Rotina que Garante Cabelos Saudáveis

cabelo saudavel

O que você pode fazer no dia-a-dia para garantir a saúde dos seus cabelos? É bem simples, basta seguir os passos a seguir:

Quando for lavar o cabelo:

  1. Faça uma mini-umetação – no cabelo sujo e seco, passe óleo de coco, argan, pequi ou jojoba e concentre-se mais nas pontas. Deixe agir por 15 minutos
  2. Lave o cabelo na água morna com shampoo sem sulfato, não se preocupe, shampoo sem sulfato lava bem e retira o óleo.
  3. Use máscara capilar ao invés de condicionador – use uma máscara hidratante sem queratina ou proteína se seu cabelo não estiver elástico ou muito danificado. Se seu cabelo estiver elástico, use uma máscara com queratina, mas apenas 1 vez por semana!
  4. Enxágue com água morna, retire a cabeça do chuveiro e borrife uma mistura de vinagre e água (partes iguais) ou suco de limão e água (partes iguais) – se usar limão cuidado para que a mistura fique somente no cabelo e não entre em contato com a pele. Não enxágue mais, a mistura no borrifador sela as cutículas e deve ser o último enxague.

Mais dicas:

  • Lave o cabelo apenas 3 vezes por semana – lavar cabelo demais estraga e muito! Cabelo é coisa muito sensível, é tecido morto e não se regenera. Apenas o ato de molhar os fios já os danificam, pois o cortéx incha, as cutículas de abrem e ficam esburacadas. Mesmo usando produtos com queratina, elas não fecham precisamente esses micro buracos nos fios, ou seja, fio danificado jamais pode ser reparado 100%.
  • A mistura de vinagre e água ou limão e água equilibra o pH dos cabelos, fecha as cutículas dos fios e dá brilho. Faz uma diferença incrível na saúde e aparência do cabelo. O cheiro de vinagre some quando o cabelo seca, mas se ele te incomoda, ao sair do banho, passe uma essência em óleo da sua preferência apenas nas pontas – garanto que o cheiro do vinagre não te incomodará mais.
  • Deixe a mistura de água e vinagre na geladeira, a água gelada ajuda a selar as cutículas ainda mais, deixando o seu cabelo bem mais comportado e sem frizz.
  • Use um leave-in hidratante à base de silicone – já falei bastante disso, mas shampoos sem sulfato e métodos co-wash retiram bem o silicone dos cabelos e não deixam resíduos. Silicone é ótimo para selar hidratação nos fios e as cutículas em si. Mesmo as cacheadas que não usam shampoo comum podem usar silicone sem problemas!

Produtos que estou usando no momento: produtosmomento

  • óleo de coco – penetra e trata os fios, possui proteínas menos densas.
  • shampoo sem sulfato Idná Borges – limpa bem sem agredir os fios, tem um cheiro ótimo.
  • máscara capilar da Crece Pelo – não contém proteínas, possui ervas que ajudam no crescimento do cabelo, hidrata bem, o cheiro de vó é bem enjoativo.
  • vinagre de maçã – tem o pH perfeito para selar as cutículas, porém o cheiro é bem forte.
  • leave-in da Biosilk – melhor leave-in que já experimentei! Possui proteínas de seda e silicones, hidrata, sela as cutículas e controla o frizz.

Isso são coisas que não são novidades para as PBétes – nossas leitoras queridas mais assíduas e que fazem parte do site. Mas eu queria deixar a rotina completa de forma mais simplificada em um artigo só para quem está na luta com os cabelo, quem quer resgatar os fios e está meio perdida. As dicas são simples, mas funcionam mesmo!

author avatar

Maquiadora e cabeleireira nas horas vagas, blogueira e professora de inglês. Adoro o estilo dos anos 60, músicas dos Beatles, Xbox 360, política de esquerda e filmes de terror.

  • larissa

    De novo indicando vinagre. Dessa vez não vai estragar o meu cabelo? :/

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Nós aqui defendemos e indicamos no poo e low poo. Porém queria expor possíveis problemas. Ambos os lados para uma análise justa. Princípio empírico e científico…simples assim. Mas algumas pessoas são religiosas em relação a certas convicções e não aceitam lógica.

  • Neidja

    :p

  • Neidja

    Meninas estou usando esse shampoo, ja é o segundo que eu compro e estou amando.

  • Thayane Poggi

    Juliana adorei o post, sucinto, tudo em 1, perfeito!

    Falando do cheiro ruim do vinagre, e aquela dica que você prometeu pra driblarmos o cheiro do óleo de pequi? Consegui encontrar um óleo mais fedido ainda, ganhou de todos: óleo de coco licuri, 1L de náuseas.

