Óleo Mineral Faz Mal?

óleos para cabelos

Há certos ingredientes comunmente usados em cosméticos e produtos de beleza em geral que às vezes ganham uma má reputação do nada, um exemplo é o parabeno (mas eu deixo a Lô explicar isso em outro artigo), outro é o óleo mineral, há ainda vários outros, como o formol (coitado, leia este artigo e aprenda que formol não tem nada de malvado).

Esses ingredientes se tornaram vilões no mundo da beleza da noite para o dia sem evidências científicas provando as alegações provavelmente feitas por blogueiras sem noção ou a cabeleireira da esquina que de repente disse um dia quando acordou de mal humor com o cabelo cheio de frizz – óleo mineral faz mal para o cabelo ou óleo mineral me encheu de espinha!

Eu confesso ter caído nessa e já achei que óleo mineral fosse sim terrível para pele e cabelo. Eu gosto de produtos orgânicos e estou sempre dando preferência à ingredientes naturais e saudáveis, tanto no que como, quanto no que uso no meu corpo. Portanto, um ingrediente que é derivado de petróleo parece sim á primeira vista ser uma terrível vilão.

Não vou dizer que óleo mineral é uma maravilha, no entanto óleo mineral não faz mal para a pele e cabelos! Não aceitem minha palavra como prova, vamos ver os fatos.

Mitos sobre Óleo Mineral

  • Óleo Mineral Causa Câncer – alguns derivados de petróleo são certamente carcinogênicos, como BPA e compostos policíclico aromáticos, no entanto o óleo mineral usado na indústria de cosmético é altamente refinado e purifiacado. Há muito controle sobre esse ingrediente e vários testes e estudos foram feitos provando que não há uma conexão entre câncer e óleo mineral.
  • Óleo Mineral Resseca o Cabelo e Pele – como todo óleo, óleo mineral causa uma barreira entre a pele e os fios de cabelo e o ar, fazendo com que eles retenham água, portanto óleo mineral age como hidratante e não resseca.
  • Óleo Mineral Atrapalha na Absorção de Vitaminas – muitas vitaminas têm óleo como base, por isso muitos assumem que óleo mineral retira as vitaminas da pele (óleo remove óleo), no entanto não há evidência de que isso seja verdade, óleo mineral não interfere com as vitaminas nos seus cabelos e pele.
  • Óleo Mineral Causa Acne – em algumas pessoas que já tem tendência à acne (a maioria das causas são hormonais) o óleo mineral pode piorar a situação, mas ele sozinho não causa acne e é seguro para peles secas e maduras.
  • Óleo Mineral Causa Excesso de Seborréia nos Cabelos – óleo mineral não se conecta à proteína portanto não chega ao cortéx dos fios, ele oferece proteção mínima contra ressecamento, mas não faz com que os cabelos fiquem ensebados.

Conclusão

Óleo Mineral em cosméticos não faz mal, porém ele não traz grandes benefícios à pele e cabelos, promovendo apenas hidratação mínima. Ele pode ser usado sem problemas em demaquilantes e condicionadores, mas para hidratar seus cabelos e pele de verdade prefira outros óleos, como óleo de côco, óleo de amêndoas, óleo de argan e azeite.

 

author avatar

Maquiadora e cabeleireira nas horas vagas, blogueira e professora de inglês. Adoro o estilo dos anos 60, músicas dos Beatles, Xbox 360, política de esquerda e filmes de terror.

  • Janaina

    Adorei o post, mas fiquei com uma dúvida: se eu usar xampu sem sulfatos ele conseguirá limpar o óleo mineral? obrigada

    • Debora

      tambem queria saber exatamente isso!!

  • Heloisa

    Finalmente alguém totalmente leiga no assunto encontrou alguém me esclarecesse e me convencesse de que se tratava de mito. Adoro seu blog!

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      :) obrigada, Lo! Beijos

  • Liliabcsa

    uso no banho  e as vezes misturo extrato de cenoura,centela asiatica etc minha pele fica bem macia depois uso um hidratante e voila pele macia hidratada

  • Cris Deiró

    Informada
    Arigatô ^.^

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=1555426947 Paola Olliveira de Camargo

    Pelo menos, a minha reação negativa aos parabenos não tem nada a ver com a alegação de que façam mal. Meu raciocínio foi mais na seguinte direção:
    1. Parabenos provém do petróleo
    2. Petróleo não dura pra sempre
    3. A extração de petróleo, como tudo na vida, está sujeita a acidentes que, quando acontecem, têm consequências ambientais terríveis.
    4. Logo, o ideal é eliminar qualquer coisa que provenha do petróleo.

  • Lô Magalhães PB

    Ai… graças a deus. Olha, eu to tao revoltada com isso que resolvi esperar passar a minha raiva para escrever um artigo sobre a injustiça feita com alguns ingredientes. Affff eu fico ate ofendida com as burrices químicas que andam publicando na internet. Credo! Excelente artigo, eu tenho orgulho de vc!