Óleos Essenciais para o Cabelo

oleos para cabelo

Há várias formas de usarmos os óleos essenciais no cabelo e na pele. Para nos beneficiarmos, é preciso conhecer a eficácia de cada um.  Estes são os mais usados:

  • O óleo essencial de maracujá regula oleosidade dos cabelos proporcionando leveza e volume.

  • O óleo essencial de tea tree (melaleuca) é excelente para combater piolhos e seborréia.

  • O óleo de lavanda é  ótimo no tratamento de pequenas queimaduras (eu queimei minha mão outro dia e quase morri de dor), feridas, picadas de insectos, psoríase, piolhos e muito eficaz em peles oleosas e com acne.

  • O óleo essencial de limão é indicado para o tratamento do cabelo e pele oleosa é um ótimo esfoliante e muito bom para ajudar no tratamento de acne, herpes labial e aftas.

  • O óleo essencial de Rosas é hidratante e faz maravilhas à pele e é muito eficaz para tratar conjutivite (desde que diluido em água)

  • Óleo essencial de sândalo é ótimo para peles sensíveis, em cicatrizes, estrias e varizes.

  • O ylang-ylang estimula o crescimento do cabelo.

  • Gerânio é excelente para  dermatites e eczema, além de ser um ótimo repelente natural contra mosquitos.

  • óleo essencial de Eucalipto é perfeito para a pele oleosa, queimaduras, feridas, bolhas, picadas de insectos, piolhos e infecções cutâneas.

  • Hortelã-Pimenta: ótimo para irritações de pele, dermatites, acne, sarna e pruridos.

 

Sabendo disso, vamos criar as receitas. Você pode inovar e trabalhar com o óleo essencial que conseguir. Tome cuidado para não anular o efeito de um óleo ao misturar com outro óleo.

O óleo de abacate é comumente utilizado como base por suas características neutras e benéficas. Nós temos um artigo aqui no PB sobre como  extrair óleos. O óleo vegetal de coco (também é fácil de fazer  em casa) não é indicado para massagear o couro cabeludo, apesar de ser excelente condicionador sem enxague para o cabelos, ele  produz suas próprias substâncias oleosas o que não será eficaz em todos os casos. Nada de óleo de coco no couro cabeludo, por favor.

  1. Ressecamento: faça uma máscara capilar com 5 ml de óleo vegetal de abacate,3 gotas de óleo essencial de ylang-ylang e 2 gotas de óleo essencial de alecrim. Massageie o couro cabeludo com essa misturinha todos os dias, por uma semana, depois mantenha a massagem por 2 vezes por semana.
  2. Cabelos opacos: adicione 2 gotas de óleo essencial de lavanda, 2 gotas de óleo essencial de ylang-ylang, 2 gotas de óleo essencial de cedro e 2 gota de óleo essencial de hortelã-pimenta para cada 25 ml do seu shampoo sem sulfatos.
  3. Seborréia: adicione 3 gotas de óleo essencial de Tea Tree, 1 gota de óleo essencial de menta e 1 gota de óleo essencial de lavanda ao seu shampoo anti caspa (sem sulfato, por favor). 2 vezes por semana, use somente os óleos e faça massagens em seu couro cabeludo.
  4. Queda: misture 5 ml de óleo vegetal de abacate e 5 gotas de óleo essencial de alecrim. Faça uma massagem no couro cabeludo com esses óleos durante uma semana, depois massageie o couro cabeludo 2 vezes por semana e adicione a mistura ao seu shampoo específico para queda.

Se alguma leitora tiver mais ideias sobre  como utilizar os óleos essenciais nos cabelos e na pele, por favor, deixe sua receita nos comentários!

Beijos!

author avatar

Engenheira e pesquisadora. Adoro fazer testes e fórmulas exclusivas para o PB. Amo química, neurociência e sorvete.