    Por favoooor, ajuda?!

  • Manuela dEça Neves.

    Oie meninas! Ontem vi numa farmácia os novos shampoos da Phytoervas. Na embalagem está escrito: sem sulfatos e sem sal. Fiquei em dúvida… nos componentes tem SODIUM LAUROYL METHYL ISETHIONATE. Isso não é sulfato? Sabem se estes produtos são bons? Obrigada! Beijão!

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Bia

      Oi Manuela! Não é sulfato, pode comprar qualquer um da linha. Todos ótimos!

  • Heidy Scipioni

    Ju querida, antes de mais nada, vc ta maior gata nas fotos do insta! Vão te descobrir como modelo! Prometa que não nos abandonará…?
    Hoje pesquisando no ebay (gente, o ebay me dxa ainda mais pobre) encontrei o kit cresce pelo com 6 produtinhos, por 49,95 dolares, vem direto da republica dominicana e o vendedor esta com 98% de qualificações positivas.. qdo chegar o kit, eu o usarei e depois eu conto os resultados certinho.. Só fico um pco receosa, pq ha mais de um ano não tenho usado shampoo com sulfato e esse não sei se contém, porém como andei picotando o cabelo, e tenho sentido falta dele, resolvi “apelar”.. meu kit deve chegar apenas em junho (comprei agora a pco).. manterei as fofocas sobre ele no grupo do fb =) bjão

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Hahaha! Sua boba, quem me dera… mas vou continuar postando, linda, obrigada por me seguir! Que demora nos produtos, eu agora to anciosa por vc! Rsrsr! Bjs

  • Manuela dEça Neves.

    Boa noite! Tudo bem? Queria tirar uma dúvida com vocês que sai um pouco deste tópico, mas ainda é sobre cabelos. Tenho o cabelo muito fino, ele suja só de dormir… fica com as raízes oleosas, acabo tendo que lavar diariamente e meu cabelo está MUITO danificado e caindo aos tufos. Há uma receita de shampoo para lavar a seco aqui no blog, com talco e bicarbonato. Gostaria de saber: com que frequencia eu posso utilizar esse shampoo? Obrigada desde já! Beijos, Manu.

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Oi Manu, use 3 vezes por semana. Bjs

  • verõnica Benevenuto

    Bom dia! Estou precisando de ajuda…Meu cabelo esta horrivel! Eu faço retoque na raiz e faço reflexo. Mais as minhas PONTAS estão Terriveis, ja até cortei e ele esta crescendo, e continua mtoooo quebrado. Faço tda semana Hidratação e não vejo resultao. ja fiz London e qdo lavo fica seco e s/ brilho. Não sei mais o q fazer, estou mto desanimada e arrasada. Por favor me ajudem! Qdo lavo parace até palha so fica melhor qdo seco c/ secador e passo prancha ai acho q disfarça. Ele nunca foi assim. O q vcs me sugerem? Aguardo resposta! Obrigada!

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Bia

      Parece excesso de proteína. Corta a queratina da sua vida e taca creme de leite e óleo de pequi nesse cabelo!

  • Ana Carina

    Oi :) Já há algum tempo que sou leitora do site, mas só hoje resolvi postar…

    Desde que comecei a ler o vosso site que me decidi pelos shampos sem sulfatos, tendo encontrado um com “sulfatos mais suaves” da FarmaVitta (aqui em Portugal há poucos)… A questão é que sempre tive cabelo encaracolado, mas já há vários meses que o meu cabelo tornou-se mais fino e somente ondulado. Esta situação desenrolou-se ao mesmo tempo que tornei-me mais assídua do ginásio, fazendo exercício 6 dias por semana. Ou seja, lavo o cabelo todos os dias!

    Gostaria de saber a razão da “fraqueza” do meu cabelo e se alguém tem conselhos para quem frequenta assiduamente o ginásio como pode cuidar melhor dos cabelos.

