Lavar o Cabelo com Shampoo Transparente e em Seguida com Perolado é um Crime

shampoos transparentes

Eu já ouvi falar dessa história de lavar o cabelo com shampoo transparente e em seguida lavar com cabelo perolado tantas vezes, que perdi as contas. Acho que uma blogueira ou cabeleireira famosa deu essa dica e a coisa se espalhou que nem fogo de palha.

No entanto, essa ideia é uma grande furada! Na verdade, lavar o cabelo dessa forma deveria ser proibido por lei!

Eu vi o seguinte passo-a-passo no yahoo respostas – ATENÇÃO, NUNCA SIGA AS DICAS A SEGUIR – usei-as como exemplo de algo que você NÃO deve fazer.

“1- Lave com xampu transparente pois geralmente esse tipo de shampoo limpa mais que os perolados (digo geralmente pois já vi shampoos transparentes super hidratantes e já vi perolados que ressecam muito), pois em sua formula não possuem tantos agentes condicionantes como os perolados /leitosos .Faça duas lavagens a 1ª com shampoo transparente e a 2ª com perolado/leitoso.
2- Passe condicionadores que sejam de linhas da natureza ( natura, bio extratos, ox plants), pois geralmente hidratam mais.
3- Faça hidratações de 15 em 15 dias com produtos leitosos.
4- Nunca prenda cabelo molhado pois dá mofo ( caspa), que deixa o cabelo mais oleoso.”

Ai, ai…por onde começar… Shampoos perolados ou leitosos não são necessariamente mais condicionantes do que shampoos transparentes. A cor ou consistência do shampoo não determina a sua capacidade de condicionar o cabelo. O que determina isso é a fórmula, como sempre – você descobre as funções de um produto quando analisa seus ingredientes ativos.

Se o shampoo contém polímeros catiônicos (Guar hydroxypropyltrimonium chloride, Polyquaternium 10, etc) ele condiciona melhor, seja ele transparente ou perolado. Porém, portanto, todavia, se o shampoo contém surfactantes, esses removem a maioria dos polímeros catiônicos e ainda removem óleos naturais, queratina natural, danificando os fios.

Por isso, pela milésima terceira vez, eu te imploro: Use shampoo sem sulfatos! Se eles tiverem polímeros catiônicos, melhor ainda, pois eles continuam no fio, mesmo após o enxágue e formam um filme protetor que fecha as cutículas.

Shampoos com sulfatos, principalmente os anti-resíduo, possuem uma fórmula muito parecida com detergente de lavar louça e eu já inclusive ouvi falar de salões chiques que usam detergente como shampoo anti-resíduo, pois dá na mesma.

Se você lava o cabelo com shampoo transparente e em seguida com o perolado, você abre as cutículas e abre buracos no fio. Em seguida você usa um condicionador e o cabelo em estado de palha com as cutículas gritando, absorve bem o produto, que fecha as cutículas. Você então acha que seu cabelo está mais sedoso, bonito e pensa: ” Uau! Essa dica de de lavar o cabelo duas vezes com dois tipos de shampoo funciona mesmo!”

Mas esse sedosidade é apenas temporária, você fecha os buracos com o condicionador, mas o efeito não dura. A melhor coisa que você faz é não criar os buracos e para isso, você deve ter todo o cuidado do mundo ao lavar o cabelo.

  1. Lave apenas 2 vezes por semana
  2. Sempre use shampoos sem sulfato
  3. Use água morna ou fria
  4. Não esfregue o couro cabeludo nem os fios, isso causa atrito e danos
  5. Use máscaras de hidratação ou cremes ao invés de condicionadores
  6. Evite usar produtos com queratina diariamente, excesso de queratina causa quebra

O melhor tratamento capilar é proteção! Minimize danos ao lavar e proteja com condicionantes. Lavar o cabelo duas vezes com shampoo transparente e em seguida com o perolado, dobra os danos.

author avatar

Maquiadora e cabeleireira nas horas vagas, blogueira e professora de inglês. Adoro o estilo dos anos 60, músicas dos Beatles, Xbox 360, política de esquerda e filmes de terror.

