Roacutan – Fotos de Antes e Depois, Relatos e Efeitos Colaterais

acne nivel 3

Há muitas opiniões e controvérsias em relação ao Roacutan. O polêmico remédio promete eliminar a acne praticamente por completo, mas por um preço alto, não só em Reais mas também em possíveis danos à saúde. A grande bula que acompanha as cápsulas contendo o derivado de Viatmina A, chamado isotretinoína, é realmente assustadora. A bula menciona possíveis danos ao fígado, alopesia (perda de pelos em certas partes do corpo), hirsutismo (crescimento excessivo de pelos em certas partes do corpo), anemia, reumatismo, gastrite, dores de cabeça, pode resultar em fetos defeituosos (caso a usuária esteja grávida durante ou logo após o tratamento), pode até mesmo causar depressão e levar ao suicídio.

A bula contém uma lista imensa de outros possíveis efeitos colaterais devido ao uso do Roacutan, mas mesmo assim, decidi que ainda mais assustador do que tudo isso são as minhas espinhas. Tenho acne de grau 3 com cicatrizes permanentes, devido a ter ovários policísticos, portanto minha acne é hormonal e difícil de tratar. Tenho cravos pretos no nariz e também cravos e espinhas no rosto e nas costas.

Depois de tentar de tudo, cremes, remédios naturais, gels, esfoliantes, peelings químicos (que ajudaram um pouco, mas apenas temporariamente) eu finalmente tomei coragem e resolvi consultar um dermatologista que me receitou o Roacutan, o remédio diminui as glândulas sebáceas e assim as espinhas e cravos não aparecem mais. Isso foi em 2009 e o tratamento durou 4 meses, tomei cada cápsula após uma refeição (almoço e jantar), com água:

  • 2 cápsulas por dia – 60 por mês
  • 8 caixas no total, cada caixa tem 30 cápsulas
  • Custo – em torno de $100 Reais por caixa

Os resultados foram incríveis!!! Após 6 semanas já não tinha mais espinhas novas e as marcas já estavam desaparecendo. Aos poucos minha pele foi ficando lisinha e os cravos foram desaparecendo. No fim do tratamento minha pele estava praticamente perfeita, apenas com as cicatrizes mais antigas. Mas a acne mesmo tinha desaparecido por completo. Experimentei, durante o tratamento, vários efeitos colaterais:

  • boca muito ressecada e descascando
  • nariz muito ressecado que ás vezes sangrava
  • olhos ressecados
  • coro cabeludo ressecado e escamando
  • crescimento excessivo de pelos nas axilas, virilha e pernas
  • dores de cabeça diárias
  • aumento de colesterol
  • sensibilidade na pele
  • pele ressecada e descascando

Meus resultados com o Roacutan

  • Cabelos mais brilhantes e menos oleosos
  • Espinhas foram eliminadas e não voltaram
  • Cravos pretos do nariz desapareceram
  • Cicatrizes recentes melhoraram em aparência
  • Poros diminuíram bastante
  • Pele ficou bem menos oleosa
  • Não houve alteração em peso
  • Não senti nenhum mudança de humor ou depressão

Após o tratamento, não tive nenhum problema com a minha pele por 6 meses, ela estava livre de cravos e espinhas, realmente impressionante. Mas após 6 meses a maldita acne retornou, em menor quantidade, mas mesmo assim problemática – poros grandes, pele oleosa, espinhas císticas e comuns, e cravos.

Fiquei um pouco receiosa em começar o tratamento com o Roacutan novamente, mas no fim de 2010 resolvi procurar de novo meu dermatologista para que me prescrevesse uma nova receita para o Roacutan, mas ele se recusou. Há muitos médicos que negam prescrever  isotretinoína, pois há casos em que médicos foram processados por mulheres que alegaram terem tido fetos defeituosos ou abortos espontâneos devido ao uso do remédio.

Como moro no interior, onde médicos tendem a ser mais conservadores, não foi fácil encontrar um dermatologista que me desse a receita do Roacutan para um segundo tratamento. Finalmente encontrei uma médica muito competente que aprovou o tratamento, que deta vez será mais longo e o objetivo é acabar com minha acne de vez.

Meu Novo Tratamento com o Roacutan

A dermatologista me indicou um tratamento que levará 7 meses (o tempo de tratamento é baseado no seu peso, tenho 50 quillos). Após esse tempo, devo esperar 6 meses, se a acne retornar, devo tomar o Roacutan de novo por mais 7 meses, esperar 6 meses e se voltar, tomarei antiandrogênios (somente em último caso).

