Excesso de Peso Causa Manchas na Pele

axila_foto ancatose

Não sei se vocês já perceberam, andando pelas ruas, observando as pessoas, que alguns obesos possuem uma manchas escuras no pescoço. Não, gente, não tem nada a ver com falta de higiene. Na verdade, trata-se se uma alteração da pele, comumente, causada pela própria obesidade. Muitas pessoas, sequer, sabem disso. Pensam que é apenas alguma sujeira que teima em sair, mas a Acantose Nigricante pode ser sinal, até mesmo, de câncer.

Acantose nigricante é uma alteração da pele relativamente frequente que se manifesta por manchas escuras e pele aveludada, que geralmente, se manifestam nas regiões de dobra, como pescoço, a axila e a virilha. Algumas pessoas, em casos mais graves, podem ter a lesão no corpo inteiro.

Geralmente a acantose nigricante progride lentamente com o escurecimento e a alteração na textura da pele. Começa pequena, uma manchinha imperceptível!

O grande lance é descobrir qual o peso ideal que a mantem longe da doença e investir na alimentação! O motivo disso? O surgimento das lesões muitas vezes está associado ao aumento nos níveis sanguíneos de insulina, a qual estimula as alterações de pele.

As causas mais comuns da acantose nigricante incluem obesidade, algumas formas de diabetes e tendência genética e familiar. Raramente existem casos intensos e agudos, que podem acometer locais atípicos como a mão. Nesses casos, pode haver associação com cânceres!

O tratamento da acantose consiste no uso de cremes que clareiam as lesões e, principalmente, nos tratamentos das doenças de base como obesidade, diabetes e outras alterações hormonais porventura presentes.

Antes que saiam em busca de algum creme para remover as manchas (que não vão fazer efeito sem o controle da insulina), o PB dá logo uma aulinha de como manter a pele longe da acantose:

O site português Dieta da Zona, explica -> Os carboidratos que entram, lentamente, no sangue e que, desta forma, não estimulam tanto a insulina, são os que têm muitas fibras como os vegetais (verduras e legumes) e frutas. As frutas contêm frutose; embora a frutose seja absorvida muito rapidamente, deve primeiro ser convertida em glicose no fígado antes de entrar na corrente sanguínea, sendo um processo lento. Dado que a fruta contém basicamente frutose, possuem portanto, um índice glicémico muito baixo, fazem estimular muito menos a insulina do que os cereais e amidos.

Porém, é preciso prestar atenção: as verduras são ricas em fibra solúvel! A fibra ajuda a manter estáveis os níveis de insulina, ao retardar a taxa de entrada dos hidratos de carbono no sangue, desta maneira, não se produziram picos rápidos de açúcar nem os consequentes picos de insulina. O mesmo não acontece com a fibra insolúvel, que se encontra nos hidratos de carbono complexos, a fibra insolúvel não tem muito efeito em retardar a entrada da glicose no sangue.

As frutas e vegetais têm uma densidade muito menor de hidratos de carbono que os farináceos; isto significa que, mesmo enchendo o nosso prato até à borda com verduras, não igualaríamos a quantidade de hidratos de carbono contida numa pequena porção de arroz.

As refeições com muitas calorias também fazem subir os níveis de insulina, daí a importância de fazer três refeições principais e duas intermédias, para que desta maneira se mantenham estáveis os níveis de açúcar no sangue. Devemos reduzir o consumo de cafeína, porque esta, também estimula a produção de insulina.

Ao falar de insulina, devemos, obrigatoriamente mencionar outro hormônio não menos importante, o glucagon. O glucagon também é produzido pelo pâncreas, mas com uma ação oposta à insulina, enquanto a insulina retira o açúcar do sangue, o glucagón, ao contrário, repõe o açúcar no sangue. Isto ocorre, porque o glucagón transforma a reserva de glicogênio do fígado outra vez em açúcar, laçando-a depois na corrente sanguínea, fazendo elevar os níveis de açúcar do sangue, prevenindo, desta forma, as quebras de energia entre os intervalos das refeições.