  • Fe

    Gostei do post, mas meu cabelo que tem a raiz super oleosa, nesse calor de cidade do interior que eu moro, sem condições de lavar apenas 2 vezes por semana

  • Thaís

    Olá, a melhor coisa que fiz foi começar a fazer meu próprio shampoo (receita aqui do PB), ele espuma bem, limpa bem e não deixa o cabelo ficar oleoso… Mas como meu cabelo é cacheado e muito seco, o que eu poderia adicionar (que seja barato) para deixar meu shampoo mais hidratante? Já usei babosa, mas deixa o shampoo cor uma cor muito feia, e quando vi sobre a escova de ureia pensei em adicionar ao shampoo, mas fiquei com medo… alguma dica?

  • Eduarda

    O shampoo da natura plant hidratação reparadora tem sulfato?

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Bia

      Manda a fórmula, mas acho que sim!

    • Paola Oliveira de Camargo

      Da última vez que vasculhei as fórmulas da Natura (lá no início do ano – o site deles informa a fórmula de todos os produtos), encontrei somente três shampoos sem sulfato, e todos eles são infantis: Mamãe e Bebê, Naturé Splack! e Naturé Lalalá Shampoo de Verão. A não ser que eles tenham mudado alguma coisa nos shampoos adultos, eles são todos com sulfato.

  • L. G. Alves

    Se eu for lavar só duas vezes por semana meus fios vão pro ralo. Eu noto que quando lavo de dois em dois dias ele cai menos.

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Bia

      Impressão sua. Toda vez que você lava, os fios que saem em sua grande maioria já tinham caído. Assim, menos lavagens, maior acúmulo de fios. Você remove todo dia ou duas vezes por semana, mas é a mesma quantidade, principalmente se seu cabelo é cacheado, porque o fio solta da raiz e fica enroscado, não cai….daí quando lava parece que é muito, mas geralmente é a quantidade normal!
      ;-)

      Beijooo

  • Sarita Sas

    Olá bom dia!
    Amei o post e fiquei com algumas dúvidas ainda..me desculpem mas são tantas informações que deu um nó…
    Assim eu treino musculação pelo menos 5 x na semana e saio com o cabelo todo molhado de suor praticamente, e em um outro lugar li que junto com o suor vem o sal que prejudica os fios e não é bom ficar sem lavar….como fazer agora???
    E sobre os xampus sem sulfato eu ainda não entendi bem..principalmente para atual condição que meu cabelo se encontra…como é o uso, e sobre as fórmulas pois eu li em um comentário que esse tipo de dúvidas. Se já existe algum post sobre os xampus sem sulfatos eu agradeço. Desculpem mesmo querer saber tanta coisa..mas eu tinha ideia que esse papo de lavar tanto os cabelos não era o mais indicado mesmo só não fazia ideia que era tão danoso ..ainda mais pra minha “jubinha” que já tá tão judiada….

    Agradeço de coração a atenção!!!

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Suor não estraga os cabelos! Uréia e lactate presentes no suor são hidratantes e os minerais em suor acabam não afetando os fios. Use um bom shampoo a seco, o da TIGI é excelente e não deixa resíduo branco. Faça co-wash (lavar apenas com condicionador se achar que realmente precisa. beijos

      • Sarita Sas

        Muito obrigado pelo esclarecimento e sinceramente de todo coração….de tantos blogs e sites que leio sobre tratamentos e produtos cosméticos sem dúvida Produtos de Beleza se não é pelo menos é um dos mais coerentes e explica o porque das coisas….e não fica nos “achismos”.

  • Carol Santi

    Bom dia Ju! Estava lendo a matéria e me deparei com vc dizendo que só se deve lavar o cabelo duas vezes por semana, mas eu faço natação todos os dias e tenho que lavar os cabelos. Bom, pelo menos a piscina é tratada com ozônio e não com cloro, dizem que não faz tão mal, mas tem alguma dica para ajudar os cabelos? Mesmo não tendo cloro no tratamento, meus cabelos ficam bem durinhos e não resolve hidratar todos os dias!

