Nova Receita Escova Progressiva

beautiful girl doing hairstyle with hair iron

Meu outro artigo com a receita da escova progressiva é um dos mais populares no site, tenho também uma matéria com a receita da escova inteligente, que é bastante popular. Quando eu resolvi divulgar a receita da escova inteligente estava com receio em mencionar um dos ingredientes principais, o tioglicolato de amônia, pois este químico pode ser perigoso, causar queimaduras no couro cabeludo e danificar cabelos tingidos e com mechas. Então na minha receita original eu mencionei o soro glicosado, que é mais seguro, mas não muito eficaz em alisar cabelos muito crespos. Mas, ao passar do tempo, muitas pessoas comentaram e perguntaram sobre o tioglicolato, então eu resolvi acrescentá-lo na receita. O cabeleireiro Leonardo Mascarenhas, que tem 12 anos de experiência, ficou alarmado em eu não ter alertado devidamente meus leitores sobre os possíveis perigos da escova inteligente. Eu então pedi a ele para contribuir com a receita que ela conhecia e ele deixou uma receita nos comentários que eu achei muito boa. Resolvi usá-la para esta matéria e acrescentar o passo a passo. Não é melhor ou pior do que a receita original que havia publicado antes, mas é uma alternativa que alisa e cauteriza os cabelos.

O formol é o princípio ativo da escova progressiva que as ligações dos fios de cabelo, alisando-os. É um produto tóxico que pode causar irritações na pele e olhos, problemas respiratórios e até mesmo náusea e vômito. Há várias regulações contra o formol, mas ainda há salões que o usa, mas ele não é fácil de encontrar em farmácias hoje em dia. Tente comprar online ou em lugares que fornecem produtos hospitalares. Em hospitais se usa o formol de 37%, que é o usado na progressiva. O formol pode ser perigoso ao sistema respiratório, mas não causa danos aos cabelos, tome todos os cuidados necessários ao fazer a escova progressiva em casa. Eu não me responsabilizo por possíveis danos à seus cabelos e à sua saude. Tome todos estes seguintes cuidados ao fazer a progressiva caseira – MUITO IMPORTANTE

  1. Encontre um lugar bem ventilado e perto de uma torneira, abra as janelas e use ventiladores.
  2. Proteja suas mãos com luvas siliconadas.
  3. Use máscara (daquelas de médico ou dentista) para proteger o rosto.
  4. Proteja os olhos com um óculos anti-embassante ou use um óculos de natação.
  5. Não use a mistura da progressiva no couro cabeludo, apenas nos fios.
  6. Caso inale muito o formol, vá para um local com ar fresco, deite-se e respire fundo. Em caso de contato com a pele e olhos, lave em água corrente e sabonete por 15 minutos.
Agora que já sabe dos cuidados e riscos envolvendo a escova progressiva, aqui está o que irá precisar.
INGREDIENTES
  • 50 ml de queratina em gel
  • 80 ml de soro glicosado
  • 30 ml de defrizante
  • 5 gotas de vitaminas (A, E)
  • 20 ml de formol (hospitalar de 37%).
  • Shampoo alcalino anti-resíduo para limpeza profunda.
  • 2 colheres de sopa de vinagre branco ou limão espremido (neutralizador ácido – usado após a progressiva).
PROCEDIMENTO
  • Misture a queratina, o formol, o soro glicosado e o defrizante em uma vasilha plástica, adicione as vitaminas
  • Lave os cabelos com o shampoo anti-resíduo (Redken, Matrix ou Biorene são muito bons) na água morna ou quente, para que as cutículas dos cabelos se abram
  • Seque com toalha, desembarasse os cabelos com um pente cuidadosamente e prenda-os em mechas pequenas com presilhas
  • Solte uma mecha da nuca, aplique a mistura, somente nos fios, não no couro cabeludo. Seque usando o secador como em uma escova normal, finalize com uma chapinha de cerâmica.
  • Continue o mesmo procedimento, mecha por mecha, é bem trabalhoso (por isso custa tão caro no salão).
  • Após 3 dias, passe o vinagre ou suco de limão e deixe por 2 minutos, lave os cabelos com um shampoo hidratante na água morna ou fria.
Quando se fala em formol a 37%, a medida parece alta, mas quando misturado aos outros ingredientes, o formol é somente 2% da fórmula. Não fique com muito medo do formol, pois as alegações mais alarmantes como causar câncer e até morte são um pouco exageradas. O formol já vem sido usado por profissionais de medicina há anos e nunca causou danos sérios. No entanto, a progressiva é muita trabalhosa e pode sim ser perigosa. O excesso de queratina pode causar queda nos cabelos e claro que o formol pode sim causar danos à saúde se usado sem os devidos cuidados (o formol não danifica os cabelos).
FAÇA A PROGRESSIVA A SEU PRÓPRIO RISCO – TOME MUITO CUIDADO!!
Meus agradecimentos ao Leonardo Mascarenhas do Salão e Studio Plataforma, no Itaú Power Shopping, na cidade Industrial em BH, pela sua excelente contribuição.
author avatar

Maquiadora e cabeleireira nas horas vagas, blogueira e professora de inglês. Adoro o estilo dos anos 60, músicas dos Beatles, Xbox 360, política de esquerda e filmes de terror.