Escova Inteligente que Cacheia as Pontas

cabelo alisado com guanidina

Eu não entendo por que cabelo liso parece ser a preferência nacional. As mulheres mais sexy do mundo tem aquele cabelão ondulado, com volume, ala Angel da Victoria’s Secret. Se você quer um cabelo assim, que seja liso ou ondulado no comprimento e mais cacheado nas pontas, estilo Gisele, você pode fazer uma variação da escova inteligente a base de tioglicolato e adquirir ondas e cachos permanentes.

Como Fazer a Escova Inteligente que Cacheia as Pontas

Ingredientes:

  • 50ml de tioglicolato de amônia (ou mais se for muito cabelo)
  • 10ml de composto de queratina em gel ou líquida, eu recomedo Natustrato ou Minas Flor
  • 10ml de vitaminas A e E

Materiais:

  • Luvas de silicone
  • 2 ou 3 borrifadores vazios e limpos
  • Um pincel largo médio
  • Secador
  • Bigudinhos (a largura depende do tipo de cachos que preferir)
  • Neutralizante ou vinagre

Procedimento:

1) Nos cabelos sem lavar borrife uma mistura de 4ml de queratina e 15ml de água

2) Divida os cabelos em mechas

3) Com o pincel passe o tioglicolato na primeira mecha começando pela nuca, enrole a mecha no bigudinho

4) Passe para outra mecha, faça a mesma coisa no cabelo todo (você deve agir rapidamente)

5) Volte a área da nuca e aplique mais tioglicolato na raíz

6) Espere de 15 a 45 minutos, cheque a consistência do fio. Cabelos crespos precisam de mais tempo. Caso o coro cabeludo fique irritado ou comece a arder muito, lave os cabelos. É normal sentir coceira.

5) Enxágue o cabelo com agua morna ainda com os bigudinhos, nao tire-os do lugar

6) Enxugue os cabelos com a toalha ou secador no frio ainda com os bigudinhos até cerca de 70%

7) Em seguida neutralize com 1 litro de neutralizante ou vinagre (use um borrifador), espere 15 minutos até o neutralizante agir.

8 )Misture as vitaminas, o restante da queratina (6ml) e água (10ml) em um borrifador e borrife os cabelos ainda com os bigudinhos.

9) Seque com o secador bem quente

10) Lave após 2 horas com shampoo e condicionador

Pronto! Seu cabelo está ondulado, cacheado e com o volume sob controle. Este método pode ser feito com guanidina ao invés de tioglicolato em cabelos mais crespos e afro, assim você dá mais forma aos cabelos que com estes tipos de alisamento acabam ficando com o aspecto esticado, ressecado e artificial. O cabelo da foto abaixo ficaria com um aspecto bem melhor se fosse cacheado nas pontas, ao invés de esticado. Esta técnica modela os cachos, deixando o cabelos mais natural e com o volume ideal.

Saiba que cabelos alisados previamente com guanidina ou henê não podem receber tioglicolato. Cabelos alisados ou relaxados precisam de muita hidratação, pois as cutículas perdem o sebo natural que as protegem e hidratam. Faça uma boa hidratação a cada 15 dias com abacate de creme de leite. Basta misturar os ingredientes e passar nos cabelos secos, coloque uma toca térmica ou enrole a cabeça com plástico filme, deixe agir por 45 minutos, lave normalmente.

Cabelos Tingidos, com Mechas ou Luzes

Esta técnica pode ser feita na maioria dos cabelos tingidos, com mechas ou com luzes e cabelos tingidos com henna. É seguro pois a queratina usada antes do tioglicolato protege os fios. Mas tome as seguintes precauções:

  • Não deixe o tioglicolato agir por muito tempo (não mais de 25 minutos)
  • Não faça a escova inteligente caso tenha descolorido os cabelos (ou feito mechas) com água oxigenada volume 40. A escova é segura para que descoloriu com água oxigenada volume 20 ou 25.
  • Não faça esta escova se seu cabelo for platinado.

A escova inteligente é permanente, seu cabelo será como antes, a não ser que corte e espere crescer. É necessário retocar a raíz assim que seu cabelo crescer, por isso faça novamente o procedimento somente na parte que cresceu a cada 4 meses.

Há riscos em fazer esses procedimentos em casa, eu não me responsabilizo por danos que você possa causar em seus cabelos, estou apenas dividindo meu conhecimento, por favor assumam seus próprios riscos e só faça a escova se for maior de idade ou com o consentimento de seus pais. Há componentes químicos fortes envolvidos na fórmula, tome cuidado. Isso não é um tratamento, seus cabelos irão inevitavelmente ficar mais secos e com frizz e irão requerer mais cuidados após a escova inteligente.

author avatar

Maquiadora e cabeleireira nas horas vagas, blogueira e professora de inglês. Adoro o estilo dos anos 60, músicas dos Beatles, Xbox 360, política de esquerda e filmes de terror.

  • Talita Gomes

    Oi , Juliana!!
    quero saber o seguinte meu cabelo é cacheado e alisado nas pontas mas com o passar do tempo ele acabou ficando com um volume extremo que como vc sabe fica estranho a raiz cacheada e o restante um liso volumoso, e para esconder mais eu optei em pintar de preto, mas tem um tempo, e com o passar dos meses a tinta ficou mais localizada no meio do cabelo, e antes do preto eu já tinha pintado de vermelho, e o preto ta saindo e ficando castanho claro na raiz e no meio preto e nas pontas ”um pouco avermelhado” e não quero o meu cabelo parecendo de um palhaço, o meu cabelo é um pouco abaixo do ombro e já tem uns 4 dedos do cacheado natural, eu queria saber que se eu fizer essa definitiva para cachear, eu posso colocar alguma química q clarea o cabelo, ex: mechas californianas, recapagem ou descolorir as pontas para fica pelo menos o castanho da raiz e o loiro das pontas ?

  • viviane

    Pode ser feito em cabelos que tenham feito escova progressiva há mais de 6 meses?