Roacutan – Fotos de Antes e Depois, Relatos e Efeitos Colaterais

acne nivel 3

Há muitas opiniões e controvérsias em relação ao Roacutan. O polêmico remédio promete eliminar a acne praticamente por completo, mas por um preço alto, não só em Reais mas também em possíveis danos à saúde. A grande bula que acompanha as cápsulas contendo o derivado de Viatmina A, chamado isotretinoína, é realmente assustadora. A bula menciona possíveis danos ao fígado, alopesia (perda de pelos em certas partes do corpo), hirsutismo (crescimento excessivo de pelos em certas partes do corpo), anemia, reumatismo, gastrite, dores de cabeça, pode resultar em fetos defeituosos (caso a usuária esteja grávida durante ou logo após o tratamento), pode até mesmo causar depressão e levar ao suicídio.

A bula contém uma lista imensa de outros possíveis efeitos colaterais devido ao uso do Roacutan, mas mesmo assim, decidi que ainda mais assustador do que tudo isso são as minhas espinhas. Tenho acne de grau 3 com cicatrizes permanentes, devido a ter ovários policísticos, portanto minha acne é hormonal e difícil de tratar. Tenho cravos pretos no nariz e também cravos e espinhas no rosto e nas costas.

Depois de tentar de tudo, cremes, remédios naturais, gels, esfoliantes, peelings químicos (que ajudaram um pouco, mas apenas temporariamente) eu finalmente tomei coragem e resolvi consultar um dermatologista que me receitou o Roacutan, o remédio diminui as glândulas sebáceas e assim as espinhas e cravos não aparecem mais. Isso foi em 2009 e o tratamento durou 4 meses, tomei cada cápsula após uma refeição (almoço e jantar), com água:

  • 2 cápsulas por dia – 60 por mês
  • 8 caixas no total, cada caixa tem 30 cápsulas
  • Custo – em torno de $100 Reais por caixa

Os resultados foram incríveis!!! Após 6 semanas já não tinha mais espinhas novas e as marcas já estavam desaparecendo. Aos poucos minha pele foi ficando lisinha e os cravos foram desaparecendo. No fim do tratamento minha pele estava praticamente perfeita, apenas com as cicatrizes mais antigas. Mas a acne mesmo tinha desaparecido por completo. Experimentei, durante o tratamento, vários efeitos colaterais:

  • boca muito ressecada e descascando
  • nariz muito ressecado que ás vezes sangrava
  • olhos ressecados
  • coro cabeludo ressecado e escamando
  • crescimento excessivo de pelos nas axilas, virilha e pernas
  • dores de cabeça diárias
  • aumento de colesterol
  • sensibilidade na pele
  • pele ressecada e descascando

Meus resultados com o Roacutan

  • Cabelos mais brilhantes e menos oleosos
  • Espinhas foram eliminadas e não voltaram
  • Cravos pretos do nariz desapareceram
  • Cicatrizes recentes melhoraram em aparência
  • Poros diminuíram bastante
  • Pele ficou bem menos oleosa
  • Não houve alteração em peso
  • Não senti nenhum mudança de humor ou depressão

Após o tratamento, não tive nenhum problema com a minha pele por 6 meses, ela estava livre de cravos e espinhas, realmente impressionante. Mas após 6 meses a maldita acne retornou, em menor quantidade, mas mesmo assim problemática – poros grandes, pele oleosa, espinhas císticas e comuns, e cravos.

Fiquei um pouco receiosa em começar o tratamento com o Roacutan novamente, mas no fim de 2010 resolvi procurar de novo meu dermatologista para que me prescrevesse uma nova receita para o Roacutan, mas ele se recusou. Há muitos médicos que negam prescrever  isotretinoína, pois há casos em que médicos foram processados por mulheres que alegaram terem tido fetos defeituosos ou abortos espontâneos devido ao uso do remédio.

Como moro no interior, onde médicos tendem a ser mais conservadores, não foi fácil encontrar um dermatologista que me desse a receita do Roacutan para um segundo tratamento. Finalmente encontrei uma médica muito competente que aprovou o tratamento, que deta vez será mais longo e o objetivo é acabar com minha acne de vez.

