Shampoo Sem Sulfato – Segredo Para Cabelos Lindos

loreal ever pure

Quer ter seus cabelos lindos novamente em 4 meses? Comece trocando de shampoo!

A Juliana já falou aqui e aqui sobre os malefícios dos shampoos comuns (com sulfatos ou lauril, parabenos e silicones) para seus cabelos. Se você quiser ter um cabelo lindo e saudável economizando rios de dinheiro com hidratações caríssimas, reposição de massa, cauterizações, então esqueça os shampoos comuns!

Após 4 ou 5 meses de lavagens com estes shampoos, seus cabelos sofrem danos seríssimos nas cutículas e chegam, 95% das vezes, a afetar o córtex (região que concentra a maior parte da queratina do cabelo-> aquela região que nós atingimos quando fazemos alisamento capilar). O resultado disso é muito frizz, ressecamento, desbotamento da cor e mudança estrutural do cabelo.

Não é só de cabelos que estamos falando, veja a causa de vários problemas de saúde:

Os produtos contendo LSS (Sodium Lauryl Ether Sulfate) podem afetar quem tenha propensão a eczemas e outras irritações. Essas substâncias ajudam na produção elevada de espuma nesses produtos, permitindo uma melhor distribuição do produto durante a lavagem do cabelo, pele ou dentes (é isso mesmo, não é só com os shampoos que devemos ter cuidado). Quando enxaguado, o produto terá lavado a área mas, em contrapartida, terá também removido a humidade das camadas superiores da derme. Em pessoas com pele sensível (com dermatites, ACNE, eczema, psoríase e sensibilidade química), as propriedades hidrófilas desse tipo de detergente podem fazer ressurgir os problemas de pele ou piorar condições já existentes. Eu, que sou a pessoa mais alérgica do mundo e absolutamente atópica, preciso muito fugir do LSS!

Seu cabelo era lindo quando você era mais nova e agora não é mais? Tente trocar de shampoo, em primeiro lugar, antes de se jogar em tratamentos caros que irão ter que reverter um dano que você vai REFAZER todos os dias!

Sempre que eu falo em shampoo sem sulfato ou Lauril minhas amigas entendem “shampoo sem sal”. São duas coisas bem diferentes!  Outra reclamação comum é: não espuma, parece que não lava! Lava sim. E a questão da espuma depende da marca. Eu já usei ótimos shampoos sem sulfato que espumam bastante, como o da Eh! A menor quantidade de espuma que eu já encontrei em um shampoo sem sulfato foi esta que vocês podem verificar nass fotos que eu fiz no banho. Não é tão exagerado assim! 

A Loreal Ever Pure foi a linha que mais me deixou feliz em termos de Sulfate Free!  O shampoo  espuma bem e foi feito sem sulfato não para seguir a onda naturalista, mas para não desbotar cabelos coloridos! Deixa-os limpos, leves, saudáveis e os resultados você verá na cor! O condicionador é perfeito e funciona muito bem com o shampoo. Nota 10! Ele foi testado por minha mãe, que não liga para sulfatos, ela gosta é de cheiro bom e cabelo macio! Então, foi aprovado por quem entende e por quem não entende do assunto!

A linha orgânica da Éh Cosméticos se preocupa em formular com ingredientes derivados de óleos naturais, sem petroquímicos e parabenos. Vai além de remover o sulfato da fórmula e promete usar 100% de vegetais orgânicos renováveis. Não é testado em animais. Muito bom e além de tudo isso ainda é cheiroso, como todas as linhas da Éh! Sou fã! Eu só usei o shampoo, então não sei dizer se os condicionadores da linha hidratam tão bem quanto os da Loreal Ever Pure. O shampoo é perfeito e eu comprei por 11 reais!