    Beijinhos e como é óbvio AMO O VOSSO SITE :D

    • Paola Oliveira de Camargo

      Interessante esse negócio de perder os cachos, Ana. Eu tenho uma amiga qe tinha o cabelo cacheado. Meio ano atrás, ela começou o doutoramento dela na universidade do Porto. Agora, o cabelo dela está liso! Diz essa minha amiga qu isso ocorreu dvido à água de Portugal, que é muito diferente da brasileira…
      Em 14/04/2014 21:23, “Disqus” escreveu:

      • Ana Carina

        Tb sou do Porto… muita gente de fora tb queixa-se da água realmente… Mas sempre fui daqui, por isso não penso que seja da água. Mas fez-me lembrar que não devo lavar com água mto quente :D

        Será que é so uma fase, uma mudança…? Ele tem aspeto saudavel, mas está fino…

        Podiam mesmo publicar um artigo para cuidados a ter para quem faz exercício fisico regularmente… pleeeeeaaaaaasseeeeeeeee :)

        Tenho medo de andar a fazer asneiras :o

        Beijos :)

        • Paola Oliveira de Camargo

          Água quente é um problema, mas não creio que vá alisar o cabelo.
          É normal o cabelo mudar de textura a cada 7 anos, se bem me lembro. Aida assim, essa mudança me pareceu radical demais. Agora, se de repente passaste a lavá-lo todo dia, teu cabelo de repense começou a receber uma carga de resíduos da água muito além do que estava acostumado. Já pensaste em instalar um filtro de água para o chuveiro?

  • Leticia

    oi meninas sou leitora nova do site, li váários posts e fiquei com algumas dúvidas então vou postá-las aqui, ok?

    1. Faço progressiva no cabelo, e ultimamente ele tem estado horroroso, pontas ressecadas, super sem vida e sem movimento. Acho que pode ser excesso de proteína que vcs tanto falam, então gostaria de saber se seria uma boa ideia usar a mascara moisture recovery da joico? e o morrocanoil de tampa laranja (repair)?

    2. Uma coisa que meu cabelo tem são uns pontinhos brancos nos fios onde ele fica suuuper quebradiço, vcs sabem o que pode ser isso e o que eu posso fazer pra melhorar?
    3. É verdade que depois de passar a máscara hidratante devemos passar também um condicionador para fechar as escamas do fio, ou não é necessário?
    4. Faço academia 4x na semana e fico molhada de suor, já li em alguns lugares que sempre que malhamos devemos lavar o cabelo pq suor estraga demais, mas vi vcs aconselhando a lavar apenas 2x ou 3x. o que eu devo fazer?

    Aguardo resposta meninas :)
    P.S: Preciso dizer que amei muito o site. Tenho certeza que vai ajudar demais na recuperação do meu cabelinho. bjs

  • Isadora_Rezende

    Amei o resumão!!!!!! :D

  • Paola Oliveira de Camargo

    Perfeito para as novas leitoras, Ju. Vou lá compartilhar agora com uma amiga que estou tentando disciplinar ;)

  • Mary

    Oi, Ju!!
    Eu tenho uma dúvida qto a origem do ácido lático que usamos nas receitas de mascaras para cabelo: há diferença no ácido lático do iogurte para o do creme de leite? Qual tem o maior teor de ácido lático o iogurte ou creme de leite. Pergunto pq em algumas receitas do PB usa-se iogurte e em outras o creme de leite. Muito obrigada pela atenção e parabéns pelo site, descobri a pouco mais de 2 meses e “devoro” os posts compulsivamente: meus cabelos e minha pele são outros!! Super bjo.

  • Regina Bello

    Chegou meu leave-in biosilk!!!! Eu lavo passo a máscara passo o vinagre e finalizo com o leave-in neh? Poderia dar dicas de mascaras sem proteinas?
    Obrigada,

  • Manuela dEça Neves.

    Usei a mistura de vinagre de maçã e água… já senti diferença na primeira aplicação. Obrigada!!! :)

  • Julia Françolin Borges

    Oieee! Pois eu faco tudo isso mesmo, já encomendei meu segundo óleo de pequi que ta vindo do Brasil pra mimm!! Meu problema é que aqui onde moro na suica nunca acho os produtos que voce recomenda Ju :( Shampoo sem sulfato o único que eu achei é o da Loreal, a linha sem sulfato, eu to usando agora o “Everpure” – Mosture shampoo, que é o rosa da linha sem sulfato. Será que ele é bom mesmo? Meu medo é eles chamarem de “sem sulfato” e na verdade ainda ser meio ruim! Ainda mais pro meu cabelo que nao cresce de JEITO NENHUM, tipo, desde crianca nunca tive cabelo longo :(
    Mas tudo bem.. Entao, voce acha que esse da Loreal é bacana ou eu devia mudar pra outro?
    Beijo pra todas :)

    PS. tao aqui os ingredientes dele pra caso vc queira dar uma olhada hehe

  • Kárima

    Ju: vc fala no artigo que não se deve lavar os cabelos todos os dias. Veja meu caso: eu faço atividade física TODOS os dias (que consigo….kkkk), mas sempre que faço, transpiro demais, deixando o couro cabeludo ensopado. Não é maneira de dizer, não, fica como se tivessem jogado um balde de água em mim. Então, não tenho escolha,pois já tenho excesso de óleo no cabelo, acrescido do suor, fica td grudado no couro da cabeça… O que vc sugere?
    bj.

