Peeling Químico Caseiro

peeling resultados

A Lô, nossa mestra em química, é uma grande adepta a peelings químicos e ela me ensinou a fazer um peeling de ácido salicilico e eu quase arranquei minha cara fora!! Sério, não posso mostrar as fotos pois são extremamente gráficas! Fiquei na carne viva, pois deixei o peeling agir por muito tempo e a concentração que usei era alta demais.

Fiquei um pouco traumatizada com peelings depois disso, mas continuei lendo sobre seus benefícios. Peelings ajudam na regeneração mais rápida da pele, removendo células mortas e a camada mais superficial da pele. O processo químico ajuda a eliminar manchas, cicatrizes, espinhas, cravos, rugas e linhas de expressão. Com peelings a pele aumenta sua produção de colágeno e elastina, ficando mais macia, radiante e fina.

Há vários tipos de peelings químicos a base de vários tipos de ácidos, como o ácido glicólico, ácido retinóico, ácido tricloroacético, ácido salicílico, ácido acético, lático, pirúvico, etc, com vários níveis de penetração. Todos podem ser aplicados na face como uma máscara e seus resultados são graduais e progressivos.

Eu não desisti completamente da ideia de peelings depois da minha experiência desastrosa e pesquisando encontrei uma receita caseira ótima que estou usando há 1 semana e gostando muito dos resultados. Há muitas receitas caseiras de peelings, a maioria utilizam frutas, que têm ácido glicólico. Peelings de abacaxi e mamão são bem populares e fáceis de fazer, mas os efeitos desses peelings de frutas não são muito impressionantes.

O meu peeling é um peeling combo, contendo ácido glicólico, ácido lático e ácido salicilico em concentrações baixas e seguras. É o peeling caseiro mais poderoso e eficaz que ja testei, mas ele não causa irritação ou danos na pele.

Como Fazer um Peeling Químico Caseiro

Ingredientes:

  • 10 ml de Creme Azedo (ácido lático)
  • 30 gramas de açúcar mascavo (ácido glicólico)
  • 25 aspirinas (ácido salicilico)
  • 2 saquinhos de chá verde feitos em meio copo d água
  • 3 gotas de vitamina E em óleo
  • 3 gotas de extrato de calêndula (opcional)
  • 10 gramas de argila verde em pó (opcional)

Você também vai precisar de um container de plástico limpo, uma ou duas colheres de sobremesa e uma tigela para misturar.

Substituições

Você pode usar apenas água filtrada ou fervida ao invés do chá. A argila verde é recomendada para peles oleosas ou mistas, quem tem pele seca pode omitir este ingrediente. Você pode usar iogurte natural no lugar do creme azedo. O extrato de calêndula pode ser substituído por um óleo essencial, como de lavanda ou por aloe vera em gel. Calêndula, lavanda e aloe vera ajudam na cicatrização e acalmam a pele.

Modo de Preparo

1) Dissolva as aspirinas em cerca de 3 colheres de chá verde quente (ou água quente).

 

2) Misture em seguida o açúcar.

3) Acrescente o creme azedo, cerca de 1 colher de sobremesa (1oml).

4) Acrescente a argila verde. Este passo é aconselhado apenas para peles oleosas e mistas.

5) Misture tudo e guarde seu peeling em um container de plástico com tampa.

Não é preciso guardar o peeling na geladeira, mas é recomendado caso você queira guardá-lo por mais de 1 mês.

Como Usar o Peeling Caseiro

  • Lave o rosto e esfolie bem
  • Aplique o peeling com as mãos, como uma máscara na face toda
  • Deixe agir por 15 minutos
  • Lave o rosto com água morna
  • Aplique protetor solar e hidradante ou sérum de sua preferência

Dicas

O peeling pode ser usado diariamente para resultados mais rápidos. Eu estou usando dia sim, dia não e estou gostando dos resultados. Vejo que o peeling está clareando as minhas marcas de acne e eu não tenho tido mais espinhas. É normal que peles mais sensíveis ardam um pouco e fiquem avermelhadas após o peelings. Se você tem a pele sensível, use o peeling apenas 1 vez por semana.

No meu caso, minha pele arde um pouco após a aplicação. Eu espero cerca de 15 ou 20 minutos e depois lavo. O açúcar nunca derrete e ao retirar o peeling eu esfolio a pele. Eu uso a noite e em seguida eu uso um sérum a base de ácido hialuronico que trata manchas e um hidratante facial. Durante o dia eu sempre uso protetor solar. Abaixo, eu fazendo o peeling, com toda a meleca na cara!

 

Este peeling ajuda a controlar a oleosidade da pele, a evitar espinhas e cravos e a combater rugas e manchas. Devido ao fato de ser um peeling combo, ele trás vários benefícios e ajuda a tratar vários problemas de pele.

author avatar

Maquiadora e cabeleireira nas horas vagas, blogueira e professora de inglês. Adoro o estilo dos anos 60, músicas dos Beatles, Xbox 360, política de esquerda e filmes de terror.

  • Regislaine Ribeiro Rodrigues

    funciona para estrias?