Opções para Cabelo Afro: Deixe Natural ou Use Henê

natural-hene

Eu acredito não ser uma autoridade em cabelos afro, pois não tenho cabelo crespo, mas eu acho que conheço bastante sobre alisamentos para formar uma opinião bem embasada.

Eu conheço bem os métodos usados para alisar cabelos cacheados ou afro, os mais comuns sendo os alisamentos à base de guanidina e hidróxidos. Esses alisamentos, ou relaxamentos, danificam muito os cabelos a longo prazo e não dão ao cabelo um look muito natural. Cabelos crespos alisados com guanidina e hidróxidos ficam com o aspecto esticado, ressecado e sem balanço.

Uma alternativa é alisar com guanidina e depois fazer uma escova progressiva no cabelo, uma que seja à base de formol, por ser compatível e oferecer os melhores resultados. Mesmo assim, isso oferece alguns problemas:

  • muitos salões não oferecem progressivas com formol
  • hoje em dia as progressivas com formol tem uma concentração muito baixa da substância e não funciona tão bem
  • o processo químico que combina guanidina, formol, queratina e calor (chapinha) é demorado, complicado e agride os cabelos

Aqui no PB, nós ensinamos como fazer a escova progressiva à base de formol em casa, como eu disse, esta não é a melhor opção, mas se você quer alisar o cabelo com guanidina, eu recomendo:

1) Usar uma guanidina de boa qualidade, eu recomendo a da Salon Line

2) Depois de dar o tempo certo do relaxamento (siga as instruções da embalagem), lave o cabelo e neutralize (usando ácido cítrico ou vinagre)

3) Faça a escova progressiva de formol

Saiba que esse processo a longo prazo pode causar queda, choque químico e quebra. Por isso, eu repito: não recomendo relaxamentos ou alisamentos para cabelos muito cacheados ou crespos.

O que eu recomendo é: usar o cabelo cacheado (natural) ou usar henê.

Eu já falei antes do henê aqui no PB e expliquei que existem preconceitos e muitas informações errôneas sobre esse produto que eu acho simplesmente o máximo!

Verdades sobre o Henê

  • é um produto natural extraído de uma planta chamada pinheirinho
  • não contém metais pesados ou chumbo na sua composição. Isso pode ter ocorrido no passado, pois o pinheirinho é uma erva daninha que cresce à beira d água e absorve metais pesados de águas poluídas. Porém o pinheirinho usado comercialmente é crescido em ambientes sem poluição.
  • hoje em dia ele pode ser usado com certas tinturas, como a Natucor
  • existem henês de outras cores além de preto, mas todo henê tende a escurecer o cabelo
  • henê cobre cabelos brancos
  • henê alisa o cabelo gradualmente sem agredí-lo. Você vê resultados após a oitava aplicação.
  • henê não é compatível com outras químicas (pó descolorante, tinturas com amônia, tioglicolato, guanidina, etc)

Se Você Quiser Usar seu Cabelo ao Natural

Caso você relaxe seu cabelo e queira fazer a transição para cabelos cacheados eu recomendo:

1) Usar shampoo bomba para hidratar e fortalecer

2) Usar bigudinhos para fazer cachos definidos

3) Fazer hidratação bomba semanalmente

4) Usar óleo de pequi com silicone como leave-in

Cabelo cacheado ou crespo se for bem cuidado, pode ser lindo – bem mais bonito do que cabelos relaxados! Até a Michelle Obama, que deve ter os melhores cabeleireiros do mundo ao seu dispor, não escapa daquele look esticado que a guanidina dá e fica bem melhor com cachos.

michelle obama cabelo relaxado e cabelo cacheado

Se Você Quiser Alisar seu Cabelo Cacheado ou Crespo

Eu recomendo usar henê para alisar cabelos cacheados ou afro:

1) Use uma marca de boa qualidade, eu recomendo a Rená da Embelezze.

2) Use como indicado e saiba que o alisamento é gradual, portanto seja paciente.

3) Você nota que o henê começa a alisar após a oitava ou nona aplicação, continue usando até chegar na textura que você quiser.

4) Continue fazendo hidratações semanais.

5) Se você usa química no cabelo, espere de 3 a 6 meses antes de começar a usar o henê. Nesse meio tempo fortaleça seu cabelo com o shampoo boma e óleo de pequi citados acima.

cabelo com hene fotos antes e depois

Há muitos depoimentos no Youtube de meninas que usaram o henê, como fotos de antes e depois e relatos, basta procurar por henê ou cabelos henezados e você encontra muitas informações. Analisando a composição do henê e dos outros alisamentos e relaxamentos do ponto de vista científico, eu garanto que henê é a forma de alisamento que menos agride os cabelos e que deixa o cabelo com a melhor aparência.

author avatar

Maquiadora e cabeleireira nas horas vagas, blogueira e professora de inglês. Adoro o estilo dos anos 60, músicas dos Beatles, Xbox 360, política de esquerda e filmes de terror.

