutaral
  • Metilparabeno/Propilbarabeno

E não disseram isso pra você. Essa é a parte grave!

Quanto ao formol, todo mundo já tem a sua opinião formada, certo? Contra ou a favor. Glutaral também é um aldeído assim como o formol só que é 10 vezes mais forte e também já foi regulamentado pela ANVISA.

O metilparabeno/propilparabeno que são as substâncias ativas  usadas nas escovas de álcool (e nas escovas de pedras preciosas: turmalina, rubi, jade…hihihihi), também são substâncias com um certo grau de periculosidade e NÃO SÃO  menos tóxicas que o formol, apesar de não serem do grupo aldeído;  e também já foram regulamentadas  pela ANVISA.

É uma boa opção para quem quiser testar (não dá para colocar  a receita aqui, pois vocês não conseguirão ter acesso à concentração ideal  dessas substâncias com facilidade), mas saibam que são conservantes, com o mesmo grau de toxicidade do formol, mesmos efeitos colaterais, regulamentado do mesmo jeito e etc. Então, não vá se acabar toda, se endividar, pra fazer uma escova dessas pensando que estará arrasando! Você estará fazendo com os seus cabelos, exatamente a mesma coisa que o formol faria.

Agora, o ruim disso é que certas marcas simplesmente escondem todas essas informações e se encarregam de dizer ao consumidor que se trata de um produto “natural”, inovador, descoberto após  2 anos de pesquisas, um novo tipo de aminoácido mágico, etc. Tudo bobagem:ou é formol, ou é glutaral ou é propilparabeno! Quando descobrirem algo diferente, eu e a Ju seremos as primeiras a avisar aqui pra vocês. E olha… Nós pensamos nisso todos os dias das nossas vidas! Acreditem!

Saibam que nós estamos sempre de olho nisso pra escrever este site aqui que vocês adoram. E com o bônus de que vocês podem ter certeza de que nós nunca vamos esconder nada de vocês: a fórmula é essa, os riscos são esses, pode acontecer isso e aquilo. É assim que escrevemos o PB, com muito carinho e cuidado, pra você!

author avatar

Engenheira e pesquisadora. Adoro fazer testes e fórmulas exclusivas para o PB. Amo química, neurociência e sorvete.

  • Curioso

    E qual é a composição original da Portier? Mesmo que não passe as concentrações penso que seria interessante dar essa informação, até para sabermos se não existe algum componente nessa fórmula que alguém é alérgico.
    Excelente blog e dicas. Parabéns !

  • amauri

    Boa tarde a Portier é fundo de quintal?

  • Erica Ferreira

    ola.. queria saber sobre a progressiva a base de acido tioglicolico.. ela alisa ate quantos por cento? tem algum risco a sauda?

  • Lucilia

    Bom dia! Meu cabelo é afro e faz muito tempo que uso hidroxido de sódio. Ele está ficando muito fino e quebrando. Me falaram da Portier, mas estou com medo de quebrar mais o cabelo, apesar dele ser bem resistente aos produtos. Preciso de uma orientação. Obrigada!!

  • Ana

    olá muito bom dia!
    Sou formada cabeleireira há 15 anos e prezo demais a minha saúde e de minhas clientes, porisso busco sempre o que há de melhor e mais seguro para se trabalhar em materia de progressivas e alisamentos.
    Como sou um tanto cética e pesquiso bastante, nunca acredito piamente no que dizem os rótulos dos produtos.
    Além disso, tb quero um resultado excelente para minhas clientes.
    Adorei ter encontrado seu blog e porisso entro em contato para saber mais informações sobre essa portier (eu ainda não usei)
    Quando me formei essas progressivas não existiam era só tioglicolato de amônia, hidróxido de sódio e guanidina nem se usava.
    Fui forçada a procurar resultados quando do surgimento dessas progressivas base formol.
    Ai foi proibido, então surgiram a base de acido glioxilico (parente do formol), carbocisteina (parente do formol), metil e propil (conservantes) aí minha cabeça deu um nó!!!
    Falando da portier, uma representante minha disse q na formulação além de formol, tb tem hidróxido de sódio, porisso o liso perfeito…aí eu pergunto: hidróxidos são compativeis com hidroxidos, então se minha cliente tiver alisamento ou relaxamento com tioglicolato, ou se tiver mechas (que tem amonia) ou tintura (tb amonia) o cabelo irá se partir?
    Poderia me explicar um minimo desse assunto?
    Obrigada pela atenção, aguardo ansiosa sua resposta.

  • daiane rafaela

    eu fiz a escova de turmalina..achei ótima..meu cabelo ficou super liso..e olha que ele é muito crespo,agora eu tava pensando em fazer escova de alcool,vc acha que não alisa??

  • Simone

    Você conhece a escova progressiva bronco da maçã da Discovery? Ela também possui muito formou em sua composição? E a perola de caviar também possui muito formou?

  • TATIANE

    O que você me diz sobre a escova progressiva da abelha rainha ? a base dela é de L’Cisteína.

  • fê souza

    Oi,pode me enviar essa fórmula original por email..há tempos procuro,se puder por favor..

  • http://www.facebook.com/people/Thaís-Cristina-Liberato/100000599415362 Thaís Cristina Liberato

    Queria entender melhor a compatibilidade do produto, usei a uns 5 meses o relaxamento com hidróxido junto com a tal fio de ouro, meu cabelo estava virgem e ainda assim ‘cozinhou’ ficou péssimo, ele já estava curto tive que cortar mais ainda do pouco cabelo que tinha. Na necessidade de trocar de produto voltei ao tioglicolato que usei a uns anos atrás, só que continuo não satisfeita com o resultado, meu cabelo é grosso e fica sem movimento… ouvi falar dessa escova de álcool, e está no período da manutenção da raiz, são produtos compatíveis? mesmo sabendo que vou fazer o teste como os fios estão muito curtos é horrível ter uma parte dele danificada, e então meninas..