Eu comecei o novo tratamento há 1 semana e já percebo alguns do efeitos colaterais, principalmente o ressecamento severo dos meus lábios. Eu uso o lip balm da Nívea (embalagem azul) que ajuda muito. Tenho que usar protetor fator 30 sempre, pois minha pele fica muito sensível ao sol e caso exposta ela pode ficar manchada. Não posso beber bebida alcoólica durante todo o tratamento, pois o Roacutam pode causar danos ao fígado e bebida aumenta esses riscos. Tenho que checar meu colesterol (que tende a ser alto) a cada 3 meses e controlar o que como.
Como Comprar Roacutan

Não se pode simplesmente ir á uma farmácia e comprar Roacutan. Você precisa de uma receita médica e de um laudo médico especial para que possa comprá-lo. Cada caixa custa em torno de $100 Reais, o tratamento dura de 8 a 16 semanas contínuas, entre 20 a 40 mg por dia dependendo do seu peso e da recomendação do dermatologista. É um tratamento caro, mas…

Você Pode Conseguir o Roacutan Pelo SUS

Foi isso que eu fiz, eu consultei uma dermatologista particular e consegui um laudo para que eu pudesse ir ao SUS e conseguir o Roacutan de graça. Demorou alguns meses devido ao fato de eu ter colesterol alto e precisar ser aprovada e devido à burocracia, mas isso não acontece em geral. É fácil conseguir o Roacutan pelo SUS e óbvio, vale muito a pena.

Informe-se

Há sim sérios riscos em tratar sua acne com Roacutan, mas se este é um problema grave na sua vida, informe-se bem, consulte um bom dermatologista e experimente. No meu caso, eu sei que nada mais daria certo, já tentei todas as maneira possíveis para se livrar das minhas espinhas e foi tudo em vão. Só mesmo o tratamento com o Roacutan deu jeito. E o meu caso não é isolado. Há milhares de relatos de pessoas que ficaram muito satisfeitas com os resultados e que até mesmo se livraram das espinhas para sempre. As fotos de antes e depois não mentem e mostram que pessoas que eram antes deformadas pela acne, podem agora viver uma vida melhor. Acne acaba com sua auto-estima e dimuniu muito sua qualidade de vida, é uma doença séria que deve ser tratada de maneira séria. Clique nas imagens abaixo para aumentá-las.

Roacutan não interfere com sua dieta, seu peso, suas atividades físicas. Não se pode beber álcool durante o tratamento, mas você pode fazer de tudo, pode até mesmo fumar (o que não recomendo, pois é um hábito horrível), mas você pode ir á academina, ir á baladas, cinemas, usar maquiagem, sem problemas, sua vida não irá mudar drasticamente. Evite ir á praia e expor sua pele ao sol, mas um bom protetor solar, reaplicado a cada 2 horas te proteje bem, mesmo com a sensibilidade á luz causada pelo uso do Roacutan.

O Roacutan não tira manchas na pele, mas ele até mesmo ajuda um pouco a diminuir a aparência de rugas. Mulheres devem saber que não se pode iniciar o tratamento caso estejam grávidas e após o tratamento deve-se esperar de 6 meses a 1 ano antes de engravidar, pois há risco de fetos defeituosos.

Meu segundo tratamento com o Roacutan apenas começou, mas já sei quais serão os resultados, minha pele ficará novamente livre de espinhas e cravos. Espero que dessa vez os resultados sejam duradouros e quem sabe definitivos.

 

Por: Lara Lino

 

author avatar

Maquiadora e cabeleireira nas horas vagas, blogueira e professora de inglês. Adoro o estilo dos anos 60, músicas dos Beatles, Xbox 360, política de esquerda e filmes de terror.

  • Cristiane

    Estou com 28 anos e meu caso é semelhante ao dela: fiz o tratamento com Roacutan por quase 1 ano – (pois a dosagem total que deveria ingerir, que é calculado sobre o peso do paciente, optei por tomá-la em doses menores, o que fez estender o tratamento). Parei por 1 e ano e tive que voltar a tomar. Já faz 1 ano que parei da 2º vez e a acne já começa a dar sinais de voltar.

