Óleo de Jojoba – Hidratante Milagroso para Pele e Cabelo

oleo de jojoba para pele e cabelo

Eu já mencionei o óleo de jojoba no PB e fiquei surpresa ao saber que não é muito comum no Brasil. Por viver nos EUA, eu às vezes perco a noção de certas coisas e o óleo de jojoba é muito comum por aqui. Eu compro um frasco de 110ml por cerca de $6 dólares no Trader Joes e o uso como demaquilante, mas confesso não tê-lo usado antes como hidratante ou no cabelo, mas isso mudou após fazer certas pesquisas.

oleo de jojoba trader joels

Pela net eu vi um produto que clamava ser revolucionário! Chama-se H2 Ion e promete usar tecnologia iônica para reparar pontas duplas. Quando vejo coisas assim, logo fico desconfiada, em primeiro lugar, pontas duplas não podem ser reparadas, você pode usar um produto que vai servir como band-aid, mas ao lavar o cabelo, você notará que as danadas não foram à lugar nenhum.

Lendo as resenhas desse produto, me impressionei com a quantidade de resultados positivos, mas sempre que alguém me diz que algo é bom ou ruim, eu tenho que saber por que, somente opiniões não me bastam. O produto diz que usa tecnologia iônica e que graças a isso é capaz de depositar emolientes cristalizados nos fios, que são então ativados com o calor do secador ou chapinha.

h2 ion tratamento pontas duplas

Interessante, mas H2 Ion custa mais de $50 dólares por um frasco de 50ml. Será que não existe uma alternativa mais em conta? Afinal o emoliente em si que eles usam é o que realmente faz a diferença, o fato de ser cristalizado e ativado com calor é secundário e suspeito eu, apenas uma jogada de marketing. Descobri então que o emoliente milagroso do H2 Ion é o bom, velho e barato óleo de jojoba!

Óleo de jojoba é mesmo incrível! É o óleo natural que mais se assemelha aos lipídios produzidos por nossas glândulas sebáceas, portanto são facilmente absorvidos por nossa pele. Também é muito bom para o cabelo, pois age como nosso sebo natural produzido no couro cabeludo que ajuda a impermeabilizar e hidratar os fios.

O óleo de jojoba é rico em vitaminas A, B1, B2, B6 e E que nutrem a pele, combatem rugas e auxiliam na cicatrização. Você pode usá-lo diretamente na pele como hidratante, pode também misturá-lo em cremes e a outros óleos. No cabelo, você pode usá-lo como sérum para fechar pontas duplas, combater frizz e hidratar. Você também pode misturar óleo de jojoba no seu creme de hidratação favorito ou usar puro diretamente no cabelo todo e lavar depois de algumas horas.

Você pode usar óleo de jojoba no comprimento dos fios e pontas e seguir com a chapinha ou secador (não se preocupe, você não vai fritar seu cabelo, para isso é preciso temperaturas MUITO mais altas), isso vai fazer com que o óleo penetre mais nos fios que ficarão bem hidratados, no processo as pontas duplas também se fecham, porém esse efeito é temporário. Para deixar o óleo de jojoba ainda mais potente, misture-o ao óleo de pequi!

Uma alternativa excelente ao caríssimo H2 Ion por cerca de $6 dólares! Adoro uma boa barganha! O melhor é que ainda uso o óleo de jojoba para muitas outras coisas, no momento estou adorando usá-lo como hidratante misturado com meu querido óleo de tamanu. Uma boa opção de compra para o óleo de jojoba é EBay, procure por Jojoba Oil e sempre use PayPal, pois eles garantem seu dinheiro de volta caso tenha qualquer problema.

author avatar

Maquiadora e cabeleireira nas horas vagas, blogueira e professora de inglês. Adoro o estilo dos anos 60, músicas dos Beatles, Xbox 360, política de esquerda e filmes de terror.

  • Denise Martini

    Oi Ju, desde que vc escreveu sua primeira resenha sobre o tamanu, nunca mais parei de usa-lo. Vou experimentar o jojoba, mas misturar ao meu queridinho tamanu eu nao misturo,pois tenho medo que iniba o mecanismo de acao do tamanu, entao prefiro que ele com suas poderosas propriedades haja sozinho rs!

