Os Únicos Ingredientes Anti-Idade que Realmente Funcionam

produtos anti aging

Em média, mulheres usam 12 produtos cosméticos diariamente e vários desses garantem ter propriedades anti-idade, mas será mesmo? Muitos cremes caros com algas ou caviar prometem reverter os sinais da idade, mas na realidade, os ingredientes mencionados e muitos outros não funcionam.

A seguir, uma lista dos ingredientes anti-idade que realmente funcionam e que devem fazer parte da sua rotina de beleza:

Vitamina A

  • Tretinoína – também conhecido como Retin A, é a fórmula ativa da vitamina A e só pode ser comprado com prescrição médica. Uso tópico melhora a textura da pele, suaviza rugas e trata hiperpigmentação (manchas). Pode causar irritação e peeling.
  • Retinol – forma menos potente de vitamina A disponível sem prescrição médica. É eficaz em tratar os sinais da idade após 12 ou 24 semanas de uso contínuo.
  • Retinaldeído – outra forma de vitamina A e mais uma opção de tratamento para o rejuvenescimento da pele. Demonstra melhora significativa no tratamento de rugas.
  • Retinil Palmitato – outra forma de vitamina A que protege a peles contra os danos do sol a nível molecular. Porém resultados só foram observados in vitro.

Ácidos Hidróxidos

Agentes em peelings químicos que causam o processo de exfoliação profunda, entre eles: ácido glicólico, ácido málico, ácido láctico e ácido cítrico. Você pode comprar produtos que possuem ácidos de concentrações menores que 10% sem prescrição médica. Cremes com 8% ácido láctico e 8% ácido glicólico demonstraram melhora significativa na pele quando usados por 22 semanas. Concentrações de 25% engrossam a derme e epiderme e aumentam a elasticidade da pele.

Vitamina C

Antioxidante tópico que age a nível molecular e protege a pele contra os raios nocivos do sol, aumenta a produção de colágeno e diminui inflamação. Você pode e deve misturar seu próprio sérum de vitamina C, veja a receita no link.

Vitamina E

Antioxidante que neutraliza radicais livres na pele e oferece proteção contra o photo-envelhecimento da pele.

Ácido Lipóico

Exfoliante e anti-inflamatório. Concentração de 5% diminuiu rugas após 12 semanas de tratamentos em testes.

Vitamina B3 (Niacina)

Antioxidante potente que aumenta a barreira de lipídios na pele e assim reduz perda de água. Aplicação tópica reduz o número de rugas, aumenta elasticidade e trata hiperpigmentação. Você pode misturar seu próprio sérum de niacina.

 

Todos os dias novos ingredientes que prometem combater os sinais de idade saem no mercado, como flavenóides e derivados de café, mas apenas os citados acima foram extensamente testados e comprovados. Não se deixe enganar, analise os ingredientes em seus cosméticos e faça a coisa certa para a sua pele.

Fonte: Revisão Científica por Nolan KA and Marumur ES. publicada no Jornal de Drogas Dermatológicas

author avatar

Maquiadora e cabeleireira nas horas vagas, blogueira e professora de inglês. Adoro o estilo dos anos 60, músicas dos Beatles, Xbox 360, política de esquerda e filmes de terror.

  • gleici

    sao tantos cremes que prometem mundos e fundos, e ainda tenho pele oleosa….aff qual usar? alguma dica de um BB? obrigada

  • Isadora_Rezende

    Hum…mandar este para minha mãe verificar, que usa cremes há algum tempo. Bjocas.

  • Paola Oliveira de Camargo

    Hum…. Então, se eu misturar 3 partes de hidratante e 1 parte de, digamos, ácido láctico, o uso ainda será seguro?

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Sim!! :)

      • Paola Oliveira de Camargo

        Ueba! :)

  • Odi Reis

    Oi meninas, pensei nessa questão depois que a colega falou de odor das axilas, e pensei na acidez… Acidez da água e demais líquidos que ingerimos…

    E para combatê-la, temos que alcalinizar os líquidos ingeridos… Tenho lido muito sobre o assunto e olhei na internet e no YouTube, o Dr. Lair Ribeiro fala muito disso… Ele e muitos outros especialistas.
    Nós ingerimos um alto nível de acidez, inclusive a água mineral que compramos tem o ph baixíssimo, o mínimo de acidez para nós é em media ph 7,0 , daí para baixo é acidificar o organismo e pedir para adoecer.
    Ex: refrigerante tem ph 2,5
    “O câncer so se desenvolve em ambiente acido!”

    Ao contrario dos cabelos, que com um ph abaixo de 6,0 mais ou menos ficam mais bonitos, nosso corpo reage mal com essa taxa… Ou seja, na tabela de acido e base(alcalino) o corpo tende a acidificar e necessita equilibrar com a alcalinidade…

    Sera que a Ju e as colegas, mais as amigas daqui gostariam de uma resenha sobre alcalinidade??? Se sim, vou falar com a Lo, minha conterrânea, para fazermos juntas…tomara que ela tope.
    Digam se sim ou nao.

