Nova Receita Escova Progressiva

beautiful girl doing hairstyle with hair iron

Meu outro artigo com a receita da escova progressiva é um dos mais populares no site, tenho também uma matéria com a receita da escova inteligente, que é bastante popular. Quando eu resolvi divulgar a receita da escova inteligente estava com receio em mencionar um dos ingredientes principais, o tioglicolato de amônia, pois este químico pode ser perigoso, causar queimaduras no couro cabeludo e danificar cabelos tingidos e com mechas. Então na minha receita original eu mencionei o soro glicosado, que é mais seguro, mas não muito eficaz em alisar cabelos muito crespos. Mas, ao passar do tempo, muitas pessoas comentaram e perguntaram sobre o tioglicolato, então eu resolvi acrescentá-lo na receita. O cabeleireiro Leonardo Mascarenhas, que tem 12 anos de experiência, ficou alarmado em eu não ter alertado devidamente meus leitores sobre os possíveis perigos da escova inteligente. Eu então pedi a ele para contribuir com a receita que ela conhecia e ele deixou uma receita nos comentários que eu achei muito boa. Resolvi usá-la para esta matéria e acrescentar o passo a passo. Não é melhor ou pior do que a receita original que havia publicado antes, mas é uma alternativa que alisa e cauteriza os cabelos.

O formol é o princípio ativo da escova progressiva que as ligações dos fios de cabelo, alisando-os. É um produto tóxico que pode causar irritações na pele e olhos, problemas respiratórios e até mesmo náusea e vômito. Há várias regulações contra o formol, mas ainda há salões que o usa, mas ele não é fácil de encontrar em farmácias hoje em dia. Tente comprar online ou em lugares que fornecem produtos hospitalares. Em hospitais se usa o formol de 37%, que é o usado na progressiva. O formol pode ser perigoso ao sistema respiratório, mas não causa danos aos cabelos, tome todos os cuidados necessários ao fazer a escova progressiva em casa. Eu não me responsabilizo por possíveis danos à seus cabelos e à sua saude. Tome todos estes seguintes cuidados ao fazer a progressiva caseira – MUITO IMPORTANTE

  1. Encontre um lugar bem ventilado e perto de uma torneira, abra as janelas e use ventiladores.
  2. Proteja suas mãos com luvas siliconadas.
  3. Use máscara (daquelas de médico ou dentista) para proteger o rosto.
  4. Proteja os olhos com um óculos anti-embassante ou use um óculos de natação.
  5. Não use a mistura da progressiva no couro cabeludo, apenas nos fios.
  6. Caso inale muito o formol, vá para um local com ar fresco, deite-se e respire fundo. Em caso de contato com a pele e olhos, lave em água corrente e sabonete por 15 minutos.
Agora que já sabe dos cuidados e riscos envolvendo a escova progressiva, aqui está o que irá precisar.
INGREDIENTES
  • 50 ml de queratina em gel
  • 80 ml de soro glicosado
  • 30 ml de defrizante
  • 5 gotas de vitaminas (A, E)
  • 20 ml de formol (hospitalar de 37%).
  • Shampoo alcalino anti-resíduo para limpeza profunda.
  • 2 colheres de sopa de vinagre branco ou limão espremido (neutralizador ácido – usado após a progressiva).
PROCEDIMENTO
  • Misture a queratina, o formol, o soro glicosado e o defrizante em uma vasilha plástica, adicione as vitaminas
  • Lave os cabelos com o shampoo anti-resíduo (Redken, Matrix ou Biorene são muito bons) na água morna ou quente, para que as cutículas dos cabelos se abram
  • Seque com toalha, desembarasse os cabelos com um pente cuidadosamente e prenda-os em mechas pequenas com presilhas
  • Solte uma mecha da nuca, aplique a mistura, somente nos fios, não no couro cabeludo. Seque usando o secador como em uma escova normal, finalize com uma chapinha de cerâmica.
  • Continue o mesmo procedimento, mecha por mecha, é bem trabalhoso (por isso custa tão caro no salão).
  • Após 3 dias, passe o vinagre ou suco de limão e deixe por 2 minutos, lave os cabelos com um shampoo hidratante na água morna ou fria.
Quando se fala em formol a 37%, a medida parece alta, mas quando misturado aos outros ingredientes, o formol é somente 2% da fórmula. Não fique com muito medo do formol, pois as alegações mais alarmantes como causar câncer e até morte são um pouco exageradas. O formol já vem sido usado por profissionais de medicina há anos e nunca causou danos sérios. No entanto, a progressiva é muita trabalhosa e pode sim ser perigosa. O excesso de queratina pode causar queda nos cabelos e claro que o formol pode sim causar danos à saúde se usado sem os devidos cuidados (o formol não danifica os cabelos).
FAÇA A PROGRESSIVA A SEU PRÓPRIO RISCO – TOME MUITO CUIDADO!!
Meus agradecimentos ao Leonardo Mascarenhas do Salão e Studio Plataforma, no Itaú Power Shopping, na cidade Industrial em BH, pela sua excelente contribuição.
author avatar