  • Fabiana Girardi

    Olá meninas!
    Ficou mto esclarecedora a didática para cuidado com os cabelos.
    Teria um pedido a fazer.
    Vcs poderiam escrever um artigo que desmistifique os demaquilantes?
    Grata sempre!

  • Viviane

    Usei o glicerinado da Jonhson por 4 meses e meu cabelo ficou ótimo, daí parti pro sem sulfato, tentei Bioderm, Amend, Phytoervas e meu cabelo ficou com aspecto ensebado, só melhorou quando usado com bicarbonato… :( Tem cabelos que não se adaptam ou tenho que continuar tentando até o cabelo acostumar?

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Bia

      É tipo namorado. Tem que achar o shampoo da sua vida rs

      Eu gostei de alguns desses que vc falou…tente fazer duas aplicações na mesma lavagem. Usar o bicarbonato pra ajudar uma vez por semana também não é problema!

  • Josi

    Meu cabelo ñ se deu com shampoo sem sulfato, ñ se porq mais resseca muito… Vou seguir as dicas, mas ficar com meu shampoo de costume.

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Depende do shampoo, vale a pena continuar testando. O Mamãe e Bebê da Natura é muito adstringente e resseca mesmo.

  • Paula

    Tenho uma duvida. É verdade que quem faz progressiva precisa secar o cabelo com secador após toda lavagem?

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Bia

      Oi Paula!

      Acho que eu já tinha visto essa sua pergunta, mas daí sumiu aqui no meio…rs

      Obrigada por repetir e pela paciência.

      Então, o calor ajuda a manter a modelagem do fio, mas pode ser chapinha, depois que o cabelo secar mesmo….se quiser fazer escova de vez em quando não abuse para não tracionar muito e acabar estragando o cabelo.

      Mais importante que secar no secador é lavar com shampoo sem sulfato sempre. A queratina usada no relinhamento do fio dura mais, e a modelagem esticada também :)

      • Paula

        Já tinha mandado mesmo, e resolvi repetir a pergunta porque sei que deve ser dificil dar conta de tanta coisa. Já uso shampoo sem sulfato e tento ter todos os cuidados. Mas fiz essa pergunta porque minha cabeleireira disse que tem que secar após TODA lavagem, e eu não gostei porque tenho muita preguiça e achei tambem que pudesse ser mito.
        Obrigada pela resposta :)

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Oi Paula, eu já ouvi muito essa teoria, mas não posso dizer que é verdade. Eu diria que não, pois o calor + agente são ativados com a chapinha que é passada várias vezes durante a aplicação da progressiva.

      • Paula

        Imaginei isso que você disse mesmo. Obrigada pela resposta

  • Jéssica

    Oi Jú! Tive uma dificuldade na adaptação do shampoo sem sulfato. Parti direto para um sulfate free e usei por uns 4 meses, porém mesmo assim meu cabelo não se adaptou e sempre fica com o aspecto pesado. Daí, comecei a usar o da johnsons, mas sempre que volto para o sulfate free o resultado é o mesmo… Será que estou fazendo algo de errado? Já usei o belofio sulfate free, amend eco therapy e atualmente o bioderm oroargan… obrigada, beijoo

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Bia

      Tenta o da phytoervas! É muuuio bom.

      Importante ressaltar que você pode aplicar o shampoo duas vezes na lavagem se seu cabelo tiver muito óleo. Não esfregue, massageie, e use água morna ou fria.

      • Jessica

        Bia, muitíssimo obrigada pela resposta. Vou testar sim, com certeza e obrigada pela dica.

        Posso aproveitar pra perguntar mais uma coisa? É verdade que a composição das máscaras bioderm não são organizadas de acordo com sua quantidade?
        Comprei a Monoi Oroargam e agua vem por último… achei meio estranho rsrs abraço!

        (Composição: Argania Spinosa Kernel Oil, Macadamia Integrifolia Seed Oil, Cocos Nucifera Oil, Gardenia Tahitensis Flower, Tocopherol, Panthenol, Cetearyl Alcohol, Behentrimonium Chloride, Stearamidopropyl Dimethylamine, Citric Acid, Octadecyl Di-t-butyl-4-hydroxyhydrocinnamate, Hydroxypropyl Starch Phosphate, PPG-3 Benzyl Ether Myristate, Glycerin, Caesalpinia Spinosa Gum, Hydrolyzed caesalpinia spinosa gun, Peg-8 Caprylic/ Capric Glycerides, DMDM Hydantoin, Ethylhexylglycerin, Linalol, Hexyl Cinnamal, Parfum, Aqua)

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Continue testando, vc vai encontrar o que funciona pra vc. Eu recomendo: Joico (sulfate free color line) e Idna Borges. beijos

  • Regina Bello

    Poderia passar o link do Biosilk Leave-in para compra…

    • Fernanda

      google.com

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-545059687-promoco-biosilk-terapia-com-seda-leave-in-50-ml-_JM

      bjs

  • Marina

    Uma duvida: Tenho cabelo oleoso e pra mim é extremamente necessário a lavagem do cabelo todos os dias (com shampoo sem sulfato) o resto do procedimento eu devo fazer todos os dias?