    Bjssss meninas
    Odi

    • Kamila

      E eu, que sou tão ligada a pH, nunca tinha pensando nisso… De qualquer forma, agora me atinei pra coisa, vou pesquisar mais e uma resenha sobre alcalinidade aqui no PB, que desmistifica cada coisa, cairia muito bem sim.

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Amei, Odi!!! Faz sim!

    • Ester Moreira

      muito interessante… faz pra nós, please.

  • Kamila

    o Sérum de vitamina C já é um queridinho meu. Sou mais preocupada com oleosidade e espinhas (que ando tendo de monte, “adolescência” que chegou só nos meus quase 18), mas que belo bônus é saber que funciona como anti-idade também.

    • Odi Reis

      Baby, dá uma lida no que eu postei aqui e vê se o assunto é interessante para ser publicado aqui. Ok?
      Bj

  • Girlaine Duque

    Mas como usa-los?

  • L. G. Alves

    Alguém aqui já usou o Crescimento capilar Crece Pelo?

  • Rosana Ap de Melo

    uma vez fui com minha cunhada no cirurgiao plastico pra ela por botox e perguntei sobre produtos que podem reduzir as marcas da idade. ele respondeu que se algum produto que passa na pele fizer algum efeito pra isso é porque a pele ja não esta mais fazendo seu papel que é proteger. desde então sou muito descrente com tudo.

    • Cristina Sol

      Oi Rosana, eu não entendi muito bem oq vc quis dizer!!

    • SOL ROMENA

      Own, sim! Entendi bem o que vc quis dizer! À bem da verdade, qdo a idade vai chegando, os hormônios vão diminuindo e portanto, não há creme que dê jeito! Fato: hidratação e proteção.É o que resta! Pele hidratada e protegida com bloqueadores solares, boa alimentação, exercícios físicos, água! Envelhecer com dignidade e com a beleza que vem com a idade, entendem garotas? Caso contrário… BOTOX em tudo qto é lugar! kkkkk´Se creminho resolvesse, a Dra. Ligia Kogos não teria 854 plásticas! kkkkkk PRONTO! FALEI! TO LEVE!!!

  • Tânia Soares

    Desmistificando os Anti-Ages da vida, é bom informar o q de fato funciona pq não cairemos no “Canto da Sereia” da indústria cosmética marqueteira.
    Bjs!!!
    Carpe Diem

  • Vivian Diniz

    esse aqui então é legal http://www.falandodepele.com.br/produtos/dermocosmeticos-anti-rugas-serum-corretor-intensivo-de-linhas-e-rugas

  • Vanessa Moreira

    Por isso eu gosto do meu querido PB, traz a verdade como tem que ser. Fiquei feliz porque os produtinhos que a dermatologista me passaram estão aqui, ou seja, não estou jogando dinheiro fora.
    Obrigada Ju!
    Bjim

    • Vanessa Moreira

      A propósito, comecei a tomar os complexos vitamínicos justamente pela pele.

  • Daniela

    Ju minha flor, tudo bem? Me conta uma coisa…coloco em alguns cosméticos cápsulas de vitamina E (corto a cápsula e coloco o óleo), mas se comprar a vitamina E em algum site e colocar no cosmético pode ser a mesma coisa? Por exemplo, a vitamina C já ouví falar que devemos ter cuidado com alguns cremes que em contato com oxigênio, ela se perde (então até embalagens de algumas marcas são pensadas cuidadosamente pra não ocorrer isto, ou demorar), sabe dizer se com a vit E acontece o mesmo?bjinhos

    • Kamila

      Eu acho, mas SÓ ACHO, que com vitamina E não acontece da mesma forma que acontece com vitamina C não. Afinal o que faz o produto “perder a validade” ao entrar em contato com ar é que a vit C é um ótimo agente redutor (ou seja, oxida muito e, de quebra, faz com que outros componentes mudem suas estruturas químicas). Acho que isso não acontece com vitamina E não, já que essa é lipossolúvel e tal, mas, pra prevenir, vai misturando aos poucos com quantidades de creme que dê pra você usar por uma semana.

      • Kamila

        Ah, eu não pesquisei a fundo (alias, não pesquisei nada), então pode ser que eu esteja enganada, tudo o que eu disse foi com base nas minhas aulas de química (que eu amo) e biologia e no que eu leio aqui no PB e na internet sobre cosméticos. Mas, se reparar bem, tem até alguma lógica o que eu disse…

        • Daniela

          Obrigada querida, vou experimentar! :)

          • Kamila

            ah, que isso, por nada!!1