Shampoo Sem Sulfato – Segredo Para Cabelos Lindos

loreal ever pure

Quer ter seus cabelos lindos novamente em 4 meses? Comece trocando de shampoo!

A Juliana já falou aqui e aqui sobre os malefícios dos shampoos comuns (com sulfatos ou lauril, parabenos e silicones) para seus cabelos. Se você quiser ter um cabelo lindo e saudável economizando rios de dinheiro com hidratações caríssimas, reposição de massa, cauterizações, então esqueça os shampoos comuns!

Após 4 ou 5 meses de lavagens com estes shampoos, seus cabelos sofrem danos seríssimos nas cutículas e chegam, 95% das vezes, a afetar o córtex (região que concentra a maior parte da queratina do cabelo-> aquela região que nós atingimos quando fazemos alisamento capilar). O resultado disso é muito frizz, ressecamento, desbotamento da cor e mudança estrutural do cabelo.

Não é só de cabelos que estamos falando, veja a causa de vários problemas de saúde:

Os produtos contendo LSS (Sodium Lauryl Ether Sulfate) podem afetar quem tenha propensão a eczemas e outras irritações. Essas substâncias ajudam na produção elevada de espuma nesses produtos, permitindo uma melhor distribuição do produto durante a lavagem do cabelo, pele ou dentes (é isso mesmo, não é só com os shampoos que devemos ter cuidado). Quando enxaguado, o produto terá lavado a área mas, em contrapartida, terá também removido a humidade das camadas superiores da derme. Em pessoas com pele sensível (com dermatites, ACNE, eczema, psoríase e sensibilidade química), as propriedades hidrófilas desse tipo de detergente podem fazer ressurgir os problemas de pele ou piorar condições já existentes. Eu, que sou a pessoa mais alérgica do mundo e absolutamente atópica, preciso muito fugir do LSS!

Seu cabelo era lindo quando você era mais nova e agora não é mais? Tente trocar de shampoo, em primeiro lugar, antes de se jogar em tratamentos caros que irão ter que reverter um dano que você vai REFAZER todos os dias!

Sempre que eu falo em shampoo sem sulfato ou Lauril minhas amigas entendem “shampoo sem sal”. São duas coisas bem diferentes!  Outra reclamação comum é: não espuma, parece que não lava! Lava sim. E a questão da espuma depende da marca. Eu já usei ótimos shampoos sem sulfato que espumam bastante, como o da Eh! A menor quantidade de espuma que eu já encontrei em um shampoo sem sulfato foi esta que vocês podem verificar nass fotos que eu fiz no banho. Não é tão exagerado assim! 

A Loreal Ever Pure foi a linha que mais me deixou feliz em termos de Sulfate Free!  O shampoo  espuma bem e foi feito sem sulfato não para seguir a onda naturalista, mas para não desbotar cabelos coloridos! Deixa-os limpos, leves, saudáveis e os resultados você verá na cor! O condicionador é perfeito e funciona muito bem com o shampoo. Nota 10! Ele foi testado por minha mãe, que não liga para sulfatos, ela gosta é de cheiro bom e cabelo macio! Então, foi aprovado por quem entende e por quem não entende do assunto!

A linha orgânica da Éh Cosméticos se preocupa em formular com ingredientes derivados de óleos naturais, sem petroquímicos e parabenos. Vai além de remover o sulfato da fórmula e promete usar 100% de vegetais orgânicos renováveis. Não é testado em animais. Muito bom e além de tudo isso ainda é cheiroso, como todas as linhas da Éh! Sou fã! Eu só usei o shampoo, então não sei dizer se os condicionadores da linha hidratam tão bem quanto os da Loreal Ever Pure. O shampoo é perfeito e eu comprei por 11 reais!

Esta é a melhor máscara hidratante de linhas “naturebas” que já usei. Ela contém BTMS que condiciona MUITO qualquer tipo de cabelo. Apesar do nome, o BTMS (Metossulfato Behentrimonium) não é prejudicial como o Lauril éter sulfato de sódio ou o de amônio: coisas da química! Ele é feito de um óleo não geneticamente modificado da semente de colza (se for modificado, vira canola-que significa óleo canadense de baixo teor ácido). E antes que eu me empolgue e comece a dar aula de engenharia química (só eu gosto disso, eu sei), vou me conter em dizer que o BTMS é muito conhecido pela super capacidade de desembaraçar sem causar acúmulo no cabelo. É uma cera condicionante que dá uma sensação de maciez e brilho. É extremamente leve e recomendado para uso em produtos para bebês. Muito mais suave e desembaraçante que o cloreto de behentrimonium que é comumente usado. Qualquer produto com Behentrimonium Methosulfate, é EXTREMAMENTE condicionador. Faça o teste! Além desse componente, a Máscara capilar de amla, guaraná e melão da Surya contém óleo  de laranja, não contém lauril, parabenos e os ingredientes são oriundos de agricultura orgânica (cultivados sem agrotóxicos), certificados pela ECOCERT e, é claro, não testado em animais!

Então, para ter cabelos saudáveis, comecem fugindo destes nomes (significam a mesma coisa):

  • LSS

  • Lauril Éter Sulfato de sódio

  • Sodium Lauryl Ether Sulfate

  • Laurel Éter Sulfato de amônio (diferente, mas prejudicial do mesmo jeito)

  • Steol-130, 230, 270, 330, 370 or 460

  • Stepanol

  • Alkyl Ether Sulfate

  • Sodium POE(2) Lauryl Ether Sulfate

  • Sodium Diethylene glycol Lauryl Ether Sulfate

  • Surfax EVE

Informações técnicas (não resisti gente, eu amo a minha escolha profissional):

A CTFA e o American Cancer Society negam a possibilidade do LSS ser cancerígeno. Já a Enviromental Work Group afirma que o LSS pode, possivelmente, estar contaminado com 1,4-dioxano. O FDA (órgão controlador americano- a ANVISA deles) estimula as empresas a remover o Sulfato dos produtos por ser contaminante, mas ainda não é proibido por lei. Eu creio que será!

É isso! Vamos cuidar dos cabelos e da saúde!

Espero que gostem do artigo, que eu escrevi em homenagem à minha querida professora de Química, Ciência e Tecnologia dos Materiais da faculdade de Engenharia do Instituto Federal do Maranhão, Doutora Mírzia Monteiro!

author avatar

Engenheira e pesquisadora. Adoro fazer testes e fórmulas exclusivas para o PB. Amo química, neurociência e sorvete.