Tratamento Caseiro Para Cabelos Quebradiços e Fracos – Óleo de Pequi

couture color pequi

Fui na Sephora outro dia aqui em Boston e umas das vendedoras estava falando maravilhas deste novo produto que é aparentemente milagroso. Segundo ela este serum (óleo para cabelos) recosntrói os fios capilares danificados, acaba com pontas duplas e ressussita cabelos quebradiços e danificados. Que maravilha de produto é esse? Fiquei sabendo então, que a tal poção milagrosa chama-se Cotoure Color Pequi Oil Treatment. Isso mesmo menina, esta maravilha de produto feito aqui nos States usa nosso brasileiríssimo pequi.

A vendedora me explicou (eu fingi que não sabia…rsrs) que pequi é uma semente da Amazônia que tem propriedades quase mágicas. Bom nós sabemos que pequi é do Serrado, mas deixa os gringos ficarem na ignorância deles…Enfim, eu não sabia que pequi era bom para os cabelos. Eu peguei uma amostra grátis desse tal serum na Sephora, pois ele custa $32 dólares (achei caro) e experimentei. Ele pode ser usado como tratamento antes de lavar os cabelos, após lavar nos cabelos mesmo molhados antes de usar o secador ou nos cabelos secos para controlar frizz, eu usei nos cabelos secos e gostei. Meus cabelos não são danificados (em outro post eu conto meus segredos), mas eles ficaram bem sedosos e sem frizz. Gostei muito!

Fiz umas pesquisas e descobri que pequi tem várias outras propriedades interessantes além de dar aquele gosto esquisisto no arroz. O óleo de pequi é um potente cicatrizante e tem qualidades terapêuticas para pele e cabelos. Algumas empresas brasileiras como Amazônia Viva e Elixir Nutritiv usam óleo de pequi em shampoos, condicionadores, óleo de banho e cremes.

Eu gosto de serums para cabelos, especialmente usado em cabelos secos para hidratar as pontas e assim evitar pontas duplas e controlar frizz. Por isso criei uma receita para um serum de óleo de pequi caseiro e vou dividir com vocês, queridos leitores, espero que gostem.

Receita – Serum Fortalecedor de Óleo de Pequi para Cabelos  Danificados e Quebradiços

  • 60 ml (4 colheres de sopa) de óleo de Pequi
  • 30 ml (2 colheres de sopa) de óleo de Jojoba
  • 30 ml de vitamina E em óleo

Misture os ingredientes e guarde em frasco de vidro ou plástico. Use diariamente como Leave-In para controlar frizz ou faça tratamento de óleo quente uma vez por semana para resgatar seus cabelos.

author avatar

Maquiadora e cabeleireira nas horas vagas, blogueira e professora de inglês. Adoro o estilo dos anos 60, músicas dos Beatles, Xbox 360, política de esquerda e filmes de terror.