Toda Progressiva Tem Formol – Mais uma denúncia do Fantástico

escovas progressivas formol

Novamente o Fantástico no dia 03 de novembro, apresentou uma reportagem mostrando o terrível perigo nos salões de beleza. O programa falou do mercado clandestino que está colocando em risco quem faz tratamentos de beleza. A equipe testou vários produtos que estão sendo usados até em crianças e grávidas, e determinou que as escovas progressivas contem formol acima do que é permitido pela lei. Segundo a Globo, as escovas de glutaraldeído, ácido glioxílico, as de carbocisteína e outras possuem quantidades de formol acima de 2%.

Mas o que você talvez não saiba é que a rede Globo não tinha autorização para exibir a matéria, pois perdeu uma liminar na justiça e isso, claro, não foi mencionado na matéria. Mesmo assim o Fantástico reproduziu a tal denuncia. No site da empresa denunciada tem um laudo comprobatório emitido pela ANVISA, constando que a marca não usa formol acima da quantidade permitida em sua fórmula.

Se você conhece o PB, já deve ter visto que aqui temos receitas de escovas progressivas com formol e eu acredito que essas escovas são as mais eficazes em termos de alisamento. O vapor emitido durante o processo de aplicação da progressiva pode causar irritação nas vias respiratórias a longo prazo, mas o Fantástico e suas reportagens sensacionalistas, acabam exagerando os riscos e enganando a população.

De acordo com o Fantástico, onde há fumaça, há formol. Se você já usou a escova de carbocisteína, por exemplo, deve ter notado a alta quantidade de fumaça produzida durante a aplicação, mas este tipo de escova é permitida pela ANVISA e considerada segura… apesar de emitir um derivado do formol que pode causar danos respiratórios. Esta história toda acaba sendo confusa, pois a recomendação e controle da ANVISA parece ser meio aleatório.

Eu já falei dos mitos e verdades sobre o formol em outro artigo e nosso colaborador, Marcos Vinícius explicou as várias formas de alisamento aqui no site. Recomendo a leitura dos artigos citados, caso você queira mais informações sobre essas químicas capilares. Mas no geral, posso concluir que não é verdade que todas as escovas progressivas contêm formol, pois há várias formas de alisamento que podem ser consideradas escovas progressivas e que usam outros agentes alisantes. Eu diria, com certeza que as escovas que mais alisam e dão brilho, as mais fáceis de fazer e que dão melhor resultado, são de fato as escovas que possuem formol.

Não culpo os salões por usar mais formol em suas progressivas e não acredito que estejam colocando em risco a saúde deu suas clientes. Se você está grávida, tem alergias, asma, ou tem menos de 12 anos, não faça escova progressiva, ponto! Mas formol não é esse vilão terrível que o Fantástico pinta.jennifer aniston corte cabelo 2013

Quanto a controvérsia da Jennifer Aniston que fez uma escova progressiva brasileira (Brazilian Blow Out) e acabou com o cabelo, muito provavelmente, a escova nem sequer continha formol, mas sim, uma quantidade enorme de queratina que quebrou o cabelo da atriz. Formol não faz mal pro cabelo, mas pode a longo prazo e em caso de exposição em alta quantidade ao vapor, irritar as vias respiratórias. Queratina em excesso estraga o cabelo.

Concluindo – não precisa ter medo de escova progressiva! Profissionais competentes usam-o em pequena quantidade com sucesso ser colocar em risco a sua saúde, risco este mínimo. Toda escova progressiva eficaz tem formol sim, mas isso não deve ser causa para alarde.

author avatar

Maquiadora e cabeleireira nas horas vagas, blogueira e professora de inglês. Adoro o estilo dos anos 60, músicas dos Beatles, Xbox 360, política de esquerda e filmes de terror.

  • Paula

    É verdade que quando se faz progressiva é necessário secar o cabelo com secador após cada lavagem?

  • Erika Renata

    Olá, meninas! Tava vendo uma escova que diz que tem como princípio o tanino que é retirado das algas. Dizem maravilhas da escova e tal. Fiquei tentada a comprar, apesar do preço alto, mas fiquei com medo de gastar dinheiro a toa. Mas a questão é esse tanino alisa mesmo? Abraços.

  • camilla

    gostei muito desse saite tiro minhas duvidas agradeçe

  • cestmavic

    Isso funciona, Ju?