  • tati

    Meu cabelo é muito fininho por isso fica bagunçado com facilidade. Penteio e qdo chego em casa meu cabelo tá todo arrepiado. Minha raíz é lisa e ondula um pouco pra baixo, será q henê é indicado ou é só pra cabelo afro?

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Vc pode usar hene

  • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

    Pode usar com tinta sem amonia.

  • Ana Clara

    Meninas, posso tirar uma dúvida ):?

    Acho que já comentei aqui que faço low poo. Pois bem, fui na perfumaria e vi um creme de pentear pro meu tipo de cabelo. Olhei a fórmula, comprei, usei 2x e estranhei o resultado. Não era um creme tão bom ou caro ou famoso e estava funcionando demais!

    Hoje a noite estranhei que meu cabelo estava meio “sedoso” demais, mas no sentido de estar com algum resíduo. Estranhei e fui olhar a fórmula de novo e BAM: mineral oil.

    SIm, quero chorar.

    Eu gostaria de saber se só com shampoo eu conseguiria tirar esse ingrediente da cabeça. Eu tenho shampoo sem sulfato em casa, mas estou completamente desacreditada, desanimada, ainda mais pq já faz quase um ano que não uso! Até pensei em usar óleo de coco ou de cozinha mesmo para tirar, afinal “semelhante dissolve semelhante”, mas não sei…

    Podem me ajudar ):?

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      oi querida, olha óleo mineral não é tão mal quanto pintam e em termos de como ele age no cabelo, é muito parecido com óleo de coco ou azeite. Sério, ele protege e hidrata o cabelo, assim como óleos orgânicos, a única diferença é que ele é barato, sintetizado e estável, por isso muito usado pela indústria, mas não faz mal para o cabelo. beijos

      2013/4/6 Disqus

      • Ana Clara

        Puxa, obrigada Ju! Já tava indo chamar meu cardiologista de tanto desespero HAHAHA
        #exagerada #capilo-obsessiva

        Fico aliviada por saber que ele não faz mal, mas ele é acumulativo, não? O que me faria mal mesmo é o shampoo, por isso mesmo eu queria saber se é só com shampoo que se tira ele ):

        • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

          Não é acumulativo (o que causa resíduos e acumula são silicones pesados), veja este artigo http://www.produtosdebeleza.com/o-que-causa-residuos-nos-cabelos-aprendendo-a-ler-rotulos.html, óleo mineral é como qualquer outro óleo, sai fácil. beijos

          2013/4/6 Disqus

  • Taíres

    olá , quero deixar meu depoimento aqui sobre henê , na minha opinião de ex- usuária. não recomendo para cabelos cacheados a crespos, a raiz fica diferente do comprimento , devido ao crescimento( como o alisamento é gradual ela vai demorar para ficar igual ao do comprimento) . Mas para quem tem ondulações, ou a raiz lisa e a cor preta combina com o tom da pele pode dá certo. O cheiro depois de um ano sem uso do hene, ainda sentia no meu cabelo. abraços^^

  • Luciene

    Meninas, alguma dica pra anular akele cheirinho que o henê deixa no cabelo ??

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      basta enxaguar o cabelos com café! beijos

  • Paola Oliveira de Camargo

    Tá, deixa ver se eu entendi: o henê escurece também cabelos brancos??? Se sim, eu vou fazer minha mãe parar de pintar (ela nem gosta disso mesmo) e usar henê.

    • http://www.facebook.com/limapereiravaz Marlene Lima Pereira Vaz

      Oi Paola, sim o henê escurece sim os cabelos brancos, um dos motivos pelo qual comecei a usar henê foi esse, pintar meus fios brancos, que ficam bem na frente, afff…. kkkk… o meu cabelo natural é cacheado miudo, castanho médio, mas eu gosto do meu cabelo liso e pretão… então achei minha solução em um produto só!!!! Antes eu alisava com guanidina e pintava de preto com tinta a base de amônia, isso detonava meu cabelo, deixava muito fraco e sem brilho nenhum… se sua mãe experimentar acredito que ela vai amar os resultados, pois além de alisar, pintar os fios brancos ele tb fai fortificar os cabelos dela, mas diz para ela sempre hidratar o cabelo após aplicação do henê, ok??? boa sorte para ela…