    Eu tenho a pele do corpo inteiro, inclusive os cabelos, muito oleosos. É genético e não é influenciado por questões homonais. (meus pais tem +60 anos e ainda tem espinhas! Imagina euzinha….) Minha acne vem evoluindo desde a adolescência, ou seja, já fui da acne rosácea até acne cística, que é a razão que me levou a tomar o Roacutan. Inclusive já havia experimentado anteriormente todos os remédios tópicos e de ingestão para tratar a acne, inclusive desenvolvendo alergias a alguns produtos (tenho a pele sensível, para agravar a minha situação).

    Todos que tiverem uma acne grave como a minha e tiverem a oportunidade de tomar o remédio, sugiro que façam de forma a estender o máximo tempo o tratamento (porque o efeito da droga, após parar de tomá-la, dura alguns meses ainda no organismo. No meu caso dura exatamente 1 ano!rsrsrs). Converse com o seu médico para mais detalhes.

    Quanto aos efeitos colaterais é certo que todos irão sentir um profundo ressecamento da pele e das mucosas (mas para quem tem a pele oleosa é uma sensação maravilhosa!). Farão exames de sangue mensalmente para acompanhar o fígado (o remédio pode prejudica este órgão.) e, nas mulheres, teste de gravidez também.
    O remédio também afeta a cicatrização: qualquer procedimento, tal como uma cirurgia de dente, por exemplo, deverá ser suspensa a ingestão do medicamento por, pelo menos, 6 meses antes da ocorrência! Inclusive peeling!
    Quanto a engravidar, só é seguro quase 2 anos após parar o tratamento.

    Ah! Dá vontade de tomar o remédio pelo resto da vida!
    No meu caso, até o meu nariz “afinou”! (a oleosidade distende, além dos poros, a elasticidade da pele….). Durante o tratamento, qualquer marca de expressão irá desaparecer tb.

    Uma observação: em geral, no 1º mês do tratamento, tudo piora, inclusive as espinhas! Mas é algo previsível….rs

    Vale muito a pena…..

  • Deyvid Beckham Junior Marcos

    nossa to precisando tambem sofro com espinhas minha adolesencia toda praticamente nao vivi nada por causa disso

  • Thaty

    Nooossa adorei esses resultados …

    Minha dermatologista me receitou .. Ai tomara que dê tudo certo .. Alguém pra eu adicionar no Facebook?

    BOA SORTE A TODOS !

    Acho que vale muito a pena

    Meu facebook: Thaina Delbianco

    • Deyvid Beckham Junior Marcos

      mim adiciona meu face e deyvid beckham junior marcos

  • Lucca Graciotti

    olá , minha acne ainda não mudou nada .. tenho 2 meses e meio de tratamento .. são 6 meses .. será que ainda pode mudar , ou já era pra ter tido resultado ?

    • Van

      É ASSIM MESMO…O EFEITO DEMORA DE 2 A 3 MESES PARA APARECER.

  • Maycon

    E como ficou depois do 2nd tratamento? As acnes voltarao

  • http://twitter.com/DemiandWanessa DemieWanessa

    provavelmente vou começar toma roacutan esse mês minha médica disse que vou ficar perfeita mas daí falta tirar o aparelho

  • flavio

    alguem sabe me dizer si por ex:amanha tera uma festa,é eu ja parei de tomar o remedio a 1semana,ja pode injerir bebida alcolica?
    obrigado:D

  • Ana

    Eu não entendi muito bem. Em um post vc mostra como se livrou da acne e agora diz que iniciou um tratamento com isotretinoína ? Como assim ?

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Nao querida, esse post e sobre a.Lara , nao sobre mim, esta explicado no artigo e as fotos nao sao de mim.

  • Bonita

    Olá……Estou fazendo o tratamento a 10 dias e já estou gostando dos resultados, vcs sabem qto tempo após o tratamento pode-se engradividar? Conhecem alguém que teve problemas com o bebê por conta do medicamento?

  • Geu

    Olá, tenho algumas caixa de roacutan do meu tratamento que não terminei. Se açguém estiver interessado tô vendendo umas 8 caixas. Contato:geussiane@hotmail.com

    • Alex

      Olá, ainda possui as caixas? Abraço
      amejrn@gmail.com

  • bruna

    oi gente, estou usando o Roacutan há 1 mês e meio. Ta saindo mais espinhas ainda.

    Eu gostaria de saber com quanto tempo depois das refeições tenho que tomar o remédio.

