Lista de Shampoos Sem Sulfatos

surya brasil linhas

 

Como a dificuldade de achar um shampoo sem sulfato é grande, resolvi fazer uma lista. É ruim ter que ler os componentes de cada shampoo da prateleira  do supermercado, né? Ninguém merece!

 

Outro dia, a Paola  (querida leitora assídua do PB) observou que duas linhas dos shampoos da Surya possuem LSS na fórmula, ao contrário de todas as outras linhas (e ao contrário do que a marca prega, na minha opinião).  São as  linhas  “Orgânica de Frutas e a Surya Henna”. Muito engraçado isso! Como é que fazem um shampoo orgânico, sem metais pesados, sem chumbo, sem isso, sem aquilo e com LSS na fórmula? Grande vantagem! Deve ter sido por isso que eu só recebi a linha SAPIEN e Amazônia preciosa para testes (ótimo trabalho, Paola, se não fosse por você talvez eu não observasse a composição no supermercado e iria acabar me guiando pelas linhas que já tenho).
Então, para a Surya, fica assim: as linhas sem sulfatos são as das extremidades-> Essa primeira aí com o frasco chique e a última com o frasco preto. As outras podem passar longe. Porém, os condicionadores não têm nada a ver com isso. A máscara da linha orgânica de frutas é a melhor da Surya e barra todas as outras em preço e qualidade.

 

Não gostei dos condicionadores e máscaras da linha Amazônia preciosa, apesar do shampoo ser muito bom (para quem tem paciência para lavar muito bem os cabelos). Da linha Sapien, eu uso o esfoliante que tem um cheirinho de mato ótimo e o shampoo (apesar de ser masculino).

 

 

Composição do Shampoo Surya Amazônia Preciosa: Água, Cocoyl, Aloe Baarbadensis Leaf Juice oriundo de agricultura orgânica, Glucoside, Dehydroacetic Acid, Benzyl Alcohol, Xanthan Gum, Cumaru extract,Glicerina, Ácido cítrico, Castanha do Brasil, Seed oil proveniente de agricultura orgânica, Preciosa essential oil.
98,5% do total dos ingredientes são de origem natural
23% provenientes de agricultura orgânica
Andiroba certificada por reservas extrativistas
Natural e orgânico certificado pela ECOCERT
Certificado Vegan
Associados ABRAPAN.

 

É um bom shampoo do ponto de vista “natureba”, mas tem que usar bastante para lavar bem os cabelos. Muito indicado para quem tem psoríase, hanseníase, pitiríase e todas as outras íases! Na verdade, é um grande aliado de quem sofre de problemas de pele. Pra quem não sabe, cosméticos de má qualidade e componentes químicos pesados agravam estes estados! O LSS é o maior vilão! Eu sei porque fui voluntária por um bom tempo  em um hospital para portadores de hanseníase e eles tinham uma lista de cuidados especiais com cosméticos pra cumprir quando recebiam alta, além disso,  eu mesma já tive muitos problemas de pele (tenho alergia à tudo, uma coisa horrorosa).
Continuando com a lista…

 

 

 

  • Este eu já tinha falado pra vocês que é  sem sulfato e lava muito bem. Porém, dizem por aí que a Loreal testa em animais. Eu não sei, nunca vi, nunca entrei lá pra saber e não confio em “dizem por aí”. Mas eu acho que quem não testa em animais diz isso bem grandão no frasco pra todo mundo saber, né?

 

 

 

  • Esta é a linha Biolage Delicate Care da Matrix.

Não tem LSS, mas ser natureba não é o objetivo! É que esta linha é para cabelos coloridos. Mesmo intuito do Loreal Even Pure.

 

  • Este eu achei interessante. Vende no site da “banhoemagia” e, segundo o site, ele é composto com base para Shampoo 100% Vegetal suave e neutra, Mel Quartenizado e Queratina Hidrolisada. Não contém sal nem corantes artificiais. A base para Shampoo é realmente elaborada apenas com o Lauril Vegetal do Milho ou o Lauril Vegetal da Oliva ou uma combinação dos dois.

 

  • Este é o Shampoo de Aminoácido da Kiehl´s . Ele tem óleo de coco puro e ativos de proteína de trigo e pode ser comprado na loja da marca no Shopping Iguatemi de São Paulo, eu acho. Suponho que ainda exista essa loja. Será? Qualquer coisa é só ir no site.

 

 

 

 

  • O bom deste é que é fácil de encontrar, né? Não é possível que você não conheça ninguém que venda Natura!  Olha, eu vou confessar que eu só fiquei sabendo isto essa semana quando a minha secretária ( que me entala 100 quilos de Natura por mês) me avisou! Eu não acreditei, é claro, pq todo shampoo pra bebê que eu vejo tem LSS. Bom, este não tem! Fiquei feliz que o cabelo da minha filha (que ainda não tive, mas vou ter um dia) já tem salvação hihihihiih

 

 

 

  • E este eu já tinha dito no outro post que é meu preferido! Ele é beeeeeem adstringente, viu? Acho que resseca um pouco, então eu limpo o “couro” com ele e depois uso o da Surya que é mais suave. Procurem pela palavra “orgânico” no frasco. Os outros possuem LSS.