      • Paola Oliveira de Camargo

        Obrigada pela resposta, Marlene. Na verdade, a ideia nem é alisar o cabelo da minha mãe (que é fino e ralo), mas apenas relaxá-los, e colori-los ao mesmo tempo. O cabelo dela tá com um formato estranho, com cachos nada definidos, e um tanto volumoso, por causa de uma permanente demasiadamente agressiva que destruiu o cabelo dela há vários anos. Antes, ele era lisinho, lisinho, e ela só queria tê-lo um pouco mais volumoso e com algumas ondas. Como o henê é gradual, verei se consigo dar uma ajeitada. E pode deixar: já deixarei prontinha a hidratação pra depois.

  • http://www.facebook.com/limapereiravaz Marlene Lima Pereira Vaz

    Oi Ju, estou usando henê e estou amando, nossa como não acordei antes??? Eu pensava que era coisa ultrapassada, de vovó, kkkk… as vovozinhas que são sábias… pois um produto fazer sucesso por décadas, é porque é bom mesmo… Nunca mais quero saber de outro alisante… minha cabeleireira é que está com dor de cotovelo kkkk… pois não vou mais lá para relaxar e não gasto mais rios de dinheiro com cauterizações, queratinas, não preciso mais, só hidrato bastante… meu cabelo está muito mais forte e brilhoso… recomendo…

    • Ketllen Rodrigues

      qual a marca de henê que vc usou Marlene Lima?

  • http://www.facebook.com/vanessa2m Vanessa Moreira

    Eu tenho o cabelo cacheado e amoooo, quando faço escova é só pra dar uma variada no visual, mas dou o maior apoio pra todas as lindas que deixam o cabelo natural.
    Tenho amigas que usam o henê e são super felizes com os resultados, mas ainda insisto que quem ainda não alisou, não alise!!!!

  • Marina Cruvinel Lacerda

    Vi ema materia num blog falando sobre hene, e fala que o hene em pó alisa mais que o bisnaga,… é verdade?
    A muitos anos atrás eu usei hene (bisnaga), e não vi mt resultado para o meu cabelo, será pq meu cabelo é muito grosso e frissado? Queria passar novamente, pq a guanidina não resolve para o meu cabelo, não alisa.
    Bjos

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      O pó é realmente mais concentrado, pode ser que alise mais sim, mas como disse antes, não sou uma expert em henê. Para alisar com henê, vc tem que ter disciplina e paciência. Fale com a comunidade do Orkut que tem muita informação e há também grupos no Facebook. beijos

      2013/1/1 Disqus

      • Marina Cruvinel Lacerda

        Vc conhece algum grupo do face pra me passar, quero saber tb, de qnt em qnt tempo posso repassar no cabelo o hene.
        beijos

        • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

          aqui esta um bom grupo no face https://www.facebook.com/groups/270400393046782/

          2013/1/1 Disqus

  • Bia

    Uma amiga minha abandonou o alisamento e tá fazendo uns cachinhos aos poucos, com permanente….e tá ficando lindoooo…

    Ai se eu tivesse um cabelo afro…ia usar igual um cotonete de orelhão, com direito a florzinha e tudo mais…

    Adoooro cabelo afro cacheado!

  • http://www.facebook.com/people/Patty-Bernards/1441122282 Patty Bernards

    Olá
    Tentei usar henê e desisti por causa da sujeira que faz, e ñ tenho paciência p/ ficar aplicando toda semana, como se recomenda no início. Além disso, li que ele dá um efeito melhor em cabelos que são cacheados, no caso de cabelos muito crespos, o resultado ñ fica tão bom, mas ñ sei se isso é realmente verdade. Resolvi investir no permanente afro, mas terei que esperar pelo menos dois anos p/ que o cabelo cresça e eu possa cortar a parte alisada c/ guanidina, já que é incompatível c/ o tioglicolato, paciência d novo. Estou alisando a parte que vai crescendo c/ o tioglicolato pra ñ ficar c/ o aspecto horrível d duas texturas. Sei que o permanente afro é bem agressivo, mas acho que é o único tratamento que dá uma definição legal p/ cabelos afro. Minha inspiração é a Taís Araújo, na novela Cheias de Charme, e a cantora Negra Li, que aderiu ao permanente afro.

    • Bia

      Adooooroooo o cabelo da Taís Araújo, quem dera eu tivesse um daquele! ˆˆ

      • http://www.facebook.com/vanessa2m Vanessa Moreira

        é maravilhoso!