Assim como os carboidratos estimulam a insulina, a proteína estimula o glucagon. Sendo por isso necessário ingerir proteína porque estimula a produção de glucagon, hormônio que liberta o açúcar armazenado no fígado na corrente sanguínea.

Resumindo: dieta rica em proteínas e pobre em carboidratos. Pronto! Encontre o peso ideal para sua pele. Estranho dizer isso, né? Mas existe sim! E o pior é que, geralmente, as pessoas não sabem qual é. Mais uma vez, a cura está na alimentação!

author avatar

Engenheira e pesquisadora. Adoro fazer testes e fórmulas exclusivas para o PB. Amo química, neurociência e sorvete.

  • ana

    adorei seu post tirei minhas duvidas a 3 anos estou acima do peso desde q engravidei ganhei 24 k a mais desde entao nao consegui perder e tenho essas mancha antes nao tinha…vou procurar emagrecer pois nao aguento mais esas manchas obg

  • veronica silva

    tenho algumas manchas na pele escuras elas e nas laterais ela sao resecadas!!! sera que vcpode me ajudar

    • Paola Oliveira de Camargo

      Para o ressecamento, sugiro a misturinha hidratante da Lô: 25% de bepantol líquido + 75% de glicerina líquida. Agora, oras manchas em si, não tenho como ajudar. Se forem manchas escuras e aveludadas, pode ser acantoes negricante, e deverias considerar as dicas desse artigo sobre controle de carboidratos. Se isso não funcionar, ou se tuas manchas forem de um tipo diverso, eu recomendaria uma visita ao dermatologista. Aliás, independentemente de funcionar ou não, seria interessante ir ao dermatologista, porque o primeiro passo para resolver um problema é descobrir exatamente qual é o problema.

  • Paula Quevene

    tenho manchas escura na lateral do rosto…ja percebi que pessoas gordas e negras que geralmente tem…se trata dessa doença ou é outra coisa????

  • fatima

    E agora? estou na dúvida se tenho acantose ou só escurecimento por fricção? como diferenciar um do outro?

    • Paola Oliveira de Camargo

      A melhor coisa é ir ao dermatologista e, dependendo, ao cirurgião plástico. Minha dermato me deu quatro hipóteses de diagnóstico e me encaminhou ao cirurgião para fazer uma biópsia da mancha – basicamente, ele retira uma amostra de pele (o suficiente para costurar quatro pontos) e manda ao laboratório, que finalmente dá o diagnóstico.

  • Lilian

    Adorei as informações. Tenho resistência insulínica e é uma “faca de dois gumes”. a insulina mancha a pele mesmo. Tenho essas manchas na axilas e na virilha. Alguns desodorantes causam muita irritação. A axila coça e quando nos “entusiasmamos” com a coceira podemos até ferir. A pele fica muito sensível. Gostei por saber o nome correto destas manchas e adorei as informações quanto a Manga Africana e o uso da canela. Muito obrigada pelo carinho e as informações compartilhadas.

  • Paula

    Vi algumas pessoas comentando a respeito do Vitanol A, ele realmente é eficaz no tratamento da Acantose? Estva lendo algumas matérias em outros sites, e neles, eles só visavam o combate a estrias e acne.

    • Paola Oliveira de Camargo

      A minha dermato me receitou o Vitanol A para acantose. Eu senti que minha pele ficou sensível demais (a ponto de eu não poder depilar a axila ou usar desodorante), e que a melhora não foi lá muito significativa. Depois de uns 8 a 9 meses de uso, acabei abandonando a pomada. Achei mais digno assim. Fosse em outra região, talvez tivesse continuado. Mas, ao que parece, o melhor é ir a um nutrólogo e fazer uma dieta de baixos carboidratos. Sobre isso, dá uma olhada nesse artigo aqui: http://www.produtosdebeleza.com/?p=11500

      • Paula

        Obrigada por todas as respostas que tem me dado, adorei o site e a reciprocidade das pessoas

        • Paola Oliveira de Camargo

          Imagina, é sempre um prazer ajudar! :)