  • Lara

    alguém já comprou esse de Jojoba da Coastal Scents ou indica os produtos de lá? achei bem interessante, principalmente o sabão preto africano..fiquei a fim de comprar – http://www.coastalscents.com/natural-products/oil/ol-004.html

  • josieli magnus

    Cada dia aprendo sobre um oleo novo… kkkk pequi… agora jojoba!

  • Lidia de Oliveira Silva Ribeir

    Acho q tem óleo de jojoba no Mundo dos óleos. É um site seguro. Já comprei lá.

  • Bárbara Balbi

    Ei meninas, vcs podem me dizer a diferença entre óleo de jojoba e extratos, pq eu comprei extratos de jojoba da marca bioextratos(para cabelos) e estou usando no rosto no lugar do hidratante, minha pele é oleosa e o resultado de substituir está sendo muito bom, minha pele não fica oleosa e ta com textura de pele de bebê! obrigada meninas pela atenção! bjosss

  • Mariana

    Ju, você sabe algo sobre óleo de prímula nos cabelos? Eu li uma vez que ingerindo é ótimo. Mas será que passando o óleo no cabelo, misturando em máscaras e etc dá um resultado legal? Tenho umas capsulas de óleo de prímula aqui (minha mãe toma por causa da TPM) e fiquei curiosa pra saber se da certo ‘furando’ a capsula, retirando o óleo e passando no cabelo! E ah, qualquer coisinha que tenha ceramidas e que eu passo no cabelo, seja ampola, cremes, fazem com que meu cabelos fiquem uma palha! Super ressecado e opaco. Isso acontece só comigo ou você já ouviu alguém falar do mesmo efeito? Amo o PB, a receita melhor hidratação do PB deu um super resultado no meu cabelo na primeira aplicação! Vou continuar usando e lendo o blog pra sempre procurar receitinhas pra melhorar meus cabelos. Continue com esse seu trabalho maravilhoso e que ajuda muita gente. Beijos!

  • Jan F

    Tem no site Sabão e Glicerina por 23 reais + frete o de 100ml.

  • Dani Reis

    Oi Ju! Bom,com carinho chamo Ju,pois a gente se sente conhecida depois de semanas acompanhado voces aqui!!!Moro na Africa, em uma Ilha chamada Mauricias…A populacao eh de origem indiana(India) em sua maioria, depois vem a comunidade chinesa, arabes, eh engracado ver essa divisao na Brasil a gente nao tem isso.. Temos aqui uma parte que e a mistura deles todos,e se asemelham muitos com os brasileiros, sao mesticos. Como todos sabem eles usam muitas ervas, chas,oleos…E realmente elas tem os cabelos lindos, caracterisco dos indianos, cabelos negros e lisos, levemente ondulado(ainda prefiro nosso povao brasileiro com tanta mistura,cada mulher um estilo!) Mas o que me chama a atencao sao as senhoras, ja de idade, com os cabelos super saudaveis, um brilho… Eu nao acreditava em produtos natural…Confesso… Por que? A raiz deste pensamento foi porque desde pequena eu queria alisar os cabelos que eram beeeem volumosos, e soh o neutrox nao dava…Entao quando eu via aquela mistura que a cabeleireira passava, queimava um pouquinho e cherava muito mal mas alisava… Virei uma adepta a todos esses metodos, ”fast-products” mas que fazem danos irreparaveis nos cabelos. Depois que casei e comecei a viajar, nao encontrei mais salao que fizessem os tratamentos brasileiro, morei na Belgica,e acreditem ha 4 anos atras nenhum salao utilizava produtos alisantes.. Na minha contra mao, eu tinha os produtos naturais mas eu simplesmente nao acreditava neles!(Gente que horror mas era a raiz das guanidinas…)O que me ajudava era o frio, que parecia que amenizava o volume de meus cabelos…Quando vim para Mauricias, quente e humido minha gente…Parece o Rio de Janeiro, o que aconteceu foi que perdi o controle dos cabelos, e desespererada encontrei alisantes…Depois um salao que coloriu meu cabelo(com o alisante)… Resultado, estou a 1 ano cortando o cabelo para que todas essas ”quimicas ruins” e mal utilizadas desaparecam…. Voltantando as indianas, eu me rendi aos oleos!!! Descobri o Amla da Dabur, e me ajudou bastante… Soh que nao gosto do cheiro!!!!! E um lindo dia, procurando resenhas de artezanatos, cheguei ao PB :))))) Descobri mais oleos poderosos,como jojoba eu nao sabia e tenho aqui :) Agora eu tambem leio tuuudo, rotulo de tuuuudo, minhas compras ficaram mais demoradas pois vou lendo rotulo de shampoos,cremes(nao compro mais no mercado)(soh vou fazer o teste com a linha Johnson’s baby)…rsrsrss Enfim, to muiito feliz por ter conhecido o PB, leio tudo e aprendo muito viu!!!!