  • Mirian

    Oi Lô ! Gosto muito deste site e leio tudo que vcs colocam , já testei o no poo e gostei . Estou com uma dúvida , fiz escova a base de cisteína da Vitaderm semana passada mas não ficou muito bom , algumas partes ficaram marcadas e não alisou muito , gostaria de saber se posso fazer algumas outra escova , por exemplo a de alcool , se é compativel ,em quanto tempo agora depois desta ? Aguardo . Muito obrigada

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      O meu cabelo também não alisa com facilidade! Tenho que fazer sempre umas 5 aplicações para mantê-los lisos por uns seis meses, sem ter que retocar (a raiz dele é bem lisa e só é ondulado no comprimento). Bom, eu prefiro escovas com formol, mas se você não quer utilizar esta substância, tente escova definitiva.

  • Estela Maris

    Olá, gostaria de saber qual sua opinião sobre a escova de verniz; ela alisa mesmo? denifica muito os fios? tem formol? obrigada!

  • Carla

    Já testei vários tipos de produtos e até que enfim
    encontrei um produto que deu um resultado maravilhoso no meu cabelo, ele ficou
    liso natural e com muito brilho é o produto da marca Novelty Cosmética. Aprovei
    e recomendo.

  • Geyssetita

    Qual a melhor marcas??

  • Edirlene augusto

    obrigaduuuuu!!!!!adorei é isso que falo qundo me perguntam sobre alguma progressiva nova…valeu

  • Li_af02

    Muitoooo bommm!!!!! Valeu pela dica!!!!!

  • Sabrina Roginol

    Boa tarde! Fiz essa tal escova de álcool no meu cabelo, mas infelizmente não tive a mesma sorte que a Thalita. Meu cabelo já é liso então a cabeleireira que fui me indicou esta tal escova a base de álcool prometendo maravilhas e que ela poderia ser utilizada ate em mulheres grávidas, quando ela terminou de realizar o procedimento milagroso em meu cabelo aconteceu um “milagre” meu cabelo que é liso, ficou parecendo uma palha de aço, a cabeleireira se quer soube me dar uma explicação, no final das contas fuia reduzir o volume dos cabelos e voltei sem eles, pois tive que cortar toda a parte que ficou danificada.

  • Thalita

    Sou cabeleireira e uso a escova de álcool, foi o melhor produto para alisar cabelos sem danifica-los que já vi. Quando eu comprei o produto, me disseram que não havia formol, mas com o uso percebi que havia sim formol em sua formula. E sinceramente não me importei com isso, é um maravilhoso produto e não prejudica em nada os cabelos, pelo contrario, é um ótimo tratamento para os fios e alisa mesmo. É uma pena que algumas mulheres gastem tanto tempo e dinheiro tentando alisar seus cabelos sem formol, POR QUE NÃO EXISTE ALISAMENTO PROGRESSIVO QUE FUNCIONE SE NÃO TIVER O FORMOL. Só se for o relaxamento a base de outras substancias, que eu particularmente não indico a ninguém, com o tempo eles acabam com o seu cabelo, na hora fica lindo mas depois custa para reparar o prejuízo.

    • Ana

      Concordo com você, Thalita, até que enfim encontrei alguém falando alguma coisa inteligente! Também trabalho com a portier e você disse simplesmente tudo!! Não existe escova melhor que essa e é palavra de quem pesquisa todos os dias. Eu uso em mim mesma, tenho clientes fieis de longa data e todas tem os cabelos lindos e bem tratados. Diferente de quem pula de galho em galho a cada nova escova que vai surgindo.

      • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

        Concordo!! :-)

        • tatá

          concordo com vcs,também sou profissional e uso portier fine,e ela é muito boa mesmo não tenho do que reclamar,mas pelos meus conhecimentos o formol é só um conservante,assim como o propilparabeno,o que alisa o cabelo é a queratina hidrolisada,o shampoo anti-resíduo abre as cutículas dos cabelos para que o produto possa penetrar no fio,a prancha de cerâmica sela a cutícula e ativa o formol pra que ele conserve o liso dos fios,o formol é usado para conservar e não para alisar,mas vai enfiar isso na cabeça do povo.

        • tatá

          concordo com vcs,também sou profissional e uso portier fine,e ela é muito boa mesmo não tenho do que reclamar,mas pelos meus conhecimentos o formol é só um conservante,assim como o propilparabeno,o que alisa o cabelo é a queratina hidrolisada,o shampoo anti-resíduo abre as cutículas dos cabelos para que o produto possa penetrar no fio,a prancha de cerâmica sela a cutícula e ativa o formol pra que ele conserve o liso dos fios,o formol é usado para conservar e não para alisar,mas vai enfiar isso na cabeça do povo.

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      Concordo com tudo que vc disse!

    • Pri Nascimento

      olá.. fiz uma duas vezes com alcool e ameeei, tratou os fios, e eles que são secos ficaram com a raiz até oleosa, só lavava com shampoo e nada de cremes, já acordava com ele pronto. mas não sei que produto foi usado, o nome, só lembro que na hora do shampoo era esfregado como se estivessem esfregando roupa com meu cabelo. Sí de lá com cabelo já lavado e linnnndo. Poderia me passar alguma marca de produto á base de álcool que seja eficiente para passar a informação á uma cabeleira de onde moro e saber se ela o utiliza?