          • veronica silva

            vc pode me ajudar

  • Isabel Portugal

    Gostei muito deste artigo e elucidou-me muito mesmo. Há cerca de 5/6 anos apareceu-me uma mancha escura na pele, junto ao umbigo que se foi espalhando , contornou a cintura e chegou ao meio das costas e subiu por elas. Dava imensa comichão umas vezes a ponto de eu me esgatanhar toda e fazer mesmo sangue, e acalmava mais de outras vezes;eu usei de tudo, cremes e pomadas de farmácia, mezinhas caseiras, porcarias, chás de ervas, banhos com ervas, etc. etc. etc. Consultei um dermatologista professor universitário e ele disse-me que era um problema emocional que me provocava isto. Realmente eu estava a atravessar um mau momento que não havia meio de terminar.
    Há 2 anos consultei um alergologista que me disse que estas manchas já não iriam passar e que tinha a ver com uma inflamação no tecido muscular, mas não lhe deu nome; o meu diabetologista tambem não conhecia e enviou-me para uma dermatologista enfim…muita consulta, muito dinheiro gasto, muito creme e mita pomada que às vezes pioravam mais do que ajudavam. Agora eu percebi o problema: tenho as minhas glicémias sempre muito altas, como carbo mais do que necessito fisicamente( não sou gorda), mas para me apaziguar a mente…
    Então é isso aí…vou ver se consigo essa manga africana, mas preciso de saber como se toma. Obrigada pelas vossas partilhas, foram preciosas para mim

  • Lara

    Lô, o post foi bem explicativo, eu é que não entendi a relação do glucagon, ignorância minha mesmo.
    A resistência a insulina tem cura ou é crônica? Meu pescoço, axilas e virilhas estão num estado lastimável, negros, aveludados e um dado estranho, com uma certa umidade com odor desagradável. Pq a umidade? Não é falta de higiene, garanto. Entrei em depressão por isso, fiz peeling, usei retinol, e não melhorou, abandonei também minha depiladora por vergonha das manchas. Entendi o que você disse sobre a alimentação, sobre o corte dos carboidratos, mas a pessoa vai ser refém dessa alimentação pro resto da vida? É desumano!
    O médico me receitou apenas metformina, não vi melhoras, mandei formular a manga africana que a Suzanna mencionou abaixo, tenho uma semana de uso, vou dar minha opinião depois. Pela resposta a um comentário, parece que você também sofreu com isso. Como resolveu seu caso das manchas? Ah, tenho SOP e estou com uma distribuição de gordura corporal estranha, principalmente abdominal, estou quase obesa. Honestamente? Tenho MEDO que a minha vida se resuma a isso, que as manchas não desapareçam mesmo emagrecendo tudo, ficando esquelética.
    É uma doença séria tão pouco divulgada. Uma pena. Qdo possível responde as minhas dúvidas, por favor.

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      Não acho que cortar carboidratos te torne uma refém. É saudável até. Quem tem mania de carboidrato é o ocidental. Consegui me livrar de tudo após cortar cabos e entrar no peso ideal (MESMO), não só aquela “emagrecida” q a gente dá e pensa que tá tudo bem. Quando engordo, as manchas voltam. Simples assim. Entre no peso ideal, sem gordura abdominal, corte os carbos e veja a mágica acontecer.

      • Izabely

        Lô, tenho 20 anos e essas manchas começaram a surgir em mim há mais ou menos 10 anos atrás. Já fui ao dermatologista e ele me receitou uma pomada a base de hidroquinona, usei por mais ou menos 4 meses, as manchas até se controlaram, mas depois comecei a reparar que surgiram algumas pequenas manchinhas brancas, cortei o uso dessa pomada. Um tempo depois, do dia pra noite as manchas escuras e aveludadas cobriram as minhas costas! E… as vezes elas somem, e as vezes voltam! Eu queria MUITO que você me explicasse melhor sobre essa de cortar os carboidratos,como vc montou o seu cardápio, se você usa ou conheçe ou usa algum creme que auxilie no clareamento. Estou desesperada e com muito medo de conviver com isso pelo resto da minha vida. Aguardo anciosamente pelo seu contato!

