Relaxamento de Cabelo – Receita Caseira

escova progressiva americana

Essa é a receita da Escova Progressiva Americana à base de guanidina que relaxa e alisa os cabelos, especialmente cabelos crespos ou muito enrolados. Essa é a técnica usada na Rihanna, sou super fã dela, a menina é perfeita! Enfim, se quer ter o cabelo da Rihanna, continue lendo.

Há no mercado vários kits completos de relaxamento, um dos mais famosos é o Kit Force Relax da Loreal, que custa mais de $800 Reais. Você não precisa comprar os kits completos. A receita abaixo é caseira, assim você pode salvar muito dinheiro e ter os mesmos resultados dos kits profissionais.

A guanidina usada pode ser de qualquer marca, da Amend, Affirm, Niely, etc. Saiba que a guanidica danifica os cabelos, ela deposita cálcio no couro cabeludo, o que faz com que seja mais difícil para o cabelo absorver e manter oleosidade. Em suma seus cabelos ficarão mais frágeis e ressecados após o relaxamento.

Prepare seus Cabelos Abtes do Relaxamento

Você pode relaxar seus cabelos em casa, mas eu recomendo ter a ajuda de outra pessoa durante a aplicação, pois é cansativo e difícil passar o produto no cabelo todo sozinha.

Se essa é a primeira vez que relaxa os cabelos, use a fórmula no cabelo todo, da raíz ás pontas. É preciso relaxar o cabelo novamente assim que seu cabelo cresce, geralmente a cada 6 semanas.

Ao fazer o relaxamento novamente, faça somente na parte que cresceu (a parte que está crespa ou enrolada), o restante dos seus cabelos ficam muito frágeis e porosos e não aguentam mais guanidina.

Proteja o comprimento e pontas dos seus cabelos com um serum ou azeite antes de começar a aplicação.

Deixe seu cabelo sem lavar por 3 ou 4 dias antes do relaxamento, o sebo natural protege seu couro cabeludo.

Teste de Mechas

Faça um teste de mechas para saber se seu cabelo aguenta ser relaxado. Aplique guanidina com um pincél em uma mecha pequena (de preferência da nuca). Deixe a fórmula agir por 15 minutos, lave, seque. Se a mecha não estiver elástica ou quebradiça, pode proceder com o relaxamento. É normal que a mecha esteja ressecada.

Ingredientes:

  • Shampoo neutralizador (você pode fazer o seu em casa – misture 30ml de um shampoo de sua preferência, não deve ser anti resíduo, com 15ml de iogurte natural e 15ml de vinagre de maçã)
  • 15ml de óleo de jojoba
  • 15ml de vaselina
  • 50ml de guanidina (ou mais se for muito cabelo).
  • 40ml de silicone, eu recomendo o da Natustrato
  • 10ml de queratina líquida ou em gel (pode ser composto de queratina), eu recomedo Natustrato ou da Minas Flor
  • 60ml de defrizante, eu recomendo Nicaza, Keramax ou Minas Flor
  • 10ml de vitaminas A e E

Materiais Extras:

  • Luvas de silicone
  • Uma bacia de plástico
  • Um borrifador vazio e limpo
  • Um pincél largo médio
  • Um pente de dentes largos de madeira
  • Secador
  • Chapinha

Passo a Passo:

1) Misture jojoba e vaselina e espalhe essa mistura pelo couro cabeludo todo.

2) Borrife ou espalhe uma mistura de 4ml de queratina e 15ml de água da torneira, isso irá protegê-los e deixá-los mais saudáveis.

3) Com o pincél passe a guanidina. Volte à área da nuca e aplique mais na raíz, não passe diretamente no couro cabeludo.

4) Penteie o cabelo todo com o pente de madeira para espalhar o produto, caso seja a primeira vez fazendo o relaxamento, passe somente na parte que cresceu se o faz pela segunda vez.

5) Espere de 15 a 30 minutos, sempre cheque a consistência do fio. Cabelos crespos precisam de mais tempo. Caso o couro cabeludo fique irritado ou comece a arder muito, lave os cabelos. É normal sentir coceira.

6) Enxágue bem os cabelos em água morna de 5 a 7 minutos, tente deixar os cabelos bem lisos ao fazer isso.

7) Passe o shampoo neutralizador e enxágue bem. Não use condicionador.

