Opções para Cabelo Afro: Deixe Natural ou Use Henê

natural-hene

Eu acredito não ser uma autoridade em cabelos afro, pois não tenho cabelo crespo, mas eu acho que conheço bastante sobre alisamentos para formar uma opinião bem embasada.

Eu conheço bem os métodos usados para alisar cabelos cacheados ou afro, os mais comuns sendo os alisamentos à base de guanidina e hidróxidos. Esses alisamentos, ou relaxamentos, danificam muito os cabelos a longo prazo e não dão ao cabelo um look muito natural. Cabelos crespos alisados com guanidina e hidróxidos ficam com o aspecto esticado, ressecado e sem balanço.

Uma alternativa é alisar com guanidina e depois fazer uma escova progressiva no cabelo, uma que seja à base de formol, por ser compatível e oferecer os melhores resultados. Mesmo assim, isso oferece alguns problemas:

  • muitos salões não oferecem progressivas com formol
  • hoje em dia as progressivas com formol tem uma concentração muito baixa da substância e não funciona tão bem
  • o processo químico que combina guanidina, formol, queratina e calor (chapinha) é demorado, complicado e agride os cabelos

Aqui no PB, nós ensinamos como fazer a escova progressiva à base de formol em casa, como eu disse, esta não é a melhor opção, mas se você quer alisar o cabelo com guanidina, eu recomendo:

1) Usar uma guanidina de boa qualidade, eu recomendo a da Salon Line

2) Depois de dar o tempo certo do relaxamento (siga as instruções da embalagem), lave o cabelo e neutralize (usando ácido cítrico ou vinagre)

3) Faça a escova progressiva de formol

Saiba que esse processo a longo prazo pode causar queda, choque químico e quebra. Por isso, eu repito: não recomendo relaxamentos ou alisamentos para cabelos muito cacheados ou crespos.

O que eu recomendo é: usar o cabelo cacheado (natural) ou usar henê.

Eu já falei antes do henê aqui no PB e expliquei que existem preconceitos e muitas informações errôneas sobre esse produto que eu acho simplesmente o máximo!

Verdades sobre o Henê

  • é um produto natural extraído de uma planta chamada pinheirinho
  • não contém metais pesados ou chumbo na sua composição. Isso pode ter ocorrido no passado, pois o pinheirinho é uma erva daninha que cresce à beira d água e absorve metais pesados de águas poluídas. Porém o pinheirinho usado comercialmente é crescido em ambientes sem poluição.
  • hoje em dia ele pode ser usado com certas tinturas, como a Natucor
  • existem henês de outras cores além de preto, mas todo henê tende a escurecer o cabelo
  • henê cobre cabelos brancos
  • henê alisa o cabelo gradualmente sem agredí-lo. Você vê resultados após a oitava aplicação.
  • henê não é compatível com outras químicas (pó descolorante, tinturas com amônia, tioglicolato, guanidina, etc)

Se Você Quiser Usar seu Cabelo ao Natural

Caso você relaxe seu cabelo e queira fazer a transição para cabelos cacheados eu recomendo:

1) Usar shampoo bomba para hidratar e fortalecer

2) Usar bigudinhos para fazer cachos definidos

3) Fazer hidratação bomba semanalmente

4) Usar óleo de pequi com silicone como leave-in

Cabelo cacheado ou crespo se for bem cuidado, pode ser lindo – bem mais bonito do que cabelos relaxados! Até a Michelle Obama, que deve ter os melhores cabeleireiros do mundo ao seu dispor, não escapa daquele look esticado que a guanidina dá e fica bem melhor com cachos.

michelle obama cabelo relaxado e cabelo cacheado

Se Você Quiser Alisar seu Cabelo Cacheado ou Crespo

Eu recomendo usar henê para alisar cabelos cacheados ou afro:

1) Use uma marca de boa qualidade, eu recomendo a Rená da Embelezze.

2) Use como indicado e saiba que o alisamento é gradual, portanto seja paciente.

3) Você nota que o henê começa a alisar após a oitava ou nona aplicação, continue usando até chegar na textura que você quiser.

4) Continue fazendo hidratações semanais.

5) Se você usa química no cabelo, espere de 3 a 6 meses antes de começar a usar o henê. Nesse meio tempo fortaleça seu cabelo com o shampoo boma e óleo de pequi citados acima.

cabelo com hene fotos antes e depois

Há muitos depoimentos no Youtube de meninas que usaram o henê, como fotos de antes e depois e relatos, basta procurar por henê ou cabelos henezados e você encontra muitas informações. Analisando a composição do henê e dos outros alisamentos e relaxamentos do ponto de vista científico, eu garanto que henê é a forma de alisamento que menos agride os cabelos e que deixa o cabelo com a melhor aparência.

author avatar

Maquiadora e cabeleireira nas horas vagas, blogueira e professora de inglês. Adoro o estilo dos anos 60, músicas dos Beatles, Xbox 360, política de esquerda e filmes de terror.