  • Kika

    Nossa melhor post que li sobre esse assunto. E olha que passo noites e noites chorando na frente desse not procurando um solução pra isso. A maior tristeza da minha vida. Minha axila e virilha estão que nem dois carvões, e aveludadas. Que tristeza, mudaram da noite pro dia, foi muito rápido. Já passei bepantol, vitanol a, fiz peeling e nada de melhor. Muito triste ter isso, viver de blusinha de manga e na hora do rala e rola sempre com a luz apagada. Tenho sobrepeso, diabetes e resistência a insulina, descobri agora. Fiz Unimed, passei em vários médicos até me acertar com uma Doutor abençoada, todas as taxas voltando ao normal (menos a bendita acantose). Não sei mais o que faço =/

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      Leia o post direitinoho que eu explico o que fazer. Pega uma tabela de carboidratos e CORTE-OS. Aprenda tudo sobre isso. É só emagrecer mesmo (não é um ou dois quilinhos não) e entender o que é carboidrato que vc pode pouquissimo por dia. Quando entender isso, suas manchas vao sumir.

      • julia

        Estava lendo sobre o assunto e ”caí” aqui. Fiquei contente com as explicações, pelo fato de serem aprofundadas. E Lô, gratificante vir aqui e ver como você respondeu com atenção as dúvidas. Obrigada, não são muitos que tem blog respeitam seus leitores!

      • julia

        Estava lendo sobre o assunto e ”caí” aqui. Fiquei contente com as explicações, pelo fato de serem aprofundadas. E Lô, gratificante vir aqui e ver como você respondeu com atenção as dúvidas. Obrigada, não são muitos que tem blog respeitam seus leitores!

      • julia

        Estava lendo sobre o assunto e ”caí” aqui. Fiquei contente com as explicações, pelo fato de serem aprofundadas. E Lô, gratificante vir aqui e ver como você respondeu com atenção as dúvidas. Obrigada, não são muitos que tem blog respeitam seus leitores!

      • julia

        Estava lendo sobre o assunto e ”caí” aqui. Fiquei contente com as explicações, pelo fato de serem aprofundadas. E Lô, gratificante vir aqui e ver como você respondeu com atenção as dúvidas. Obrigada, não são muitos que tem blog respeitam seus leitores!

      • julia

        Estava lendo sobre o assunto e ”caí” aqui. Fiquei contente com as explicações, pelo fato de serem aprofundadas. E Lô, gratificante vir aqui e ver como você respondeu com atenção as dúvidas. Obrigada, não são muitos que tem blog respeitam seus leitores!

      • julia

        Estava lendo sobre o assunto e ”caí” aqui. Fiquei contente com as explicações, pelo fato de serem aprofundadas. E Lô, gratificante vir aqui e ver como você respondeu com atenção as dúvidas. Obrigada, não são muitos que tem blog respeitam seus leitores!

        • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

          owww :-) Eu nao sou muito boa em ser fofa com as pessoas kkkkk mas sou atenciosa!

          • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

            Fofa sim e honesta e linda!!! ;-)

  • Tainan Tinum

    Bom saber disso Lô, vou já já mostrar essa matéria pro meu noivo que tem essas manchas e ele já havia reparado que quando emagrece elas somem… agora eu sei do que se trata………….beijo e obrigada.

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      Que bom!! :-)

  • Vanessa Mesquita

    Lô, me responde uma coisa, essas manchas já marcadas na pele por causa da resistência a insulina, quando se emagrece, elas vão embora? Estou com elas e com muito medo, elas são aveludadas, escuras nesses pontos que você mencionou no post. Emagrecendo elas saem? Eu gostaria de saber mais sobre como me livrar das manchas depois de instaladas.

    • Paola Oliveira de Camargo

      Emagrecer não adianta. Eu sou magra e tenho o problema há anos. Vai na dermato. Se for mesmo acantose, ela provavelmente vai te receitar uma pomada (a minha receitou vitanol-A) de uso tópico. Com 6 meses de uso da pomada, minhas manchas reduziram mais de 50% – mas tem que cuidar bem pra não ter muita irritação no local.

      • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

        Seu caso é de resistencia a insulina, Pao. Só isso. Se tivesse controlado os carboidratos, suas manchas teriam sumido já faz é tempo e sem precisar usar cremes para remover a pele. 

        • Paola Oliveira de Camargo

          Ok, ok… Estou tentando.

          • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

            kkkkkkkkkk quero só ver! A rainha de comer massas é vc!

          • Paola Oliveira de Camargo

            Vou fazer barras de cereal em casa. Assim, ao invés de me entupir de biscoitos doces, como só um pouco de cereais integrais e grãos sem adição de açúcar durante o trabalho. Pelo menos, os carbos serão complexos e cheios de fibras. E comprei um monte de leguminosas pra casa, pra ver se ingiro alguma proteína. Vou também dar um jeito de acabar com aquele monte de bolo de cacau com farinha branca que minha irmã sempre faz.

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      Somem sim, Vanessa. É só controlar o carboidrato da alimentação. O caso da Paola, aqui embaixo, é outro. Se você está obesa e não tinha essas manchas quando era mais magra e elas apareceram agora, é só emagrecer e cuidar da alimentação que fica tudo bem. Use glicerina para manter a pele hidratada. Mas não basta emagrecer um pouco, tens que estar no peso ideal e controlar a ingestão de carboidratos. 

  • Camilla

    Lô, existe algum creme que clareia essas manchas e não precisem de prescrisão medica???

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      Não vão adiantar nada sem o controle da alimentação e o emagrecimento. Nenhum creme é capaz de deter. 

  • http://www.facebook.com/vanessa2m Vanessa Moreira

    Uau, meninas, não sabia nada disso. Parabéns pelo post!!!

  • Vivian Diniz

    nossa

  • Paola Oliveira de Camargo

    Lô, minha linda, obrigada pelo artigo!
    Acabo de descobrir o motivo da minha acantosis (tenho o problema há uns 15 ou 16 anos, mas só fui diagnosticada há um ano). Fiquei encucada com isso desde o diagnóstico, porque não fazia muito sentido: no auge da minha “gordura”, eu pesava 59kg em quase 1,60m – foi a época em que pedi pra minha mãe controlar o que eu comia, porque eu não queria engordar mais. Eu tinha uns 10 anos à época (eu parei de crescer aos 14). Hoje meço 1,65m, e nunca passei desses mesmos 59kg, mesmo nos invernos mais intensos. Minha tireóide só foi realmente apresentar problemas aos 21/22 anos, nunca tive problemas de ovários (no máximo, um nível relativamente alto de hormônios masculinos), então não consegui entender como eu poderia ter acantosis! Agora eu sei: a base da minha dieta são carboidratos, eu quase não consumo proteínas, e eu tenho hiperinsulinimia! Bora mudar a dieta… De novo. :(

    Será que minhas crises de coceira têm a ver com minhas crises de compulsão por açúcar?

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      Tem a ver totalmente! Coom assim? Vc foi diagnosticada e o medico nao te falou sobre insulina. Acantosi é basicamente isso! O comentário da Suzanna  é muito bom! 

      • Paola Oliveira de Camargo

        Não, não falou. Quem descobriu o problema da insulina foi a gineco. A dermato me mandou pro cirurgião plástico pra fazer uma biópsia, com uma lista de probabilidades que não incluíam acantose, porque, como sou magra (e as áreas atingidas não são escuras), essa possibilidade nem passou pela mente dela. Quando levei o resultado pra ela, ela me falou algumas coisas por cima, e me deu uma pomada pra passar ali. Mas em momento algum foi mencionada a palavrinha “insulina”.

    • Aline Bastos

      Paola, Tenho o mesmo problema. Sou magra, porém sofro com a acantose. Estou no processo pra descartar todas as possibilidades. Já descartei problemas com a tireoide, na endócrino, porém, ainda estou no processo com a gineco. Creio que eu tenha hiperinsulinemia porque vivo me sentido mal com hipoglicemia por aí, Sempre fui muito magra. Minha glicemia em jejum é normal e em outro exame já foi baixa. Por isso, a história da insulina não me entra muito na cabeça. Vou fazer um exame pra verificar ovário policístico essa semana mas estou morrendo de medo de não ser isso ( por um lado, claro, seria ótima), mas meu problema continuaria. Queria muito saber como o seu caso evoluiu depois de uma dieta sem carboidratos.