Esta é a melhor máscara hidratante de linhas “naturebas” que já usei. Ela contém BTMS que condiciona MUITO qualquer tipo de cabelo. Apesar do nome, o BTMS (Metossulfato Behentrimonium) não é prejudicial como o Lauril éter sulfato de sódio ou o de amônio: coisas da química! Ele é feito de um óleo não geneticamente modificado da semente de colza (se for modificado, vira canola-que significa óleo canadense de baixo teor ácido). E antes que eu me empolgue e comece a dar aula de engenharia química (só eu gosto disso, eu sei), vou me conter em dizer que o BTMS é muito conhecido pela super capacidade de desembaraçar sem causar acúmulo no cabelo. É uma cera condicionante que dá uma sensação de maciez e brilho. É extremamente leve e recomendado para uso em produtos para bebês. Muito mais suave e desembaraçante que o cloreto de behentrimonium que é comumente usado. Qualquer produto com Behentrimonium Methosulfate, é EXTREMAMENTE condicionador. Faça o teste! Além desse componente, a Máscara capilar de amla, guaraná e melão da Surya contém óleo  de laranja, não contém lauril, parabenos e os ingredientes são oriundos de agricultura orgânica (cultivados sem agrotóxicos), certificados pela ECOCERT e, é claro, não testado em animais!

Então, para ter cabelos saudáveis, comecem fugindo destes nomes (significam a mesma coisa):

  • LSS

  • Lauril Éter Sulfato de sódio

  • Sodium Lauryl Ether Sulfate

  • Laurel Éter Sulfato de amônio (diferente, mas prejudicial do mesmo jeito)

  • Steol-130, 230, 270, 330, 370 or 460

  • Stepanol

  • Alkyl Ether Sulfate

  • Sodium POE(2) Lauryl Ether Sulfate

  • Sodium Diethylene glycol Lauryl Ether Sulfate

  • Surfax EVE

Informações técnicas (não resisti gente, eu amo a minha escolha profissional):

A CTFA e o American Cancer Society negam a possibilidade do LSS ser cancerígeno. Já a Enviromental Work Group afirma que o LSS pode, possivelmente, estar contaminado com 1,4-dioxano. O FDA (órgão controlador americano- a ANVISA deles) estimula as empresas a remover o Sulfato dos produtos por ser contaminante, mas ainda não é proibido por lei. Eu creio que será!

É isso! Vamos cuidar dos cabelos e da saúde!

Espero que gostem do artigo, que eu escrevi em homenagem à minha querida professora de Química, Ciência e Tecnologia dos Materiais da faculdade de Engenharia do Instituto Federal do Maranhão, Doutora Mírzia Monteiro!

author avatar

Engenheira e pesquisadora. Adoro fazer testes e fórmulas exclusivas para o PB. Amo química, neurociência e sorvete.

  • Elisa Dalenogare

    Olá!! Gostaria de saber onde encontro todos estes produtos que tu citaste no artigo. Não conhecia nenhum e nunca vi também.

  • natalia macedo

    ??

  • natalia macedo

    ju isso eh a mesma coisa sodium lauroly sarcosinate

  • Deise

    Olá, gostaria de uma sugestão de fórmulas com o Plantaren 1200 e 2000, sem a Amida 90. Obrigada!

  • natalia

    oh ju mesmo sendo pra bebe o shampoo natura mamae e bebe sera que bom pro nossso cabelo?pq eh sulfato free

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      pode usar sem problemas! beijos

  • http://www.facebook.com/greicy.mendonca.9 Greicy Mendonça

    Tira uma dúvida pra mim.O creme yamasterol BRANCO é aprovado noo/loo pow? Adoro tuas resenhas, são as melhores!!!!!!

  • http://www.facebook.com/elizania.luiz Elizania Silva Luiz

    o shampoo mamãe bebê da natura não tem sulfate não, e barato…beijossssss

  • http://www.facebook.com/elizania.luiz Elizania Silva Luiz

    o shampoo mamãe bebê da natura não tem sulfate não, e barato…beijossssss

  • Andrea

    Gostei. Não uso shampoos com sulfato há um ano, meu cabelo nunca esteve melhor. E realmente é difícil encontrar shampoos sem sulfato no Brasil, algumas marcas tem, muitas marcas americanas voltadas para o público consumidor de produtos orgânicos e para o “natural hair” os tem.

  • Andrea

    Gostei. Não uso shampoos com sulfato há um ano, meu cabelo nunca esteve melhor. E realmente é difícil encontrar shampoos sem sulfato no Brasil, algumas marcas tem, muitas marcas americanas voltadas para o público consumidor de produtos orgânicos e para o “natural hair” os tem.

  • Ursula

    Se não há os tensoativos derivados do lauril, quais as substâncias que promovem a remoção das sujidades dos fios e do couro cabeludo? Grata.