 

 

 

Tá bom, né? Já dá pra achar pelo menos um desses!  Eu vou de Mamãe e bebê da Natura este mês. Já pedi o meu! E vocês?? Qualquer coisa, amiga, FAZ  UM! A Ju já deu a receita aqui no PB! E se fizerem, mandem a resenha para o PB, viu??

 

Beijos para todas e um especial para a Paola que contribuiu para este post!

author avatar

Engenheira e pesquisadora. Adoro fazer testes e fórmulas exclusivas para o PB. Amo química, neurociência e sorvete.

  • Gabriela Andrade

    Gatonas, pode acrescentar na lista Bonacure Color Save (sulfate-free shampoo) da Schwarzkopf e Ecru New York sea clean shampoo (No parabens, no sulfates, color safe) ou eles tem sulfato? Porque fazem espuma, pouca mas fazem. É possível encontrá-los no Brasil em sites especializados em beleza e se estiver bem atenta em promoção o preço é bem bacana, fora de promoção é bem alto. Usei também um tempo atrás o iShampoo (sulfate free) da Control System Professional e ele tem o preço bem acessível, é vendido em lojas especializadas físicas e na net, comprei em uma loja da cidade, olhei vários da marca e não tinha visto o sulfato porém nesse que comprei para cabelos secos bem lá embaixo (graças a Deus) tinha o danado do sulfato, achei feio da marca fazer isso. Comprei mais caro mas não comprei mais. Quando for a loja novamente vou analisar direitinho os outros pra ver se não tem mesmo.

  • ana cristina

    ola. estava procurando xampus sem sulfato e achei o blog muito bom. eu gosto muito dos xampus da jhonson, se tiverem o tal sulato é muito pouco pois deixam os cabelos macios sem fritz e fazem pouquissima espuma.

  • Helaine Pereira

    O Johnsons Baby tradicional e o para cabelos cacheados podem ser usados no noo poo?

    • Paola Oliveira de Camargo

      Não, não podem. o Johnson’s sabonete líquido da cabeça aos pés como transição para o uso de shampoos sem sulfato. Mas é transição, só pra acostumar o cabelo: em dois ou três meses, podes começar a usar shampoos sem sulfato, coisa que a Johnson’s não tem.

  • Vanessa Tenuta

    Esse shampoo da Éh agora tem sulfato.. Uma pena!

  • diana

    todos os da surya é sem Lss?Onde eu encontro pra comprar?

    • Paola Oliveira de Camargo

      Da Surya, somente as linhas Sapiens e Amazônia Preciosa são sem lss. Dá pra encontrar em lojas online, como a belezaorganica.com

  • Isabela

    Meu cabelo nao tem química nenhuma, pois já é liso. Mas na minha cidade, o único shampoo sem sulfato que eu encontrei é o da bioextratus que é para cabelos com progressiva… Será que eu posso usar mesmo assim?
    Obrigada

    • Paola Oliveira de Camargo

      Pode, sim! :)

  • Alice

    Olá, vcs sabem se os shampoos da Acquaflora tem sulfato?

    • Gabriela Andrade

      Oi Alice acho que sim. Já li vários rótulos e os que vi tinham. Pode ser que tenha algum que não tenha… vamos torcer!

  • Mirian

    Ju, to apavorada com shampoos com sulfato, mas nunca achei um sem sulfato pra comprar ai eu li em algum lugar q podia substituir shampoo por condicionador misturado com limão; o q vc acha disso ?

  • Alexandra

    Olha pra mim por favor se essa formula tem o LSS

    AQUA,
    COCAMIDOPROPYL BETAINE, DECYL GLUCOSIDE, CUPUASSUAMIDOPROPYL BETAINE, SODIUM
    METHYL 2-SULFOLAURATE, GLYCERIN, PARFUM, PEG-150 PENTAERYTHRITYL TETRASTEARATE,
    PEG-6 CAPRYLIC/CAPRIC GLYCERIDES, PEG-120 METHYL GLUCOSE TRIOLEATE,
    POLYQUATERNIUM-10, METHYLCHLOROISOTHIAZOLINONE, METHYLISOTHIAZOLINONE, MAGNESIUM
    NITRATE, MAGNESIUM CHLORIDE, SODIUM HYDROXIDE, CI 19140, CI
    42090.

    • Paola Oliveira de Camargo

      LSS não tem. O surfactante dessa fórmula deve ser Sodium Methyl 2-Sulfolaurate. Mas confesso que esse nome me pareceu bastante suspeito… Melhor chamar a Lô ou a Ju pra responder.