Óleos Essenciais para o Cabelo

oleos para cabelo

Há várias formas de usarmos os óleos essenciais no cabelo e na pele. Para nos beneficiarmos, é preciso conhecer a eficácia de cada um.  Estes são os mais usados:

  • O óleo essencial de maracujá regula oleosidade dos cabelos proporcionando leveza e volume.

  • O óleo essencial de tea tree (melaleuca) é excelente para combater piolhos e seborréia.

  • O óleo de lavanda é  ótimo no tratamento de pequenas queimaduras (eu queimei minha mão outro dia e quase morri de dor), feridas, picadas de insectos, psoríase, piolhos e muito eficaz em peles oleosas e com acne.

  • O óleo essencial de limão é indicado para o tratamento do cabelo e pele oleosa é um ótimo esfoliante e muito bom para ajudar no tratamento de acne, herpes labial e aftas.

  • O óleo essencial de Rosas é hidratante e faz maravilhas à pele e é muito eficaz para tratar conjutivite (desde que diluido em água)

  • Óleo essencial de sândalo é ótimo para peles sensíveis, em cicatrizes, estrias e varizes.

  • O ylang-ylang estimula o crescimento do cabelo.

  • Gerânio é excelente para  dermatites e eczema, além de ser um ótimo repelente natural contra mosquitos.

  • óleo essencial de Eucalipto é perfeito para a pele oleosa, queimaduras, feridas, bolhas, picadas de insectos, piolhos e infecções cutâneas.

  • Hortelã-Pimenta: ótimo para irritações de pele, dermatites, acne, sarna e pruridos.

 

Sabendo disso, vamos criar as receitas. Você pode inovar e trabalhar com o óleo essencial que conseguir. Tome cuidado para não anular o efeito de um óleo ao misturar com outro óleo.

O óleo de abacate é comumente utilizado como base por suas características neutras e benéficas. Nós temos um artigo aqui no PB sobre como  extrair óleos. O óleo vegetal de coco (também é fácil de fazer  em casa) não é indicado para massagear o couro cabeludo, apesar de ser excelente condicionador sem enxague para o cabelos, ele  produz suas próprias substâncias oleosas o que não será eficaz em todos os casos. Nada de óleo de coco no couro cabeludo, por favor.

  1. Ressecamento: faça uma máscara capilar com 5 ml de óleo vegetal de abacate,3 gotas de óleo essencial de ylang-ylang e 2 gotas de óleo essencial de alecrim. Massageie o couro cabeludo com essa misturinha todos os dias, por uma semana, depois mantenha a massagem por 2 vezes por semana.
  2. Cabelos opacos: adicione 2 gotas de óleo essencial de lavanda, 2 gotas de óleo essencial de ylang-ylang, 2 gotas de óleo essencial de cedro e 2 gota de óleo essencial de hortelã-pimenta para cada 25 ml do seu shampoo sem sulfatos.
  3. Seborréia: adicione 3 gotas de óleo essencial de Tea Tree, 1 gota de óleo essencial de menta e 1 gota de óleo essencial de lavanda ao seu shampoo anti caspa (sem sulfato, por favor). 2 vezes por semana, use somente os óleos e faça massagens em seu couro cabeludo.
  4. Queda: misture 5 ml de óleo vegetal de abacate e 5 gotas de óleo essencial de alecrim. Faça uma massagem no couro cabeludo com esses óleos durante uma semana, depois massageie o couro cabeludo 2 vezes por semana e adicione a mistura ao seu shampoo específico para queda.

Se alguma leitora tiver mais ideias sobre  como utilizar os óleos essenciais nos cabelos e na pele, por favor, deixe sua receita nos comentários!

Beijos!

author avatar

Engenheira e pesquisadora. Adoro fazer testes e fórmulas exclusivas para o PB. Amo química, neurociência e sorvete.