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Bia

      Já tentou shampoo a seco? Costuma ajudar no intervalo entre as lavagens….

      Pode fazer menos umectacao se seu cabelo for muito oleoso, mas óleo não faz mal :)

      • Marina

        Ainda não testei a Umectação, vou fazer nesse fim de semana, mas infelizmente o shampoo a seco não deu certo comigo (sim, meu caso é grave de oleosidade) eu evito lavar o cabelo quando não saio de casa, mas durante a semana que é trabalho e faculdade quase impossivel não lavar. A umectação vou começar logo. Muito obrigada por responder :)

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Faz todos os dias. Mas tenta incorporar shampoo a seco e lavar menos. Tente um shampoo sem sulfato menos agressivo, um que não seja adstringente. beijos

      • Marina

        Ja tentei sim, usei poucas vezes e pra mim não resolveu foi nada, uso o shampoo a seco quando é uma extrema emergência. A Dermatologista até me receitou um shampoo com 10% de LCD, porem achei ele muito forte, ai eu intercalo 3 vezes na semana. Atualmente uso o mamãe e bebe da natura, achei bem suave.

  • Regina Bello

    Olá quantas vezes na semana posso substituir o condicionador pela máscara, já vi lugares dizer que tem que finalizar sempre com o condicionador senão o cabelo danifica com o tempo? Poderia me tirar esta dúvida? Obrigada,

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Bia

      Tudo bobagem, Regina!

      A desculpa é o ph do condicionador, mas isso o vinagre dá conta. Pode usar máscara sem proteínas em todas as lavagens.

      :)

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Regina, por que o cabelo danifica com o tempo, qual a lógica disso? O vinagre finaliza com o pH certo, vc não precisa de condicionador se seguir essa rotina. bjs

  • Ana Cristina

    Jú me tire uma dúvida. Como faço luzes, o óleo de pequi já é o suficiente para minimizar os danos? Ou ainda se faz necessário o uso da queratina?

    • Lulu

      ótima pergunta!! Também gostaria muito de saber isso!! Responde pra gente, Ju =))) pleaseee hehehe

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Bia

      Depende do estado geral do cabelo de vocês. Eu escrevi um post sobre isso recentemente. Se estiver elástico e sem brilho, precisa. Se não, vai depender muito do quanto a química agrediu o fio.

      Nota: se vocês usarem tonalizante tipo keraton, tem queratina na formula. Se fizer progressiva, também. Daí é melhor não usar. Caso contrário, se o fio estiver em bom. Estado use uma vez depois do retoque e ta bom…..

      Procure ” como saber se os cabelos precisam de queratina ” na lupinha e leiam meu post sobre isso. Estou no cel e não consigo por link aqui :(

      Beijo

      • Ana Cristina

        Obrigada Bia, irei ler sim

      • Renata Piovani

        olá Bia, tudo bem? sobre o keraton: ele é uma “tintura” menos agressiva? pergunto pq só uso a surya henna creme (dá a sensação de uma boa hidratação pra mim mas a cobertura é tão fraquinha) mas ela não cobre os brancos q começaram a aparecer. meu cabelo é bem comprido e nunca gostou de tinta nem de tonalizante, não importa a marca ou o preço… já usei produtos bem caros e ainda assim meu cabelo teimou em ficar muito duro! há mais de um ano q só uso shampoos sem sulfato e meu cabelo melhorou bastante!!! já pensei em usar o keraton, pra ver se tem uma cobertura mais efetiva, mas tive receio pois não conheço ngm q possa me dar um feedback.

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      depende de como está seu cabelo, provavelmente o óleo de pequi já basta. Use uma máscara de queratina mensalmente. bjs

      • Ana Cristina

        Obrigada ju

  • taciane

    vou seguir a risca,vamos ver se até tinindo ano meu cabelo esteja tinindo de lindo rsrs

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Depois conta se deu certo! bjs

      • Regina Bello

        Obrigada, já adquiri… bjus