Limpeza Profunda de Pele – Método de Limpeza com Óleo

limpeza profunda com oleos 3

Vou começar já dizendo que eu tenho a pele super, ultra oleosa! Então quando ouvi falar de se lavar o rosto com óleo, eu logo descartei a idéia. Eu tinha certeza que óleo deixaria a minha pele ainda mais oleosa e me causaria espinhas – NADA disso!!

 

Limpar sua pele com óleo é a melhor maneira de se fazer uma limpeza profunda! Eu já venho usando esse método há cerca de  5 semanas e não tenho tido espinhas, pelo contrário, graças ao método de limpeza com óleo, meus malditos cravos no nariz estão desaparecendo.

 

Existem várias versões do método de limpeza a base de óleo, que basicamente consiste em misturar óleos para o seu próprio tipo de pele. Mas vamos começar pelo método mais básico, ideal para todos os tipos de pele.

  • 3 colheres de sopa de óleo de rícino
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 1 colheres de sopa de óleo de jojoba (ou óleo de semente de uva)
  • 1 ou 2 gotas de óleo essencial de lavanda (opcional)

 

Procedimento

 

  1. Molhe o rosto com água morna.
  2. Misture os óleos e aplique no rosto com os dedos, espalhe bem e faça movimentos circulares para massagear o óleo no rosto.
  3. Em seguida use uma toalha macia ou uma fralda molhada em água quente e coloque sobre o rosto para abrir os poros e deixar o óleo entrar para retirar a sujeira. Respire fundo e relaxe, espere cerca de 1 minuto ou 2.
  4. Use a mesma toalha para remover o óleo do rosto, juntamente com impurezas, maquiagem, sujeira, etc. Enxágue a toalha com água morna e retire o resto do óleo, repita o processo mais uma vez até que sua pele esteja completamente limpa. Você não precisa nem hidratar o rosto, pois o óleo já faz isso.
  5. Se preferir retire o óleo com a toalha apenas 1 vez e lave seu rosto em seguida com seu sabonete líquido favorito (próprio para o rosto).

 

O princípio é que óleo retira óleo, por isso a limpeza feita desta forma é profunda. Seus poros ficarão bem mais limpos e não se preocupe, o método de limpeza á óleo não causa espinhas. Eu mesma fiquei muito surpresa com os resultados, acredite em mim, eu sempre sofri com espinhas e não tive nenhum resultado adverso com a limpeza á óleo.

 

Comece fazendo a limpeza á óleo 1 vez por semana (pois ela pode ressecar a pele, devido ao fato de limpar profundamente). Eu faço essa limpeza 2 vezes por semana, experimente e veja como sua pele se adapta.

 

Dica – o óleo de rícino é essencial, pois sua conscistência mais viscosa retira as impurezas dos poros. Use menos óleo de rícino se sua pele for seca e mais se sua pele for oleosa. Experimente com outros óleos na mistura de acordo com o seu tipo de pele, não tenha medo de experimentar. O óleo de pequi (que tanto adoramos aqui no PB) pode ser acrescentado á mistura de óleos para a limpeza, outros óleos que também fazem muito bem para a pele são: óleo de maracujá, óleo de coco e óleo de argan.

 

Outro coisa – o método de limpeza com óleo é 100% natural e o procedimento é relaxante. Aproveite para massagear seu rosto e meditar após um longo dia de trabalho e claro, deixar sua pele limpinha!

author avatar

Maquiadora e cabeleireira nas horas vagas, blogueira e professora de inglês. Adoro o estilo dos anos 60, músicas dos Beatles, Xbox 360, política de esquerda e filmes de terror.

  • Marcela A.

    Cheguei nesse post ao acaso, e lendo os comentarios fiquei com vontade de testar. Eu tenho pele mista, e nunca na minha vida achei q fosse passar oleo no rosto… fiz a receita (troquei a lavanda por alecrim) E fiquei impressioada com o resultado! A pele ficou macia, muito limpa e mais firme, muito bom mesmo!

