Será que Seus Óculos são Falsificados?

É super bem feito, mas é falso!

É super bem feito, mas é falso!

Óculos de sol é um item indispensável neste nosso Brasil. As marcas nacionais trazem artigos cada vez mais bonitos e de ótima qualidade. Porém, há os que preferem optar por marcas importadas e, para pagarem preços mais baixos, se aventuram em comprar pela internet.

Eu acho ótimo, os preços são melhores, há muitos vendedores honestos, mas é preciso saber comprar para não acabar levando um produto falsificado. Dá para reconhecer, por exemplo, camisas polo falsificadas da Tommy hilfiger, Polo Ralph Lauren e Lacoste, além de óculos Ray Ban e bolsas Louis Vuitton apenas observando pequenos detalhes.

O comércio de produtos falsificados é muito detalhista, você pode levar até mesmo certificados de garantia falsificados e notas fiscais! Todo cuidado é pouco. Neste artigo, vou ensiná-los a reconhecer óculos originais Chloé. Não sejam preconceituosos com os chineses, ok? Este vendedor oriental, inclusive, ensina como reconhecer falsificações e eu traduzi pra vocês.

Vamos começar pelos cases: vejam a diferença entre um falsificado e um original. O verdadeiro é o case do meio. Ele tem um brilho dourado fosco. Os outros dois são bem rústicos e o nome Chloé escurecido na parte interna.


Agora vejam o certificado de garantia: o primeiro é falso, o segundo é original. A marca  não usa alto relevo  branco e  não é grampeado como na primeira foto, é claro! Eu nem imagino a Chloé usando um grampeador na fábrica.


Observem as hastes: somente o terceiro óculos é verdadeiro.
Neste caso, observamos  pequenas diferenças na fonte como imperfeições na letra “e”, além do brilho fosco do metal que você não encontra nos dois primeiros modelos.


O conjunto original da obra é este. No mercado você vai se deparar com um conjunto desses todo branco, ou com apenas a caixa branca e os outros itens com as letras douradas. É só prestar atenção na homogeneidade que a marca traz. As grifes famosas, assim são por serem detalhistas e fabricar com gosto e sofisticação.

Alguns comerciantes vendem as notas fiscais para que um produto falso passe por verdadeiro quando um comprador desavisado pedir a nota. Em um site encontrei notas  à venda por 15 dólares:

Infelizmente, muitos já foram enganados de forma cruel (este exemplo da nota fiscal deixa qualquer um triste), mas podemos combater isto com informação. Se você já se sentiu lesado, tente procurar se informar nos sites oficiais das marcas antes de comprar. Observe as fotos e os detalhes dos produtos, além de conversar com quem já comprou em lojas físicas.

Afinal, se for para comprar produtos falsificados, que seja consciente disso, não vejo problema algum. Há também a opção por produtos “inspired”, que não são réplicas e são produzidos por boas marcas nacionais. A escolha é sua! Eu, pessoalmente, acho que um look bonito não precisa ser caro, basta ter bom gosto.

author avatar

Engenheira e pesquisadora. Adoro fazer testes e fórmulas exclusivas para o PB. Amo química, neurociência e sorvete.