  • elisabete lacerda

    depois d varios tratamentos meu dermatologista me receitou roacutan. o tratamento foi iniciado ao mesmo tempo que minha pprima e mais dois amigos. agora apos 2 an os. e meio que minhas espinhas voltaram mas nada que se compare as d antigamente. meu dermato me alertou que pderia voltar e que nunca devo relaxar com minha pele. estou muito feliz conm resultado. bjm m

  • Cristiano

    Roacutan – 20mg – 30 comprimidos, ROCHÉ:

    R$ 90,00 a caixa + frete

    Promoção:

    06 caixas com sedex incluído por R$ 500,00

    e-mail: medicamentosonline@live.com

  • shayy

    MENTIRAAAA, ESSE REMEDIO NÃO CUMPRE TUDO OQ PROMETE NÃO, TOMEI DURANTE 7 MESES, SÓ ACABEI COM MEU FIGADO, E MINHA PELE CONTINUA A MESMA, NUNCA TIVE MUITAS ESPINHAS, MAIS MEUS POROS NÃO DIMINUIRAM COMO ELE PROMETE FAZER, FORA DORES NAS JUNTAS DO MEU CORPO, INSONIA, SANGRAMENTO NO NARIZ, DESANIMO E BOCA RESSECADA, ENFIM, ACABEI COM MEU FIGADO, GASTEI MAIS DE 2 MIL REAIS, PRA NADAAAA, NÃO GASTEM, NÃO ACREDITEM NESSE MEDICAMENTO! É A MESMA COISA QUE QUEIMAR DINHEIRO, NÃO RESOLVE, VC ESTA PAGANDO PRA PASSAR MAL! ROACUTAN NÃO PRESTA! 

    • Rayssah

      Cumpre sim, se nao nao estaria no mercado ate hje e ainda sendo receitado por muitos dermatologistas…
      Comigo aconteceu o seguinte, sempre tive muitas espinhas e cravos dos mais leves ate os mais grotescos, ja tinha feito tratamento com azitromicina, usava cremes, pomadas como epiduo, azelan e um outro que esqueci o nome, depois disso tudo ainda gastei 600 reais com peeling por teimosia da mha mae q nao queria deixar eu fzer o uso da isotretinoina pelo fato de ter que tomar anticoncepcional, mas dps de um bom tempo à convenci!
      Tomei a isotretinoina generico, tomava duas capsulas/cp por dia seguia corretamente o tratamento sem bebida alcolica, fzia os exames mensalmente, porem n tomava o anticoncepcional por medo de engordar, e como o medico dse q eu tnha q toma-lo so pra nao engravidar, n tnha vida sexual ativa entao parei! Os resultados com a isotretinoina foi muito satisfatorio no inicio, nossa aumentei mha autoestima, foi lindo foi passando o tempo e ficando cada vez melhor meu rosto foram sumindo as espinhas, cravos, manchas, so a boca q ressecava muito e eu vivia passando vicky,mas meu cabelo crescia mais rapido,mas ficava muito seco tambem, mha unhas tbm e fkavam cada vez mais forte e resistindo bem a quebra, qse no final do tratamento no quinto mês eu acho 10ºcaixa me deu algumas manchas branca no braço por falta de hidratação mas foi so eu fzr uma viagem pro Amapa que melhorei rsrs pela umidade de la, diferente do clima seco do Centro-Oeste, ah e eu suei menos tb.mas como nem tudo nessa vida sao flores eu fiz um tratamento de 6 meses e meio, 13 caixas meu rosto ficou perfeito lisinho, branquinho nossa lindo mesmo eu ja podia ate sair sem maquiagem coisa q eu sempre tive vontaade d fzr mas minhas espinhas me impediam… Bom mas hje 1 ano depois do tratamento, adivinhem? Psé mhas espinhas e cravos voltaram, mas foram voltando devagarzinho mais ou menos uns 4 meses apos o termino elas ja estavam ali, elas voltaram mas nao como eram diminuiram bastante, os cravos do queixo q era cheio nao voltaram, meu problema mesmo sempre foi nas bochechas e aqui estao elas novamente :/ adiantou pouco, ms adiantou..
      Deve ser pq alegria de pobre dura pouco mesmo! Beeijos’

    • Ivone Fernandes

      Concordo com vc já usei e não fez efeito nenhum so qse me matou os efeitos colaterais.
      .