8 )Seque com o secador até 70%, deixando os cabelos húmidos. Misture as vitaminas, o restante da queratina (6ml), silicone e defrizante. Aplique essa mistura nos cabelos. Penteie com o pente de madeira.

9) Passe um protetor térmico. Seque com o secador e em seguida passe a chapinha.

10) Finalize com defrizante ou leave-in.

Clique na imagem abaixo para ver a aplicação passo a passo da Escova Americana.

Como deixar cabelos crespos liso e como cuidar de cabelos com química

Há várias dicas de alisamento caseiro que podem aumentar a duração da sua escova progressiva ou relaxamento. Hidratação é muito importante.

  • Use cremes de tratamento à base de tutano 1 vez pos semana, eu recomendo o da Capicilin ou Silicon Tu, ou hidrate usando as receitas caseiras desse artigo que são ótimas.
  • Sempre use shampoo sem sulfato, de preferência orgânico, como o da Éh orgânico ou faça seu próprio shampoo orgânico em casa, veja a receita aqui.
  • Adicione Bepantol líquido ao seu shampoo e condicionador.
  • Passe Bepantol líquido e óleo de jojoba toda noite antes de dormir.
  • Use óleo de pequi nas pontas.

Os resultados da escova progressiva americana são permanentes, seu cabelo continuará crescendo crespos ou enrolados, mas o comprimento e pontas ficarão alisados para sempre. Cabelos relaxados exigem muito cuidade e manutenção, você deve relaxar a parte que cresceu a cada 6 semanas. Tome cuidado e saiba que guanidina se mal aplicada pode causar danos ao couro cabeludo. Siga as instruções do artigo à risca. Eu não me responsabilizo por possívei danos causados aos seus cabelos, use seu bom senso. Estou apenas dividindo o que sei, se tiver qualquer pergunta, comente abaixo.

Há outras formas de alisamento aqui no site, veja abaixo as receitas da progressiva com formol e da definitiva com tioglicolato.

Escova Progressiva – Receita e Passo a Passo

Escova Definitiva – Receita e Passo a Passo

author avatar

Maquiadora e cabeleireira nas horas vagas, blogueira e professora de inglês. Adoro o estilo dos anos 60, músicas dos Beatles, Xbox 360, política de esquerda e filmes de terror.

  • kenia

    ola ju eu fazia relaxamento a base de sodio eu posso aplicar essa sua receita em mim

  • PEYNADOS FIESTA

    Eu queria ter os cabelos de Rihana se os cabelos fossem realmente dela.Infelizmente nao sao,Rihana troca sempre de look porque usa Full lace Wig, Peruca invisiveis de cabelo natural, por isso que semana tras semana, ela um dia esta ruiva outro dia esta morena , outro dia loira, um dia com o cabelo longom outro dia medio, outro dia curtissimo…..o cabelo de Rihana é bem afro , é uma pena que ela nao assuma, porque seguramente que ficaria lindissima.

  • Valdirene Santos

    Olá Ju! Essa receita pode ser usada para relaxamento com hidróxido de sódio? Grata pela atenção.

  • Marina Cruvinel Lacerda

    Ju meu cabelo é grosso e, frizado na raiz até a metade do cabelo, já passei a guanidina no meu cabelo umas 2 vezes, porém saiu um pouco rápido eu achei. Quantas vezes vc acha que preciso passar a guanidina para conseguir alisa-lo todo?
    Bjos

  • http://www.facebook.com/mihcatgirl Noemi Jordana

    Ju adorei o post, estava pensando em fazer numa amiga minha que tem a raiz bem crespa, mas ela passa Henê, então gostaria de saber se a guanidina é compatível? Se posso fazer esse relaxamento nela ou ñ. Se eu puder, posso substituir o óleo de jojoba por um de tutano?

    Bjbjbjb

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Nao e compativel, querida. Sua amiga deve continuar usando hene. Beijos

  • Marina Cruvinel Lacerda

    Ju o meu cabeço e grosso, cumprido e muitooo cabelo, de modo que a quantidade de guanidina da receita que vc deu é pouco pra ele.

    Posso aumentar a quantidade? e aumentando a quantidade de guanidina tenho que aumentar a quantidade dos outros ingredientes também?

    Bjos

  • Marina Cruvinel Lacerda

    Juliana não consigo achar o óleo de jojoba onde moro (na baixada santista), em lugar nenhum, vc não conhece algum site seguro pra eu comprar esse óleo?

