Pele Bonita – Corpo Saudável

comidas saudaveis

As modernas tecnologias dos produtos de beleza são cada dia mais eficientes para retardar as ruguinhas e corrigir tudo aquilo que nos incomoda. E isso, sem dúvida tem ajudado a todas nós, nessa corrida pela beleza e juventude eterna.

Mas devemos nos lembrar que para ter uma pele e corpo em dia, precisamos ficar atentos a alimentação. Não adianta gastar rios de dinheiro se não consegue ter um controle de sua alimentação, ou seja, não adiantar se preocupar em cuidar da aparência física se o interior não está bem.

Existem vários alimentos que possuem a capacidade de evitar doenças e ainda contribuem de várias formas para a beleza do nosso corpo, rosto, cabelo e unhas, como por exemplo, osalimentos que nos ajudam a regularizar o intestino, o que evita manchas na pele, queda de cabelo, mal humor e ainda desincha o corpo (ou seja, ajuda a diminuir a tão incomoda barriguinha).

Hoje em dia, como temos que desempenhar diversos papeis (esposa, mãe, dona de casa, boa profissional, estudante) acabamos nos deixando levar pela onda das comidas rápidas (fast food) que apesar de saborosas e práticas não possuem valor nutricional nenhum.

Um dos maiores aliados da beleza dapele é sem dúvida a água. Existem muitas pessoas que simplesmente se esquecem de beber água durante o dia, o resultado é visível:peleseca, problemas intestinais (constipação) e outros mais graves como cálculos renais, hipertensão, etc. Um corpo bem hidratado, em geral apresenta umapelemacia e elástica.

A necessidade de agua aumenta conforme vamos envelhecendo. Portanto, beba no mínimo 2 litros de água por dia!

Aqui estão exemplos de alimentos (apenas os básicos) que ajudam a prevenir rugas, manchas e ainda hidratam a pele.

Vermelhos

Alimentos com pigmentação vermelha têm antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce da pele. As batatas-doces, tomates e o melão, por exemplo, ajudam a manter a sua pele firme e brilhante.

No dia a dia, em vez de fazer purê de batata ou batatas cozidas com a batata regular, use batatas-doces com um pouco de açúcar e manteiga. Acrescente fatias de tomate à sanduiches e saladas, e diga não à batata frita e salgadinhos.

Cítricos

Consumir cítricos diariamente ajuda a manter sua pele hidratada. A vitamina C é um antioxidante muito poderoso que mantém o colágeno na estrutura do seu rosto. Laranjas são uma das melhores fontes de vitamina C, limões e limas são também excelentes. O colágeno começa a desaparecer a partir dos 30 anos – comece a repô-los desde já!

Chás

Os antioxidantes EGCG prevenem acne, danos causados por exposição solar e inflamações de pele.

Chás, como o chá verde, chá preto ou chá branco são as melhores formas de ingerir o EGCG, apenas quatro ou seis copos por dia para se beneficia sua pele.

Folhas Verdes

A vitamina A combate o envelhecimento precoce e a desidratação, além de ser essencial para a renovação celular. Espinafre e brócolis, por exemplo, são excelentes fontes de vitamina A.

Peixes

O omega 3 encontrado no peixe, como no salmão, atum, sardinhas ou em mariscos, tem propriedades anti-inflamatórias. Mas cuidado com o consumo de mercúrio através desses alimentos.

Comer peixe duas a três vezes por semana é suficiente, especialmente se a sua dieta já contém bastantes alimentos saudáveis para a pele.

E os 10 alimentos que devemos evitar segundo a nutricionista Michelle Schoffro Cook:

10º lugar: Sorvete

Apesar de versões mais saudáveis que os tradicionais sorvetes industrializados, a nutricionista adverte que esse alimento geralmente possui altos níveis de açúcar e gorduras trans, além de corantes e saborizantes artificiais, muitos dos quais possuem neurotoxinas – substâncias químicas que podem causar danos no cérebro e no sistema nervoso.