  • Rute GomesLima

    OLAÁÁÁÁÁ´!
    EU AMOOOOOOOO AS DICAS DO PB!
    NUNCA MAIS COMPREI SHAMPOOS CAROS E NEM MÁSCARAS E NÃO USO SHAMPOSS COM SULFATOS!
    VCS SALVARAM MEUS CABELOS E EU NEM SEI COMO AGRADECER!
    CHEGAAAA DE GASTAR NOSSO SUADO DINHEIRINHO COM PRODUTOS DE “MARCA”…
    EU JÁ ESTOU ENSINANDO ESSES SEGREDOS MARAVILHOSOS PRA MUITA GENTE AQUI E ESTOU BOOOOBA COM OS RESULTADOS!
    O QUE SERIA DE NÓS SEM VCS???
    QUEM ME AJUDA COM UMA DICA?
    USEI ROACUTAN POR 8 MESES POR INDICAÇÃO MEDICA E OS RESULTADOS DAS ESPINHAS FOAM ÓTIMOS! MAS ELAS TEIMAM EM VOLTAR NO PERÍODO MENSTRUAL E TENHO MANCHAS DE GRAVIDEZ( POUCAS),MAS ME INCOMODAM!
    GENTE,TENHO ÓLEO VEGETAL DE DAMASCO,MACADAMIA E PEQUI;
    TENHO TAMBÉM OLEO ESSENCIAL DE GERANIO,TEA TREE E PALMAROSA…
    O QUE POSSO FAZER COM ELES?
    (AH,TENHO OLEO VEGETAL DE ROSA MOSQUETA E DE JOJOBA E UM HIDROLATO DE GERANIO)
    COMO PODEM ME AJUDAR?
    OBRIGADA RUTE LIMA

    AMOOOOOOOOOOOOOOOAS DICAS E AMOOOOOOOOOOO O PB!!!!!
    AMO TUDOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!

  • Celia Alves

    Olá,amei suas dicas,você é 10,amada como fazer repositor de massa capilar caseiro?grata e sucesso.

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=661228316 Luciana Costa

    a feelunique.com vende óleos essenciais sem frete e com preços razoáveis (mais barato q nas lojas do centro do rj)
    a vitacost.com tbm vende, mas com frete

  • Larissa

    Olá pessoal, eu procurei em todas as casas do norte tanto no meu bairro como em Santo Amaro e não achei esse óleo de melaleuca em nenhum lugar, também não encontrava o novex com óleo de argan, comprei dois potes deste por 15 reais cada, dei um pra minha prima. Como tá difícil encontrar isso hein! Sabrina eu encontrei o óleo de argan da mesma marca que você falou, SalonOpus, paguei acho que 8,88. Tinha também da marca Salon Line por 21,80 60 ml. Achei em Santo Amaro. Alguém aí sabe se óleo de andiroba é bom pra evitar caspa? Até mais meninas!

  • http://www.facebook.com/people/Sabrina-Duarte/100003176697655 Sabrina Duarte

    Achei o oleo de Argam, por apenas R$8,49, 30 ML.Tania guase esprudiu de felicidade guando soube, kkkkk, tinhão q ter visto os critos. ABREJOS

    • Larissa

      Sabrina onde vc achou por esse preço? Por favor me conta! :D

      • http://www.facebook.com/people/Sabrina-Duarte/100003176697655 Sabrina Duarte

        Larissa, achei em uma farmacia aqui perto de casa. Eu pedi pela pomada de argam q a Tania usa, ai o vendedor disse_Pomada ñ mas tenho oleo, guando vi o preso e q so tinha dois conprei na hora os dois um pra mim e outro pra tania, ele disse e ia encomendar mais, pra essa semana. Eu moro no Jardim Catarina, (São Gonçaloo) nome da farmacia e drogarias + Atrativa, liguem pra la derrepente eles tem filial em outros estados o telefone e (021)36060132. A marca e SALON OPUS,acho q e de uma linha de tratamento com o argan.  ABREJOS

  • Larissa

    Olá meninas, tenho umas perguntinhas… Eu fiz progressiva, meu cabelo ficou oleoso e com caspa, mas isso só quando fica uns 4 dias sem lavar. Além disso tenho pontas duplas, (quantos problemas!), e pra resolver, eu pensei: Vou usar o creme da Novex com óleo de Argan, óleo de melaleuca e o azeite de oliva. Tem problema usar todos esses óleos? Será preciso mesmo usar estes todos? Onde posso encontrar o óleo de melaleuca? * Moro em São Paulo capital e nunca ouvi falar disso e vivo em lojas de produtos pra cabelo. Como que eu uso isso? Toda vez que lavo meu cabelo eu seco com secador e passo a chapinha, e não se pode passar óleo e depois passar a chapinha. E no  caso do óleo de argan, depois que eu fizer a hidratação eu não posso passar chapinha?O melhor é usar o óleo de azeite como finalizador? Enfim, várias dúvidas, a cada hora que eu leio mais, mais perguntas surgem. Espero que me respondam e muito obrigada pelas dicas que vocês já dão aqui, obrigada mesmo, beijos.

