Produtos Para Cabelos Cacheados

protetor térmico e defrisante

Cabelos Cacheados… eu adoro, é aquela coisa – a gente nunca está satisfeito com o que tem, meus cabelos são lisos e em ocasiões especiais eu tento cachear minhas madeixas com o Baby Liss, mas os cachos acabam durando umas 2 horinhas, pois meus cabelos escorridos e pesados destroem qualquer penteado. Enfim, é a vida… Eu recebi muitas perguntas de como definir cachos, de que produtos usar em cabelos cacheados, de como controlar cachos, de como alisar cabelos cacheados…etc, por isso tive que pesquisar bastante e perguntar amigas pois confesso não ser experiente quando o assunto é cachos.

Felizmente encontrei umas soluções interessantes e muito eficazes para que vocês, belas meninas e belos meninos de cachinhos possam ficar satisfeitos com seus cabelos.

Existem no mercado vários produtos feitos especialmente para cabelos cacheados. Eu li várias resenhas positivas sobre a linha da Pantene pro-V Cachos Definidos. A linha consiste de shampoo, condicionador, máscara de tratamento, creme de pentear e tratamento preventivo (protetor térmico). Eu pessoalmente recomendo usar shampoos orgânicos que são sem sulfato, pois shampoos comuns tendem a ressecar os cabelos demais e cabelos cacheados geralmente são mais secos. Você pode fazer seu próprio shampoo orgânico, veja a receita aqui.

Cuidados Com Cabelos Cacheados

  • Lave seus cabelos 3 vezes por semana, não lave demais, pois isso resseca e enfraquece os cabelos. Cabelos cacheados geralmente possuiem fios mais finos do que cabelos naturalmente lisos, por isso são mais frágeis.
  • A melhor maneira de definir cachos é deixar os cabelos cacheados bem hidratados, assim ele fica um pouco mais pesados e os cachos ficam mais controlados e bonitos. Hidrate diariamente e faça hidratação profunda 1 vez por semana e cauterização a cada 15 dias. Você encontra uma ótima receita de cauterização caseira aqui neste artigo.
  • Não use escova, sempre penteie seus cabelos com um pente de madeira de dentes largos enquanto eles estiverem molhados. Quando não lavar, apenas arrume seus cabelos com os dedos.
  • Passe gel nos cabelos ainda molhados para definir os cachos. Não use gel que contenha álcool e não exagere. Eu recomendo o gel de fixação média da Forever Aloe.
  • Para definir os cachos quando seus cabelos estiverem secos, use cera ou pomada de cabelos. Eu recomedo a cera da Keune e da Redken.
  • Limite o uso de secador e chapinha a 1 vez por semana e sempre use protetor térmico antes de usá-los. Eu recomendo o da Kerastase. Veja abaixo outras opções boas.

Hidratação Para Cabelos Cacheados

  • Um produto milagroso para cabelos cacheados e cabelos secos é o Bepantol líquido. Adicione 2 ou 3 tampinhas de Bepantol líquido ao seu shampoo e condicionador.
  • Borrife ou espalhe com as mãos o Bepantol líquido nos cabelos antes de dormir, seus cabelos vão ficar muito mais hidratados, sem frizz e os cachos ficarão mais definidos.
  • Faça uma hidratação profunda com Bepantol líquido 1 vez por semana. Veja a receita:

-1 colher de sopa de Bepantol líquido

-4 colheres de sopa de iogurte natural

-4 comprimidos de aspirina diluídos

-1 colher de sopa de leite de côco

Dilua a aspirina no leite de côco, em seguida misture todos os ingredientes e passe nos cabelos secos. Deixe agir de 45 minutos a 2 horas, enxágue e penteie normalmente.

Essa receita ajuda a definir e soltar os cachos, hidratar e até mesmo alisar um pouco seus cabelos naturalmente. A aspirina e o iogurte natural contém ácido salicílico e ácido láctico que são ingredientes usados em cremes de relaxamento caríssimos.

  • Se preferir faça uma hidratação com creme de tratamento de tutano e Bepantol líquido 1 vez por semana. Basta misturar 1 tampinha de Bepantol á 3 colheres de creme, passar no cabelo e deixar agir por 40 minutos. Enxágue normalmente.

Se você cuidar bem de seus cabelos eles vão ficar bonitos, sejam eles lisos, cacheados ou crespos. Cabelo precisa de ser tratado com amor e carinho, espero que essas dicas te ajudem a fazer exatamente isso.

 

Por: Juliana Lino

author avatar

Maquiadora e cabeleireira nas horas vagas, blogueira e professora de inglês. Adoro o estilo dos anos 60, músicas dos Beatles, Xbox 360, política de esquerda e filmes de terror.

  • Karla

    O Bepantol é o derma ou solução? grata

  • Glaucia

    Esse leite de coco é aqueles usados em culinária mesmo?

    • Paola Oliveira de Camargo

      Isso mesmo. Mas não esquece de filtrar antes de usar no cabelo (fiz um leave-in com o leite de coco mais barato que encontrei no mercado, e me vi com pedacinhos de coco no cabelo…)

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      E sim!

