Henna – Tudo que Você Precisa Saber

cabelo com henna

O que é Henna?

É uma planta, mais especificamente um arbusto nativo da Ásia. Ela vem sido usada há milhares de anos para tingir o cabelo e a pele (tatuagens). A qualidade da Henna depende do país onde ela cresce, as melhores são do Irã.

Henna tinge e fortificam os cabelos (não tem propriedades alisantes, não confunda com Henê). A Henna em seu estado natural (quando é bem vermelha e pigmentada) pode ser ótima para os cabelos.

Henna danifica os cabelos?

Eu seu estado puro (quando é bem vermelha e não levemente alaranjada), henna não causa danos. O problema é que muitas hennas no mercado são de má qualidade, misturadas à compostos metálicos que reagem com amônia. Se você usa uma henna desse tipo e se seu cabelo já foi tingido ou tratado com amônia nos últimos 6 meses, seu cabelo pode ressecar e ficar meio verde! Se quer usar Henna tenha certeza que é 100% henna (a cor será bem vermelha).

Que cor fica o cabelo tingido com henna?

Vermelho bem intenso. O chamado henna preto não é henna de verdade, mas tem características parecidas, é uma planta também Indigofera tinctoria e sua cor é meio azulada, pode ser misturado à henna vermelha para resultados quase preto, mas essa cor desbota facilmente e seu cabelo acaba ficando vermelho. Henna é natural, mas é permanente. Se de boa procedência, não danifica os cabelos como tinturas á base de amônia, mas saiba que henna é praticamente impossível de remover por completo.

Você pode comprar henna vermelha (100%, de boa qualidade) e misturar com café ou com vinho para alterar a cor, assim você não fica com o cabelo ultra vermelhão. Faça um café bem forte e misture com a henna para escurecer o vermelho ou ferva a henna com vinho tinto para obter uma cor mais burgundy.

Pode-se usar henna em cabelos quimicamente tratados?

Sim, desde que seja a henna certa, 100% henna de origem vegetal e de boa qualidade. Como uma regra básica, espere 3 meses após o tratamento químico (tinturas, mechas, progressivas, etc) antes de usar henna e sempre faça um teste de mecha.

Benefícios de se usar Henna

  • O cabelo fica mais forte e com brilho – a Lawsonia Inermis (henna) penetra os fios e sela a queratina e as cutículas.
  • O cabelo fica mais macio e brilhante – como a henna fecha as cutículas, seus cabelos ficam mais bonitos.
  • O vermelho não desbota – se você já usou tintura à base de amônia para ficar ruiva, sabe que ela desbota horrores. Henna desbota um pouco depois da primeira aplicação, mas depois da segunda aplicação, seu cabelo fica sempre com um vermelho bem vivo.

Desvantagens de se usar Henna

  • Aplicação é mais difícil – deve deixar a henna por mais tempo nos cabelos e você pode fazer uma bagunça tremenda.
  • A cor nunca é exata – como é uma cor natural, você tem que experimentar com misturas para atingir sua cor ideal (veja as dicas acima com café e vinho).
  • Pode ressecar os cabelos – não tanto quanto tinturas com amônia, mas há relatos de que henna causa ressecamento.
  • Henna reduz cachos – há relatos de que isso pode acontecer, mas não sempre.
  • Henna muda de cor dependendo da luz – veja as fotos abaixo, mesmo cabelo com henna em luzes diferentes.

Como conseguir henna de boa qualidade?

Procure por henna em pó de qualidade para passar no corpo, henna para tatuagem – essas tendem a ser as mais seguras e melhores.

Como misturar henna?

Você basicamente mistura o pó com um líquido quente. Pode ser apenas água. Use 75 gramas de henna em pó para cabelos que chegam até o ombro, 250 gramas para cabelos que chegam até a cintura. Coloque o pó em uma vasilha de vidro e adicione o líquido aos poucos, misturando bem, você quer atingir uma consistência tipo massa de panqueca. Após misturar, deixe a mistura descansar para a cor da henna soltar no líquido. Tampe a vasilha e espere umas 4 horas ou mais, ponha uma pouco da mistura na mão e enxágue, se manchar está pronta para usar. Você pode misturar a henna e guardar na geladeira por até 6 meses.

Você pode misturar a henna em pó com café (já feito, líquido), chá de camomila, ferver com vinho, misturar com água quente e vinagre… nossa tem muitas possibilidades, você pode até fazer uma máscara de hidratação com henna e iogurte, etc.

Como aplicar henna nos cabelos

Lave os cabelos apenas com shampoo e seque com a toalha, aplique a henna mecha por mecha a seguir com um pincel. Ponha uma touca de plástico e use secador para esquentá-la. deixa henna agir por pelo menos 1 hora (2 horas é recomendado), analise a cor de uma mecha para ver se chegou no tom desejado. Para enxaguar, passe bastante condicionador nos cabelos antes de molhar e em seguida enxague bem por cerca de 20 minutos na água quase morna quase fria.

Como remover Henna dos Cabelos

Se você cansou da cor, quer fazer umas mechinhas ou se sua co com henna deu errado, sinto muito dizer, mas o processo de remoção não será fácil.

  • Remova com água Oxigenada – isso irá estragar e ressecar seus cabelos!! – é muito arriscado (só mesmo para as mais desesperadas)

Passe água oxigenada volume 40 no cabelo todo e siga com o secador por 20 minutos. Lave os cabelos com shampoo. Seu cabelos ficará amarelo ou laranja mais claro, siga com a cor que quiser (de preferência sem amônia). Espere (siga as instruções da tintura), enxágue e use condicionador.

  • Remova com álcool e óleo mineral – não remove completamente, funciona apenas se a henna acabou de ser aplicada.

Passe álcool 90% no cabelo todo, siga com óleo mineral também no cabelo todo. Ponha uma touca plástica ou papel filme sobre o cabelo, siga com o secador no quente por 30 a 45 minutos. Depois passe um shampoo anti resíduo no cabelo antes de molhar, espalhe bem, depois lave normalmente com água, shampoo e condicionador.

  • Procure um bom salão e peça para retirar a henna com um removedor á base de enzimas de frutas – apenas um cabeleireiro licenciado pode comprar esse removedor. Pode ficar caro, mas esse método é o mais eficiente e seguro.

Eu recomendo Henna?

Para quem quer cabelos vermelhos sim. É uma boa opção natural e eficaz. Funciona muito bem para tingir cabelos brancos e todos os tipos de cabelo. Para quem enjoa fácil de uma cor só e gosta de variar, fuja de henna!

author avatar

Maquiadora e cabeleireira nas horas vagas, blogueira e professora de inglês. Adoro o estilo dos anos 60, músicas dos Beatles, Xbox 360, política de esquerda e filmes de terror.