    • http://produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      outros surfactantes mais amenos em shampoos sem sulfatos limpam bem o cabelo, mesmo os silicones e óleos e condicionadores já limpam, vc sabe óleo limpa óleo. Não é preciso usar sulfatos para ficar com o cabelo limpinho e cehiroso. beijos

  • Rosy Blusky

    PARA A VOSSA BOA SAÚDE!

    Devem procurar o nome do composto em inglês: Sodium Laureth Sulfate nos champoos e gels de banho.

    Aos produtos abaixo identificados juntam-se o gel de banho da Sanex, os sabonetes líquidos do Carrefour e Feira Nova (produtos brancos) e o shampoo da Dove.

    Verifiquem se entre os ingredientes do champoo que usam há uma substância chamada’Lauril Sulfato de Sódio’ ou LSS .

    Esta substância faz parte da composição da maioria dos champôs pois os fabricantes utilizam-na por ela produzir muita espuma a baixo custo. No entanto o LSS é usado para lavar chão de oficinas (é um desengordurante).

    Verifiquei que outras marcas como: VO 5, Palmolive, Paul Michell, Organics, Revlon Flex, Dimension o novo HernoKlorane champô, e muitas, muitas outras, contêm esta substância.

    Ligou-se para um destes fabricantes,e foi-lhes dito que eles estavam a usar uma substância cancerígena. Eles concordaram com a afirmação, mas disseram que não podiam fazer nada pois precisavam dela para produzir espuma.

    A pasta dentífrica Colgate (bubbles) também contém LSS.

    Várias pesquisas têm mostrado que nos anos 80 a probabilidade de contrair cancro era de1 em 8000 e nos anos 90 era de 1 em 3, o que é bastante grave.

    Espero que tomem esta advertência com seriedade e a partilhem com as pessoas que conhecem, talvez possamos parar de ‘espalhar’ por aí o’vírus’ do cancro, evitando comprar champôs que contenham o LSS-Lauril Sulfato de Sódio, até que os seus fabricantes tomem a providência de substituir este componente por outro que não prejudique a saúde dos seus consumidores.

    Por favor passem esta informação para o maior número possível de pessoas que isto não se trata de uma corrente, mas de uma preocupação com a nossa saúde.’
    Faculdade de Ciências e Tecnologia

    Universidade Nova de Lisboa

    Dr.ª Catarina Roriz

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100001733392298 Cristina C de C

    sabem o que mais me deixou frustrada com a Surya? quando solicitei amostras,imagine as que vieram? ¬¬ veja bem! escrevi que a marca foi indicada por se tratar de uma empresa que , digamos, lide com produtos naturais.bem,pois bem,descrevi minha situação quanto aos cabelos, ou seja, irritações no couro cabeludo, quedas acentuadas, cabelos finos ,couro oleoso e pontas ressecadas , e sempre deixando claro o quanto de minha sensibilidade considerável.as amostras que me enviaram? aquela do morango e outra da embalagem verde …usei de raiva e o que me causou? mais raiva ainda.
    será que a gente precisa escrever grego para fazer o SAC entender BEM e CLARAMENTE as reclamações, mensagens ,solicitações ,como até pedidos de indicações de produtos a elas,DE ACORDO com o problema do consumidor?
    não me sinto ouvida, me sinto desrespeitada e ,por que não? humilhada.temos de lidar todo santo dia com prestadoras de serviços ineficientes , mas TUDO absolutamente TUDO seguir essa ordem, onde iremos parar?
    ah ,li aquele artigo : http://www.produtosdebeleza.com/sua-acne-pode-ser-foliculite.html meus sintomas são parecidos – quantas e quantas vezes reclamei com os dermatologistas: -gente! parece que meus fios são nylon ferindo meu rosto! e onde as espinhas, machucados aparecem? adivinhemos! onde o cabelo toca!!!!!! meu queixo/bochecha que digam! eu até cheguei ao ponto de raspar minha cabeça!!!! e não é que melhorou?pois riam quando eu dizia que me sentia como se meu cabelo me causasse alergia! mal sabia eu que pode ser (porque não tenho diagnóstico ainda) foliculite!mas não entendo, já passei por tantas dermatologistas e nenhum falou sobre o sulfato (nem alergista que constatou alergia ao perfume mix – e que não esclareceram nada) e outras dessas drogas que encontramos nos produtos e, gente, não aguento mais descrever meus problemas para esses médicos! será que falo alguma língua que ninguém entende?já chorei muito e hoje a raiva quase me possui! cansa tanto descaso! meu rosto, hiper sensível, oleoso na zona T e mais seco nas outras partes. tá brabo! já suei cetaphil , e outros a base de enxofre e aqueles sabonetes para pele sensível que encontramos em farmácias cujos produtos são caríssimos! e nada de nada!!! enfim…problemas e mais problemas… cansa!