    Beijos Meninas!

    • http://produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      ai que bom, queirida! Fico muito feliz de saber disso, as coisas naturais são melhores do que as fabricadas, pois são mais concentradas e não têm nada que possa nos fazer mal. Todas as minhas amigas me chama de Ju, fica à vontade e comente sempre aqui no PB! beijos

  • Dani Reis

    Oi Ju! Bom,com carinho chamo Ju,pois a gente se sente conhecida depois de semanas acompanhado voces aqui!!!Moro na Africa, em uma Ilha chamada Mauricias…A populacao eh de origem indiana(India) em sua maioria, depois vem a comunidade chinesa, arabes, eh engracado ver essa divisao na Brasil a gente nao tem isso.. Temos aqui uma parte que e a mistura deles todos,e se asemelham muitos com os brasileiros, sao mesticos. Como todos sabem eles usam muitas ervas, chas,oleos…E realmente elas tem os cabelos lindos, caracterisco dos indianos, cabelos negros e lisos, levemente ondulado(ainda prefiro nosso povao brasileiro com tanta mistura,cada mulher um estilo!) Mas o que me chama a atencao sao as senhoras, ja de idade, com os cabelos super saudaveis, um brilho… Eu nao acreditava em produtos natural…Confesso… Por que? A raiz deste pensamento foi porque desde pequena eu queria alisar os cabelos que eram beeeem volumosos, e soh o neutrox nao dava…Entao quando eu via aquela mistura que a cabeleireira passava, queimava um pouquinho e cherava muito mal mas alisava… Virei uma adepta a todos esses metodos, ”fast-products” mas que fazem danos irreparaveis nos cabelos. Depois que casei e comecei a viajar, nao encontrei mais salao que fizessem os tratamentos brasileiro, morei na Belgica,e acreditem ha 4 anos atras nenhum salao utilizava produtos alisantes.. Na minha contra mao, eu tinha os produtos naturais mas eu simplesmente nao acreditava neles!(Gente que horror mas era a raiz das guanidinas…)O que me ajudava era o frio, que parecia que amenizava o volume de meus cabelos…Quando vim para Mauricias, quente e humido minha gente…Parece o Rio de Janeiro, o que aconteceu foi que perdi o controle dos cabelos, e desespererada encontrei alisantes…Depois um salao que coloriu meu cabelo(com o alisante)… Resultado, estou a 1 ano cortando o cabelo para que todas essas ”quimicas ruins” e mal utilizadas desaparecam…. Voltantando as indianas, eu me rendi aos oleos!!! Descobri o Amla da Dabur, e me ajudou bastante… Soh que nao gosto do cheiro!!!!! E um lindo dia, procurando resenhas de artezanatos, cheguei ao PB :))))) Descobri mais oleos poderosos,como jojoba eu nao sabia e tenho aqui :) Agora eu tambem leio tuuudo, rotulo de tuuuudo, minhas compras ficaram mais demoradas pois vou lendo rotulo de shampoos,cremes(nao compro mais no mercado)(soh vou fazer o teste com a linha Johnson’s baby)…rsrsrss Enfim, to muiito feliz por ter conhecido o PB, leio tudo e aprendo muito viu!!!!

    Beijos Meninas!