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Pode usar oleo de amendoas.

  • http://profile.yahoo.com/I4WCR5DC5RA55X3JSI4JYZXR7Q Marina Lacerda

    Olá Juliana eu gostaria de te perguntar sobre esse alisamento de guanidina, eu uso no meu cabelo o da Salon Line, que te a massa e o liquido ativador para misturar a passar no cabelo.

    Seria essa massa a guanidina que vc diz pra acrescentar nos ingredientes? E o liquido ativador tb coloco?
    Essa vitamina E ou E, onde encontro?

    Queria mto fazer esse no meu cabelo pq usso a guadinida só no cabelo com o liquido ativador e não funciona mto.

    Obrigada.

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      E a massa mesmo com o ativador. Vc encontra as vitaminas em ampolas em farmacias.

  • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

    Grama e ml da quase na mesma, 30ml = 30gr

    Beijos

  • Flavia Silva

    Ju.. aqui em São Paulo a guanidina é vendida por grama..quantas gramas coloca para não errar a medida.. e outra coisa li os post das meninas abaixo e a dúvida tbém é porque aqui no Brasil a guanidina é vendida pré ponta ou seja vem a massa + o liquido ativador que ativa a função da guanidina..por isso a dúvida se usa só a massa ou faz a mistura normal massa+ ativador como recomenda o relaxamento..

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Massa + ativador. Beijos

  • Alcimara joselle

    oi ju. eu uso salon line , é com esse guanidina que sigo o processo, misturo o ativador para passar ou passa só a massa e depois sigo normal o processo?
    adorei sua receita quero fazer o quanto antes , meu cabelo é muito rebelde

    aguardo sua resposta
    mara

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      se o salon line nao tem tioglicolato, vc pode fazer essa receita sem problemas. beijos

  • Nanepadovesi

    estou amamentando um bebê de 7 meses, posso usar guanidina????

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      eu não recomendo.

  • Anaharuka

    Oi, Ju! Sigo sempre as receitas publicadas aqui e são o máximo! Só que eu estou com uma dúvida: vou fazer este relaxamento na minha filha, que já usa guanidina, mas não encontro o óleo de jojoba. Qual posso usar no lugar?
    Bjos e parabéns…. 

    • Anônimo

      Oleo de coco ou de argan

      beijos

      2011/12/29 Disqus

  • Selma Soier

    oi jú, eu não entendi a parte da guanidina,mistura a massa e o ativador? e se eu não achar o óleo de jojoba pode ser outro tipo de óleo? beijos Selma

  • Danielaborges_sp

    Oi Jú, faço relaxamento no meu cabelo, mas o relaxamento é a base de amônia  eu posso fazer esse relaxamento ? ouvi dizer q ñ pode misturar . aguardo a sua resposta .
    bjsssssssss

  • http://www.facebook.com/anacarla.franca Ana Carla França

    ju socorro me ajude eu não sei se entendi direito o que eu devo misturar para passar no cabelo? é a guanidina massa e o ativador ? e o restante depois é isso mesmo? desculpe é pq o tico e o teco não estão raciocinando direito é muita guanidina rsrsrsrsrs a e obrigada pela resposta beijos

    • Anônimo

      vc só passa a guanidina primeiro, deixa agir, enxágua e depois passa o resto.

      beijos

  • http://www.facebook.com/anacarla.franca Ana Carla França

    ju socorro me ajude eu não sei se entendi direito o que eu devo misturar para passar no cabelo? é a guanidina massa e o ativador ? e o restante depois é isso mesmo? desculpe é pq o tico e o teco não estão raciocinando direito é muita guanidina rsrsrsrsrs a e obrigada pela resposta beijos

  • Nacar

    Adorei a matéria, mas tenho uma dúvida: pinto meu cabelo de loiro, será que posso fazer? e outra coisa, qual estraga mais o cabelo: a guanidina ou o tioglicolato?

    • Rachel

      Não faça isso se você pinta o cabelo, seria loucura! A guanidina acaba com o cabelo e não é compatível com nenhuma outra química!!

    • Anônimo

      O tio estraga menos – se é loira faça com tio, mas use queratina para proteger e só deixe agir por 15 minutos.

      beijos

  • Thamires

    amei o post , e ja fiz relaxamento em casa tenho muitos caxos e cansa muitoooo…

    p qem te,m twitter segue?? http://twitter.com/#!/ManiadeBeleza1