9º lugar: Salgadinho de milho

De acordo com Michelle, desde o surgimento dos alimentos transgênicos a maior parte do milho que comemos é um “Frankenfood”, ou “comida Frankenstein”. Ela aponta que esse alimento pode causar flutuação dos níveis de açúcar no sangue, levando a mudanças no humor, ganho de peso, irritabilidade, entre outros sintomas. Além disso, a maior parte desses salgadinhos é frita em óleo, que vira ranço e está ligado a processos inflamatórios.
8º lugar: Pizza

Michelle destaca que nem todas as pizzas são ruins para a saúde, mas a maioria das que são vendidas congeladas em supermercados está cheia de condicionadores de massa artificiais e conservantes. Feitas de farinha branca, essas pizzas são absorvidas pelo organismo e transformadas em açúcar puro, causando aumento de peso e desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue.
7º lugar: Batata frita

Batatas fritas contêm não apenas gorduras trans, que já foram relacionadas a uma longa lista de doenças, como também uma das mais potentes substâncias cancerígenas presentes em alimentos: a acrilamida, que é formada quando batatas brancas são aquecidas em altas temperaturas. Além disso, a maioria dos óleos utilizados para fritar as batatas se torna rançosa na presença do oxigênio ou em altas temperaturas, gerando alimentos que podem causar inflamações no corpo e agravar problemas cardíacos, câncer e artrite.
6º lugar: Salgadinhos de batata

Além de causarem todos os danos das batatas fritas comuns e não trazerem nenhum benefício nutricional, esses salgadinhos contêm níveis mais altos de acrilamida, que também é cancerígena.
5º lugar: Bacon

Segundo a nutricionista, o consumo diário de carnes processadas, como bacon, pode aumentar o risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. Um estudo da Universidade de Columbia descobriu ainda que comer 14 porções de bacon por mês pode danificar a função pulmonar e aumentar o risco de doenças ligadas ao órgão.
4º lugar: Cachorro-quente

Michelle cita um estudo da Universidade do Havaí, que mostrou que o consumo de cachorros-quentes e outras carnes processadas podem aumentar o risco de câncer de pâncreas em 67%. Um ingrediente encontrado tanto no cachorro-quente quanto no bacon é o nitrito de sódio, uma substância cancerígena relacionada a doenças como leucemia em crianças e tumores cerebrais em bebes. Outros estudos apontam que a substância pode desencadear câncer coloretal.
3º lugar: Donuts (Rosquinhas)

Entre 35% e 40% da composição dos donuts é de gorduras trans, “o pior tipo de gordura que você pode ingerir”, alerta a nutricionista. Essa substância está relacionada a doenças cardíacas e cerebrais, além de câncer. Para completar, esses alimentos são repletos de açúcar, condicionadores de massa artificiais e aditivos alimentares, e contém, em média, 300 calorias cada.

2º lugar: Refrigerante

Michelle conta que, de acordo com uma pesquisa do Dr. Joseph Mercola, “uma lata de refrigerante possui em média 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, entre 30 e 55 mg de cafeína, além de estar repleta de corantes artificiais e sulfitos”. “Somente isso já deveria fazer você repensar seu consumo de refrigerantes”, diz a nutricionista.
Além disso, essa bebida é extremamente ácida, sendo necessários 30 copos de água para neutralizar essa acidez, que pode ser muito perigosa para os rins. Para completar, ela informa que os ossos funcionam como uma reserva de minerais, como o cálcio, que são despejados no sangue para ajudar a neutralizar a acidez causada pelo refrigerante, enfraquecendo os ossos e podendo levar a doenças como osteoporose, obesidade, cáries e doenças cardíacas.
1º lugar: Refrigerante Diet