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Oi querida, tenta o shampoo de zinco usado na pele e no cabelo, no outro artigo da foliculite eu o mencionei. Se preferir use apenas na pele e no couro cabeludo, pois geralmente esse shampoo tem sulfato e use um shampoo sem sulfato no comprimento se precisar. E normal ver medicos que nem sabem dessas coisas, hoje em dia a gente pode se informar e acabar sendo mais precisa. Fica calma, vc vai melhorar. Beijos

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100001733392298 Cristina C de C

    sabem o que mais me deixou frustrada com a Surya? quando solicitei amostras,imagine as que vieram? ¬¬ veja bem! escrevi que a marca foi indicada por se tratar de uma empresa que , digamos, lide com produtos naturais.bem,pois bem,descrevi minha situação quanto aos cabelos, ou seja, irritações no couro cabeludo, quedas acentuadas, cabelos finos ,couro oleoso e pontas ressecadas , e sempre deixando claro o quanto de minha sensibilidade considerável.as amostras que me enviaram? aquela do morango e outra da embalagem verde …usei de raiva e o que me causou? mais raiva ainda.
    será que a gente precisa escrever grego para fazer o SAC entender BEM e CLARAMENTE as reclamações, mensagens ,solicitações ,como até pedidos de indicações de produtos a elas,DE ACORDO com o problema do consumidor?
    não me sinto ouvida, me sinto desrespeitada e ,por que não? humilhada.temos de lidar todo santo dia com prestadoras de serviços ineficientes , mas TUDO absolutamente TUDO seguir essa ordem, onde iremos parar?
    ah ,li aquele artigo : http://www.produtosdebeleza.com/sua-acne-pode-ser-foliculite.html meus sintomas são parecidos – quantas e quantas vezes reclamei com os dermatologistas: -gente! parece que meus fios são nylon ferindo meu rosto! e onde as espinhas, machucados aparecem? adivinhemos! onde o cabelo toca!!!!!! meu queixo/bochecha que digam! eu até cheguei ao ponto de raspar minha cabeça!!!! e não é que melhorou?pois riam quando eu dizia que me sentia como se meu cabelo me causasse alergia! mal sabia eu que pode ser (porque não tenho diagnóstico ainda) foliculite!mas não entendo, já passei por tantas dermatologistas e nenhum falou sobre o sulfato (nem alergista que constatou alergia ao perfume mix – e que não esclareceram nada) e outras dessas drogas que encontramos nos produtos e, gente, não aguento mais descrever meus problemas para esses médicos! será que falo alguma língua que ninguém entende?já chorei muito e hoje a raiva quase me possui! cansa tanto descaso! meu rosto, hiper sensível, oleoso na zona T e mais seco nas outras partes. tá brabo! já suei cetaphil , e outros a base de enxofre e aqueles sabonetes para pele sensível que encontramos em farmácias cujos produtos são caríssimos! e nada de nada!!! enfim…problemas e mais problemas… cansa!

  • karina

    Gostaria de saber se começar usando o shampoo sem sal ,quais os outros ingredientes de formulas deve evitar ,ouvi falar que nao poderei usar parafina ,nem silicones mas quais são os nomes quem vêm escritos nas formulas dos produtos para eu identificar?

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100000839751579 Paloma Marques

    Lô como faço meu próprio shampoo sem sulfato?:)

  • Sirley

    obrigada pelas informações. muito úteis!

  • soraia

    sodium laureth sulfate tambem é um sulfato , faz mal ?