  • Vanessa Salles Tołłoczko

    Eu também apenas confio nos resultados de escovas progressivas com formol já uso formou a mais de 2 anos e nunca tive problemas nunca fiquei careca nunca meus cabelos ficaram estragados quebrados e tal, minhas irmãs também fazem e nunca tiveram problemas, eu mesma sou minha cabeleireira hehehe fiz um alisamento com formol que aprendi aqui no PB e recomendo você só precisa fazer a formula direito tenho cabelo crespo e ainda relaxo com guanidina, minhas amigas que tem cabelos crespos como o meu sempre me perguntam o que faço nos meus cabelos elas ficam super curiosas já ajudei muitas e claro que falando sobre as dicas aqui do PB recomendo shampoo sem sulfatos quem usa química no cabelo quando descobrir aqui no PB recomendei pra todas minhas amigas estão também super satisfeitas hehe, apenas usei uma escova progressiva nos cabelo de uma amiga sem formol que parece legal mas não deixa como a com formol bom isto e o que penso, gosto de formol e não tem melhor pra quem quer cabelo liso beijos

  • Tânia Soares

    Odeio a rede Pilm-plim de Tv, o coisa do Demo!!!!
    Tá tocando o Terror na galera por causa do formol???Esse povo tem q se aprofundar mais em quimica ou farmácia p fazer a materia. O lado bom da coisa é q tanta gente q enxia a boca falando mal do formol e enaltecia o Ac.Glioxílico, pagou c a língua!!!, Afinal tudo é formol ou se torna Formol.
    Bjs
    Carpe Diem

  • Nacar Xavier

    no dia que vi a reportagem já sabia que iam falar coisas absurdas, até comentei com a Tânia.
    mais eu amooo a progressiva e para o meu cabelo quanto mais formol tiver melhor!
    ponto!
    o fantástico pode fazer mil e uma reportagem que eu nem ligo, acredito no PB!

  • Paola Oliveira de Camargo

    Naquele dia, passei rapidamente pelo fantástico e vi um trecho da reportagem. Respirei fundo pra não me incomodar – é a Globo, que que eu posso fazer? – e acessei logo o Netflix, que foi o único motivo pelo qual eu liguei a televisão. :)

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Bia

      Essa seria eu, se eu tivesse uma TV…kkkkkk

      • Paola Oliveira de Camargo

        Fiquei um tempo sem TV, mas aí minha mãe comprou uma, porque ela PRECISAVA assistir à novela. Ai, ai… Agora, quero comprar um home theater com blu-ray. No meu nívea, ganhei um cheque presente no valor exato de um DVD. Acabei trocando por um show do MJ na Europa Oriental, durante a Dangerous Tour. Mas eu não tenho um player! Quer dizer, tenho meu computador, mas assistir um show no computador não rola. Triste isso…

        • Letícia Moraes

          2 anos sem tv! A vida é outra, nem os canais pagam se salvam mais. Netflix só pela net. :-)

          • Paola Oliveira de Camargo

            Nunca tive TV por assinatura, Letícia. A bem da verdade, não assisto TV a valer já há uns 6 anos, mais ou menos. O problema é quando alguém está assistindo: quanto pior o programa, mais hipnotizada eu fico. :(

          • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

            Também só tenho net e a tv é só pela tela grande conectada ao pc. Isso já tem 3 anos!

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Melhor coisa a se fazer, Pao!! Beijos

  • Vivian Diniz

    Meu cabelo fica ótimo com a definitiva com formol , a bem dizer foi o único método que realmente alisou meu cabelo, dei um tempo no alisamento em si pq não cuidei direito, procurei outra pessoa que – perdão pela palavra – mas cagou no meu cabelo mas agora to na selagem (de volta com meu querido Júnior, não te traio nunca mais ) até achar que meu cabelo já recuperou. Quando saiu a moda formol tinha uma galera que nossa quase matava a gente intoxicada mas ai foi bem no começo agora os bons profissionais sabem usar corretamente, Acho perigoso mesmo para eles que inalam aquilo várias vezes por semana.

  • Pedro Cabeleireiro

    É assim, todo o cabelo q eh feito progressiva de formol, se tem mechas fica amarelo na hr, depois de uns 20 dias fica extremamente ressecado, causa muita queda, e onde tem a progressiva o loiro nunca mais vai ser o mesmo, isso eu digo pela prática, fiz e refiz testes, e semprd digo: loiro e formol não combinam

    • Vivian Diniz

      bem isso fiz luzes uma vez, bem loiras espalhadas , eram poucos fios , só para dar um up mesmo mas nossa caiu horrores, loiro e formol não combinam mesmo.

      • Pedro Cabeleireiro

        é descoloração em cabelos com definitiva é complicado, eu só faço se for eu mesmo q tenha feito a definitiva, aí o ideal é usar pó descolorante sem amônia e oxidante 10 ou 20 vol. no max. Isso se a definitiva for a base de tioglicolato de amônia né, se não tb não faço, é incompatível.

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Não é o loiro e formol, é o loiro e a queratina demais.

      • Pedro Cabeleireiro

        tem progressiva q tem só formol e condicionador, e agora? é claro q é o formol….

        • http://www.produtosdebeleza.com/ Bia

          Oi Pedro!