    • Tânia Soares

      Tenta em lojas p produtos naturais, Tipo Mundo Verde, em alguns casos acha eles por lá.
      Bjs
      Carpe Diem

    • Lô Magalhães PB

      Faça massagens com o oleo melaleuca sem estar misturado a outras coisas. Tente usa-lo como massageador do couro e veja se o seu couro se adapta. O do meu irmao nao se adaptou (as caspas sumiram, mas ele reclama que arde), o do meu pai ficou perfeito, sem nenhuma caspinha e sem ardência. Não aconselho o azeite puro no couro cabeludo, use-o no comprimento e pontas ou misturadinho ao shampoo (sem sulfato, por favor). O óleo de melaleuca vc encontra em lojas de produtos naturais! E São Paulo capital é o único lugar que com certeza tem! Né possível! kkkkk
      Beijos!  

  • Gislaine Silva

    Resido em santo André,em uma revista mensal disponivel na rede Coop aqui na cidade,traz vários assuntos inclusive o de beleza,em uma dessas veio a informação sobre o azeite dizendo ser excelente para cabelos,pele e unha,nos cabelos acrecentar ao creme de hidratação,no rosto passar uma hora antes do banho e nas unhas e pés ressecados passar antes de dormir,espero ter contribuido.

    Até mais

    • Lô Magalhães PB

      Éh verdade, Gislaine! Ótima dica!!!

  • Paola Oliveira de Camargo

    Hum… Acho que vou encomendar raspa de juá, misturar com gel de babosa, acrescentar óleos essenciais de ylang-ylang, alecrim, hortelã-pimenta e maracujá e óleo vegetal de abacate. Misturo tudo e dou de presente pro meu namorado esfregar na careca dele (tem cabimento? Ano passado, comecei a namorar um cabeludo, no meio desse ano, passei a namorar um menino comportado, e agora estou com um careca!), pra regenerar a pele, controlar a oleosidade e fazer o cabelo crescer mais forte depois. Será que minha receita tá boa?

    • Lô Magalhães PB

      Acho que se vc vai usar o gel de babosa como´base, não tem necessidade do óleo vegetal de abacate!

      • Paola Oliveira de Camargo

        Então, tá! Tava colocando o óleo de abacate só porque fazia parte da tua receita anti-queda… :D
        Quero usar babosa, porque o couro cabeludo do coitado tá escamando muito, e sempre tem um monte de feridinhas. Agora que ele resolveu ficar careca, fica mais fácil tratar.

        • http://www.facebook.com/people/Sabrina-Duarte/100003176697655 Sabrina Duarte

          Acho q vou fazer essa sua receita, por meu marido ele ta um pouco calvo, e cismou q vai anda careca agora, ve se pode uma coisa dessas. ABREJOS.

          • Paola Oliveira de Camargo

            Se a genética dele diz que ele será mesmo calvo, não adianta nada tratar o couro cabeludo, que ele vai ficar careca. o jeito, aí, é ir na dermatologista, e fazer um tratamento interno. Alguns envolvem hormônios femininos, o que pode reduzir a contagem de espermatozóides (problemático para quem pretende ter filhos); outros são feitos com hormônios masculinos, o que deixa o sujeito com o corpo bem peludo (particularmente, eu prefiro poucos espermatozóides a um monte de pêlos corporais, mas cada um decide o que é melhor pra si). Honestamente? Se teu marido resolver raspar tudo pra não ficar com cabelo só nas laterais, apóia-o sem restrições. A calvície causa um considerável abalo na auto-estima do sujeito. Se, além de calvo, a mulher não o ajudar a se convencer de que ele fica sem cabelo, o
            golpe pode ser duro demais.

          • http://www.facebook.com/people/Sabrina-Duarte/100003176697655 Sabrina Duarte

            Paola com vc pode ver na foto ele ñ e tão calvo assim, pra precisar raspar a cabeça, por isso eu recramo. e conto aos hormonios, ñ pretendo ter mais filhos, então ta tranguilo, e meu marido ja e peludo, mas ele passa a maguina (zero) no peito o q eu acho bobagem por amo o peito cabeludo dele. kkkk, Mas mt obrigada pela ideia. ABREJOS 

          • Paola Oliveira de Camargo

            Então, dz pra ele ir na dermato e ver se tem o que fazer, oras!
            Sorte dele que gostas de pêlos. Eu detesto! Se pudesse, dava de presente pro meu namorado uma definitiva de corpo inteiro!

        • Lô Magalhães PB

          pesquise sobre o geranio…

          • Paola Oliveira de Camargo

            Tá anotado!