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Sim, faz mal

  • Valéria

    Oi,
    fui no site que a Marialnes12 postou e achei interessante, pois eles dizem: Cosméticos Naturais: Fórmulas Livres de lauril sulfatos, parabenos, etanolaminas, corantes, fragrâncias artificiais, polímeros sintéticos, produtos derivados de petróleo ou de origem animal - PRODUTOS NÃO TESTADOS EM ANIMAIS
    Então, queria saber se alguém já viu a fórmula, e é verdade, pois assim podemos ficar livres destes componentes, não só no shampoo, mas no condicionador, leven….etc.
    Bjs

  • Nane

    Adorei a matéria, muito boa mesmo! Sabe me informar onde posso encontrar o Ever Pure da loreal, tem alguma dica de site gringo??

  • Elaine Cecchin

    adorei…

  • Glauciaalvessil

    oi meninas gosto muito das matérias que vcs publicam, estou tentando mudar  meus abitos de cuidar dos cabelos,resolvi mudar o shampoo, encontrei um shampoo novo no mercado que se chama zhena naturalis  sem sulfato, gostaria de saber se esse produto é mesmo sem sulfato ou se uma propaganda enganosa .bjssssssssss

  • MariaInes12

    Uso a Linha Multi Vegetal São Shampoos Naturais sem parabenos e sem lauril sulfatos http://www.multivegetal.com

  • JULIANA

    oi queria saber o seguinte..tenho caspas mas quero trocar de shampoo p o loreal de lá de cima da materia ,pois uso clear anti caspas..o q faço p q eu possa juntar o util ao agradavel!!?? help please!!!

  • Noemi_nunes92

    Oii os shampoos infantil são menos agressores , da pra usar ?

  • chaiane

    oi!! queria saber se o shampoo mamãe e bebê da natura tem ?

    • Anônimo

      nao tem sulfato, pode usar!

  • Nadyarafa

    Oi lindas, adoro vosso site.
    Comecei a usar o shampoo sem sulfato da Creme of Nature Argan Oil e adoreeiii.
    Minha questão/duvida é: posso usar qualquer tipo de condicionador/mascara após o shampoo sem sulfato? Reconstrutoras, hidratatantes, nutritivas…
    Outra coisa, como transformo o shampoo sem sulfato em anti resíduos?
    Beijos
    Nadia

    • Lô Magalhães PB

      Pode sim, meu amor! Mas olha, outro dia eu levei um susto pq encontrei sulfato em uma máscara hidratante, acredita?? Nunca tinha visto isso! Então cuidado só com aquelas máscaras da NOVEX! Ainda não tenho total certeza do que se trata, pq o sulfato está lá, mas quando receber uma resposta da empresa, eu digo aqui!

  • Larissa

    Oii gente, eu tava procurando por shampoo sem sulfato, porque acabei de descobrir que o shampoo que eu paguei minha alma tem sulfato -.- . Fiquei com raiva, fiz progressiva e o cabeleireiro falou que era o melhor shampoo pós progressiva que ele já viu. Bem, eu pesquisei e encontrei esse site aqui: http://www.artedosaromas.com.br/2011/index.php#.Tufqc2OVpkY
    Aparentemente as coisas parecem ser boas, ainda vou ver se têm ou não sulfato. Quando eu for na loja, digo se tem ou  não.
    Algodão de Cor 
    02330-001 Av. Nova Cantareira , 1686, Box 15 Merc.Municipal do Tucuruvi – SAO PAULO 
    Tucuruvi 
    (11) 2261-3112

    • Lô Magalhães PB

      Oi querida, vem aqui contar!!

  • juliana

    lô eu uso clear anticaspa mas tava lendo e percebi q tem sulfato e logo em seguida uso o loreal força relax um verde muito bom…porem como vc disse shampoo q tem sulfato nao é bom porem tenho caspa e preciso usar algum shampoo anticaspa por favor me ajude pois nao sem se faço certo em usar o clear todos dizem q resseca mas qual shampoo anticaspa  q nao resseca ?? todos acredito eu!!  ahh outra pergunta o clear contem mais alguma coisa alem do sulfato ?? desde ja agradeço!!! bjs

    • Lô Magalhães PB

      Use óleo essencial de tea tree nos seus shampoos sem sulfatos e faça massagem no couro com ele! Beijos!