  • Amanda

    Oi Ju!! Uma duvida: esse produto da embelleze que vc sugeriu (rena) só pode ser usado em cabelos pretos? Se o cabelo for mais claro ele vai escurecer, certo??? bjossss

    • http://twitter.com/HelenaUrashima Helena Amorim

      Oi, Amanda! Não sou a Ju, mas posso responder isso =)
      O henê pode ser aplicado em cabelos de qualquer cor, mas ele vai escurecer o cabelo, independente de qual cor seu cabelo tiver. Então, é bom pensar muito antes de fazer a primeira aplicação e ver se não vai querer ficar mudando de cor, porque com henê o resultado é apenas preto

  • http://www.facebook.com/people/Vivian-Diniz/100001964888250 Vivian Diniz

    falando em química e interações Ju eu faço alisamento definitivo (com formol mas na medida certa, feito no salão pq não tenho força ou paciência para domar juba que é imensa) que tipo de tintura posso usar? só tonalizante??? já achei um fio branco…to preocupada com isso e como continuar alisando e cobrir o fio branco qdo começar aumentar a quantidade

    • Bia

      Quem dera eu tivesse achado UM fio branco, Vivian…tenho vinte e três anos e pelo menos uns 4 na cabeça neste exato momento (alguns que encontrei foram assassinados sem dó).

      O problema é que meu cabelo é castanho claro, com umas “luzes” naturais mais puxadas pro loiro (porque a minha família inteeeira é loira) e daí às vezes eu confundo, arranco um fio loiro a toa e fico choramingando…rs

      • http://www.facebook.com/people/Vivian-Diniz/100001964888250 Vivian Diniz

        é uma tristeza qdo o fio branco aparece, eu arranquei esse bendito ano passado mas não tem jeito volta a crescer rs vou fazer 28 esse ano, to preocupada rs mas acho que estou bem , já vi várias da minha idade meio judiadas

        • Bia

          hahahahahahahahahahahaha

          no meu caso não dá nem pra pintar só eles de uma cor mais clara, porque meu cabelo pega qualquer cor de tinta sem descolorir…=/

          Como dizem: mulher não fica velha, fica loira…logo menos terei que fazer luzes….hahahahahahahhaah

  • http://twitter.com/HelenaUrashima Helena Amorim

    Adorei, Ju =)
    Voltei a usar henê e estou na oitava aplicação. Percebi que ele está alisando muito mais rápido do que da outra vez em que usei. Talvez seja porque dei uma espécie de progressiva em setembro, mas ela já tinha saído quase toda. Ou talvez seja porque aplico sempre com o cabelo pranchado. Tem gente que diz que assim acelera o alisamento.
    Também uso um tônico de vinagre de maçã com folhas de alecrim: é ótimo pra queda (estou apenas prevenindo, já que meus cabelos estão saudáveis) e pra caspa =)

    Para quem quer usar henê, eu recomendo que pesquise bastante, principalmente nas comunidades do Orkut, que apesar de estar obsoleto, ainda há muita informação boa lá!
    E pra ajudar na paciência, é bom lembrar que os cabelos da Wilma (Flordehavana do Youtube) só alisaram lá pra 30° e pouca aplicação! Paciênciaaaa, gente! ahahaha

    Bom, é isso. Adorei seu post, repito. Beijo!

  • Cler

    Ola Ju!
    Como ja havia lhe falado antes tenho o cabelo afro, meu cabelo esta danificado (uso guanidina de 2 em 2 meses), mas creio que a causa seja a agua daqui da Suiça, que contem calcario. Essa combinaçao de guanidina e escova progressiva fez o cabelos de duas amigas minhas quase ficarem carecas, sim, o cabelo caiu quase todo. E quanto ao henê usei durante toda minha adolescência, e, realmente ele alisa, porem, impede o cabelo de crescer, e sair em dia de chuva entao?!?! O cabelo encolhe. To seguindo a hidrataçao receitada aqui e ja estou na terceira aplicaçao. Tenho notado melhora, pois as pontas do meu cabelo estavam danificaderrimas, agora sem guanidina nao da, tenho pânico da raiz dura (detalhe: eu sou uso a guanidina na raiz). Por isso acho perigoso essa combinaçao de guanidina com progressiva.
    Bjs e feliz ano novo para vc e todas as colaboradoras de maravilhoso blog. Para mim, o mais completo que ja vi por ai.
    Em tempo: mais uma vez perdoe-me a falta de acentuaçao. Nao consigo configurar meu teclado para lingua portuguesa, me faltam alguns acentos.
    Bjs gelados da Suiça.
    Cler

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Beijos gelados de Boston, querida!! Feliz Ano Novo!!