    Bjão

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Leva na bolsa um frasco spray com vinagre e agua. Antes de nadar molhe bem o cabelo com essa mistura. Assim ele nao absorve a agua da piscina e fica hidratado. Bjos

      • Ester Moreira

        bom saber.

  • Claudia

    Moro em portugal tem pouco tempo, e meus cabelos estão um Deus nos acuda, por causa da agua ter muito calcario. Gostaria de saber quais produtos são anticalcarios, ou se tem outros produtos que ajuda a combater o calcario.Bjinhos

    • Paola Oliveira de Camargo

      Claudia, tenta instalar um filtro no chuveiro, pra remover um pouco do calcário.

      • Karisma Cosmetica

        Olá!!não adianta !!alem de ser caro o filtro não remove 100% do calcário !Eu tenho que lavar os cabelos com agua mineral que compro nos mercados,será que o vinagre ajuda?mas aqui não existe vinagre de álcool ,só o de vinho branco ou de frutas…

        • Paola Oliveira de Camargo

          Que situação! Mas o melhor vinagre é o de maçã ;)

  • Paula Sargi

    Algo que não tem nada a ver com isso, só que tudo a ver. Apresentei minha tia aos shampoos sem sulfatos dando de presente um Oro Argan Monoi. Tentei explicar porque não usar sulfato, porque fazer hidratação etc etc. Ela foi toda feliz pra casa. No dia seguinte me ligou lamentando que o shampoo deixou o cabelo dela melado. Quando a vi no mesmo dia, não constatei melado algum no cabelo dela, na verdade ainda conseguia ver os fios com frizz chamuscados de secador, e os fios um pouco mais soltos, efeito do condicionador da Oro Argan que é muito bom. Mas o que aconteceu com ela foi na verdade a resposta rápida do cabelo tão deteriorado q absorveu tudo que os produtos poderiam dar para fechar os buracos danificados.
    O meu cabelo quando fiz a hidratação maravilhosa pela primeira vez (quando ainda usava sulfato e pior anti-caspa também) ficou super macio e sedoso e hoje quando faço a hidratação é só pra manter, pois meu cabelo não está mais uma palha.

  • Luciene

    Só o PB pra salvar nossos fios! uma dúvida: estou usando a linha Nature da Loreal. Caso vc conheça esse shampoo, sabe me dizer se ele é sem sulfato

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Bia

      Posta os cinco primeiros ingredientes do rótulo ou tira uma foto e posta que a gente fala em um segundo.

      ;)

      • Ester Moreira

        então, só importam os cinco primeiros ingredientes, em qualquer produto???

        • http://www.produtosdebeleza.com/ Bia

          São os mais importantes, na maioria das fórmulas são os que interessam…principalmente em shampoo, que é onde vai ficar o sulfato!

  • Kamila

    LAVAR DUAS VEZES NA SEMANA?? Adoro o blog, acompanho faz um tempinho já, apesar de não de comentar em todos os posts – comentei em dois post só, acho – mas, ó, lavar o cabelo duas vezes na semana é demais, alias, DE MENOS. Sei que vai de cabelo a cabelo, mas o meu, que é virgem e normal (ah, eu uso ele natural, nada de chapinha ou secador), não aguenta esse tranco de jeito nenhum, imagina uma menina que tenha o cabelo oleoso então? credo. E sobre o shampoo sem sulfato: não consegui me adaptar de jeito nenhum. Tentei de tudo: aquele periodozinho de adaptação lavando com shampoo de bebê e tudo mais, cheguei a ir tirando aos poucos, passando o “sulfatado” uma vez e o sem sulfato depois, usando só uma vez na semana o ~normal~, mas não deu, o cabelo ficou oleoso, lisinho (no pior sentido), sem vida, sem volume, voltei pro meu shampoo habitual e pronto. Poxa, eu ia escrever pouco e olha só o que virou, melhor parar, ne.

