Óleos Alisam Cabelos?

oleo nao alisa o cabelo

Este será outro post sobre as asneiras que se ouvem por aí… Recebi várias perguntas sobre isso. Aparentemente há blogs e meninas jurando que óleo de coco, azeite de dendê e azeite de oliva alisam os cabelos. Mas eu posso afirmar categoricamente que não é o caso, infelizmente NÃO, óleos não alisam os cabelos.

Alisamento de cabelo é algo complicado. Acredite em mim, se você der uma olhada aqui no blog verá quantos posts se dedicam ao assunto e eu e a Lô (que é química e tem acesso a laboratório) já tentamos encontrar uma fórmula natural, simples e caseira de alisar cabelos, no entanto não tivemos muito sucesso.

O mais perto que consegui chegar foi com o uso de ácido láctico que gradualmente alisa os fios, para mais detalhes leia este artigo aqui que oferece soluções caseiras para alisar e hidratar os cabelos. Para realmente alisar os cabelos, é preciso chegar ao córtex dos fios.

Ao lado veja como é estrutura do fio de cabelo:

Como você pode ver, o córtex é a segunda camada interna do fio de cabelo e ele é que dá seu formato. Para mais informações sobre as diferenças entre cabelos lisos e cabelos enrolados, leia este artigo aqui.

Óleos apenas cobrem as cutículas dos fios, eles os protegem como uma capa de chuva e seus efeitos são apenas temporários, só duram até que você lave os cabelos.

Óleos são ótimos para hidratar, controlar frizz e proteger contra os efeitos do sol e poluição – mas cabelo é tecido morto e não beneficia das propriedades nutricionais dos óleos, cabelo não come!

Cabelo muito menos pode ser alisado ou alterado definitivamente por óleos, assim como sua pele não muda de textura quando você usa um casaco ou capa de chuva. Repito: óleos apenas cobrem os fios externamente e não alisam!

Certas moléculas são capazes de penetrar o córtex capilar, como as moléculas do formol e de certos ácidos, como tioglicolato e o ácido láctico. Após essas moléculas entrarem no córtex, os compostos de queratina presente nele são conectados e o calor acelera o processo de alisamento.

Então de uma vez por todas, não caia no conto do vigário, informe-se e entenda que não é possível que óleos alisem os cabelos. Eu adoraria que fosse verdade, pois acredito que encontrar um processo natural de alisar cabelo acabou se tornando uma das minhas missões de vida! RISOS – Assim que eu encontrar um ingrediente milagroso que alise cabelos naturalmente, de maneira fácil, sem causar danos e que ainda reconstrói e hidrata os fios, vocês do PB serão os primeiros a saber!

author avatar

Maquiadora e cabeleireira nas horas vagas, blogueira e professora de inglês. Adoro o estilo dos anos 60, músicas dos Beatles, Xbox 360, política de esquerda e filmes de terror.