Meu Novo Tratamento com o Roacutan

A dermatologista me indicou um tratamento que levará 7 meses (o tempo de tratamento é baseado no seu peso, tenho 50 quillos). Após esse tempo, devo esperar 6 meses, se a acne retornar, devo tomar o Roacutan de novo por mais 7 meses, esperar 6 meses e se voltar, tomarei antiandrogênios (somente em último caso).

Eu comecei o novo tratamento há 1 semana e já percebo alguns do efeitos colaterais, principalmente o ressecamento severo dos meus lábios. Eu uso o lip balm da Nívea (embalagem azul) que ajuda muito. Tenho que usar protetor fator 30 sempre, pois minha pele fica muito sensível ao sol e caso exposta ela pode ficar manchada. Não posso beber bebida alcoólica durante todo o tratamento, pois o Roacutam pode causar danos ao fígado e bebida aumenta esses riscos. Tenho que checar meu colesterol (que tende a ser alto) a cada 3 meses e controlar o que como.
Como Comprar Roacutan

Não se pode simplesmente ir á uma farmácia e comprar Roacutan. Você precisa de uma receita médica e de um laudo médico especial para que possa comprá-lo. Cada caixa custa em torno de $100 Reais, o tratamento dura de 8 a 16 semanas contínuas, entre 20 a 40 mg por dia dependendo do seu peso e da recomendação do dermatologista. É um tratamento caro, mas…

Você Pode Conseguir o Roacutan Pelo SUS

Foi isso que eu fiz, eu consultei uma dermatologista particular e consegui um laudo para que eu pudesse ir ao SUS e conseguir o Roacutan de graça. Demorou alguns meses devido ao fato de eu ter colesterol alto e precisar ser aprovada e devido à burocracia, mas isso não acontece em geral. É fácil conseguir o Roacutan pelo SUS e óbvio, vale muito a pena.

Informe-se

Há sim sérios riscos em tratar sua acne com Roacutan, mas se este é um problema grave na sua vida, informe-se bem, consulte um bom dermatologista e experimente. No meu caso, eu sei que nada mais daria certo, já tentei todas as maneira possíveis para se livrar das minhas espinhas e foi tudo em vão. Só mesmo o tratamento com o Roacutan deu jeito. E o meu caso não é isolado. Há milhares de relatos de pessoas que ficaram muito satisfeitas com os resultados e que até mesmo se livraram das espinhas para sempre. As fotos de antes e depois não mentem e mostram que pessoas que eram antes deformadas pela acne, podem agora viver uma vida melhor. Acne acaba com sua auto-estima e dimuniu muito sua qualidade de vida, é uma doença séria que deve ser tratada de maneira séria. Clique nas imagens abaixo para aumentá-las.

Roacutan não interfere com sua dieta, seu peso, suas atividades físicas. Não se pode beber álcool durante o tratamento, mas você pode fazer de tudo, pode até mesmo fumar (o que não recomendo, pois é um hábito horrível), mas você pode ir á academina, ir á baladas, cinemas, usar maquiagem, sem problemas, sua vida não irá mudar drasticamente. Evite ir á praia e expor sua pele ao sol, mas um bom protetor solar, reaplicado a cada 2 horas te proteje bem, mesmo com a sensibilidade á luz causada pelo uso do Roacutan.

O Roacutan não tira manchas na pele, mas ele até mesmo ajuda um pouco a diminuir a aparência de rugas. Mulheres devem saber que não se pode iniciar o tratamento caso estejam grávidas e após o tratamento deve-se esperar de 6 meses a 1 ano antes de engravidar, pois há risco de fetos defeituosos.

Meu segundo tratamento com o Roacutan apenas começou, mas já sei quais serão os resultados, minha pele ficará novamente livre de espinhas e cravos. Espero que dessa vez os resultados sejam duradouros e quem sabe definitivos.

 

Por: Lara Lino

 

author avatar

Maquiadora e cabeleireira nas horas vagas, blogueira e professora de inglês. Adoro o estilo dos anos 60, músicas dos Beatles, Xbox 360, política de esquerda e filmes de terror.