  • Giselle Ximenes

    Lô, eu comprei o shampoo e condicionador éh, mas a linha tratamento (cashmere e absoluto de côco para cabelos ressecados. Ela não tem sulfato? Ou somente este da embalagem laranja que é orgânico? O meu é o da embalagem azul.Fiquei na dúvida.
    agora.
    Grata

    • Lô Magalhães PB

      O minha linda! Só o da embalagem laranja que tá escrito “orgânico” é que não tem sulfato! ;-)

  • juliana

    lo no meu caso uso clear  anticaspas e depois loreal q é sem sulfato posso ou nao?? pois so lavo o cabelo 1 vez na semana pq dou prancha 1 vez na semana rsrsrsrs …e isso acumula caspas e ai qual sua dica???

    • Anônimo

      Vc esta certa em não lavar seus cabelos com frequencia, mas vc pode usar outros metodos para combater caspas, aqui no site tem umas dicas boas. Use shampoo sem sulfato, lave os cabelos 2 vezes por semana e siga as dicas anti caspa. Shampoos anti caspa abrem a cutícula e estragam os cabelos. Não use! http://www.produtosdebeleza.com/como-eliminar-caspa-de-cabelos.html

  • Lu

    oi lô, to aqui de novo rsrss. Olha, fiquei meio paranóica com essa onda de produtos sem sulfatos, parabenos..queria saber o que vc acha das máscaras com parabenos? elas são nocivas pro cabelo mesmo OU td bem em usar? Pq não adianta eu ficar usando meu lindo  (e carinho) shampoo da TIGI sem sulfato e me estragar com máscaras que tenham produtos que tb estão fazendo mal! HELP ME 

    • Lô Magalhães PB

      Vishi, Lu. Eu te deixei falando sozinha? Ou eu respondi em outro artigo? hihihih Até agora eu adoro parabenos, acho esse negocio de condicionador sem parabeno, silicone e nao sei o que mais lá uma frescura.

  • Lô Magalhães PB

    VOCÊ ESTÁ ERRADA! Eu não sou doida de dizer que um shampoo tem sulfato se ele tem, eu sei muito bem ler componentes químicos.
    O ÉH ORGÂNICO (esse da foto) é o que é sem LSS, os outros possuem. Caso contrário, pra que eu colocaria a foto dele aí? Os da SURYA NÃO POSSUEM LSS em suas linhas, de jeito nenhum: nome da melhor linha-> amazônia preciosa. Se vc encontrar LSS em um shampoo deles, processe-os por propaganda enganosa. Phytoervas eu não indiquei, não sei nem que shampoo é esse.

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=1555426947 Paola Olliveira de Camargo

    Oi, Lô!
    Ontem, fui na farmácia olhar alguns rótulos, e:

    - O L’Oreal EverPure eu não encontro em lugar algum (e também não poderia comprar, pois estava com meu namorado – vegano – junto, e a L’Oreal testa em animais)
    - Os shampoos éh!, em qualquer apresentação, continham Lauryl Sodium Sulfate
    - Os shampoos Surya, idem
    - Os da Phytoervas, também.

    Resultado: não consigo encontrar um único shampoo sem sulfato pelas bandas de cá! :(

    • Lô Magalhães PB

      VOC~E ESTÁ ERRADA! Eu não sou doida de dizer que um shampoo tem sulfato se ele tem, eu sei muito bem ler componentes químicos. O ÉH ORGÂNICO (esse da foto) é o que é sem LSS, os outros possuem. Caso contrário, pra que eu colocaria a foto dele aí? 
      Os da SURYA NÃO POSSUEM LSS em suas linhas, de jeito nenhum: nome da melhor linha-> amazônia preciosa. Se vc encontrar LSS em um shampoo deles, processe-os por propaganda enganosa.
      Phytoervas eu não indiquei, não sei nem que shampoo é esse.