    • Simone Souza

      Realmente, shampoo sem sulfato não funciona se você utiliza junto produtos que contenham oleo mineral, petrolatos, etc, pois estes nem mesmo o shampoo com sulfato retira do cabelo, totalmente, e acabam tendo que utilizar preiodicamente um sh anti resíduo. Shampoo sem sulfatos representam uma mudança total no tratamento do cabelo. sozinho realmente não funciona. E lavar 2x na semana o cabelo, pode sim, ser suficiente ou até de mais para quem tem cabelos secos!

      • Kamila

        Até onde eu sei, não tem nada a ver… Enfim, pelo o que li shampoo sem sulfato consegue remover silicones, parabenos e petrolatos sem numa boa, só pra quem é adapta do no poo que isso pode ser, por vezes, um problema.

        • http://www.produtosdebeleza.com/ Bia

          Boas ressalvas Kamila. Mas eu já fiquei um ano sem usar shampoo e usava silicone, petrolato e todo o resto normalzão…só no bicarbonato de sódio! E saía tudo…

    • Paola Oliveira de Camargo

      Meu cabelo é virgem, oleoso, só viu chapinha uma vez na vida, e posso contar nos dedos quantas vezes usei secador. Eu não uso sulfatos há uns 2 ou 3 anos, tenho dado uns 3 (às vezes 4) dias de folga entrelavagens, e ele só começa a indicar necessidade de lavagem no quarto dia (se indicar). Quando eu usava sulfatos, lavava dia sim, dia não. Às vezes, acordava no dia sim com a cabeça coçando ficava com as unhas cheias de sebo. Há tempos isso não acontece mais, e foi ficando mais raro quando comecei a reduzir a frequência (e também quando começou a esquentar. No inverno, eu tomo babo com a água muito quente, o que resseca a pele, aumenta a produção de sebo e dá coceira). Talvez apenas não tenhas encontrado o shampoo certo.

      • Kamila

        Ah, mas eu desisti, quando estava quase me adaptando, ganhei um presente inesperado: uma ovada, bom, foi aí que enfiei o pé na jaca e o cabelo no sulfato outra vez, depois disso me adaptar só foi ficando mais e mais dificil. Usava o shampoo da bio extratus, vi a indicação aqui no PB mesmo, não conhecia outros, já fiz uma receita daqui também e nada. Mas, Paola, eu até tento começar de novo (ainda tenho esse shampoo da bio extratus), mas não dá, não rola de jeito nenhum, acredite, eu queria, mais que ninguem, que desse certo. Por ficar muito em casa, até que eu seguro legal a barra de ficar com o cabelo estranho, ainda mais nas férias, porém pintou a vontade de sair, eu me olho no espelho e vejo que tô com o cabelo todo minguado, corro e lavo com o que tiver no banheiro… Enfim, quanto tempo tu demorou pra conseguir amar assim os sem sulfatos?

        • Paola Oliveira de Camargo

          Não sei dizer ao certo. Levou um tempo considerável, porque eu levei um bom tempo para encontrar o shampoo certo. Quando comprei o Natura Naturé Lalalá (shampoo infantil de verão), eu definitivamente me apaixonei. Mas meu cabelo é assim: muito longo, ondulado/cacheado, com fios grossos, pesados e abundantes, e oleoso. Minha irmã tem cabelos igualmente longos, abundantes, ondulados/cacheados, mas os fios dela são mais finos e leves. Ela detesta o Natura (diz ela que resseca, embora deixe o meu cabelo feito cetim), acha o Amend mais ou menos, e ama o Idná Borges. Logo, precisas saber qual o teu tipo de cabelo, e com o que ele combina. Se o teu fica pesado, talvez ele seja mais parecido com o meu do que com o da minha irmã, certo? Dá uma chance pra Natura! Os shampoos da linha Naturé custam pouco mais de R$ 13,00. E, se gostares, os refis são pouco mais de R$ 10,00.

