Mitos e Verdades Sobre o Formol

cabelos ressecados

Eu usei todos os meus sensos jornalísticos para escrever esta matéria e acredito que será bem útil para finalmente esclarecer todos os mitos e confusões relacionadas ao formol. É claro que eu não terei a palavra definitiva no assunto, mas eu pelo menos irei suportar meus argumentos com fatos, algo que não é feito na maioria das vezes quando o assunto é discutido.

Em primeiro lugar, o que é o formol –  é um aldeído simples, de fórmula molecular H2CO e seu nome oficial é IUPAC metanal. Ele ocorre naturalmente em todas as células do corpo humano e é comunmente sintetizado e utilizado como conservante em cosméticos, materiais de construção e limpeza, dentre outros.

Abaixo, irei desvendar o que é mito e o que é verdade sobre o tão temido FORMOL.

  • Mito ou Verdade – Formol Danifica Cabelos

Verdade – Formol resseca cabelos e pele. Uma das funções do formol na progressiva é retirar os óleos naturais dos fios e abrir as cutículas, para que a estrutura interna do fio possa ser alterada pelo calor e queratina. Por isso a escova progressiva resseca os cabelos, isso é uma etapa necessária do alisamento. É preciso hidratar bem os cabelos e pele que foram expostos ao formol.

  • Mito ou Verdade – Formol Causa Queda de Cabelos

Mito – Muitas já devem ter experimentado queda de cabelo após a progressiva, mas isso não é devido ao formol. É devido à queratina. Excesso de queratina causa queda de cabelo, pois a queratina bloqueia os folículos capilares. O formol não interfere com esse processo.

  • Mito ou Verdade – Formol Causa Problemas Respiratórios

Parcialmente Verdade – Existem alegações que exposição ao formol causa asma ou bronquite, no entanto estudos feitos em 103 estudantes  de medicina que foram expostos à grandes quantidades de formol por 7 meses na Universidade da California do Sul, concluíram que as alegações são falsas. Os estudantes não apresentaram nenhum sintoma de constrição bronquial, nem sequer de irritação nasal. Os danos respiratórios associados à exposição ao formol são irritações mínimas e temporárias no sinus, garganta, olhos e pele.

  • Mito ou Verdade – Formol Causa Alergias

Mito – Não há evidência que exposição ao formol aumenta as chances de reações alérgicas ou de que os sistema imunológico seja afetado. O estudo dos cientístas Chang C. e Gershwin M. chamado “Toxidade do Formol – Separando Fato de Fantasia”, concluiu que a maioria das alegações sobre alergias causadas por formol, não passam de anedotas sem mérito científico.

  • Mito ou Verdade – Formol Causa Câncer em Pessoas

Mito – Recentemente o EPA nos EUA (o equivalente ao ANVISA) alarmou o mundo quando concluiu que formol causa câncer, alguns dias depois a National Academy of Science (NAS), refutou essas alegações, as chamando de severamente equivocadas e sem mérito científico. Segundo a Academia de Ciências Americana, não há nenhuma conecção entre leucemia, câncer de pulmão ou asma e o uso de formol. Veja a reportagem aqui do New York Times. Outros estudos científicos como o feito pelo International Epidemiology Institute, concluíram que não há evidência ligando formol à nenhum tipo de câncer em seres humanos. Níveis muito elevados de formol podem causar câncer apenas em ratos. O estudo ainda diz que formol existe naturalmente em todas as células humanas e não oferece riscos.

Todas os meus argumentos foram validados por fontes científicas, basta clicar nos links para acessar os vários estudos sobre formol (eles estão em inglês). Os argumentos que vi tanto no Brasil, quanto nos EUA em blogs de cabelo e beleza, e em sites de opinião foram baseados em nada além de relatos de cabeleireiros, esteticistas e clientes, que francamente chegaram à conclusões completamente ilógicas. Você decide se quer acreditar na palavra de uma cabeleireira ou de um cientista sobre os efeitos de um composto químico.

Sim o formol resseca a pele e cabelos, o que pode atestar qualquer estudante de medicina que teve que estudar cadáveres embalsamados em formol, mas não é nada que uma bom creme não dê jeito.

A não ser que você for um rato, formol não lhe causará câncer, relaxa. Também não causará alergias, nem problemas respiratórios sérios.

Depois de pesquisar sobre esse assunto assiduamente, minha conclusão de modesta blogueira e jornalista freelance é que governos adoram gerar pânico. Isso vem sido feito por milênios, o povo precisa de pão e circo (distração),é  assim que governantes mantêm o poder. Não acho que o pânico relacionado ao formol e sua proibição traz benefícios políticos imediatos, mas causa um falso senso de segurança, faz com que o povo confie em certas entidades, coisa que nunca deve ser feita de modo cego.

Eu sei que essa matéria talvez seja séria demais para um simples blog de beleza, mas acredito que meus leitores merecem informações corretas. Cada um deve decidir se quer ou não alisar seus cabelos com formol de forma inteligente e adulta, espero que o que leu aqui te ajude a fazer exatamente isso.

author avatar

Maquiadora e cabeleireira nas horas vagas, blogueira e professora de inglês. Adoro o estilo dos anos 60, músicas dos Beatles, Xbox 360, política de esquerda e filmes de terror.