          O formol faz sim um pouco do amarelamento que você fala, pelo modo de ação dele (na verdade, pelo modo de ação da maioria dos alisantes). O Tioglicolato de amônia faz menos esse tipo de coisa porque a amônia é um dos componentes das colorações, que ajuda a “inchar” o pigmento para fixar dentro do fio. Por esse motivo você consegue visualizar uma diferença no amarelamento entre o formol e o Tioglicolato. Ainda assim, o formol é um alisante melhor, que estraga menos o fio, e que alisa ressecando menos (é ácido, mais compatível com o ph do cabelo).

          Como você sabe, o formol quebra as ligações de enxofre do cabelo. Elas são responsáveis por segurar a cor E pela textura do fio, então descolorir alisa um pouco e alisar pode descolorir/desbotar um pouco… A questão com o formol é que ele é um ótimo alisante, ou seja, entra fundo no córtex e rompe muitas ligações… como alisa bem, acaba removendo as partículas de cor que saem mais fácil nos cabelos descoloridos (as azuis e violetas), deixando com menos ou sem nenhum matiz. Daí porque precisa matizar de novo quando faz progressiva.

          A gente fala sobre essas interações químicas no cabelo nesses links:

          http://www.produtosdebeleza.com/tintura-e-descoloracao-deformam-os-cachos-manual-dos-cachos.html

          http://www.produtosdebeleza.com/guia-para-cabelos-estrutura-dos-fios.html

          http://www.produtosdebeleza.com/tudo-sobre-alisantes.html

          http://www.produtosdebeleza.com/descoloracao-sem-agua-oxigenada-e-sem-danificar-os-cabelos.html

          Beijo!

          • Pedro Cabeleireiro

            Vcs falam q o formol é um ótimo alisante pq vcs não tão no salão diariamente, como eu gostaria q isso fosse verdade, seria ótimo, mas o formol detona com o cabelo, acaba com o loiro, cabelo q tem formol não chega no mesmo tom de loiro q um q não tem, infelizmente. ..

          • http://www.produtosdebeleza.com/ Bia

            Cada um trabalha com o que gosta.

            O que não pode é dizer que o formol é o deabo etc pra barrar a venda do alisante. Fora isso, cada um segue sua preferência.

            Quem não gosta de trabalhar com ele tem outras opções.

            Beijo!

            2014/1/11 Disqus

          • Bruno Sparapam

            Eu concordo com o pedro.. Além de o formol nao permitir uma descoloração/decapagem até um tom que um cabelo natural permite facilmente, ele resseca muito o cabelo conforme vai se usando. No começo realmente é uma maravilha, após a 4ª progressiva é que se vê que o cabelo nao fica mais aquele cabelo bonito e com brilho, só da a sensação de hidratado porque ele sela.. mas na verdade o cabelo é selado sem água, vulgo desidratado.. e em seguida selado novamente, e selado….até o ponto que fica pura cutícula e este cabelo fica dependente da escova progressiva.

      • Pedro Cabeleireiro

        tem salões por aqui q fazem uma tal de hidratação progressiva, vai formol e condicionador….isso detona os cabelos….. e como falei a pouco amarela muitissimo o loiro, e é claro q o calor tb, pois o loiro fica muito sensível a altas temperaturas….isso td eu vejo todo o dia no salão….e agradeço muito a v6 do pb, pois eu leio muito o blog e aprendo muito., por isso to falando das minhas experiências profissionais.

  • Valquíria

    Meninas!
    Sempre leio os posts de vocês e adoro! Sempre que estou com alguma duvida e preciso de conselhos de pele, cabelo e etc, venho aqui, pois sei que suas matérias são sérias e confiáveis.
    Eu pesquisei no site sobre shampoo a seco e não achei nenhuma matéria. O que eu queria saber é se shampoo a seco pode causar queda de cabelo, diminuir o crescimento ou afinar os fios. Vi uns textos na internet, principalmente em inglês, que falavam sobre essa possibilidade. E desde que eu comecei a usar shampoo a seco percebi que meu cabelo afinou e está caindo progressivamente. Eu usava pouco, de 1 a 2 vezes por semana, mas já parei completamente e já estou fazendo um tratamento recomendado pela minha dermatologista.
    De qualquer forma acho legal um matéria falando sobre isso, sobre as substâncias que contém nesses produtos e as versões caseiras alternativas.
    Beijos
    Valquíria.

  • Antonio Santos de Oliveira

    Oi! Pela primeira vez escuto alguém com decência nas palavras ao se tratar do formol nos produtos de alisamento. Parabéns, é difícil eu elogiar alguém, mas para você, eu tiro o chapéu!