  • dan

    tenho bastante millium no rosto,isso resolve mesmo?tenho um certo receio

  • Mary

    Oi, Ju!
    Tudo bem??
    Estou aqui para dar minha contribuição a este fórum de beleza maravilhoso, contando os resultados que obtive com as receitas do PB que experimento. Bom, eu testei essa limpeza a óleo e simplesmente amei, o resultado foi tão bom que estou pensando em parar de ir a esteticista 1x ao mês para limpeza. Segui o procedimento acima e modifiquei um pouquinho a receita:
    - 2 col de óleo de ricino (reduzi a qtde pq imaginei q a receita ficaria muito grande)
    - 1 col de oléo de jojoba
    - 1col de óleo de coco
    - 2 gotinhas de óleo essencial de lavanda
    - 3 gotinhas de óleo essencial de alecrim (acho q este foi o “pulo do gato”! rss)
    O resultado foi mais que o esperado: o poros ficaram limpinhos,ficou os furinhos, sabe? Inclusive daqueles cravinhos do nariz e eu não espremi nada! O melhor de tudo : a firmeza na pele. Senti a pele beeem mais firme, esticadinha e macia (um sonho!!!). Eu tenho 30 e pouquinhos, não tenho flacidez e pouquinhas linhas de expressão (ainda ñ uso botox). A firmeza e o efeito lifting foi notável, penso que tenha acontecido por causa do óleo de alecrim que é vaso dilatador e melhora a circulação. Bom fica aqui a dica.

    Super bjo

  • Thaíssa

    Oi Ju,
    tenho aqui em casa óleo de lavanda, melaleuca e azeite extra virgem. Posso fazer usando só os 3? Beijo!

  • Nicolas Leite

    Olá, fiz a encomenda de alguns óleos para fazer essa bendita limpeza de pele, sou homem, tenho taxa hormonal alta e sofro muito com famosos blackheads e oleosidade na pele, além das milias. Espinhas nem tanto, muito dificilmente. Os óleos que comprei(importei dos EUA) são:

    Óleo de Eucalipto 100%puro(revitaliza, revigora e clarifica);
    Óleo de laranja 100% puro(refresca, edifica e revigora);
    Essência de Lavanda Francesa -mistura de óleos com água purificada- (calmante);
    Óleo de semente de uva 100% puro(adstringente, emoliente e desobstruidor);
    Óleo de Laranja doce 100% puro(iluminador);

    Óleo de Jojoba 100% puro(desobstruidor).

    Ainda comprarei óleo de ricino(quando os que citei acima chegarem) e adicionarei azeite de oliva extra virgem na mistura.

  • josieli magnus

    Só me falta o oleo de ricino que é super barato e vou testar

  • Ester

    Ainda preciso comprar muiiuitos óleos q vc cita aqui!!

  • ivone

    boa noite, meu nome é Ivone tenho problema de rosacea e gostaria de saber o que posso passar na area dos olhos por causa de milium tenho poucos mas estão feios.Muito Obrigado

  • http://www.facebook.com/fadadasletras Isis Oliveira

    A Desde quando li aqui e resolvi pesquisar outros blogs e sites fiquei interessada. Posso dar minha humilde opinião de testadora?
    Tenho pele mega oleosa, com muitos cravos. E por isso fiquei com medo de testar.
    Mas adoooooorei. Testei com óleo de semente de uva, com ricino, óleo de bebê. Em termos de limpeza da sujeira, os três foram bons. Um dia fiz uma limpeza com produtos normais de limpeza: sabonete, locão e tônico. Usei o óleo em seguida, massageei e passei um papel absorvente. E saiu mais sujeira. Lavei o rosto com sabonete enpassei o tônico novamente, saiu mais sujeira.
    Li em alguns blogs que esse processo faz surgir cravos e espinhas. Discordo. Tinha até uns cravos mais duros, e eles estão saindo. Acho que o processo ajuda na eliminação das impurezas. E por isso o povo confunde.
    Uma coisa que acho interessante frisar é a qualidade do óleo. O de bebê deixou minha pele mega oleosa depois. O de uva tb. Mas vi que ele tinha silicone e oleo mineral na composicao. Troquei por um de semente de uva que era puro. A pele ficou melhor. Mas bom mesmo foi o de ricino. Adoreiiiiii. Viu ser sincera. Os cravos mais duros e velhos estão sendo expurgardos. Mas minha pele está muito melhor. Marco uma limpeza denpele com esteticista daqui a algumas semanas para tirar os comedões e tenho certeza que nunca mais abandonatei o método. Mas na minha oele achonque o ideal é usar o óleo apenas 1x na semana.
    Ache o seu óleo ideal e seja feliz :-) .

