Soluções Caseiras para Pele Oleosa e Seca

nistatina

 

O meu primer caseiro de óleo de pequi deu o que falar no meu post sobre a base organic glam. E aí, eu recebi ordens da nossa editora chefe kkkkk para postar minhas receitas de primer caseiro. NO embalo, eu resolvi dar logo todas as minhas dicas caseiras (que eu venho guardando em um egoísmo profundo hihihihi) para pele neste post !

 

Então, vamos por partes:

 

Primer caseiro

Há váaaaaaaaaarios primers no mercado para matificar pele oleosa e várias opções de preços, com um destaque para o primer da Koloss que matifica e segura muito bem bases mais leves (e livres de óleo) e custa uns 15 ou 17 reais. Na internet tem um milhão de dicas para usar desodorante, leite de magnésia e gel de cabelo no rosto como primer. Por favor, sem comentários, né? Nada disso!

 

Vocês nunca pensaram em fazer isso não, né? Eu tenho mesmo que explicar? Tá, então vamos pular esta parte. Agora, para peles secas (como a minha), na falta de grana para levar seu primer siliconado da CLINIQUE ou o meu queridinho e carinho da bare minerals, vale fazer um mix caseiro que eu uso quando tô lisa!

 

3 colheres de sopa de água mineral
1 colher de glicerina líquida (vende em qualquer farmácia e você vai usar em outras receitas – tenha uma, por favor!)

 

Misture os dois, coloque num potinho e use durante um mês (não tem conservante, lembre-se disso). A glicerina vai segurar os produtos que você aplicar depois.

 

Meninas, a glicerina é a melhor coisa do mundo para hidratar peles SECAS. Ela é usada em hospitais para hidratar a pele dos pacientes que estão internados e custa apenas 5 reais! Por favor, tenham uma! Tem gente que gasta 1000 reais num hidratante para olhos importado. Que bobagem! Se soubessem o bem que a glicerina pura faz para a pele, nem perderiam tanto dinheiro. A glicerina é tão boa em reter a umidade que é usada em pneus de carro para evitar o ressecamento. Ela continua agindo na sua pele durante 10 minutos após a aplicação ligando e prendendo as moléculas de água na pele.

 

Eu tenho um milhão de coisas boas para falar sobre a glicerina e sobre o glicerol, mas vou passar um ano, então, façam o seguinte: testem e depois digam as maravilhas. Usem, inclusive no rosto, pela noite. De manhã, perceba o toque da sua pele… inacreditável!

 

Ah… E sobre meu primer caseiro de pequi, é só acrescentar 3 gotinhas de óleo de pequi no mix de glicerina e água que ensinei pra vocês+ 1 gotinha de essência de café para abafar o odor do pequi (aquelas que a gente compra em loja de produtos para confeitaria ou no supermercado mesmo)! Pronto! Eis o mistério! Pele linda e protegida!

 

Hidratante+matificante potente+ protetor solar ultra potente+ cicatrizante

Existe esse produto?? SIIIMMMMMM

 

Se você quiser hidratar e matificar sua pele com perfeição, proteger do sol e ainda tratar algumas feridinhas de UMA SÓ VEZ, use essa pomadinha: Nistatina+ óxido de zinco! Existem várias no mercado e são vendidas como pomada para assaduras! Que foi, LÔ? Você tem mania de pomada para assadura (vide bepantol)? Não tenho não, meninas! É o seguinte… A nistatina não é absorvida por peles intactas, mas possui um grande poder quando temos alguma feridinha ou quando esfoliamos a pele, além de ser um ótimo hidratante para peles oleosas!

 

O óxido de zinco possui uma EXCELENTE capacidade de barrar completamente a radiação solar e é adstringente com ação anti-séptica! E, para completar o combo, o óxido de zinco é um dos melhores matificantes que já vi agir! Ma-ra-vi-lho-so!
Eu costumo usar glicerina em uma noite e esta pomadinha em outra… Nossa! Fica uma pele linda! Só vendo… E não gasto nem 15 reais pra conservar essa pele de bebê por 2 meses! O povo que usa coisa cara… azar! Eu economizo e compro outras coisas mais importantes!

Hidratação profunda para peles secas

Uma parte de bepantol
Uma parte de glicerina
Uma parte de azeite de oliva
3 gotinhas de óleo de pequi (fede, por isso use pouco: eu tô ralando para descobrir uma essência que tire esse cheiro horrível, mas ainda não descobri nada que seja fácil de vocês conseguirem comprar!Então, vamos nos contentar com 3 gotinhas…)

 

Eu uso essa mistureba como máscara hidratante para a pele e passo na hora do banho. Procuro não remover tudo com sabonete. Só uma enxaguada leve! Ah… Eu não uso sabonete comum… Só sabonete fitoterápico de babaçu! Amo meu nordeste!

 

Então, vocês estavam pensando que aquela pele MARA dos meus posts não requer cuidados? Vocês acham que eu nasci assim? Eu hein!

 

Me esforço e MUITO pra ficar com aquela pele que a Ju e a Bru vivem elogiando! Elas é que pensam que não dá trabalho! Dá sim!

 

Para cuidar da pele, não precisa ser rica! Basta estudar um pouquinho de química ou ler o PB todos os dias kkk

 

Beijos no coração!

author avatar

Engenheira e pesquisadora. Adoro fazer testes e fórmulas exclusivas para o PB. Amo química, neurociência e sorvete.