      • Paola Oliveira de Camargo

        Desculpa não poder te ajudar, Aline. Eu nunca consegui fazer uma dieta sem carboidratos. Já tentei reduzi-los, mas, sendo vegetariana, é bem complicado. Ademais, eu às vezes simplesmente preciso de carboidratos, mas não tenho tido crises compulsivas por açúcares, o que já ajuda. Mas frequentemente os ingiro de maneira mais controlada, e tento aumentar a quantidade de proteínas. Há tempos que não sinto coceira, e o aspecto está menos rugoso do que costumava ser. Não falo sobre coloração porque, apesar de a biópsia ter indicado acantose negricante, a minha nunca foi escura. No momento, está só um pouco mais rosada que a pele ao redor, e mesmo esse rosado só é perceptível ao esticar a pele e analisá-la cuidadosamente. De resto, quase esqueço que ela existe.
        Se, como eu, tiveres dificuldade com a restrição de carboidratos, tenta simplesmente realizar uma redução na ingestão dos mesmos, escolhendo alimentos mais proteicos. Reduza os açúcares, acostuma teu paladar a sabores menos doces (se quiseres comer chocolate, escolha o meio amargo ao invés do ao leite. Quando te abituares, então escolha o amargo. Chocolate faz bem à saúde, mas faz bem mesmo em poucas quantidades, e somente a partir de 70% de cacau em sua composição. Quando a gente se abitua à suave doçura do chocolate amargo, descobre que mesmo o meio amargo é insuportavelmente doce), e assim por diante. E não sejas compulsiva. Se tiveres uma vontade absurda de comer doces, pega um só e dá uma volta, que caminhar ao ar livre sempre ajuda a aliviar a compulsão. Isso por si só provavelmente reduzirá teus problemas com a acantose e, de quebra, melhorará a tua saúde como um todo.

        Em 15 de setembro de 2014 12:16, Disqus escreveu:

  • Suzanna gitti

    Lorena,
    Muito obrigada pelo post, descobri recentemente sobre a acantose nigricans, tenho síndrome dos ovários policísticos e estou acima do peso, como entrei em pânico com as manchas, comecei a fazer peelings e usar ácidos na tentativa de clareamento. Mas, não surtiu efeito sem o controle dos carboidratos simples na dieta. A acantose vem na maioria das vezes porque a pessoa tem resistência insulínica. Tenho feito uso da canela em cápsulas para controle da glicemia e da manga africana, que aumenta a adiponectina (enzima), que impede a resistência insulínica. E partir para uma alimentação baseada em proteínas magras e carboidratos complexos. A alimentação é fundamental para reverter o quadro. Bom, é isso, espero ter ajudado.

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      Exatamente isso. É muito dificil pois há pessoas que confundem com fundos, com escurecimento por fricção, etc. Daí quando os cosméticos não vão funcionar, entram em desespero. O tratamento para resistencia a insulina é a saida. Eu cheguei, inclusive, a tomar medicação para diabetes, muito eficaz nesses casos! Adorei a contribuição, continue aqui no PB! :-) 

    • Paola Oliveira de Camargo

      Canela e manga africana? Gente, agora eu vou barbarizar na canela! (É, eu amo canela, mas nunca soube que era boa pra isso). Mas não sei qual é a manga africana…

      • Suzanna Gitti

        Paola,

        Manda manipular 500mg de Irvingia Gabonensis (manga africana) numa farmácia de confiança, depois conta sua experiência. A canela uso o extrato dela em cápsulas, porque assim não sentiria o sabor, seria prático e etc. Tô adorando, e a alimentação removi 50% de carboidratos simples, refinados, que só me prejudicavam.