    • SELMA

      Isis…
      Cuidado com o óleo de rícino pois é usado em queda de cabelo, eu mesma uso nas entradinhas sabe? e faz crescer cabelo sim, então quer dizer que se tu usar seguido o óleo no rosto, vão crescer pelos no rosto. Claro que serão pelinhos finos no início, mas cuide, fique atenta ás receitas caseiras!!!

  • uli

    olá dá pra fazer nas costas?? tenho muitas nas costas.

  • brunalaignier

    olha eu comentando mil anos depois!! hahhaha mas que coisa, jamais ia imaginar que passar oleo no rosto ia limpar!

  • Paty

    O óleo de rícino pode ser substituido por qual outro óleo?
    E o óleo de azeite de oliva é o de cozinha?
    Obrigada!

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      o óleo de rícino é bem grosso e adstringente, ideal para limpeza profunda. Azeite hidrata mais, pois é mais absorvido pela pele. beijos

  • Paty

    Esses óleos são os mesmos usados p fazer sabonete?

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Não, vc pode usar óleos comuns e azeite, mas os indicados são ideais para limpeza. beijos

  • Daniela

    Ju oia eu aqui outra vez….rsrsrs Fiz a limpeza de óleo hj estou experimentando uma coisinha por dia já que nunca tenho mto tempo pra mim, já que me divido em trabalho, filho, marido, família. Misturei rícino, jojoba, rosa mosqueta e óleo de cenoura, e essencial de lavanda. Não tive mto tempo pq fiquei toda atrapalhada, mas acho que me saí bem rsrsrs Amanhã é dia da Melhor Hidratação para Cabelos do Mundo! E quero enviar as fotinhos do demaquilante e do BB que fiz rsrsrs To PB total e a todo vapor bjinhossssssss

  • tati

    Pode usar óleo de copaíba, azeite extra virgem e óleo de amêndoas?

  • Jofmachado

    de quanto em quanto tempo faz a limpeza de pele com oleo?

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Eu faço toda semana, mas vc pode fazer dia sim, dia não se preferir.

  • Jofmachado

    de quanto em quanto tempo faz a limpeza de pele com oleo?

  • Denise

    gostei… vou fazer!

  • SELMA

    QUERIDA JULIANA, O ÓLEO DE RÍCINO ESTIMULA A CRESCER CABELOS, NOVOS FIOS. POR ESTE MOTIVO DIGA ÀS SUAS LEITORAS PARA TROCAR POR OUTRO ÓLEO POIS PODE AUMENTAR A INCIDÊNCIA DE PELOS NO ROSTO!!!
    VOLTA E MEIA USO ÓLEO DE RÍCINO NAS “ENTRADINHAS” DO CABELO, PASSO A NOITE E PELA MANHÃ LAVO O CABELO, JÁ TEM FIOS NOVOS NASCENDO, QUER DIZER, FOI TESTADO E COMPROVADO POR MIM. ENFIM, APENAS CHAMO ATENÇÃO PARA ESTE DETALHE, OK.

    • Paola Oliveira de Camargo

      Por isso que uso óleo de rícino nos cílios! Foi o que resolveu minha dermatite seborreica nas pálpebras e acabou com as falhas na região, além de deixá-los mais longos. *dicadaJu*

      • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

        Sim, e muito bom e ajuda a crescer os cilios sim e cabelos tambem! Se arruinou as sobrancelhas, taca oleo de ricino nela! beijos

        2012/5/6 Disqus

        • Viviane

          Juuu, desculpa ressuscitar um post antigo, mas eu conheci o PB ontem e to aqui devorando tanta informação que to doida kkk eu sempre gostei muito de me cuidar, mas sempre fui contra gastar muito em produtos, então acabava me deixando de lado =/

          Conhecer o PB foi A SOLUÇÃO pra mim, já sou fã e aproveito pra agradecer! Claro que não só a você, mas como minha pele é oleosa acabo me identificando com suas receitinhas, rs

          Minha lista já tá aqui montada ! Amanhã vou fazer tanta coisa e o melhor, gastando pouco.

          Eu escolhi comentar aqui neste post justamente pelo comentário acima.

          Se o óleo de rícino ajuda no crescimento dos fios, o que sera que seria bom pra substituir aqui? Eu infelizmente já tenho pelos demais no rosto =/ e só de pensar em aumentar um pouquinho que seja, já me desespero.