“Refrigerante Diet é a minha escolha para o Pior Alimento de Todos os Tempos”, diz Michelle. Segundo a nutricionista, além de possuir todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm aspartame, que agora é chamado de AminoSweet. De acordo com uma pesquisa de Lynne Melcombe, essa substância está relacionada a uma lista de doenças, como ataques de ansiedade, compulsão alimentar e por açúcar, defeitos de nascimento, cegueira, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, tonturas, epilepsia, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas, perda auditiva, palpitações cardíacas, hiperatividade, insônia, dor nas articulações, dificuldade de aprendizagem, TPM, cãibras musculares, problemas reprodutivos e até mesmo a morte.
“Os efeitos do aspartame podem ser confundidos com a doença de Alzheimer, síndrome de fadiga crônica, epilepsia, vírus de Epstein-Barr, doença de Huntington, hipotireoidismo, doença de Lou Gehrig, síndrome de Lyme, doença de Ménière, esclerose múltipla, e pós-pólio. É por isso que eu dou ao Refrigerante Diet o prêmio de Pior Alimento de Todos os Tempos”, conclui.

Ou seja, devemos estar sempre atentas ao que comemos, porque mais do que se preocupar com a dieta ou com acne, devemos nos preocupar com a nossa saúde.

author avatar

Mãe, esposa e mulher que pensa. Adoro escrever crônicas pessoais e compartilhar minhas experiências com produtos de beleza.

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=1555426947 Paola Olliveira de Camargo

    Que prato mais lindo!
    Bom que eu não tenho muito com que me preocupar: bebo geralmente coisa de 3l de água por dia (ok, a maior parte disso é na forma de chá, mas tá valendo), não ingiro nenhum dos top 5 da lista de produtos-veneno (e nenhum salgadinho de milho) já há muitos anos, e o resto são coisas esporádicas. Também nunca compro pizza industrializada, prefiro fazê-las em casa, com farinha integral, então… Acho que só preciso ter um tempo mais equilibrado entre casa e rua, a fim de poder comer mais em casa, com mais vegetais na mesa.

  • Andresa

    Isso é otima dica obrigada.

  • Pingback: Pele Bonita – Corpo Saudável | Mulher Que Pensa()

  • bia

    Nossa, amei o site! Eu também não sou chegada a refri como minhas amigas PREFIRO mil vezes um suco natural ainda mais de manga
    Valeu gentee

  • http://www.mulherquepensa.com.br Bruna de Souza

    Oi Neia,
    Já vi várias reportagens sobre alergia de alimentos…e é muito complicado mesmo…pode deixar que vou fazer um artigo sobre alergia sim!
    Estudei uns períodos de enfermagem (antes de me converter para o Direito…rs) e me lembro das complicações que as pessoas alérgicas podem ter e o quanto as embalagens dos alimentos que compramos é deficiente em informações!
    Obrigada pela dica, tenho certeza que vai ser útil para várias pessoas sim!
    bjos

  • neia

    Nossa tô passada,não que eu coma tudo isso, mas morro de vontade de comer, pois sou alergica a sulfato de níquel e tudo que tem conservante e corante não posso comer, em geral 90% do que tem no supermercado, inclusive refri, eu acreditava que isso era um grande azar o meu mais depois desta materia vi que é pura sorte, pois só posso comer produtos naturais que vão me dá uma vida mais longa e saudavel. Por falar nisso voce poderia fazer uma materia sobre alergias né rsrsr, se não for pedir muito é logico, porque grande parte da população sofre com isso, não casos graves como eu que tenho muito medo das crises e do choque anafilatico, acredito que não dão tanta inportancia para o fato que é serio. desculpe pela biblia. Beijos

  • http://www.mulherquepensa.com.br Bruna de Souza

    Ei xarázinha!menina, sorte sua que não gosta de refri…eu amo!!! já estou abandonando o hábito…rs

  • Bruna

    Adoreeei o post! Fiquei assustada com os efeitos desses alimentos que devemos evitar! ainda bem que odeio refrigerante (um a menos!).. vou passar bem longe deles hahahah