        • Paola Oliveira de Camargo

          brigada, Suzanna! Vou tentar a manga africana sim, mas canela em cápsula não tem graça – eu gosto de tapar minha fatia de pão integral de manhã com canela, e sempre que faço minguau (eu sou louca por mingau de aveia), ele fica escuro de tanta canela que ponho! Só não como tanta canela quanto eu gostaria porque: 1. durante a menstruação, acho inconveniente abusar dela, porque canela aumenta o sangramento; e 2. não tem canela no ap do meu namorado (vou remediar isso hoje).

          • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

            Pao, vc precisa prestar atenção redobrada na insulina. Sua alimentação deve ta te matando. Vc nao tem sobrepeso e apresenta acantosi, isso é preocupante. Deves ter varios outros problemas com a alimentação rica em carbos… Eu, se fosse vc, diminuiria ate os carbos complexos e regularia a taxa de insulina com total dedicação. 

          • Paola Oliveira de Camargo

            Minha vida tá me matando. Minha casa é muito longe de tudo, então é raro eu fazer comida em casa. Na casa do Mateus não tem nem arremedo de cozinha, então a alimentação básica é pão com qualquer coisa, ou sopa instantânea. Pra piorar, duas vezes por semana, tenho de acordar às 5h pra ir trabalhar em outra cidade, 6 horas seguidas. Aí, ou fico horas sem comer nada, ou faço um lanche ao longo da manhã – e não existe lanche mais prático em horário de trabalho do que biscoitos. Vou, sim, dar um jeito na minha alimentação, mas não vai ser fácil. :(

            Ah, acabei de encomendar a irvingia na minha farmácia de manipulação preferida. Vai sair caro, mas pego amanhã mesmo.

          • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

            Pao, compra uma bolsinha térmica e não tenha vergonha! É uma lancheirinha mesmo! tenho uma amiga que tem a vida assim, mas ela prepara as refeições pela noite, coloca na bolsa e passa o dia. Ela se alimenta para treinamento muscular, ou seja, proteinas e mais proteinas! 

          • Paola Oliveira de Camargo

            É o que terei de fazer… Ai, ai… E agora, relendo o artigo, vi que tenho de reduzir também a cafeína. Eu não tomo café, e há tempos que parei de tomar chá preto, mas li o artigo atacando uma barra de chocolate 55% cacau, e, na casa do Mateus, ao invés de canela (que ele não tem) eu costumo tapar o pão com cacau puro. Tudo errado! Ai, parei agora. Acho que, se me visses pessoalmente, irias te apavorar comigo. Sabe aquela flacidez nos braços, o “tchauzinho”? Pois é, tenho isso há anos. Pelo menos comecei a fazer academia três semanas atrás, mas sem proteína não tem como. Só não entendo uma coisa: eu tenho uma dieta riquíssima em carbos e lipídeos, praticamente não fazia exercícios até três semanas atrás, tenho hipotireoidismo, nunca fiz dieta… Como é que eu ainda consigo ser magra? Não estou reclamando nem nada, mas como é que pode?

  • Ewelyn

    A fricção da pele na própria pele crias essas manchas, eu tinha principalmente nas axilas e virilhas, onde o contato é grande quando se está obesa, perdi 33 kilos e com eles se foram a fricção e as manchas. 

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002472039641 Lô Magalhães

      Escurecimento por fricção não é caso de acantose, Ewelin! ;-) São coisas diferentes… Beijos!

      • May

        eu estava dando uma buscada na internet sobre esse problema, e vi esse post e adorei, me ajudou muito porque também tenho essas machinhas mas não sou acima do peso, antes eu era gordinha mas consegui eliminar cerca de 12kilos mas as manchas continuam lá mesmo com meus cuidados, também não tenho problema com ovarios então deve ser algo a ver com a insulina pq creio eu que não consumo muito carboidratos…preciso voltar ao medico urgentemente porque isso a muito tempo me deprime ):

    • Paola Oliveira de Camargo

      Ewelyn, o que acontece na acantosis não é mero escurecimento – que, às vezes, nem é muito acentuado. A textura da pele muda, criando novas dobras que não deveriam existir, e pode também haver coceira – no meu caso, muita coceira, dá vontade de arrancar a pele. E eu nunca fui obesa.