Maquiadora e cabeleireira nas horas vagas, blogueira e professora de inglês. Adoro o estilo dos anos 60, músicas dos Beatles, Xbox 360, política de esquerda e filmes de terror.

  • Progressiva Perfeita

    VENDO FORMOL INIBIDO

    escovaprogressiva.perfeita@gmail.com

  • Karina

     Olá,Jú!!
    Gostaria de saber se no lugar do soro glicosado eu posso colocar o BEPANTOL???

  • http://www.facebook.com/mihcatgirl Noemi Jordana

    Ju tenho uma dúvida… quando solto a mecha para passar a progressiva, eu seco com o secador antes de passar a progressiva ou passo com o cabelo meio úmido mesmo? Só seco com a toalha?

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Seque antes. Beijos

  • Karina

    Todas essas  formulas de escovas:definitivas progressivas,etc….,podem ser usadas com cabelos tingidos??

  • Xapada

    xapada a autora deste topico, pelo amor de deus nao usem formol, folmoldeidos e etc , pare e pense a sua saude ou seu cabelo !!!!!!!!

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      por favor,eduque-se, informe-se http://www.produtosdebeleza.com/mitos-e-verdades-sobre-o-formol.html ,nao deixe o Fantastico e a Loreal te endocrinar.Informacao e Poder!

    • Andreia Deialoirinha

      Antes de usar insultos como “xapada” ( alguém pode me dizer qual significado????rsrsrs )peço que leia atentamente os  artigos sobre formol nesse blog, antes de julgar sem saber o que é certo ou não
      http://www.produtosdebeleza.com/mitos-e-verdades-sobre-o-formol.html . Com certeza penso MUITO na saúde do meu cabelo, e uso formol através da progressiva a 5 anos. Então por favor. Analise antes de comentar. 

      Grata,,,

    • Fabioadivino

      Tem é que parar de dar ouvidos ha tudo o que os jornais querem nos enfiar goela a baixo, principalmente dona globinho querendo manipular as pessoas com suas reportagens, sempre tendo algo para prevalecer ao seu lado.
      Pense sim nisso, não em produtos que “podem” um dia prejudica alguém.

  • ana paula de lima ribeiro

     gente isso é muito perigoso nós não somos quimicos para fazer tal procedimento bem eu vendo uma progressiva maravilhosa éa escova européia são 3 de 1l um kit 380 mais eu dou desconto frete gratis 68-99614885

    • Anônimo

      Kkkkk… Sem comentarios

      • Dheia

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Marciaestrel

    Ola!!! gostaria de sabr onde poderia comprar o formol, pois não acho em lugar nenhum!!!
    Obrigada e aguardo resposta

    • Kellyssami

      Em casas de essências no centro de SP.
       