  • Michele

    Oi,Juliana! Gosto muito dos seus posts, me ajudam demais, admiro sua disposição em orientar e dividir seu conhecimento!!! Deus te abençoe muitooo!
    Tenho uma dúvida, posso usar qualquer óleo vegetal antes de fazer escova ou a chapinha?beijos

  • Zuleima

    Juliana, há tempos venho procurando produtos naturais para pele e cabelos, mas nunca senti segurança nas informações que encontrei…
    Aqui, vc escreve com mta propriedade e passa segurança para o leitor.
    Fiquei impressionada com a riqueza de informações do seu blog.
    Virei fã do PB !!! Parabéns e obrigada por compartilhar seus conhecimentos.
    Mto sucesso !! Bjs

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Fico tão feliz com seu comentário, Zuleima! Muito obrigada, querida! Comente mais por aqui e seja bem vinda á família PB! beijos

      2013/3/7 Disqus

  • Luza

    Pessoal, tb ñ curto muito o óleo de Argan. Tenho cabelo tipo 4 (afro), gosto mais do de coco, macadâmia, rícino, pequi…agora descobri o de JOJOBA. Ele é poderoso em CERAMIDAS, que é um lipídeo, que “cimenta” as cutículas capilares, retendo água e nutrientes. Na verdade, ele é uma cera vegetal natural…pena que ele ñ é nosso, né?!
    Paga-se caro por ele. Eu uso o puro (quero crer que seja mesmo, rs)…acho caro…

  • http://www.facebook.com/vanessa2m Vanessa Moreira

    Mais um para minha listinha de óleos, vai a louca brasileira buscar mais um óleo nas lojas daqui, kkkkkk
    Bjim

    • Bia

      Deve ser uma experiência ímpar olhar pra cara dos vendedores querendo entender por que deabos essa brasileira precisa de tanto óleo…hahahahahahahahahahahahahahahahaha

  • Paola Oliveira de Camargo

    Sabe quanto custa um litro de óleo de jojoba na Mundo dos Óleos? R$ 224,90, com desconto! E o frasco de 50 ml tá R$ 43,89! Não é pra matar?

    • Bia

      Mah oêêêê….triste!

      Não dá pra importar não? De repente fica mais barato….

      • Paola Oliveira de Camargo

        Vou dar uma olhada depois no eBay. Em viagem fica ruim gastar tanto tempo na internet ;)

  • brunalaignier

    amei Ju vou ver se eu compro!!! Ju da dicas de condicionadores bons?? to precisando urgente!! beijinhos

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      To te devendo, amore, é verdade! De cabeça vai o Yamasterol amarelo, bom demais e super barato, os condicionadores da Tresseme são bons, eu experimentei o Split Ends Repair (não sei se tem essa liha no Brasil ainda) para pontas duplas e gostei, nota 7. Pra mim fica difícil, pois não conheço as marcas mais novas no Brasil, mas vou dar um jeito escrever um post legal. beijos

      • Bia

        A única dica que ela precisa é o yamasterol…meu amor eterno! S2

  • Flávia Romão

    Ju, posso fazer uma pergunta q não tem mto a ver com este post, mas que é sobre cabelos?

    comprei uréia em grãos pra fazer aquela progressiva aqui do PB (ainda não fiz) e, sabendo do poder altamente hidratante da uréia, fique com vontade colocar em tudo q tenho de cosméticos, hehe: shampoo, condicionador, hidratante de corpo, etc. Q vc acha disso? Dá uma “turbinada” nos produtos? bjs

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Pode sim!!! Vai nessa

      • Flávia Romão

        Uhull. vou botar uréia até na pasta de dente. kkk
        brigada! bjs

  • Daniela

    Ju, comprei na sabão de glicerina junto com outros óleos e ele é bem mais caro que os outros! Usei para o demaquilante e para hidratação capilar, mas como óleo de pequi é mara, vou experimentar um dia usar somente ele pra ver como funciona, meu óleo de tamanu não é puro snif…comprei no ebay e meu rosto ficou pegajoso, eu não via a hora de tirar no dia seguinte…vou te contar que talvez este óleo de jojoba que tenho tb não seja puro (não sei pq aqui tudo que é puro é carérrimo e aí fora é tão mais acessível né?) mas vou não foi barato e bora experimentar.bjão

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Que pena, Dani… a Paola comprou o dela pela Ebay e acho que é puro sim, ela está gostando. Fico triste com isso, óleos são tão bons e necessários, devia ter e de muito no Brasil. beijos

  • Isadora_Rezende

    Mais uma excelente dica. Obrigada Jú. Bjos.