          Qual outro óleo eu poderia usar no lugar dele?

          Beijos!

        • Viviane

          Será que o de rosa mosqueta é uma boa? =)

  • Dhéia

    Oba Vou testar sim, depois conto como ficou!!bjos

  • Dhéia Martins

    Oba, vou testar isso tbm , em mim e no  maridão já que ele tem a pele bem oleosa…bjos

  • Amanda

    Júú socorro!
    hoje quando acordei meu rosto estava repleto de espinhas aquelas pequenas sabe,
    e eu não espremi pq fica horrível, mais o que eu falo pra melhorar, ou pra remo-velas, pelo amor de Deus, .

    • Anônimo

      Oi linda, fica calma. Use um gel para espinha q tem acido salicilico. Ou faz uma mistura de acetona 100% pura e aspirinas amassadas e passe no rosto com algodao. Eles secam rapido. Beijos

  • manuella

    tem um óleo muito bom amendorio.mas é para passar no corpo.
    tem também os da natura seve.mas também é corporal.
    leite de colônia do azul com algodão limpa a pele.

  • manuella

    a minha pele eu limpo com caladryl.depois que lavei o meu rosto com palmolive de proteínas do leite com palmolive de leite nutri milk.essa pomada é muito boa para mim muito importante porque limpa a minha pele.eu compro numa farmácia que fica perto de onde moro.

  • http://www.facebook.com/people/Nacar-Xavier/100002470564655 Nacar Xavier

    Meninas fiz essa limpeza e minha pele ficou bem macia, hidratada e parece que mais limpa tbm.
    Acho que da 1º vez não dá pra ver resultados tão visíveis, mas acho que lá pela 3º vez o resultado será muito melhor.
    Nossa e o melhor depois que limpa os cravos ficam facéis de tirar.
    Testado e aprovado.
    Recomendo.
    bjosssssss

    • Anônimo

      Que bom Nacar!!! Eu tambem adoro! Estou fazendo dia sim dia nao, pois minha pele e muito oleosa, os cravos desaparecem, viu! Beijos

      • http://www.facebook.com/people/Nacar-Xavier/100002470564655 Nacar Xavier

        Acho que vou fazer assim tbm, além de ser rápida de fazer, vi que dá ótimos resultados.
        bjão Jú

  • http://www.facebook.com/people/Nacar-Xavier/100002470564655 Nacar Xavier

    Há e essa mistura tenho que guardar onde?
    Pois acho que dá para usar várias vezes.

    • Anônimo

      Da sim! Pode guardar em um frasco de plastico. Beijos

      • http://www.facebook.com/people/Nacar-Xavier/100002470564655 Nacar Xavier

        Obrigada Jú.
        Talvez faço ainda hj, se fizer conto o resultado.
        bjão

  • http://www.facebook.com/people/Nacar-Xavier/100002470564655 Nacar Xavier

    Jú não consigo o a lavanda, posso fazer sem?
    E olhei nas farmácias, mas será que procuro mais onde?

    • Anônimo

      No supermercado deve ter… Nao sei, mas faz sem, nao ten problema! Beijos

      • Tauh

        Esse oleo tem q ser pra pele ne?

      • Paola Oliveira de Camargo

        Lavanda no supermercado? Acho que não…

        Em 29 de novembro de 2011 17:04, Disqus <

    • Paola Oliveira de Camargo

      Procuraste em farmácias de manipulação? As farmácias comuns não têm mesmo.
      Em 29 de novembro de 2011 16:37, Disqus <

      • http://www.facebook.com/people/Nacar-Xavier/100002470564655 Nacar Xavier

        Ainda não, amanhã vou dar uma olhada.

    • Ci

      Oi, eu compro neste site: http://www.lojaaromagia.com.br/produtos.asp?lang=pt_BR&tipo_busca=categoria&codigo_categoria=9
      Espero ter ajudado.

      • http://www.facebook.com/people/Nacar-Xavier/100002470564655 Nacar Xavier

        Obrigada Ci.

    • Fabiane

      vc consegue encontrar oleos 100% puros em lojas de casas de essencias ou aromas, pesquise no google.  tem vários tipos de oleos que vc pode usar nos cabelos, face e corpo.