  • Deise

    Oi Juliana, 
    Eu tb estou fazendo meu 2º tratamento com o ROACUTAN.
    Meu 1º foi ha 9 anos atras, quando eu tinha muuuuitas espinhas! Tomei uma dosagem altissima: 60mg (3 comprimidos/dia) durante 6 meses. Sofri demais com os efeitos colaterais, mas os menos graves como: olhos, boca e nariz ressecados! Meu nariz tb sangrava! Mas nao tive alteração de humor ou problema de colesterol alto.
    Gastei mta grana! Naquela epoca o medicamente era mega caro e nao tinha pelo SUS!
    Mas o tratamento foi um sucesso! Minha pela ficou linda!!!
    Pena que agora, 9 anos depois minhas espinhas voltaram. Claro que nao com a intensidade de antes, mas o suficiente para me incomodar e mto!
    Tentei de tudo antes de pensar em voltar ao Roacutan! Gastei rios de dinheiro com antibioticos, cremes, acidos… Ate que nao aguentei mais e troquei de dermato e ele me disse: “Se vc nao voltar pro Roacutan, nenhum outro remedio adiantara!”
    Tomei coragem e voltei com o Roacutan. Desta vez com um tratamento bem mais ameno! Estou tomando apenas 20mg (1 capsula ao dia), com isso os efeitos serão bem mais tranquilos tb.
    Ah!! E desta vez nao estou comprando o Roacutan da ROCHE, estou tomando o generico dele: ISOTRETINOÍNA (laboratorio Valeant), bem mais em conta!!!!!!
    Vamos ver como sera esse meu 2º tratamento. Estou confiante!
    Para finalizar, vou deixar uma SUPER DICA para labios ressecados, o melhor remedio é BEPANTOL!!!!!!!! Gente é incrivel como esse creme deixa os labios, macios, sedosos e hidratados!
    Penas eu nao saber disso quando fiz o meu primeiro tratamento!! heheheh
    Agora noa passo mais vergonha com a boca toda machucada!!

  • Cristiano

    Roacutan – 20mg – 30 comprimidos, ROCHÉ:

    R$ 90,00 a caixa + frete

    Promoção:

    06 caixas com sedex incluído por R$ 500,00

    Nosso contato: medicamentosonline@live.com

  • Cristiano

    Vendemos ROACUTAN, original, da Roché. 90,00 a caixa, acima de 06 caixas temos uma promoção imperdível! Nosso contato: medicamentosonline@live.co
    m

    • Vinicius mascaros

      acho que isso é proibido, por que pra comprar precisa de uma orientação e de acompanhamento médico para evitar doenças hepaticas

  • Jh Mod

     Começei a poucos dias meu tratamento. Meu dermatologista não quis passar o Roacutam em primeiro caso por causa dos efeitos colatereis. E usarei Tetralysal nos primeiros 30 dias de tratamento, somente se o Tetralysal não resolver que eu irei usar o Roacutam

    • Moisés

      cara eu usei Tetralysal por 4 meses, minha acne é de grau 2, não deu muito certo, e olha que eu usei junto o Ilosone gel, mas eu torço pra que no seu caso funcione pois no meu foi só perda de tempo, boa sorte com seu tratamento!!

    • Deise

      Gastei rios de dinheiro tomando esse Tetralysal e nao adiantou de NADA!! So passei raiva com esse antibiotico, carissimo e nao surte efeito!
      Nao gaste mais dinheiro com esses medicamentos. Se queres mesmo acabar som suas espinhas, va para o Roacutan, pode acreditar!

    • regina

      tetralizal nao vai adianta nao, tomi só gastei dinheiro, agora estou fazendo tratamento cm o roacutan a 3 meses e ja tenho um bom resultado!!

    • Amanda

      Também usei o Tetralysal, pelo menos pra mim, foi perda de tempo. Usei durante quatro meses e meio, junto com um ácido e NADA. Estou usando o Roacutan tem 1 mês.

  • Nohana93

    Não só faço o tratamento da Isotretinoína como também uso ácido, sabonete, protetor. Tudo passado pela minha dermatologista. Vejo que as inflamações diminuíram bastante, mas há sim uma hipersensibilidade da pele e ressecamento da mesma, mas está VALENDO MUITO APENA!
    Torço muito para que minhas espinhas não voltem após o termino.- E vocês (fora a Isotretinoína) TAMBÉM USAM ALGO? O QUÊ? 

  • Cintia thais

    gostei muito do seu relato é bom pra quem esta começando o tratamento mas quero saber se suas acne voltaram ! faz pouco tempo que estou tomando remedio muitos comentarios estou com  um pouco de medo mas espero que resolva ….