          • Kamila

            Já que é tão baratinho não gusta nada tentar, ne, vou ver com a minha revendedora se ela tem a pronta entrega, já, inclusive, anotei o nome pra não correr o risco de ser passada pra trás pela minha memória. Obrigada pela dica.

          • Paola Oliveira de Camargo

            Às ordens! :)

  • sabrina

    oi ju! oq vc acha desses produtos que prometem secar o cabelo naturalmente mais rapido ? meu cabelo demora horrores pra secar e eu estava pensando em usar, será que faz mal pro cabelo ?? e como eles funcionam ?

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Bia

      Me manda um link desse trem que eu procuro pra testar, Sabrina!

      =D

      • sabrina

        o nome é blow dry your hair faster da lee stafford! :)

        • http://www.produtosdebeleza.com/ Bia

          Então Sabrina, tava olhando aqui, muita resenha dizendo que não melhora muito não (coisa de alguns ~dez~ minutos E pra quem usa secador).

          Não parece estragar muito o cabelo, mas é um spray fixador…eu teria que olhar a fórmula pra te dizer como funciona, mas acho que consigo futucar isso na Onofre aqui do lado do escritório…kkkkkkk

          Já digo uma coisa: pelo preço no Brasil (R$ 50,00) não parece valer a pena…principalmente para deixar secar ao natural!

          =(

  • Laura Bethânia

    Desde de julho/2013 (sou bebezinha ainda, rs…) quando descobri o site e li sobre shampoo sem sulfatos, na mesma semana eu peguei meu antigo Tresemé(cheio de sulfatos) e lavei o chão da minha cozinha literalmente, kkkkk….ficou cheirosa e limpinha kkkk….pronto agora só precisa ser sulfato free, depois passo um yamasterol como condicionante e já deixo um pouco nele. Simples assim! heheheh…bjo Ju

  • Rubia

    Oi Ju….. Eu era uma dessas, e ainda tinha toda certeza do mundo que estava fazendo bem pros meus cabelitchus…..
    Ha alguns artigos atrás eu li alguem dizendo que shampoo sem sulfato não era compatível com qualquer cabelo, então fiquei na dúvida e até hoje não comprei o meu ainda pq não tive mais tempo de entrar no PB e perguntar, mas hoje eu vou a forra….. meu cabelo sofreu com mta química e agora está muito quebradiço, e como ta mtu seco ele fica orrivel se eu não fizer chapinha nele, é um crime eu sei, mas to sempre fazendo hidratação ( a melhor hidratação que aprendi no PB!!!) uso um bom protetor térmico e lavo ele no máximo duas vezes por semana, mas para não ter que usar a prancha toda vez, vou fazer uma progressiva, o que vc acha? Será que a progressiva vai detonar ainda mais meus fios ou nem tanto? E quanto ao sem sulfato, posso usar sem medo, qual vc me indica… Desculpe te encher de perguntas mas é que vc e as meninas do PB sempre me ajudam com minhas dúvidas, por isso me folgo e pergunto mesmo…. Kkkkk
    Bom meninas é isso, se puderem me ajudar ficarei mais uma vez, mtu grata…

    Beijinhos pro cês.

    • Paola Oliveira de Camargo

      Todo cabelo deve fugir dos sulfatos, simples assim. Mas, como cada cabelo é diferente do outro, o shampoo que combina com o meu pode não ser legal com o teu. O meu cabelo amou os shampoos da Natura Naturé (só o Splack! e o Lalalá são sem sulfatos. Tem também o Mamãe e Bebê, mas esse eu nunca usei) e o Amend Color Reflect. Os três limpam bem e deixam o fio super sedoso, como se eu tivesse recém passado o condicionador. Gosto mais dos da Natura pela consistência – o Amend tem a mesma textura dos Elséve, que eu acho muito densa. Minha irmã já acha que os Natura ressecam o cabelo, achou o Amend mais ou menos e se apaixonou completamente pelo Idná Borges xampu sem sulfato. Se o teu cabelo anda muito detonado, é melhor passar longe da progressiva, e fazer hidratação com muito óleo de pequi.