  • http://www.facebook.com/people/Nacar-Xavier/100002470564655 Nacar Xavier

    Meninas comprei esse óleo de rícino por R$2,00 o vidrinho com 30ml.
    Agora só falta a lavanda.

    • Paola Oliveira de Camargo

      Eita, é mesmo: esqueci que, se o tamanho do vidro é diminuto, também o é o preço. Affe, eu preciso mesmo cair na real…
      As essências, por sua vez, são bem mais caras. Por aqui, uma boa essência – Hanauer, por exemplo – custa coisa de 7 a 9 reais. A sorte é que só usamos umas gotinhas. :)

      2011/11/29 Disqus

      • Anônimo

        Vale a pena ter lavanda, e otima para acne! Beijos

        • Paola Oliveira de Camargo

          Minha mãe usa em sprays florais :)
          Mas jamais imaginaria que fosse boa pra espinhas. Que babado!

          Em 29 de novembro de 2011 15:08, Disqus <

        • http://www.facebook.com/people/Nacar-Xavier/100002470564655 Nacar Xavier

          Depois faça uma resenha sobre a lavanda, pois andei dando uma olhada e parece ser bom para muitas outras coisas.

          • Anônimo

            Eu sei!!! Ja estou escrevendo esse artigo! E bom demais!

      • http://www.facebook.com/people/Nacar-Xavier/100002470564655 Nacar Xavier

        Paola onde vc encontrou essa lavanda?

        • Paola Oliveira de Camargo

          Lojas de produtos esotéricos. Mas também já vi em farmácias de manipulação…
          Vêm em vidrinhos de 10 ml, mas dura bastante. Dá uma olhada no site deles: http://www.hanauer.com.br/produtos/oleo-aromatico-concentrado/

          Em 29 de novembro de 2011 16:35, Disqus <

          • Tauh

            Nossa eu fiz a simulação do frete fica 25,00. O jeito é achar aqui mesmo!

          • Paola Oliveira de Camargo

            Claro, o frete é terrível. Aqui, eu encontro no Mercado da Bruxa
            (loja de produtos esotéricos) e na Nova Derme (farmácia de manipulação). Não tem nada do gênero na tua cidade?

          • Tauah

            Eu acho que tem. to é sem tempo de procurar direito e sem muita grana!kkk
            mas eu vou dar uma olhada sim!obrigada

          • Paola Oliveira de Camargo

            De nada! :)

            Em 30 de novembro de 2011 11:30, Disqus <

  • http://www.facebook.com/people/Nacar-Xavier/100002470564655 Nacar Xavier

    Jú tenho óleo de tutano e de pequi, substituo o de semente de uva ou jojoba por um deles?
    E esse óleo de lavanda é só para dar um aroma?
    Obrigada. 
    Bjossssssss….

    • Anônimo

      Use o oleo de pequi no lugar e o lavanda e para o cheiro mesmo, proem lavanda e bom para pele com acne. Vc viu o artigo dos perfumes toxicos, linda? Beijos

  • Paola Oliveira de Camargo

    A pena é que o óleo de rícino é sempre vendido (nas farmácias daqui, pelo menos) em vidros tão pequenos, que eu não sei se consigo três colheres de sopa com um único vidro :(

    Acho que vou adicionar óleo de jojoba e óleo de semente de uva na próxima lista de compras. Vejo qual que tá mais barato (se é que tem óleo de jojoba por aqui – de uva eu sei que tem), e compro! :D

    • Tania Soares

      Vou ver se acho em quantidades maiores em lojas p produtos naturais tipo: Mundo Verde e se positivo te falo em quantos Mls vem.

      • Paola Oliveira de Camargo

        Opa! Obrigada, Tânia!
        Vi agora: o vidrinho que tenho é de 30 ml.

  • Tania Soares

    Ueba!!!, vou fazer já e digo!!! só falta o oleo de ricino o resto já tenho!!!!
    OBA!!!
    Carpe Diem

    • Tauh

      O oleo de uva pode ser corporal??eu conheço dois tipos aqueles de hidratar o corpo e aqueles de hidratar os cabelos. Tem algum outro? qual voce vai usar?

      me passa seu msn…eu gosto de conversar com vc!bj

      • Tania Soares

        taniass66@hotmail:disqus e eu tambem adoro conversar c vc!!!!.com, me add!!!