Soluções Para Pontas Duplas

estrutura-cabelo

Não há uma solução permanente ou cura para pontas duplas! Isso é fato e se há produtos que clamam eliminar pontas duplas, não acredite e não jogue seu dinheiro fora – a única maneira de se livrar de pontas duplas é através de um bom corte. As vezes cortar apenas as pontas não é suficiente pois pontas duplas, apesar do nome, não ocorrem apenas nas pontas.

Afinal, o que são pontas duplas?

Pontas Duplas ou trichoptilosis acontece quando a cutícula dos fios de cabelo são destruídas e o cortéx fica exposto criando pontas. Isso pode acontecer em qualquer parte do fio, não somente nas pontas e eventualmente o fio afetado quebra. Como as pontas são as partes mais velhas do fio, elas tendem a quebrar mais, ou seja sofrem pontas duplas com mais frequencia.  Existem vários tipos de pontas duplas em estágios diferentes.

 

 

 

 

 

Na figura A, note a forma mais comum de ponta dupla, ao vê-la corte rapidinho para que ela não aumente. A figura B mostra uma ponta dupla um pouco mais acentuada. A figura C mostra a ponta tripla, que ocorre nas pontas e ao longo do fio. As figuras D, E, F, G mostram pontas duplas no meio do fio, algo que a maioria de nós nem percebemos, mas que causa frizz e outros danos nos cabelos.

O que causa pontas duplas?

Praticamente TUDO!! Lavar os cabelos, usar shampoos com sulfato, expô-los ao sol, não usar condicionador, desembaraçar os cabelos, fricção, tintura, processos químicos, alisamento, relaxamento, escova progressiva, secar no secador, usar chapinha, escovas, pentes finos, usar borrachinhas de cabelo, usar grampos, etc…

Cabelo é composto por células mortas, por isso está se decompondo naturalmente com o tempo, é algo muito sensível que requere muito cuidado.

Eu acreditava ser imune à pontas duplas, mas dei uma de mudar a cor, por mechas e testar fórmulas para o site (os males de ser blogueira) quase toda semana e me dei mal, agora meus cabelos estão com várias pontas duplas! Que tragédia!

Como evitar e reparar pontas dupla

Como disse antes não há como reparar pontas duplas, você pode usar serums e óleos para controlá-las temporariamente, mas ao lavar os cabelos, você as verá de novo, não tem jeito!

A melhor opção é evitar pontas duplas, para isso há várias coisas que se deve fazer:

  • Sempre mantenha seus cabelos hidratados. Sempre use condicionador, séruns ou leave-in. Isso evita pontas duplas e frizz. Eu recomendo usar óleo de argan, que funciona como sérum e como hidratante. Há outras ótimas opções no mercado.

  • Tente diminuir o uso de secadores e chapinhas, ao usá-los sempre use protetor térmico.
  • Não use shampoos com sulfato (a maioria dos shampoos no mercado contém sulfatos que estragam muito os cabelos), veja esse artigo aqui para mais dicas sobre shampoos sem sulfato.
  • Proteja seus cabelos contra o sol, use lenços e chapéus na praia e procure usar produtos para cabelos com protetor solar.

 

  • Para evitar acúmulo de produtos nos cabelos, o que pode causar pontas duplas, enxágue seus cabelos com 1 parte de vinagre de maçã e 2 paretes de água, com 1 colher de chá de bicabornato de soda. Faça essa mistura e enxágue seus cabelos normalmente após lavar com shampoo a cada 2 semanas. Isso limpará seus cabelos e lhes darão brilho.
  • Faça hidratação profunda nos cabelos com cremes de tratamento semanalmente, veja aqui algumas receitas caseiras. 
  • Apare as pontas de seus cabelos todo mês, é a única maneira de se livrar das pontas duplas já existentes. Não precisa de ter medo da tesoura, se esperar muito a situação só piora!
  • Use um pente de dentes largos de madeira ao desembaraçar os cabelos e tenha gentileza ao pentear suas madeixas.
  • Tome bastante água e tome vitaminas que ajudam a pele e cabelos, como a Biotina (viatmina H).
  • Tente tirar o volume dos seus cabelos e alisá-los com ingredientes naturais que não danificam os cabelos como os processos químicos, leite e iogurte contém ácidos láticos que ajudam a tirar o volume e alisar os cabelos gradualmente. Veja este artigo aqui com receitas caseiras para alisar os cabelos naturalmente.

Eu estou prestes a tirar meu tratamento de abacate dos cabelos e enxaguá-los com vinagre de maçã, eu seguida vou aparar as pontas, afinal agora que já tenho pontas duplas tenho que tomar medidas mais drásticas para cuidar de meus cabelos.

author avatar

Maquiadora e cabeleireira nas horas vagas, blogueira e professora de inglês. Adoro o estilo dos anos 60, músicas dos Beatles, Xbox 360, política de esquerda e filmes de terror.

  • Dayhane Araujo

    nosssa juliana Lino vc faz muitas coisas prof, cabeleireira etc huhuhuhuh multi funções e ainda tem tanto conhecimento de beleza

  • Priscila DE SOUZA

    ESSA MISTURA PARA ENXAGUAR OS CABELOS, COM VINAGRE, AGUA E BICARBONATO PODE SER UTILIZADO EM CABELOS COM PROGRESSIVA E TINTURA?

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      pode sim

  • Sarah

    Ai, tenho muiiiitas pontas duplas mesmo hidratando o cabelo. Valeu pelas dicas, vou seguir.

  • Marcela F.

    Marrocon Oil (acho que ‘e assim que escreve) ‘e mtoooo bom pra ponta dupla.

    • Lô Magalhães PB

      Acho que ele nao vai conseguir “colar” as pontas duplas não… ;-)

  • Lô Magalhães PB

    kkkkk Ai meninas… se vocês soubessem o que a gente passa pra fazer um bom artigo pra vocês…
    Pontas duplas é o de menos! Pior é ficar se pele, sem cabelo, tudo  pelo jornalismo eficiente do PB! Né, Ju??? kkkkkkk

    • Anônimo

      Ai ai nem me fala Lô, se o pessoal soubesse da minha cara de Freddie Krueger por causa do peeling….kkkkk, não sem comentários!

      • Lô Magalhães PB

        Ei ju… se tu nao ficar assim, com a cara do Freddie PARA SEMPRE, a gente faz um artigo sobre isso, tá? Mas tem q colocar aquela tua foto!