      • Rubia

        Obrigada Paola, desculpe por demorar pra te agradecer, mas fiquei uns dias sem net… :( Vou começar a minha descobertas de sem sulfatos, procurei algumas representantes da natura pra ver se alguém tinha-os em pronta entrega, mas não rolou… Tive que encomendar, to bem ansiosa. Qndo chegar e eu testar volto pra contar pra vcs minha adaptação aos sem sulfatos, vou depois tentar adaptar o meu cabelo para intercalar o co-wash junto com os sem sulfatos pra ajudar… O que vc acha??? Bjs

        • Paola Oliveira de Camargo

          Bah, de co-wash não posso falar nada. Nunca fiz.

          • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

            Boa ideia fazer o co-wash sim! Eu faco uma vez por semana e lavo com shampoo sem sulfato as 2 outras vezes. beijos

            2013/12/19 Disqus

    • Tânia Soares

      Rúbia, aconselho a dar 1 tempo de recuperação p os fios e couro cabeludo. Faça 1 detox com esse shampoo e carvão vegetal em capsula( tem em fármacias) p q ele “puxe” os resíduos do couro cabeludo aos poucos, faça hidratações c óleo de pequi,amendoas ou semente de uva ou linho e de 15 em 15 dias acrescente queratina líquida antes da progressiva, vc vai dar 1 estruturada nos fios antes do processo quimico. Bjs

      • Rubia

        Vou procurar esses produtos, obrigadinha….
        Bjs

  • Isadora_Rezende

    Menina, nunca tinha ouvido esta dica…mas não faria mesmo, pois sou adepta dos sem sulfatos. Costumo lavar meus cabelos de 2 a 3 vezes por semana. Ótimo artigo! Bjos.

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Perfeita pbete!!! :) beijos

  • Ana Paula de Freitas

    Eu gostaria de uma opinião, eu usava só o shampoo Oro Argan da Bioderm, mas notava que apesar de mais forte meu cabelo ficava meio embolado, não limpava direito. Então resolvi usar aquele Johnsons baby Ph neutro(o amarelinho) e meu cabelo se deu super bem, eu uso ele na primeira lavagem e depois o Oro Argan, mas ele tem sulfato. Não o Sodium Laureth Sulfate, o sulfato que tem nele é o Sodium Trideceth Sulfate. Queria saber se ele é tão agressivo quanto o outro.
    BJs

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      é uma boa opção, pode continuar usando sem medo! beijos

      2013/12/10 Disqus

      • Ana Paula de Freitas

        Obrigada Juliana!! BJS

    • Tânia Soares

      Ana, fica ligada nessa combinação, pq o Oro Argan ou outro que ” não limpa” o cabelo, continua fazendo a ação de tornar o sebo soluvel em água e com o tempo dar efeito rebote nos fios se vc combina-lo com outro shampoo, fica ligada. Bjs

  • Bete

    Ju, faz meses que estou usando shampoo sem sulfato da bioextratus, alternando com o oroargan, meu cabelo nunca esteve tão ruim, no dia seguinte da lavagem meu cabelo já está uma palha, muito embaraçado e com frizz como nunca esteve. Olhei em um blog que muitoa shampoos sem sulfatos são lotados de um monte de outras substancias com efeito detergente para compensar a ausencia do sulfato, tinha a recomendacao de shampoo creme, acabei de comprar um da elseve, vou usar hoje. Fiquei muito decepcionada com o shampoo sem sulfato, só pode ser ele que está causando essa trajédia, porque meus cabelos sempre amaram as máscaras que uso que são kerastase, absolut repais e da deva. Abraços.

