Henna – Tudo que Você Precisa Saber

cabelo com henna

O que é Henna?

É uma planta, mais especificamente um arbusto nativo da Ásia. Ela vem sido usada há milhares de anos para tingir o cabelo e a pele (tatuagens). A qualidade da Henna depende do país onde ela cresce, as melhores são do Irã.

Henna tinge e fortificam os cabelos (não tem propriedades alisantes, não confunda com Henê). A Henna em seu estado natural (quando é bem vermelha e pigmentada) pode ser ótima para os cabelos.

Henna danifica os cabelos?

Eu seu estado puro (quando é bem vermelha e não levemente alaranjada), henna não causa danos. O problema é que muitas hennas no mercado são de má qualidade, misturadas à compostos metálicos que reagem com amônia. Se você usa uma henna desse tipo e se seu cabelo já foi tingido ou tratado com amônia nos últimos 6 meses, seu cabelo pode ressecar e ficar meio verde! Se quer usar Henna tenha certeza que é 100% henna (a cor será bem vermelha).

Que cor fica o cabelo tingido com henna?

Vermelho bem intenso. O chamado henna preto não é henna de verdade, mas tem características parecidas, é uma planta também Indigofera tinctoria e sua cor é meio azulada, pode ser misturado à henna vermelha para resultados quase preto, mas essa cor desbota facilmente e seu cabelo acaba ficando vermelho. Henna é natural, mas é permanente. Se de boa procedência, não danifica os cabelos como tinturas á base de amônia, mas saiba que henna é praticamente impossível de remover por completo.

Você pode comprar henna vermelha (100%, de boa qualidade) e misturar com café ou com vinho para alterar a cor, assim você não fica com o cabelo ultra vermelhão. Faça um café bem forte e misture com a henna para escurecer o vermelho ou ferva a henna com vinho tinto para obter uma cor mais burgundy.

Pode-se usar henna em cabelos quimicamente tratados?

Sim, desde que seja a henna certa, 100% henna de origem vegetal e de boa qualidade. Como uma regra básica, espere 3 meses após o tratamento químico (tinturas, mechas, progressivas, etc) antes de usar henna e sempre faça um teste de mecha.

Benefícios de se usar Henna

  • O cabelo fica mais forte e com brilho – a Lawsonia Inermis (henna) penetra os fios e sela a queratina e as cutículas.
  • O cabelo fica mais macio e brilhante – como a henna fecha as cutículas, seus cabelos ficam mais bonitos.
  • O vermelho não desbota – se você já usou tintura à base de amônia para ficar ruiva, sabe que ela desbota horrores. Henna desbota um pouco depois da primeira aplicação, mas depois da segunda aplicação, seu cabelo fica sempre com um vermelho bem vivo.

Desvantagens de se usar Henna

  • Aplicação é mais difícil – deve deixar a henna por mais tempo nos cabelos e você pode fazer uma bagunça tremenda.
  • A cor nunca é exata – como é uma cor natural, você tem que experimentar com misturas para atingir sua cor ideal (veja as dicas acima com café e vinho).
  • Pode ressecar os cabelos – não tanto quanto tinturas com amônia, mas há relatos de que henna causa ressecamento.
  • Henna reduz cachos – há relatos de que isso pode acontecer, mas não sempre.
  • Henna muda de cor dependendo da luz – veja as fotos abaixo, mesmo cabelo com henna em luzes diferentes.

Como conseguir henna de boa qualidade?

Procure por henna em pó de qualidade para passar no corpo, henna para tatuagem – essas tendem a ser as mais seguras e melhores.

Como misturar henna?

Você basicamente mistura o pó com um líquido quente. Pode ser apenas água. Use 75 gramas de henna em pó para cabelos que chegam até o ombro, 250 gramas para cabelos que chegam até a cintura. Coloque o pó em uma vasilha de vidro e adicione o líquido aos poucos, misturando bem, você quer atingir uma consistência tipo massa de panqueca. Após misturar, deixe a mistura descansar para a cor da henna soltar no líquido. Tampe a vasilha e espere umas 4 horas ou mais, ponha uma pouco da mistura na mão e enxágue, se manchar está pronta para usar. Você pode misturar a henna e guardar na geladeira por até 6 meses.

Você pode misturar a henna em pó com café (já feito, líquido), chá de camomila, ferver com vinho, misturar com água quente e vinagre… nossa tem muitas possibilidades, você pode até fazer uma máscara de hidratação com henna e iogurte, etc.

Como aplicar henna nos cabelos

Lave os cabelos apenas com shampoo e seque com a toalha, aplique a henna mecha por mecha a seguir com um pincel. Ponha uma touca de plástico e use secador para esquentá-la. deixa henna agir por pelo menos 1 hora (2 horas é recomendado), analise a cor de uma mecha para ver se chegou no tom desejado. Para enxaguar, passe bastante condicionador nos cabelos antes de molhar e em seguida enxague bem por cerca de 20 minutos na água quase morna quase fria.

Como remover Henna dos Cabelos

Se você cansou da cor, quer fazer umas mechinhas ou se sua co com henna deu errado, sinto muito dizer, mas o processo de remoção não será fácil.