    Estas reportagens difamatórias, partiram inclusive das próprias autoridades, que para mim não passam de uma conspiração promovida por grandes indústrias de cosméticos, com o intuito de continuar com a grande fatia, porque hoje em dia qualquer químico ou farmacêutico formado, ele pode elaborar alisadores de cabelo e isso possibilitou mais marcas não tão famosas quanto as que existem, sendo que, as que existem não são tão boas assim. As grandes marcas não se preocuparam em investir em qualidade e sim em vender uma idéia glamourosa de que é boa. Aqui pra nós, é o que todo mundo quer comprar para preencher o ego.

  • Glenda Rocha de Lima

    Meninas vou fazer uma pergunta que não tem nada a ver com o post mas vejo vcs falando de óleos diversos que fazem bem para o cabelo e tbm de silicone nas pontas para ajudar a reparar o cabelo, o que eu queria saber é o que vcs acham desses óleos tipo o Garnier super 8 e o óleo extraordinário Elseve. São bons, são melhores que os outros reparadores ou são só enganação? Bjs o blog de vcs é incrível! Nunca mais vou hidratar meu cabelo igual novamente e nem achar que minha máscara baratinha é pior que a absolut repair! Amei!

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Bia

      Estou para fazer resenha do óleo extraordinário (me recuso a falar da Garnier, tou de mal…rs)

      Adiantando: faz diferença e é bom para finalizar.

      Detalhes sobre fórmula etc em breve!

      Beijo

      • Glenda Rocha de Lima

        Valeu Bia, bjocas!

      • Vivian Diniz

        o que aconteceu com a Garnier ???? rs falam que o óleo marroquino é bom

        • http://www.produtosdebeleza.com/ Bia

          Tou de mal deles por causa da propaganda Vi…daí boicoto recomendações…kkklkkkkkkkk

  • Sarah Vasconcellos

    Por essas e outras que eu assisto cada vez menos a Globo e a programação dominical dos canais abertos, me dá náusea.
    Acho que o formol faz mais mal para o profissional que faz dez escovas progressivas por semana do que para a cliente que faz com intervalo de meses.

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Bia

      Justamente Sah!

      Tem um cabeleireiro aqui perto que fez uma parede de vidro que abre todinha pra rua, com uns ventiladores gigantes…deve ajudar kkkkkk

      • Sarah Vasconcellos

        Com certeza ele fez isso mais pensando nele do que nas clientes.
        É a mesma coisa quando usamos os descartáveis. As clientes gostam e se sentem seguras, mas na verdade é mais segurança para o profissional também.

  • gleide secundo dias bernardes

    Eu adoro escova com formol, falem o que quiser, o problema é que a maioria dos salões não fazem mais pelo alarde sem sentido que certas matérias “jornalisticas” fizeram. Para os donos de salão, tudo bem, uma escova bem-feita (em mim que faço só para tirar o volume) durava seis meses agora a cada dois ou tres tenho que fazer uma normal.

  • Paula Santos

    Sempre disse isso, e muita gente me achava louca por gostar de formol…

  • http://www.produtosdebeleza.com/ Bia

    Ai Ju, a gente parece louca repetindo a mesma lenga lenga toda hora, pelamordasantaaaaaa!

    Certeza que alguém paga essas reportagens, não é possível!

    Mas gente, acreditem: se quer tanto ter medo de câncer e quer adiar o câncer dentro do possível, pare de fumar, comer açúcar em excesso, faça atividade física e sorria. A progressiva é o de menos!

    =D

    • Vanessa Moreira

      Mas o povo é devoto da santa globo, tem jeito naum :/

  • Vanessa Moreira

    Ju, eu tenho uma dúvida. Uma vez por mês eu passo um creme com queratina no cabelo, comecei a fazer isso porque estava sentindo o cabelo muito seco e quebradiço, vc acha que isso em vez de ajudar por piorar ?
    Bjim

    • Caroline Goncalves

      Não há problema algum em usar o creme com queratina mensalmente, se seu cabelo é seco e quebradiço vai deixá-lo com mais vida e brilho mas se o uso for excessivo, pode danificar os fios ; *

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Bia

      Se ele estiver endurecido, corta por um tempo. Quem usa shampoo sem sulfato não precisa de tanta queratina não…

      • Vanessa Moreira

        Menina, já cortei o cabelo e to usando shampoo sem sulfato já faz quase um ano. Comecei agora com essa de queratina, porque quero que ele fique bonito logo. Vc acha que paro então?

        • http://www.produtosdebeleza.com/ Bia

          Se vc sentir que ele tá muito duro…como vc tinge, pode ser boa uma aplicação depois de cada coloração…pra saber se ele precisa, veja se ele está elástico e com pouco brilho…se ele estiver seco demais na ponta, tá passando do ponto na queratina. Taca creme de leite hihihi

          • Vanessa Moreira

            Ok, gracias ;)