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Cabelo é muito pessoal. Nem sempre shampoos sem sulfatos tem detergentes, vc tem sempre que analisar a fórmula, quanto mais suave melhor, quanto menos agredir os fios, melhor. se vc gosta da kerastase, seu cabelo deve ser fino, cacheado, mais elastico e mais fragilizado. shampoo sem sulfato ou co-wash é um must pra vc. continue testando, até encontrar o seu. faça essa receita http://www.produtosdebeleza.com/receita-de-shampoo-caseiro-de-mandioca-sem-sulfatos-100-natural-e-super-facil-de-fazer.html
      beijos

      2013/12/10 Disqus

    • Tânia Soares

      O shampoo pode ser sem o Lauril, q é o mais agressivo e mais barato p a indústria, mas tem outros tipos de surfactantes que agridem BEM menos que o Lauril, mas tem q ter o agente q vai tornar o sebo solúvel em água. Por isso q temos q dar 1 checada nos rótulos, saca??. Mas Surfactantes sempre vão estar presentes em qualquer shampoo, pq essa é a caracteristica do produto. Bjs

  • Jane

    Gostei muito mesmo, vou até guardar nos meus favoritos, para não esquecer.
    Quanto a lavar os cabelos 2 vezes na semana.. eu não posso… Meu cabelo é assim, lavo hoje e dia seguinte já está com odor na cabeça entende.. tenho muito cabelo e isso ajuda a suar mais no couro cabeludo e me sinto incomodada e já preciso lavar de novo.
    A não ser que você tenha uma dica para isso também. rs
    Aí agradeceria.
    Bjoo

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Claro Jane! Shampoo a seco! da um cheirinho ótimo, absorve suor e oleosidade! tudo de bom, um must have. beijos

      2013/12/10 Disqus

      • Jane

        Hum, maravilha…Vou atrás disso! Obrigada! Bjoo

  • Nádia

    ja li sobre isso em muitos blogs e sempre axei algo descabido.
    acredito que qualquer shampoo foi feito para deixar o cabelo limpo.
    enfim…teorias de blogueiras e cabeleireiros!!!
    eu lavo com shampoo sem sulfato, cremoso ou nao, no maximo 2 vezes e meu cabelo fica limpo
    ainda bem que o PB existe
    beijo

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Ta certinha, amiga!! Orgulho de vc! beijos

  • Debby

    Durante tanto tempo eu lavei meu cabelo com shampoo anti resíduos e depois fazia uma hidratação, dava um efeito temporário tão bonito e logo depois efeito palha. AINDA BEM QUE O PB EXISTE e me apresentou os shampoos sem sulfato
    Viva !!!! rsrss o/

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Viva mesmo, Debby!!! To orgulhosa de vc, linda! Da nisso mesmo, vira palha logo depois. beijos

  • Ya

    Ju, eu queria perguntar algo relacionado a outro post, o do shampoo caseiro de Mandioca.
    Eu posso adicionar chá? E qual seria o melhor? Tenho cabelo escuro e ondulado. E eu faço no dia em que eu for usar? Para fazer hidratação, eu devo lavar o meu cabelo primeiro, esperar secar e daí fazer a hidratação?
    Também tenho outra dúvida: Li que se eu passar água oxigenada volume 10 no rosto por 3 minutos, ajuda a limpar. É verdade?
    muito obrigada, adoro esse blog e fico muito feliz por ele existir e ajudar tanta gente.

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Oi Ya, use cha de camomila, cidreira ou lavanda. Faz no dia mesmo. Faz hidratação no cabelo sujo, lave com o shampoo caseiro. Se achar que o cabelo ficou pesado, lave de novo com o shampoo caseiro até retirar os óleos. Use condicionador normalmente. beijos

      • Yas

        Muito obrigada Ju!

  • Paola Oliveira de Camargo

    Eu vi essa dica um tempo atrás… Fiquei boquiaberta. Que coisa horrorosa!
    E ainda me fala pra não prender o cabelo molhado pra não mofar…

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      rsrsrsr! Imagina… cada coisa. beijos

  • Isabella

    Gente, como assim lavar a cabeça só duas vezes por semana? Sem condições, eu preciso lavar o cabelo todos os dias, senão escorre óleo! É só tomar cuidado e usar shampoos sem sulfato e bem hidrantes.