  • Remova com água Oxigenada – isso irá estragar e ressecar seus cabelos!! – é muito arriscado (só mesmo para as mais desesperadas)

Passe água oxigenada volume 40 no cabelo todo e siga com o secador por 20 minutos. Lave os cabelos com shampoo. Seu cabelos ficará amarelo ou laranja mais claro, siga com a cor que quiser (de preferência sem amônia). Espere (siga as instruções da tintura), enxágue e use condicionador.

  • Remova com álcool e óleo mineral – não remove completamente, funciona apenas se a henna acabou de ser aplicada.

Passe álcool 90% no cabelo todo, siga com óleo mineral também no cabelo todo. Ponha uma touca plástica ou papel filme sobre o cabelo, siga com o secador no quente por 30 a 45 minutos. Depois passe um shampoo anti resíduo no cabelo antes de molhar, espalhe bem, depois lave normalmente com água, shampoo e condicionador.

  • Procure um bom salão e peça para retirar a henna com um removedor á base de enzimas de frutas – apenas um cabeleireiro licenciado pode comprar esse removedor. Pode ficar caro, mas esse método é o mais eficiente e seguro.

Eu recomendo Henna?

Para quem quer cabelos vermelhos sim. É uma boa opção natural e eficaz. Funciona muito bem para tingir cabelos brancos e todos os tipos de cabelo. Para quem enjoa fácil de uma cor só e gosta de variar, fuja de henna!

author avatar

Maquiadora e cabeleireira nas horas vagas, blogueira e professora de inglês. Adoro o estilo dos anos 60, músicas dos Beatles, Xbox 360, política de esquerda e filmes de terror.

  • miranda silva

    Olá boa tarde ! Como o meu cabelo é volumoso eu uso progressiva da tutanat sem formol e também uso tonalizantes. Gostaria de saber se eu usar a rena eu ainda posso fazer uso da progressiva?

  • Rutty S

    Olá, Juliana, passei Henna Surya castanho dourado pela primeira vez, em cabelos recém cortados bem curtinhos. Minha cor natural é louro escuro, mas os brancos dominam. Cobriu os brancos, mas por baixo ficou um tom de cenoura. Já faz um mês e estou preocupada com a próxima vez, porque dizem que ficará mais cenoura ainda. Você pode me orientar? Coloco vinho ou café? Posso retornar à tinta sem amônia sem problemas? Obrigada por esse espaço!

  • Vi

    Pera aí, ela funciona ou não em cabelos brancos? Só vejo gente dizendo que não, não há nenhum método para colorir fios brancos com a henna? Nem se misturar com a indigo? Queria eliminar os grisalhos da maneira mais saudável/natural possível :(

    • Chris

      Ola,

      Uso henna ha anos (Weleda – no Brasil é a melhor que já usei, pois as outras marcas ressecam, apenas quando misturar faça em ponto como mousse de chocolate”). Os cabelos grisalhos ficarão alaranjados vermelhos na primeira aplicação. Meu conselho: faça uma segunda aplicação 15 dias depois da primeira (depois disso uma vez por mês) e os grisalhos ficarão como reflexos vermelhos. Na mistura eu acrescento uma colher de sopa de maionese e uma colher de sopa de leite de coco. Os cabelos ficarão com muito brilhos e sedosos. Todos pensam que os meus são feitos no salao com reflexos vermelhos. Boa sorte. (OBS: eu deixo agir por duas horas, as vezes três dependendo do meu tempo disponível)

  • Bela

    Oi quero usar henna , mas meu cabelo é preto vai dar cor ? no meu cabelo?

  • Paloma Marques

    Oi,poderia explicar melhor sobre a henna preta?

  • Lu Falcoa

    Oi, quero usar Henna, vermelha, mas não tenho cabelos brancos, meu cabelo é castanho médio. A henna pega no meu cabelo, vai ficar vermelho? Me disseram que só serve para cabelos brancos (Henna Surya)…será?

    Obrigada

    • Paola Oliveira de Camargo

      Henna funciona mal em cabelos brancos… Vermelho, vai ser difícil. Se tiveres comprado a surta henna em creme, creio que fiquei bem avermelhado. Se for a em pó, se teu cabelo não for muito escuro, provavelmente dará alguns reflexos vermelhos, nada além disso.

      • Lu Falcoa

        Ah, que bom! Eu não tenho cabelos brancos, meus cabelos são castanhos (natural) ainda… então posso pintar de henna vermelho mais tranquila agora, pois achei q só pegava nos brancos!

        • Paola Oliveira de Camargo

          Anos atrás, comprei uma caixinha de Surya Henna em pó, vermelha. Na caixa, estava escrito: “não cobre cabelos brancos”. Eu não tinha nenhum, então não liguei. Meu cabelo é castanho escuro, natural. Passei a henna, e ele ficou super macio, ultra brilhos, e só. Nada de vermelho, exceto pelas pontas longamente expostas ao sol (contra a luz, ficavam avermelhadas). O creme é mais eficiente.