      • http://www.facebook.com/profile.php?id=1555426947 Paola Olliveira de Camargo

        Calma, Lô!
        Eu só disse que olhei todos os éh que encontrei e todos tinham LSS na composição. Mas, realmente, acho que nenhum dizia “orgânico” na embalagem. Aqui tá difícil de encontrar shampoos bons!
        Ainda na farmácia, achei apenas dois shampoos Surya, e ambos traziam LSS no rótulo – mas não dá pra processar, porque eles só dizem não conter parabenos nem óleos minerais. A linha Amazônia Preciosa, naturalmente, nunca vi em lugar nenhum – nenhum lugar físico, é claro.
        E o Phytoervas eu elenquei porque estava pensando em “shampoos usáveis por veganos”.
        Logo, terei de campear mais. Talvez encontre na coprobel… (coprobel é uma loja de produtos para cabeleireiros daqui)

        • Lô Magalhães PB

          Paola, me diz qual foi o produto da Surya com LSS pq eles juraram de pés juntos que nenhum produtos deles continham LSS. Tenho todos os e-mails da marca. Os que eles me mandaram não continham. Me manda que eu vou entrara em contato com eles d enovo.

          • http://www.facebook.com/profile.php?id=1555426947 Paola Olliveira de Camargo

            Tô tentando encontrar no site, mas eles usam o lixo do flash! Deixa ver…

            *mil anos depois*
            É a linha “Orgânica de Frutas” – única linha da Surya que encontrei nessa cidade, além da Surya Henna (essa, sim, se encontra em abundância – foi através dela que conheci a marca). Aquele dia, na farmácia, tinha as versões “morango & Bunti” e (acho) “Coco & Ucuuba”. Eu peguei os dois shampoos, só pra confirmar o que li aqui, e em ambos estava escrito “Lauryl Sodium Sulfate”. :(

          • Lô Magalhães PB

            ÓTIMA resposta, Paola! Vou entrar em contato com eles. Recebi tres linhas da Surya para testes e eles disseram que todas as outras nao tinham LSS, do mesmo jeito das que eu recebi! Quando me responderem, te falo aqui. Beijos!

  • Paola Olliveira de Camargo

    Então… Enquanto eu não todo vergonha na cara pra fazer meu próprio shampoo (tava muito a fim uns meses atrás, mas acabei não fazendo), eu deveria usar o éh! ou o Surya? Hum… Tem algum outro de linha orgânica que se enquadre? Acho que o Phytoervas tem LSS… :(

  • Pati

    seu site e o maximo

    • Lô Magalhães PB

      A Bruna, a Ju e eu nos esforçamos muito! Obriga, viu? Volte sempre!

  • Vanessa

    adorei esse artigo assim como todos os outros,agora nao vou errar mais no shampo.muito obrigada

    • Lô Magalhães PB

      Oi Vanessa! Cadastre-se no site para receber os artigos no seu e-mail assim que eles sairem do forno ;-)

  • Anônimo

    Vou correndo olhar o armário do banheiro,mais com certeza só tenho esses que causam danos,sempre procurei os famosos “sem sal” …putz até o alfaparf tem o danado e o pantene também e se dizem restaurado profundo….

  • Lô Magalhães PB

    Então, para o caso de não ter ficado bem claro no artigo, quando eu disse que minhas amigas confundem shampoo sem sal com shampoo sem sulfato, quis dizer que elas procuram por um shampoo sem sal na embalagem, compram, e continuam com um shampoo com o sulfato, outro tipo de sal. São coisas completamente diferentes. Um pouquinho de interpretação de texto, só pra constar…

  • ma

    Se você gosta tanto de química deve saber que sulfato de sódio é sal sim! E não deve dizer que sulfato e sal são coisas completamente diferentes! Isso é conceito básico de ácido/base/sal! Na boa, não ofenda a química dessa maneira, e não fique pagando de química!

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=565580801 Karina Rodrigues

    Somente esse L’Oreal EverPure é livre de sulfatos? E o restante da linha L’Oreal?

    • Lô Magalhães ProdutosdeBeleza

      Olá Karina! Tudo bom? Exatamente, da linha Loreal é somente este, tanto que está escrito bem grandão no frasco: SULFATE FREE
      Esta linha é muito boa, a melhor que testei, o condicionador é ótimo! Loreal arrasou!
      Beijos e volte sempre aqui, viu?

    • http://www.facebook.com/jeferson.feliciano.94 Jeferson Feliciano

      shampoo sem sulfato e bom é da bioextratus pos progressiva, eu estou usando e meu cabelo esta uma maravilha sou loira , e ele nao desbotou meu cabelo fica ai a dica.

  • Anônimo

    Lo, amei o artigo, super informativo e importante. Eu nao uso mais sulfatos e meu cabelo e super saudavel! 

    beijos