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Obrigada Isa! beijos

  • Bia

    Adoro!

    Quanto mais eu aprendo a ler rótulos, mais eu me surpreendo com a cara de pau da indústria!

    Estava lendo o shampoo do cachorro ontem e descobri que é nada mais que um detergente de lavar louça…meu, na boa, vou lavar o cachorro com sabão em pedra, passar uma essência e pronto!

    Pior que fazem a mesma coisa com a gente! Tudo muito revolucionário, daí você dá uma olhada no rótulo e…tcharam!

    Depois do papo com vc e com a Lô a respeito do Deva e tudo o mais, acabei encomendando Yamasterol com uma amiga que tem na perfumaria perto da casa dela. Aqui em sp só vende na periferia (paulista é arrogante e acha que é coisa de pobre, sérião…afff) e tals…adivinha? O cabelo está muito bem e muito mais definido, obrigada. Tudo isso com um creminho de três reais….hahahahahahahhahahahahahahahahahahahaha

    Por isso que agora eu olho a fórmula de TUDO (inclusive do shampoo do cachorro)…

    Aprendi com vocês, é claro!

    Beeeeejo

    • Isadora_Rezende

      Confesso que sou péssima pra entender os rótulos. E na maior parte (não tenho certeza se em todos), os ingredientes vêm em outra língua, o que torna ainda mais complicado. Acabo ficando dependente de indicações, como aqui no PB, rsrs.

      • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

        a gente te ajuda, Isa, é difícil mesmo no começo. beijos

      • Bia

        No começo é meio tenso, mas é só perguntar….vale dar um google pra traduzir os nomes também…rs

        Depois que você pega a manha…é uma maravilha.

        Mas não cai na onda das parafinas, derivados de petróleo e sai surtando tá? Tem muita gente radical por aí…nada é proibido, só pouco recomendável…rs

        O que me revolta mesmo é que se eu comprasse a base para shampoo + essência + surfactante eu ia lavar o cachorro por cem anos com o preço que eu paguei na desgraça do shampoo…rs

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Ai que fofa!! é isso mesmo, nossa tudo muda quando começamos a ler os rótulos, fica até chato que nada mais das lorotas me impressionam, mas é bom que a gente fica esperta. Todos os shampoos anti-resíduos (os transparentes) são o mesmo que detergentes, é um absurdo! Temos que ficar espertas! beijos

    • http://www.facebook.com/vanessa2m Vanessa Moreira

      O PB transforma mesmo nossos hábitos ;)

  • http://www.facebook.com/people/Vivian-Diniz/100001964888250 Vivian Diniz

    vou procurar esse óleo, aqui na minha cidade tem mais semente de uva, amêndoa com colágeno, coco, esses mais comuns. Comprei o óleo de coco e achei ele bom para hidratar áreas ressecadas mas tem que passar muito pouco no cabelo, tem uma parte do meu cabelo (uma mecha atrás perto da nuca) que coloco bastante pq é muuuito seca, palha pura e o óleo faz bem mas no resto tem que ser quase nada ou fica puro óleo. Esse de jojoba sempre tem nos cremes deve ser bom ele puro, quero testar logo

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      ja na Ebay, é seguro e vale a pena. beijos

  • Denise

    Adorei a dica! Eu uso o óleo de tamanu desde que vi o post sobre aki no PB, e viciei nao vivo sem… Misturei ele ao óleo de rosa mosqueta e to gostando muito! Agora vou fazer essa experiência! Volto pra contar… Bjs Ju e obrigada!

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Vc vai gostar de jojoba também! beijos, De!

  • http://www.facebook.com/georgiagoncalvesaugusto.goncalves Georgia Gonçalves Augusto Gonç

    eu usava um de jojoba da elseve que era MARAVILHOSO!!! maeu cabelo fica 10 não sei porqe saiu de linha,coisas boas saem de linha

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Pois é, que coisa! Mas se vc acha o puro, pode misturar nos produtos, vale a pena! beijos