  • Thamires

    Olá, estou com uma dúvida, henna alisa com o passar do tempo?

  • Eliane

    Olá Juliana, eu ficaria bem feliz se você pudesse indicar onde encontro a tal enzima a base de frutas – que remove henna. Mesmo que seja necessário importar, me informe se souber de algo. Já liguei para os melhores cabelereiros de São Paulo e nenhum deles sequer ouviu falar de tal produto.

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      nos EUA tem o Goldwell System Colour Remover e Eraser by Affinage, ambos são a base de frutas e removem henna.

  • Viviane2012

    adorei…tenho cabelo preto mas queria cabelo vermelho sera que quebra????

  • Érica

    Olá! Eu adorei o post! :)
    Tenho cabelo tingido de preto avermelhado (ele natural é castanho escuro, tingi 2 vezes já, com a tinta Amora -preto avermelhado- da Garnier, e ficou um castanho bem escuro com reflexos vinho). Quero usar Henna Surya em pó, que tem variedades de cores. Estou querendo usar a cor Vinho, mas tenho medo de não pegar e não fazer diferença… aí com o receio de não pegar, fico pensando em usar a cor Vermelha, mas tenho medo de pegar bem e ficar muito vermelho. A Henna pega bem no cabelo, mesmo se ele for tingido? Qual você aconselha para ficar com o cabelo vermelho bem escuro, fechado… a Vinho ou a Vermelha? Me ajude, por favor! 
    Beijos! :)

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Vinho :)

      • Érica

         Obrigada! ;)

    • Paola Oliveira de Camargo

      Queres usar a surya henna em pó, em cabelo escuro? Podes te preparar pra remover a tinta atual antes, que a em pó tinge menos que a em creme. Quando eu usei a henna em pó vermelha no meu cabelo, não fiquei sequer com reflexo avermelhado – mas claro, como o meu cabelo era virgem devia ser mais difícil de pegar a cor, mesmo.

      • Érica

        A em creme tinge melhor, é? Bom saber, vou usar a em creme então! ;) Vou tentar sem remover a tintura do cabelo… Vou usar a Vinho mesmo, pois não quero remover a tintura… Gosto muito da cor do meu cabelo tingido, só quero ele um pouco mais vinho, e um pouquinho menos escuro -já que é Preto Avermelhado, o vinho não é tão perceptível quanto eu queria- e acho que a Henna na cor Vinho poderá me dar a pequena mudança desejada. E em relação a cabelo virgem, acho que é mais difícil de pegar cor mesmo. A primeira vez que pintei meu cabelo, não mudou praticamente nada, só uns reflexos levemente perceptíveis.

        • Paola Oliveira de Camargo

          Bem, foi essa a minha impressão. Melhor perguntar pra alguém que tenha usado em cabelo não virgem.

  • Rose

    vou aposta no oleo de pequi,a minha mae mora na fazenda no tocantins e custuma tira o oleo do pequi, ja me mandou ,vou começar a usar,bjossssssssss

  • Paola Oliveira de Camargo

    Minha única incursão pelo mundo das tinturas foi com uma caixinha de Surya Henna em pó vermelha (as tinturas à base de henna da Surya são misturadas com outras plantas, e, por isso, atingem várias tonalidades, algumas nada vermelhas). Meu objetivo: reflexos avermelhados. Foi um pouco chato de aplicar (o em creme deve ser mais fácil), tinha que misturar mel (incluso na caixa), água morna… Resultado: cabelos ultra brilhantes e sedosos (meu cabelo nunca foi tão lindo), sem nenhuma modificação na cor (é isso que dá aplicar henna em cabelos castanho-escuros virgens), nem mesmo reflexo. Ainda assim, fiquei satisfeita, embora nunca mais tenha usado (preguiça… Para o resultado que eu tive, dá pra tentar a caixinha incolor, que serve só para o brilho, mesmo). Já a minha mãe, tempos depois, usou a henna líquida, mas reclamou que o cabelo ficou mais ressecado, e não cobriu os brancos (mas ela pegou uma caixa loira. Se bem que a vendedora disse que henna não cobre fios brancos; esses, só tintura com amônia resolveria). Deve ser porque o cabelo dela é bem mais fino e mais seco que o meu…

  • Elaine Maia

    Eu uso henna surya liquida não sei se é 100% natural, já experimentei em pó também da mesma marca, mas acho muito dificil de passar, meu cabelo fica vermelho a princípio e rosa na segunda lavagem, fica meio ridículo mas já acostumei.

  • Tainan Tinum

    Amei…..

  • Tainan Tinum

    Nossa, eu que estou doida pra ficar ruiva fiquei bem motivada agora…srsrsr

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      vai fundo, manda fotos pra gente depois! beijos

  • Lavinia John Cignelli

    Eu experimentei henna alguns anos atras…..apesar de ter gostado do super brilho que ela da,senti que ressecou muito as minhas pontas….tambem senti que os cabelos embaracavam com mais facilidade….acho que pra quem tem cabelos mais fininhos ou com tendencia a oleosos pode ser uma boa.