      • Dheia

        Mas eu comprei lá…me falaram que lá eles diluem além dos 37% mais ainda em agua ficando fraca…

        • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

          Dheia, se o cabelo tiver muito volume e cachos a progressiva com formol nao alisa sozinha. O que fazemos no salao e alisar com tioglicolato e depois passar o formol, dai fica ultra lisinho! Veja aqui no site o alisamento japones. Ve se e algo que quer usar e eu te ajudo com uma receita de tio e formol. beijos

          • Dheia

            Oi Ju, obrigadúu!! Adorei, li o artigo sobre o alisamento japones, confesso que fiquei com um baita medão, já que meu cabelo é loiro pintei ele a 20 dias e a 15 fiz a progressiva,antigamente já fiquei quase careca devido a descolorante, mas ai ele cresceu e deu tudo certo,  ele está liso mas com algumas ondas bem de leves, então te pergunto: Já fiz várias progressivas com formol e meu cabelo ficou bom, dessa vez eu acho que não pegou direitinho não sei pq? outra pergunta onde compro tiglicolato? pois aqui em sp não encontro. Mesmo assim fiquei com medo de passar ele no meu cabelo , ele é seguro? o cabelo não fica elástico? vc acha que não consigo que ele fique lisinho com outra receita? bjos 

          • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

            Vc deve conseguir deixar ele liso so com a progressiva de formol mesmo. o que alisa e o calor, o formol so mantem o formato mais liso dos fios. Se nao deu certo foi devido ao formol ou devido a falta de calor do secador e chapinha. Para opcoes de escova com o tioglicolato procure pelo artigo Alisamentos e escovas tire suas duvidas, aqui no PB. Beijos

  • Rafaeladecurvelo

    consigo mesmo achar formol na farmácia?

    • Anônimo

      Nao vende na farmacia, tente em funerarias.

  • Rafaeladecurvelo

    oi juliana..
    a queratina em gel é a melhor? qual é a função do soro glicosado na receita?

    • Anônimo

      E a mais facil de usar, o soro hidrata.

  • Mary_silva37

    Oi Ju comprei a escova Zene Progress Defrizagem Restauradora ESCOVA GRADATIVA sem formol.
    Oi Oque posso colocar para nâo ressecar?Me responda Ju por favor…bjos
    Leia mais: http://www.produtosdebeleza.com/nova-receita-escova-progressiva.html#ixzz1efVDq3efLeia mais: http://www.produtosdebeleza.com/nova-receita-escova-progressiva.html#ixzz1efV9cmh9

    • Anônimo

      Essa escova resseca nao ten jeito, pois e a base de alcool… Vc pode fazer uma selagem termica 2 senanas antes da escova.

  • Mary_silva37

    Oi Oque posso colocar para nâo ressecar?
    Me responda Ju por favor…bjos

    • Anônimo

      Nao vai ressecar, querida, os ingredientes da receita ajudam a hidratar. Beijos

  • Mary_silva37

    Oi Oque posso colocar para nâo ressecar?

  • Mary_silva37

    Oi Ju comprei a escova Zene Progress Defrizagem Restauradora ESCOVA GRADATIVA sem formol.
    Sera que posso colocar 5 ml de formol?
    Me responda
    mary_silva37@yahoo.com.br

    • Anônimo

      Pode, mas ela ja tem um conservante a base de alcool, o que resseca os cabelos.

  • Simone Grpu

    Simone
    oi Ju, já fiz várias escovas com as dicas do PB, o meu cabelo e bastante ondulado antes faziam a definitiva no salão depois que conheci o PB sentir bastante confiança e comecei a fazer em casa. Mais no momento estou com dúvidas quando vc diz que para esse tipo de cabelo ondulado tem que fazer primeiro o relaxamento para depois fazer a definitiva? pois na verdade já fiz a inteligente mais não tive muito resultado só deu um pouco de relaxamento na raiz, faz exatamente um mês fiz com tio relaxou mais um pouco mais não totalmente só ainda não testei o formol como vc sabe e dificil de encontrar o formol. Há também gostaria de uma dica para pintura pois não utilizo, mais começou aparecer alguns fio branco gostaria de saber se posso substituir o creme de hidratação pela agua oxigenada vai ter a mesma eficacia?
    bjs
    curto de + vcs.   

    • Anônimo

      Oi Simone,

      Que bom que curte as receitas!! A receita com o formol pode ser usada depois da receita com o tio ou guanidina para dar aquele efeito ultra liso. Para alisar mais, deixe o tio agir mais tempo. Quanto a tintura, use apos a escova. Pode ser qualquer tintura com amonia mesmo, so nao indico mechas muito claras. Beijos

  • dehh

    Oi Ju,adorei o site….
    gostaria de saber,se posso usar a queratina em creme da nieli gold ou é melhor a liquida?
    obrigada!