  • Alexsandra Lima

    Olá,

    Excelente matéria, mas quero saber como faço para cuidar dos cabelos cacheados quando danificados pela chapinha x secador, estava viciada em chapinha, fiquei 6 meses utilizando- a o resultado é um cabelo que pareçe alisado, não acreditei!
    Após, fiquei mais 6 meses sem utilizar nada, hidratando em casa e cortando aos poucos porque cabelo cacheado curto dá muito trabalho, mas pareçe que não volta mesmo, a raiz está cacheada e o restante está com os cachos maiores, meio ondulado, está nitido de um cabelo que passou por um processo químico, o que posso fazer para melhora- los ele está sem nenhuma química, se eu soubesse tinha feito logo uma progressiva…

  • Luciana Cristina Gregorio

    meninas estou usando o redutor de volume aqua flora é maravilhoso, e olha que o meu cabelo é bem rebelde!!!

  • junior

    Oi eu gostei muito dessas receitas ja usei duas delas!!
    São muito boas!!!!!

  • Jjsraquel

    esta receita pode ser utilizada em cabelo descolorido?

    • Anônimo

      pode sim! beijos

  • Jjsraquel

    esta receita pode ser utilizada em cabelo descolorido

  • Valdirene Gomes

    Maravilhoso!! Amei!! Já uso o bepantol no meu creme sem enxágue e estou me dando super bem, agora com essa hidratação irá ficar ainda melhor.

  • India_net

    essa receita acima pode ser utilizada em cabelo de criança??? há algum contrA indicação???

    • Anônimo

      Pode sim, sem problemas.

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=1555426947 Paola Olliveira de Camargo

    Esse gel fixador “Forever Aloe” seria o Aloe Styling Gel, da Forever?

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=1555426947 Paola Olliveira de Camargo

    Acho que vocês não viram a minha pergunta….
    O bepantol é um composto de origem animal, vegetal ou mineral?

    • Anônimo

      Oi Paola, desculpa, é apenas vitamina B5, sintetizada em laboratório e de origem vegetal.

      beijos

      • http://www.facebook.com/profile.php?id=1555426947 Paola Olliveira de Camargo

        Tudo bem, sei que às vezes a gente acaba deixando passar.
        Brigada, Ju!

    • Lia Pose

      Ola Paola, 
      Aqui esta a composicao do Bepantol:
      Sobre Bepantol® BabyBepantol® Baby é o antiassaduras da Bayer que protege e hidrata a pele do bebê, reforçando a sua defesa natural. Sua fórmula com vitamina B5, óleo de amêndoas e lanolina, ajuda a fortalecer a pele de dentro para fora, Bepantol® Baby forma uma camada transparente, que permite o acompanhamento da pele do bebê a cada troca de fralda.Bepantol® Baby tem consistência suave, sendo fácil de espalhar e remover.Sua fórmula diferenciada não contém corantes, conservantes e perfume.

      • Paola Oliveira de Camargo

        Obrigada, Lia, mas não respondeste a minha pergunta. Ok, lanolina é composto animal, vem das ovelhas. Mas e o princípio ativo do bepantol, é feito de quê?

        • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

          Geralmente vitamina B5 em suplementos e extraida de legumes e cereais.
          beijos

          2012/6/17 Disqus

          • Paola Oliveira de Camargo

            É isso que eu queria saber. Obrigada, Ju!

  • Paola Olliveira de Camargo

    Ju, qual a origem do bepantol (animal, vegetal…)?

    Adorei o artigo! Mas por que “cabelo cacheado” parece vir sempre junto de “cabelo seco”? Tá que meu cabelo não é beeeem cacheado (afinal, ele é liso do topo até a ponta superior da orelha, de onde, então, começa a cachar, de forma beeem aberta, mas não tão aberta quanto um cabelo ondulado), mas ele sempre foi pesado e oleoso… Seco mesmo, só nas pontas, e isso, creio eu, por ser muito longo e descuidado.

    Realmente, eu odiava meu cabelo. Afinal, ele era tão volumoso! Até que, um belo dia, comecei a penteá-lo somente com pente (o meu é de plástico e fininho – quem gosta de pente largo é meu namorado, que tem o cabelo fininho, ralinho, ligeiramente ondulado e bem oleoso), e somente durante e logo após o banho, com bastante creme para pentear nas pontas (nunca no couro cabeludo). Hoje em dia, o volume está bem reduzido, e acordo com o cabelo praticamente arrumado! Enfim, passei a adorar meus cabelos – exceto, é claro pelo frizz, que me incomoda desde a terceira série. Afinal, por que raios eu tenho esses fios diferentes, grossos, ásperos e retorcidos?

  • http://twitter.com/DivaadaMamae Kelly’h

    Meu cabelo é cacheado e volumoso, as vezes tenho vontade de fazer uma progressiva, mas eu gosto dos meu cachos. O que eu faço? HELP!!

  • Thamires

    bruna , cabelos cacheados sao u ó qeria eu ter cabelos lisos!!!!!!!!!!

    segue?? http://twitter.com/#!/ManiadeBeleza1

    • Bruna de Souza

      É a história que a Jú falou…ninguém está satisfeito mesmo…kkkk
      seguindo…depois passa lá no meu site tbm: http://www.mulherquepensa.com.br
      abs,

  • Bruna de Souza

    Morro de vontade de deixar meu cabelo cheio de cachinhos…acho lindo! ainda mais p loiras (estou quase lá) mas meu cabelo não fica com os cachos definidos…fica liso encima (mas cm todo volume possível) e anela nas pontas…mais p ondulado sabe! vou seguir as dicas p ver se fica bom assim..rs
    (Vamos concorda que essa modelo do artigo, ficava bem até careca né) cm ouvi um dia…é tão bonita que dá ate raiva!!kkkkkkkkk
    bjos