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Isa, lavar menos e bom, vai por mim! Tente usar shampoo a seco. Quanto mais lava, mesmo com shampoos sem sulfatos, mais oleo o cabelo produz – efeito rebote. Mas eu sei como e gostoso lavar o cabelo todo dia, entao, se seu cabelo esta saudavel, continue fazendo o que te faz feliz. Mas tenta diminuir aos poucos, tenta 5 dias e assim diminui gradualmente. beijos

      • Debby

        Eu já tentei ficar sem lavar os cabelos ao menos 5 vezes por semana, mas agora que assumi os cachos é difícil ficar mais que dois dias sem lavar o cabelo, noto que pra quem tem cabelo cacheado e seco é bem mais facil, mas pra mim que tenho a raiz oleosa e cabelo fino é um desastre, ele fica todo amassado no dia seguinte, grudado, nenhuma revitalização faz ficar legal, o jeito é fazer um penteado no segundo dia pra não ter que lavar… oooou no segundo dia lavar só com condicionador ou máscara de tratamento e enxaguar na água fria.

        • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

          Boa dica, Debby!

        • http://www.produtosdebeleza.com/ Bia

          É o que eu faço quando tá na revolta master! Penteado ou dar uma molhadinha bem corrida com co-wash…rs

          Te acompanho no sofrimento!

          =D

    • Paola Oliveira de Camargo

      Meu cabelo também é oleoso, e vai por mim: lavar menos é melhor. Eu costumava ter coceira de tanto sebo no segundo dia sem lavar – isso quando usava shampoos com sulfato. Ultimamente, já sem sulfatos por muito tempo, por vezes meu cabelo só começa a dar indícios de estar sujo a cada quatro dias. Sem contar que está cada vez mais lindo.

  • Nega

    Gostei do artigo Ju.Pois ainda tem gente que confia em qualquer blog e fazem tudo que mandam sem pesquisar!Bjus

  • Karine Friedmann

    Meus Deus, fiz isso praticamente a vida toda, e ainda achava que estava abalando!!!! Vou mudarrrrrrrr. aiinda bem que descobri seu blog!
    Obrigado Juliana

    Beijos

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      de nada, Ka! Seja bem vinda! beijos

  • Tânia Soares

    Graças a vcs eu estou mais seletiva em relação aos cosméticos, mas acredite Jú, ainda vai ter gente q não vai entender, nem desenhando esse povo vai entender. Creio que seja muito do EP ( Efeito Psicológico) da pílula da beleza a jato. Poucos querem ter o trabalho contínuo com os fios, Aqui no PB, estamos mais ligadas e qndo temos dúvidas vcs tiram no ato.
    Bjs
    Carpe Diem

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      E verdade, amiga… por isso a gente continua repetindo, quem sabe um dia…beijos

  • Marisa Orbelli

    Ainda bem que nós PBétes não cometemos mais esse crime neah Ju?! Dorei o artigo :3

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Isso ai, Mar! beijos

  • Vanessa Moreira

    O problema é não ler o que tem no shampoo daí se acredita em qualquer conto. Como boa PBéte sou uma louco lendo tudo antes de comprar.
    Bjim

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Orgulho de vc, amiga! Pbéte nota 10! beijos

      • Vanessa Moreira

        Obrigada, sua linda!

  • regina

    Ju eu tenho vasinhos no rosto,eu posso fazer llimpeza a oleo com a toalha morna? é verdade que vapor agrava o problema

    • Tânia Soares

      Depende do quadro, Regina. Se tiver c muitos vasinhos pode prejudicar 1 pouco devido a Vasodilatação da área. Bjs

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      prejudica sim e a toalha também, pois causa mais atrito. Se vc tem vasinhos visíveis, vc tem pele mais fina. Use produtos com retinol, vitamina C e consuma colágeno para engrossar a pele. beijos

      • Karine Friedmann

        aqui no Brasil é mto dificil achar shampoos sem Sulfatos e que sejam baratos.!

        • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

          Veja a marca da minha mãe, Idna Borges e encomende seu shampoo sem sulfato com ela. Temos essa lista aqui no site http://www.produtosdebeleza.com/melhores-shampoos-sem-sulfato-marcas-nacionais.html